Tecnologia do Blogger.

16 de out. de 2016

EXERCÍCIOS SOBRE MITOSE E MEIOSE

01. (UEM) Nos organismos sexuados, ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, que é uma divisão equacional, ou seja, as células-filhas têm número de cromossomos igual ao da célula-mãe; e a meiose, uma divisão reducional, ou seja, o número de cromossomos das células-filhas é reduzido à metade em relação ao da célula-mãe. Com relação a essas divisões, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – A interfase é um período em que a célula está em repouso.
1 1 – As células cancerosas não respondem aos mecanismos de controle que fazem uma célula iniciar e parar o ciclo celular de acordo com as necessidades do organismo.
2 2 – Um recém-nascido tem cerca de um bilhão de células. Quando adulto apresentará o mesmo número de células, porém elas serão maiores em decorrência de especialização, nutrientes e organelas.
3  3 – Enquanto a mitose produz dois núcleos idênticos entre si e idênticos ao núcleo inicial, a meiose produz, via de regra, quatro não idênticos entre si.
4 4 – A anáfase I da meiose e a anáfase da mitose são idênticas, os centrômeros dos cromossomos são duplicados e as cromátides se separam.
02. (SANTA CASA-SP) Considere os esquemas a seguir que representam núcleos de 6 células com seus cromossomos.
02
Qual das alternativas abaixo indica, respectivamente, célula diploide resultante de mitose e célula haploide resultante de meiose?
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) IV e V.
e) V e VI.
03. (FGV) Uma das diferenças da meiose, em relação à mitose, é que na meiose as células-filhas são geneticamente diferentes da célula-mãe. Essa afirmação está:
a) Errada. Tanto na mitose quanto na meiose as células-filhas são geneticamente iguais à célula-mãe.
b) Errada. O que diferencia a mitose da meiose é o fato de que na primeira são produzidas quatro células-filhas, enquanto na meiose são produzidas apenas duas.
c) Errada. Na meiose, as células-filhas têm apenas metade do número inicial de cromossomos, mas ainda assim cada uma delas apresenta os mesmos alelos presentes na célula-mãe.
d) Correta. O crossing-over e a segregação das cromátides irmãs, na segunda divisão, promovem a recombinação do material genético herdado da célula-mãe.
e) Correta. A segregação dos cromossomos homólogos, na primeira divisão, resulta em células-filhas com diferentes conjuntos alélicos em relação àquele da célula-mãe.
04. (UNICENTRO) No mundo organizado e integrado dos nossos órgãos e tecidos, também aparecem Coringas celulares, anárquicos e destrutivos — são os tumores malignos. O câncer é uma doença genética de células somáticas — a manifestação de um genoma profundamente alterado. Ele emerge da multiplicação desenfreada e expancional de uma única célula que, por meio de mutações cumulativas, perde as amarras sociais que ditavam seu bom comportamento no tecido e se torna, em essência, um sociopata celular.
(NO MUNDO organizado…, 2010).
Acerca dos conhecimentos relacionados aos processos de divisão celular e da formação de células cancerosas e com base na análise do texto, pode-se afirmar:
a) O crescimento celular contribui para o desenvolvimento anômalo de células somáticas, o que pode vir a acarretar o câncer.
b) As células que se encontram na Fase G0 do ciclo celular são incapazes de se tornar cancerosas.
c) A divisão de células somáticas resulta na geração de células com metade do material genético das que lhe deram origem.
d) Os processos de verificação e reparo do DNA duplicado durante a fase S do ciclo celular reduzem as chances da formação de uma célula cancerosa.
05. (UNIOEST) Crossing-over ou permuta e um importante fenômeno que ocorre na prófase I meiótica, responsável pela recombinação entre os diferentes pares de genes de cromossomos homólogos. O desenho abaixo representa um par de cromossomos homólogos, com 3 genes: gene A, gene e gene C, cada um destes possuindo dois alelos (alelo dominante e alelo recessivo). A partir deste desenho, assinale a alternativa correta.
05
a) Se houver crossing-over apenas na região 1 serão produzidos gametas com as combinações ABC, abc, ABc e abC.
b) Se houver crossing-over apenas na região 2 serão produzidos gametas com as combinações ABC, abc, Abc e aBC.
c) Se houver crossing-over nas regiões 1 e 2 serão produzidos gametas com as combinações ABC, abc, AbC e aBc.
d) Se houver crossing-over apenas na região 1 serão produzidos somente gametas com as combinações Abc e aBC.
e) Se houver crossing-over apenas na região 2 serão produzidos somente gametas com as combinações ABc e abC.
06. (PUC-MG) O câncer é hoje uma das doenças mais preocupantes no mundo não só pelos milhões de mortes que causa a cada ano, mas também pela dificuldade de tratamento e pelas difíceis condições de vida que impõe aos doentes. O número de vítimas vem crescendo e, segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil. O número de mortes decorrentes desse mal aumentou 22% nos últimos 25 anos. Os tipos mais comuns são os de pele, mama, próstata, estômago, pulmão e colo de útero.
Fonte: http://www.revistaescola.abril.com.br
Leia as afirmativas abaixo.
I. O câncer é uma proliferação celular anormal e maligna, em que as células se dividem ao longo da vida de uma pessoa, principalmente durante a fase de crescimento.
II. A mitose é um processo bem controlado pelo organismo normal, de forma que os diferentes tipos de célula podem alcançar números ideais sem interferir no funcionamento dos órgãos, o que garante a saúde do indivíduo.
III. Em determinadas condições, classicamente associadas a mutações na molécula de DNA e anormalidades cromossômicas, uma ou mais células podem “burlar” os mecanismos de controle e começar a se reproduzir além do normal, dando origem ao câncer.
Estão corretasas alternativas:
a) II e III, apenas.
b) I, II e III.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
07. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) O chamado ciclo vital de uma célula eucariota compreende um conjunto bem definido de etapas, designadas de G1, S, G2 e a divisão (mitose ou meiose), cada uma das quais ocorrendo, nos organismos multicelulares, em intervalos de tempo que são basicamente constantes para cada tecido. Entretanto, as células de uma neoplasia (câncer) multiplicam-se de forma muito rápida, pois em seus ciclos vitais ocorre drástica redução do tempo de duração dos períodos:
a) G1 e S.
b) G1 e G2.
c) S e G2.
d) De divisão.
e) G2 e de divisão.
08. (FUVEST) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0  0 – Durante todas as fases do ciclo celular, a quantidade de DNA é constante.
1  1 – No período G1 existe metade da quantidade de DNA existentes em G2.
2 2 – No período G2, os cromossomos já estão individualizados, podendo ser vistos facilmente.
3  3 – Durante a interfase o DNA e o RNA são continuamente sintetizados.
4  4 – No período G1 ocorre uma discreta síntese de RNA e de proteínas.
09. (UEMS) Na divisão celular, no fim da telófase, tem início um processo de estrangulamento na região mediana que termina por dividir a célula em duas, por começar na periferia e avançar para o centro da célula, esse tipo de divisão citoplasmática é chamada de citocinese centrípeta. Em que tipo de célula ocorre esse tipo de divisão?
a) Em células vegetais.
b) Em bactérias e células vegetais.
c) Em células animais.
d) Em células animais e vegetais.
10. (IFSC) A célula constitui a unidade morfológica e funcional dos seres vivos e está sempre em constante atividade, o que inclui a sua divisão e consequentemente a origem de novas células. Sobre o ciclo celular, é corretoafirmar que:
I   II
0  0 – Na fase do ciclo celular, denominada de interfase, o núcleo é basicamente constituído por carioteca, cariolinfa, nucléolo e cromatina.
1  1 – A divisão celular identificada como meiose, determina um processo em que uma célula originará duas células-filhas.
2  2 – Na metáfase, os cromossomos ocupam a região mediana da célula, constituindo a placa equatorial, e estão em condensação máxima o que os torna bem visíveis ao microscópio óptico.
3  3 – Na anáfase, os cromossomos estão localizados nos polos da célula; começam a se descondensar e adquirem novamente o aspecto de filamento de cromatina.
4  4 – A duplicação das moléculas de DNA ocorre durante o período S (síntese) da interfase.
11. O ciclo celular é dividido em duas etapas: divisão Celular e interfase. Nesta última etapa (interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
I   II
0  0 – O tempo que as células permanecem na etapa chamada de Interfase é o mesmo entre os diferentes tipos celulares.
1   1 – Na fase S da Interfase ocorre o processo de duplicação do DNA.
2  2 – Durante a Interfase o DNA está em plena atividade, formando o RNA com as informações para a síntese proteica.
3  3 – A  frequência com  que  as  células entram em divisão celular varia com o tipo e o estado fisiológico de cada uma delas.
4  4 – Na etapa chamada  de  divisão celular, pode ocorrer tanto a mitose como a meiose, em qualquer célula do corpo humano.
12. (FUVEST)A droga vimblastina é um quimioterápico usado no tratamento de pacientes com câncer. Tendo em vista que essa droga impede a formação dos microtúbulos, sua interferência no processo de multiplicação celular será na:
a) Condensação dos cromossomos.
b) Descondensação dos cromossomos.
c) Duplicação dos cromossomos.
d) Migração dos cromossomos.
e) Reorganização dos nucléolos.
13. (UECE) Examine a figura abaixo e indique, respectivamente, as proteínas contráteis 1 e 2, que promovem o estrangulamento, com consequente separação das células, ao término da citocinese, marcando a opção correta.
13
a) Colágeno e queratina.
b) Tubulina e elastina.
c) Miosina e actina.
d) Dineína e flagelina.
14. (OSEC-SP) Qual dos materiais abaixo é o menos adequado para estudo da mitose.
a) Ápice da raiz de cebola.
b) Retina do olho.
c) Embrião de ouriço-do-mar.
d) Medula óssea vermelha.
e) Bulbo capilar.
15. (COVEST) Analise as proposições apresentadas com relação ao tópico “divisão celular”.
I  II
0 0 – Nos  organismos  pluricelulares, o  crescimento e a reparação dos tecidos ocorrem através de mitose.
1 1  – Na mitose ocorre recombinação de genes e formam-se, ao final do processo quatro células, todas 2n (diploide) como a célula mãe.
2 2 – Em organismos  adultos, células  em que a capacidade de divisão diminui, podem voltar a se dividir ativamente, como é o caso de células ósseas, após a ocorrência de fraturas.
3 3 – No processo  de  meiose  ocorre  uma duplicação  cromossômica  para duas divisões celulares.
4 4 – Na primeira  divisão meiótica  ocorre segregação  das cromátides-irmãs de cada cromossomo e na segunda divisão ocorre a separação dos cromossomos homólogos de cada par.
16. (PUC-MG) Abaixo estão enunciados alguns processos biológicos relacionados das divisões celulares.
I. Regeneração e crescimento de indivíduos multicelulares.
II. Produção de gametas.
III. Divisão de células haploides.
IV. Ocorrência de mutações.
V. Possibilidade de recombinação cromossômica.
VI. Separação de cromossomos homólogos.
São processos comuns à mitose e à meiose:
a) II e IV, apenas.
b) IV e VI, apenas.
c) III, IV e VI.
d) I, IV e VI.
e) I, II, V e VI.
17. (UFV) Considere uma célula de um organismo diploide em metáfase I. Existem quantos alelos de um loco gênico autossômico?
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
18. (UNICAP) Analise as figuras abaixo a fim de responder às proposições 0-0, 1-1 e 2-2.
18
I   II
0  0 – A figura 1 representa uma célula com tetraploidia.
1  1 – A figura 2 representa uma célula com inicio de citocinese centrífuga.
2  2 – A figura 4 representa uma célula eucariótica animal em metáfase.
3  3 – O pareamento dos cromossomos é um processo exclusivo de ocorrência em meiose.
4  4 – Uma célula somática com quatro cromossomos, ao se dividir, apresenta, na metáfase, quatro cromossomos distintos, cada um com duas cromátides.
19. (ENADE) A figura a seguir representa variações na quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula. (X = unidade arbitrária de DNA por célula). A análise do gráfico revela que:
19
a) As fases 1, 2 e 3 representam os períodos G1, S e G2, que resumem todo o ciclo vital de uma célula.
b) As fases 1, 2 e 3 representam o período em que a célula se encontra em interfase, e as fases 4, 5, 6 e 7, subsequentes, são características da célula em divisão mitótica, quando, ao final, ocorre redução à metade da quantidade de DNA na célula.
c) As fases de 1 a 5 representam a meiose I, enquanto a meiose II está representada pelas fases 6 e 7.
d) A célula representada no gráfico é uma célula diploide que teve a quantidade de seu DNA duplicada no período S da interfase (fase 2) e, posteriormente, passou pelas fases da meiose, originando células filhas com metade da quantidade de DNA (fase 7, células haploides).
e) A fase 3 é caracterizada por um período em que não há variação na quantidade de DNA na célula, portanto, essa fase representa uma célula durante os períodos da mitose: prófase, metáfase e anáfase.
20. (UFSC) A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos, pois permitem que o número de cromossomos de uma célula permaneça igual, ou seja, reduzido para possibilitar sua restauração numérica após a fecundação. Com relação aos eventos e aos resultados desses dois processos, é correto afirmar que:
I   II
0 0 – Uma mutação que ocorra em uma das cromátides de uma célula somática será transmitida a todas as suas células-filhas, através da divisão mitótica.
1  1 – A Mitose é o sistema de reprodução dos organismos nos quais não existe a presença de sexo nem a formação de células germinativas.
2  2 – Se considerarmos, em uma mesma espécie, duas células-filhas, uma originada por Mitose e a outra por Meiose, a primeira conterá metade do número de cromossomos e o dobro da quantidade de DNA da segunda.
3  3 – Nos dois processos, ocorre a compactação da cromatina, fenômeno este que, além de facilitar a divisão correta dos cromossomos, impede que o material genético seja atacado por enzimas, presentes no citoplasma, que destroem o DNA.
4  4 – Na Meiose, existe a possibilidade de ocorrer o fenômeno de recombinação, que é a troca de segmentos entre quaisquer dois cromossomos, gerando, com isso, alta variabilidade genética para os indivíduos envolvidos.
21. (UFPB) A figura abaixo representa uma célula, durante o período G1 do ciclo celular, com número diploide de cromossomos igual a quatro (2n = 4).
21A
A seguir estão esquematizadas três anáfases possíveis, em A, B e C, caso essa célula se divida por meiose ou mitose.
21B
De acordo com os esquemas, assinale a(s)
Alternativa(s) correta(s).
I   II
0  0 – As três anáfases esquematizadas ocorrem durante a meiose.
1  1 – A anáfase esquematizada em A representa a anáfase I da meiose.
2  2 – A anáfase esquematizada em B representa a anáfase II da meiose.
3  3 – A anáfase esquematizada em A apresenta oito moléculas de DNA.
4  4 – A anáfase esquematizada em C corresponde à anáfase da mitose.
22. (VUNESP) O ciclo celular envolve a interfase e as divisões celulares, que podem ser mitose ou meiose. A meiose é um tipo de divisão celular que originará quatro células com o número de cromossomos reduzido pela metade. Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
a) Interfase é um período em que ocorre apenas a duplicação do material genético.
b) Na anáfase I cada cromossomo de um par de homólogos é puxado para um dos os polos da célula.
c) O crossing-over ocorre entre os cromossomos não homólogos.
d) Na telófase I os cromossomos separados em dois lotes sofrem duplicação do material genético e as membranas nucleares se reorganizam.
e) Quiasmas são as permutas que ocorrem entre cromátides irmãs que permitem a variedade de gametas.
23. (UEPB) Sobre a meiose é correto afirmar que:
a) O pareamento dos cromossomos é um processo exclusivo da meiose.
b) Ocorre apenas na formação de gametas.
c) Ocorre em organismos procariontes.
d) É o processo que origina quatro células diploides.
24.(UFSCar) Sessenta células de um animal, com a constituição representada na figura abaixo sofrem meiose.
24
São esperados, apresentando constituição ABC:
a) 30 células.
b) 60 células.
c) 90 células.
d) 120 células.
e) 180 células.
25. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
I   II
0  0 – Considerando a figura abaixo, que representa uma célula na anáfase meiótica e supondo que não haja aberrações cromossômicas, o número n característico da espécie à qual pertence ela pertence é igual a 6.
26.0
1  1 – O esquema abaixo ilustra uma célula animal em anáfase I.
26.1
2  2 – Nas  células  somáticas  da   espécie  humana,  os  fenômenos  de duplicação do DNA e separação dos centrômeros ocorrem, respectivamente, na interfase e telófase.
3  3 – O  uso  de  colchicina   na  cultura  de  linfócitos  humanos  in vitro provoca o acúmulo de metáfases, em face de ela interferir na condensação cromossômica.
4  4 – Uma célula  somática  que tem 4  cromossomos,  ao se  dividir, deverá apresentar na metáfase 8 cromossomos, cada um deles com uma cromátide.
26. (UFMG) Observe o esquema abaixo, em que as representações estão numeradas de I a VI:
26
Considerando-se esse esquema, é incorreto afirmar que:
a) A primeira divisão mitótica ocorre entre a fase II e a fase III.
b) As células são totipotentes na fase IV.
c) o número de células é diferente na fase V e na fase VI.
d) os cromossomos homólogos estão pareados na fase I.
27. (ENADE) O trabalho de Mendel com hibridação de ervilhas, publicado em 1866, forneceu subsídios para a compreensão das observações citológicas sobre o comportamento dos cromossomos na formação dos gametas. Em seu trabalho, Mendel afirmava que os fatores, que hoje chamamos de genes, separavam-se na formação dos gametas e se uniam na formação do zigoto. Além disso, argumentava que diferentes fatores se separavam nesse processo de maneira independente entre si. Essas duas afirmações correspondem a observações citológicas da meiose, tal como esta ocorre na maioria das espécies, as quais mostram, respectivamente, que:
a) Os cromossomos homólogos se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
b) Os cromossomos homólogos se separam na fase I e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
c) Os cromossomos homólogos se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é dependente da dos demais.
d) As cromátides irmãs se separam na fase I e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
e) As cromátides irmãs se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é dependente da dos demais.
28. (UFMG) Assinale a(s) proposição(ões) que completa(m) de forma correta a afirmativa a seguir: “Por meiose, uma célula ……. com …… cromossomos formará …… células ……., com …… cromossomos cada uma”.
I   II
0  0 – 2n, 20, 02, 2n, 20.
1  1 – Diploide, 10, 04, haploides, 05.
2  2 – n, 10, 02, 2n, 05.
3  3 – Haploide, 05, 04, n, 20.
4  4 – 2n, 30, 04, n, 15.
29. (FUVEST) Em certa linhagem celular, o intervalo de tempo entre o fim de uma mitose e o fim da mitose seguinte é de 24 horas. Uma célula dessa linhagem gasta cerca de 12 horas, desde o início do processo de duplicação dos cromossomos até o início da prófase. Do fim da fase de duplicação dos cromossomos até o fim da telófase, a célula gasta 3 horas e, do inicio da prófase até o fim da telófase, ela gasta 1 hora. Com base nessas informações e nos seus conhecimentos sobre mitose assinale a alternativa correta:
a) A duração da mitose é de 2 horas.
b) A duração do período S é de 12 horas.
c) A duração da interfase é de 11 horas.
d) a duração do período G2 é de 2 horas.
e) a duração do período G1é de 21 horas.
30. (COVEST) Analise atentamente as seguintes imagens e avalie as proposições abaixo, assinalando na coluna I a(s) correta(s) e na II a(s) falsa(s):
30
I   II
0  0 – A colchicina interrompe este processo no estágio representa pela imagem E.
1  1 – O ciclo celular  corretamente ordenado seria representado pela sequência DCABE.
2  2 – A duplicação  do DNA dos cromossomos ocorre no estágio representado pela imagem D.
3  3 – A sequência ACBED representa o ciclo celular durante a mitose.
4  4 – Os períodos  denominados G1, S e G2 ocorrem  no estágio representado pela imagem E.
31. A mitose e a meiose são dois tipos de divisão celular. Com relação a esses processos, verifique as proposições verdadeiras.
I. A mitose é uma divisão do tipo equacional.
II. A meiose ocorre em quatro etapas sucessivas.
III. O número de cromossomos das células resultantes de ambos os processos é igual ao das células que lhe deram origem, porém somente as células que sofrem meiose podem apresentar recombinação gênica.
IV. A mitose ocorre nas células somáticas.
V. A meiose ocorre na linhagem germinativa, quando da produção dos gametas.
VI. Ambos os processos ocorrem em todos os seres vivos.
a) Todas as frases estão incorretas.
b) Todas as frases estão corretas.
c) Há três frases incorretas.
d) As proposições I, II, III e V estão corretas.
e) As proposições II, III, IV e V estão incorretas.
32. (FUVEST) Sabemos que as regiões cromossômicas organizadoras dos nucléolos são as responsáveis pela produção de RNA ribossômico. Por outro lado, sabemos que os nucléolos são ricos em RNA ribossômicos e que eles gradualmente desaparecem durante os processos de divisão celular. A explicação para esse fato poderia ser:
a) Durante a divisão, a célula gasta RNAr.
b) Como novas células serão originadas, é preciso mais RNAr, que o nucléolo, armazenador, distribuirá ao desaparecer.
c) O RNAr iria para as mitocôndrias e, juntamente com os cloroplastos, refaria novos nucléolos.
d) Os nucléolos são orgânulos indispensáveis para a condensação cromossômica e, por isso, devem desaparecer na divisão.
e) O nucléolo só desaparece na mitose, permanecendo como estrutura bem diferenciada na meiose.
33. (UNIRIO) Quanto ao comportamento dos cromossomos nas divisões celulares, podemos afirmar:
a) Na telófase I, os cromossomos homólogos migram para polos opostos da célula.
b) O centrômero fica sempre localizado em uma das extremidades do cromossomo, na telófase II da meiose.
c) Na prófase da mitose, cada cromossomo é constituído por duas cromátides.
d) No período G1 da interfase, cada cromossomo é constituído por duas cromátides.
e) O nucléolo é a região do cromossomo pela qual ele se une às fibras do fuso na metáfase da mitose.
34. (COVEST) Uma evidente diferença existente entre a anáfase da mitose e as anáfases I e II da meiose é que os cromossomos em migração para os polos celulares são:
a) Irmãos nas anáfases I e II e homólogos na anáfase da mitose.
b) Homólogos nas anáfases I e II e irmãos na anáfase da mitose.
c) Homólogos na anáfase I e irmãos na anáfase II e na anáfase da mitose.
d) Irmãos na anáfase I e anáfase da mitose e homólogos na anáfase II.
e) Irmãos nas anáfases I e II e na anáfase da mitose.
35. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0  0 – Em um ser com 2n igual a 6, a figura abaixo representa a metáfase II.
35.0
1  1 – Com  base nas figuras a seguir que representam células de raiz de cebola em diversas fases da mitose, a sequência correta em que essas fases ocorrem é IV → II → I → III → V.
35.1
2  2 –  As sementes de uma determinada planta, cujo número cromossômico 2n = 24, foi embebida em uma solução. Após a germinação, as plantas apresentaram 48 cromossomos. Com base no exposto, pode-se concluir que a solução continha colchicina.
3  3 – Quando uma célula diploide sofre  meiose, o  seu número de cromossomos é reduzido a 1/4.
4  4 – Considerando a partir do  período G2,  quando uma  célula diploide sofre meiose, o seu número de DNA é reduzido a 1/4.
36. (CONVESUNC-SP) Os movimentos cromossômicos representados nas figuras A e B, correspondem, respectivamente, a:
36
a) Anáfase de mitose e anáfase II da meiose.
b) Anáfase I da meiose e anáfase da mitose.
c) Anáfase da mitose e anáfase I da meiose.
d) Anáfase I da meiose e anáfase II da meiose.
e) Anáfase I da meiose e metáfase da mitose
37. (UNIRIO) Nas figuras abaixo, as células A e B, respectivamente, encontram-se em processo de divisão celular.
37
Identifique, entre as opções apresentadas abaixo, a que caracteriza as fases do processo de divisão celular e o tipo de célula, se animal ou vegetal, referentes às respectivas figuras A e B.
a) Anáfase I de meiose de célula animal; metáfase de mitose de célula vegetal.
b) Anáfase I de meiose de célula vegetal; anáfase de mitose em célula animal.
c) Metáfase I de meiose em célula vegetal; anáfase I de meiose em célula vegetal.
d) Telófase II de célula animal; anáfase de mitose em célula animal.
e) Interfase de célula vegetal; anáfase de célula animal.
38. (U. F. OURO PRETO) Depois que a carioteca se desintegra, os cromossomos são presos às fibras do fuso mitótico pelos centrômeros. O nome que se dá à fase, quando os cromossomos se dispõem na região equatorial da célula é:
a) Anáfase.
b) Interfase.
c) Metáfase.
d) Prófase.
e) Telófase.
39. (UFV) Como reconhecimento de seus trabalhos pioneiros relacionados ao ciclo celular, Leland H. Hartwell, Tim Hunt e Paul Nurse receberam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2001. Com relação ao ciclo celular em eucariotos, assinale a afirmativa correta:
a) A célula em G1 perde as suas atividades metabólicas.
b) A síntese de DNA e RNA é mais intensa durante a fase G2.
c) A fase S caracteriza-se principalmente por intensa atividade nucleolar.
d) Em células totalmente diferenciadas o ciclo é suspenso em S.
e) A célula em G1 possui metade da quantidade de DNA comparada a G2.
40. (UERJ) O gráfico I adiante mostra a relação entre a velocidade de crescimento da célula e seu ciclo de divisão celular, em um organismo de vida livre, como a levedura, em condições favoráveis de nutrição. Foi testada, experimentalmente, a mesma relação em condições desfavoráveis de nutrição, obtendo-se o resultado expresso no gráfico II:
40
(Adaptado de ALBERTS, B. et al., “Biologia Molecular da Célula”.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.)
Quanto à reação dessas leveduras a condições desfavoráveis de nutrição, podem-se perceber as seguintes consequências, respectivamente, em relação à maior massa atingida pela célula e à duração do ciclo de divisão celular:
a) Diminui – diminui.
b) Diminui – não se altera.
c) Aumenta – não se altera.
d) Não se altera – aumenta.
41. (CESGRANRIO) Os esquemas 1 e 2, mostrados abaixo, representam estágios funcionais do núcleo celular e estão relacionados com a divisão celular, eles nos permitem afirmar que:
41
I. O processo 1 ocorre na mitose e o processo 2 ocorre na meiose.
II. Tanto o processo 1, quanto o processo 2 ocorrem na meiose, enquanto  o processo 2 não se encontra na mitose.
III. Os processos 1 e 2 ocorrem tanto na meiose, quanto na mitose.
Assinale:
a) Se somente I for verdadeira.
b) Se somente I e III forem verdadeiras.
c) Se somente II for verdadeira.
d) Se somente III for verdadeira.
e) Se somente I e II forem verdadeiras.
42. (PUC-MG) Para um determinado organismo multicelular, os termos crescimento e desenvolvimento são frequentemente utilizados como sinônimos. No entanto, o termo crescimento é mais bem empregado para definir o aumento de tamanho por multiplicação celular ou aumento de volume celular. O termo desenvolvimento é mais apropriado para definir o processo de diferenciação celular, normalmente associado com o crescimento e com a geração de diversidade morfológica e funcional em um organismo multicelular. Sobre esse assunto, é correto afirmar, exceto:
a) As células somáticas de um organismo possuem normalmente o mesmo genoma.
b) Mutações e recombinações gênicas são os principais responsáveis pela diversificação dos tipos celulares de um organismo.
c) Diferenciação celular é um processo comum que envolve regulação da expressão gênica em animais e vegetais.
d) Seres multicelulares que realizam reprodução sexuada podem apresentar diferenciação celular em seu desenvolvimento.
43. (UDESC) Assinale a alternativa correta quanto à característica da meiose.
a) Quando sofre mutações, estas são do tipo somáticas e induzem a célula à apoptose.
b) Garante a manutenção das características genéticas ao longo dos anos.
c) Garante a variabilidade genética da espécie, através do crossing-over.
d) Reduz as características genéticas do indivíduo pela metade, ou seja, incompletas.
e) Reduz as características da célula, por isso requer uma nova duplicação do material genético.
44. (PUC-RS) Sabe-se que durante o desenrolar do ciclo celular os cromossomos adquirem configurações diversas. Na figura abaixo estão representadas duas delas, que podem ser encontradas, respectivamente, na:
44
a) Metáfase e anáfase.
b) Anáfase e telófase.
c) Interfase e prófase.
d) Interfase e anáfase.
45. (UFPA) A meiose é um processo de divisão celular em que o número de cromossomos é reduzido à metade nas células-filhas. A divisão reducional ocorre na:
a) Divisão I da meiose porque há a separação dos cromossomos homólogos.
b) Divisão II da meiose porque a duplicação cromossômica apenas precede a divisão I.
c) Divisão II da meiose porque as células formadas são diploides.
d) Divisão II da meiose porque ocorre a separação das cromátides-irmãs.
e) Divisão I da meiose porque cada cromossomo está formado por duas cromátides.
46. (UNESP) Em relação ao esquema abaixo, relacionado com o ciclo de vida de um animal de reprodução sexuada são feitas as afirmações a seguir:
46
I. Os quadros 1 e 2 correspondem, respectivamente, aos estágios haploide e diploide.
II. O número 3 corresponde à meiose e esta favorece um aumento da variabilidade genética.
III. O número 4 corresponde à mitose e esta ocorre somente em células germinativas.
IV. O número 5 corresponde à fertilização, onde ocorre a combinação dos genes provenientes dos pais.
Estão corretas as afirmações;
a) I e II, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) II, III e IV, apenas.
47. (ACAFE-SC) Em relação à mitose, são feitas as afirmativas abaixo:
I. A condensação gradual da cromatina que culmina com a formação dos cromossomos caracteriza a prófase.
II. A disposição dos cromossomos na placa da zona equatorial de uma célula caracteriza a metáfase.
III. Após a divisão longitudinal dos cromossomos e a migração dos cromossomos filhos para os polos da célula, haverá reconstrução dos envoltórios nucleares durante a anáfase.
Assinale:
a) Se somente I e II estiverem corretas.
b) Se somente II e III estiverem corretas.
c) Se somente I e III estiverem corretas.
d) Se somente II estiver correta.
e) Se I, II e III estiverem corretas.
48. (UFSC) A meiose caracteriza-se pela ocorrência de apenas uma duplicação do material genético para cada duas divisões nucleares, e é responsável pela formação de células haploides a partir de células diploides. Em relação a esse tipo de divisão celular, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
I   II
0  0 – A redução, pela metade, do número cromossômico confere à meiose uma importância fundamental na manutenção do número constante de cromossomos da espécie.
1  1 – A primeira divisão meiótica é reducional, enquanto a segunda é equacional, já que a partir delas são formadas duas células diploides e quatro células haploides, respectivamente.
2  2 – As anáfases I e II são semelhantes entre si, à medida que os centrômeros se dividem, e as cromátides de cada díade migram para os polos da célula.
3  3 – Na anáfase I, ocorre a separação dos pares de homólogos, havendo a migração polar dos cromossomos duplicados.
4  4 – Na metáfase I, os pares de cromossomos homólogos duplicados encontram-se na placa equatorial da célula.
49. (CESGRANRIO) Considerando-se células da linhagem germinativa de um indivíduo que possui dois pares de cromossomos assinale a alternativa que representa a anáfase da segunda divisão meiótica.
49
50. (UEL) Na figura abaixo, está representado um par de homólogos de uma célula na prófase I da meiose.
50
Considerando a figura, as sequências de genes que poderão ser encontradas nas células resultantes da meiose serão:
a) ABC; Abc; aBc; abc.
b) ABC; AbC; aBC; abc.
c) ABC; AbC; aBc; abc.
d) ABC; Abc; aBC; abc.
e) ABC; aBC; aBc; abc.
51. Assinale a alternativa correta:
a) A meiose apresenta uma divisão celular para cada duplicação do material genético.
b) A meiose apresenta duas divisões celulares para uma duplicação do material genético.
c) Na mitose não há duplicação do material genético.
d) Na meiose as células-filhas são idênticas à célula-mãe.
52. (UFF) Examine as seguintes afirmativas referentes ao ciclo celular:
I. Quando uma célula sai do período S da interfase, apresenta o dobro de DNA.
II. Se a célula não estiver em processo de divisão, ocorre pouca atividade metabólica no núcleo interfásico.
III. Divisão celular é um processo que sempre dá origem a duas células geneticamente iguais.
IV. Na anáfase da primeira divisão da meiose não ocorre divisão dos centrômeros.
V. As células germinativas sofrem mitose.
As afirmativas verdadeiras são indicadas por:
a) I e II.
b) I e III.
c) I, IV e V.
d) II e III.
e) II, III e V.
53. (FUVEST) No reino das plantas, organismos multicelulares haploides:
a) Produzem esporos por meiose.
b) Crescem por divisões meióticas de suas células.
c) Produzem gametas por mitose.
d) São encontrados apenas em ambientes aquáticos.
e) Originam-se diretamente de uma fecundação.
54. (PUC-SP) No esquema abaixo, está representada uma célula em anáfase mitótica. Com base nesse esquema, pode-se dizer que o organismo do qual proveio tal célula apresenta um cariotipo com:
54
a) 8 cromossomos acrocêntricos.
b) 8 cromossomos metacêntricos.
c) 4 cromossomos acrocêntricos.
d) 4 cromossomos metacêntricos.
e) Todos os cromossomos acrocêntricos.
55. (COVEST) A divisão celular é um processo complexo geneticamente controlado. A geração e o desenvolvimento dos organismos dependem da capacidade de divisão das células. Com relação à divisão celular, é correto afirmar que:
a) Apesar de ser chamada interfase, nesta fase do ciclo celular, ocorrem importantes processos metabólicos como a duplicação de DNA e produção de RNA.
b) Uma célula 2n, ao sofrer mitose, originará quatro células n, não recombinantes.
c) A primeira divisão da meiose é um processo equacional semelhante à mitose.
d) Os nucléolos são orgânulos que aparecem na célula durante a prófase e auxiliam na desintegração da carioteca.
e) Enquanto a divisão do citoplasma (citocinese) ocorre por estrangulamento (de fora para dentro) na célula vegetal, na célula animal ela é centrípeta (de dentro para fora).
56. (UFCE) No preparo do cariótipo humano se faz necessário que os cromossomos se apresentem bastante individualizados, como mostra a figura abaixo.
56
A fase da mitose favorável a essa individualização cromossomial, como mostra a figura anterior, é a:
a) Anáfase.
c) Prófase.
b) Telófase.
d) Metáfase.
57. (UEL) Considere os seguintes eventos:
I. Recombinação genética
II. Segregação de cromossomos homólogos
III. Segregação de cromátides irmãs
IV. Alinhamento dos cromossomos na placa equatorial.
Desses, os que ocorrem tanto na mitose quanto na meiose são apenas.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
58. (FATEC) Leia com atenção as afirmativas a seguir.
I. Durante a interfase os cromossomos se duplicam.
II. Na prófase os cromossomos migram para os polos opostos.
III. Na metáfase os cromossomos atingem o máximo de espiralização.
Dessas afirmativas.
a) Apenas I e III são corretas.
b) I, II e III são corretas.
c) São corretas apenas I e II.
d) Apenas I é correta.
e) São corretas apenas II e III.
59. (FUVEST) Um pesquisador fez o seguinte desenho de uma célula observada ao microscópio óptico.
59
Pode tratar-se de uma célula de:
a) Ovário.
b) Sangue.
c) Linfa.
d) Medula óssea.
e) Pele.
60. (UEL) Considere os processos de divisão celular:
a. Mitose.
b. Meiose.
Considere também os seguintes eventos.
I. As células-filhas recebem um cromossomo de cada par de homólogos.
II. Durante o processo, há emparelhamento dos homólogos.
III. Durante o processo, os cromossomos ligam-se às fibras do fuso celular.
IV. As células-filhas e a célula-mãe têm o mesmo número de cromossomos.
A associação correta entre os processos de divisão celular e os eventos considerados é.
a) I a, II a+b, III b, IV a.
b) I a, II a, III b, IV a+b.
c) I b, II a+b, III a, IV b.
d) I b, II b, III a+b, IV a.
e) I a+b, II b, III b, IV a.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
FVFVF
D
E
D
C
B
B
FVFFF
C
VFVFV
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
FVVVF
D
C
B
VFVVF
A
D
FFVVV
D
FVFVF
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
FVVVV
B
A
A
VFFFF
D
B
FVFFV
D
FFFFF
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
C(II,III,VI)
B
C
C
FFVFV
C
B
C
E
D
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
E
B
C
D
A
C
A
VFFVV
D
C
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
B
C
C
D
A
D
E
A
A
D


0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes