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18 de fev. de 2013

Heredogramas


Construindo um heredograma

No caso da espécie humana, em que não se pode realizar experiências com cruzamentos dirigidos, a determinação do padrão de herança das características depende de um levantamento do histórico das famílias em que certas características aparecem. Isso permite ao geneticista saber se uma dada característica é ou não hereditária e de que modo ela é herdada. Esse levantamento é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica.
Construir um heredograma consiste em representar, usando símbolos, as relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. Cada indivíduo é representado por um símbolo que indica as suas características particulares e sua relação de parentesco com os demais.
Indivíduos do sexo masculino são representados por um quadrado, e os do sexo feminino, por um círculo. O casamento, no sentido biológico de procriação, é indicado por um traço horizontal que une os dois membros do casal. Os filhos de um casamento são representados por traços verticais unidos ao traço horizontal do casal.
Os principais símbolos são os seguintes:



A montagem de um heredograma obedece a algumas regras:
1ª) Em cada casal, o homem deve ser colocado à esquerda, e a mulher à direita, sempre que for possível.
2ª) Os filhos devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita.
3ª) Cada geração que se sucede é indicada por algarismos romanos (I, II, III, etc.). Dentro de cada geração, os indivíduos são indicados por algarismos arábicos, da esquerda para a direita. Outra possibilidade é se indicar todos os indivíduos de um heredograma por algarismos arábicos, começando-se pelo primeiro da esquerda, da primeira geração.

Interpretação dos Heredogramas
A análise dos heredogramas pode permitir se determinar o padrão de herança de uma certa característica (se é autossômica, se é dominante ou recessiva, etc.). Permite, ainda, descobrir o genótipo das pessoas envolvidas, se não de todas, pelo menos de parte delas. Quando um dos membros de uma genealogia manifesta um fenótipo dominante, e não conseguimos determinar se ele é homozigoto dominante ou heterozigoto, habitualmente o seu genótipo é indicado como A_B_ou C_, por exemplo.
A primeira informação que se procura obter, na análise de um heredograma, é se o caráter em questão é condicionado por um gene dominante ou recessivo. Para isso, devemos procurar, no heredograma, casais que são fenotipicamente iguais e tiveram um ou mais filhos diferentes deles. Se a característica permaneceu oculta no casal, e se manifestou no filho, só pode ser determinada por um gene recessivo. Pais fenotipicamente iguais, com um filho diferente deles, indicam que o caráter presente no filho é recessivo!
Uma vez que se descobriu qual é o gene dominante e qual é o recessivo, vamos agora localizar os homozigotos recessivos, porque todos eles manifestam o caráter recessivo. Depois disso, podemos começar a descobrir os genótipos das outras pessoas. Devemos nos lembrar de duas coisas:
1ª) Em um par de genes alelos, um veio do pai e o outro veio da mãe. Se um indivíduo é homozigoto recessivo, ele deve ter recebido um gene recessivo de cada ancestral.
2ª) Se um indivíduo é homozigoto recessivo, ele envia o gene recessivo para todos os seus filhos. Dessa forma, como em um “quebra-cabeças”, os outros genótipos vão sendo descobertos. Todos os genótipos devem ser indicados, mesmo que na sua forma parcial (A_, por exemplo).

Exemplo:



Em uma árvore desse tipo, as mulheres são representadas por círculos e os homens por quadrados. Os casamentos são indicados por linhas horizontais ligando um círculo a um quadrado. Os algarismos romanos I, II, III à esquerda da genealogia representam as gerações. Estão representadas três gerações. Na primeira há uma mulher e um homem casados, na segunda, quatro pessoas, sendo três do sexo feminino e uma do masculino. Os indivíduos presos a uma linha horizontal por traços verticais constituem uma irmandade. Na segunda geração observa-se o casamento de uma mulher com um homem de uma irmandade de três pessoas.


Genes letais


gene letal

Gene que interfere com o desenvolvimento normal de um ser vivo, resultando nasua morte prematura.
Os genes letais dominantes provocam a morte dos indivíduos heterozigóticos ehomozigóticos dominantes, enquanto que os genes letais recessivos apenaslevam à morte os indivíduos homozigóticos recessivos.
Os gatos sem cauda da ilha de Manx são um exemplo de ocorrência de um geneletal. A ausência de cauda nos gatos Manx resulta de uma mutação que dáorigem a um gene letal recessivo. 
O cruzamento de dois gatos Manx, ou seja, de dois indivíduos heterozigóticos,resulta numa relação fenotípica de dois heterozigóticos (gatos Manx) e umhomozigótico dominante (gato normal, com cauda). 
Segundo a previsão genética mendeliana, do cruzamento de dois indivíduosheterozigóticos espera-se uma relação genotípica de um indivíduo homozigóticorecessivo, dois indivíduos heterozigóticos e um indivíduo homozigóticodominante; no entanto, no caso de genes letais recessivos, o indivíduohomozigótico recessivo, portador de dois alelos letais, não sobrevive.



C - alelo dominante (fenótipo normal, com cauda)
c - alelo recessivo (fenótipo sem cauda)
Cc - 50% indivíduos heterozigóticos (gatos Manx)
CC - 25% indivíduos homozigóticos dominantes (gatos normais, com cauda)
cc - 25% indivíduos homozigóticos recessivos (não viáveis - morte prematura)

Existem alguns genes letais humanos, como, por exemplo, os que causam aictiose congénita e a doença de Tay-Sachs.
ver artigo Os Gatos...

Retrocruzamento


O cruzamento-teste e o retro cruzamento

O cruzamento-teste e o retro cruzamento
Você se lembra de que a simples observação do fenótipo de um indivíduo dominante não permite determinar seu genótipo, uma vez que ele pode ser homozigoto ou heterozigoto. Mas existe um método experimental para eliminar a dúvida: cruza-se o indivíduo de genótipo desconhecido com um parceiro recessivo; o fenótipo dos descendentes vai fornecer a resposta. Chamamos esse método de cruzamento- teste. Vamos tentar determinar, por exemplo, o genótipo de um dos descendentes altos da geração E1 do “Aprenda a resolver”. Já que os pais dessa planta são ambos Bb, a planta tanto pode ser B13 como. Para descobrir qual é seu genótipo, cruzamos essa planta alta com outra baixa (recessiva). Há dois possíveis resultados. Observe o esquema abaixo:
O retro cruzamento é um método que se assemelha ao cruzamento-teste e também serve para determinar o genótipo de um indivíduo com o fenótipo dominar te. Também aqui, o individua-problema (aquele cujo genótipo queremos descobrir é cruzado com um indivíduo recessivo; a diferença é que o recessivo selecionado pan o cruzamento é um dos ancestrais do indivíduo-problema.

ÁGUA - CARACTERÍSTICAS GERAIS


ÁGUA E SAIS MINERAIS

Segundo o dicionário Aurélio:
Água: Óxido de diidrogênio, líquido, incolor, essencial à vida.
E, de fato, é verdade. Porém, nosso objetivo aqui é ir além de uma simples definição. Aliás, é de extrema importância vocês saberem que o vestibular, hoje, não está lá muito preocupado com definições. Tem-se visto, na realidade, uma variedade de assuntos sendo cobrados, relacionados entre si, seja dentro da mesma disciplina, seja entre disciplinas distintas.
Relembrando dos conceitos vistos em sala de aula, temos a fórmula da água: H2O. Isso significa que ela possui duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. Esse fato é interessante à medida em que percebe-se que há um pólo negativo, proveniente dos átomos de oxigénio e um outro pólo positivo, devido à existência dos hidrogênios. Dessa maneira, temos uma molécula dita POLAR.Voltaremos neste assunto mais adiante.

Por ter carga, uma molécula de água é facilmente atraída por outra molécula, o que nos traz um novo conceito chamado de COESÃO.Trocando em miúdos, uma molécula de água nunca está sozinha. As moléculas de água se ligam por ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio).
Falamos também de TENSÃO SUPERFICIAL, propriedade da água que faz com que suas moléculas fiquem mais unidas na superfície do que no restante do líquido. Aproveitando a definição do site SEARA da CIÊNCIA:
"Em média, portanto, essas interações (ou forças) se anulam mutuamente. Já as que ficam na superfície só podem interagir com as que estão do lado de dentro. Do lado de fora só existe o ar e as moléculas do ar estão tão separadas uma das outras que seu efeito imediato sobre a superfície líquida pode ser desprezado."

 

Para maiores informações,
Acesse aqui!
Num segundo momento da aula, falamos da importância da água para os seres vivos. Então, discutimos que a água, por ser polar, interage com outras substâncias polares e recebe o título de SOLVENTE UNIVERSAL. E pensem só. É uma grande vantagem termos a água em grande quantidade em nossos corpos, pois dissolvendo a maioria das substâncias, ela facilita a ocorrência reações químicas importantes para o nosso metabolismo.
Falamos também e é importante salientar por aqui novamente que, hoje, há uma tendência forte no vestibular de vincular a água com a questão da MANUTENÇÃO DA TEMPERATURA dos seres vivos. Estão lembrados disso? Questões como estas abaixo ilustram o que eu estou dizendo.


 
E aí, alguém se habilita a comentar as questões acima?
Por fim, gente, com relação aos SAIS MINERAIS, acho que essa tabela já nos dá uma idéia geral dos principais sais, suas funções e fontes. É só clicar e aumentá-la para lerem melhor.

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