Tecnologia do Blogger.

13 de fev. de 2014

Exerc´cios Genética molecular

01. (UFV) Na célula representada abaixo, os números I, II, III e IV indicam a ocorrência de alguns dos processos característicos do início da expressão gênica ao produto final. As letras Z e X representam dois tipos diferentes de segmentos presentes nos ácidos nucleicos.

Utilizando o esquema como base, assinale a afirmativa correta:
a) O RNA maduro que codifica um polipeptídio é menor que o inicialmente transcrito.
b) A replicação, transcrição e tradução correspondem, respectivamente, a I, II e III.
c) O processo de tradução proteica também pode ser representado por II ou III.
d) Os segmentos X e Z contêm informações genéticas que fazem parte do polipeptídio.
e) O RNA maduro está representado entre I e II, e o polipeptídio inicial entre III e IV.
02. (UFMG) A composição de bases nitrogenadas do DNA total isolado de células de tecido epitelial de um vertebrado apresenta estes percentuais:

A = 20%

T = 20%

G = 30%

C = 30%

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que essa composição de bases nitrogenadas:
a) É igual à de outras células somáticas.
b) Permanece inalterada ao longo da vida.
c) Se reduz à metade nos gametas.
d) Varia entre indivíduos de espécies diferentes.
03. (UNESP) Algumas células de cultura de tecido foram deixadas em um meio contendo um precursor radioativo de RNA. Posteriormente, essas células foram transferidas para um meio sem essa substância. Após 3 minutos, algumas células foram fixadas e radioautografadas. Esse procedimento se repetiu após 15 e após 90 minutos. Os esquemas representam as células radioautografadas nos três momentos, revelando a distribuição do precursor radioativo nelas.
Esses resultados ocorrem porque:
a) o RNA transportador leva o isótopo até o nucléolo, e posteriormente ao núcleo e ao citoplasma celular.
b) a substância, ao ser deixada em situação de desequilíbrio osmótico em relação à cultura sem isótopo, dirige-se gradativamente para o citoplasma celular, buscando a situação de equilíbrio.
c) a síntese de RNA, que se intensifica aos 90 minutos, esgota toda a substância presente no núcleo, restando apenas no citoplasma.
d) a produção de RNA, que ocorre inicialmente no núcleo celular, prossegue posteriormente no citoplasma da célula.
e) a síntese de RNA ocorre no núcleo, sendo que posteriormente o RNA aí produzido migra para o citoplasma celular.
04. (UEPB) O aumento da variabilidade genética nas bactérias ocorre por mutação ou por transmissão de material genético. A transmissão pode-se dar pelos seguintes mecanismos:
a) Transformação, transdução e conjugação.
b) Conjugação, cissiparidade e transformação.
c) Bipartição, transdução e conjugação.
d) Transformação, transdução e bipartição.
e) Transformação, tradução e conjugação.
05. (OBJETIVO-SP) A molécula do DNA é uma longa sequência de moléculas menores e complexas conhecidas como nucleotídeos, formando uma figura parecida com uma escada de corda, torcida e em forma helicoidal. O peso molecular do DNA de um nucleoide bacteriano é de cerca de 3 x 109. O peso molecular de um único par de nucleotídeos é cerca de 660. Quantos pares de nucleotídeos esse DNA bacteriano apresenta?
a) 450.
b) 975.
c) 3.850.
d) 4.550.
e) 4.500.000.
06. (ANGLO-SP) Nas células vivas em geral, sejam elas de eucariontes ou de procariontes, o mecanismo da síntese de proteínas tem especial importância. Entre as diversas moléculas e estruturas que participam da formação das proteínas, estão o DNA, os vários tipos de RNA e os ribossomos, nos quais ocorre a tradução da informação e a reunião dos aminoácidos, resultando na síntese de proteínas propriamente dita.
A figura acima mostra a estrutura de um RNA transportador (tRNA), responsável pela condução do aminoácido até o ribossomo. A alça do anticódon permite a ligação com o códon do RNA mensageiro (mRNA), possibilitando o mecanismo de tradução. A informação hereditária para formar cada proteína é determinada pela seqüência de bases de um determinado DNA, que é transcrita numa molécula de mRNA. Todos os seres vivos de organização celular possuem os mesmos tRNA e usam os mesmos aminoácidos para formar suas proteínas. O sistema de correspondência entre DNA, RNA e aminoácidos constitui o código genético, praticamente universal. Considerando esses dados e os seus conhecimentos sobre o metabolismo da célula, você poderia afirmar que:
a) Cada tipo de tRNA conduz sempre o mesmo tipo de aminoácido, permitindo a especificidade do processo de tradução.
b) O código genético é diferente para cada espécie de ser vivo, permitindo a formação de proteínas diferentes.
c) Um determinado tRNA pode conduzir vários aminoácidos diferentes, dependendo da informação contida no mRNA.
d) As proteínas são transportadas para o interior dos ribossomos pela ação combinada dos tRNA citoplasmáticos.
e) Os tRNA transportam os anticódons para o DNA, que os utiliza para formar as seqüências de bases do mRNA.
07. (UFOP) Um cientista analisou o conteúdo de bases nitrogenadas de uma amostra pura de DNA codificador, correspondente a um determinado gene, chegando aos resultados abaixo.
TIPO DE BASE
Adenina
Citosina
Timina
Guanina
NÚMERO DE BASES
257
485
113
270
Com base nesses resultados, é correto afirmar que:
a) Cerca de 53% da amostra é de bases purinas (púricas).
b) Pode se tratar de um genoma retroviral.
c) A transcrição incorrerá em formação de RNA com cerca de 22% de uracila.
d) O DNA codificador será capaz de produzir 395 códons, no mínimo 375 aminoácidos e, com certeza, 374 ligações peptídicas.
08. (UFPB) Considere três diferentes tipos de moléculas de ácido ribonucleico (RNA) que ocorrem em organismos eucariotos: RNA ribossômico (RNAr), RNA transportador (RNAt), RNA mensageiro (RNAm). Sobre os distintos tipos de RNA citados, é correto afirmar que as moléculas de:
a) RNAr recém sintetizados se unem a proteínas específicas vindas do citoplasma, para formarem os nucléolos, estruturas nucleares responsáveis pela síntese de proteínas.
b) RNAt têm, em uma de suas extremidades, uma trinca de bases, o anticódon, por meio do qual  se liga ao RNAm.
c) RNAt, independente do seu anticódon, possuem uma região molecular que se liga a um aminoácido qualquer e o transporta para os ribossomos.
d) RNAm têm a informação para a síntese de proteínas codificada na forma de pares de bases nitrogenadas denominadas códon.
e) RNAt com anticódon UAC ligam-se ao códon ATG do RNAm.
09. (PUC-MG) A figura abaixo mostra as quatro etapas do experimento de transformação bacteriana realizado por Griffth em 1928.
Analisando os resultados acima de acordo com seus conhecimentos, é incorreto afirmar:
a) As bactérias não capsuladas poderiam estar mais susceptíveis ao sistema imunológico do camundongo sendo, por isso, menos virulentas.
b) As bactérias não capsuladas foram transformadas em bactérias virulentas ao absorverem as glicoproteínas das capsuladas.
c) A inativação pelo calor foi capaz de desnaturar enzimas necessárias ao crescimento bacteriano, mas não destruiu o material genético das bactérias.
d) Seria possível recuperar bactérias capsuladas vivas dos camundongos mortos na etapa 4 do experimento.
10. (UFOP) O esquema apresentado a seguir mostra um processo importante que ocorre no citoplasma das células eucariotas.
Observe as estruturas indicadas por I, II, III e IV e assinale a alternativa incorreta:
a) O esquema representa o processo de transcrição dos RNAs ou síntese proteica.
b) I indica o RNA mensageiro contendo os códons de 3 nucleotídeos cada.
c) II indica o ribossomo, composto fundamentalmente por RNA ribossomal e proteínas.
d) III representa um peptídeo que começa a ser sintetizado e IV indica o aminoácido metionina.
11. (PUC-CAMINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.
No início do processo, as duas fitas de DNA são separadas por aquecimento. Depois, pequenos primers (segmentos de oligonucleotídeos) são acrescentados e, por meio de resfriamento, emparelham-se com as fitas de DNA. Esses primers são complementares às extremidades do DNA selecionado para a amplificação. Após o emparelhamento dos primers com o DNA, a Taq polimerase começa a sintetizar o novo DNA. A quantidade de DNA continua a duplicar em ciclos subsequentes de amplificação, obtendo-se milhões de cópias do segmento de DNA desejado, geralmente com comprimento de umas poucas centenas de pares de base.
                              (Adaptado de M. K. Campbell; S. O. Farrel. Bioquímica, v. 2, Biologia Molecular, São Paulo: Thomson Learning, 2007. p. 416)
O processo de amplificação do DNA descrito no texto é semelhante ao que ocorre no interior das células. No ciclo celular normal, o processo de formação de fitas complementares do DNA ocorre:
a) Na fase S da interfase.
b) Na prófase da meiose.
c) Na metáfase da mitose.
d) Na segunda divisão meiótica.
e) No paquíteno da prófase.
12. (UFPB) Nos seres humanos, uma única célula, o zigoto, dá origem a muitos tipos celulares que podem ser tão diferentes quanto, por exemplo, uma célula epitelial de revestimento e um neurônio qualquer. Essas diferenças se estabelecem principalmente porque, em cada um dos tipos celulares distintos, são também diferentes:
a) As moléculas de DNA.
b) As sequências gênicas.
c) Os genes que se expressam.
d) O código genético.
e) Os mecanismos envolvidos na síntese de proteínas.
13. (UEL) Considere a sequência de bases da fita não molde do DNA de um organismo procarioto: – AAT CCG ACG GGA. Quais seriam as sequências de bases da fita complementar do DNA, que serve de molde para transcrição, e da fita simples de RNAm transcrito?
a) Fita molde – 3′ – TTA GGC TGC CCT- 5′ e RNAm 5′ - UUT CCG UCG GGU – 3′.
b) Fita molde – 3′ - UUA GGC UGC CCU – 5′ e RNAm 5′ – TTA GGC TGC CCT- 3′.
c) Fita molde – 3′ – AAT CCG ACG GGA – 5′ e RNAm 5′- UUA GGC UGC CCU – 3′.
d) Fita molde – 3′ - TTA GGC TGC CCT- 5′ e RNAm 5′ – AAU CCG ACG GGA – 3′.
e) Fita molde – 3′ – AAU CCG ACG GGA - 5′ e RNAm 5′ –TTA GGC TGC CCT – 3′.
14. (UFF) A descoberta de um fóssil de bebê mamute, extremamente bem preservado nas estepes congeladas da Rússia, oferece aos pesquisadores melhor oportunidade de obter o genoma de uma espécie extinta.
                                           (O Globo, Ciências, 12 de Julho de 2007).
A técnica de PCR vem sendo utilizada para a amplificação do DNA nestes estudos. Para a realização desta técnica, deve-se empregar além do DNA extraído do mamute usado, como molde, as seguintes moléculas:
a) Nucleotídeos de Uracila, Citosina, Guanina, Adenina, DNA polimerase e primers de DNA.
b) Nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, DNA polimerase e primers de DNA.
c) Nucleotídeos de Uracila, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e primers de DNA.
d) Nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e primers de DNA.
e) Nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e DNA polimerase.
15. (FUVEST) Um argumento correto que pode ser usado para apoiar a ideia de que os vírus são seres vivos é o de que eles:
a) Não dependem do hospedeiro para a reprodução.
b) Possuem número de genes semelhante ao dos organismos multicelulares.
c) Utilizam o mesmo código genético das outras formas de vida.
d) Sintetizam carboidratos e lipídios, independentemente do hospedeiro.
e) Sintetizam suas proteínas independentemente do hospedeiro.
16. (UFPR) Como se formam as cadeias de RNAmensageiro dentro da célula?
a) Formam-se no núcleo celular copiando a sequência de bases de uma cadeia do DNA, apenas substituindo uma uracila no lugar onde deveria se encaixar uma timina.
b) Formam-se no citoplasma à custa da membrana do retículo endoplasmático granular.
c) Formam-se fora da célula e posteriormente são incluídas no citoplasma.
d) Formam-se na lâmina externa da membrana nuclear dupla, substituindo as bases pirimídicas por outras que se adaptam para a síntese proteica celular.
e) São produtos da atividade ribossômica.
17. (UECE) Analise as seguintes afirmativas sobre a síntese de proteínas:
I. O código genético é “degenerado” por apresentar um códon codificando mais de um aminoácido.
II. O RNA ribossômico, além de funcionar como molécula estrutural, age como catalisador no processo.
III. A subunidade menor do ribossomo é o sítio de ligação do RNA transportador ao RNA mensageiro.
São corretas:
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e III.
d) I, II e III.
18. (PUC-CAMPINAS) Considere uma sequência de DNA que codifica um polipeptídeo, e uma mutação que ocorre na região central dessa sequência. Espera-se que a mutação com menor efeito na cadeia polipeptídica resultante seja a:
a) Deleção de um nucleotídeo.
b) Deleção de dois nucleotídeos.
c) Inserção de um nucleotídeo.
d) Inserção de dois nucleotídeos vizinhos.
e) Substituição de um nucleotídeo.
19. (UECE) Os termos “exon” e “splicing”, derivados do inglês, se referem, respectivamente, a:
a) Regiões do DNA transcrito que não são traduzidas em proteínas; formação do RNAm por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão traduzidos em aminoácidos pertencentes à proteína.
b) Regiões do DNA transcrito que são traduzidas em proteínas; formação do RNAm por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão traduzidos em aminoácidos pertencentes à proteína.
c) Regiões do DNA transcrito que não são traduzidas em proteínas; formação do RNAr por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão usados no transporte de aminoácidos para formar a proteína.
d) Regiões do DNA transcrito que são traduzidas em proteínas; formação do RNAr por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão usados no transporte de aminoácidos para formar a proteína.
20. (UNIFESP) Com a finalidade de bloquear certas funções celulares, um pesquisador utilizou alguns antibióticos em uma cultura de células de camundongo. Entre os antibióticos usados, a tetraciclina atua diretamente na síntese de proteína, a  mitomicina inibe a ação das polimerases do DNA e a estreptomicina introduz erros na leitura dos códons do RNA mensageiro. Esses antibióticos atuam, respectivamente, no:
a) Ribossomo, ribossomo, núcleo.
b) Ribossomo, núcleo, ribossomo.
c) Núcleo, ribossomo, ribossomo.
d) Ribossomo, núcleo, núcleo.
e) Núcleo, núcleo, ribossomo.
21. (UEA) No DNA da bactéria Escherichia coli foram encontrados 26% de adenina (A), e, no da Mycobacterium tuberculosis, 35,4% de citosina (C). De posse desses dados, é correto concluir que a porcentagem de citosina (C) em Escherichia coli e a de adenina (A) em Mycobacterium tuberculosis são respectivamente:
a) 12% e 7,3%.
b) 24% e 14,6%.
c) 17,7% e 13%.
d) 32,3% e 74%.
e) 35,4% e 26%.
22. (PUC-CAMPINAS) A única diferença entre os alelos HbA e HbS é uma mutação em um par de bases do gene que codifica a hemoglobina. Comparação da sequência de aminoácidos dessas duas hemoglobinas mostrou que elas diferem em apenas um aminoácido, o sexto da cadeia polipeptídica. Isso significa que a mutação que transformou a hemoglobina normal (A) em siclêmica (S) alterou:
a) Somente o DNA, mas não o RNA mensageiro.
b) Somente o DNA, mas não a proteína.
c) Um único códon do RNA mensageiro.
d) Três códons consecutivos do RNA mensageiro.
e) O sexto par de bases do gene da hemoglobina.
23. (ANGLO-SP) “A suposição prevalecente, segundo a qual a forma original da vida teria sido uma molécula de DNA, implicava uma contradição inescapável. O DNA não é capaz de formar a si próprio; proteínas são necessárias para tal. Mas então o que veio antes? As proteínas, que não possuem nenhum meio conhecido de duplicar informações, ou o DNA, que pode duplicar informações, mas apenas na presença de proteínas? O problema era insolúvel: não pode haver DNA sem proteínas nem proteínas sem DNA. O RNA, porém, sendo um equivalente do DNA (pode armazenar e replicar informações genéticas) e também um equivalente das proteínas (pode catalisar reações químicas cruciais), fornecia a resposta. Na verdade, num ‘mundo feito de RNA’, o problema do ovo e da galinha simplesmente desaparece. O RNA é ao mesmo tempo ovo e galinha.”
                                   (James D. Watson, DNA — o segredo da vida)
A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a) O DNA duplica as proteínas necessárias à transmissão da informação.
b) O RNA forma o ovo no interior da galinha, graças a sua ação catalisadora.
c) A forma original de vida deve ter apresentado RNA como material genético.
d) As proteínas armazenam e replicam o DNA por meio da síntese de RNA.
e) O RNA é um equivalente do DNA, porque ambos são formados pela reunião de aminoácidos.
24. (ECMAL/UNCISAL) A figura abaixo esquematiza uma etapa no mecanismo em que ocorre o fluxo de informação genética.
A análise do diagrama passa pela compreensão de que:
I   II
0  0 – A montagem do polirribossomo está associada à dinâmica da tradução.
1  1 – O fluxo genético se iniciou com a replicação da molécula do DNA.
2  2 – O processo descreve a transcrição de um gene.
3  3 – O processo da tradução resulta na liberação de RNAs catalíticos.
4  4 – A informação de um mesmo RNAm pode ser traduzida, normalmente, em muitas cadeias polipeptídicas diferentes.
25. (UMC-SP) Em um laboratório, ao tentar realizar, experimentalmente, a síntese in vitro de uma proteína, um grupo de pesquisadores verificou que dispunha, no laboratório, de ribossomos de sapo, de RNA mensageiro de rato, de RNAs transportadores de hamster e de uma solução de diversos aminoácidos de origem bacteriana. Ao fim do experimento, ao analisar a estrutura primária (sequência de aminoácidos) da proteína obtida, os pesquisadores deverão encontrar maior similaridade com uma proteína de:
a) Bactéria.
b) Sapo.
c) Rato.
d) Hamster.
e) Várias das espécies acima.
26. (CESGRANRIO) A análise do conteúdo de bases nitrogenadas de uma amostra pura de DNA revelou os valores mostrados na tabela abaixo:
TIPOS DE BASES
ADENINA
CITOSINA
TIMINA
GUANINA
Quantidade de bases
182
186
85
372
A observação desses resultados permitiu deduzir que a amostra de DNA analisada é formada por apenas uma cadeia (um filamento). Essa conclusão baseou-se no fato de que a(s) quantidade(s) de:
a) Guanina era o dobro da quantidade de adenina.
b) Guanina era a mais alta de todas.
c) Citosina e adenina eram iguais.
d) Timina era muito baixa.
e) Adenina e timina eram diferentes.
27. (UFMG) Considere a célula de um eucariota pluricelular em que a relação das bases nitrogenadas de um de seus tipos de ácidos nucleico seja:

A + T/C + G = 0,46

(A = adenina, T = timina, C = citosina e G = guanina)

A partir desses dados, pode-se dizer que:
a) A célula não tem uracila.
b) A pentose do ácido nucleico é a ribose.
c) A relação A/T é menor do que 1.
d) O ácido nucleico da célula apresenta 460 x 10-3 nucleotídeos.
e) O ácido nucleico apresenta mais guanina do que adenina.
28. (P.M.ABC-SP) Numa molécula de DNA, a quantidade de:
a) Adenina mais timina é igual à de citosina mais guanina.
b) Citosina mais uracila é igual à de timina mais adenina.
c) Uracila mais adenina é igual à de citosina mais guanina.
d) Guanina mais timina é igual à de citosina mais uracila.
e) Adenina mais citosina é igual à de guanina mais timina.
29. (UFPB) Considere duas substâncias I e II, que apresentam ação antibiótica. A substância I inibe a ação da polimerase do DNA, e a substância II leva a uma leitura errada dos códons do RNAm. A partir dessas informações, é correto afirmar que a(s) substância(s)
a) I impede a tradução do RNAm.
b) II não interfere na tradução do RNAm.
c) I impede a duplicação do DNA.
d) I impede a síntese de proteínas.
e) I e II impedem o processo de transcrição.
30. (UEL) A teoria “Um Gene uma Enzima” propunha que cada gene era responsável pela síntese de uma enzima, que expressava uma determinada característica biológica. Hoje, sabe-se que a partir de um gene é produzida uma cadeia polipeptídica. Indique a afirmativa cuja sequência de eventos resulta na produção de cadeias polipeptídicas.
a) Descondensação dos cromossomos, tradução do RNAm e transcrição da cadeia polipeptídica no citoplasma.
b) Leitura da sequência de DNA no citoplasma, transcrição no núcleo, tradução no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.
c) Leitura da sequência de DNA específica, transcrição no citoplasma, tradução do RNAm imaturo no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.
d) Leitura da sequência de DNA específica, transcrição do DNA no citoplasma, processamento do RNAm no núcleo, síntese polipeptídica no núcleo e maturação da proteína no citoplasma.
e) Leitura da sequência de DNA específica, produção de RNAm heterogêneo no núcleo, saída do RNAm do núcleo e síntese da cadeia polipeptídica no citoplasma.
31. (PUC-MG) Observe o esquema a seguir, que representa o famoso experimento de Fred Griffith, que provou a existência de várias linhagens da bactéria Diplococcus pneumoniae (atualmente classificado como Streptococcus pneumoniae). Algumas linhagens causam pneumonia e são consideradas virulentas; outras não, e são não virulentas. A bactéria virulenta possui uma capa polissacarídica e, quando cultivada numa placa de ágar, cria colônias com um aspecto liso e são denominadas bactérias S. Já as não virulentas não têm essa capa, e suas colônias são de aspecto rugoso, portanto são denominadas bactérias R. Analise o esquema a seguir, que representa o experimento com as bactérias S e R.
O experimento demonstra que entre as bactérias ocorreu, exceto:
a) Transformação bacteriana.
b) Absorção de material genético.
c) Alteração genotípica e fenotípica.
d) Ação viral na transdução bacteriana.
32. (UNIFESP) O gráfico mostra o espectro de absorção de raios ultravioleta (UV) por uma proteína e por um ácido nucleico.
Considerando a ação desses raios na célula, o comprimento de onda em que será obtida maior taxa de mutação é:
a) 2.400 Angstrons.
b) 2.500 Angstrons.
c) 2.600 Angstrons.
d) 2.700 Angstrons.
e) 2.800 Angstrons.
33. (UERJ) Um RNA-mensageiro bacteriano é formado pela polimerização de 5292 nucleotídeos e contém três códons de iniciação de leitura e três de terminação. Admita que todos os demais nucleotídeos formam códons que correspondem a aminoácidos encontrados na estrutura primária das proteínas após serem sintetizadas. Esse RNA é traduzido em três diferentes proteínas, contendo, respectivamente, um número X, Y e Z de aminoácidos. Sabe-se que X < Y < Z e que esses valores formam uma progressão aritmética. Portanto, o valor de Y equivale a:
a) 826.
b) 706.
c) 586.
d) 466.
34. (UFC) O pesquisador Gustavo obtém pectinase, no meio de cultura líquido, produzida pelo fungo Aspergillus niger, para ser empregada na indústria de sucos. Gustavo não precisa destruir o fungo para obter a enzima; ele simplesmente separa o meio de cultura do microrganismo e isola a enzima desse meio. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a) O Aspergillus niger é um organismo que possui mesossomo; dessa forma, a síntese da enzima ocorre nas membranas do mesossomo e depois ela é secretada para o meio de cultura.
b) O caminho da produção da pectinase começa com a transcrição, no citoplasma, do seu RNAm, que é traduzido por ribossomos e depois é ancorado nas membranas do retículo endoplasmático rugoso, onde a tradução é concluída.
c) A síntese da pectinase começa no citoplasma e termina nas membranas do retículo endoplasmático rugoso. Em seguida, essa enzima passa para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
d) A síntese da pectinase começa no núcleo e termina nas membranas do retículo endoplasmático liso. Em seguida, esta enzima passa para o lisossomo, depois para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
e) A síntese da pectinase começa no mesossomo e termina nas membranas do retículo endoplasmático rugoso. Em seguida, essa enzima passa para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
35. (FGV) A Rifampicina é um dos antibióticos utilizados para o tratamento da tuberculose. Seu mecanismo de ação consiste na inibição da transcrição nas células de Mycobacterium tuberculosis. Sob ação do antibiótico, nas células bacterianas haverá comprometimento:
a) Exclusivamente da produção de proteínas.
b) Exclusivamente da produção de DNA.
c) Exclusivamente da produção de RNA.
d) Da produção de RNA e de proteínas.
e) Da produção de DNA e RNA.
36. (UFRN) Devido à maior proximidade da linha do Equador, o Nordeste do Brasil recebe uma elevada incidência de radiação ultravioleta (UV), o que torna a população dessa região mais propensa ao câncer de pele. Essa doença ocorre porque as células do tecido epitelial multiplicam-se com muita frequência, ficando mais vulneráveis à ação dos raios UV existentes na luz solar. Essa maior vulnerabilidade decorre da:
a) Replicação acentuada do DNA, tornando-o mais susceptível às mutações.
b) Inserção de nucleotídeos no genoma, retardando a duplicação do DNA.
c) Inversão de bases no DNA, prejudicando a transcrição para RNA.
d) Substituição de nucleotídeos no RNA, impedindo a formação de radicais livres.
37. (PUC-MG) A figura abaixo mostra cinco tipos de moléculas de grande importância para uma célula animal.
Analise o esquema, reflita sobre esse assunto e assinale a afirmativa incorreta.
a) Uma das moléculas apresentadas pode fornecer informações para a produção de uma outra representada.
b) Uma das moléculas representadas no desenho não é normalmente encontrada no citoplasma celular.
c) Apenas uma das moléculas indicadas na figura pode ser quebrada e fornecer energia para as células.
d) Uma das moléculas representadas pode favorecer a captação do carboidrato indicado no esquema.
38. (PUC-RS)
Técnica para extrair o DNA de dentro das células da cebola:
I. Preparar uma mistura com:
- uma cebola pequena bem ralada.
- meio copo de água bem quente.
- três colheres de sal.
- duas colheres de detergente de cozinha.
II. Mexer bem.
III. Deixar a mistura descansar até esfriar.
IV. Filtrar a mistura em um filtro de papel.
V. Acrescentar um copo de álcool ao produto filtrado.
VI. “Pescar” o DNA que aparece no produto filtrado e no álcool com um garfo.
Pela análise dos passos da técnica, conclui-se que estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:
a) Ao ralar a cebola, a estrutura do tecido vegetal é destruída.
b) A água quente ajuda a desnaturar as proteínas presentes nas células.
c) A solução salina induz a passagem de água para dentro da célula por osmose.
d) O detergente serve para desfazer a membrana plasmática, que é composta por lipídeos.
e) As moléculas de DNA são menores que os poros do filtro de papel.
39. (UPE) Ao final da década de 70, um grupo de cientistas postulou a hipótese de que a origem da vida está no RNA. Um RNA diferente e capaz de se duplicar sem ajuda de enzimas. A proposta do estudo “O mundo do RNA” vem ganhando apoio, embora não tenha uma ampla aceitação. Sobre essa molécula, assinale a alternativa que descreve corretamente a sua estrutura.
a) O RNA é uma molécula grande, formada de nucleotídeos e com os mesmos constituintes fundamentais do DNA.
b) Um nucleotídeo de RNA é formado por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar, que é a desoxirribose, e uma base nitrogenada.
c) As bases nitrogenadas do RNA são as mesmas do DNA: adenina, guanina, timina e citosina.
d) A molécula de RNA possui aspecto de dupla hélice, e, tal como ocorre no DNA, as duas cadeias de nucleotídeos são mantidas unidas por pontes de hidrogênio.
e) O RNA origina-se por um processo de transcrição, no qual o trecho da molécula de DNA, que contém um gene a ser transcrito, se abre pela ação da enzima DNA polimerase.
40. Hershey e Chase utilizaram isótopos radioativos para marcar os componentes das partículas virais e seguir a trajetória de cada uma delas no processo de infecção da bactéria. Que isótopos eles utilizaram para distinguir as substâncias virais?
a) Isótopo de nitrogênio para marcar as proteínas e de enxofre para marcar o DNA.
b) Isótopo de nitrogênio para marcar as proteínas e de fósforo para marcar o DNA.
c) Isótopo de enxofre para marcar as proteínas e de fósforo para marcar o DNA.
d) Isótopo de enxofre para marcar as proteínas e de nitrogênio para marcar o DNA.
e) Isótopo de fósforo para marcar as proteínas e de enxofre para marcar o DNA.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
C
E
A
E
A
C
B
B
A
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
A
C
D
B
C
A
C
E
B
B
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
B
C
C
FVVVV
C
E
E
E
C
E
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
D
C
C
C
D
A
C
C
A
C

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes