Tecnologia do Blogger.

13 de fev. de 2014

Exercícios sobre Biosfera

01. (UDESC) O Brasil se divide em seis grandes biomas, que, em conjunto, abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Analise as descrições abaixo a respeito de cinco biomas brasileiros.
I. Bioma caracterizado pela presença de uma grande diversidade de gramíneas. Estende-se por áreas de planície, apresentando um clima subtropical, com verões quentes e invernos frios. Devido à intensa exploração para a agricultura e a pecuária, apresenta apenas 36% de sua cobertura original.
II. Segundo bioma em extensão do Brasil. Caracteriza-se pelo clima tropical-sazonal, com chuvas concentradas em um período do ano. O solo é ácido e pouco fértil, com plantas adaptadas a estas condições, como árvores de cascas grossas e troncos retorcidos. Dados atuais mostram que o bioma já perdeu quase 50% de sua cobertura original.
III. Maior Floresta Pluvial Tropical do mundo. Caracteriza-se pela presença de um dossel fechado formado por árvores altas e um subdossel onde pode ser identificada uma grande quantidade de lianas e epífitas. Encontra-se ameaçada, tendo perdido aproximadamente 20% de sua cobertura original.
IV. Bioma único no Planeta, tombado como patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Considerado a maior planície inundável do mundo, apresenta uma elevada biodiversidade, onde se destaca a fauna aquática. Dados atuais revelam que o bioma já perdeu aproximadamente 15% de sua cobertura original.
V. Bioma que se estendia, originalmente, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, pela linha costeira do país. Apresenta clima que vai do tropical ao subtropical e uma grande diversidade de ecossistemas, como as Florestas Ombrófilas Densas, as Florestas Ombrófilas Mistas e as formações pioneiras. Apresenta apenas 7% de sua cobertura original.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a descrição do bioma com o seu nome.
a) I. Pampa / II. Caatinga / III. Floresta Amazônica / IV. Pantanal / V. Floresta Atlântica.
b) I. Pampa / II. Floresta Atlântica / III. Pantanal / IV. Floresta Amazônica / V. Cerrado.
c) I. Cerrado / II. Pampa / III. Pantanal / IV. Floresta Amazônica / V. Floresta Atlântica.
d) I. Pantanal / II. Caatinga / III. Floresta Amazônica / IV. Pampa / V. Floresta Atlântica.
e) I. Pampa / II. Cerrado / III. Floresta Amazônica / IV. Pantanal / V. Floresta Atlântica.
02. (UEPB) O Brasil possui cerca de 30% das espécies de plantas e de animais conhecidas no mundo, que estão distribuídas em seus diferentes ecossistemas. A região dos cerrados, com seus 204 milhões de hectares, aproximadamente 25% do território nacional, apresenta grande diversidade faunística e florística em suas diferentes fisionomias vegetais. Apesar de ser uma região de solos pobres e pouco férteis, que não despertavam muito interesse nos agricultores e nos órgãos de defesa ambiental, o bioma abriga uma variedade de espécies, muitas delas endêmicas, conforme tabela abaixo:
TABELA – Número de espécies de vertebrados e plantas que ocorrem no Cerrado, porcentagem de endemismos do bioma e proporção da riqueza de espécies do bioma em relação à riqueza de espécies no Brasil.

NÚMERO % ENDEMISMOS DO CERRADO % ESPÉCIES EM  
RELAÇÃO AO BRASIL
Plantas 7.000 44 12
Mamíferos 199 9,5 37
Aves 837 3,4 49
Répteis 180 17 50
Anfíbios 150 28 20
Peixes 1.200 ? 40
FONTES: (Fonseca et al. 1996; Fundação Pro-Natureza et al. 1999; Aguiar 2000; Colli et al. 2002; Marinho-Filho et al. 2002; Oliveira & Marquis 2002; Aguiar et al. 2004, in Klink & Machado 2005).
Sobre a fauna e flora do Cerrado, é correto afirmar:
a) Entre as 180 espécies de répteis observadas para o Cerrado, há uma grande variedade de anfisbenídeos, répteis squamatos famosos por apresentarem duas cabeças.
b) Entre as 837 espécies de aves do Cerrado encontram-se a Pomba-asa-branca (Columba picazuro), Bico-roxo (Oxyura dominica), Seriema (Cariama cristata) e Arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus).
c) Entre as 7000 espécies de plantas do Cerrado, com quase cerca de 4.400 endêmicas, encontram-se representantes típicos desse bioma com troncos tortuosos e recurvados como capim-flecha (Tristachya leiostachya), o cajueiro do campo (Anacardium humile) e o pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia).
d) Os crescentes avanços nos processos na retirada da vegetação e de outros distúrbios não devem afetar as 1200 espécies de peixes assinaladas para o Cerrado, cujo percentual de endemismo ainda não foi possível avaliar, devido a estes organismos serem encontrados em ambientes aquáticos.
e) Entre as 199 espécies de mamíferos encontradas no Cerrado, encontram-se representantes como os Queixadas (Tayassu pecari), Gato palheiro (Oncifelis colocolo), Cuíca (Gracilinanus microtarsus), Irara (Eira barbara) e outros.
03. (UPE)                      SE UMBUZEIRO FALASSE

CORDEL – A Peleja entre o Umbuzeiro e o Roçador Autor: Marialvo Barreto 
Se você ainda não sabe
Vou lhe dizer o que é
O umbuzeiro é uma planta
Que na(o,s) ….1…. tem pé
Resistente a toda seca
Sagrado pra quem tem fé.
…..
É um símbolo do ….2….
Onde o sol é de rachar
No tabuleiro e na serra
Em todo lugar estar
Só existe no ….2….
Porque este é seu lugar
….
Outras frutas da(o,s) ….1….
Correm o risco de acabar
Já não vejo mais o icó,
Cambuí e cambucá
Ah! Como tenho saudade…
Do gosto do trapiá.


Preencha corretamente as lacunas numeradas neste cordel referentes a (1) um determinado bioma nacional e (2) à região do país onde este é característico e assinale a alternativa correta.
a) 1-Caatinga / 2-Nordeste
b) 1-Mata atlântica / 2-Sudeste
c) 1- Cerrado / 2-Norte
d) 1-Pampas / 2-Sul
e) 1-Pantanal / 2- Centro-oeste
04. (UFPR) Numere a coluna 2, que nomeia vegetações encontradas no Brasil, de acordo com as descrições apresentadas na coluna 1.
COLUNA 1
1. Vegetação que se desenvolve praticamente em toda a costa brasileira, em ambientes alagados, como desembocaduras de rios, onde há água salobra e local abrigado das ações das ondas. Possui raízes aéreas. Os impactos ambientais a ela associados são barragens de rios e urbanização.
2. Desenvolve-se na região Sul do Brasil e em áreas onde o relevo é elevado, com climas frios. Vegetação adaptada ao clima subtropical, possuindo floresta aciculifoliada. Atualmente ainda sofre os impactos de atividades econômicas, como a extração de madeira e a agropecuária.
3. Típica de regiões tropicais, ocorre em solos deficientes em nutrientes e ricos em ferro e alumínio, abrigando plantas de aparência seca, arbustos e gramíneas. Os impactos ambientais a ela associados são a agricultura mecanizada e a pecuária extensiva.
4. Possui floresta fechada, formada de árvores de grande porte, onde vivem espécies animais de médio e pequeno porte, com escassa vegetação rasteira, pouco desenvolvida pela baixa incidência de raios solares no nível do solo. Nela ainda ocorrem o desmatamento ilegal e as queimadas.
COLUNA 2
(  ) Mata de Araucária.
(  ) Cerrado.
(  ) Floresta Amazônica.
(  ) Mangue.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1 32 4.
b) 3412.
c) 2143.
d) 4231.
e) 2341.
05. (UEM) No mapa abaixo, estão demarcados três biomas brasileiros. Sobre eles, identifique o que for correto.
I    II
0   0 – O bioma 1 apresenta maior diversidade biológica do que o bioma 2.
1   1 – O bioma 2 apresenta vegetação arbórea esparsa formada por pequena árvores e arbustos, vários deles com caules tortuosos e casca grossa, sendo que essas características são mais influenciadas pela composição do que pela disponibilidade de água do solo.
2  2 – Uma das características de vários animais e de plantas do bioma 3 é a dependência que apresentam em relação ao regime anual de cheia e de seca dos seus rios.
3   3 – O bioma 1 localiza-se apenas nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
4  4 – Castanheira, mandacaru e tuiuiús são organismos característicos, respectivamente, dos biomas 1, 2 e 3.
06. (UFSM) Considerando os biomas do planeta e os fatores que afetam os ecossistemas, assinale a afirmativa correta.
a) A Corrente do Golfo, uma importante corrente marinha, leva água aquecida da região do equador até a costa pacífica da América do Sul.
b) Nas regiões equatoriais, o ar, fortemente aquecido pelo calor que irradia do sol, sobe e gera uma zona de alta pressão atmosférica, contribuindo para a formação de desertos.
c) Regiões do planeta com alta precipitação e altas temperaturas tendem a apresentar florestas tropicais, como vegetação; um exemplo é a Mata Atlântica na América do Sul.
d) No Brasil, o Cerrado (um tipo de Savana) tem alto índice pluviométrico devido às ‘‘chuvas de encosta’’, causadas pelas montanhas que barram a passagem das nuvens.
e) O bioma Pampa é um tipo de pradaria, com predomínio de gramíneas, que ocorre em áreas de planalto.
07. (UFPB) O mapa, a seguir, apresenta a localização dos principais biomas brasileiros.

Adaptado de PAULINO, Wilson Roberto. Biologia – volume único. São Paulo: Editora Ática, 1998. p. 531.
Uma competição de rali foi realizada e teve um percurso que passou, sequencialmente, pelos biomas indicados por 3, 8, 2, 6 e 5. De acordo com essas informações, a seqüência correta dos biomas percorridos durante o rali foi:
a) Pampa, Mata de Araucárias, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
b) Pampa, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Zona dos Cocais.
c) Mata de Araucárias, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
d) Mata de Araucárias, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Manguezal.
e) Manguezal, Pampa, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
08. (URCA) Ocorre principalmente nos estados do Maranhão e Piauí, sendo constituída por palmeiras, sobretudo babaçu e carnaúba. O babaçu é explorado para produção de óleo e a carnaúba para produção de cera. Essa comunidade fitogeográfica brasileira é denominada de:
a) Floresta Atlântica.
b) Palmeirais.
c) Zona de Cocais.
d) Campos.
e) Estepes.
09. (UFG)                                Observe o mapa a seguir.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/divisao-geoeconomica-do-brasil&gt;. Acesso em: 9 mar. 2010.
As regiões geoeconômicas brasileiras representadas são caracterizadas por inúmeras diversidades, mas que, apesar disso, possuem características em comum, destacando-se, a partir da década de 1990:
a) Redução da densidade populacional nas regiões 1 e 2, o que permitiu o controle da malária.
b) Redução da mortalidade infantil nas regiões 1 e 3 em decorrência da melhoria da qualidade de vida.
c) Elevação da taxa de natalidade nas regiões 1 e 2 por causa da redução do IDH.
d) Expansão da industrialização nas regiões 1 e 3, aumentando a incidência de doenças respiratórias.
e) Intensificação do fluxo de migrantes da região 2 para a 3, aumentando a subnutrição.
10. (FAVIP) Biomas são comunidades clímax, estáveis e bem desenvolvidas, com organismos adaptados às condições ecológicas locais. Com relação aos biomas aquáticos e terrestres, analise as proposições abaixo.
1. O fitoplâncton marinho é o principal responsável pela produção de oxigênio para a atmosfera.
2. São biomas aquáticos os rios e os lagos; os rios, em geral, têm menor quantidade de plâncton que os lagos.
3. Os biomas terrestres são geralmente caracterizados e identificados por suas plantas mais abundantes; entre eles, citam-se floresta tropical, campos e desertos.
4. Uma importante ameaça ecológica aos campos cerrados é o fogo, que pode ocorrer de diversas formas naturais; muitas plantas dos cerrados possuem adaptações, como cascas espessas ou caules subterrâneos.
Está(ão) correta(s):
a) 1, 2 e 4, apenas.
b) 3 e 4, apenas.
c) 1 e 2, apenas.
d) 1 e 3, apenas.
e) 1, 2, 3 e 4.
11. (UNIFAL) O Cerrado é uma região caracterizada pelos solos ácidos, que apresenta clima quente com períodos alternados de inverno seco e verão chuvoso. A vegetação é constituída por árvores esparsas, arbustos e gramíneas, e a fauna apresenta a capivara, que se alimenta de capim, e pode ser o alimento de animais carnívoros, como a onça-pintada. Considerando conceitos ecológicos e as informações apresentadas, assinale a alternativa incorreta.
a) O Cerrado é um ecossistema brasileiro pertencente ao epinociclo, que corresponde ao conjunto de ecossistemas terrestres.
b) As árvores, os arbustos e as gramíneas constituem os organismos produtores do ecossistema.
c) Na cadeia alimentar, a onça-pintada pertence ao nível trófico dos consumidores secundários.
d) Ocorre relação de predatismo entre a capivara (presa) e a onça-pintada (predador).
e) Nesse ecossistema, não ocorrem variações nem influência dos fatores abióticos sobre os organismos.
12. (UFPB) Acerca dos ecossistemas aquáticos, foram feitas as afirmativas abaixo. Identifique com V a(s) verdadeira(s), e com F, a(s) falsa(s):
(  ) Nos rios, a riqueza de organismos planctônicos é maior do que nos lagos.
(  ) Nos mares, a maior diversidade de espécies de vida livre, como os peixes, encontra-se no  domínio bentônico.
(  ) Nos mares, a zona hadal, com biodiversidade pouco conhecida, é também a mais profunda.
( ) Nos lagos e lagoas, o zooplâncton é formado, principalmente, por protozoários, microcrustáceos e larvas de diversos organismos.
(  ) Nos mares, a maior biomassa de fitoplâncton ocorre na zona litoral.
A sequência correta é:
a) FVFVV.
b) VFVFF.
c) VFVFV.
d) FFVVV.
e) FVFVF.
13. (UTFPR) Ao longo de seus 500 anos de existência, o Brasil vem sofrendo desmatamento. No Paraná, estes anos foram marcados na área ambiental pela grande destruição de seus ambientes naturais. Segundo dados fornecidos pelo Instituto SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no Paraná, de seus ambientes originais de florestas, campos naturais e cerrados que ocupavam 99,5% de seu território, restam apenas 8%. Os ambientes originais a que se refere o texto são:
a) Mata de Araucárias e Floresta Amazônica.
b) Mata Atlântica e Pantanal.
c) Mangues e Campos Cerrados.
d) Floresta Atlântica e Campos Limpos.
e) Mata Atlântica e Mata de Araucárias.
14. (UFPel) Os manguezais são biomas litorâneos, desde o Amapá até Santa Catarina. Possuem vegetação arbustiva característica, solo lodoso, onde a água doce se acumula e, por ocasião da maré alta, se mistura com a água do mar. Formam-se junto à desembocadura de rios e em litorais protegidos da ação direta do mar, tais como baías de águas paradas ou litorais guarnecidos por diques de areia.
Baseado no texto e em seus conhecimentos assinale, nas alternativas abaixo, aquela que indica a importância dos Manguezais.
a) São regiões altamente produtivas e economicamente importantes para as populações caiçaras que vivem em suas proximidades.
b) A baixa disponibilidade de nutrientes minerais e de matéria orgânica faz do mangue uma fonte de alimento para diversas espécies marinhas.
c) Grande quantidade de mamíferos terrestres utiliza-se dos manguezais com a finalidade de obtenção de alimentos e proteção contra variações climáticas.
d) São extremamente importantes para animais marinhos que aí obtêm alimentos e condições de reprodução, tais como: lulas, siris, tubarões e camarões.
e) São longas extensões inundáveis que funcionam como verdadeiro “mata-borrão”, absorvendo água quando das enchentes e retendo água quando das secas.
15. (UEPG) A respeito da biosfera terrestre, assinale o que for correto.
I    II
0  0 – Em um ecossistema vivem diversas espécies de seres vivos. O conjunto de todos os indivíduos de uma mesma espécie em uma determinada área geográfica constitui uma comunidade biológica.
1  1 – A partir do estudo dos diversos lugares onde estão os seres vivos, é possível delimitar diversos conjuntos da biosfera: uma floresta, uma lagoa, um rio, um mar, etc. Cada um desses conjuntos constitui um ecossistema, e em todos eles é possível identificar fatores bióticos e fatores abióticos.
2  2 – Em um ecossistema existem diversas populações de espécies distintas, e o conjunto de todas elas constitui um nicho ecológico.
3  3 – Os seres vivos só têm condições favoráveis de sobrevivência no hábitat onde vivem quando conseguem obter a matéria e a energia de que necessitam. Os seres vivos obtêm matéria e energia por meio dos alimentos orgânicos, numa sequência em que um ser vivo serve de alimento para outro. Essa sequência é chamada de cadeia alimentar.
4  4 – Os organismos de cada população ocupam determinado lugar no ecossistema, que vem a ser seu hábitat.
16. (UEG) Nas planícies costeiras brasileiras de baixa altitude a ação das marés permite que a foz dos rios seja invadida pelas águas marinhas, ocorrendo mistura de água doce e salgada. Nessas planícies, a predominância climática é dinamizada pelas massas tropical e equatorial atlântica, quente e úmida, e a formação vegetal arbórea típica caracteriza-se por apresentar plantas:
a) Halófitas com raízes respiratórias.
b) Xerófitas com raízes profundas.
c) Hidrófitas com raízes fasciculadas.
d) Epífitas com raízes aéreas.
e) Mesófitas com raízes tuberosas.
17. (UEPB) A Floresta Atlântica é semelhante fisionomicamente e em composição florística à Floresta Amazônica. São igualmente densas, com árvores altas em setores mais baixos do relevo, apesar de as árvores amazônicas apresentarem em média um maior desenvolvimento. Os troncos são recobertos por uma grande diversidade de epífitas, que é um aspecto típico dessas florestas. A existência de grupos semelhantes de espécies entre a Amazônia e a Mata Atlântica sugere que essas florestas se comunicaram em alguma fase de sua história. No entanto, certos contrastes diferenciam a Floresta Amazônica da Mata Atlântica:
I. A Floresta Amazônica é em geral de planície e a Mata Atlântica, de altitude.
II. Quanto mais distante a Mata Atlântica está da Linha do Equador, mais ela difere da vegetação amazônica.
III. Na Floresta Amazônica, as temperaturas médias são elevadas todo ano, em torno de 26-27°C, indo a máxima absoluta a 38,8°C e a mínima absoluta a 22°C. Já na Mata Atlântica, as temperaturas médias variam 14-21°C, chegando a máxima absoluta a 35°C para menos, não passando a mínima absoluta de 1°C.
Estão corretas as proposições:
a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) III, apenas.
18. (UFPI) A região semi-árida do Brasil, presente quase que exclusivamente nos estados nordestinos, apresenta diferentes formações vegetais, sendo o bioma caatinga o mais predominante nesse contexto. O estado do Piauí possui aproximadamente 50% de sua área coberta pela vegetação de caatinga. Com relação a esta, é correto afirmar que:
a) Apresenta índices pluviométricos baixos, entre 1.500 a 2.200mm anuais; solos pouco profundos e úmidos ao longo do ano.
b) A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, apresentando grande escleromorfismo oligotrófico.
c) Os solos são relativamente férteis, pobres em minerais e com grande quantidade de alumínio, resultando em vegetações esparsas.
d) A fauna inclui animais como: cascavel, gavião-carcará, cutia, tatupeba, asas-brancas, preás, gambás e lagartos.
e) A vegetação de caatinga está presente apenas nos estados nordestinos.
19. (FUVEST) Os biomas do Brasil, cujas condições ambientais estão representadas no gráfico abaixo pelas regiões demarcadas I, II, III e IV, correspondem, respectivamente, a:
a) Cerrado, Caatinga, Floresta Amazônica e Floresta Atlântica.
b) Pampa, Cerrado, Floresta Amazônica e Complexo Pantaneiro.
c) Cerrado, Pampa, Floresta Atlântica e Complexo Pantaneiro.
d) Caatinga, Cerrado, Pampa e Complexo Pantaneiro.
e) Caatinga, Cerrado, Floresta Atlântica e Floresta Amazônica.
20. (UEPB) Sobre os biomas brasileiros é correto afirmar:
a) A floresta amazônica, fisionomicamente, é comparável à floresta de coníferas do norte da Europa.
b) A Caatinga é considerada homogênea, de alta diversidade e de baixo endemismo.
c) A Mata Atlântica foi o primeiro bioma a sofrer degradação através do processo de colonização europeia.
d) O Cerrado constitui-se ainda no bioma mais preservado dos danos provocados pela expansão das fronteiras agrícolas.
e) Manguezais, dunas e restingas são vegetações comparáveis às savanas africanas.
21. (COVEST) A Floresta Amazônica é um ecossistema complexo e de equilíbrio delicado, que abriga cerca de 20% das espécies vivas do planeta. Sobre essa floresta tropical avalie as proposições abaixo:
0  0 – Sendo uma comunidade clímax, ela é estável, auto-regulada e não sofre alterações estruturais significativas de cunho natural.
1  1 – As altas árvores são tão lentas na absorção dos nutrientes, que os solos mantêm-se ricos e com uma grossa camada de húmus.
2  2 – Em caso de desmatamento da densa cobertura vegetal, ocorrerá o impacto das águas da chuva, diminuindo seu efeito erosivo e evitando a lixiviação.
3  3 – A quantidade de oxigênio produzido por fotossíntese pelas plantas é consumida na respiração de toda a comunidade da floresta.
4  4 – As grandes chuvas da região provocam enchentes periódicas, formando igapós, áreas de florestas inundadas, cujas flores e frutos alimentam a fauna aquática.
22. (UNICENTRO) O Manguezal é um ecossistema costeiro, que ocorre entre os ambientes terrestre e marítimo, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito à inundação das marés. O manguezal se enquadra no conceito de ecossistema por:
a) Possuir fluxo de energia bidirecional.
b) Ser um sistema fechado e auto-suficiente.
c) Reunir os organismos em um único nível trófico.
d) Impedir movimentos de imigração e emigração de organismos.
e) Compreender ciclos de materiais entre os componentes bióticos e abióticos.
23. (UDESC) Assinale a alternativa incorreta, quanto aos biomas terrestres.
a) A Taiga se localiza em regiões de clima frio, com invernos rigorosos; nela as coníferas predominam.
b) Nos Desertos, predominam as Savanas, cujos solos áridos permitem a rápida decomposição da matéria orgânica.
c) Nos Campos, devido à quantidade de chuvas intermediária entre o deserto e a floresta, a vegetação que predomina é constituída por gramíneas.
d) As florestas tropicais são caracterizadas por uma vegetação que cresce o ano todo, devido à luminosidade, temperatura elevada e chuvas frequentes.
e) A Tundra se desenvolve no hemisfério Norte; é caracterizada por plantas herbáceas, como o capim, musgos e liquens.
24. (PUC-CAMPINAS) A composição química do solo e o clima seco são os fatores preponderantes na determinação, respectivamente, das características da vegetação:
a) Da Mata Atlântica e da Floresta de Araucárias.
b) Do Cerrado e da Caatinga.
c) Da Mata Amazônica e do Cerrado.
d) Das Dunas e das Savanas.
e) Do Pantanal e das Dunas.
25. (COVEST) Mares e oceanos representam ecossistemas de grande estabilidade. As subdivisões ecológicas do mar podem ser consideradas quanto aos seres vivos existentes, quanto à profundidade e quanto à luminosidade. Considerando esse tema, analise as proposições.
I   II
0   0 – Entre os seres que compõem o bentos, encontram-se moluscos, esponjas, crustáceos e celenterados.
1   1 – A região nerítica apresenta grande riqueza em plâncton e em nécton; trata-se de uma região de grande importância econômica.
2  2 – Na região abissal, são encontrados especialmente os grandes cardumes.
3 3 – A salinidade varia pouco em ecossistemas marinhos, podendo ocorrer maiores variações nas proximidades de estuários.
4 4 – A grande atividade fotossintética e quimiossintética observada na região hadal justificam a sobrevivência dos inúmeros seres da região nerítica.
26. (UFMS) Sobre o Pantanal Sul-Mato-Grossense, analise as afirmações abaixo.
I. As chuvas no Pantanal ocorrem, com maior frequência, nas cabeceiras dos rios que deságuam na planície. Com o início do trimestre chuvoso, a partir de maio, nas regiões altas, sobe o nível de água dos rios, provocando as enchentes. A partir de novembro, inicia-se a “vazante”, e as águas começam a baixar lentamente, quando o terreno volta a secar e permanece, sobre a superfície, uma fina mistura de restos de animais, areia, vegetais, húmus e sementes, que propiciam fertilidade ao solo.
II. Apesar de apresentar pequena diversidade de plantas superiores, como árvores e arbustos, existem mais espécies de aves no Pantanal do que na América do Norte e mais espécies de peixes do que nos rios europeus.
III. A planície pantaneira é circundada por serras e planaltos mais altos, como as Serras da Bodoquena, de Maracaju, de Aquidauana e das Araras.
IV. A vegetação do Pantanal é formada por grande número de espécies vegetais que se encontram presentes também em outros biomas brasileiros, sendo poucas as espécies endêmicas.
V. Na Serra do Urucum, há mineração de ferro, manganês e calcário. Entretanto, seu beneficiamento necessita de carvão vegetal, o que pode levar à destruição de matas nativas.
Assinale a alternativa correta.
a) Todas as afirmações estão corretas.
b) Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
c) Apenas as afirmações III, IV e V estão corretas.
d) Apenas a afirmação II está correta.
e) Apenas as afirmações I e V estão corretas.
27. (UFS) “Tem, ao longo do mar, nalgumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas, delas brancas; e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos.”
Essa é uma descrição que Pero Vaz de Caminha faz na carta que enviou ao rei de Portugal, descrevendo o Brasil. É nesse bioma que eles irão encontrar a árvore que dará nome ao nosso país – o pau-brasil. A que tipo de vegetação Caminha estava se reportando?
a) Amazônia.
b) Cerrado.
c) Mata Atlântica.
d) Caatinga.
e) Pampas.
28. (UNESP) Leia as afirmações seguintes.
I. Ambiente aquático continental, com densidade baixa de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é sustentada pela entrada de matéria orgânica proveniente do ambiente terrestre.
II. Ambiente aquático continental, com densidade elevada de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é sustentada pela produção primária do fitoplâncton.
Escolha a alternativa que relaciona corretamente as afirmações ao tipo de ambiente.
a) I: Rio, pois a correnteza existente nesses ambientes não permite, por muito tempo, o estabelecimento de populações planctônicas. II: Lago, pois a água parada permite às comunidades planctônicas se estabelecerem e aí permanecerem.*
b) I: Rio, pois as comunidades fluviais são muito pobres, seno que os animais precisam se alimentar de matéria orgânica que cai no rio. II: Oceano, que apresenta rica biodiversidade.
c) I: Lago, pois a situação da água parada faz com que esse ambiente seja pobre em nutrientes e em organismos. II: Rio, cuja correnteza faz com que o ambiente seja rico e sustente uma diversificada comunidade planctônica.
d) I: Oceano, cuja elevada profundidade faz com que os nutrientes fiquem concentrados no fundo, não permitindo o estabelecimento das comunidades planctônicas. II: Lago, que normalmente é raso, fazendo com que os nutrientes estejam disponíveis às comunidades planctônicas que aí se estabelecem.
e) I: Rio, pois o sombreamento das matas ciliares não permite o estabelecimento do fitoplâncton. II: Lago, pois a baixa densidade de peixes fluviais nesses locais permite que o plâncton se estabeleça.
29. (UNEMAT) Mato Grosso é um Estado rico em sua biodiversidade, apresentando três importantes biomas existentes no país: Cerrado, Pantanal e a Floresta Amazônica. Com base nesta afirmação assinale a alternativa incorreta.
a) A Floresta Amazônica, denominada também de hileia, corresponde a 40% do território brasileiro.
b) O solo do Cerrado é pobre em nutrientes, porém rico em alumínio.
c) O Pantanal Mato-Grossense está distribuído em boa parte dos Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, estendendo-se a outros países da América do Sul como Paraguai, Uruguai e Bolívia.
d) O Pantanal Mato-Grossense apresenta formações vegetais diversas como campos, cerrados, caatinga e florestas.
e) O Cerrado corresponde a 25% de todo território nacional situado na parte central do Brasil, em Minas Gerais e em parte do Estado de São Paulo.
30. (UEG) Em 1995, foi instituída na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda Constitucional conhecida como PEC 115. Tal proposta objetiva incluir como Patrimônio Nacional os Biomas Cerrado e Caatinga, uma vez que na Constituição Federal esses biomas não foram incluídos. Sobre esse tema, é incorreto afirmar:
a) O Cerrado pode ser utilizado de forma sustentável, mas, para isso, é necessário atenuar as ações que ameaçam a sua biodiversidade. Essas ameaças estão relacionadas a atividades econômicas como a monocultura intensiva de grãos e cana-de-açúcar.
b) A Caatinga é dominada por tipos vegetacionais com características xerofíticas, onde predominam espécies de plantas adaptadas às condições de seca da região, pela presença de caules suculentos e espinhos.
c) O reconhecimento do Cerrado e da Caatinga como patrimônios nacionais irá favorecer a implementação de políticas voltadas à preservação desses biomas, uma vez que são regiões ricas em diversidade biológica.
d) No Cerrado, assim como na Caatinga, a falta de água é o principal fator limitante para o desenvolvimento das plantas, uma vez que nesses ambientes as plantas são de pequeno porte, tortuosas e caracteristicamente xeromórficas.

GABARITO


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
E E A E VFVFV C A C B E
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
E D E A FVFFV A B D E C
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
VFFVV E B B VVFVF C C A C D

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes