Tecnologia do Blogger.

13 de fev. de 2014

Exercícios sobre ciclos biogeoquímicos

1.(UNIFEI-MG) De posse do esquema representativo de compartimentos e transformações biológicas do nitrogênio, assinale a alternativa que relaciona corretamente os números com os respectivos processos.
01a) 43251.
b) 13 - 254.
c) 412- 53.
d) 15234.
02. (UEPG) Com auxílio dos decompositores, a matéria circula nos ecossistemas do meio abiótico para o meio biótico e vice versa, descrevendo os ciclos. Com relação aos ciclos da matéria, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – No ciclo da água, o calor do sol promove a evaporação dos oceanos, rios e lagos. A água passa então a fazer parte da atmosfera. Com a chuva, ela retorna aos rios, lagos, oceanos e solo, podendo alcançar até os lençóis subterrâneos.
1  1 – Algumas espécies fixadoras de nitrogênio vivem em nódulos presentes nas raízes das plantas, principalmente leguminosas como o feijão, a soja e a ervilha.
2  2 – No ciclo do nitrogênio, o processo de formação de nitratos no solo é denominado nitrificação e ocorre graças à ação de bactérias quimiossintetizantes, genericamente chamadas de bactérias nitrificantes.
3  3 – O ciclo do oxigênio está estreitamente relacionado ao do carbono. Ele é produzido durante a síntese de moléculas orgânicas pela fotossíntese e consumido quando essas moléculas são oxidadas pela respiração ou combustão.
4  4 – Sob ação dos raios ultravioleta, os clorofluorcarbonos (CFC) liberam átomos de cloro, que reagem com o ozônio auxiliando na destruição da camada.
03. (UFPA) Os elementos químicos que os organismos necessitam em grande quantidade – carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre – circulam dentro dos organismos, e desses para o ambiente físico e vice-versa. Esse padrão de movimentação de elementos químicos por meio dos organismos e dos compartimentos do ambiente físico é chamado de ciclo biogeoquímico. A respeito dos ciclos desses elementos, é correto afirmar:
a) No ciclo do carbono, o dióxido de carbono atmosférico é fonte imediata de carbono para os organismos terrestres, já que a maior parte do carbono da Terra é encontrada na atmosfera.
b) Embora o nitrogênio represente 78% da atmosfera da Terra, apenas umas poucas bactérias, fungos e cianobactérias podem convertê-lo em formas biológicas úteis.
c) A precipitação ácida, uma importante consequência regional das modificações humanas dos ciclos do nitrogênio e enxofre, produz chuvas com pH ácido pela presença de ácido sulfúrico e ácido clorídrico.
d) O ciclo do fósforo difere dos ciclos biogeoquímicos do carbono, enxofre e nitrogênio por não possuir uma fase gasosa: o fósforo existe, principalmente, como fosfato ou compostos semelhantes, mas a maioria dos seus depósitos é de origem marinha.
e) Além das erupções vulcânicas, as únicas fontes de compostos de enxofre voláteis são certas algas marinhas que produzem grandes quantidades de dimetil-sulfeto (CH3SCH3).
04. (UNIMONTES) Um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta é o de continuar produzindo alimentos para um número cada vez maior de pessoas sem causar a exaustão dos recursos naturais como o solo e a água. Muitos agricultores têm realizado a adubação verde, que consiste no plantio de determinadas plantas, de forma alternada, com as culturas de interesse econômico ou plantadas na mesma época em linhas intercaladas. São exemplos de plantas que podem ser utilizadas como adubo verde, visando à fixação do nitrogênio atmosférico:
a) Arroz e milho.
b) Cana e trigo.
c) Centeio e ervilha.
d) Feijão e soja.
05. (FATEC) Sabendo-se que:
- O maior reservatório de nitrogênio do planeta é a atmosfera, onde esse elemento químico se encontra na forma de nitrogênio molecular (N2).
- Apenas umas poucas espécies de bactérias, conhecidas genericamente como fixadoras de nitrogênio são capazes de utilizar diretamente o N2, incorporando esses átomos em suas moléculas orgânicas.
- Algumas bactérias do gênero Rhizobium (rizóbios), fixadoras de N2, vivem no interior de nódulos formados em raízes de plantas leguminosas, como a soja e o feijão.
- A soja e o feijão, graças à associação com os rizóbios, podem viver em solos pobres de compostos nitrogenados.
É correto concluir que, sobre o ciclo do nitrogênio na natureza:
a) Os rizóbios recebem nitrogênio molecular das leguminosas.
b) As plantas fixam o nitrogênio molecular ao fazerem fotossíntese.
c) Os herbívoros obtêm nitrogênio na natureza ao comerem as plantas.
d) O nitrogênio atmosférico pode ser absorvido pelas folhas das leguminosas.
e) As leguminosas usadas na recuperação de solos pobres fixam diretamente o nitrogênio molecular.
06. (UESC) O esquema a seguir representa de forma parcial o ciclo do nitrogênio presente na natureza com alguns dos seus componentes bióticos.
06A respeito da dinâmica desse ciclo e das informações obtidas no esquema, é correto afirmar:
a) As plantas convertem o componente inorgânico em moléculas orgânicas que contém nitrogênio, que poderá ser transferido para os outros níveis tróficos através das cadeias alimentares.
b) As bactérias desnitrificantes convertem o nitrogênio molecular, presente na atmosfera, fixando-o ao solo na forma orgânica.
c) A reciclagem dos resíduos nitrogenados pelos consumidores permite a reutilização desses compostos pelas bactérias nitrificantes.
d) O nitrato fixado pelas bactérias desnitrificantes deve ser convertido inicialmente em nitrito e finalmente em amônia para que possam estar acessíveis aos vegetais.
e) Consumidores e decompositores que consomem matéria nitrogenada se posicionam invariavelmente no 1o nível trófico das cadeias alimentares.
07. (MACK) O esquema abaixo representa o ciclo geral do nitrogênio.
07I, II, III , IV e V correspondem, respectivamente, aos processos de:
a) Decomposição, fixação, nitrosação, nitratação e desnitrificação.
b) Desnitrificação, decomposição, nitrosação, nitratação e fixação.
c) Decomposição, nitrosação, nitratação, fixação e desnitrificação.
d) Decomposição, nitrosação, nitratação, desnitrificação e fixação.
e) Desnitrificação, nitrosação, nitratação, fixação e decomposição.
08. (UFPR) “Os elementos químicos, inclusive todos os elementos essenciais ao protoplasma, tendem a circular na biosfera em vias característica, do ambiente ao organismo, e destes, novamente, ao ambiente. Essas vias mais ou menos circulares se chamam de ciclos biogeoquímicos”.
    (ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1988. p.111)
Em relação ao exposto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0   0 – Os elementos químicos constituem a “matéria-prima” básica formadora dos organismos vivos, e a energia solar proporciona o “combustível” necessário para acionar os processos fundamentais relacionados à incorporação desses elementos.
1   1 – Gases liberados pela queima de combustíveis fósseis, como gasolina e óleo diesel, e pelas queimadas em florestas tropicais são responsáveis pelo grave impacto ambiental denominado “efeito estufa”.
2   2 – As água das regiões polares não participam do ciclo global da água na natureza.
3   3 – No ciclo do nitrogênio, determinados  grupos de  bactérias têm papel fundamental, pois são os responsáveis pela conversão de nitrogênio atmosférico em formas utilizáveis pelas plantas.
4  4 – A manutenção  de  concentrações de  gás carbônico e de gás oxigênio  adequadas à sobrevivência dos seres vivos depende de dois processos básicos, denominados fotossíntese de respiração.
09. (UFVJM) Considere estas afirmativas sobre os ciclos biogeoquímicos.
I. As plantas obtêm fosfatos dissolvidos na água que retiram do solo; os animais obtêm fosfatos da água e do alimento que ingerem.
II. O ciclo do nitrogênio consiste na passagem de átomos de nitrogênio de substâncias orgânicas do meio físico para moléculas inorgânicas constituintes dos seres vivos e vice-versa.
III. As diversas formas da água do planeta relacionam-se entre si por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento, num movimento cíclico que se denomina ciclo da água.
IV. O gás oxigênio, o gás carbônico e a água constituem as três principais fontes inorgânicas de átomos de oxigênio para os seres vivos, estão constantemente trocando átomos entre si durante os processos metabólicos da biosfera.
Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas verdadeiras.
a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
10. (UFSCar) A prática agrícola de rotação de culturas indica que, ao intercalar a cultura do milho com a cultura de leguminosas, há melhora na qualidade do solo, levando a uma maior produção na próxima safra de milho. Esse aumento produtivo se deve ao fato de que as leguminosas:
a) Competem com as plantas invasoras, diminuindo sua existência na área.
b) Possuem raízes que atraem um maior número de anelídeos, o que aumenta a aeração do solo.
c) Fornecem maior quantidade de matéria orgânica ao solo na decomposição de suas partes aéreas.
d) São mais eficientes na realização da fotossíntese, sendo capazes de fixar maior quantidade de carbono.
e) Possuem, em suas raízes, bactérias fixadoras de nitrogênio, o que leva ao enriquecimento do solo para a próxima cultura.
11. (UPE) Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a manutenção de todos os elementos na natureza e, por meio desses, é que os elementos químicos e compostos químicos são  transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta. Entretanto, as atividades humanas alteraram profundamente os ciclos biogeoquímicos, despejando grande quantidade de nitrogênio, fósforo, carbono e outros elementos no solo, no ar e na água. Analise as afirmativas a seguir acerca do impacto das atividades humanas sobre os ciclos biogeoquímicos:
I. O aumento da temperatura pode causar alterações no Ciclo da Água, principalmente na fusão das camadas de gelo polar, e seu degelo altera o nível do mar, causando inundação e submersão de ilhas e terras baixas, reduzindo as áreas disponíveis para a ocupação e atividade humanas.
II. A queima de combustível fóssil, principalmente petróleo e carvão, e mudanças do uso do solo lançaram, na atmosfera, grande quantidade de CO2, gás do efeito estufa, aumentando a temperatura da Terra.
III. A fotossíntese é o principal processo responsável pela manutenção do oxigênio na atmosfera e transforma dióxido de carbono e água em oxigênio e açúcar. As florestas tropicais são responsáveis por mais de 95% do oxigênio atmosférico do planeta, e o desmatamento acarreta impactos consideráveis sobre o estoque desse gás na atmosfera.
IV. O uso de fertilizantes na agricultura libera grande quantidade de nitrogênio no solo e na água.
V. O fósforo retirado da rocha é processado para a produção de fertilizantes utilizados na agricultura. Essa prática de mineração e do processamento desse elemento tem acelerado o aquecimento global.
Estão corretas, apenas:
a) II e IV.
b) I, II e IV.
c) II, IV e V.
d) I e II.
e) III, IV e V.
12. (UCS) Os átomos dos elementos químicos são assimilados e transferidos continuamente entre os organismos e o ambiente, e a ciclagem desses elementos é denominada Ciclo Biogeoquímico. Considere o Ciclo Biogeoquímico do Carbono representado na figura abaixo.
12Analise as afirmações a seguir, de acordo com a figura acima apresentada.
I. O processo I corresponde à assimilação pela fotossíntese.
II. O processo II corresponde à respiração.
III. O processo III corresponde à assimilação pela decomposição.
Das afirmações acima:
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
13. (UEMA) O Nitrogênio é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, pois faz parte da composição de substâncias importantes como os ácidos nucleicos. Como esse elemento químico está presente na atmosfera na forma N2, não pode ser usado diretamente, devendo ser convertido à amônia (NH3).
LINHARES, S.; GEWANDSNAJDER, F. Biologia hoje. v. 3. São Paulo: Ática, 2011.
A formação da amônia presente no solo, processo conhecido por amonificação, é feita a partir da:
a) Oxidação de nitrito por bactérias nitrosas.
b) Redução de resíduos líquidos por fermentação.
c) Decomposição de matéria orgânica por fungos e bactérias.
d) Decomposição de glicídios com liberação de N2.
e) Fermentação anaeróbia de nitratos por bactérias nítricas.
14. (UNCISAL) A figura a seguir ilustra que tipo de ciclo biogeoquímico?
14a) Ciclo de carbono na natureza.
b) Ciclo de nitrogênio na natureza.
c) Ciclo de cálcio na natureza.
d) Ciclo de oxigênio na natureza.
e) Ciclo de água na natureza.
15. Com relação ao ciclo do nitrogênio, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0  0 – As bactérias que transformam nitritos em nitratos respondem pela devolução do N2 à atmosfera.
1  1 – As bactérias nitrificantes convertem a amônia em nitrato.
2 2 – Nitrosomonas e Nitrobacter são bactérias que participam da fase conhecida como nitrificação.
3  3 – Quando  produtores e consumidores morrem, seus compostos orgânicos nitrogenados são transformados em nitratos, que são convertidos em nitritos e a seguir em amônia, graças à ação de certas bactérias desnitrificantes.
4  4 – No esquema a seguir, I, II e III representam, respectivamente, bactérias decompositoras, nitrificantes e desnitrificantes.
15
16. (PUCCAMP) Verificou-se que as raízes de leguminosas cultivadas em solo adubado com produtos químicos ricos em nitrogênio não apresentam nódulos formados por bactérias. Nesse caso, adubação prejudicou as bactérias que transformam:
a) Nitrogênio em amônia.
b) Amônia em nitritos.
c) Nitritos em nitratos.
d) Nitratos em nitritos.
e) Amônia em nitrogênio.
17. (UFOP) Em um aquário, em que há plantas, observamos que o ciclo do nitrogênio se faz presente (figura abaixo).
17Analise a figura e assinale a opção correta.
a) Os resíduos orgânicos do peixe são primeiramente decompostos em nitratos.
b) As bactérias nitrificantes nitrosas são responsáveis pela transformação de nitrito em amônia.
c) As plantas utilizam-se dos nitratos que são resultado da oxidação dos nitritos pelas bactérias nitrificantes nítricas.
d) Os nitratos serão utilizados pelas plantas para fornecer energia imediata para a realização da fotossíntese, liberando no meio o O2 que será utilizado pelo peixe.
18. (UFBA) A análise das vias de incorporação e utilização do nitrogênio pelo mundo vivo permite afirmar.
I   II
0  0 – A incorporação do nitrogênio atmosférico e seu retorno à atmosfera podem ser efetivados por procariotos.
1  1 – A presença de amônia e nitrato nos solos decorre da decomposição de substratos rochosos.
2  2 – A disponibilidade de compostos nitrogenados para o reino animal depende dos produtores.
3  3 – Bactérias nitrificantes e desnitrificantes são exemplos de organismos mutualistas.
4  4 – A formação do húmus resulta da atividade específica das bactérias fixadoras de nitrogênio.
19. (STA. CASA-SP) O ciclo do carbono, representado abaixo, está errado. Para que fique correto, basta inverter o sentido das setas:
19a) 1 e 3.
b) 2 e 4.
c) 3 e 5.
d) 1 e 4.
e) 2 e 5.
20. (UFLA) Durante o ciclo do nitrogênio, verifica-se a participação de vários organismos, como bactérias e fungos, por exemplo. Com relação às bactérias chamadas desnitrificantes, podemos afirmar que:
a) Transformam a amônia em nitrato.
b) Liberam o nitrogênio dos aminoácidos existentes nas raízes.
c) Convertem os nitratos em nitrogênio gasoso (N2).
d) Utilizam o nitrogênio gasoso para produzir nitrato.
e) Transformam nitratos em nitritos.
21. (FUVEST) Certa raça de gado, quando criada em pastagens argentinas, apresenta ganho de peso corpóreo relativamente maior, em mesmo período de tempo, do que quando criada no Brasil. A explicação para essa diferença é que o solo argentino é mais rico em:
a) Ácidos, o que melhora a digestão dos ruminantes e o aproveitamento calórico da pastagem.
b) Dióxido de carbono, o que aumenta a quantidade de carboidratos da pastagem.
c) Nitrogênio, o que aumenta o valor proteico da pastagem.
d) Sais minerais, o que aumenta a quantidade de carboidratos da pastagem.
e) Sódio, o que aumenta o valar calórico da pastagem.
22. (UFMS) Várias espécies de roedores silvestres foram infectadas por uma virose, causando a morte de centenas de indivíduos. Na carcaça desses roedores, há compostos nitrogenados. Sobre o destino desses compostos nitrogenados no meio ambiente, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
I   II
0  0 – Os compostos nitrogenados do corpo dos roedores são transformados em amônia por ação de fungos e bactérias decompositores.
1  1 – A amônia é transformada em nitrito por ação de enzimas digestivas de minhocas que se alimentam de amônia e excretam nitrito.
2 2 – O nitrito é transformado em nitrato por bactérias quimiossintetizantes do gênero Nitrobacter.
3  3 – O nitrato absorvido pelas raízes das plantas transforma-se novamente em amônia e é consumido por animais pastadores.
4 4 – A amônia, formada por ação de fungos e bactérias decompositoras, pode ser transformada em nitrogênio por bactérias desnitrificantes e retornar à atmosfera.
23. (UFMG) Observe esta figura abaixo:
23
Os nódulos formados nas raízes das leguminosas resultam da colonização por bactérias fixadoras de nitrogênio. Devido à presença desses nódulos nas raízes, as sementes de leguminosas – como a soja, por exemplo – são boas armazenadoras de:
a) Amido.
b) Carboidratos.
c) Lipídios.
d) Proteínas.
24. (PUCCAMP) Leguminosas, como a soja, são cultivadas com diversas finalidades. Uma delas deve-se a sua importância no ciclo do nitrogênio (N2) uma vez que, em suas raízes, instalam-se bactérias que:
a) Fixam o gás nitrogênio.
b) Transformam amônia em nitritos.
c) Enriquecem o solo em amônia.
d) Transformam nitritos em nitratos.
e) Eliminam N2 para o solo.
25. (PUC-PR) Uma das possíveis aplicações da engenharia genética é produzir variedades de microrganismos capazes de fixar o nitrogênio de que as plantas necessitam para produzir moléculas orgânicas. O objetivo dessas pesquisas é melhorar a eficiência dos microrganismos que vivem no solo e que fazem a fixação do nitrogênio usado pelas plantas. Analise as proposições a seguir:
I    II
0   0 – As nitrobactérias Nitrosomonas transformam o nitrito (NO2-) em amônia (NH3).
1   1 – Os microrganismo fixadores de nitrogênio são algumas espécies de bactérias, como as do gênero Rhizobium e certas cianobactérias.
2   2 – As bactérias do gênero Rhizobium associam-se com as raízes de plantas do grupo das leguminosas (feijão, soja, ervilha, etc.).
3  3 – O nitrogênio é utilizado na síntese de bases nitrogenadas (adenina, guanina, uracil e citosina) que entram na formação do DNA.
4  4 – O nitrogênio entra na estrutura dos aminoácidos no radical amina.
26. (UFF) Certas atividades humanas vêm provocando alteração no nível de nitrogênio do solo. Uma dessas atividades consiste na substituição da vegetação natural por monoculturas de leguminosas como, por exemplo, a soja. As leguminosas alteram o nível de nitrogênio do solo porque possuem, em suas raízes, bactérias com capacidade de:
a) Sintetizar amônia, utilizando o nitrogênio atmosférico.
b) Transformar ureia em amônia.
c) Decompor substâncias nitrogenadas das excretas.
d) Eliminar nitrito do solo.
e) Transformar amônia em nitrato.
27. (UFG) O uso intensivo do solo pela atividade agrícola, sem manejo apropriado, reduz drasticamente a fertilidade edáfica, o que pode ser minimizado por meio de:
a) Rotatividade de culturas.
b) Expansão da fronteira agrícola.
c) Prática de queimadas.
d) Controle biológico de pragas.
28. (UNIOESTE) Relativo aos ciclos biogeoquímicos, é correto afirmar que:
I   II
0  0 – O ciclo do nitrogênio não envolve microrganismos e sua principal reserva encontra-se na água.
1  1 – A decomposição de esqueletos e conchas constitui parte do ciclo do cálcio na natureza.
2  2 – Bactérias do gênero Rhizobium são muito importantes no ciclo do fósforo.
3  3 – O ciclo do nitrogênio compreende a transformação do N2 atmosférico em nitratos que são assimilados pelas plantas.
4  4 – Os sais de fósforo não passam aos animais através das cadeias alimentares, o que permite o não estabelecimento do ciclo do fósforo.
29. (UNIP-SP) O desenho ao lado representa, de maneira simplificada, o ciclo do nitrogênio. As bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter agem, respectivamente, em:
29a) I e II.
b) II e III.
c) IV e III.
d) V e IV.
e) VI e VII.
30. (UENP) “Cada elemento segue uma trajetória única, determinada por suas transformações bioquímicas particulares no seu ciclo, através do ecossistema. Sistemas vivos transformam elementos nos seus compostos para fornecer nutrientes que vão construir as estruturas e transportar a energia requerida por todos os processos vitais”.
(Ricklefs, R. A economia da natureza. 5a Ed. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2001. Página 101
Sobre os ciclos biogeoquímicos, assinale a afirmativa incorreta.
a) A ação do ser humano pode acelerar o movimento de muitos materiais e com isso os ciclos tendem a se tornar imperfeitos (acíclicos), tanto pela carência quanto pelo excesso de algum elemento.
b) Existe correlação direta entre o fluxo de energia e de matéria, pois os organismos, ao consumirem matéria, garantem energia para sua sobrevivência, a qual poderá ser passada para outro nível ou ser perdida na forma de calor.
c) O ciclo da água é conduzido pela energia solar através da evapotranspiração e isso condiciona características climáticas que atuam na distribuição dos seres vivos sobre a crosta terrestre.
d) O desequilíbrio do ciclo natural do nitrogênio pode ter implicações na alteração do chamado “efeito estufa”, com consequente aumento na temperatura global da Terra.
e) Os nitratos podem ser obtidos por meio da ação de bactérias fixadoras de nitrogênio e das descargas elétricas que ocorrem na atmosfera na fase do ciclo que chamamos de fixação do nitrogênio.
31. (FAAP) É normal, na agricultura, fazer rotação de culturas vegetais, alternando leguminosas (feijão, soja) com outro tipo de plantação. Este procedimento ocorre devido a:
a) As leguminosas recuperam o prejuízo do agricultor.
b) As leguminosas evitam a erosão do solo.
c) As leguminosas têm a capacidade de fixar carbono no solo, deixando-o mais fértil.
d) As leguminosas apresentam bactérias associadas às suas raízes que fixam nitrogênio no solo, deixando-o mais fértil.
e) As leguminosas impedem o aparecimento de substâncias tóxicas no solo
32. (UFPI) O nitrogênio é um elemento indispensável na vida dos seres vivos, fazendo parte da composição química de moléculas como aminoácidos, proteínas, ácidos nucleicos, etc. Com relação ao ciclo do nitrogênio, é incorreto afirmar:
a) A fixação do N2 consiste na conversão desse elemento em sulfato de amônia, sendo nesta forma absorvido por alguns vegetais e utilizado para a síntese dos compostos nitrogenados.
b) A nitrificação é o processo no qual algumas  bactérias transformam a amônia em nitrito (NO2-) e nitrato (NO3-), sendo estas substâncias utilizadas pelos vegetais para a elaboração de seus compostos orgânicos nitrogenados.
c) A desnitrificação é o processo realizado por algumas bactérias que transformam nitratos em N2, devolvendo, assim, o nitrogênio gasoso (N2) para a atmosfera.
d) As bactérias do gênero Rhizobium, que vivem em mutualismo com leguminosas, como o feijão, são bactérias fixadoras de N2.
33. (FCC) Em um campo onde a produção de milho foi pobre durante muitos anos, plantou-se feijão. Após a colheita, voltou-se a cultivar milho, verificando-se um aumento de produção, provavelmente porque o solo:
a) Ficou mais arejado.
b) Teve sua granulação alterada.
c) Sofreu menos os efeitos da erosão.
d) Ficou mais ácido.
e) Teve o seu teor de nitrogênio aumentado.
34. (PUC-SP) O trecho a seguir compreende para do ciclo do nitrogênio.
“No solo, compostos nitrogenados provenientes da excreção de certos animais são convertidos amônia. Essa substância é em seguida transformada em I e depois em II por ação de III. Isso possibilita às plantas a síntese de IV e V, que através das cadeias alimentares, chegarão aos consumidores”.
Os números I, II, III, IV e V poderão ser substituídos correta e, respectivamente, por:
a) Ácido úrico, ureia, bactérias, aminoácidos e proteínas.
b) Nitrito, nitrato, bactérias, aminoácidos e proteínas.
c) Sal, ácido nítrico, produtores, glicose e amido.
d) Ácido úrico, ureia, produtores, glicose e amido.
e) Aminoácidos, proteínas, bactérias, glicose e amido.
35. (UFSE) O esquema abaixo representa, de forma simplificada, os ciclos do carbono e do nitrogênio.
35Indique a(s) proposição(ões) correta(s).
I   II
0  0 - I e II representam, respectivamente, o O2e o CO2.
1  1 – O oxigênio se encontra no meio abiótico como integrante do ar atmosférico, ou no meio biótico como constituinte das moléculas orgânicas dos seres vivos.
2  2 – Praticamente, todo o oxigênio livre da atmosfera e da hidrosfera tem origem biológica, no processo de fotossíntese.
3 3 – Alguns fatores, como excessivas combustões sobre a superfície da Terra, têm determinado aumento gradativo de CO2 na atmosfera.
4  4 – A manutenção das taxas de oxigênio e gás carbônico, no ambiente, depende de dois processos opostos: a fotossíntese e a respiração.
36. (PUC-SP) No ciclo do carbono, quais os processos metabólicos que ocorrem em 1 e 2?
36a) Respiração em 1 e fotossíntese em 2.
b) Respiração em 1 e decomposição em 2.
c) Decomposição em 1 e respiração em 2.
d) Decomposição em 1 e fotossíntese em 2.
e) Fotossíntese em 1 e decomposição em 2.
37. (UFMG) O esquema abaixo representa o ciclo do carbono. Analise-o, a seguir, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o nome correto dos processos A, B e C.
37a) A, respiração; B, fotossíntese; C, decomposição.
b) A, respiração; B, decomposição; C, fotossíntese.
c) A, fotossíntese; B, respiração; C, decomposição.
d) A, decomposição; B, fotossíntese; C, respiração.
e) A, decomposição; B, respiração; C, fotossíntese.
38. (FCC) Os processos numerados a seguir fazem parte do ciclo biológico do nitrogênio:
I. Fixação do nitrogênio do ar.
II. Devolução do nitrogênio para o ar.
III. Transformação de compostos orgânicos nitrogenados em amônia.
IV. Transformação de amônia em nitritos e nitratos.
As bactérias são capazes de realizar:
a) Apenas os processos I e II.
b) Apenas os processos III e IV.
c) Apenas os processos I, II e III.
d) Apenas os processos I, II e IV.
e) Os processos I, II, III e IV.
39. (UNIP-SP) O esquema abaixo representa o ciclo do nitrogênio num ecossistema terrestre:
39As bactérias realizam:
a) Apenas a etapa I.
b) Apenas a etapa II.
c) Apenas a etapa III.
d) Apenas as etapas I e II.
e) As etapas I, II e III.
40. (UFMT) Baseando-se no esquema abaixo, que é uma simplificação do ciclo do carbono, pode-se afirmar que A, B e C representam, respectivamente:
40a) Respiração, respiração e fotossíntese.
b) Respiração, fotossíntese e respiração.
b) Fotossíntese, respiração e respiração.
d) Respiração, fotossíntese e fotossíntese.
e) Respiração, fotossíntese e transpiração.
41. (UFJF) Considere as afirmativas abaixo a respeito dos ciclos biogeoquímicos do carbono e do nitrogênio:
I. Os ciclos do carbono e do nitrogênio estão inter-relacionados, pois ambos estão diretamente associados com a fotossíntese e a respiração.
II. No ciclo do nitrogênio, os seres que devolvem nitrogênio à atmosfera são as bactérias desnitrificantes.
III. A decomposição dos corpos de animais e de plantas libera carbono e nitrogênio para o solo e para a água.
IV. O gás carbônico é captado pelos seres heterotróficos, e seus átomos são utilizados na síntese de moléculas inorgânicas, cujo constituinte fundamental é o carbono.
V. Uma das formas de enriquecer o solo com nitrogênio é plantando leguminosas.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e V.
b) II, III e V.
c) I, III e V.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
42. (UFSC) Na natureza, há um constante ciclo de elementos e compostos químicos que passam dos seres vivos ao ambiente e deste aos seres vivos. Com relação ao cálcio e o seu ciclo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
I   II
0  0 – Nos seres vivos, o cálcio se apresenta, principalmente, na forma de carbonatos e fosfatos.
1  1 – Com a morte dos animais que possuem esse elemento em sua constituição, e com a decomposição das estruturas dos mesmos, os sais de cálcio se dissolvem na água e no solo.
2  2 – Os sais de cálcio são encontrados na organização do corpo de esponjas e corais.
3  3 – O cálcio integra as conchas de moluscos e os esqueletos de vertebrados.
4  4 – Ele é um elemento químico importante na constituição das moléculas orgânicas, como as proteínas e os lipídeos.
43. Apesar do interesse médico-veterinário pelas bactérias causadoras de doenças, muitas delas são extremamente úteis ao homem e à natureza. Podem-se citar, por exemplo, aquelas usadas para a degradação do petróleo e as utilizadas nos controles biológicos de pragas, tanto vegetais como animais. São importantes também as bactérias que vivem associadas às raízes de plantas leguminosas, úteis à natureza porque:
a) Facilitam a aeração do solo.
b) Permitem uma maior permeabilidade do solo, umidificando-o.
c) Desenvolvem resistências orgânicas contra patógenos que poderiam atacar a planta leguminosa.
d) Fixam o nitrogênio do ar, transformando-o em sais nitratos e nitritos que são aproveitados tanto pelas bactérias como pela planta leguminosa que as abriga.
e) Favorecem a fixação do oxigênio no solo que possa ser utilizado na respiração de organismos subterrâneos como as minhocas, larvas de insetos, fungos e bactérias aeróbicas.
44. (ANGLO) O ciclo da água, na natureza, depende de vários aspectos físicos do ambiente — como a temperatura, por exemplo — e de fenômenos como a evaporação e a condensação. Por outro lado, os seres vivos, devido a sua dependência da água para vários processos biológicos, têm uma ativa participação nesse ciclo. Considere os seguintes processos e mecanismos presentes nos seres vivos:
I. A locomoção dos animais terrestres.
II. A respiração celular nos seres vivos em geral.
III. A “transpiração” nos organismos terrestres.
IV. A transmissão da informação genética.
V. A fotossíntese.
VI. A coordenação nervosa.
VII. A excreção.
Escolha, entre as alternativas abaixo, aquela que contém um conjunto de processos em que os organismos retiram água do ambiente ou a devolvem a ele:
a) I, II, III e IV.
b) II, III, V e VII.
c) II, III, IV e V.
d) III, V, VI e VII.
e) III, IV, V e VI.
45. (UEL) Considere as seguintes etapas do ciclo biogeoquímico do nitrogênio e os microrganismos que delas participam:
1. Transformação do nitrogênio atmosférico em amônia.
2. Transformação da amônia em nitritos e nitratos.
3. Transformação de substâncias nitrogenadas em amônia.
4. Transformação da amônia em nitrogênio.
a. Bactérias e fungos decompositores.
b. Bactérias quimiossintetizantes.
c. Bactérias desnitrificantes.
d. Bactérias em associação mutualista com raízes.
A associação correta é:
a) 1 – a 2 – d3 – c4 – b.
b) 1 – c2 – b3 – a4 – d.
c) 1 – c 2 – d 3 – b4 – a.
d) 1 – d2 – a3 – b4 – c.
e) 1 – d 2 – b3 – a4 – c.
46. (UFRGS) A associação entre bactérias e plantas é um fenômeno que permite, em última análise, a entrada do nitrogênio nos sistemas eucariontes, na forma de compostos nitrogenados. Isso é possível porque as bactérias fixam o nitrogênio e os vegetais apresentam enzimas que usam este nitrogênio para gerar um aminoácido chamado glutamato. Este, por transaminação dos grupamentos nitrogenados para cadeias carbonadas, gera outros aminoácidos, muitos deles essenciais aos animais, que não os sintetizam. Se quiséssemos gerar uma planta que fosse ela mesma capaz de fixar o nitrogênio inorgânico e sintetizar compostos nitrogenados permanentemente sem a presença de bactérias, deveríamos agir de que maneira?
a) Inserir nas células das raízes das plantas os RNAs transportadores presentes nas bactérias e responsáveis pelo processo de fixação de nitrogênio.
b) Inserir nas células das raízes das plantas os genes responsáveis pelo processo de fixação de nitrogênio, presentes nas bactérias.
c) Inserir nas células das raízes das plantas os RNAs mensageiros, responsáveis por codificar as enzimas nas bactérias.
d) Inserir nas células das raízes das plantas as enzimas responsáveis pelo processo de fixação do nitrogênio nas bactérias.
e) Inserir nas células das raízes das plantas os RNAs ribossômicos, responsáveis pelo processo de fixação do nitrogênio nas bactérias.
47. (FPS) Os ciclos biogeoquímicos reciclam os compostos químicos necessários ao funcionamento de todos os organismos vivos. Sobre este assunto, considere as proposições abaixo.
1. A utilização de carvão mineral pelo homem libera CO2 na atmosfera, que é captado da atmosfera por seres autotróficos e transferido aos animais herbívoros, seus consumidores primários.
2. A água absorvida no solo pelas plantas é utilizada como fonte de moléculas de hidrogênio, presentes em carboidratos, e de gás oxigênio liberado na atmosfera como produto da respiração aeróbia.
3. A fixação de nitrogênio pelas plantas depende de processos de nitrificação no solo desenvolvidos por bactérias que realizam a oxidação da amônia, produzindo nitrito.
Está(ão) correta(s):
a) 1 e 2, apenas.
b) 2, apenas.
c) 2 e 3, apenas.
d) 1 e 3, apenas.
e) 1, 2 e 3.
48. (UPE) A figura abaixo se refere ao ciclo do nitrogênio.
48Sobre ela, podemos afirmar, corretamente.
I    II
0   0  – A etapa 1 pode ser  realizada por bactérias  como as Pseudomonas que,  em condições de anaerobiose, atacam a amônia.
1  1 – A etapa 2 está  relacionada com as Nitrosomonas que  utilizam a amônia  para a quimiossíntese, liberando energia e produzindo NO2- (nitritos).
2   2 – A etapa 3 pode ser a fixação biológica que é a  captação do  nitrogênio  pelas bactérias e cianobactérias.  
3  3 -  Os nitritos são utilizados por bactérias do gênero Rhizobium para a quimiossíntese, como ocorre em 4.
4  4 – O húmus sofre a ação de bactérias fixadoras de vida livre, como as Azotobacter e Clostridium, é o que ocorre em 5.
49. (FUVEST) O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema a seguir.
49As etapas I e II podem ser, respectivamente:
a) Fotossíntese e quimiossíntese.
b) Decomposição e queima de combustíveis.
c) Fotossíntese e queima de combustíveis.
d) Quimiossíntese e fotossíntese.
e) Fermentação e respiração.
50. (PUC-CAMPINAS) Entre os microrganismos do solo estão os que atuam no ciclo do nitrogênio, como é o caso das bactérias que se associam às raízes das leguminosas. Elas:
a) Devolvem N2 para o ar.
b) Absorvem N2 do ar.
c) Liberam amônia no solo.
d) Transformam amônia em nitritos.
e) Transformam nitritos em nitratos.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
VVVVV
D
D
C
A
D
VVFVV
B
E
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
B
C
C
E
FVVFV
A
C
VFVFF
A
C
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
C
VFVFV
D
A
FVVFV
A
A
FVFVF
C
D
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
D
A
E
B
VVVVV
A
C
E
E
B
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
B
VVVVF
D
B
E
B
D
VVVFF
C
B

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes