Tecnologia do Blogger.

16 de out. de 2016

LISTA DE METABOLISMO ENERGÉTICO

01. (UNIVASF) Diversos processos industriais são responsáveis pela liberação de ácido sulfídrico (H2S) no meio ambiente. A elevação da concentração dessa substância nos organismos vivos provoca a perda de função de um citocromo (a3), advindo o bloqueio da cadeia respiratória. Com relação à cadeia respiratória, é correto afirmar que:
a) a cadeia respiratória constitui uma das fases do processo de respiração celular anaeróbica, ela ocorre no citosol da célula.
b) A cadeia respiratória tem a função básica de formar ATP, processo denominado de fosforilação oxidativa.
c) Como a cadeia respiratória é uma fase inicial da respiração, seu bloqueio é suprido por ação de enzimas do ciclo de Krebs.
d) O ácido cítrico, tricarboxílico, que é sintetizado dentro da cadeia respiratória, é indispensável à finalização do processo respiratório.
e) O bloqueio de citocromos, inclusive o citocromo a3, ocorre no início da fermentação e da respiração celular anaeróbica.
02. (UFMA) Com relação á respiração celular, analise as sentenças abaixo e, em seguida, assinale a opção correta:
I. O NAD+ desempenha papel central no metabolismo energético das células, captando elétrons de alta energia, liberados na degradação de moléculas orgânicas e fornecendo-os, em seguida, aos sistemas de síntese de ATP.
II. A glicolise e uma etapa anaeróbica do processo de degradação da glicose, pois não necessita de gás oxigênio para ocorrer.
III. O ciclo de Krebs tem inicio com uma reação entre a acetil–CoA e o ácido oxalacético, em que é liberada a molécula de coenzima A e formada uma molécula de ácido cítrico.
IV. A síntese da maior parte do ATP gerado na respiração celular está acoplada a reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, que se transformam em NAD+ e FAD, respectivamente.
V. A maior parte do NADH é produzida no interior da mitocôndria, durante a transformação do ácido pirúvico em acetil–CoA e o ciclo de Krebs.
a) Somente I e III estão corretas.
b) Somente II e III estão corretas.
c) Somente II, III e IV estão corretas.
d) Somente I, II, III e V estão corretas.
e) I, II, III, IV e V estão corretas.
03. (UEG) Fazer ginástica é saudável e importante para nossa saúde física; entretanto, quando uma pessoa realiza atividade física muito intensa há insuficiência “muscular” para manter a respiração celular e liberar a energia necessária. Sobre este fenômeno, é correto afirmar:
a) na fermentação lática, o piruvato é transformado em ácido lático pela utilização de íons H, transportados pelo NADH formados na glicose.
b) a fermentação lática é amplamente utilizada comercialmente na fabricação de pães, produção de vinho, cerveja, queijos, iogurtes e coalhadas.
c) a fermentação de forma geral é um processo aeróbico de síntese de ATP, que ocorre na presença de oxigênio e envolve a cadeia respiratória.
d) na fermentação lática, o piruvato libera o CO2, formando um composto com três carbonos, que sofre redução pelo NADH e forma o álcool etílico.
04. (FAVIP) Diferentes seres vivos, animais e vegetais são capazes de utilizar a energia da glicose por meio de respiração celular, na presença de oxigênio. Há outros organismos que são capazes de utilizar tal energia, na ausência de oxigênio, por meio do processo de fermentação. Quanto a esses processos, analise a figura e assinale a alternativa incorreta.
04
a) A glicólise (1), que ocorre no hialoplasma da célula, se processa tanto na respiração aeróbica
quanto na fermentação.
b) O ácido pirúvico, que se forma a partir da glicose, pode ser utilizado tanto na fermentação (2) quanto na respiração aeróbica.
c) Durante o ciclo de Krebs (3), na mitocôndria, ocorre formação de gás carbônico e liberação de hidrogênio
d) Na cadeia respiratória (4), o hidrogênio liberado, combina-se com o oxigênio, proveniente do meio, formando água e liberando energia.
e) Tomam parte na glicólise (1) substâncias como o NAD e o NADH2, que transportam elétrons, e substâncias como FAD e FADH2, que transportam hidrogênio.
05. (UFMS) Nos seres vivos, o combustível mais utilizado é a glicose. Na maioria dos seres vivos, a liberação da energia contida nas moléculas de glicose pode ocorrer por meio de dois processos: a respiração celular aeróbia e fermentação. A partir dessas informações, analise as afirmativas abaixo.
I. Na fermentação, a quebra da glicose é parcial, não há participação do oxigênio molecular, libera-se pequena quantidade de energia, e são produzidos diversos tipos de resíduos.
II. A respiração aeróbia envolve: glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória e fosforilação oxidativa.
III. Nos seres vivos, só ocorre um tipo de fermentação, que é a fermentação alcoólica.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II.
d) apenas III.
e) I, II e III.
06. (UNEMAT) Em uma atividade experimental, para constatar a fermentação das leveduras que constituem o fermento biológico, foi realizado o seguinte procedimento: primeiramente, dissolveu-se o fermento em um pouco de água; em seguida, foram preparados 5 tubos de ensaio, numerados de 1 a 5 e no final adotou-se a forma indicada no quadro abaixo:
TUBOS DE ENSAIO
CONTEÚDO
1
Apenas água pura
2
Água pura + açúcar
3
Água pura + fermento dissolvido
4
Água pura + açúcar + fermento dissolvido
5
Água pura + açúcar + fermento dissolvido, cujo conjunto foi aquecido até a fervura
Após a preparação dos tubos, ajustou-se uma bexiga à boca de cada um, amarrando-a firmemente. O conjunto de tubos foi deixado em repouso por algumas horas em temperatura ambiente relativamente alta. Assinale a alternativa corretaque indica o que se espera como resultado da experiência.
a) Os tubos 1 e 2 servem de controle para nos certificar de que a água pura e a solução de água pura mais açúcar liberam gás carbônico.
b) A bexiga no tubo 3 irá inflar, pois esse tubo tem a função de controle e mostra que as leveduras fazem fermentação em temperatura ambiente.
c) A bexiga no tubo 4 irá inflar, pois as leveduras realizarão o processo de respiração aeróbica e produzirão oxigênio.
d) A bexiga no tubo 4 irá inflar, pois a presença de açúcar nesse tubo permitirá a realização de fermentação das leveduras, que liberarão o gás carbônico no processo.
e) A bexiga no tubo 5 irá inflar, pois o calor não afeta as leveduras.
07. (UFG) Em 13 de abril de 1832, durante a sua visita à Fazenda Sossego, no Rio de Janeiro, Darwin descreve em seu diário de bordo:
A mandioca também é cultivada em larga escala. Todas as partes dessa planta são úteis: os cavalos comem as folhas e talos, e as raízes são moídas em polpa que, quando prensada, seca e assada, dá origem à farinha, o principal componente da dieta alimentar no Brasil. É curioso, embora muito conhecido, o fato de que o suco extraído dessa planta altamente nutritivo é muito venenoso. Há alguns anos, uma vaca morreu nessa fazenda, depois de ter bebido um pouco desse suco.
A planta descrita por Darwin possui glicosídeos cianogênicos que, ao serem hidrolisados, liberam ácido cianídrico (HCN). O HCN possui alta afinidade por íons envolvidos no transporte de elétrons, como ferro e cobre. Assim, a morte do animal citada no texto foi decorrente do bloqueio, pelo HCN,
a) do ciclo de Calvin.
b) do ciclo de Krebs.
c) da cadeia respiratória.
d) da glicólise.
e) da fotofosforilação.
08. (UESPI) Considerando o ambiente anaeróbio intestinal e a necessidade das células em gerar grande quantidade de energia, para divisão celular, através de seu metabolismo energético, como explicar a imensa quantidade de bactérias no intestino?
a) A realização de respiração aeróbia pelas bactérias no intestino produz a energia necessária ao processo de divisão celular.
b) A realização de fermentação alcoólica gera etanol, uma importante fonte energética necessária ao processo de divisão celular.
c) A grande quantidade de nutrientes disponíveis às bactérias no intestino compensa a baixa produtividade energética gerada pela fermentação.
d) As bactérias intestinais possuem reservas de glicogênio que utilizam como fonte de energia para a divisão celular em ambientes anaeróbios.
e) As bactérias intestinais realizam respiração anaeróbia produzindo 44 ATPs como fonte de energia para a divisão celular.
09. (UFAL) No esquema, ilustra-se o processo de respiração celular em células eucarióticas, onde ocorrem reações tanto no citosol da célula quanto no interior das mitocôndrias. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
09
a) A glicólise (1) ocorre no citoplasma da célula e na ausência de oxigênio.
b) O ciclo de Krebs (2) ocorre na matriz mitocondrial, e a cadeia respiratória (3), nas cristas mitocondriais.
c) Ao final da fase (3), para que se forme água, ocorre transferência de hidrogênios do oxigênio para o NAD e o FAD.
d) As reações ilustradas em (4) ocorrem na ausência de oxigênio, que é necessário para as reações da fase (5).
e) Nas transferências de hidrogênio que ocorrem em (3), há liberação de elétrons que vão sendo captados por aceptores intermediários, os citocromos.
10. (UCPel) As substâncias de reserva armazenadas nas sementes são o amido e/ou os lipídeos. Durante a germinação, essas substâncias são desdobradas pela respiração, para a liberação de energia. O quociente respiratório (QR) é justamente a relação entre o CO2 eliminado e o O2 utilizado na respiração das sementes. Quando o substrato é a glicose, o quociente respiratório (QR) é
a) 1.
b) 1,33.
c) zero.
d) 2.
e) 1,5.
11. (PUC-RIO) Na respiração celular de seres aeróbios, o oxigênio molecular é necessário porque:
a) é doador final de elétrons, oxidando moléculas orgânicas.
b) é aceptor de elétrons, resultando na formação de gás carbônico.
c) é aceptor final de elétrons, resultando na formação de água.
d) é doador final de elétrons, reduzindo moléculas orgânicas.
e) combina-se com a água, formando gás carbônico.
12. (UFPB) Um professor, após discutir com seus alunos o conteúdo programático de biologia, pediu aos estudantes que usassem seus conhecimentos para interpretarem a seguinte informação, já cientificamente comprovada: ”O número de cristas mitocondriais é maior nas mitocôndrias de células musculares cardíacas do que em mitocôndrias de células epiteliais”. Um grupo de alunos interpretou essa informação através das seguintes afirmações:
I. As células da musculatura cardíaca, pelas funções que desempenham, despendem mais energia do que as células epiteliais.
II. A maior produção de moléculas de ATP, no processo de respiração celular, ocorre na fosforilação oxidativa, que tem lugar nas cristas mitocondriais.
III. O maior número de cristas mitocondriais leva a um aumento na área de membrana interna e, portanto, à maior capacidade de conduzir o ciclo de Krebs.
Está (ão) relacionada (s) à informação dada pelo professor:
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II e III.
d) apenas I e III.
e) I, II e III.
13. (UFU) O esquema a seguir representa etapas do consumo de glicose.
13
Analise o que representam os números 1, 2, 3, 4 e 5 no esquema acima e marque a alternativa correta.
a) 1 – gás carbônico; 2 – álcool etílico; 3 – glicólise; 4 – ciclo de Krebs; 5 – gás carbônico.
b) 1 – ciclo de Krebs; 2 – álcool etílico; 3 – gás carbônico; 4 – glicólise; 5 – ATP.
c) 1 – glicólise; 2 – gás carbônico; 3 – álcool etílico; 4 – ciclo de Krebs; 5 – gás carbônico.
d) 1 – álcool etílico; 2 – ciclo de Krebs; 3 – glicólise; 4 – gás carbônico; 5 – ATP.
e) 1 – glicólise; 2 – gás carbônico; 3 – álcool etílico; 4 – gás carbônico; 5 – ciclo de Krebs.
14. (UFAC)    UTILIZE AS EXPLICAÇÕES ABAIXO PARA RESPONDER ESTA QUESTÃO.
Um professor, ao ministrar uma aula sobre a glicólise anaeróbica (processo anaeróbico) e a fosforilação oxidativa (processo aeróbico), utilizou a quadra de basquetebol da escola, fazendo uma analogia dos componentes estruturais da quadra com os componentes de uma célula animal eucarionte, conforme descrição a seguir:
1. A quadra dividida ao meio corresponde a duas células iguais (A e B) vizinhas.
2. As cestas representam as membranas plasmáticas de cada célula, permeáveis à entrada da bola (gol).
3. Cada gol corresponde a 1 (um) mol de glicose.
4. O espaço entre a cesta e o piso da quadra representa o citosol, onde ocorre o processo anaeróbico.
5. No piso da quadra, abaixo de cada cesta, foram colocadas duas enormes banheiras, representando duas mitocôndrias, nas quais ocorre o processo aeróbico.
Em seguida, o professor dividiu a turma em dois times de basquete (feminino) e (masculino) e explicou que todos os gols, cujas bolas caíssem dentro das banheiras, seriam transformados em ATP. Ao final do jogo, o professor contou a quantidade de bolas presentes nas duas banheiras e constatou que o time feminino tinha 9 bolas (gols), e o masculino 7 bolas (gols). Depois, explicou os processos anaeróbico e aeróbico, referentes à questão e solicitou que os alunos transformassem os gols obtidos pelos times em mols de ATP, produzidos, somente, no processo aeróbico, e marcassem uma das alternativas abaixo.
Você, na condição de aluno, marcaria qual alternativa?
a) 4,5 mols de ATP (time feminino) e 3,5 mols de ATP (time masculino).
b) 18 mols de ATP (time feminino) e 14 mols de ATP (time masculino).
c) 90 mols de ATP (time feminino) e 70 mols de ATP (time masculino).
d) 270 mols de ATP (time feminino) e 210 mols de ATP (time masculino).
e) 324 mols de ATP (time feminino) e 252 mols de ATP (time masculino).
15. (ECMAL/UNCISAL-AL) As mutações que causam a LHON – Neuropatia Óptica Hereditária de Leber, doença rara que causa cegueira devido à degeneração do nervo óptico – reduzem a capacidade mitocondrial de realizar fosforilação oxidativa […] (Cooper, p.418).
Com base na informação do texto e na dinâmica da mitocôndria, a LHON deve ser reconhecida como uma consequência:
a) do aumento na utilização do oxigênio pela mitocôndria.
b) da desestruturação da membrana mitocondrial externa que oferece os sítios para síntese da ATPsintase.
c) do aumento na atividade enzimática da ATPsintase.
d) do comprometimento funcional da cadeia transportadora de elétrons.
e) da ocorrência normal em pequeno número de mitocôndrias nas células nervosas.
16. (UERJ) As concentrações de ATP/ADP regulam a velocidade de transporte de elétrons pela cadeia respiratória; em concentrações altas de ATP a velocidade é reduzida, mas aumenta se os níveis de ATP baixam. Na presença de inibidores da respiração, como o cianeto, a passagem de elétrons através da cadeia respiratória é bloqueada. Na presença de desacopladores da fosforilação oxidativa, como o dinitrofenol, a síntese de ATP a partir do ADP diminui, mas o funcionamento da cadeia respiratória não é diretamente afetado pelo desacoplador. O gráfico a seguir mostra o consumo de oxigênio de quatro porções, numeradas de 1 a 4, de uma mesma preparação de mitocôndrias em condições ideais. A uma delas foi adicionado um inibidor da cadeia e, a outra, um desacoplador. A de número 2 é um controle que não recebeu nenhuma adição e, à alíquota restante, pode ou não ter sido adicionado um inibidor ou um desacoplador.
16
As porções da preparação de mitocôndrias que contêm um inibidor da cadeia respiratória e um desacoplador são, respectivamente, as de números:
a) 1 e 4.
b) 1 e 3.
c) 3 e 4.
d) 4 e 1.
17. (UFRPE) Dois processos bioquímicos muito importantes para a vida de diferentes organismos estão indicados abaixo por X e Y. Onde ocorrem I, II e III, respectivamente?
17
a) I e II no citoplasma celular, e III, na mitocôndria.
b) I nos ribossomos, e II e III no complexo de Golgi.
c) I e II na membrana da mitocôndria, e III no interior da mitocôndria.
d) I no retículo endoplasmático, e II e III no complexo de Golgi.
e) I e II no interior da mitocôndria, e III no peroxissomo.
18. (FATEC-SP) O esquema abaixo representa reações químicas que podem ocorrer no metabolismo celular:
18

Tais reações ocorrem:
a) nas bactérias e em certos protozoários, quando há falta de glicose.
b) na maioria dos organismos vivos atuais, quando a glicose disponível é totalmente degradada na presença de oxigênio, produzindo gás carbônico e água.
c) nas leveduras, quando a quantidade de oxigênio no meio ambiente é insuficiente para a respiração aeróbica.
d) no interior das mitocôndrias das células de certos fungos, quando a quantidade de oxigênio no meio ambiente é suficiente para a respiração aeróbica.
e) nas fibras musculares humanas, quando a atividade física é intensa, e o oxigênio tornar-se insuficiente para a respiração aeróbica.
19. (UFJF) A miopatia mitocondrial infantil é uma doença que se caracteriza pela diminuição da quantidade de enzimas presentes nas cristas mitocondriais, levando à redução do fluxo de elétrons na cadeia transportadora, o que acarreta:
a) o aumento do consumo de oxigênio.
b) o aumento do transporte de prótons da matriz para o espaço intermembrana das mitocôndrias.
c) a degradação das enzimas do ciclo de Krebs.
d) a diminuição da síntese de ATP.
e) o acúmulo de água nas mitocôndrias, inviabilizando o seu funcionamento.
20. (CESGRANRIO) Assinale a afirmativa correta sobre a maneira como os seres vivos retiram a energia da glicose:
a) O organismo, como precisa de energia rapidamente e a todo tempo, faz a combustão da glicose em contato direto com o oxigênio.
b) Como a obtenção de energia não é sempre imediata, ela só é obtida quando a glicose reage com o oxigênio nas mitocôndrias.
c) A energia, por ser vital para a célula, é obtida antes mesmo de a glicose entrar nas mitocôndrias usando o oxigênio no citoplasma, com liberação de duas moléculas de ATP (glicólise).
d) A energia da molécula de glicose é obtida através da oxidação dessa substância pela retirada de hidrogênios presos ao carbono (desidrogenações), que ocorre em nível de citoplasma e mitocôndrias.
e) A obtenção de moléculas de ATP é feita por enzimas chamadas desidrogenases (NAD) depois que a molécula de oxigênio quebra a glicose parcialmente no hialoplasma (glicólise).

GABARITO


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
B E A E B D C C C A
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
C B C E D A A C D D

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes