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28 de mai. de 2012

LAMARCKISMO

LAMARCK, LAMARCKISMO E A TEORIA DA PROGRESSÃO DOS ANIMAIS

"Para Lamarck, Deus criou a natureza que ele definiu como um “um conjunto de objetos metafísicos, constituído por leis e movimento”. Estes objetos metafísicos “podiam ser observados nos corpos que existiam”. A partir das leis da natureza, sem intervenção divina, e de forma progressiva é que surgem todos os seres vivos.
Os primeiros seres vivos, os mais simples, segundo Lamarck, surgiram por geração espontânea em ambientes aquáticos ou úmidos. Esta geração foi um fenômeno físico regido por duas forças opostas, a força de atração (como atração universal) e a de repulsão (calórico e eletricidade).
Com o passar do tempo e circunstâncias favoráveis, os primeiros seres deram origem aos outros s eres. Estes foram aumentando sua complexidade e deram origem às escalas animal e vegetal com as grandes “massas” (termo que Lamarck dava para os grandes grupos de animais) dispostas em ordem crescente de perfeição. No limite inferior da escala, estão os animais inferiores como os infusórios e no superior está o homem. Este processo aconteceu no passado e continua acontecendo no presente, s egundo o naturalis ta francês.
A natureza, em todas as suas operações, procedeu gradualmente; não pôde produzir todos os animais de uma só vez: primeiro formou os mais simples, passando destes aos mais compostos ; estabeleceu neles sucessivamente diferentes sistemas de órgãos particulares, multiplicou-os, aumentou sua energia pouco a pouco e, acumulando essa energia nos mais perfeitos, fez existirem todos animais c onhecidos, com as faculdades que neles observamos.
Para Lamarck, a progressão, de um nível para outro na escala animal está sempre acontecendo, ou seja, tantos animais e vegetais continuam aumentando sua complexidade. Estes não fazem parte de uma única cadeia, mas sim de duas cadeias distintas, separadas pela origem, que apresentam semelhança na forma inicial.
O animal mais simples para Lamarck seria o Monada termo. Desse modo é a partir deste que os outros animais surgem. Para os vegetais, é provável que Lamarck considerasse o Mucor viridescens o vegetal mais simples.
AS CAUSAS DA PROGRESSÃO DOS ANIMAIS
Para Lamarc k havia duas causas para a progressão dos seres. Estas seriam duas forças opostas. A primeira seria uma tendência a um aumento de complexidade relacionada ao próprio “poder da vida”. Essa tendência dependeria do movimento dos fluidos no interior dos animais. Quando esse movimento era acelerado, haveria mudanças internas nos organismos, que levaria a um aumento de complexidade. Como exemplo Lamarck diz que isso pode ser observado na passagem de uma “massa” para outra, no caso do sistema branquial dos peixes e do pulmonar dos répteis.
A segunda força ou causa é chamada por Lamarck de acidental ou modificadora. Esta força resultaria da ação do meio ambiente que levaria a “interrupções e desvios agindo sobre as partes externas e internas dos animais e vegetais, modificando-as ”. Como exemplo Lamarck comenta que há “raças” de caracóis que apresentam antenas por terem necessidades diferentes em relação às outras.
As causas que fazem um órgão se desenvolver e aumentar, fazem surgir um órgão novo que não existia antes no indivíduo.
AS LEIS GERAIS DA PROGRESSÃO DOS ANIMAIS
Lamarck propôs quatro leis, nas duas últimas versões de sua teoria, para explicar a evolução dos animais. A primeira lei diz que “há uma tendência na natureza para o aumento de complexidade”. Esta lei foi apresentada na Histoire naturelle des animaux sans vertèbretes por Lamarck da seguinte forma,
A vida, pelas suas próprias forças, tende continuamente a aumentar o volume de todo o corpo que a possui, e a estender as dimensões de suas partes, até um limite que lhe é próprio.
A tendência ao aumento de complexidade, que Lamarck expôs acima, é inerente a vida. Essa tendência resulta de um movimento dos fluidos no interior do indivíduo, os quais irão desenvolv er os órgãos e aperfeiçoá-los. Como exemplo Lamarck cita a transformação de um animal, desde o zigoto até a fas e adulta.
Outro exemplo que Lamarck forneceu para a primeira lei é com referência ao aumento de complexidade das espécies observadas na natureza, que se dá dos mais simples para os mais organizados,
A natureza, produzindo sucessivamente todas as espécies de animais e começando pelos mais imperfeitos e mais simples, terminando pelos mais organizados, complicou gradualmente sua organização; ess es animais, tendo se espalhado geralmente por todas as regiões habitáveis do globo, cada espécie recebeu pela influência das circunstâncias nas quais se encontrou, seus hábitos que conhecemos e as modificações em suas partes que a observação nos mostra.
Na segunda lei Lamarck explicou o surgimento de novos órgãos em “função das necessidades que se fazem sentir e que se mantêm”. Lamarck esclareceu:
A produção de um novo órgão em um corpo animal resulta de uma nova necessidade que surgiu e que continua a se fazer sentir e de um novo movimento que essa necessidade faz nascer e mantém.
Lamarck relacionou a segunda lei com a terceira lei já que a produção de um novo órgão está associada os seus hábitos e c ircunstâncias nas quais ele vive. Segundo o naturalis ta francês:
Não são os órgãos, quer dizer, a natureza e as partes do corpo de um animal que originam seus hábitos e suas faculdades particulares, mas são ao contrário seus hábitos, sua maneira de viver e as circ unstâncias nas quais se encontram esses indivíduos que, com o tempo, constituem a forma de seu corpo, o número e o estado de seus órgãos – enfim, as faculdades de que gozam.
A terceira lei de Lamarck refere-se aos efeitos do uso e desuso, que estão relacionados respectivamente ao desenvolvimento ou atrofia dos órgãos. Nas próprias palavras de Lamarck: “O desenvolvimento dos órgãos e sua força e ação estão em relação direta com o emprego desses órgãos”.
Entre os exemplos da terceira lei, Lamarck fornece para o caso do desuso, os seguintes: “olhos vestigiais em animais que não os usam, como na toupeira”; “as patas das serpentes, que teriam desaparecido pelo hábito de se arrastarem e se esconderem sob ervas”. Para o uso os seguintes: “membranas entre os dedos de aves aquáticas, formadas pelo exercício de esticar esses dedos, na água, para nadar”; “os dedos recurvados de pássaros que pousam sobre as árvores, desenvolvidos pelo hábito de segurar-se nos galhos com eles”.
A quarta lei de Lamarck refere-se a “herança dos caracteres adquiridos”, na qual características adquiridas ou perdidas durante a vida dos organis mos eram transmitidas à prole. Uma das formas que Lamarck anunciou esta lei é a seguinte,
Tudo aquilo que a natureza fez os indivíduos adquirirem ou perderem através das circunstâncias a que sua raça se encontra exposta há muito tempo, e conseqüentemente pelo emprego predominante de tal órgão ou pela constante falta de uso de tal parte, ela o conserva pela geração de novos indivíduos que dela provém, desde que essas mudanças adquiridas sejam comuns aos dois sexos, ou àqueles que produziram es ses novos indivíduos."
Marcelo Akira Hueda
Fonte: forumeiros.com
Lamarckismo


"A idéia de geração espontânea em Lamarck é bastante interessante, pois apresenta elementos novos em relação ao que se tinha na época. Ao contrário de Georges Cuvier (1769-1832) que aceitava uma criação divina de espécies já adaptadas ao ambiente, Lamarck procura explicar a origem da vida, bem como a própria vida, por meio de fenômenos físico-naturais. A idéia de que a vida possa aparecer da matéria inanimada, através de fenômenos naturais, pressupõe uma noção especial de vida, diferente daquela aceita na época de Lamarck. Em sua última obra Lamarck expõe a concepção de vida, que segue:
Mostramos em nossas diferentes obras que a vida não era um ser nem a propriedade particular de nenhuma matéria, qualquer que seja, nem é alguma parte de um corpo – fazendo ver que ela é apenas um fenômeno físico20 resultante de duas causas essenciais, a saber 1º) uma ordem e um estado de coisas que existem nas partes do corpo que se observa; 2º) uma causa motriz ou provocadora de movimentos sucessivos no interior deste corpo. Assim, a vida subsiste nesse corpo enquanto o estado de suas partes e a ordem de coisas necessárias à execução dos movimentos vitais não forem destruídos e enquanto a causa provocadora dos movimentos continuar a agir (LAMARCK, Systeme analytique dês connaissances de l?homme. Paris: Chez l?Auteur, aujardin du Roi, 1820, p. 117 apud MARTINS, 1994, p. 58).
Segundo esta visão, o que caracteriza os seres vivos para Lamarck, é uma determinada estrutura físico-química adequada e a existência de certas forças físicas em seu interior, que possibilitam o dinamismo próprio da vida. Em contrapartida, ao buscar fundamentos para formular uma hipótese quanto ao surgimento dos seres vivos, utiliza-se dos conceitos de geração espontânea, propostos, ainda, na Grécia Antiga. No entanto, Lamarck não acredita como Buffon, que formas vivas complexas possam surgir por geração espontânea. Para ele, o processo de geração espontânea está constantemente criando seres vivos primitivos, no início da escala animal ou vegetal. Esses seres naturalmente tenderiam a aumentar sua complexidade, geração após geração (MEYER, EL-HANI, 2005).
Na Philosophie Zoologique (vol. 2, p. 83 apud MARTINS, 1994), Lamarck esclarece que a natureza continua a formar as gerações diretas no início das escalas animal e vegetal, como os seres gelatinosos e transparentes (denominados atualmente de unicelulares) embora também possa fazê-lo em diversos pontos da primeira metade da escala, dando como exemplo os vermes intestinais. Como evidência favorável à geração espontânea, Lamarck utiliza a aparente inexistência de órgãos internos, inclusive os destinados à reprodução, o fato de os organismos de massa gelatinosa, infusórios, não produzirem ovo e de desaparecerem na estação fria, reaparecendo na estação quente, bem como sua aparente fragilidade.
A escala animal se inicia em dois ramos separados, produzidos por geração direta ou espontânea. Um deles se inicia com os infusórios, que dão origem aos pólipos e esses aos radiários. O outro, menos importante, se inicia com os vermes (LAMARCK, Histoire naturalle dês animaux sans vertèbres, vol. 1, p. 455 apud MARTINS, 1994, p. 59).
Meyer e El-Hani (2005) consideram que as hipóteses de Lamarck para a complexidade de certos seres vivos, não explicam a existência de muitos seres vivos pouco complexos e também não responde o porquê deles permanecerem estacionados no estágio inicial.
Na concepção de Lamarck as formas de vida mais complexas surgem por transmutação, uma lenta progressão na qual o fluido nervoso abre canais cada vez mais complexos de uma geração para a seguinte. Ao utilizar-se do processo de geração espontânea para justificar os diferentes graus de complexidade entre os seres vivos, propõe que quanto mais avançado seja um organismo em sua época atual, mais antigo seria seu primeiro ancestral, que por sua vez teve mais tempo para mudar e aperfeiçoar-se. (HENIG, 2001; MEYER e EL-HANI, 2005; BLANC, 1994).
Para fundamentar sua teoria, Lamarck formula algumas leis, dentre essas as mais conhecidas são a “Lei do Uso e Desuso” e a “Herança dos Caracteres Adquiridos”, porém Martins (1997) relata que, nas obras de Lamarck, principalmente a última versão, contida na Histoire naturalle des animaux sans vertèbres, aparecem explicitamente quatro leis. As duas primeiras leis demonstram ser a resposta aos seus questionamentos quanto aos diferentes graus de complexidade entre os seres vivos e o surgimento de possíveis órgãos de encontro às necessidades dos indivíduos.
Primeira Lei: A vida, pelas suas próprias forças, tende continuamente a aumentar o volume de todo o corpo que a possui, e a estender as dimensões de suas partes, até um limite que lhe é próprio (LAMARCK, Histoire naturalle des animaux sans vertèbres, vol. 1, p. 151 apud MARTINS, 1997, p. 35). Segunda Lei: A produção de um novo órgão em um corpo animal, resulta de uma nova necessidade que surgiu e que continua a se fazer sentir e de um novo movimento que essa necessidade faz nascer e mantém (LAMARCK, Histoire naturalle des animaux sans vertèbres, vol. 1, p. 152 e 155 apud MARTINS, 1997, p. 37)."
Fernanda Peres Ramos




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