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29 de mar. de 2011

A preocupação com o tamanho do pênis é comum entre os homens. Essa ansiedade pode ocorrer na infância, na adolescência ou na fase adulta. Meninos freqüentemente comparam o tamanho de seus pênis com os dos outros. Piadas e brincadeiras surgem dessas comparações. Entretanto a situação muda quando há início da atividade sexual. Muitos homens, embora com pênis de tamanho normal, o acham pequeno por várias razões: O pênis dos outros é maior. Essa situação é muito comum e na maioria das vezes sem fundamento médico. Esses pacientes reclamam do comprimento do órgão mesmo com ereção e penetração vaginal normais. Pacientes obesos reclamam ter pênis curto. Essa situação é devida ao embutimento do pênis em meio à gordura sobre o púbis o que dá a impressão de um órgão pequeno. Estatura alta e pênis não proporcional. Embora haja certa relação da estatura do paciente com o tamanho do seu pênis, existe uma ampla variação de comprimento encontrada. Homens de baixa estatura podem ter pênis maiores que homens de alta estatura e vice-versa. Flacidez peniana e ereção. Os pacientes geralmente se preocupam com o tamanho do pênis em flacidez que é geralmente o momento de comparação com o de outros homens. Muitos não sabem o comprimento em ereção ou qual foi o crescimento adicional. O que muitos se esquecem é que o tamanho deve ser acompanhado de uma ereção efetiva que garanta uma penetração vaginal. O que é um pênis normal? Deixando de lado os aspectos anatômicos de normalidade, um pênis flácido mede de 5 cm a 10 cm de comprimento. O tamanho durante a flacidez não determina o tamanho durante a ereção. A medida é feita desde o ponto em que ele se encontra com o corpo (não com a pele) até a extremidade da glande. Se aplicarmos tração manual, o pênis ganhará de 2 a 5 cm. Masters e Johnson (1966) verificaram que o pênis em ereção mede de 12,5 cm a 17,5 cm. Um recém-nascido apresenta um comprimento médio de 3,75 cm. O que é um pênis anormal? Não há uma definição universalmente aceita. Um pênis flácido menor que 4cm ou um ereto com menos de 7,5 cm devem ser considerados pequenos. Entretanto, encontramos pacientes que se aproximam desses valores mas com boa ereção e sem queixas no seu relacionamento sexual. Quais as causas de pênis pequeno? Causas hormonais por desordem de funcionamento dos testículos ou da hipófise podem interferir no desenvolvimento do pênis bem como de toda a genitália masculina. Dentro destes casos encontra-se desde o micro-pênis até a genitália ambígua. O pênis pode ficar pequeno em conseqüência de traumatismos, queimaduras ou doenças adquiridas (doença de Peyronie). Geralmente essas causas são raras. O mais freqüente é que o paciente não esteja satisfeito com o tamanho do seu pênis mesmo que o médico nada encontre de anormal. Tratamento O paciente deve ser examinado detalhadamente, incluindo volume e presença dos testículos, presença e localização de pêlos pubianos e outros caracteres sexuais secundários. Se o pênis for considerado de tamanho normal pelo médico, o paciente necessitará de uma avaliação por um sexólogo, psicólogo ou psiquiatra a fim de pesquisar a verdadeira razão de sua queixa. Se o pênis for considerado pequeno e forem detectadas alterações hormonais, uma reposição com testosterona está indicada. Tratamentos não cirúrgicos como aparelhos à vácuo, aparelhos de tração mecânica, aparelhos de estimulação eletromagnética, pesos, não dão resposta satisfatória permanente. O tratamento cirúrgico envolve secção dos ligamentos suspensores do pênis, injeção de gordura no corpo do pênis (aumento do diâmetro) ou uso de retalhos cutâneos das coxas ou nádegas. Esses tratamentos não são isentos de complicações e algumas delas podem ser graves, tais como necrose dos retalhos, reabsorção de gordura, insatisfação do paciente. Além disso, os resultados desses tratamentos são pouco conhecidos na literatura médica. Conclusão Infelizmente, muitos profissionais pouco éticos se aproveitam da ansiedade e dúvidas dos pacientes, indicando, sem nenhum critério, tratamentos que mais visam onerar o paciente do que realmente uma orientação científica. Os pacientes com dúvidas sobre o tamanho do seu pênis devem procurar profissional qualificado, o qual avaliará a situação, podendo ser necessária uma opinião multidisciplinar com sexólogo ou psiquiatra. Perguntas que você pode fazer ao seu médico Como posso saber se meu pênis é normal? Existem maneiras seguras de aumentar o meu pênis se eu não estiver satisfeito com o tamanho?

FERTILIDADE & INFERTILIDADE - Anatomia


A Mulher O sistema reprodutor feminino consiste de dois ovários, que estão localizados de cada lado do útero e que estão ligados a ele através das trompas de Falópio. O útero, através da porção chamada colo, tem ligação com o meio externo, a vagina. Os ovários contêm os gametas femininos, óvulos. As mulheres nascem com um número limitado de óvulos e, apesar deste número ser bem maior do que o número de óvulos utilizados durante a vida, eles envelhecem com o tempo. As meninas nascem com cerca de 400.000 óvulos imaturos em seus ovários. Os princípios básicos de uma reprodução bem sucedida estão no desenvolvimento dos gametas (óvulos e espermatozóides), na capacidade deles se encontrarem, permitindo assim, que ocorra a fertilização. Esta deve seguir-se de uma série de eventos ordenados, que resultarão no transporte de embrião até o útero e, finalmente, gravidez. Após a puberdade, a cada ciclo menstrual, vários óvulos iniciam o amadurecimento, mas, geralmente, apenas um deles cresce e amadurece o suficiente para poder ser fertilizado por um espermatozóide. Os outros folículos involuirão num processo chamado de atresia. Na metade do ciclo menstrual, que em um ciclo padrão de 28 dias equivale ao 14º dia do ciclo, o óvulo maduro sai de dentro do folículo. A isto se chama ovulação. Saindo do folículo, o óvulo vai até a trompa de Falópio onde estará pronto para ser fertilizado pelo gameta masculino, o espermatozóide. É na trompa de Falópio que ocorre a fertilização e formação do embrião. Quem comanda todo este processo de crescimento, de maturação e ovulação são os hormônios produzidos durante o ciclo menstrual. No primeiro dia do ciclo, equivalente ao primeiro dia da menstruação, a glândula hipófise, que fica no cérebro, começa a liberar um hormônio conhecido como hormônio folículo estimulante (FSH). Nos 12 dias seguintes o FSH estimula o crescimento de vários folículos ovarianos. Esta fase é conhecida como a fase folicular do ciclo menstrual. Por volta do 14º dia do ciclo ocorre a ovulação em função do aumento brusco (pico) de outro hormônio, chamado hormônio luteinizante (LH). Esta é a fase ovulatória do ciclo. Durante a fase folicular, os folículos crescem, e produzem quantidades cada vez maiores de estrogênio. O estrogênio é um hormônio importante porque ajuda a preparar a camada interna do útero (endométrio) para uma futura gravidez. Caso a mulher tenha relações sexuais no período peri-ovulatório, os espermatozóides liberados na vagina seguem em direção ao útero e às trompas de Falópio. Dos milhões de espermatozóides ejaculados na vagina, apenas um deles conseguirá penetrar no óvulo maduro, é a fertilização. No ovário, após a liberação do óvulo pelo folículo, inicia a produção de progesterona. Este hormônio é responsável por preparar o organismo da mulher para a gravidez. Um de seus papéis essenciais é facilitar a adesão do embrião ao útero (implantação). Quando ocorre a implantação, é secretado, pelo embrião, o hormônio hCG (gonadotrofina coriônica que estimula o corpo lúteo a continuar sua produção de estrogênio e progesterona, o que é essencial para a manutenção da gestação. Por outro lado, quando a fertilização não ocorre, não há a formação do embrião e a produção de progesterona é interrompida 14 dias após a ovulação. A camada interna do útero começa então a descamar sendo eliminada através da vagina sob a forma de menstruação. A partir daí um novo ciclo menstrual se inicia. O Homem O sistema reprodutor masculino consiste de pares de testículos, epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais, a próstata e o pênis. Os testículos produzem os espermatozóides, bem como o hormônio testosterona, fundamental para as características sexuais masculinas. À medida que os espermatozóides, ainda imaturos, são produzidos, eles saem dos testículos e vão para o epidídimo, onde ficam armazenados até que atinjam a maturidade. Durante a ejaculação, os espermatozóides, através dos ductos deferentes, chegam à uretra (no pênis), de onde saem juntamente com o líquido produzido pelas vesículas seminais e próstata para formarem o sêmen. Todo o processo de produção dos espermatozóides leva cerca de 70 dias. É um processo contínuo e ao contrário do que acontece com as mulheres, que nascem com um número fixo de óvulos, os espermatozóides são produzidos durante toda a vida adulta. Os mesmos hormônios que regulam o crescimento dos folículos ovarianos e a ovulação nas mulheres também controlam a produção de espermatozóides nos homens. A diferença é que nos homens, o hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a produção de espermatozóides e o hormônio luteinizante (LH) estimula a produção do hormônio testosterona. A testosterona é o hormônio responsável pelo amadurecimento dos espermatozóides, pelo desejo sexual e pelas características masculinas, tais como o crescimento dos músculos e pêlos


Também conhecida por TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher. A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. A tendência hoje é acreditar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central. O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos. Os sintomas mais comuns incluem: Por ordem de freqüência: DESCONFORTO ABDOMINAL, MASTALGIA CEFALÉIA, FADIGA, IRRITABILIDADE, TENSÃO, HUMOR DEPRIMIDO, HUMOR LÁBIL, AUMENTO DO APETITE, ESQUECIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, ACNE, HIPERSENSIBILIDADE AOS ESTÍMULOS, RAIVA, CHORO FÁCIL, CALORÕES, PALPITAÇÕES e TONTURAS. Irritabilidade (nervosismo), Ansiedade (alteração do humor com sentimentos de hostilidade e raiva), Depressão (com sensação de desvalia, distúrbio do sono, dificuldade de concentração) Cefaléia (dor de cabeça), Mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade das mamas), Retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas), Cansaço, Desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comidas salgadas. Deve ser realizado um controle objetivo do ciclo menstrual (através de um diário) pelo período mínimo de dois ciclos. Devem ser excluídos outros transtornos como hiper ou hipotireoidismo, perimenopausa, enxaqueca, fadiga crônica, síndrome do intestino irritável ou exacerbação pré-menstrual de doenças psiquátricas; depressão, que pode se intensificar nesse período (magnificação pré- menstrual). História, exame físico cuidadoso, avaliação endócrina ginecológica quando o ciclo menstrual é irregular, perfil bioquímico, hemograma e TSH para excluir condições médicas que podem apresentar sintomas que simulem uma TPM. Importante fazer o diagnóstico diferencial com a condição psiquiátrica: distúbio disfórico pré-menstrual. O tratamento medicamentoso inclui o manejo específico de cada sintoma e deve ser individualizado. A maioria dos tratamentos medicamentosos propostos não se mostraram mais eficazes do que tratamentos placebo (progesterona, espironolactona, óleo de prímula e vitaminas B6 e E, ingestão de cálcio e magnésio). A fluoxetina, foi a única droga que mostrou eficácia, entretanto foi aprovada pelo FDA apenas para PMDD (Forma mais severa de TPM, com prevalência dos sintomas de raiva, irritabilidade e tensão). Na Europa esta droga não é aprovada na Europa para uso nem mesmo em PMDD. Medidas preventivas são igualmente importantes e incluem: orientação: explicar que a TPM não é grave e que os sintomas podem variar a cada ciclo, modificações alimentares com diminuição da gordura, sal, açúcar e cafeína (café, chá, bebidas a base de colas), fracionamento das refeições, dieta com boas fontes de cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre), diminuição da ingestão de álcool, parar de fumar, fazer exercícios regulares (aeróbicos: 20 minutos 3 vezes por semana), manejar o estresse. Perguntas que você pode fazer ao seu médico O que eu sinto naqueles dias antes do período menstrual são "coisas da minha cabeça"? Os sintomas desagradáveis que surgem antes da menstruação podem ser considerados uma doença? Existe tratamento para a Síndrome de Tensão Pré-Menstrual? Qual o critério para determinar a gravidade da TPM? Quando a TPM é caracterizada como desordem disfórica pré-menstrual? Quando é necessário acompanhamento psiquiátrico para TPM? Fazer exercícios físicos e de relaxamento ajudam no tratamento da TPM? Quais os alimentos mais indicados para estes dias? Deve usar vitaminas ou suplementos alimentares para ajudar na melhora dos sintomas? Devo suspender o uso de álcool e cigarros?


Transformações da Mente e do Corpo A Adolescência, período de vida compreendido entre 10 e 20 anos, é uma fase bastante conturbada. Ocorrem transformações físicas e emocionais importantes, preparando a criança para assumir um novo papel perante a família e a sociedade. A criança desenvolve-se, amadurece e fica apta para usufruir sua sexualidade, firmando sua identidade sexual e buscando um par, já com a possibilidade de gerar filhos. A fase onde há modificações no corpo chama-se de Puberdade. Ocorre a primeira menstruação nas meninas (menarca), as poluções masculinas (ejaculações espontâneas sem coito), o crescimento de pêlos no corpo, a mudança de voz nos rapazes, o amadurecimento da genitália, com aumento do tamanho do pênis e dos seios, entre outros. Mas nem sempre esta fase vem acompanhada das transformações emocionais e sociais que são o marco da adolescência. Dependendo da cultura de cada povo, a adolescência pode chegar mais tarde, independente da criança estar já bem desenvolvida fisicamente. É o caso dos países ocidentais, como os Estados Unidos e a Inglaterra ou França. O processo de educação continuada e a grande soma de informações, por exemplo, acabam por retardar a necessidade, por parte dos jovens, da busca de uma vida separada de seus pais. Muitos ainda moram com a família depois dos 20 anos. Já em sociedades mais simples, como em algumas regiões do Brasil, da África ou da Ásia, a necessidade de força braçal, desde muito cedo, antecipa a entrada da criança na adolescência e nas responsabilidades que lhe são devidas. O Adolescente e a sua Sexualidade A jovem adolescente amadurece em média dois anos antes do rapaz. Busca fortificar sua feminilidade, prorrogar os encontros sexuais e selecionar um parceiro adequado para poder ter sua primeira relação sexual, o que ocorre de forma gradativa. Vai experimentando seus limites progressivamente. Os rapazes buscam encontros sexuais com mais ansiedade, geralmente, persuadindo as garotas ao sexo com eles. Em nosso meio, há uma tendência do jovem em experimentar sensações sexuais com outros de sua idade, sem necessariamente buscar uma relação sexual propriamente dita. O termo que se usa atualmente é "ficar". A perda da virgindade ainda é um marco importante para os jovens. É um rito de iniciação sexual, que pode ser vivenciado com orgulho ou com culpa excessiva, de acordo com a educação e tradição da família. Inicialmente, os jovens buscam apenas envolvimento sexual, testando suas novas capacidades e reações frente a sensações antes desconhecidas. É a redescoberta do corpo. Só depois procuram o envolvimento afetivo complementar passando a conviver não apenas em bandos, mas também aos pares. A masturbação faz parte da vida das pessoas desde a infância e, na adolescência, se intensifica com a redescoberta de sensações, tanto individualmente quanto em dupla ou em grupo. Os jovens podem apresentar algum tipo de atividade homossexual nessa fase, como exposição dos genitais, masturbação recíproca e comparação dos seios e dos genitais em grupo (comparação do tamanho do pênis, por exemplo), atividades estas consideradas absolutamente normais. A fortificação dessas condutas, com o abuso sexual por parte de um adulto de mesmo sexo ou com alta ansiedade perante o sexo oposto, pode desenvolver uma orientação homossexual definitiva nos jovens. Em tempos da super informação, com a internet, a globalização, a pouca censura nos meios de comunicação de massa, há um apelo sexual freqüente e precoce, expondo os jovens a situações ainda não bem compreendidas por eles. Os adolescentes falam como adultos, querem se portar como tal e ter os privilégios da maturidade. No entanto, falta-lhes a experiência, a responsabilidade e o significado real de um envolvimento sexual. A gravidez de risco na adolescência, infelizmente, é um dos resultados desastrosos desta situação atual. A pouca informação qualificada e o precário respeito dos adultos perante as necessidades dos jovens são os verdadeiros responsáveis pelo falso e ilusório desenvolvimento do adolescente de hoje.

Título: SEXO NA ADOLESCÊNCIAData de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 29/03/2011 Palavras-Chave : SEXO NA ADOLESCÊNCIA - Sexologia - Adolescência e Sexo , Sexo na Puberdade , Ejaculaçao Noturna , Primeira Menstruação , Masturbação .

Mononucleose

Angina monocítica, doença do beijo O que é? É uma síndrome clínica caracterizada por mal-estar, dor-de-cabeça, febre, dor-de-garganta, aumento de gânglios ou ínguas localizadas no pescoço ou generalizadas e inflamação do fígado (hepatite) leve e transitória. Na maior parte das vezes (79% dos casos) tem como agente causal o vírus chamado Epstein-Barr (EBV), mas pode também ser causada pelo Cytomegalovirus (CMV) em aproximadamente 21% dos casos. Acomete mais freqüentemente adolescentes e adultos jovens, mas pode acometer mais velhos e crianças pré-adolescentes. Pela freqüência e por tradição aqui trataremos apenas da infecção pelo vírus Epstein-Barr deixando a infecção pelo Cytomegalovirus para outro capítulo. A doença passou a ter maior relevância em função de diversos tumores envolvendo um tipo de glóbulo branco, os linfócitos do tipo B, que é a célula que abriga o vírus quando da infecção, apresentarem no código genético de suas células o mesmo código do vírus o que levantou a suspeita , hoje confirmada, de que estas infecções contribuiriam com a causa destes tumores. Isto passou a ter relevância maior ainda no novo cenário de crescentes populações de “imunosuprimidos” (pessoas cujas defesas imunológicas estão diminuídas), seja em decorrência de infecção (SIDA ou AIDS) seja por tratamento anti-rejeição , no caso dos transplantados ou como decorrência de tratamento contra o câncer. Como se adquire? Normal e mais freqüentemente a infecção é adquirida pelo contato de saliva contaminada pelo vírus com a mucosa da boca e da garganta de pessoa que não teve contato anterior com este germe. Pode-se adquirir também, embora que raramente por transfusão de sangue ou outros órgãos e contato sexual. Por ser vírus pouco resistente necessita do contato direto da saliva contaminada com a mucosa. Esta característica junto com a faixa etária de acometimento mais freqüente é a razão pela qual mereceu o apelido de doença do beijo. O que se sente? A tríade clássica se constitui de dor-de-garganta, febre e ínguas pelo corpo (linfoadenomegalias em linguagem médica) principalmente no pescoço, mas outros sintomas como mal-estar, dor-de-cabeça, falta de apetite, dores musculares, calafrios, náuseas, desconforto abdominal, tosse, vômitos e dores articulares também podem estar presentes nesta ordem de freqüência. Após o contato a doença leva em média 2 a 3 semanas para manifestar-se (período de incubação), sendo que as manifestações mais freqüentes são a dor de garganta e a febre que tem um padrão diário, vespertino e pode chegar até 40° C. Em 5% dos casos ocorre “rash”, manchas na pele parecido com urticária, uma manifestação comum a outras doenças infecciosas que os médicos denominam de viroses exantemáticas (rubéola, sarampo, etc). Estes sintomas, na maioria dos casos, levam de um a quatro meses para resolverem-se. A população que não adolescente e adulto jovem possui menor possibilidade de desenvolver o quadro clínico completo, muitos casos passando desapercebido, são chamados assintomáticos. Outro achado relevante é o aumento do fígado (10 a 15% dos casos) e baço (50% dos casos). Este último achado surge no início da segunda semana das manifestações clínicas e dura de 7 a 10 dias sendo fator potencial de complicações pois o mesmo torna-se muito frágil podendo romper-se a traumas pequenos, causando uma hemorragia interna com risco de vida. Como se faz o diagnóstico? Pelos sintomas e achados que o médico faz durante o exame clínico além de dados que ele levanta durante a entrevista ao paciente. O diagnóstico com precisão é feito através de exames de sangue em que detecta-se a presença de anticorpos no sangue da pessoa doente. Como se trata? Como a maioria das doenças causadas por vírus não há tratamento disponível nem mesmo é necessário uma vez que na maior parte das vezes ela é autolimitada. Utiliza-se medicamentos para os sintomas como analgésicos, antitérmicos e se necessário medicamentos contra o enjôo. Recomenda-se para aqueles que apresentam baço aumentado que não pratiquem esportes ou atividades que representem risco de ruptura do mesmo. Como se previne? A doença confere imunidade permanente, muito raramente pode apresentar manifestações em uma segunda infecção. Não há necessidade de isolamento dos doentes uma vez que a infecção ocorre apenas com contato muito próximo ou íntimo. Embora a vacinação tenha uma abrangência que vai além da infecção, pois poderia em tese prevenir inclusive alguns tumores de linfócitos (os linfomas), ainda não existe este recurso com a eficiência e segurança recomendável. Perguntas que você pode fazer ao seu médico? A que doenças estou mais exposto após ter tido mononucleose infecciosa e que cuidados devo tomar para prevení-las?



Escarlatina Escarlatina é uma doença infectocontagiosa aguda, provocada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A, que acomete especialmente as crianças em idade escolar, durante a primavera. Essa bactéria é a mesma que causa amigdalite, artrite, pneumonia, endocardite e algumas infecções cutâneas. A diferença é que, na escarlatina, ela libera toxinas que provocam pequenas manchas vermelhas e confluentes na pele. A transmissão ocorre pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou portadoras da bactéria que não apresentam sinais da enfermidade. O período de incubação pode variar de um a dez dias principais sintomas da escarlatina são:Febre alta nos primeiros dias, que vai baixando aos poucos nos dias subsequentes até desaparecer; Dor na garganta, que adquire coloração avermelhada; Erupção cutânea (exantemas): pequenas manchas vermelho-escarlate de textura áspera na pele que aparecem inicialmente no tronco, depois tomam a face, o pescoço, os membros, axilas e virilha, mas poupam as palmas das mãos, as plantas dos pés e ao redor da boca, e descamam com a evolução do quadro; Língua adquire o aspecto de framboesa, porque as papilas incham e ficam arroxeadas; Mal-estar; Inapetência; Dor no corpo, de barriga e de cabeça; Náuseas e vômitos. DiagnósticoO diagnóstico é basicamente clínico, mas alguns exames laboratoriais, como o de cultura e o teste rápido de pesquisa do estreptococo na garganta, ajudam a identificar a bactéria e estabelecer o diagnóstico diferencial, porque há outras doenças com sintomas semelhantes. Diagnóstico precoce e início imediato do tratamento são fundamentais para evitar complicações graves da doença, entre outras, a febre reumática e a glomerulonefrite Prevenção e tratamento A melhor forma de prevenir a doença é evitar o contato com pessoas infectadas. Sempre é bom lembrar que portadores assintomáticos do estreptococo podem transmitir a bactéria. Penicilina é o medicamento indicado para o tratamento da escarlatina. Pacientes alérgicos a essa droga podem recorrer a antibióticos, especialmente à eritromicina. Analgésicos e antitérmicos são úteis para alívio dos sintomas Postado por Dra.Juliana Cordeiro Melo Franco- Pediat

Febre em criaças


Bastou o termômetro mostrar um início de febre para que a intranqüilidade domine os pais, principalmente se o filho é pequeno e eles ainda não se familiarizaram com as reações da criança para se sentirem mais seguros e não acharem que qualquer alteração da temperatura é sinal de doença. A febre em crianças, mesmo alta, raramente significa algo grave. Na maioria das vezes, é causada por viroses, como a gripe. Para que os pais fiquem mais sossegados, a Primeiros Passos consultou um médico sobre o assunto para que daqui pra frente saibam identificar quando a febre não passa de um sinal das defesas agindo no organismo dos baixinhos. Os primeiros sinais da febre : A febre corresponde ao aumento da temperatura corporal, acima do limite fisiológico, ou seja, a presença de temperatura axilar maior do que 37,8 oC. A febre pode ser acompanhada ou não de tremores de frio, alterações evidentes do apetite e do comportamento, entre outros. De acordo com o Dr. Francis Albert Fujii, a média de temperatura considerada normal para uma criança é de 35,6 a 37,5 graus. No recém-nascido as oscilações de temperatura são mais freqüentes por conta da imaturidade de suas funções orgânicas. Dessa forma, o bebê pode apresentar sintomas de febre apenas por estar agasalhado demais. Entretanto, após o primeiro mês, o bebê começa a perder a imunidade herdada da mãe para formar a sua própria e fica mais sujeito a doenças cujo único sintoma muitas vezes é a febre. Por isso, é aconselhável comunicar ao pediatra qualquer alteração de temperatura nos bebês com até 6 meses. Quando uma criança está com febre é muito importante os pais avaliarem seu comportamento, “porque quanto mais apático e pior o estado da criança, geralmente mais grave é o estado de saúde”. Geralmente, um estado toxêmico ou infeccioso pode estar associado a aspecto abatido, inapetência, irritabilidade, sonolência, letargia, choro inconsolável e gemência”, explica Dr. Fujii. Febre em bebês pode ser sinal de saúde : Embora isso não seja muito claro para os pais, a febre pode ser um sinal de saúde. O médico explica que “a febre geralmente é reflexo de um reajuste no “termostato” de controle da temperatura corporal. Quando há liberação de pirógenos endógenos, altera-se o termostato e ocorre a febre em resposta a uma situação de agressão, geralmente, em resposta a agentes infecciosos, tóxicos, drogas, antígenos, mas também em situações fisiológicas, como excesso de calor ambiental (excesso de agasalho), exercício físico intenso e desidratação”. A febre cria as condições ideais para o organismo combater os agentes agressores, como os vírus, bactérias e outros microorganismos, pois a elevação da temperatura acelera as funções orgânicas, levando, por exemplo, mais oxigênio e glicose às células, fazendo com que estas consigam produzir mais substâncias de defesa. Por isso, a febre indica que o organismo está cumprindo bem sua função. Certamente surgiu uma dúvida na sua cabeça, não? Se a febre pode ser sinal de saúde, então, por que é necessário baixá-la? O médico afirma que “a decisão de se tratar ou não a febre depende do estado clínico e da situação em que a criança se encontra. Como explicado, a febre pode estimular as defesas do organismo, auxiliando na melhora clínica. Mas a decisão cabe ao médico que acompanha a criança, devendo o tratamento sempre ser individualizado. Algumas crianças predispostas podem ter convulsão em vigência de febre alta, mas nem toda criança apresentará convulsão, somente as predispostas”. Geralmente, procura-se baixar a febre porque o corpo gasta muita energia para se defender e o uso de antitérmicos ajuda a economizar essa energia durante o combate a uma doença. Além disso, o comportamento da criança é importante num diagnóstico e com a diminuição da febre pode-se observar melhor suas reações. Febre alta e as doenças ligadas à febre : Nem sempre a febre alta é sinal de um problema mais grave. Muitas vezes os pais imaginam que uma febre de 39 graus é pior que uma de 38, mas a criança pode ter 40 graus com uma simples gripe e 37,7 com pneumonia. Às vezes, uma febre baixa e constante é mais preocupante. Não há um padrão que determine a gravidade de uma doença. A capacidade de defesa de uma criança não é determinada pela temperatura da febre. Segundo Dr. Francis Albert Fujii, as doenças que costumam dar febre são as infecções virais, mais comuns nesta faixa etária, como também as infecções bacterianas. Entretanto, a febre pode estar associada a outros processos inflamatórios, auto-imunes . Quando a criança está com febre muito alta, a principal preocupação dos pais é a ocorrência de convulsões ou a possibilidade de meningite. O médico tranqüiliza os pais, explicando que “não é possível afirmar que a criança não tenha uma das duas condições descritas, afinal, a ocorrência de convulsão febril geralmente está associada a uma predisposição da criança, sendo necessário somente o acompanhamento médico, muitas vezes sem uso de medicação específica. A ocorrência de meningite, somente o histórico, o exame físico e alguns exames complementares podem dar o diagnóstico final”. Dr. Francis Albert Fujii desaconselha os pais a medicarem os filhos quando eles estão com febre, pois “o uso de medicação pode “mascarar” a febre, ocultando para o médico o real estado clínico, como também pode postergar a procura ao médico, conseqüentemente adiando de forma irreversível o tratamento a ser proposto”. Por isso, evite medicar seu bebê sem indicação do pediatra! Procure sempre seu médico antes de aplicar qualquer medicamento na criança! Medindo a temperatura : Os primeiros sinais de febre são mãos e pés frios. Em algumas ocasiões, a criança pode ter calafrios, rosto avermelhado, suor, olhos brilhantes e irritação. Se você suspeita que o baixinho está com febre, verifique a temperatura com a ajuda de um termômetro. Importante: mantenha a criança quieta para medir a temperatura. O Dr. Francis Albert Fujii explica que “o ideal para se aferir a temperatura é enxugar a axila, colocar o termômetro na axila e manter o braço firmemente apertado no tórax por 4 minutos”. Seguindo esses passos você terá certeza da existência da febre e poderá tomar as medidas corretas para tratar do seu bebê.

27 de mar. de 2011

PROTEÍNAS

Arteriosclerose

PROPRIEDADES DAS LIPOPROTEÍNAS

22 de mar. de 2011

Dicas para Emagrecer com Exercício Físico

Verão está aí e você quer ficar em forma para curtir suas férias como merece? Confira então nossas dicas para emagrecer com exercício físico!

Exposição Corporal

O Brasil é um país que tem uma extensa área litorânea, e talvez por isso, e pelas altas temperaturas principalmente no verão, comuns em quase todos os seus estados, grande parte da população brasileira tem por hábito expor seus corpos, enquanto passeiam pela orla marítima.

No entanto, para que isso aconteça bem e não passarem por frustrações devido a uma “barriguinha não bem definida” ou “uns quilinhos a mais”, as pessoas começam uma busca pelo “Santo Graal”: um corpo magro, esbelto e livre de gorduras. Algo bastante complicado principalmente nesta época de fim de ano, onde a tradição convida todos a abusarem de alimentos muitas vezes gordurosos ou muito doces, as pessoas costumam correr para asacademias de ginástica na esperança de emagrecer rapidamente, com uma série intensa de exercício físico.

Opinião de Especialistas

Os especialistas em Nutrição e profissionais de Educação Física, orientam que a prática de ginástica e de exercíco físico para emagrecimento deve ser considerada um hábito, e não somente atitudes ocasionais, para modelar rapidamente o corpo com o objetivo de exibi-lo, somente na estação do verão nas praias brasileiras.

As atividades físicas feitas com o objetivo de emagrecimento, devem ser feitas frequentemente, pois são hábitos saudáveis muito importantes para o organismo humano,em especial para o sistema cardiorespiratório, as articulações e os músculos do indivíduo.

Portanto, além do emagrecimento que os exercícios físicos promovem no corpo das pessoas, também auxiliam na melhora do bem-estar das pessoas em geral.

Os profissionais especialistas na área, desaconselham a prática repentina de exercício físico de grande impacto em pessoas que ficaram muito tempo inativas, sob pena decausarem algum tipo de lesão muscular, em virtude do grande esforço que os músculostem fazer para realizar o treino.

Programa Norte-Americano

Um programa de queima de calorias, e consequentemente emagrecimento corporal foi recomendado por especialistas dos Estados Unidos e consistia em realizar por quatro vêzes na semana, durante trinta minutos mais ou menos,atividades cardiovasculares ondea pessoa tinha a opção de escollher o exercício de cardio, que mais lhe agradasse, comonatação, caminhada, corrida , patinação, ciclismo, entre outras.

Esse projeto desenvolvido alcançou ótimos resultados, pois a pessoa era orientada aseguir o seu ritmo corporal. Um exemplo, para conhecer se realmente um exercício físico está sendo eficaz na queima de calorias e no emagrecimento corporal, é quando o indivíduo perde um pouco do fôlego, e não consegue estabelecer uma conversa com outrapessoa, de acordo com especialistas, esse é um sinal de que as calorias estão sendoqueimadas com a prática daquele exercício.

Outras Sugestões para Prática de Exercícios

Outras sugestões apontadas como benéficas para quem quer emagrecer com exercício físico, é intensificá-lo em alguns momentos, com esforços adicionais para potencializarseu efeito, com posterior retorno a intensidade inicial.

Os cinco primeiros minutos iniciais do exercício físico, deve ser de práticas paraaquecimento corporal, só depois é que a pessoa deve começar seu treino preferido, comocorrer, nadar ou caminhar. sendo que a intensidade dessas atividades devem seraumentadas duas vêzes por cerca de noventa minutos mais ou menos.

Os exercício físico usado como forma de emagrecimento, podem ser feitos por todos, inclusive os que não tem condições financeiras para frequentar academias de ginástica.

Algumas atividades podem ser realizadas no dia a dia com essa finalidade, como porexemplo,quando passar por uma ladeira ou local inclinado tentar subi-lo a pé, ou saltar doônibus algumas quadras antes da residência, para praticar a caminhada.

Frequência do Exercício Físico

Para quem deseja perder peso, os profissionais especializados, orientam a prática deexercício físico pelo menos quatro vezes por semana, para que haja um efeito realmente efetivo. No entanto, não basta somente se exercitar para emagrecer,a alimentação que é consumida,também é muito importante nesse processo.

Para acelerar o processo de emagrecimento, os especialistas orientam às pessoas, areduzir ou eliminar o consumo de carboidratos refinados, como os derivados da farinha,bem como alimentos ricos em açúcares.

Para aqueles que gostam de bebidas alcoólicas, o ideal é substituí-las pela ingestão constante de água, preferencialmente gelada. Reduzir a quantidade de sal na comida é outra sugestão, além disso comer bastante alimentos abase de fibras, como aveia por exemplo. A Ingestão de verduras, legumes e frutas estão liberadas sem restrinções.

Exercício e Alimentação

Os especialistas em educação física e nutrição, orientam que adotando uma dietabalanceada em conjunto a prática de exercício físico, é possivel conseguir o tão almejado emagrecimento, e um corpo esbelto.

Os alimentos com alta taxa de glicemia como pães e açúcares, por exemplo devem ser evitados, pois se transformam em gordura na regiãoabdominal.

Já os que são ricos em fibras, encontrados nos legumes, frutas e verduras, proporcionam uma sensação de saciedade, reduzindo a quantidade de alimentos calóricos consumidos (ver artigo: A Importância dos Exercícíos Físicos Aliados à Alimentação).

Para quem deseja eliminar o acúmulo de gordura abdominal, os exercícios nessa reagião são muito importantes, porém o ideal é fazer poucas repetições, mas com pesos para potencializar os resultados.

Os profisisonais de educação física, alertam para a postura nahora de executar esse exercício, pois se realizados de maneira inadequada, podem trazer sérios problemas à saúde do indivíduo.

Em caso de dúvidas sobre as atividades é sempre bom seguir um programa de exercícios, orientados por um profissional especializado.

Por Salete Dias

Creatina: Um Suplemento Nutricional para Atletas

Todos os esportitas que estão envolvidos em alguma proposta esportiva de competição ou até mesmo os que praticam exercícios sem a finalidade de se tornarem profissionais, somente para perda de peso corporal, por exemplo, já ouviram falar em algum momento nos ambientes esportivos, da creatina, mais conhecida por ser um suplemento nutricional para os atletas em geral. No entanto, será que realmente essa substância pode ser utilizada por todos os praticantes de atividades físicas? Veremos os principais aspectos que envolvem a creatina.

Para entendermos como a creatina atua no organismo humano, primeiro temos que entender o que vem a ser suplemento nutricional. De acordo com especialistas na área, o suplemento nutricional é qualquer substância que não é produzida de forma natural, e sim quimicamente, cuja função principal é complementar o efeito que os alimentos naturais fazem ao corpo da pessoa como fornecer mais energia e força aos indivíduos que o consome.

Por isso, os suplementos nutricionais são muito utilizados por atletas interessados em potencializar seus treinos e conseguir um melhor desempenho em competições esportivas. Esses produtos também são comercializados como substâncias auxilares na redução do peso corporal, em indivíduos que estão fazendo dieta com o objetivo de aumentar a massa muscular.

Vale ressaltar, que nem todo suplemento nutricional é indicado para todas as pessoas. Uma consulta ao profissional especializado em nutrição é sempre aconselhável para que o suplemento seja adequado ao organismo de cada indivíduo, devendo ser enfatizado também de maneira contundente pelo especialista que a alimentação natural consumida diariamente deve ser rica em sais minerais, proteínas e vitaminas. A creatina é um dos suplementos nutricionais mais conhecidos dos atletas.

Creatina: Um suplemento nutricional para atletas

Sintetizada originalmente no pâncreas e fígado através dos aminoácidos metionina, glicina e arginina, a creatina também pode ser encontradas em alimentos como peixes e em pequenas porções, cerca de cinco gramas por quilo de carne vermelha. A creatina é portanto, uma substância natural produzida a partir do próprio organismo humano com a finalidade de proporcionar mais energia aos indivíduos, que em geral produzem de maneira natural cerca de duas gramas da substância diariamente, o que é suficiente para a manutenção de um bom equilíbrio orgânico.

A creatina é de extrema importância na produção de água nas células dos músculos, fazendo com que eles fiquem volumosos e inchados, auxiliando a sintetização das proteínas. Presente na musculatura do esqueleto, a creatina é encontrada também em outros tecidos no corpo humano, como retina, cérebro e músculo do coração, entre outros.

Importância da Creatina no Desempenho do Atleta

Segundo especialistas em nutrição esportiva, para que os músculos de um atleta sejam bem trabalhados é necessário prorporcionar ao organismo dele alguma substância que potencialize seu mecanismo muscular. As células do corpo humano tem uma atuação em um composto de grande energia conhecido como ATP( Trifosfato de adenosina) cuja função é favorecer a contração muscular, transporte de impulsos nervosos e elaboração de outros processos para obtenção de energia celular.

Durante o período de queima de calorias com treinamento de exercícios de peso, o oxigênio disponível fica esgotado para os músculos que estão sendo exercitados naquele momento. É quando uma outra substância conhecida como Fosfato de Creatina é acionado para produzir mais um pouco de energia por alguns segundos. A principal preocupação dos atletas é aumentar suas reservas energéticas e as atuações das dimensões musculares, por essa razão, além da alimentação balanceda que devem ter, utilizam os suplementos alimentares à base de creatina.

Precauções no Uso da Creatina pelo Atleta

Pela capacidade da creatina em drenar água para o interior da célula, e como isso sobrecarregar os rins e fígado das pessoas comprometendo suas funções, os atletas devem fazer um monitoramento contante se sua hidratação está adequada, além de procurar um especialista em medicina, se porventura sentir dor ou desconforto nesses órgãos.

Os especialistas em nutrição alertam que o uso da creatina como suplemento alimentar não deve ser feito pelos indivíduos de maneira indiscriminada, pois essa substância não tem a capacidade de substituir de forma completa uma refeição realizada com os alimentos naturais. Vale ressaltar, que os benefícios da utilização da creatina não são iguais para todas as pessoas, pois nem todas as propiedades desse nutriente presente nos suplementos alimentares foram mensuradas de maneira conclusiva, o que significa que pode haver efeitos colaterais que não compensem a utilização dessa substância mesmo para os atletas que necessitam otimizar seu desempenho nos treinos e competições.

Em caso de dúvida, um profissional da área de saúde ou nutrição deve ser consultado sempre, para orientar melhor como o atleta pode fazer uso da creatina como suplemento alimentar, sem causar riscos à sua saúde.

Por Salete Dias

Como fazer uma boa reeducação alimentar?

Alimentar-se bem é de extrema importância para quem deseja manter-se saudável durante toda a vida. Muitas pessoas dão prioridade as dietas por vários motivos que vão desde problemas relacionados à saúde como também preocupações com a estética. A reeducação alimentar consiste em uma mudança de hábitos alimentares, mudança essa que é sem dúvida deveras difícil e requer muita disciplina e determinação porém o esforço é recompensado. A maioria das dietas não dão certo e o indivíduo tende a retornar ao seu peso anterior, dessa forma surge a reeducação alimentar que consiste em aprender a alimentar-se de forma correta.

Como fazer uma boa reeducação alimentar?

•É importante mesmo que você não esteja acima do seu peso ideal, ir à um nutricionista que irá avaliar as suas necessidades nutricionais e a partir daí propor seus novos hábitos alimentares que independente de fazê-lo emagrecer irão repercutir positivamente na sua saúde
•Dê preferência a frutas, verduras e legumes. Esses alimentos contém uma variedade de vitaminas, minerais e fibras que auxiliam na manutenção da saúde
•As fibras também são excelentes aliadas na manutenção do peso e da saúde. Elas reduzem a absorção do colesterol e do açúcar, acelera o trânsito intestinal e contribui para a sensação de saciedade fazendo com que você coma menos
•A atividade física deve fazer parte do plano de vida saudável a soma de uma alimentação saudável mais atividade física garante um impacto positivo à saúde
•Comer cinco a seis vezes ao dia e nas horas certas é importante em um plano alimentar. Três refeições ( café da manhã, almoço e jantar) intercaladas por pequenos lanches ( nos lanches, dê preferência as frutas) irão garantir que o indivíduo não exagere na quantidade de alimento ingerida em uma única refeição; é importante fracionar a alimentação durante o dia
•Consuma bastante água, a água auxilia no bom funcionamento do intestino, melhora a pele e ajuda na eliminação de toxinas

Alimentos que combatem o mau colesterol

O mau colesterol em níveis elevados no sangue contribui para o surgimento de diversas doenças cardiovasculares através de sua deposição nas paredes das artérias. Alguns alimentos auxiliam no combate a hipercolesterolemia através da diminuição do colesterol ruim e do aumento do bom colesterol na corrente sanguínea, são eles:

Aveia – Pesquisas recentes comprovam que o consumo diário da aveia, o equivalente a meio copo, auxilia na redução do mau colesterol, ela é rica em fibras e em proteínas de alto valor nutricional.

Cereais integrais – As fibras presentes nos cereais integrais são importantes aliadas na redução da absorção do colesterol, eles contém uma diversidade de nutrientes que garantem diversos benefícios à saúde.

Tomate – O tomate é um poderoso antioxidante que contribui para a redução dos níveis de colesterol, um tomate por dia auxilia na redução do colesterol.

Azeite de Oliva – O azeite de oliva contém um elevado teor de ácidos graxos monoinsaturados que auxiliam no combate ao colesterol elevado. O azeite de oliva não deve ser utilizado para fritar alimentos, pois este perde suas propriedades nutricionais quando aquecido. Recomenda-se seu uso ao natural, em saladas por exemplo.

Soja – Os tipos de soja que contém uma elevada concentração de isoflavonas são eficazes na redução do mau colesterol

Castanha do pará – A castanha do pará é rica em fibras, selênio, ácido fólico e ácido graxo ômega 3 que auxilia na redução do colestrol ruim.

Cebola – Este alimento contém substâncias que inibem a agregação plaquetária, impedindo que ocorra o entupimento das artérias além disso ela apresenta em sua constituição agentes anticancerígenos.

O consumo destes alimentos irão auxiliar na redução do colesterol ruim e consequentemente impedir as consequências causadas pelo excesso deste

O que é colesterol?


1-O que é Colesterol?

O colesterol pode ser popularmente chamado de "gordura do sangue", e é uma substância muito importante para a nossa vida.

2-Porque o Colesterol é tão importante para a vida humana?

Porque ele entra para formar a membrana das células, entra na fabricação da bílis, na fabricação de hormônios sexuais, na fabricação da cortisona, da vitamina D. É ele também que estoca a nossa energia, etc...etc... Enfim, sem o colesterol o ser humano não sobreviveria.

3-Se o Colesterol é tão importante para a nossa vida, porque esta fama de VILÃO?

Não é o colesterol que nos faz mal, mas sim o seu EXCESSO. Quando o nível de colesterol dentro do sangue ultrapassa as necessidades orgânicas, o excesso tende a acumular-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura - os ateromas. E aí o perigo: eles podem, pouco a pouco, "entupir" as artérias, levando a complicações cardiovasculares às vezes fatais"

4- De onde provém o Colesterol que circula em nosso sangue?

Sabe-se que 70% a 80% do colesterol circulante no sangue é produzido pelo fígado; o restante provém da alimentação.

5-Porque o nível de Colesterol se altera?

Se 70 a 80% do colesterol é produzido pelo fígado, este órgão responde por 70 a 80% do excesso de colesterol, os 30% restante de excesso são causados pela má alimentação, sendentarismo, etc.

6-Quais são os tipos de Colesterol? O que significa "Colesterol Total", "Bom Colesterol" e "Mau Colesterol"?

Popularmente falando, existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como já vimos, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Daí, o colesterol precisar de "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação dá origem às chamadas lipoproteínas, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. As lipoproteínas, ou como se costuma popularmente chamar, o colesterol, assume algumas formas: "Bom colesterol" (HDL- high density, ou alta densidade) e de "Mau Colesterol" ( LDL- low density ou baixa densidade), além de outras que não veremos aqui. Pois bem, os cientistas descobriram também que o Bom colesterol (HDL), retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo. Por isso é chamado de "bom" colesterol. Já o Mau colesterol (LDL), faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, favorecendo que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Por isso ser também chamado de "mau" colesterol.

7-Quais os níveis corretos de Colesterol Total, de Bom Colesterol e de Mau Colesterol?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ídeais são-: Colesterol Total- abaixo de 200mg/dL de sangue. Bom Colesterol(HDL)- acima de 35mg/dL de sangue. Mau Colesterol(LDL)-abaixo de 130mg/dL de sangue.

8-O que fazer para que estes níveis se mantenham normais?


O nosso organismo é responsável por 70 a 80 % do equilíbrio correto dos níveis de colesterol, 20 a 30 % depende de alimentação e de exercícios. Quanto a alimentação, o perigo esta em duas grandes fontes, uma delas: os alimentos ricos em colesterol propriamente dito. Ele está presente em produtos de origem animal: carne vermelha, gema de ovo, pele de aves, frutos do mar, laticìnios, peixes gordurosos. A outra: as Gorduras Saturadas (os ácidos graxos saturados), que também aumentam o nível de colesterol no sangue. São encontrados principalmente nos alimentos de origem animal,como manteiga, gordura de carnes e do leite. Mas algumas gorduras vegetais também são saturadas, como óleo de coco, de babaçu, azeite dende. Também têm gordura saturada o coco e o chocolate. Portanto, para reduzir os níveis de -: Colesterol Total e Mau Colesterol, reduza o consumo dos alimentos com colesterol (os de origem animal) e com gordura saturada. Mas para aumentar o nível do Bom Colesterol, consuma os óleos de milho, arroz, soja e azeite de oliva. Além de comer corretamente, procure fazer exercícios aeróbicos (andar, correr, pedalar, etc) todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana, durante 40 a 50 minutos cada vez.


Leia mais sobre este assunto em "Palavras do Profissional"- Dra Valéria Braile e sobre "Sedentarismo", nas nossas páginas "Saúde do Coração".


Texto produzido com informações oferecidas pelo Dr Domingo Braile e Dra Valéria Braile e de dados resumidos da revista SAÚDE ,ed.especial No 106-E. (17/07/97)

DIETA SAUDÁVEL PARA SEU CORAÇÃO

Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol


Aipo
Couve-de-bruxelas
Laranja (parte branca)

Ameixa-preta
Couve-flor
Mamão

Amora
Damasco
Mandioca

Azeite de Oliva
Ervilha
Pão integral

Aveia
Farelo de aveia
Pêra

Cenoura
Farelo de Trigo
Pêssego

Cereais integrais
Feijão
Quiabo

Cevada
Figo
Vegetais Folhosos


Alimentos Ricos em colesterol


Bacon
Creme Chantilly
Ovas de peixes

Biscoitos amanteigados
Doces cremosos
Peles de aves

Camarão
Embutidos (exceto os de aves)
Queijos amarelos

Carnes vermelhas gordas
Gema de ovo
Sorvetes cremosos

Creme de leite
Lagosta
Vísceras

Manteiga
Tutano





O principal papel dos carboidratos é proporcionar combustível energético para o corpo, sendo a glicose e o glicogênio (única forma de carboidrato estocável no corpo), as fontes energéticas utilizadas para a realização de um trabalho muscular. Daí a importância da ingestão sistemática, em quantidades apropriadas de carboidratos para manter as reservas de glicogênio corporal.

A depleção destes combustíveis (glicogênio e glicose sanguínea), impossibilita o músculo de atingir seus requerimentos de energia e sustentar a contração para o desempenho do trabalho. E apesar de proteínas e gorduras contribuírem para o “pool” energético utilizado durante a atividade muscular, tais combustíveis sozinhos não suportam as demamdas do exercício intenso.

A glicose também contribui com certa quantidade de energia durante exercício de resistência. Este processo ocorre porque o glicogênio do fígado é quebrado, liberado na corrente sanguínea e distribuído para os músculos, proporcionando assim, suprimento de glicose. No momento que a oferta de glicose diminui, seja por meio do fornecimento hepático ou pela impossibilidade de se continuar transformando proteínas e gorduras em glicose, o corpo produz grande quantidade de ácido lático, expondo assim o atleta a fadiga e hipoglecemia.

Desta maneira, torna-se evidente que a ingestão de carboidratos irá reduzir a velocidade de quebra de glicogênio muscular para a produção de energia, reduzir a quebra de proteína e retardar a fadiga, melhorando o desempenho.

Carboidrato antes do exercício

Irá evitar que o atleta sinta fome durante o treino, evita hipoglicemia, promover uma demora maior até o tempo de exaustão durante atividade física e também melhora performance, porque é o nutriente que fornece energia. O atleta não deve fazer exercício em jejum e também não deve fazê-lo com o estômago totalmente cheio. O ideal é fazer uma refeição duas horas antes do exercício e se houver necessidade, consumir uma barrinha de cereal ou uma bebida energética antes do exercício.

Carboidrato durante exercício

Alguns estudos afirmam que o consumo de carboidrato durante atividade física provoca um aumento da concentração plasmática de glicose, o que favorece um tempo maior para a fadiga se instalar, ao mesmo tempo mantém os atletas por mais tempo atentos e concentrados. O carboidrato também apresenta efeitos na concentração plasmática de insulina, o que facilita a síntese de glicogênio, após a atividade física, ou seja, favorece a restauração muscular. As bebidas energéticas ou gel são recomendadas encontram-se no mercado uma grande variedade, escolha a sua!

Carboidrato após exercício

O carboidrato após exercício entra em um aspecto muito importante, a reposição de estoque de glicogênio. E também promove o aumento da síntese protéica. O ideal é até uma hora depois do exercício físico, consumir carboidrato, porque neste período, os músculos se recuperam mais facilmente, e mais tarde fazer uma refeição com carboidrato complexo e proteína.

Como os vários carboidratos variam em relação ao seu esvaziamento gástrico e características de absorção, seguem algumas considerações importantes a serem observadas nos rótulos ou na manipulação dos produtos a serem consumidos.

Glicose: O principal efeito da ingestão de bebidas de glicose durante a atividade prolongada, parece ser uma manutenção da glicose sanguínea nos estágios finais. Juntamente com seu aumento, ocorre uma maior oxidação de carboidratos e, assim, melhora do desempenho. Entretanto, o que acho importante ressaltar é que a manutenção da glicose sanguínea meramente adia, mais do que previne, a fadiga. Esta ocorre mesmo que a glicose sanguínea possa estar dentro dos limites normais.

Polímeros de Glicose: Estes apresentam a vantagem de aumentar a composição de carboidratos na solução sem causar efeitos indesejados no esvaziamento gástrico. A ingestão de polímeros de glicose durante o exercício de intensidade moderada, prolongados mantém a glicose sanguínea. Assim, a oxidação de carboidratos é mantida num nível mais alto e o resultado é o aumento do desempemho. Um polímero de glicose muito utilizado em soluções de carboidratos é a maltodextrina.

Frutose: A inclusão de frutose em uma solução de nutrientes, previne as respostas glicêmicas associadas com a ingestão de glicose. Por esta razão, a sua inclusão tem sido proposta como uma forma de minimizar as alterações induzidas pela glicose na glicose sanguínea que ocorrem nos estágios iniciais da atividade. Como ocorre com a glicose e com polímeros de glicose, a ingestão de frutose pode melhorar o desempenho de atividades de intensidade moderada, prolongados. Vale lembrar que a concentração de frutose deve estar adequada (4% a 8%) para evitar desconforto gástrico.

Fontes Mistas de Carboidratos: As bebidas nutrientes que contém uma mistura de carboidratos podem oferecer vantagens sobre soluções contendo um único carboidrato. Essas soluções podem capitalizar sobre as desvantagens incorridas no esvaziamento gástrico ao mesmo tempo que minimizam as desvantagens desse desconforto gástrico. Como com bebidas com um único carboidrato, as soluções com carboidratos mistos mantêm a glicose sanguínea durante exercícios prolongados.

Parecem ser relativamente pequenas as diferenças dos efeitos entre glicose, sacarose, maltodextrina (moléculas de glicose unidas entre si em cadeias) e frutose no metabolismo e desempenho quando estas são ingeridas durante o exercicio. Mas cabe aqui lembrar que soluções contendo altas concentrações de sacarose e frutose podem levar a estados de desidratação e gerar desconforto gástrico respectivamente.

Constatações recentes, traduzidas nas composições dos principais líquidos de reposição disponíveis no mercado , demonstram que uma mistura de glicose, frutose e maltodextrina tem sido a opção mais empregada, principalmente, pelas diferentes velocidades de absorção e metabolização (Coleman,1996).

Portanto, em atividades de longa duração (período superior a 90 minutos), com média intensidade de trabalho entre 75 a 80% do consumo máximo de oxigênio, devem ser ingeridas soluções de carboidratos numa concentração até 10% (preferencialmente polímeros de glicose) (5,7). Os fluídos devem ser oferecidos em volumes de 150 a 200ml, com intervalos de 20 a 30 minutos. Entretanto, os efeitos benéficos da ingestão de carboidratos parecem ser mais evidentes durante os estágios finais de exercicios de longa duração , quando as reservas de carboidrato endógenas encontra-se depletadas.

Obviamente, deve-se levar em consideração a importância de um acompanhamento individualizado, a fim de se determinar a quantidade de solução ótima para cada atleta, uma vez que existem maneiras distintas de necessidades e gasto energético, bem como de absorção dos produtos pelo organismo. Cabem também cuidados referentes ao sabor (aceitação), custo e oferta do produto escolhido no mercado nacional.

A forma de ingestão do carboidrato não exerce maior influência , visto que suplementos líquidos e sólidos trazem respostas metabólicas similares. Alguns autores, sugerem, que carboidratos em forma de gel, possuem a vantagem de serem absorvidos mais rapidamente, resultando em melhor performance. Tais suplementos requerem a ingestão de água, pois o consumo sem a mesma pode desencadear um desidratação.

Colaboração:
Thais Verdi Nabholz
Nutricionista ImeN- Instituto de Metabolismo e Nutrição

Pobres são gente boa!


A gente sempre ouve por aí que dinheiro não compra felicidade. Não vamos entrar nesse mérito (algum milionário aí para comentar?) – pelo menos, não hoje. Mas o que ele realmente não compra, e aí a ciência comprova, são habilidades sociais.

Em um estudo feito nas universidades da Califórnia (EUA) e de Toronto (Canadá), voluntários mais pobres demonstraram maior capacidade de “ler” as emoções alheias e de empatia, a habilidade de se colocar no lugar do outro, do que os ricos. Outras pesquisas feitas pela mesma equipe já tinham mostrado que quanto menos dinheiro no banco, educação formal e status profissional o indivíduo tem, mais simpático, prestativo e generoso ele tende a ser.

Esse “bom mocismo” todo, os pesquisadores explicam, parece ser uma resposta às ameaças sociais às quais as pessoas de classes econômicas mais baixas estão sujeitas no dia a dia – passar longos períodos sem emprego, por exemplo. Mais vulneráveis do que quem tem dinheiro no banco (esses podem usar seu poder, status e patrimônio para se manterem seguros), os pobres tendem a recorrer à força das relações interpessoais para sobreviver.

Com método inovador, cientistas criam microscópio mais potente do mundo


Cientistas britânicos conseguiram fazer com que um microscópio ótico conseguisse enxergar objetos de cerca de 50 nanômetros (bilionésimos de metro), oferecendo um olhar inédito sobre o mundo "nanoscópico".

A técnica, que alcança a maior resolução de que se tem notícia, poderia ser utilizada para observar vírus, diz a equipe de pesquisadores.

Com a ajuda de minúsculas contas de vidro, o procedimento faz uso das chamadas ondas infinitesimais, emitidas muito próximas de um objeto e que normalmente se perdem.

Os cientistas fazem com que as contas de vidro recuperem esta luz e refaçam o foco, canalizando-a para um microscópio comum.

O método permitiu aos pesquisadores ver com os próprios olhos níveis de detalhes normalmente só identificados por observação indireta, como a microscopia através da força atômica e varreduras com emissão de elétrons.

Os detalhes foram publicados na revista acadêmica Nature Communications.

Descoberta

Utilizar a luz visível – o tipo de luz captada pelo olho humano – para observar objetos dessa escala é, de certa maneira, romper as regras da teoria da luz.

Normalmente, os menores objetos visíveis são definidos por um parâmetro conhecido como limite da difração.

Ondas leves natural e inevitavelmente se dispersam de tal maneira a limitar ao alcance do seu foco, ou o tamanho do objeto que pode ser capturado.

As ondas infinitesimais que são produzidas na superfície dos objetos tendem a se enfraquecer com a distância – mas elas não estão sujeitas ao limite da difração.

Se capturadas, as ondas infinitesimais oferecem uma resolução muito mais alta que a obtida por métodos padrões de captação de imagens, explica o pesquisador do Centro de Pesquisa de Processamento a Laser da Universidade de Manchester, Lin Li.

Observação

Para observar os objetos, a equipe colocou contas de vidro entre dois e nove milionésimos de metro na superfície das amostras.


Técnica permite observar objetos em escala só alcançada por meio indireto
As contas coletam a luz transmitida através das amostras, captando as ondas infinitesimais e focando-as de maneira a serem observadas por um microscópio comum.

A equipe conseguiu observar objetos minúsculos, como marcas em escala nanométrica em discos de Blu-Ray.

Mas o professor Li acredita que a técnica possa ser utilizada em estudos biológicos mais ambiciosos, nos quais ações em nanoescala são difíceis de observar diretamente.

"A área onde acreditamos haver interesse é a observação de células, bactérias e até vírus", afirma Li.

Métodos indiretos de observação conseguiram enxergar objetos a uma resolução de um nanômetro, e até os traços de uma única molécula. Mas nenhum deles é tão simples quanto a observação direta através do microscópio.

"Usar a tecnologia corrente requer muito tempo. Por exemplo, usar microscopia ótica fluorescente requer dois dias para preparar a amostra e a taxa de sucesso dessa preparação é de 10 a 20%", exemplifica o pesquisador.

"Isto ilustra o ganho potencial de introduzir métodos de observação direta."
BBC

Unhas dos pés podem revelar risco de câncer no pulmão, diz estudo



Cientistas americanos afirmam que a análise das unhas dos pés de uma pessoa pode indicar o risco de desenvolvimento futuro de câncer no pulmão.

Os especialistas da Universidade de San Diego, na Califórnia, descobriram que é possível analisar os níveis de nicotina em pedaços de unhas cortadas.

A pesquisa, publicada na revista especializada American Journal of Epidemiology, afirma que unhas dos pés que crescem lentamente podem funcionar como um medidor da exposição crônica ao fumo.

Segundo o estudo, as unhas dos pés não servem apenas para avaliar o risco de câncer no pulmão entre fumantes, mas também entre os não fumantes.

A pesquisa concluiu que homens com os níveis mais altos de nicotina nas unhas dos pés tinham risco três vezes maiores de desenvolver a doença do que aqueles com níveis mais baixos.

Fumo passivo

Os pesquisadores americanos analisaram 840 homens, alguns com câncer no pulmão e outros sem a doença.

Alguns dos homens com os níveis mais altos de nicotina nas unhas eram não fumantes que, possivelmente, foram expostos à nicotina através do fumo passivo.

O câncer de pulmão é o tipo de câncer mais comum no mundo, com 1,61 milhão de novos casos diagnosticados a cada ano.

A grande maioria dos casos desta doença são causados pelo fumo.
BBC

20 de mar. de 2011

Biólogos
A PROFISSÃO
Os biólogos estudam todas as formas de vida (plantas, animais e outros organismos vivos), com o objetivo de alargar e melhorar o conhecimento científico e fazer a sua aplicação prática em campos como a indústria, medicina, agricultura, silvicultura, pecuária, o meio ambiente ou a biologia marítima.
Na análise que fazem dos seres vivos têm em conta aspectos como a sua origem, estrutura, funções, distribuição, evolução, processos de reprodução e relações com o meio.
Fazem também a categorização dos seres vivos e à sua análise nos vários níveis de organização: moléculas, células, organismos, populações e ecossistemas.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
De um modo geral, as funções que usualmente desempenham são as seguintes:
Estudam os seres vivos no seu meio natural recolhendo, por vezes, alguns exemplares (espécimes) para serem observados e analisados em laboratórios.
Examinam os diversos espécimes com vista à sua identificação, classificação e conservação, utilizando para tal processos e instrumentos vários.
Desenvolvem experiências em laboratório relativas à estrutura, características e desenvolvimento de microrganismos, tais como vírus e bactérias.
var zflag_nid="203"; var zflag_cid="724060/695294"; var zflag_sid="11019"; var zflag_width="300"; var zflag_height="250"; var zflag_sz="9"; var zflag_param = "WT.qs_dlk=nTS@2ArIZ0UAAFOMgZ4AAAAv;";
Estudam as relações que se estabelecem entre a vida animal e vegetal.
Analisam os fatores associados ao meio ambiente, isto é, estudam tudo aquilo que pode interferir no ambiente.
Fazem experiências para conhecerem a estrutura e funções das células e a influência dos fatores físicos e químicos sobre células normais e anômalas
Fazem cultura de certas plantas e a criação de animais ou de microrganismos para a realização de trabalhos científicos
Estudam os dados obtidos através das observações e análises que efetuam, recorrendo, por exemplo, a métodos estatísticos e elaboram relatórios e publicações com as conclusões obtidas.
Além destas funções, os biólogos podem desempenhar outras mais específicas, dependendo da sua área de especialização ou área em que estejam a trabalhar. Muitos biólogos optam por lecionar.
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
Língua portuguesa.BiologiaQuímicaInformática (programas específicos)

Glioblastoma

“o Glioblastoma Multiforme de Grau IV é um tipo de tumor primário cerebral formado nas células da Glia, muito maligno, de alta agressividade e letalidade”. Dando esta resposta percebi que na maioria das vezes as pessoas ficavam na mesma, então passei a traduzir.
Tumor: é uma massa formada pelo crescimento de células anormais ou pela proliferação descontrolada de células. Eles podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Tecnicamente ele pode ser decorrente de uma infecção (um abscesso) ou de inflamação, mas o termo habitualmente significa um crescimento anormal (neoplasia) que pode ser maligno (câncer e outros tumores) ou benigno.
Tumor cerebral primário: são aqueles tumores que nascem inicialmente no cérebro, isto é, não são tumores que se originaram da reprodução à distância (metástase) de tumores existentes anteriormente em outros órgãos do corpo.
Existem Vários Tipos primários cerebrais: Astrocitomas; ependimomas; glioblastomas multiformes; gliomas; meduloblastomas; meningiomas; neurogliomas; oligodendrogliomas. (não sei se incluí todos).
Células da Glia: Embora a maioria das pessoas imagine que no cérebro só existem neurônios, isto não é verdade. Existem outras células, que são chamadas genericamente de células da Glia. Estas são responsáveis pela sustentação física e química do tecido nervoso (os neurônios), além de sua proteção e manutenção. Existem quatro tipos de células da Glia: astrócitos, oligodendrócitos, micróglia e células ependimárias.
Glioblastoma: é um tumor que decorre do crescimento anormal das células da Glia.
Multiforme: este tipo de tumor não tem uma forma típica, podendo apresentar os mais diversos formatos.
Grau IV: Os tumores são classificados em graus ou grades que variam de 1 a 4 (I a IV), quanto maior o grau maior a agressivadade e letalidade do tumor.
Maligno: É aquele tumor que pode se disseminar, invadindo e destruindo os tecidos (conjuntos de células) em áreas vizinhas a sua localização inicial. No caso específico de tumores cerebrais não há muito como falar em tumores benignos, pois mesmo que não se dissemina, o simples crescimento provoca danos em uma estrutura que é nobre e essencial à vida. Além disso, pelo fato do crânio ser uma estrutura fechada e rígida, a expansão da massa do tumor pode pressionar e lesar outras partes do cérebro.
Alta Agressividade: Isto diz respeito à velocidade com que um tumor cresce. No caso do Glioblastoma Multiforme de Grau IV há registros de crescimento de 100% da massa tumoral em apenas 23 dias.
Alta Letalidade: Grande capacidade de matar suas vítimas
Mais algumas informações sobre os glioblastomas multiformes:
É classificado pela organização mundial de saúde como astrocitoma grau IV;
É o tumor cerebral mais freqüente no adulto, representando mais ou menos 65% do total;
Ocorre com mais freqüência após os 50 anos, com pico na sexta década de vida.
É raro em crianças, mas também ocorre.
Raramente apresentam metástase fora do cérebro;
96% dos pacientes, mesmo quando tratados, não sobrevivem mais que 2 anos;
A sobrevida média após o diagnóstico é de 11, 9 meses;
Os Sintomas podem incluir: convulsões, cefaléia (dor de cabeça) persistente, sinais de disfunção cerebral, como fraqueza, perda da sensibilidade e uma marcha (a forma de caminhar) instável, lentidão de pensamento, sonolência e coma.
Diagnóstico: Todos os tipos de tumores cerebrais são evidenciados em uma tomografia computadorizada (TC) ou em uma ressonância magnética (RM)
Tratamento: na maioria dos casos inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia

LISTA PARA QUINTA FEIRA

1. A primeira lei de Mendel considera que :
a) os gametas são produzidos por um processo de divisão celular chamado meiose.
b) Na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.
c) Os gametas são puros, ou seja, apresentam um componente de cada par de fatores considerado.
d) O gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.
e) A determinação do sexo se dá no momento da fecundação.

2. Nas experiências clássicas, cruzando-se ervilhas com flores brancas e ervilhas com flores vermelhas, a geração F1 será constituída por flores vermelhas e a F2 terá 1/4 de indivíduos brancos e 3/4 vermelhos. Qual a afirmativa errada ?
a) a cor vermelha é dominante sobre a branca.
b) Cruzando-se os indivíduos vermelhos de F2 entre si, haverá em F3 flores brancas e vermelhas.
c) Todos os indivíduos de F1 têm o gene para branco.
d) Todos os indivíduos de F2 têm o gene para vermelho e branco.
e) Cruzando-se os indivíduos brancos de F2 entre si, os descendentes serão todos brancos.

3. Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à Genética era:
a) a relação entre genes – cromossomos.
b) A existência de cromossomos no núcleo celular.
c) A natureza química dos genes.
d) O processo de reprodução dos vegetais.
e) O processo da meiose.

4. Sabe-se que em determinada raça de gatos a pelagem preta uniforme é condicionada por gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:
a) 75% de gatos pretos e 25% de gatos brancos
b) 25% de gatos pretos, 50% de malhados e 25% de brancos.
c) 100% de gatos pretos
d) 100% de gatos brancos.
e) 100% de gatos malhados.

5. Considerando-se T, G e R genes não-alelos que se segregam independentemente, qual é a proporção esperada de indivíduos TtGGRr resultantes do cruzamento TtGgRR x ttGgrr ?
a) 1/16 b) 1/8 c) 1/4 d) 3/4 e) 9/16

6. Na espécie humana, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante I e a insensibilidade é condicionada pelo alelo recessivo i; a habilidade para o uso da mão direita (destro) é condicionada por um gene dominante E, e habilidade para a mão esquerda (canhoto), pelo alelo recessivo e. Um homem destro, sensível, cuja mãe era canhota, insensível ao PTC, casa-se com uma mulher canhota e sensível ao PTC, cujo pai era insensível. A probabilidade de o casal Ter uma criança destra e sensível é de :
a) 1/2 b) 1/4 c) 3/4 d) 1/8 e) 3/8

7. Em plantas de tomates, folhas lisas (l) são recessivas em relação a folhas recortadas (L) e a forma anã (a) é recessiva em relação à normal (A). Os fenótipos dos descendentes do cruzamento de plantas AALl terão a proporção :
a) 1 : 1 b) 1 : 2 : 1 c) 2 : 1 d) 3 : 1 e) 9 : 3 : 3 : 1

8. Em Drosophila melanogaster , os alelos recessivos dumpy e ebony estão em cromossomos não-homólogos. Do cruzamento entre indivíduos duplamente heterozigotos, a proporção esperada de indivíduos que apresentam ao mesmo tempo os fenótipos dumpy e ebony é de :
a) 1/2 b) 1/4 c) 1/8 d) 1/16 e) 1/32

9. Em um cruzamento de mosca de asa curta e corpo cinzento com mosca de asa longa e corpo ébano (asa longa domina asa curta e corpo cinzento domina corpo ébano), obteve-se o seguinte resultado : duzentas moscas de asa longa e corpo cinzento; 180 de asa curta e corpo cinzento; 180 de asa longa e corpo ébano e 190 de asa curta e corpo ébano. O genótipo provável dos pais será:
a) ccEE x Ccee b) CcEe x CcEe c) ccee x ccee d) ccEe x Ccee
f) CCEE x Ccee

10. A cor preta da pelagem de cães de raça Cocker spaniel é condicionada por um gene dominante B e a cor vermelha pelo seu alelo recessivo b. O padrão uniforme da pelagem é condicionado por um outro gene dominante S, cujo alelo recessivo s condiciona padrão malhado. Ambos os pares de genes são autossômicos. Um cão macho de pelagem preto-uniforme foi cruzado com uma fêmea preto-malhada. Deste cruzamento nasceram 8 filhotes : 3 preto-uniformes e 3 preto-malhados, 1 vermelho- uniforme e 1 vermelho- malhado. Quais os prováveis genótipos dos pais e dos dois filhos que apresentaram pelagem vermelha ?

11. Numa espécie de planta, a cor amarela da semente é dominante sobre a cor verde, e a textura lisa da casca da semente é dominante sobre a rugosa. Os locos dos genes que condicionam esses dois caracteres estão em cromossomos diferentes. Da autofecundação de uma planta duplo-heterozigota, foram obtidas oitocentas plantas. Qual o número esperado de plantas:

a) com sementes verde-rugosas ?
b) com sementes amarelas ?

12. Relacione todos os diferentes gametas que podem ser produzidos pelos seguintes indivíduos :
a) AABBCc b) aaBbCc c) AaBbccDd

13. Entre os galináceos, a presença de crista é produzida pelo gene dominante C e a ausência por seu alelomorfo recessivo c. A cor preta das penas R_ é dominante sobre a cor vermelha rr. Uma ave homozigota de penas pretas, sem crista, é cruzada com uma homozigota de penas vermelhas, com crista. Que proporções fenotípicas e genotípicas poderíamos esperar do cruzamento-teste envolvendo somente aves de F1 pretas e com crista ? Lembre-se de computar as freqüências relativas dos diferentes genótipos desta classe fenotípica.

14. O alelomorfo dominante L condiciona o pêlo curto nas cobaias e seu alelomorfo recessivo l condiciona os pêlos longos. Alelomorfos codominantes em um locus de segregação independente condicionam a cor dos pêlos, tal como CYCY = amarelo, CYCW = creme, e CWCW = branco. Dos acasalamentos entre diíbridos de pêlos curtos, cor creme (LlCYCW) determine a proporção fenotípica esperada entre os descendentes.

18 de mar. de 2011

Nomes científicos

Nome Popular
Nome Científico


Nome Popular
Nome Científico
Abelha
Apis mellifera
Girafa
Giraffa camelopardalis
Barata
Supella longipalpa
Jacaré do Pantanal
Caiman crocodilus
Camelo
Struthio camelus
Leão
Panthera leo
Baleia comum
Balaenoptera physalus
Leopardo
Panthera pardus
Boi
Bos taurus
Lobo
Canis lupus
Burro
Equus asinus
Lontra
Lutra longicaudis
Cão
Canis lupus familiaris
Mosca doméstica
Musca domestica
Camelo
Camelus bactrianus
Onça
Panthera onca
Canguru
Macropus rufus
Orca
Orcinus orca
Cascavel
Crotalus durissus
Porco
Sus domesticus
Chipanzé
Pan troglodytes
Pulga comum
Pulicidae
Crocodilo
Crocodylus acutus
Tubarão branco
Carcharodon carcharias
Elefante Africano
Loxodonta africana
Urubú rei
Sarcorhamphus papa
Galinha
Gallus gallus domesticus
Urso Panda
Ailuropoda melanoleuca
Gato
Felis silvestris catus
Vaca
Bos taurus taurus
Conhecemos muitas espécies de árvores pelo nome comum (popular), ou seja os nomes que as pessoas deram e que foram passando de geração para geração através da cultura popular. Porém, os botânicos (pesquisadores que estudam as espécies do reino vegetal) e outros cientistas que estudam árvores, criaram nomes científicos. Muitos destes nomes possuem significados de acordo com as caractererísticas da árvore ou dos frutos que produz. Veja abaixo alguns exemplos.
Nome Popular
Nome Científico

Nome Popular
Nome Científico
Abacateiro
Persea americana
Fruta-pão
Artocarpus altilis
Amoreira
Morus nigra
Imbuia
Ocotea porosa
Araça
Psidium cattleianum
Ipê Amarelo
Tecoma serratifolia
Araucária
Aruacaria spp
Jabuticabeira
Plinia trunciflora
Cacaoeiro
Theobroma cacao
Jambeiro
Eugenia malaccensis
Cajueiro
Anacardium occidentale
Jasmim
Rudgea jasminoides
Caquizeiro
Diospyros kaki
Jatobá
Hymenaea courbaril
Carvalho
Quercus spp
Jequitibá rosa
Cariniana legalis
Cedro
Cedrus spp
Laranjeira
Citrus sinensis
Chourão
Salix babylonica
Louveira
Cyclolobium vecchi
Cipreste
Cupressus macrocarpa
Macadâmia
Macadamia integrifolia
Embaúba
Cecropia hololeuca
Macieira
Malus sylveltris
Espinheira-Santa
Maytenus ilicifolia
Mamona
Ricinus communis
Eucalipto
Eucalyptus spp
Nogueira
Carya illinoinensis
Figueira
Ficus carica
Oliveira
Olea europaea

14 de mar. de 2011

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