Tecnologia do Blogger.

18 de out. de 2018

exercícios de Genética

01. (UNESP) As figuras representam células de duas espécies animais, 1 e 2. Na célula da espécie 1, dois genes, que determinam duas diferentes características, estão presentes no mesmo cromossomo. Na célula da espécie 2, esses dois genes estão presentes em cromossomos diferentes.
Tendo por base a formação de gametas nessas espécies, e sem que se considere a permutação (crossing-over), constata-se a Primeira Lei de Mendel:
a) tanto na espécie 1 quanto na espécie 2, mas a Segunda Lei de Mendel se constata apenas na espécie 1.
b) apenas na espécie 1, enquanto a Segunda Lei de Mendel se constata apenas na espécie 2.
c) apenas na espécie 2, enquanto a Segunda Lei de Mendel se constata apenas na espécie 1.
d) apenas na espécie 2, enquanto a Segunda Lei de Mendel se constata tanto na espécie 1 quanto na espécie 2.
e) tanto na espécie 1 quanto na espécie 2, mas a Segunda Lei de Mendel se constata apenas na espécie 2.
02. (ACAFE) O termo genética foi aplicado pela primeira vez pelo biólogo inglês William Bateson (1861 – 1926) para definir o ramo das ciências biológicas que estuda e procura explicar os fenômenos relacionados à hereditariedade. Assim, a alternativa correta é:
a) A penetrância é a expressão percentual com que um gene se manifesta. Sabendo-se que a penetrância do gene para o nanismo acondroplásico é de 80%, pode-se dizer que a probabilidade de um homem heterozigoto, casado com uma mulher normal, ter um filho com este tipo de nanismo é de 80%.
b) Epistasia é um tipo de interação gênica em que um gene de determinado locus inibe a manifestação de genes de outro locus. Denomina-se hipostático o gene inibidor e epistático, o gene inibido.
c) A capacidade que tem um único par de alelos de produzir diversos efeitos fenotípicos, simultaneamente, no mesmo indivíduo, chama-se pleiotropia.
d) Na herança quantitativa, os indivíduos diferem de forma descontínua, apresentando como componentes da variação o genótipo e o ambiente. Dessa forma, toda a variação existente pode ser representada graficamente através de uma curva de Gauss.
03. (UNICAMP) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.
(I) ____________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.
(II) _____________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.
(III) _____________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
(IV) _____________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.
a) (I) Código genético; (II) Alelo; (III) Homozigoto; (IV) Gene.
b) (I) Genoma; (II) Gene; (III) Genótipo; (IV) Código genético.
c) (I) Código genético; (II) DNA; (III) Genótipo; (IV) tRNA.
d) (I) Genoma; (II) Código genético; (III) Homozigoto; (IV) tRNA.
04. (UniTau) Uma vida dedicada a experimentos cuidadosos e criteriosos do estadunidense Thomas Hunt Morgan, nascido no Kentucky, permitiu desvendar os princípios da genética e dos processos de hereditariedade. Com os estudos de Morgan, outros puderam, posteriormente, ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre a importância do gene na transmissão de caracteres por gerações. Hoje, sabemos que podem ocorrer tipos diferentes de herança genética. Com base nas características de cada tipo de herança, assinale a alternativa correta.
a) Herança Autossômica Dominante: o indivíduo afetado deverá ter recebido uma cópia de um gene mutante de um dos pais, não afetado pela doença.
b) Herança Autossômica Recessiva: o indivíduo afetado deverá ter um dos pais afetado para a característica herdada, sendo o outro normal homozigoto para a característica.
c) Herança Ligada ao Sexo: se o indivíduo afetado for um homem, irá manifestar a característica, mesmo em se tratando de um gene recessivo.
d) Herança Influenciada pelo Sexo: o indivíduo afetado será sempre do sexo masculino, uma vez que o gene está relacionado ao Y na porção não homóloga ao cromossomo X.
e) Herança Restrita ao Sexo: o gene é afetado pelas características hormonais do sexo do indivíduo, podendo agir como dominante ou recessivo.
05. (FUVEST) A surdez é geneticamente heterogênea: pode ser causada por mutações em diferentes genes, localizados nos autossomos ou no cromossomo X ou, ainda, por mutações em genes mitocondriais.
A(s) família(s) em que o padrão de herança permite afastar a possibilidade de que a surdez tenha herança mitocondrial é(são) apenas:
a) 1.
b) 2 e 3.
c) 3.
d) 3 e 4.
e) 4.
06. (UEM) Considere dois gêmeos monozigóticos, mas com hábitos de vida diferentes. Pedro, com hábitos não saudáveis, tem intensa e descontrolada exposição ao sol, alimentação industrializada não balanceada, é fumante e sedentário. Paulo, com hábitos saudáveis, não fuma, tem exposição moderada e controlada ao sol, alimentação balanceada não industrializada e realiza atividade física regular e orientada. Com base no exposto, assinale o que for correto.
01. Com o passar do tempo, Pedro e Paulo terão fenótipos diferentes, apesar de terem nascido com o mesmo genótipo.
02. Os hábitos de vida diferentes influenciam Pedro e Paulo, igualmente, visto que possuem o mesmo genótipo.
04. Com o passar do tempo, Pedro e Paulo terão fenótipos distintos devido à expressão gênica diferente em cada um.
08. A produção de melanina em Pedro será maior que em Paulo, pois possuem alelos diferentes, fato explicado pela herança quantitativa.
16. Pedro tem maior probabilidade de desenvolver câncer do que Paulo.
Soma das alternativas corretas:
07. (PUC-CAMPINAS) André e Mariana pretendem ter dois filhos e procuraram um geneticista pois nas famílias de ambos há indivíduos afetados pela fibrose cística, uma doença de herança autossômica recessiva. Alguns testes mostraram que tanto André como Mariana são portadores de uma cópia do gene com a mutação para a fibrose cística. No caso de duas gestações independentes, a probabilidade de seus filhos apresentarem a doença é de:
a) 100%.
b) 25%.
c) 12,5%.
d) 6,25%.
e) 0%.
08. (IFSuldeMinas) No Felis catus (gato doméstico) os alelos A e a ligados ao cromossomo X auxiliam na determinação da cor de sua pelagem. O alelo dominante A determina a pelagem laranja e é epistático sobre os alelos autossômicos M e m. O alelo recessivo a não determina pelo laranja e possibilita a manifestação dos alelos autossômicos responsáveis pela cor preta (MM ou Mm) ou marrom (mm). Uma gata alaranjada e heterozigota para o par autossômico, filha de um macho (pai) alaranjado e de uma fêmea (mãe) alaranjada e homozigota para os alelos sexuais, foi cruzada com um gato preto e heterozigoto para o gene autossômico. Qual será a proporção fenotípica esperada para os descendentes?
a) 100% fêmeas laranjas.
b) 50% fêmeas laranjas e 50% machos pretos.
c) 50% machos laranjas e 50% fêmeas pretas.
d) 50% fêmeas laranjas e 50% machos laranjas.
09. (IFNMG) Em relação ao tipos de herança ilustrados na figura abaixo, pode-se a firmar que:
a) A herança representada em 2 é autossômica recessiva e o genótipo do indivíduo II:3 é homozigoto dominante.
b) A herança representada no heredograma 1 é autossômica dominante e o genótipo do indivíduo I:1 e I:2 é heterozigoto.
c) Os dois heredogramas apresentam o mesmo padrão de herança, sendo que todos os indivíduos afetados possuem o genótipo homozigoto recessivo.
d) O genótipo dos indivíduos II:1 nos dois heredogramas é heterozigoto.
10. (FACULDADE ALBERT EINSTEIN) Em humanos, a definição dos tipos sanguíneos do sistema ABO depende da ação conjunta do loco H e do loco ABO. O alelo dominante H é responsável pela síntese do chamado antígeno H, enquanto que essa produção não ocorre por ação do alelo recessivo h, muito raro na população. Os alelos IA e IB, por sua vez, são responsáveis pela conversão do antígeno H em aglutinógenos A e B, respectivamente, enquanto o alelo recessivo i não atua nessa conversão. Considerando que na tipagem sanguínea se identifica a presença apenas de aglutinógenos A e B, e não do antígeno H, é possível que uma pessoa de sangue tipo O tenha genótipos diferentes, tais como:
a) HhIAIB e HHIA
b) Hhii, hhIAi e hhIAIB.
c) hhii, HhIAi e HHIAIB.
d) HHii e hhIAi e HhIB
11. (FIT) Teresa casou-se duas vezes, teve quatro filhos e jamais realizou qualquer transfusão sanguínea. O heredograma informa dois fenótipos de dois filhos de Teresa, com relação ao sistema Rh de tipagem sanguínea.
Sabendo que apenas Paulo, o quarto filho de Teresa, apresentou eritroblastose fetal, é correto afirmar que:
a) Pedro é homozigoto recessivo para o sistema Rh.
b) a sensibilização de Teresa ocorreu no casamento com João.
c) Teresa é heterozigota para o sistema Rh.
d) a sensibilização de Teresa ocorreu na gestação de Fernanda.
e) Paulo é homozigoto dominante para o sistema Rh.
12. (FAMERP) O quadro ilustra um experimento que utilizou ervilhas de cheiro, em que as plantas parentais (P) eram de linhagens puras.
Os resultados obtidos em F2 permitiram concluir que os genes que determinam a forma e os genes que determinam a cor das ervilhas:
a) estão no mesmo par de cromossomos homólogos.
b) se combinaram de tal modo que revelaram um desacordo com a 2a Lei de Mendel.
c) se combinaram de diferentes formas por causa da permutação.
d) distam 25 centimorgans por estarem no mesmo par de cromossomos homólogos.
e) estão em diferentes pares de cromossomos homólogos.
13. (FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS) A doença renal policística autossômica recessiva, conhecida em inglês pela sigla ARPKD, é uma rara enfermidade hereditária. Para desenvolver a enfermidade, uma criança deve herdar as duas cópias defeituosas do gene que causa a ARPKD. Quem tem apenas uma cópia do gene com problema não desenvolve a doença, embora possa transmiti-la a seus filhos se seu parceiro também carregar uma mutação nesse mesmo gene. Considere o heredograma abaixo que mostra uma família na qual o indivíduo V nasceu com ARPKD:
A probabilidade de o indivíduo III ser portador do gene para a ARPKD é:
a) 1/4.
b) 1.
c) 1/2.
d) 1/3.
e) 2/3.
14. (Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos) O xeroderma pigmentoso é uma doença autossômica, determinada por um par de alelos, que provoca uma hipersensibilidade à luz ultravioleta. Pessoas que nascem com essa doença têm altíssimas chances de desenvolver câncer de pele. Vitor e Taís são casados e não apresentam a doença. Contudo, a primeira filha do casal nasceu com xeroderma pigmentoso. Supondo que Taís engravide de gêmeos dizigóticos, a probabilidade de ambos nascerem com xeroderma pigmentoso, independentemente do sexo dos bebês, é:
a) 1/2.
b) 1/16.
c) 1/4.
d) 3/4.
e) 1/8.
15. (FCMSCSP) Analise o ciclo de vida de uma espécie de briófita que expressa os genes dominantes A e B somente nos gametófitos.
Se um esporófito duplo-heterozigoto gerar esporos, a proporção esperada de gametófitos que irá expressar ambos os alelos dominantes será:
a) 1/4.
b) 1/2.
c) 2/3.
d) 3/4.
e) 1/1.
16. (UEM) Sobre a herança dos grupos sanguíneos do sistema ABO, do sistema Rh e do sistema MN, assinale o que for correto.
01. Indivíduos do tipo sanguíneo O possuem aglutinogênios em seus eritrócitos, porém não possuem aglutininas.
02. Um casal com tipo sanguíneo A e com genes heterozigotos pode ter filhos com tipo sanguíneo A, B ou AB.
04. A eritroblastose fetal ocorre quando mulheres Rh já sensibilizadas (que produzem aglutininas anti Rh) têm filhos Rh+.
08. Indivíduos do grupo sanguíneo AB podem receber sangue de indivíduos de todos os outros grupos sanguíneos.
16. O sistema sanguíneo MN se manifesta por dominância completa e é dependente do sistema ABO.
Soma das alternativas corretas:
17. (URCA) Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para uma herança condicionada por um par de genes autossômicos terem um descendente homozigoto?
a) 0%.
b) 25%.
c) 50%.
d) 75%.
e) 100%.
18. (UNICAMP) Para um determinado caráter, fenótipo é o conjunto de características que o organismo exibe como fruto de seu genótipo. No entanto, no molusco hermafrodita Lymnaea peregra, ocorre algo diferente. Neste animal, há dois tipos de fenótipo da concha (ver figura a seguir), que não são determinados pelo genótipo do próprio indivíduo. A prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental com genótipos AA ou Aa tem conchas dextrógiras; já a prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental aa tem conchas levógiras.
Se óvulos de um molusco Aa forem fertilizados por espermatozoides de um molusco aa, as probabilidades de ocorrência de indivíduos Aa dextrógiros, Aa levógiros, aa dextrógiros e aa levógiros na prole resultante são, respectivamente,
a) 1/4, 1/4, 1/4 e 1/4.
b) 1/2, 0, 0 e 1/2.
c) 1/2, 0, 1/2 e 0.
d) 1, 0, 0 e 0.
19. (PUC-CAMPINAS) Considere a observação abaixo, sobre um casal e seus filhos:
Um homem de tipo sanguíneo A tem dois filhos com uma mulher de tipo sanguíneo B. O primeiro filho do casal apresenta tipo sanguíneo AB e o segundo filho é do tipo A.
A partir dessa observação são feitas as seguintes afirmações:
I. A mãe é heterozigótica.
II. No caso de um acidente, os dois filhos podem doar sangue para o pai.
III. Os dois filhos são heterozigóticos.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
20. (FUVEST) Nos cães labradores, a cor da pelagem preta, chocolate ou dourada depende da interação entre dois genes, um localizado no cromossomo 11 (alelos B e b) e o outro, no cromossomo 5 (alelos E e e). O alelo dominante B é responsável pela síntese do pigmento preto e o alelo recessivo b, pela produção do pigmento chocolate. O alelo dominante E determina a deposição do pigmento preto ou chocolate nos pelos; e o alelo e impede a deposição de pigmento no pelo. Dentre 36 cães resultantes de cruzamentos de cães heterozigóticos nos dois lócus com cães duplo homozigóticos recessivos, quantos com pelagem preta, chocolate e dourada, respectivamente, são esperados?
a) 0, 0 e 36.
b) 9, 9 e 18.
c) 18, 9 e 9.
d) 18, 0 e 18.
e) 18, 18 e 0.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes