Tecnologia do Blogger.

28 de mai. de 2012

CITOPLASMA

O citoplasma das células eucarióticas é constituída pelo citosol, também chamado citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, que aparece sem estrutura visível mesmo quando examinada ao microscópio eletrônico.
Citoplasma
Contêm enzimas solúveis que participam dos processos de síntese protéica, glicólise, síntese e degradação de glicogênio, síntese de ácidos graxos, etc.
No citosol encontramos também um depósito de reserva (pool) de macromoléculas protéicas como actina e tubulina que, quando polimerizadas, vão originar filamentos e microtúbulos. O citosol contêm ainda moléculas pequenas absorvidas, produtos da atividade enzimática celular e íons.
Mergulhadas no citosol encontramos as organelas e as inclusões. As primeiras são sedes de processos metabólicos intensos e têm ocorrência geral, como por exemplo as mitocôndrias, o complexo de Golgi, os lisossomos, os ribossomos e o retículo endoplasmático. As inclusões são menos freqüentes e em geral representam depósitos de lipídeos, glicídeos ou pigmentos.
O citoplasma geralmente apresenta uma delgada zona periférica em contato com a membrana celular, chamada ectoplasma, contendo abundante quantidade da proteína actina, que desempenha importante função nos processos de movimentação celular.
O ectoplasma é pobre em organelas e inclusões, que tendem a se localizar na parte mais central do citoplasma, denominada endoplasma.
O citosol representa pouco mais da metade do volume celular total e é o sítio de síntese de proteínas, onde ocorre a maior parte do metabolismo intermediário, isto é, as muitas reações pelas quais algumas moléculas pequenas são degradadas e sintetizadas para fornecer os componentes primários para a construção das macromoléculas.
O citosol não é apenas uma solução aquosa diluída; ele é muito complexo em composição e de consistência quase do tipo gel.
A outra classe de solutos do citosol consiste de várias coenzimas, bem como ATP e ADP, além de vários íons minerais como: potássio, cloro, magnésio, cálcio, bicarbonato e fosfato.
Todos os componentes do citosol são mantidos em proporções e concentrações constantes, balanceadas, graças a atividade de vários processos de transporte que operam através da membrana plasmática.
Fonte: www.dbi.ufla.br
Citoplasma
No citoplasma, região entre a membrana plas­mática e o núcleo, há o citosol (hialoplasma ou matriz do citoplasma), material gelatinoso formado por íons e moléculas orgânicas e inorgânicas dissol­vidas em água, e várias organelas, como os centrío­los, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, as mitocôndrias e os cloroplas­tos (estas duas últimas serão estudadas nos capítulos de respiração e de fotossíntese). Essas estruturas celulares desempenham funções específicas na célu­la, de forma semelhante aos órgãos nos organismos desenvolvidos.

1. Citosol e citoesqueleto

No citosol realizam-se diversas reações químicas do metabolismo, como a fase inicial da respiração celular e a síntese de várias substâncias.
Citoplasma
Nas células eucariotas, essa região contém um emaranhado de tubos ocos, os microtúbulos – for­mados por proteínas esféricas, as tubulinas – e os microfila-mentos – formados por uma proteína con­trátil, a actina. Essas duas estruturas formam uma rede que se estende por todo o citoplasma, compon­do o citoesqueleto, uma espécie de esqueleto celular, que ajuda a manter a for-ma da célula, serve de susten­tação às estruturas célula-res, como as microvilosidades, e participa de diversos movimentos celulares, co­mo o amebóide e a ciclose.

Movimentos celulares

Amebóide
Característico das amebas, o movi-mento amebóide depende de contrações da actina e de pseudópodes, que servem para locomoção e captura de alimentos (fagocitose). Esse movimento pode ocorrer em outras células, como nos glóbulos brancos do sangue.
Citoplasma
A ciclose
É uma espécie de corrente citoplas-mática, característica de células vegetais, também dependente das contrações da actina. Nesse movimento, o ci­toplasma circula ao redor da célula, entre a parede celular e os vacúolos, e ajuda a distribuir as substâncias.
Citoplasma

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes