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6 de abr. de 2013

ASSUNTOS QUE MAIS CAEM NO ENEM


Msc. Marcos Morris (biólogo, engenheiro agrônomo e Doutorando em Fisiopatologia Médica na Universidade de Brasília) que destacava, dentre outras importâncias, o assunto de cada questão de Biologia de 3 das últimas edições do Enem (2009, 2010 e 2011). Vale a pena relembrar:
PROVA 2009 – 1º DIA (45 Questões)
Questão 01 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 02 – Fisiologia Humana – Análise e Interpretação de Gráficos
Questão 03 – Doenças – Prevenção (Vacina x Soro)
Questão 04 – Genética – Conceitos Básicos
Questão 06 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental e Ciclos Biogeoquímicos
Questão 07 – Biotecnologia – DNA recombinante
Questão 08 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 09 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 10 – Metabolismo Energético – Interpretação de Texto
Questão 11 – Fisiologia Humana – Homeostase
Questão 16 – Citologia – Síntese Protéica – Dogma da Biologia Molecular – Análise de Imagem
Questão 21 – Fisiologia Humana – Reprodução e Fecundação – Análise de imagens
Questão 22 – Fisiologia Humana e Biotecnologia – Interpretação de Texto
Questão 23 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 33 – Evolução – Seleção Natural – Análise de Imagens
Questão 34 – Ecologia – Sustentabilidade – Interpretação de Texto
Questão 41 – Genética – DNA mitocondrial e padrões de herança
Questão 42 – Ecologia – Sustentabilidade – Interpretação de Texto

PROVA 2010 – 1º DIA (45 Questões)
Questão 49 – Doenças – Interpretação de Texto
Questão 50 – Doença – Vacina x Soro – Conceitos básicos e aplicabilidade real.
Questão 54 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental
Questão 55 – Ecologia – Ciclos Biogeoquímicos
Questão 56 – Botânica – Fisiologia Vegetal – Interpretação de Texto
Questão 57 – Ecologia – Desequilíbrio Ecológico
Questão 59 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 61 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 62 – Metabolismo Energético – Interpretação de Texto
Questão 64 – Evolução – Conceitos de Seleção Natural
Questão 69 – Zoologia – Bactéria – Características Gerais
Questão 76 – Doenças – Prevenção
Questão 77 – Ecologia – Biomas Terrestres
Questão 86 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 87 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 88 – Fisiologia Humana – Interpretação de Texto
Questão 89 – Ecologia – Sustentabilidade – Interpretação de Texto
Questão 90 – Biotecnologia

PROVA 2011 – 1º DIA (45 Questões)
Questão 47  Ecologia – Níveis tróficos
Questão 48 – Fisiologia Humana – Tecido sanguíneo (células sanguíneas)
Questão 49 – Fisiologia Humana – Tecido sanguíneo (células sanguíneas) – Interpretação de hemograma
Questão 51 – Ecologia – Desequilíbrios Ambientais – Soluções e propostas – Interpretação de texto
Questão 54 – Fisiologia Humana – Tecido Sanguíneo (células sanguíneas)
Questão 57 – Ecologia – Cadeia Alimentar – Controle Biológico de Pragas
Questão 61 – Citologia – Síntese Protéica – Dogma central da Biologia
Questão 64 – Doenças – Conceituação de endemias e pandemia
Questão 65 – Biotecnologia – Conceito de epigenética – Interpretação de texto e conceituação
Questão 68 – Biotecnologia – Interpretação de texto
Questão 69 – Fisiologia Humana – Tecido sanguíneo (células sanguíneas)
Questão 76 – Ecologia – Interpretação de texto e resultados
Questão 82 – Ecologia – Relações ecológicas
Questão 87 – Zoologia – Classificação Biológica
Questão 88 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Soluções e Propostas
Questão 90 – Ecologia – Poluição Ambiental – Efeito estufa

Com o levantamento em mãos, o referido professor destacou os assuntos relacionados a Biologia que costumam aparecer com maior frequência no Enem. São eles:
- Ecologia
- Fisiologia Humana
- Doenças
- Biotecnologia
Dessa forma, percebemos facilmente que não basta apenas estudar o conteúdo que é ensinado dentro da sala de aula. Buscar leituras complementares e atualidades é fundamental!
Para tanto, destacamos a vocês leitores alguns sites e blogues que podem ajudar, e muito, o estudo de biologia para o Enem 2013. Alguns trazem os conteúdos da referida disciplina. Outros apresentam leituras relacionadas e atuais. Vale a pena conhece-los:

ASSUNTOS QUE MAIS CAEM NO ENEM


O prof Msc. Marcos Morris (biólogo, engenheiro agrônomo e Doutorando em Fisiopatologia Médica na Universidade de Brasília) que destacou, dentre outras importâncias, o assunto de cada questão de Biologia de 3 das últimas edições do Enem (2009, 2010 e 2011). Vale a pena relembrar:
PROVA 2009 – 1º DIA (45 Questões)
Questão 01 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 02 – Fisiologia Humana – Análise e Interpretação de Gráficos
Questão 03 – Doenças – Prevenção (Vacina x Soro)
Questão 04 – Genética – Conceitos Básicos
Questão 06 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental e Ciclos Biogeoquímicos
Questão 07 – Biotecnologia – DNA recombinante
Questão 08 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 09 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 10 – Metabolismo Energético – Interpretação de Texto
Questão 11 – Fisiologia Humana – Homeostase
Questão 16 – Citologia – Síntese Protéica – Dogma da Biologia Molecular – Análise de Imagem
Questão 21 – Fisiologia Humana – Reprodução e Fecundação – Análise de imagens
Questão 22 – Fisiologia Humana e Biotecnologia – Interpretação de Texto
Questão 23 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 33 – Evolução – Seleção Natural – Análise de Imagens
Questão 34 – Ecologia – Sustentabilidade – Interpretação de Texto
Questão 41 – Genética – DNA mitocondrial e padrões de herança
Questão 42 – Ecologia – Sustentabilidade – Interpretação de Texto

PROVA 2010 – 1º DIA (45 Questões)
Questão 49 – Doenças – Interpretação de Texto
Questão 50 – Doença – Vacina x Soro – Conceitos básicos e aplicabilidade real.
Questão 54 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental
Questão 55 – Ecologia – Ciclos Biogeoquímicos
Questão 56 – Botânica – Fisiologia Vegetal – Interpretação de Texto
Questão 57 – Ecologia – Desequilíbrio Ecológico
Questão 59 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 61 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 62 – Metabolismo Energético – Interpretação de Texto
Questão 64 – Evolução – Conceitos de Seleção Natural
Questão 69 – Zoologia – Bactéria – Características Gerais
Questão 76 – Doenças – Prevenção
Questão 77 – Ecologia – Biomas Terrestres
Questão 86 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 87 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Interpretação de Texto
Questão 88 – Fisiologia Humana – Interpretação de Texto
Questão 89 – Ecologia – Sustentabilidade – Interpretação de Texto
Questão 90 – Biotecnologia

PROVA 2011 – 1º DIA (45 Questões)
Questão 47  Ecologia – Níveis tróficos
Questão 48 – Fisiologia Humana – Tecido sanguíneo (células sanguíneas)
Questão 49 – Fisiologia Humana – Tecido sanguíneo (células sanguíneas) – Interpretação de hemograma
Questão 51 – Ecologia – Desequilíbrios Ambientais – Soluções e propostas – Interpretação de texto
Questão 54 – Fisiologia Humana – Tecido Sanguíneo (células sanguíneas)
Questão 57 – Ecologia – Cadeia Alimentar – Controle Biológico de Pragas
Questão 61 – Citologia – Síntese Protéica – Dogma central da Biologia
Questão 64 – Doenças – Conceituação de endemias e pandemia
Questão 65 – Biotecnologia – Conceito de epigenética – Interpretação de texto e conceituação
Questão 68 – Biotecnologia – Interpretação de texto
Questão 69 – Fisiologia Humana – Tecido sanguíneo (células sanguíneas)
Questão 76 – Ecologia – Interpretação de texto e resultados
Questão 82 – Ecologia – Relações ecológicas
Questão 87 – Zoologia – Classificação Biológica
Questão 88 – Ecologia – Desequilíbrio Ambiental – Soluções e Propostas
Questão 90 – Ecologia – Poluição Ambiental – Efeito estufa

Com o levantamento em mãos, o referido professor destacou os assuntos relacionados a Biologia que costumam aparecer com maior frequência no Enem. São eles:
- Ecologia
- Fisiologia Humana
- Doenças
- Biotecnologia
Dessa forma, percebemos facilmente que não basta apenas estudar o conteúdo que é ensinado dentro da sala de aula. Buscar leituras complementares e atualidades é fundamental!
Para tanto, destacamos a vocês leitores alguns sites e blogues que podem ajudar, e muito, o estudo de biologia para o Enem 2013. Alguns trazem os conteúdos da referida disciplina. Outros apresentam leituras relacionadas e atuais. Vale a pena conhece-los:

PRINCIPAIS TOPICOS PARA O ENEM


Principais tópicos de revisão na Biologia:
O ENEM é uma prova baseada nas habilidades de sua matriz. De fato, existe uma grande abordagem dos problemas ambientais atuais, principalmente no Brasil. Seguem abaixo os principais tópicos que devem ser revisados para prova!
Cadeia Alimentar:
Fluxo de Energia:
Relaçoes Ecológicas:
Efeito Estufa / Aquecimento Global:
Magnificação Trófica:
Resumo de Fisiologia:
Sistema Digestivo:

Introdução a Ecologia - Aula 1 - Bioestar



BOA TARDE, QUERIDOS ALUNOS DO BIO ESTAR!
RESUMO DA NOSSA PRIMEIRA AULA
BONS ESTUDOS
KATIA QUEIROZ




Conceitos importantes
· Elementos abiótico – tudo aquilo desprovido de vida. Ex: radiação solar, temperatura, solo, etc.).
· Elementos bióticos –  conjunto de seres vivos. Ex: animais, plantas, fungos e microrganismo.
· Habitat –  lugar que um organismo ocupa em um ecossistema.
· Nicho ecológico – descrição do modo de vida de um organismo.
Organização dos seres vivos no ambiente
Espécieà populaçãoà comunidade à  ecossistema à biomas à biosfera
· Espécie – conjunto de organismos semelhantes, capazes de reproduzir e gerar descendentes férteis.
· População – conjuntos de organismos de uma mesma espécie vivendo em um determinado lugar e época.
· Comunidade – conjunto de varias espécies que vivem em um determinado lugar e época.
· Ecossistema – conjunto dos elementos abióticos, bióticos e suas recíprocas relações em um determinado lugar.
· Biomas – são grandes ecossistemas com vegetação característica, influenciada pelos fatores climáticos. Ex: Deserto, floresta tropical, 

CADEIAS ALIMENTARES
s cadeias alimentares, ou cadeias tróficas, são sequencias de eventos consecutivos de relações de alimentação de um grupo de organismos por outros, formando níveis tróficos, que englobam os produtores, consumidores e decompositores.
As setas indicam o sentido do fluxo de alimento na cadeia alimentar. 

O componente biótico de um ecossistema relaciona-se entre si e estipula níveis para essas relações. Podemos, então, classificar os seres vivos de acordo com as funções específicas que desempenharão dentro de um ecossistema.
Organismos autótrofos – São assim chamados todos os organismos que têm a capacidade de transformar a matéria inorgânica em matéria orgânica, normalmente, utilizando a luz solar e produzindo o oxigênio. Têm essa capacidade todos os fotossintetizantes e quimiossintetizantes (que ao invés da luz solar, utilizam substâncias químicas oxidadas).
Organismos heterótrofos – São assim considerados todos os organismos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento, tendo assim, que utilizar a energia produzida pelos autótrofos ou mesmo por outros heterótrofos (dependendo de sua dieta).
Produtores – São sempre autótrofos, produzem alimento que será usado na cadeia, e por isso estão obrigatoriamente no início de qualquer cadeia alimentar. A energia transformada a partir da luz solar e do gás carbônico será repassada a todos os outros componentes restantes da cadeia ecológica. Os principais produtores conhecidos são plantas e algas microscópicas (fitoplâncton).
Consumidores – São os organismos que necessitam alimentar-se de outros organismos para obter a energia que eles não podem produzir para si próprios. Vão-se alimentar dos autótrofos e de outros heterótrofos podendo ser consumidores primários, consumidores secundários, consumidores terciários e assim por diante. Na alimentação, nem toda a energia obtida será integralmente usada, isto é, parte dessa energia não será absorvida e será eliminada com as fezes; outra parte será dissipada em forma de calor. Assim, grande parte da energia será “perdida” no decorrer de uma cadeia alimentar, diminuindo sempre a cada nível. Podemos, então, dizer que o fluxo de energia num ecossistema é unidirecional começando sempre com a luz solar incidindo sobre os produtores, e diminuindo a cada nível alimentar dos consumidores.
Decompositores – São organismos que atuam exatamente em papel contrário ao dos produtores. Eles transformam matéria orgânica em matéria inorgânica, reduzindo compostos complexos em moléculas simples, fazendo que estes compostos retornem ao solo para serem utilizados novamente por outro produtor, gerando uma nova cadeia alimentar. Os decompositores mais importantes são bactérias e fungos. Por se alimentarem de matéria em decomposição são considerados saprófitos.
O conjunto de uma série de ecossistemas é chamado de teia alimentar. Nesse caso, várias teias se entrelaçam, fazendo que as relações ecológicas sejam múltiplas e o alimento disponível possa ser utilizado por vários indivíduos, realmente compondo um ecossistema. 
Importante: 
1. A energia é unidirecional. 
2. A matéria é cíclica.

Níveis Tróficos
1. O conjunto de indivíduos que se nutre no mesmo patamar alimentar, ou seja, alimentam-se basicamente dos mesmos nutrientes e estão colocados em um mesmo nível trófico.
2. Os produtores estão colocados no 1.° nível trófico.
3. Os consumidores primários, aqueles que se alimentam dos produtores, são herbívoros e constituem o 2.° nível trófico. 
4. Os consumidores secundários compõem o 3.° nível trófico, sendo os carnívoros.

5. Após esses, existe o 4.° nível trófico, e assim por diante.
6. Os decompositores ocupam sempre o último nível da transferência de energia, formando um grupo especial que degrada tanto produtores quanto consumidores.
Importância de se conhecer as cadeias alimentares
Justifica-se pela possibilidade do uso natural de animais ou plantas a fim de controlar ou equilibrar o ecossistema, de forma a evitar o uso de pesticidas e de quaisquer outras formas artificiais que possam desequilibrar em longo prazo o ambiente, ou ainda, provocar sérias reações nos animais e até nos seres humanos que ali habitam.

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