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13 de fev. de 2014

Exercícios sobre Reprodução

01. (UEM) Na natureza, existe grande diversidade de organismos classificados em vários grupos taxonômicos. Essa variação pode ser observada em relação ao processo reprodutivo, ocorrendo organismos que apresentam reprodução assexuada, sexuada ou os dois tipos, associados à fecundação externa ou interna. Além disso, em alguns grupos, os organismos são monoicos ou dioicos. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre o número de maneiras existentes para auxiliar a classificação de três organismos, de acordo com os grupos taxonômicos.
I   II
0  0 – Seis maneiras, ao se considerar as três possibilidades de processo reprodutivo.
1  1 – Sessenta e quatro maneiras, ao se considerar os processos reprodutivos assexuados e sexuados e os grupos de organismos monóicos ou dioicos.
2   2 – Doze maneiras, ao se considerar os processos reprodutivos assexuados e sexuados e as duas possibilidades de fecundação.
3  3 – Sessenta e quatro maneiras, ao se considerar as duas possibilidades de fecundação e os grupos de organismos monoicos ou dioicos.
4  4 – Vinte e quatro maneiras, ao se considerar os processos reprodutivos assexuados e sexuados, as duas possibilidades de fecundação e os grupos de organismos monoicos ou dioicos.
 02. (UFV) Abaixo estão representadas etapas da gametogênese e da embriogênese normal humana, com algumas indicações relacionadas (I a VI). Apenas dois cromossomos foram representados.
Assinale a alternativa que contém duas informações incorretas:
a) II indica a ocorrência de fecundação e III o corpúsculo polar primário.
b) IV é um dos pró-núcleos e I resultou da segunda divisão meiótica.
c) VI são ovócitos secundários e III tem 23 cromossomos.
d) V possui 46 cromátides e I está ligado ao ovócito primário.
03. (UNICENTRO) Sobre a figura a seguir, referente ao sistema reprodutor feminino, todas as afirmativas estão corretas exceto:
a) Os ovócitos amadurecem em 1 e são liberados.
b) A fecundação ocorre em 2, seguida da segmentação.
c) O blastocisto implanta-se em 3 onde o desenvolvimento continuará.
d) Durante o parto, 4 sofrerá dilatação para expulsão da criança.
e) Os espermatozoides são depositados em 5 durante a cópula.
04. (PUC-CAMPINAS) Uma característica de espécies de cnidários nas quais ocorre tanto a forma polipoide como a medusoide durante o seu ciclo de vida é a de que:
a) As duas formas têm capacidade de produzir gametas.
b) As duas formas só se reproduzem assexuadamente para produzir clones.
c) As medusas só se reproduzem assexuadamente e os pólipos, sexuadamente.
d) Os pólipos constituem a fase haplóide do ciclo de vida e as medusas, a fase diploide.
e) Os pólipos podem originar outros pólipos, mas também medusas por meio de brotamento.
05. (UFERSA) Considere a figura abaixo, a qual apresenta corte com visão lateral do sistema reprodutor masculino.
A próstata está indicada pela seta de número:
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
06. (UFPI) A esporulação é um tipo de reprodução assexuada, que ocorre em certos fungos e algas, iniciando-se com:
a) Estolões, nos quais se desenvolvem brotos que originam novos indivíduos.
b) Esporos assexuais que são liberados no ambiente e germinam ao encontrar condições favoráveis.
c) A formação de brotos, que ao se separarem do corpo do genitor, passam a ter vida independente.
d) Dois indivíduos geneticamente iguais que se originaram de um indivíduo unicelular.
e) Indivíduos a partir de um precursor único de forma partenogenética.
07. (UFES) A figura abaixo ilustra a variação dos hormônios envolvidos no ciclo menstrual feminino. Sobre os hormônios, é correto afirmar que:
 (Disponível em:http:/ /images.google.com.br. Acesso em: 5 abr 2009.)
a) A fase pré-ovulatória é marcada pela secreção aumentada dos hormônios 1 e 2, ambos produzidos pelos ovários e com ação direta sobre os folículos.
b) O hormônio 1 é o folículo estimulante, e sua produção é feita pela glândula pituitária.
c) Os hormônios 3 e 4 são secretados pelo corpo lúteo e inibem a pituitária anterior, diminuindo a taxa de secreção dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante.
d) Na fase ovulatória, ocorre o aumento do hormônio 4, que é produzido pela hipófise e que determina a involução do corpo lúteo.
e) Na fase pós-ovulatória, a diminuição do hormônio 2 é determinada pela ação dos hormônios luteinizantes, que a partir desse momento promovem a redução do endométrio.
08. (UTFPR) A gametogênese é um processo de formação de gametas que participam dos processos de reprodução sexuada dos seres vivos. Esse processo permite a recombinação genética e, consequentemente, a variabilidade genética dos descendentes, tão importante para a perpetuação das espécies. Assinale a alternativa incorreta sobre esse assunto.    a) Nos mamíferos, o gameta feminino é uma célula grande e imóvel cujo citoplasma aumenta durante a gametogênese.
b) De cada espermatogônia que inicia o processo de espermatogênese formam-se oito espermatozoides.
c) Na ovulogênese, a partir de cada ovogônia, formam-se, ao final do processo, três glóbulos polares e apenas um óvulo.
d) Os gametas são células haplóides, de cuja fecundação forma-se o zigoto que é uma célula diploide.
e) Na formação dos espermatozoides ocorre uma etapa de diferenciação celular, na qual não ocorre nem mitose e nem meiose.
09. (UFPel) As minhocas são animais do Filo Annelida da Classe Oligochaeta. Analise a figura, que representa dois indivíduos em cópula:

Sobre as minhocas, é correto afirmar que elas são
a) Heterossexuais e, para se reproduzirem, realizam a partenogênese.
b) Hermafroditas e, para se reproduzirem, realizam a fecundação cruzada mútua.
c) Assexuadas e, para se multiplicarem, realizam a fissão binária.
d) Monogaméticas, por isso a sua multiplicação pode ocorrer com apenas uma minhoca.
e) Bissexuais e, para se reproduzirem, realizam a autofecundação.
10. (PUC-PR) Considere a alternativa correta com relação à Gametogênese que acontece nos mamíferos:
a) Durante a vida reprodutiva de mamíferos masculinos e femininos, o período de formação e de crescimento das ovogônias acontece de forma idêntica ao das espermatogônias.
b) Na ovulação, o corpúsculo polar é a célula liberada pelo ovário para sofrer a fecundação.
c) Nos mamíferos masculinos, o período germinativo e reprodutivo estende-se por toda a vida, enquanto nos femininos ele termina logo após o nascimento.
d) Nos mamíferos femininos, quando nascem, já apresentam todas as suas células germinativas, os ovócitos, na prófase I da meiose.
e) Os espermatócitos primários, ou de primeira ordem, são as células da linhagem espermatogênica masculina que se transformam diretamente nos espermatozoides.
11. (UEPG) A respeito da reprodução, que é uma característica de todos os seres vivos, assinale o que for correto.
I   II
0 0 – Existem vários tipos de reprodução, que podem ser agrupados em duas grandes categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada.
1  1 – Os indivíduos que surgem por reprodução assexuada são geneticamente idênticos entre si, formando o que se chama de clone.
2 2 – Os indivíduos originados pela reprodução assexuada só terão patrimônio genético diferente se sofrerem mutação gênica, ou seja, alteração na sequência de bases nitrogenadas de uma ou mais moléculas de DNA.
3  3 – A reprodução sexuada está relacionada com processos que envolvem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Os indivíduos formados assemelham-se aos pais, mas não são idênticos a eles.
4  4 – Nos animais, a reprodução sexuada envolve a meiose, cujos produtos são sempre os gametas, células reprodutivas haploides. Os gametas masculinos são os espermatozoides e os femininos, os óvulos.
12. (UFAM) A figura abaixo esquematiza um ciclo menstrual onde (I) representa os níveis de hormônios gonadotrópicos no plasma, (II) o desenvolvimento dos folículos ovarianos e (III) os níveis de hormônios ovarianos.
 Assinale a alternativa correta para as indicações de A a G na figura acima:
a) A, FSH; B, LH; C, ovulação; D, fase folicular; E, fase lútea; F, estrogênio; G, progesterona.
b) A, LH; B, FSH; C, ovulação; D, fase lútea; E, fase folicular; F, progesterona; G, estrogênio.
c) A, FSH; B, LH; C, fecundação; D, fase folicular; E, fase lútea; F, estrogênio; G, progesterona.
d) A, LH; B, FSH; C, fecundação; D, fase lútea; E, fase folicular; F, progesterona; G, estrogênio.
e) A, progesterona; B, estrogênio; C, ovulação; D, fase lútea; E, fase folicular; F, FSH; G, LH.
13. (UPE) Com base no esquema abaixo, que representa diferentes fases da gametogênese, identifique os fenômenos indicados no esquema, conforme a ordem apresentada (A, B, C).
a) Mitose, meiose, espermatogênese.
b) Meiose I, meiose II, espermiogênese.
c) Meiose, mitose, espermatogênese.
d) Divisão reducional, divisão equacional, mitose.
e) Divisão reducional, divisão equacional, espermatogênese.
14. (UNCISAL) Os animais podem realizar a reprodução sexuada e assexuada. Acerca dessas formas reprodutivas, é correto afirmar que:
a) As hidras (cnidários) podem realizar o brotamento, um tipo de reprodução sexuada.
b) Os corais podem realizar a conjugação, um tipo de reprodução assexuada.
c) Os sapos realizam a fecundação externa, modalidade sexuada que promove variabilidade genética.
d) As minhocas podem realizar a regeneração, um tipo de reprodução sexuada com trocas de gametas.
e) Os insetos realizam a bipartição, um tipo de reprodução assexuada muito rápida.
15. (UEPG) A respeito de gêmeos na espécie humana, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Cerca de 75% dos casos de gêmeos são resultado da liberação de mais de um ovócito do ovário da mãe.
1   1 – Os gêmeos fraternos se formam a partir de zigotos distintos.
2  2 – Os gêmeos idênticos, ou seja, univitelinos ou monozigóticos, são provenientes de um mesmo zigoto. Logo, no início do desenvolvimento embrionário, o embrião divide-se em dois.
3  3 – Gêmeos dizigóticos são semelhantes, como irmãos nascidos de gestações distintas, mas não são idênticos e podem ou não ser do mesmo sexo.
4  4 – Gêmeos monozigóticos têm o mesmo patrimônio genético, sendo, portanto, idênticos e do mesmo sexo.
16. (UEG) A reprodução sexual ocorre em organismos diploides, no qual cada célula contém dois conjuntos de cromossomos, cada um herdado do pai e da mãe, respectivamente. Sobre estas células, é correto afirmar:
a) As células germinativas ou gaméticas, na espécie humana, são diploides e contêm 46 cromossomos, no espermatozoide e no óvulo.
b) Em animais, o espermatozoide é uma célula haploide, maior e sem motilidade, e o óvulo, também haploide, é menor e móvel.
c) As células germinativas haploides são geradas quando uma célula diploide inicia o processo de divisão conhecido como meiose.
d) A meiose gera células diploides a partir de células haplóides, enquanto a mitose gera células diploides a partir de células haploides.
17. (UEL) Analise a figura a seguir.

Com base na figura que ilustra a ovulação, fecundação e nidação (ou implantação) na espécie humana e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. As fímbrias da tuba uterina varrem o óvulo para a ampola, onde ele será fecundado.
II. À medidada que um zigoto passa pela tuba em direção ao útero, sofre uma série de divisões mitóticas originando os blastômetros.
III. Logo que se forma uma cavidade na mórula, esta é convertida em um blastômetro que consiste no embrioblasto, numa cavidade blastoocística e num trofoblasto.
IV. O trofoblasto formará a parte embrionária da placenta enquanto o embrioblasto corresponderá à formação do primórdio do embrião.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
18. (FGV) O gráfico mostra os níveis sanguíneos de hormônios sexuais durante o ciclo menstrual.
 Pode-se dizer que as curvas 1 e 2 correspondem, respectivamente:
a) Ao hormônio luteinizante (LH) e ao hormônio folículo estimulante (FSH); a seta indica a ovulação.
b) Ao hormônio folículo estimulante (FSH) e ao hormônio luteinizante (LH); a seta indica a menstruação.
c) À progesterona e aos estrógenos; a seta indica a ovulação.
d) Aos estrógenos e à progesterona; a seta indica a menstruação.
e) Aos estrógenos e à progesterona; a seta indica a ovulação.
19. (MACK) Suponha a existência de dois tipos de uma mesma espécie de verme: um, que se reproduz assexuadamente, por brotamento, e outro, que é sexuado. Ambos vivem em um mesmo lago, também habitado por uma bactéria que provoca uma doença nesses vermes. A espécie assexuada é mais frequentemente atacada por essa bactéria. Após um período de seca, no qual a população desse verme foi drasticamente reduzida, observou-se que os indivíduos sexuados passaram a ser mais atacados pelas bactérias do que os assexuados. Considere as afirmações a seguir.
I. A reprodução sexuada, devido à variabilidade genética que ela proporciona, garantia uma maior resistência à infecção pela bactéria.
II. A diminuição da população de vermes no lago, em consequência da seca, resultou na diminuição dessa variabilidade genética, tornando a população mais vulnerável à infecção pelas bactérias.
III. Com a seca, os indivíduos assexuados se tornaram resistentes à infecção.
Assinale:
a) Se somente I e II forem corretas.
b) Se somente I for correta.
c) Se somente II e III forem corretas.
d) Se somente II for correta.
20. (FGV) Gêmeos univitelinos ou monozigóticos são aqueles formados a partir de um único zigoto, o qual se divide em blastômeros que permanecem separados e se desenvolvem em dois indivíduos. A divisão celular em questão é a:
a) Meiose, e cada blastômero tem a metade do número de cromossomos do zigoto.
b) Meiose, e cada blastômero tem o mesmo número de cromossomos do zigoto.
c) Mitose, e cada blastômero tem a metade do número de cromossomos do zigoto.
d) Mitose, e cada blastômero tem o mesmo número de cromossomos do zigoto.
e) Mitose, e cada blastômero tem o dobro do número de cromossomos do zigoto.
21. (UEPB) Ter filhos exige responsabilidade, e o ideal é que seja feito um planejamento familiar. Infelizmente isto não tem sido a regra. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no dia 20 de abril de 2008 no jornal Folha de S.Paulo, no Brasil quatro em cada dez filhos não foram planejados. Em 56% dos casos, isso acontece entre jovens de16 a 24 anos de idade. Os métodos anticoncepcionais auxiliam uma mulher ou um casal a evitar a gravidez em momentos indesejados. Alguns métodos são reversíveis enquanto outros são irreversíveis, pois interrompem de maneira definitiva a capacidade reprodutora do indivíduo. Dentre os principais métodos contraceptivos, temos:
I. Vasectomia.
II. Camisinha.
III. Laqueadura tubária.
IV. Pílulas anticoncepcionais.
Estes métodos atuam:
A. Impedindo ovulação.
B. Impedindo que o ovócito formado se encontre com o espermatozoide.
C. Impedindo que o zigoto formado se implante no útero.
D. Impedindo a presença de espermatozoide no sêmen.
E. Na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Considerando os métodos e suas atuações, são propostas as seguintes assertivas:
1. I e II são métodos exclusivamente masculinos, que atuam em E e D.
2. III e IV atuam em A e B.
3. III e IV são métodos exclusivamente femininos, que atuam em A, B e D.
4. II é o único que atua em E.
São consideradas como verdadeiras as assertivas
a) 1, 2 e 4.
b) 2 e 3.
c) 2 e 4.
d) 1 e 3.
e) 1 e 2.
22. (CEFET-GO) Na reprodução dos seres vivos, distinguem-se duas formas fundamentais desse fenômeno: reprodução assexuada e reprodução sexuada. Sobre a reprodução, assinale a alternativa correta.
a) Esquizogênese é uma forma de reprodução assexuada na qual há formação de brotos que se destacam do organismo inicial ou ficam grudados a ele.
b) Gemulação é uma forma de reprodução agâmica que consiste na fragmentação traumática, convulsiva, do corpo em segmentos que se regeneram.
c) Pedogênese é uma forma de reprodução gâmica na qual há troca de fragmentos nucleares ou
simplesmente de material genético entre dois indivíduos da mesma espécie.
d) Partenogênese arrenótoca é um tipo de reprodução assexuada que origina apenas organismos fêmeos.
e) Neotenia é um tipo de reprodução sexuada na qual organismos que, ainda na fase de larva, já têm gônadas maduras e podem reproduzir-se por acasalamento.
23. (UEL) Analise a figura abaixo.
                                    (MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p.141.)
Com base na figura e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que caracteriza corretamente as crianças 1 e 2.
a) Os gêmeos originados no esquema são um exemplo de unidade de poliespermia.
b) São gêmeos originados da fecundação de uma célula totipotente por espermatozoide.
c) São gêmeos originados da fecundação de um óvulo por um espermatozoide, e os dois blastômeros iniciais transformam-se em embriões diferentes.
d) Se a criança 1 tivesse uma doença hereditária, a criança 2 não seria acometida pela anomalia.
e) São crianças do mesmo sexo e muito semelhantes no aspecto físico, e a divisão desse tipo de gêmeos ocorre na fase de mórula.
24. (UFMG) “Vocês querem saber o que foi que os mamíferos inventaram, que é ainda melhor do que o ovo que se enterra no chão ou se bota no ninho? Pois os mamíferos [...]”
(Ribeiro, J. U. O sorriso do lagarto.)
A frase poderia ser completada com uma característica que diferenciasse os mamíferos dos outros vertebrados. Essa característica é:
a) Controle da reprodução através de hormônios.
b) Controle da temperatura corporal.
c) Estruturas adaptadas para fecundação interna.
d) Presença de glândulas de secreção.
e) Placenta como órgão de interface materno-fetal.
25. (UEL) “O desenvolvimento humano inicia-se na fertilização, quando um gameta masculino ou espermatozoide se une ao gameta feminino ou ovócito para formar uma única célula – o zigoto. Esta célula totipotente e altamente especializada marca o início de cada um de nós como indivíduo único.
(MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. “Embriologia clínica”. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 18.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O sinciciotrofoblasto produz o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) que entra no sangue materno. A HCG mantém a atividade hormonal do corpo lúteo no ovário, durante o período de gestação, formando a base dos testes para gravidez.
II. Na primeira divisão meiótica, cada cromossomo se divide e cada metade, ou cromátide, é direcionada para um polo diferente. Assim, o número diploide de cromossomos é mantido em cada célula-filha formada por meiose.
III. Nutrientes e oxigênio passam do sangue materno, através do líquido amniótico, para o sangue fetal, enquanto que as excretas de dióxido de carbono passam do sangue fetal para o sangue materno, também através do líquido amniótico.
IV. O líquido amniótico tem por função, por exemplo: agir como uma barreira contra infecções; ajudar a controlar a temperatura corporal do embrião, mantendo uma temperatura relativamente constante; participar da manutenção da homeostasia dos fluídos e eletrólitos.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
26. (FGV)
ESPERMA CONGELADO PODE AJUDAR A REVIVER MAMUTES.
Pesquisadores japoneses conseguiram usar espermatozoides de camundongos congelados há 15 anos – e que, na prática, estavam mortos – para produzir filhotes, sugerindo que o mesmo poderia ser tentado para mamutes e outros mamíferos extintos e preservados no gelo. Embora espermatozoides congelados sejam usados rotineiramente por bancos de esperma e clínicas de fertilização in vitro, a equipe trabalhou com células retiradas de camundongos inteiros congelados. O mais impressionante é que os espermatozoides estavam mortos: sua parede celular estava seriamente danificada, e eles não conseguiriam fertilizar naturalmente os óvulos.
(“Folha de S.Paulo”, 15.08.2006)
O texto apresenta uma incorreção na informação veiculada quando afirma que:
a) Espermatozoides congelados há anos, na prática, estariam mortos.
b) Mamutes e outros mamíferos extintos foram preservados no gelo.
c) A parede celular dos espermatozoides estava seriamente danificada.
d) Espermatozoides congelados são usados rotineiramente por bancos de esperma e clínicas de fertilização in vitro.
e) espermatozoides retirados de um animal congelado não conseguiriam fertilizar naturalmente os óvulos.
27. (PUC-SP)
O TRECHO A SEGUIR FOI EXTRAÍDO DO ARTIGO “DESENCONTROS SEXUAIS”, DE DRAUZIO VARELLA, PUBLICADO NA “FOLHA DE S. PAULO”, EM 25 DE AGOSTO DE 2005.
“Nas mulheres, em obediência a uma ordem que parte de uma área cerebral chamada hipotálamo, a hipófise libera o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante), que agirá sobre os folículos ovarianos, estimulando-os a produzir estrogênios, encarregados de amadurecer um óvulo a cada mês. FSH e estrogênios dominam os primeiros 15 dias do ciclo menstrual com a finalidade de tornar a mulher fértil, isto é, de preparar para a fecundação uma das 350 mil células germinativas com as quais nasceu.”
O trecho faz referência a um grupo de células que a mulher apresenta ao nascer. Essas células são:
a) Ovogônias em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos.
b) Ovócitos em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 46 cromossomos.
c) Ovócitos em fase final de meiose, presentes no interior de folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos.
d) Óvulos originados por meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 23 cromossomos.
e) Ovogônias em início de meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 46 cromossomos.
28. (UEL) De acordo com um estudo realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, o número de plaquetas circulantes no sangue pode ser um pouco menor no primeiro dia da menstruação da mulher, em relação ao dia médio do ciclo menstrual (Pesquisa “Fapesp”, no 87, p. 30, 2003).
Sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Durante a menstruação, o endométrio, a camada superficial interna do útero, desintegra-se e os vasos sanguíneos que o irrigam se rompem.
II. Durante a menstruação, as plaquetas, são responsáveis pelo aumento do sangramento.
III. A menstruação e o aumento progressivo do número de plaquetas favorecem a implantação do óvulo fecundado.
IV. O número de plaquetas é maior no dia médio do período de menstruação, em função do aumento do sangramento, e diminui à medida que o endométrio se reorganiza.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
29. (UFAL) Na mulher, o ciclo menstrual compreende um período de 28 a 30 dias, como ilustrado abaixo, e a ovulação ocorre em torno dos quatorze dias, momento em que as taxas dos hormônios 1, 2 e 3 estão mais elevadas. A alternativa que indica 1, 2 e 3, nessa ordem, é:
a) 1. folículo estimulante, 2. luteinizante e 3. estrógeno.
b) 1. luteinizante, 2. folículo estimulante e 3. progesterona.
c) 1. folículo estimulante, 2. estrógeno e 3. progesterona.
d) 1. estrógeno, 2. progesterona e 3. luteinizante.
e) 1. progesterona, 2. estrógeno e 3. folículo estimulante.
30. (UEPB) Observe o esquema que representa parte do sistema reprodutor feminino e identifique os fenômenos e/ou fases representadas em cada numeral.
a) I- ovulação; II- nidação do blastocisto; III- fecundação; IV- mórula.
b) I- ovulação; II- fecundação; III- mórula; IV- nidação do blastocisto.
c) I- ovulação; II- fecundação; III- blastocisto; IV- nidação da mórula.
d) I- nidação; II- fecundação; III- blastula; IV- nidação da mórula.
e) I- ovulação; II- fecundação; III- mórula; IV- nidação da mórula.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
FVFVF
D
D
E
C
B
C
B
B
D
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
VVVVV
A
B
C
VVVVV
C
D
E
A
D
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
C
E
E
E
B
C
B
B
A
B

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