Tecnologia do Blogger.

16 de out. de 2016

LISTA DE HISTOLOGIA ANIMAL

01. (FCM-PB) A membrana celular dos osteoblastos é rica na enzima fosfatase alcalina. Durante a formação ativa do osso, essas células secretam altos níveis dessa enzima, elevando seus níveis no sangue. Assim, o clínico pode acompanhar a formação do osso medindo o nível da fosfatase alcalina no sangue. Baseado no exposto e em relação à formação dos ossos podemos afirmar que:
a) A ossificação intramembranosa ocorre pela substituição de um molde cartilaginoso por osso.
b) A ossificação endocondral é rara e ocorre a partir de membranas do tecido conjuntivo embrionário, formando ossos chatos.
c) A ossificação intramembranosa caracteriza-se por formar ossos longos.
d) Na ossificação endocondral verifica-se a transformação da cartilagem em osso.
e) A ossificação endocondral forma os ossos longos (fêmur).
02. (FPS) O esquema abaixo representa uma glândula:
02
a) Endócrina.
b) Alveolar.
c) Acinosa.
d) Túbulo-acinosa.
e) Salivar.
03. (UEPG) Com relação ao tecido epitelial, assinale a alternativa correta.
a) O epitélio do intestino delgado é constituído por uma camada simples de células cilíndricas portando muitas microvilosidades, as quais aumentam a área de absorção de alimentos.
b) A epiderme apresenta função de revestimento do corpo, tanto interna quanto externamente, por isso, possui uma camada única de células bem aderidas umas às outras.
c) O epitélio pode ter função de secreção, como no caso das glândulas. As glândulas do epitélio eliminam substâncias para fora do organismo, como a glândula sudorípara, mamária e a tireoide.
d) Os cílios são estruturas presentes na superfície de algumas células epiteliais e têm a função de produzir muco. Podem ser encontradas revestindo órgãos do trato respiratório e no intestino.
e) A pele humana é formada pela epiderme e pela derme. É na epiderme onde podem ser encontrados os vasos sanguíneos e as terminações nervosas.
04. (UEA) Leia a tirinha.
04
Na tirinha, as respostas dadas pelas três pequenas células indicam que elas são:
a) Neurônios.
b) Hemácias.
c) Células-tronco.
d) Células epiteliais.
e) Células adiposas.
05. (UPE) Os mamíferos são caracterizados, em parte, pela presença de pelos que, nas espécies domésticas, a exemplo do cão, cobrem a maior parte do corpo. O pelo é uma estrutura altamente queratinizada formada pelo folículo piloso. Sua orientação inclinada, combinada com a cobertura sebosa, fornece isolamento térmico e resistência à água. Todas as estruturas queratinizadas são substituídas de modo contínuo e rítmico. Divisões mitóticas, dentro do estrato basal, ocorrem geralmente à noite. O pelo leva de três meses a um ano para atingir seu comprimento normal, podendo ser influenciado pela nutrição, temperatura externa, duração do dia, troca hormonal envolvendo adrenal, tireoide e glândulas reprodutoras. Sua cor depende dos melanócitos, que produzem a melanina. Observe a deposição de pigmento escuro no córtex da figura do folículo piloso do cão.
(Disponível em: http://www.books.google.com.br/books? Isbn=8535245804. Adaptado.)
05
Microscopia óptica de folículo piloso de cão
(corado  com hematoxilina e eosina 30X) De BergmanRA,
Afifi AK, Heidger PM Jr: Histology, Philadelfia 1996, Saunders.
Sobre a apomorfia típica dos mamíferos, os pelos, é correto afirmar que:
a) A manutenção da temperatura corporal é dada, conjuntamente, não só pela existência dos pelos mas também mediante a presença, na tela subcutânea, de glândulas sebáceas formando o panículo piloso.
b) Os pelos são formados por células mortas da epiderme. Essas são de origem mesodérmica e repostas continuamente por mitose, processo frequente na camada celular em contato com a lâmina basal, o estrato córneo.
c) Na derme, estão localizadas as estruturas derivadas da epiderme, como as glândulas sebáceas e sudoríparas e os folículos dos pelos.
d) Na hipoderme, ocorrem terminações nervosas que permitem perceber pressão, dor calor e frio, fazendo o pelo se eriçar com a ajuda do músculo eretor.
e) As células da medula do pelo recebem pacotes de grânulos de melanina, dos melanócitos, nas formas de eumelanina de cor amarela e feomelanina, negra ou marrom-escura. Assim, quanto mais feomelanina, mais escuro é o pelo.
06. (UNICENTRO) Um epitélio é uma lâmina de células que cobre uma superfície, seja externa ou interna. Os epitélios são classificados com base na forma da célula e no número de camadas celulares, podendo ser simples ou estratificados. Com base nos conhecimentos sobre os tecidos epiteliais, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O epitélio de transição é um tipo de epitélio estratificado especializado em acomodar grandes distensões, encontrado no trato urinário e na bexiga de vertebrados.
( ) O epitélio pavimentoso simples é composto por células achatadas que formam um contínuo delicado, cobrindo os capilares sanguíneos e os pulmões.
( ) O epitélio pavimentoso estratificado é composto de células longas na forma de cubos, com núcleos também alongados, revestindo túbulos, como os dos rins e das glândulas salivares.
( ) O epitélio colunar consiste de células adaptadas para resistência à abrasão mecânica, revestindo a cavidade oral, o esôfago e o canal anal de muitos vertebrados.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, F, F.
b) V, F, F, V.
c) F, V, V, F.
d) F, F, V, V.
07. (UDESC) O tecido cartilaginoso pode ser encontrado na orelha, no nariz, na traqueia e nas articulações e possui algumas características que são comuns aos demais tecidos conjuntivos. Analise as proposições abaixo, quanto ao tecido cartilaginoso.
I. As células jovens do tecido cartilaginoso são chamadas de condroblastos e as células adultas de condrócitos.
II. As fibras colágenas e as fibras elásticas, em associação com proteínas e carboidratos, conferem consistência e flexibilidade ao tecido.
III. O tecido cartilaginoso adulto é calcificado e apresenta os canais de Havers, responsáveis pela nutrição das células.
IV. A abundância de glândulas mucosas, nervos e vasos sanguíneos permite a fácil regeneração deste tecido.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
08. (UEPG) As figuras abaixo são representações esquemáticas de alguns tipos de glândulas. Com relação às figuras, assinale o que for correto.
08
01. Os hormônios são substâncias liberadas pelas glândulas exemplificadas na letra A. Exemplos desse tipo de glândula: hipófise e tireoide.
02. As estruturas indicadas pelo número 1 são os capilares. O número 2 representa um ducto, presente em glândulas exócrinas.
04. Em B, tem-se como exemplo clássico o pâncreas, que lança insulina diretamente no sangue e suco gástrico no intestino delgado.
08. Em A, tem-se um exemplo de glândula exócrina, enquanto em B está exemplificada uma glândula endócrina.
16. As glândulas são formadas por agrupamentos de células epiteliais que se multiplicam e penetram no tecido conjuntivo subjacente.
Soma das alternativas corretas:
09. (UNICAMP) O tecido muscular cardíaco apresenta fibras:
a) Lisas, de contração voluntária e aeróbia.
b) Lisas, de contração involuntária e anaeróbia.
c) Estriadas, de contração voluntária e anaeróbia.
d) Estriadas, de contração involuntária e aeróbia.
10. Os hábitos alimentares, associados ao modo de vida sedentário de várias sociedades contemporâneas, podem levar ao infarto do miocárdio. Sobre os tecidos que compõem o sistema cardiovascular, é incorreto afirmar:
a) A contração muscular tem origem na unidade funcional denominada miômero (sarcômero) e sua contração é dependente de Ca++ e ATP. Isso explica o infarto do coração na falta de circulação sanguínea na fibra muscular cardíaca.
b) O tecido endotelial, ou endotélio, é um tipo de tecido epitelial importante na formação dos vasos, que podem ser obstruídos por acúmulo de gordura, diminuindo o fluxo de sangue por eles.
c) Os glóbulos vermelhos e brancos são conduzidos de seus tecidos de origem até outros tecidos do organismo pelos vasos. O impedimento da chegada de hemácias em alguns tecidos-alvo, pela obstrução de vasos, leva a lesões irreversíveis por causa da falta de oxigenação desses tecidos.
d) Uma sinapse neuromuscular, também denominada placa motora, representa o ponto de terminação de um axônio na fibra muscular e é responsável pela sinalização e origem do mecanismo de contração.
e) O tecido muscular liso possui contração voluntária e é componente da parede de vasos sanguíneos.
11. (FCM-PB) Durante a aula de Histologia, um aluno questionou o que poderia acontecer se o Tecido Conjuntivo Propriamente Dito sofresse um processo patológico tendo como consequência sua destruição. Considerando as funções apresentadas por esse tecido no organismo humano, assinale a opção que representaria a consequência dessa destruição:
a) A cicatrização das feridas ocorreria de forma mais rápida.
b) As funções de sustentação e preenchimento seriam realizadas pelo tecido muscular.
c) O organismo ficaria com menor susceptibilidade à ação de microrganismos.
d) A nutrição dos tecidos que não possuem vascularização, seria interrompida.
e) A produção de fibras colágenas seria realizada pelas células epiteliais.
12. (UEM) Sobre os diversos tecidos que constituem o corpo humano, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. Os tecidos epiteliais podem ser de revestimento ou glandulares; apresentam pequena quantidade de substância intercelular, não possuem vasos e podem ter origem a partir de qualquer folheto embrionário.
02. O processo de ossificação endocondral se caracteriza pela formação dos ossos a partir de um modelo cartilaginoso que, ainda no período embrionário, sofre calcificação e é substituído por tecido ósseo.
04. As células que compõem o tecido muscular são formadas pelo corpo celular, do qual saem prolongamentos curtos, os dendritos, e um prolongamento maior, o axônio.
08. O tecido nervoso apresenta grande quantidade de substância intercelular, origina-se do mesoderma e tem função de ligar um tecido ao outro, além de sustentar os órgãos.
16.  O tecido hematopoiético é encontrado na medula dos ossos (tecido mieloide) ou nos gânglios linfáticos (tecido linfoide) e tem a função de produzir as células do sangue.
Soma das alternativas corretas:
13. (IFG) (…) Único tipo de tecido conjuntivo que não contém vasos sanguíneos em seu interior, sendo avascular.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das Células. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 251.
É correto afirmar que o texto acima faz referência ao tecido conjuntivo especial do tipo:
a) Adiposo.
b) Ósseo.
c) Hematopoiético ou hemocitopoético.
d) Denso.
e) Cartilaginoso.
14. (UEM) Assinale o que for correto.
01. As glândulas sudoríparas são um exemplo de glândulas exócrinas.
02. Na membrana plasmática das células animais, há predominância de ácidos nucleicos e de carboidratos.
04. No organismo humano, o processo de fagocitose é realizado pelos glóbulos brancos (leucócitos).
08. O tecido muscular estriado esquelético é constituído de longas fibras musculares. Cada fibra é uma única célula constituída de muitos núcleos.
16. Os glóbulos vermelhos dos mamíferos são anucleados.
32. O tecido cartilaginoso possui um interstício rico em colágeno, formando a matriz cartilaginosa que difere da matriz óssea, pelo fato de a matriz cartilaginosa não ser mineralizada.
64. O tecido muscular estriado cardíaco está presente praticamente em todos os locais do corpo humano.
Soma das alternativas corretas:
15. (UECE) Segundo pesquisas, o número de portadores de doenças autoimunes tem aumentado nos últimos 40 anos, e isso talvez seja um reflexo do aprimoramento das técnicas de diagnóstico laboratoriais. Dentre essas doenças existem pouco mais do que 30 tipos, cada um deles com sintomas específicos e consequências distintas. As pessoas desenvolvem doenças autoimunes, porque:
a) Possuem o sistema imunológico deficiente e dessa forma são incapazes de produzir anticorpos.
b) Abusam de medicamentos e o organismo produz anticorpos contra essas substâncias estranhas.
c) Produzem anticorpos contra as próprias partes de seu corpo.
d) Ao receber transfusões sanguíneas o corpo reage através da proliferação de anticorpos.
16. (UECE) De acordo com diversas pesquisas científicas, os primeiros ancestrais do homem atual surgiram cerca de 4 milhões de anos atrás. Os humanos apresentam características próprias dos mamíferos, como por exemplo, a nutrição da prole por meio da amamentação e, além disso, possuem órgãos e sistemas que trabalham integradamente. Com relação aos elementos constituintes do corpo humano, pode-se afirmar corretamente que:
a) A actina e a miosina são células presentes nas fibras musculares, fundamentais para o processo de contração muscular.
b) A cartilagem tem consistência mole e fluida, por isso mesmo, tem como principal função a proteção de articulações contra choques mecânicos.
c) As plaquetas são fragmentos de células presentes no sangue, produzidas no sistema linfático, que participam do processo de coagulação sanguínea e da defesa do corpo.
d) O cérebro é a parte do sistema nervoso central que fica dentro do crânio, representa a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo e é constituída por uma massa de tecido cinza-róseo.
17. (UNISC) Sobre o tecido epitelial, marque a alternativa incorreta.
a) O tecido epitelial de revestimento caracteriza-se por apresentar células justapostas com pouco material intercelular.
b) As principais funções do tecido epitelial são: revestimento, absorção e secreção.
c) As glândulas endócrinas permanecem conectadas ao epitélio superficial por um duto excretor que transporta o produto de secreção para o exterior.
d) O epitélio que reveste internamente os vasos sanguíneos é chamado endotélio.
e) Os epitélios não possuem um suprimento sanguíneo e linfático direto. Os nutrientes são transferidos por difusão.
18. (IFSul) Resultados de pesquisas sugerem que as células-tronco derivadas da medula óssea e do sangue possuem a capacidade de se transformar nos diferentes tipos de tecidos que formam o corpo humano. Pesquisadores demonstraram que o transplante de células-tronco de humanos adultos possibilita a regeneração celular “espontânea” do tecido pulmonar danificado. Quanto ao tipo de epitélio dos alvéolos pulmonares e a relação deste epitélio com as hemácias do sangue, é correto dizer que:
a) O epitélio simples pavimentoso dos alvéolos pulmonares proporciona a hematose do sangue, permitindo a passagem de oxigênio para as hemácias.
b) O epitélio cúbico simples dos alvéolos pulmonares proporciona a hematose do sangue, permitindo a passagem de gás carbônico para as hemácias.
c) O epitélio cilíndrico simples dos alvéolos pulmonares proporciona a hematose do sangue, permitindo a passagem de gás carbônico para as hemácias.
d) O epitélio estratificado pavimentoso dos alvéolos pulmonares proporciona a hematose do sangue, permitindo a passagem de oxigênio para as hemácias
19. (UEM) O crescimento e o aumento da densidade dos ossos ocorrem em maior velocidade durante a infância e a adolescência. Identifique o que for correto sobre o tecido ósseo.
01. A rigidez e a resistência do tecido ósseo se devem às fibras proteicas e aos sais de cálcio.
02. O processo de reabsorção óssea é realizado pelos osteoblastos, que destroem as áreas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para sua regeneração pelos osteoclastos.
04. Uma das causas da osteoporose é a produção excessiva do paratormônio, o qual estimula o aumento do número de osteoblastos.
08. O raquitismo é caracterizado pelo atraso no crescimento e pela deformação dos ossos decorrentes da deficiência de cálcio e de vitamina D na alimentação.
16. O intercâmbio de cálcio entre os ossos e o sangue é controlado pelos hormônios calcitonina e paratormônio, secretados pela hipófise.
Soma das alternativas corretas:
20. (UFSC) Com relação à pele, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Os melanócitos são células que produzem e distribuem o pigmento melanina, responsável pela recepção de estímulos sensoriais.
( ) A epiderme dos mamíferos é revestida por uma proteína impermeabilizante chamada queratina.
( ) A derme, camada situada abaixo da epiderme, é um tecido conjuntivo que compõe a pele e apresenta vasos sanguíneos e terminações nervosas.
( ) A pele humana apresenta total proteção contra radiação solar ultravioleta (raios uvA e uvB).
( ) A pele humana tem como funções principais: proteção, regulação da temperatura corporal e percepção sensorial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – F – F – V.
b) F – V – V – F – V.
c) F – V – V – F – F.
d) V – V – F – V – F.
e) V – F – F – V – V.
gab

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes