Tecnologia do Blogger.

23 de mar. de 2017

Lista de exercícios - Metabolismo energético - 60 questões

01. (FCMSC-SP) Supondo que as 3 plantas mostradas no esquema abaixo sejam de espécies diferentes, mas todas no ponto de compensação fótico. Deslocando-se a fonte de luz F do ponto A para o C, ocorre que todas as plantas:
01
a) Vão eliminar mais O2 que CO2.
b) Vão eliminar mais CO2 que O2.
c) Vão deixar de eliminar O2 e CO2.
d) Tenderão a eliminar quantidades iguais de O2 e CO2.
e) Passarão a eliminar menos O2 e CO2 que quando a fonte luminosa F se encontrava em A.
02. (IFB) Leia o texto abaixo e responda esta questão
Devido à preservação ambiental que os bioplásticos representam, eles vêm sendo designados também de plásticos verdes ou plásticos ecológicos. As moléculas desses bioplásticos podem ser facilmente quebradas por microrganismos e, no final do processo, são reduzidas em CO2 e H2O. Há várias formas de se fazer polímeros biodegradáveis. Uma possibilidade que tem sido explorada é a partir do amido obtido de plantas como milho, trigo ou batata. O amido é um polímero produzido por fotossíntese nas plantas para acumular energia. Microrganismos são capazes de transformá-lo no ácido lático, que é um monômero. Finalmente, o ácido lático pode ser tratado quimicamente, fazendo com que várias moléculas se liguem em uma longa cadeia, formando outro polímero chamado polilactídeo (PLA). O PLA pode ser usado para produzir utensílios de uso domésticos, como pratos, talheres e potes para plantas, ou de uso médico, como material para sutura, implantes e cápsulas para medicamentos, pois tem a capacidade de se dissolver após algum tempo. A transformação do amido em ácido lático pelos microrganismos passa necessariamente por etapas que envolvem:
a) As enzimas da glicólise localizadas no citosol das bactérias.
b) A condensação da acetil-CoA com o ácido oxaloacetato, para iniciar o ciclo de Krebs.
c) A produção de FADH2 na matriz mitocondrial.
d) O oxigênio como aceptor final de elétrons, na cadeia transportadora de elétrons.
03. (UEPG) Com relação ao metabolismo energético celular, assinale o que for correto.
01. Moléculas de ATP podem ser produzidas por meio da respiração celular. Por exemplo, a glicose pode ser degradada formando gás carbônico e água, com liberação de energia, utilizada na produção de ATP.
02. Nas células eucarióticas, a degradação da glicose envolve três etapas: glicólise (ocorre no citossol da célula), ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa (ambas ocorrem nas mitocôndrias).
04. A glicólise caracteriza-se por uma sequência de reações químicas catalisadas por enzimas do citossol e consiste na quebra parcial da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico.
08. Os seres anaeróbios estritos ou obrigatórios realizam fermentação como forma de obtenção de energia. Neste caso, a glicose é quebrada em reações que ocorrem no ciclo de Krebs e na cadeia respiratória, com consumo de oxigênio do ambiente.
16. Na etapa de fosforilação oxidativa, durante a reoxidação de NADH e FADH2, são liberados elétrons com alto nível de energia.
Soma das alternativas corretas:
04. (FATEC) O gráfico a seguir representa a variação da produção de CO2 (A) e ácido lático (B), em dois momentos diferen­tes, nos músculos de um atleta que está realizando atividade física.
04
Analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
a) Em A, as células musculares realizam um tipo de fermentação e, em B, respiração aeróbica.
b) Em A, a produção de ATP deve ser maior do que em B.
c) Em B, a quantidade de oxigênio nos músculos é suficiente para a realização da respiração aeróbica.
d) O ácido lático produzido em B se acumula nos músculos, causando lesões irreversíveis.
e) Tanto em A como em B, a quantidade de CO2 produzida é a mesma.
05. (MACK) Relativamente ao gráfico a seguir, referente a dois processos celulares, assinale a alternativa falsa.
05
a) No processo II o oxigênio liberado provém da molécula de CO2.
b) O ponto A representa o ponto de compensação fótico, no qual não há excedente de O2.
c) Ambos os processos são influenciados pela temperatura.
d) O processo I utiliza como reagentes os produtos do processo II.
e) Para ambos os processos existem organelas especializadas no citoplasma das células eucariotas.
06. (UFTM-MG) Os esquemas a seguir reproduzem as estruturas internas de um cloroplasto e de uma mitocôndria, ambos presentes nas células dos vegetais superiores.
06
Em relação a essas organelas e suas funções, pode-se afirmar que:
a) Na organela I só ocorrem reações que liberam energia, enquanto na organela II todas as reações consomem energia.
b) Na organela II o O2 produzido é proveniente da quebra do CO2 no ciclo das pentoses, e na organela I este gás é usado na cadeia respiratória como aceptor de elétrons.
c) As enzimas que catalisam as reações de produção de compostos orgânicos ricos em energia encontram- se nas regiões A e C.
d) A água é a substância fornecedora de elétrons na organela I e aceptora de elétrons na organela II.
e) Em ambas ocorre produção de ATP por meio do processo de fosforilação na presença de uma cadeia de transportadores de elétrons.
07. (FATEC-SP) Abaixo estão descritos dois processos metabólicos:
I. A glicólise ocorre no hialoplasma, durante a respiração celular. Nesse processo, uma molécula de glicose transforma-se em duas moléculas de ácido pirúvico, com um lucro líquido de 2 ATP.
II. A fotólise da água ocorre nos cloroplastos. Nesse processo, na presença de luz, ocorre “quebra” de moléculas de água, liberando-se O2 e produzindo NADPH2.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os processos metabólicos descritos com os organismos nos quais eles ocorrem.
07
08. (MACK) Analise as seguintes afirmativas a respeito de processos metabólicos dos vegetais.
I. Quando os estômatos estão fechados, cessam completamente a fotossíntese, a respiração e a transpiração.
II. O ponto de compensação fótico de uma planta umbrófila (de sombra) é o mesmo de uma planta heliófila (de sol).
III. Geralmente, a taxa de fotossíntese aumenta quando uma planta é colocada em atmosfera rica em CO2.
IV. A respiração ocorre na presença ou na ausência de luz, em todos os órgãos da planta (raiz, caule e folhas).
Estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
09. (IFSul) No parágrafo que segue, sobre “O ciclo biológico do Carbono”, algumas palavras foram suprimidas.
Através do processo da _________as plantas absorvem a energia solar e _________da atmosfera, produzindo _________ e hidratos de carbono (açúcares como a glicose), que servem de base para o crescimento das plantas. Os animais e as plantas utilizam os hidratos de carbono pelo processo de __________, utilizando a energia contida nos hidratos de carbono e emitindo CO2. Juntamente com a decomposição orgânica (forma de respiração das bactérias e fungos), a respiração devolve o carbono, biologicamente fixado nos reservatórios terrestres (nos tecidos da biota, na camada de solo e na turfa) para a atmosfera.
As palavras que completam corretamente as lacunas acima são, respectivamente:
a) respiração – CO – oxigênio – fotossíntese
b) fotossíntese – CO2 – oxigênio – respiração
c) respiração – oxigênio – CO2 – fotossíntese
d) fotossíntese – oxigênio – CO2 – respiração
10. (UERJ) Laudos confirmam que todas as mortes na Kiss ocorreram pela inalação da fumaça
Necropsia das 234 vítimas daquela noite revela que todas as mortes ocorreram devido à inalação de gás cianídrico e de monóxido de carbono gerados pela queima do revestimento acústico da boate.
Adaptado de ultimo segundo.ig.com.br, 5/03/20 3.
Os dois agentes químicos citados no texto, quando absorvidos, provocam o mesmo resultado: paralisação dos músculos e asfixia, culminando na morte do indivíduo. Com base nessas informações, pode-se afirmar que tanto o gás cianídrico quanto o monóxido de carbono interferem no processo denominado:
a) Síntese de DNA.
b) Transporte de íons.
c) Eliminação de excretas.
d) Metabolismo energético.
11. (UFPR) O CO2 é fundamental para o crescimento das plantas aquáticas em aquários plantados destinados preferencialmente ao cultivo desses vegetais. Por causa dos altos preços de sistemas de injeção de gás carbônico, muitos são feitos de maneira artesanal, com garrafas pet (ou outro recipiente acessível) onde são colocados açúcar, fermento biológico, bicarbonato de sódio e água.
11
Extraído de: <http://www.plantasdeaquario.com/injetor_diagrama.gif&gt;. Acesso em 22 abr. 2013.
Sobre os processos que ocorrem nesses sistemas de CO2 para aquários, é correto afirmar:
a) No primeiro frasco ocorrerá a fermentação alcoólica com a etapa inicial de metabolismo, a transformação da glicose em duas moléculas de piruvato.
b) Pedras porosas são necessárias ao final do processo de difusão do CO2, devido ao risco de serem ocasionadas pequenas explosões caso fosse mantida a liberação de bolhas maiores, dada a reatividade do CO2 com a água.
c) O segundo frasco tem a função de promover a segunda etapa da fermentação, denominada glicólise.
d) Para obter energia, as leveduras do primeiro frasco vão degradar a glicose em ATP, graças à fermentação aeróbica.
e) No processo da fermentação do açúcar ocorrido no primeiro frasco, o bicarbonato de sódio entra para equilibrar os altos níveis de CO2 formados, forçando o gás carbônico a se dissolver novamente no líquido.
12. (UNIRIO) Além do ácido lático, as bactérias geram vários produtos importantes através da fermentação. O queijo suíço, por exemplo, é fabricado pela fermentação de uma bactéria que forma ácido propiônico e gás carbônico. Esse gás forma as bolhas que se transformam nos famosos buracos do queijo suíço. Outra bactéria forma ácido acético, fermentando a sidra (vinho da maçã) ou vinho da uva, produzindo vinagre. O ranço da manteiga se deve ao ácido butírico, que também é produto da fermentação de bactérias. O álcool usado como combustível e como solvente, além de outros solventes como a acetona e o álcool isopropílico, também é produto da fermentação.
LINHARES, Sérgio e GEWANDSNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. São Paulo, Editora Ática, 1997. Volume 1, p. 166.
A origem dos diversos resíduos da fermentação, como os citados no texto, depende da:
a) Variação de temperatura em que ocorrem as reações do processo.
b) Quantidade de energia produzida na forma de ATP ao longo da reação.
c) Forma de devolução dos hidrogênios capturados pelo NAD ao ácido pirúvico, formando diferentes compostos orgânicos.
d) Natureza química da molécula utilizada como matéria-prima na reação.
e) Disponibilidade de água como aceptor final de hidrogênios.
13. (UFPB) Há muitos anos o homem utiliza microrganismos para produção de alimentos e bebidas, como queijos e vinhos. Com o aumento da população mundial e consequentemente com o aumento do consumo, outras necessidades vêm surgindo e podem ter uma solução viável com a utilização de microrganismos. Dentre essas necessidades, está a produção de energia de fontes renováveis, a exemplo do biocombustível etanol, como alternativa ao uso de combustíveis derivados de petróleo. Com base na bioquímica dos microrganismos, é correto afirmar que alguns podem ser utilizados na produção de biocombustíveis porque:
a) Produzem grandes quantidades de ATP em condições aeróbicas.
b) Desviam os produtos da via glicolítica para a fermentação alcoólica, em condições de baixa disponibilidade de oxigênio.
c) Sintetizam glicose a partir da fotossíntese.
d) Armazenam grandes quantidades de açúcares, que serão utilizados na produção de energia.
e) Utilizam o Ciclo de Krebs para produzir etanol em condições de disponibilidade de oxigênio.
14. (IFBA) Uma equipe de pesquisadores do Instituto Pasteur demonstrou que é possível reativar as células-tronco musculares de cadáveres humanos, transplantá-las e fazer com que outras novas nasçam em perfeito estado. Os cientistas descobriram que essas células não morriam junto com a pessoa. Isso porque as mesmas reduziam sua atividade ao mínimo e, após se desfazer das mitocôndrias, ficavam em estado de hibernação.
Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/ Acesso em: 18 de junho de 2012.
Considerando-se os processos energéticos que acontecem nos seres vivos e a eliminação das mitocôndrias por parte das células, analise as seguintes afirmativas e marque a correta.
a) A quantidade de ATP produzido é quinze vezes maior do que se as mitocôndrias fossem mantidas no interior celular.
b) As células musculares, ao entrarem em hibernação, ativam processos autotróficos para obtenção de energia.
c) Apesar de reduzirem sua atividade, as células musculares têm pouca perda energética, pois os hidrogenossomos tornam-se ativos.
d) Apesar dessa adaptação biológica, as células musculares ainda são capazes de realizar a glicólise para produzir ATP.
e) A eliminação mitocondrial possibilita que as células realizem uma série de reações químicas altamente energéticas conhecidas como ciclo do ácido cítrico.
15. (PUC-RS) Responda esta questão com base no texto a seguir, sobre a história de cerveja.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// http://www.brejas.com.br
Na fabricação da cerveja, a fermentação transforma o açúcar do cereal em álcool. O mesmo processo é usado no preparo da massa de bolos e pães, onde os fermentos consomem o açúcar da farinha e liberam o gás carbônico que aumenta o volume da massa. Esse açúcar é _____­­­­_ que deriva do amido, um ______, sintetizado por ______ como reserva energética.
a) a glicose – polissacarídeo – vegetais
b) a glicose – polipeptídeo – fungos e plantas
c) o glicogênio – polissacarídeo – fungos e plantas
d) o glicogênio – polipeptídeo – fungos e plantas
e) o glicogênio – polissacarídeo – vegetais
16. (UFAL) O gráfico abaixo representa as taxas de fotossíntese e de respiração de duas espécies vegetais colocadas no mesmo meio ambiente.
16
A análise do gráfico levou às seguintes afirmações:
I. Cada uma das espécies tem seu próprio ponto de compensação.
II. As duas espécies apresentam a mesma taxa de fotossíntese.
III. A espécie 1 pode ser uma planta de sombra e a espécie 2, uma planta de sol.
Dessas afirmações, apenas:
a) I é correta.
b) II é correta.
c) III é correta.
d) I e II são corretas.
e) I e III são corretas.
17. (UFSJ) Joana decidiu fazer um pão com os seguintes ingredientes: 4 xícaras de chá de farinha de trigo, 1/2 colher de chá de sal, 1 e 1/2  colher de sopa de fermento biológico, 1 xícara de chá de leite morno e dois ovos (Cozinha Regional Brasileira v. 3 ed. Abril, 2009)
A receita recomendava que a farinha fosse misturada ao sal e ao açúcar e que o fermento deveria ser acrescentado à mistura após ser dissolvido no leite. Joana colocou o leite no fogão e, sendo muito cautelosa, esperou até ocorrer a fervura. Assim que o leite ferveu, apagou o fogo e acrescentou o fermento. Trabalhou a massa e deixou descansá-la por 45 minutos. Seguindo os procedimentos, levou o pão ao forno e, após 50 minutos, para surpresa e decepção de Joana, seu pão não cresceu.
A explicação para o pão não ter crescido é que:
a) Não se deve deixar massas que levam fermento biológico descansando, pois, durante esse tempo, as leveduras começam a fermentar, produzindo ácidos que impedem o crescimento da massa.
b) O leite teria que ter fervido por mais tempo para eliminar todas as bactérias indesejadas. Como as bactérias não foram eliminadas, elas, por competição interespecífica, limitaram a ação das leveduras.
c) Ao misturar o fermento no leite recém-fervido, a temperatura matou as leveduras, impedindo a liberação dos gases que fariam a massa crescer.
d) O leite, após a fervura, libera grande quantidade de lactose, que pode ser fermentada pelas leveduras em ácido láctico, o que, por sua vez, impede o crescimento da massa.
18. (UNESP) Gustavo foi contratado para trabalhar como jardineiro em uma residência na cidade de São Paulo. Os proprietários do imóvel exigiram que Gustavo mantivesse a grama sempre irrigada e aparada a uma altura específica, o que, dependendo da época do ano, exigiu podas mais ou menos frequentes. Considerando que o balanço entre taxa de fotossíntese e taxa de respiração varia ao longo do ano em razão das diferenças de temperatura, intensidade luminosa e períodos de claro e escuro ao longo das 24 horas do dia, pode-se afirmar corretamente que as podas foram:
a) Mais frequentes entre outubro e dezembro, período no qual a luminosidade intensa determinou o aumento da taxa de fotossíntese, mantendo o gramado no seu ponto de compensação fótica.
b) Mais frequentes entre dezembro e fevereiro, período no qual o aumento da intensidade luminosa determinou um aumento na taxa de respiração.
c) Menos frequentes entre abril e junho, período no qual as baixas temperaturas determinaram o aumento da taxa de respiração e colocaram o gramado acima de seu ponto de compensação fótica.
d) Menos frequentes entre junho e agosto, período no qual a diferença entre a taxa de fotossíntese e a taxa de respiração tornou-se menor.
e) Menos frequentes entre agosto e outubro, período no qual os dias mais curtos em relação às noites levaram a uma taxa de fotossíntese abaixo da taxa de respiração.
19. (PUC-SP) Considere os esquemas simplificados de duas vias metabólicas indicadas por I e II:
19
É correto afirmar que:
a) I é apresentado exclusivamente por certas bactérias e II exclusivamente por certos fungos, pois esses organismos são todos anaeróbicos.
b) I e II são apresentados exclusivamente por procariontes, pois esses organismos são todos anaeróbicos.
c) em I e II há liberação de gás carbônico e os dois processos apresentam o mesmo rendimento energético.
d) I é apresentado por células do tecido muscular esquelético humano quando o nível de oxigênio é insatisfatório para manter a produção de ATP necessária.
e) I é um processo utilizado na fabricação de pães e II, um processo utilizado na indústria alimentícia para a produção de alimentos como iogurtes e queijos.
20.  (UNIMONTES) Com relação aos processos de “produção” e “consumo” de energia, assinale a alternativa correta.
a) Na falta de glicose, a célula pode utilizar lipídios e até mesmo proteínas no processo de respiração celular.
b) O oxigênio liberado na fotossíntese é proveniente da molécula de CO2 produzida no interior da mitocôndria.
c) Na respiração celular, a cadeia respiratória ocorre no hialoplasma e resulta em duas moléculas de ácido pirúvico.
d) A fermentação é um processo que necessita oxigênio para realizar a quebra da molécula de glicose para liberação de energia.
e) No processo de fotossíntese, as reações da fase fotoquímica ocorrem no estroma dos cloroplastos, e resultam na produção de glicídios.
21. (UFSJ) Analise o esquema abaixo.
21
a) Luz + calor, matéria e energia.
b) Energia, matéria e biomassa.
c) Luz, biomassa e matéria.
d) Energia, matéria + energia e matéria.
22. (UFSJ) É sabido que as plantas fazem fotossíntese para obter seu próprio alimento. Nesse sentido é incorreto afirmar que as:
a) Plantas fazem fotossíntese e os animais fazem respiração celular, portanto, as plantas têm cloroplastos e não têm mitocôndria.
b) Plantas fazem fotossíntese para obter glicose e fazem respiração celular para obter energia em forma de ATP.
c) Células vegetais possuem cloroplastos e mitocôndrias.
d) Células animais possuem mitocôndrias da mesma forma que as células vegetais com função de produzir ATP a partir de glicose.
23. (UFSC) A maioria das substâncias que constituem as células, que formam o corpo dos seres vivos, está constantemente interagindo. Com relação a estes processos e às substâncias que deles participam, é correto afirmar que:
01. Sínteses e decomposições se processam mediadas por um intrincado conjunto de catalisadores.
02. As plantas verdes formam moléculas orgânicas armazenando a energia provenientes do sol, por meio de reações que absorvem energia.
04. Mesmo em completo repouso, o corpo “gasta” energia – obtida através do metabolismo basal – para se aquecer e manter movimentos internos, como os do coração.
08. O conjunto de todas as etapas que resultam nas transformações químicas orgânicas é denominado catabolismo.
16. A respiração celular é uma reação química do tipo exergônica, uma vez que libera energia.
32. A síntese de proteínas é um tipo de reação química na qual o produto final, uma cadeia de nucleotídeos, é construída com gasto de energia e a intermediação de fosfato e glicose.
Soma das alternativas correta:
24. (COVEST) O desenvolvimento e a nutrição de uma planta dependem, em grande parte, do equilíbrio entre os processos fotossintético e respiratório. Com relação ao ponto de compensação fótico (PCF), indicado na figura abaixo, é incorreto afirmar que:
24
a) PCF é igual à taxa de fotossíntese multiplicada pela taxa respiratória.
b) No PCF todo o oxigênio produzido pela planta é consumido por ela.
c) No PCF todo o gás carbônico produzido pela planta é fotossintetizado.
d) Ao contrário das plantas de sombra (umbrófilas), as plantas de sol (heliófilas) possuem PCF elevado.
e) O processo fotossintético e o respiratório apresentam comportamentos diferentes, quando considerada a ação da intensidade luminosa.
25. (UFU) No metabolismo celular, as mitocôndrias convertem “glicose” e oxigênio em energia. Como subproduto dessa reação, formam-se radicais de oxigênio (superóxido) que são convertidos, pela enzima superóxido dismutase (SOD), em peróxido de hidrogênio. Considerando o processo metabólico apresentado, analise as afirmativas a seguir:BLOG.2014
I. Os radicais de oxigênio são altamente reativos, podendo danificar o DNA dos cromossomos, o DNA mitocondrial e a membrana celular. Assim sendo, a SOD transforma esses radicais em peróxido de hidrogênio, que é inócuo à célula.
II. O peróxido de hidrogênio é tóxico e mutagênico. Assim sendo, com ajuda da catalase, deve ser convertido em oxigênio molecular e água, que são substância inócuas para o meio celular.
III. Peroxissomos são vesículas celulares que contêm enzimas que modificam substâncias tóxicas, tornando-as inofensivas para a célula.
Marque a alternativa correta.
a) I e II são corretas.
b) II e III são corretas.
c) I e III são corretas.
d) Apenas I é correta.
26. (FUVEST) Considere as seguintes informações:
I. A bactéria Nitrosomonas europaea obtém a energia necessária a seu metabolismo a partir da reação de oxidação de amônia a nitrito.
II. A bactéria Escherichia coli obtém a energia necessária a seu metabolismo a partir da respiração aeróbica ou da fermentação.
III. A bactéria Halobacterium halobium obtém a energia necessária a seu metabolismo a partir da luz captada por um pigmento chamado rodopsina bacteriana.
Com base nessas informações, Nitrosomonas europaea, Escherichia coli e Halobacterium halobium podem ser classificados, respectivamente, como organismos:
a) Autotróficos; autotróficos; autotróficos.
b) Autotróficos; heterotróficos; autotróficos.
c) Autotróficos; autotróficos; heterotróficos.
d) Autotróficos; heterotróficos; heterotróficos.
e) Heterotróficos; autotróficos; heterotróficos.
27. (SENAC-SP) Considere as seguintes afirmações:
I. Organismos fotoautróficos utilizam a energia radiante do sol.
II. Organismos quimioautróficos obtêm energia a partir de moléculas orgânicas.
III. A fermentação deve ter surgido após a respiração porque, no início, a atmosfera terrestre era desprovida de oxigênio.
IV. Os compostos orgânicos liberam a energia armazenada por meio dos processos de fermentação ou respiração.
É correto o que se afirma somente em:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.
28. O gráfico abaixo mostra a relação entre temperatura corporal e temperatura ambiental de dois animais A e B. Esses animais podem ser, respectivamente:
28
a) Sapo e cobra.
b) Macaco e cão.
c) Gato e lagarto.
d) Cobra e cão.
e) Peixe e lagarto.
29. (ACAFE) Sobre o processo de obtenção de energia pelos seres vivos é correto afirmar, exceto:
a) A respiração anaeróbica é o processo de extração de energia de compostos orgânicos sem a utilização do O2 como aceptor final de elétrons.
b) A respiração aeróbica compreende três fases, que ocorrem no interior das mitocôndrias: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
c) A quebra da glicose através da fermentação produz 2 ATPs como saldo energético.
d) Ao contrário da fermentação alcoólica, a fermentação lática não produz CO2.
30. (COVEST) Com relação à respiração celular aeróbica, analise as afirmações abaixo.
I   II
0   0 – A fase aeróbica da respiração compreende o ciclo de Krebs, que ocorre no citosol, e a cadeia respiratória, que ocorre nas cristas mitocondriais.
1  1 – Todas as etapas do ciclo de Krebs ocorrem duas vezes por molécula de glicose degradada.
2   2 – Para cada molécula de glicose degradada, são liberadas seis moléculas de CO2, quatro por meio do ciclo de Krebs e duas na conversão de duas moléculas de ácido pirúvico (produzido na glicólise) em acetil-CoA.
3   3 – Em cada ciclo do ácido cítrico, tem-se um rendimento energético de doze moléculas de ATP.
4  4 – A falta  de  oxigênio na  célula interrompe a  cadeia respiratória  e a fosforilação oxidativa, podendo levar à morte.

gab

01.  (UFV) Enquanto os organismos superiores utilizam a respiração aeróbia para obter energia, algumas bactérias e fungos utilizam a fermentação. Esses processos compreendem um conjunto de reações enzimáticas,nos quais compostos orgânicos são degradados em moléculas mais simples. As afirmativas a seguir estão relacionadas a esses processos.
I. A glicólise é o processo inicial da respiração e fermentação.
II. As leveduras fermentam açúcares para produzir álcool etílico.
III. A fermentação é mais eficiente em rendimento energético do que a respiração.
Com relação às afirmativas, assinale a alternativa correta.
a) I e II são verdadeiras.
b) II e III são verdadeiras.
c) I, II e III são verdadeiras.
d) I e III são verdadeiras.
e) Apenas a II é verdadeira.
02. (UESPI) A figura abaixo mostra um processo metabólico que ocorre dentro das células de um menino, após a digestão das batatas fritas que ele consumiu durante o lanche. Tal processo:
02
a) Demonstra o consumo de calorias da célula em reações anabólicas da glicólise.
b) Ocorre durante o Ciclo de Krebs e mostra o acúmulo de saldo energético celular.
c) É típico das reações catabólicas exotérmicas que ocorrem devido ao consumo de alimentos ricos em carboidratos.
d) É típico das reações anabólicas endotérmicas que ocorrem devido ao consumo de alimentos ricos em proteínas.
e) Gera um saldo energético de 4 ATPs.
03. (UNIOESTE) Relativo ao processo de “produção” de energia nas células e incorreto afirmar que:
a) A sequencia das etapas da respiração celular e: glicólise no citosol, ciclo de Krebs na matriz mitocondrial e fosforilação oxidativa no citosol.
b) A glicólise e uma etapa metabólica que ocorre tanto no processo de fermentação quanto no processo de respiração celular.
c) A síntese da maior parte das moléculas de ATP esta acoplada a reoxidaçâo das moleculas de NAD+ e FAD.
d) O ciclo de Krebs se inicia com uma reação entre a molécula de coenzima A e uma molécula de acido oxalacético.
e) A reação que converte o ácido pirúvico em acido láctico produz menos energia (ATP) que a fosforilação oxidativa.
04. (UFJF) A maior parte do ATP é produzida na etapa denominada fosforilação oxidativa, que ocorre nas mitocôndrias. Por que essa fase é assim chamada?
a) Os prótons expulsos para o espaço intermembranas oxidam o ADP e, consequentemente, promovem a sua transformação em ATP.
b) Ocorre uma etapa intermediária em que é adicionado fósforo a proteínas da cadeia transportadora de elétrons, promovendo a sua oxidação.
c) Há a formação de radicais livres na matriz mitocondrial, o que induz a fosforilação do ADP.
d) Ocorre a adição de fósforo ao ADP em consequência de reações de oxidorredução.
e) O oxigênio oxida a ATPsintase, estresse que induz o aumento da síntese de ATP.
05. (PUC-MG) Observe atentamente o esquema abaixo.
5a
Com base no esquema e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.
a) Glicose e ácidos graxos são substratos importantes para iniciar as vias das reações químicas que acontecem dentro das mitocôndrias, porém a glicose não entra nessa organela.
b) A cadeia respiratória, que ocorre nas mitocôndrias, depende de oxigênio para produção de ATP e água, representada por B.
c) O Ciclo de Krebs é uma etapa comum para a oxidação completa de carboidratos e de lipídeos como os triglicerídeos ou fosfolipídios representados por A.
d) A oxidação de componentes orgânicos para a produção de NADH2 não ocorre fora da matriz mitocondrial.
06. (PUC-RS) O oxigênio é extremamente importante para a sobrevivência dos animais porque a maioria deles satisfaz suas necessidades de energia por meio da oxidação de alimentos. A oxidação final dos compostos orgânicos pelas células (denominada de Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido Cítrico) e a formação de ATP ocorrem:
a) No citoplasma.
b) Nas mitocôndrias.
c) No complexo de Golgi.
d) No retículo endoplasmático.
e) Nos lisossomos.
07. (UFPB) Um atleta apresentou um quadro de fadiga muscular excessiva e exames laboratoriais revelaram alta produção de ácido lático (lactato) e carência da vitamina B2 (riboflavina). Para amenizar um futuro quadro de fadiga muscular excessiva, foi indicada uma dieta suplementada com riboflavina, pois essa vitamina.
a) Auxilia no acúmulo de proteínas.
b) Aumenta a respiração celular.
c) Degrada o ácido lático.
d) Aumenta as reservas lipídicas.
e) Diminui a massa muscular.
08. (UNICENTRO) Sobre a respiração, assinale a alternativa incorreta.
a) Pode-se considerar a respiração aeróbica um processo realizado em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
b) Nos eucariontes a glicólise ocorre no citosol, e o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória nas mitocôndrias, respectivamente na matriz mitocondrial e nas cristas mitocondriais.
c) Nas transferências de hidrogênio ao longo da cadeia respiratória, há liberação de elétrons excitados que são capturados pelos transportadores de elétrons, exemplo dos citocromos, e parte da energia é utilizada na fosforilação oxidativa.
d) Na respiração aeróbica o aceptor final dos hidrogênios na cadeia respiratória é o nitrogênio.
e) Algumas bactérias desnitrificantes do solo, como Pseudomonas denitrificans, realizam respiração anaeróbica e participam do ciclo do nitrogênio devolvendo N2 à atmosfera.
09. (UEFS) A figura abaixo ilustra algumas etapas de determinadas reações oxidativas presentes em células eucarióticas.
09
Em relação a esse processo e às reações associadas a ele, é possível afirmar:
a) O processo biológico representado é o da fotossíntese e ocorre no interior dos cloroplastos.
b) As reações ilustradas da cadeia transportadora de elétrons são responsáveis por uma intensa fosforilação dependente da ação da enzima ATP sintase.
c) A figura ilustra etapas da síntese de cadeias polipeptídicas no interior do retículo endoplasmático.
d) A glicose é o principal produto resultado da redução química do CO2 utilizado como reagente da reação.
e) O gradiente de prótons gerado no interior das membranas internas garante a produção intensa de ATP a partir da energia luminosa fixada previamente pela clorofila.
10. (UFPB) Durante as olimpíadas de Sydney, em 2000, o anabolizante nandrolona ganhou destaque após seu uso ser detectado em exame de urina de vários atletas, o que caracterizou doping. Substâncias anabolizantes podem produzir efeitos, como o aumento da força física e aumento do número de hemácias, fatores importantes no desempenho dos atletas. Considerando os efeitos citados, identifique os processos possíveis de serem desencadeados no organismo de atletas que fazem uso de anabolizantes:
I   II
0  0 – Aumento da divisão mitótica.
1  1 – Diminuição do número de mitocôndrias.
2  2 – Aumento de tamanho das fibras musculares.
3  3 – Aumento da respiração celular.
4  4 – Aumento da fermentação láctica.
11. (UNICENTRO) Observe a reação química não balanceada abaixo:
C6H12O6 + O2 → CO2 + H20
Sobre ela é correto afirmar que:
a) Representa a equação básica da fotossíntese.
b) Ocorre apenas em seres vivos pluricelulares.
c) É uma reação que não ocorre no interior dos seres vivos, apenas em laboratórios de produção de água.
d) Representa a quebra da glicose na presença do oxigênio no processo conhecido como respiração celular.
e) Indica a principal causa do aumento na concentração do CO2 na atmosfera, a queima de glicose realizada pelos bovinos.
12. (PUC-RIO) Muitas contaminações do solo por combustíveis orgânicos chegam ao solo sub-superficial, onde a disponibilidade de oxigênio é mais baixa. Assim, uma das propostas existentes no Brasil é a de que a atividade de degradação por microrganismos anaeróbicos presentes nesses solos seja estimulada, já que são ricos em ferro oxidado. Nessa situação, o ferro exerceria função fisiológica equivalente à do oxigênio, que é a de:
a) Reduzir os poluentes orgânicos.
b) Catalizar as reações de hidrólise.
c) Aceitar elétrons da cadeia respiratória.
d) Doar elétrons para a respiração anaeróbia.
e) Complexar-se com os poluentes orgânicos.
13. (UEPB)Os principais processos pelos quais ocorre liberação da energia armazenada nas ligações químicas dos compostos orgânicos são a fermentação e a respiração aeróbia. Sobre esses processos podemos afirmar:
I. Os dois processos acima citados iniciam-se com a glicólise, ou seja, com a degradação da molécula de glicose em duas moléculas de piruvato. Nesse processo cada molécula de glicose libera energia para formar quatro moléculas de ATP.
II. Por meio da fermentação, a glicose é parcialmente degradada na ausência de oxigênio, originando substâncias mais simples, como o ácido lático, o ácido acético e o álcool etílico, produtos respectivamente da fermentação lática, acética e alcoólica. Nesses processos, há saldo de apenas duas moléculas de ATP.
III. Nos procariontes, a glicólise e o ciclo de Krebs ocorrem no citoplasma, e a cadeia respiratória ocorre associada à face da membrana plasmática voltada para o citoplasma. Já nos eucariontes, a glicólise ocorre no citosol, e toda a fase aeróbia ocorre no interior das mitocôndrias.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
a) I, II e III.
b) Apenas I.
c) Apenas II.
d) Apenas III.
e) Apenas II e III.
14. Uma célula, com o auxílio de enzimas, degrada moléculas orgânicas ricas em energia em produtos mais simples que contêm menos energia. Existem diferentes caminhos pelos quais uma célula pode obter essa energia. Um dos processos mais simples utilizados pelos seres vivos é a fermentação, na qual um dos possíveis produtos é o álcool etílico (etanol). Assinale a alternativa que contém a equação que representa a fermentação etílica e um organismo que realiza este processo.
a) C6H12O6 → 2 C2H5OH + CO2 + energia ; leveduras.
b) C6H112O6 → 2 C2H5OH + CO2 + energia ; cianobactérias.
c) 12H2O + 6CO2 + luz → C6H12O6 + 6O2 + 6H2O; bactérias e fungos.
d) 12H2O + 6CO2 + luz → C6H12O6 + 6O2 + 6H2O; vegetais e algas.
e) C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia; bactérias e fungos.
15. (UEPB)A dança representa um dos importantes meios de liberação de energia corporal. Surgiu pela necessidade do homem extravasar suas emoções. No contexto histórico servia antigamente como meio de comunicação, sendo, portanto, a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também. Como atividade aeróbica, em 1 hora de dança do ventre, por exemplo, uma pessoa bem condicionada fisicamente, com 58 kg, pode perder 334,95 kcal. Notar que durante o inverno a perda calórica pode ser maior, pois o organismo despende quantidade maior de energia para manter a temperatura corporal por volta de 36 e 37 graus. Considerando o exposto acima, pode-se afirmar corretamente que:
a) Após 3 h de exercícios, dependendo do estado físico da pessoa, uma dançarina de dança do ventre não sofrerá com acidose láctea, presente no sistema muscular, após realizar respiração anaeróbica.
b) Após 3 h de exercícios, dependendo do estado físico da pessoa, uma dançarina de dança do ventre não sofrerá com acidose láctea, presente no sistema muscular, após realizar respiração aeróbica.
c) Após 3 h de exercícios, independentemente do estado físico da pessoa, uma dançarina de dança do ventre sofrerá com acidose láctea, presente no sistema muscular, após realizar respiração anaeróbica.
d) Após 3 h de exercícios, independentemente do estado físico da pessoa, uma dançarina de dança do ventre não será acometida de acidose láctea, presente no sistema muscular, após realizar respiração aeróbica.
e) Após 3 h de exercícios, dependendo do estado físico da pessoa, uma dançarina de dança do ventre poderá sofrer com acidose láctea, presente no sistema muscular após realizar respiração anaeróbica.
16. (IFMT)                             EM BUSCA DE AR FRESCO
Cerca de 360 milhões de anos atrás, Acanthostega, um tetrápode primitivo, sobe à tona em um pântano onde é hoje a Groenlândia. Embora esse animal tivesse quatro pernas, ele não seria capaz de sustentar seu próprio peso fora da água. Desse modo, parece que seus membros inicialmente funcionaram para ajudar o animal a erguer a cabeça para fora da água mal oxigenada do pântano, para poder respirar. Somente mais tarde eles descobriram sua utilidade em terra firme.
16

(EM BUSCA DE AR FRESCO. Revista Scientific American Brasil, [s.l.], a. 4, n. 44.)
Com relação à matéria acima e seus conhecimentos a respeito da respiração celular, marque a alternativa correta.
a) A realização de exercícios extenuantes leva ao acumulo de ácido carbônico, que, depois, é metabolizado pelas mitocôndrias, através do ciclo de Krebs.
b) O ganho energético pelo processo de fermentação é maior do que o realizado pelo processo de respiração aeróbica e ainda tem a vantagem de formar alimentos e bebidas.
c) Todos os eucariontes utilizam amido e triglicerídeos como fonte de reserva energética intracelular.
d) O oxigênio, indispensável para a formação de ATP pela respiração aeróbica em nossas células, entra nelas através de um mecanismo de difusão, independente de transportadores proteicos presentes na membrana plasmática.
e) A produção de ATP por fosforilação oxidativa é um processo presente tanto na respiração aeróbica quanto na anaeróbica.
17. (UNICENTRO) As mitocôndrias são corpúsculos citoplasmáticos extremamente importantes para o funcionamento celular, pois participam diretamente do metabolismo energético responsável por gerar moléculas de ATP para o uso da célula. Sobre esse processo metabólico, é correto afirmar:
a) A glicólise é uma etapa aeróbia de processo de degradação da glicose, pois necessita de oxigênio para ocorrer.
b) A quebra da glicose em moléculas de ácido pirúvico depende do aparato enzimático das mitocôndrias.
c) A fosforilação oxidativa representa a etapa de maior rendimento energético para a célula.
d) O ciclo do ácido cítrico ocorre nas cristas mitocondriais, com saldo de duas moléculas de ATP.
18. (UFV) Com relação à respiração celular, é correto afirmar que:
a) Consiste nas trocas gasosas entre o ar dos pulmões e o sangue.
b) Não ocorre nas plantas durante o dia, já que nesse período elas realizam fotossíntese.
c) Ocorre em três etapas principais: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons.
d) Ocorre exclusivamente nas mitocôndrias na ausência de oxigênio.
19. (UNINOEST) Com relação aos processos de respiração e fermentação nos organismos vivos, pode-se afirmar que:
a) Através dos dois processos ocorre produção de glicose.
b) Em ambos os processos ocorre formação de ácido pirúvico.
c) Na respiração anaeróbica não ocorre produção de ATP.
d) A respiração aeróbica produz menos ATP do que a fermentação.
e) Na respiração aeróbica não ocorre produção de ATP.
20. (UFPB) O esquema a seguir mostra parte das reações da cadeia respiratória que ocorre nas membranas internas das mitocôndrias, com detalhe para a produção de ATP (adenosina trifosfato), de acordo com a teoria quimiosmótica. Considerando a estrutura mitocondrial, o processo destacado na figura e a utilização do ATP pelas células, identifique as afirmativas corretas:
20
I    II
0  0 – O ADP é transformado em ATP, a partir da energia resultante de um gradiente de prótons, liberada durante as reações da cadeia respiratória.
1  1 – A síntese de ATP é maior em células que realizam intenso trabalho, como as células da musculatura cardíaca.
2  2 – O ATP é a moeda universal de transferência de energia entre os produtores de bens (respiração celular) e os consumidores de bens (trabalho celular).
3  3 – A quantidade de invaginações (cristas) da membrana interna é inversamente proporcional à atividade celular.
4  4 – O cianeto, um veneno de ação rápida que bloqueia o transporte de elétrons, não altera a síntese do ATP.
21. (UNIR) Sobre o processo respiratório de uma célula vegetal, analise as afirmativas.
I. Na glicólise, são produzidos ATP e Piruvato.
II. A cadeia respiratória ocorre na matriz mitocondrial.
III. Fosforilação oxidativa é quando se dá a liberação de CO2.
IV. O oxigênio é o aceptor final dos elétrons da cadeia respiratória.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II e III, apenas.
22. (UNCISAL) Considere 1 para fermentação lática e 2 para respiração celular:
(   ) ciclo de Krebs.
(   ) não utiliza oxigênio.
(   ) não há formação de água.
(   ) “produz” CO2 e próton.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo.
a) 2, 1, 1 e 1.
b) 2, 2, 1 e 1.
c) 1, 1, 2 e 2.
d) 1, 1, 2 e 1.
e) 2, 1, 1 e 2.
23. (PUC-RIO) Sabe-se que um indivíduo da espécie humana não pode ficar sem realizar respiração sistêmica por muito tempo, sob pena de sofrer lesões cerebrais. Assinale a alternativa que descreve corretamente o processo metabólico celular que ocorre nesse caso.
a) Na ausência de oxigênio molecular, as células iniciam um processo fermentativo de respiração aeróbica.
b) O gás carbônico produzido na respiração se acumula provocando diminuição do pH celular.
c) O oxigênio molecular é consumido, e sua diminuição causa aumento do pH celular.
d) O oxigênio molecular começa a se transformar em ácido carbônico, diminuindo o pH celular
e) Na ausência de oxigênio molecular, a célula passa a fazer digestão aeróbica para gerar energia.
24. (UEA)A mandioca-brava (Manihot utilíssima) é bastante utilizada na região norte do país para o preparo de farinha, pois seu rendimento é maior. Porém, apresenta um princípio ativo tóxico, da classe dos cianogênicos que, quando ingerido, provoca cansaço, falta de ar, fraqueza e confusão mental, podendo levar à convulsão e morte. A preparação artesanal ou industrial do produto faz com que o princípio ativo seja eliminado, técnica dominada pelos índios da Amazônia desde antes da época do descobrimento. Considerando-se os sintomas apresentados por aqueles que ingerem a mandioca-brava in natura e a classe a que pertence o princípio ativo, pode-se sugerir que este atua, primariamente, impedindo a:
a) Utilização do oxigênio na cadeia respiratória.
b) Utilização do oxigênio no ciclo de Krebs.
c) Associação do oxigênio com as moléculas de hemoglobina.
d) Difusão do oxigênio alveolar para o tecido sanguíneo.
e) Formação de ATP durante a glicólise.
25. (UEG) Na fabricação de pão caseiro, costuma-se colocar uma bolinha de massa ainda crua num copo com água. Essa bolinha, inicialmente, vai ao fundo do copo. Enquanto ela fica na água, os pães descansam e o fermento biológico utilizado na massa promove a liberação de CO2. Em relação a esse processo, é correto afirmar:
a) Com a produção de CO2, ocorre a formação de pequenas bolhas no interior da massa, diminuindo sua densidade.
b) Com a liberação do CO2 na bolinha, o empuxo diminui fazendo com que ela suba para a superfície.
c) A bolinha desce devido à diferença de pressão entre a boca e o fundo do copo.
d) A bolinha vai ao fundo pois a densidade dela é menor que a da água.
26. (OBJETIVO-SP) Existem muitas espécies de leveduras (fermentos) usadas na fabricação de bebidas, pães, bolos etc. Na produção da cerveja, utilizam-se duas espécies: Saccharomyces cerevisae, para a cerveja de maior teor alcoólico, e Saccharomyces carlsbergensis, para a cerveja com baixo teor alcoólico. O processo biológico referido no texto caracteriza-se por:
a) Ocorrer no interior das mitocôndrias dos fermentos produzindo teores variados de álcool etílico.
b) Utilizar o oxigênio como aceptor final de hidrogênio.
c) Ocorrer no citosol (hialoplasma) dos fungos Saccharomyces quando o teor de oxigênio no meio ambiente é insuficiente para a respiração aeróbica.
d) Realizar-se nas células de fungos, bactérias e protozoários quando a quantidade de glicose é insuficiente para a respiração aeróbica.
e) Ocorrer apenas nas células de procariontes e produzir um baixo rendimento energético.
27. (UFT) Em quase todos os seres vivos, as enzimas que participam da glicólise são muito semelhantes, o que nos dá uma evidência importante da origem comum dos organismos vivos. O esquema abaixo representa a degradação da glicose, que culmina com a formação de duas moléculas de ácido pirúvico, que podem seguir três vias metabólicas distintas.
27
As vias metabólicas representadas por I e II são formas de fermentação, e a III é a respiração aeróbica. Os processos I, II e III são realizados por:
a) Fungos e bactérias/Bactérias, fungos e células musculares/Animais, plantas e microrganismos.
b) Fungos/Bactérias/somente Células Musculares.
c) Fungos e Bactérias/Células Musculares/somente Animais.
d) Células Musculares/Fungos /Plantas e Animais.
28. (PUC-CAMPINAS) Considere as afirmações abaixo sobre a “produção” de energia nas células.
I. Somente no metabolismo energético de eucariotos ocorre liberação de CO2.
II. A respiração anaeróbia é exclusiva de procariotos.
III. O metabolismo de gorduras tem um rendimento energético maior que o metabolismo da mesma quantidade de carboidratos.
Está correto o que se afirma somente em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
29. (ASCES) Para “produzir” a energia que necessitam para seu funcionamento, os organismos vivos realizam reações metabólicas, como a fermentação. Considerando este processo, é correto afirmar que as células:
a) Produzem etanol a partir de ácido pirúvico.
b) Geram quatro moléculas de ATP de saldo energético a partir do catabolismo da glicose.
c) Musculares humanas geram ácido lático como produto final após exercício intenso.
d) “Produzem” energia simultaneamente em aerobiose e em anaerobiose, somente variando o saldo energético.
e) Realizam fermentação devido à vantagem energética frente à respiração aeróbica.
30. (UFAC) Em 1980, Umberto Eco publicou o livro O nome da rosa, romance ambientado em ummosteiro medieval, onde vários crimes aconteceram.Os mortos eram encontrados com a língua e osdedos escuros, indicando que folhearam livros compáginas envenenadas por cianureto (cianeto depotássio). Essa substância é extremamente tóxica,pois compromete a produção do ATP feita na célula,ligando-se ao citocromo a3.A alternativa que indica a etapa inibida pelo cianureto e o local onde ocorre, respectivamente, é:
a) Cadeia respiratória, cristas mitocondriais.
b) Ciclo do ácido tricarboxílico, citosol.
c) Cadeia respiratória, matriz mitocondrial.
d) Glicólise, citoplasma.
e) Cadeia respiratória, citoplasma.

GABARITO


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
A A A D D B B D B VFVVF
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D C A A E D C C B VVVFF
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
C E B A A C A C C A

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes