Tecnologia do Blogger.

13 de fev. de 2014

Testes sobre desequlíbrios ambientais

      ESTOCA-SE GÁS CARBÔNICO
Métodos de armazenamento embaixo do solo despontam como importantes aliados nas ações de mitigação do aquecimento global. Por outro lado, as técnicas ainda são caras e envolvem riscos para a saúde humana e animal.blog.
Fonte: Ciência Hoje online, abril de 2011.
Sobre o aquecimento global e as possíveis novas alternativas para controlá-lo, assinale a afirmativa incorreta.
a) O aquecimento global é em grande parte provocado pelo acúmulo de gases, como o metano e gás carbônico, liberados na atmosfera.
b) O aumento da liberação dos gases CFC (cloro-flúor-carbono), presentes no aerossol e em fluidos de refrigeração, ao se concentrarem nas camadas superiores da atmosfera, acarretam o efeito estufa.
c) A diminuição do uso de combustíveis fósseis e o reflorestamento de áreas degradadas podem contribuir para a redução do processo de aquecimento global.
d) A tecnologia de captura e armazenamento de gás carbônico surge como uma boa alternativa para complementar os esforços globais de mitigação das mudanças climáticas.
02. (UFU) O processo de crescimento e expansão das cidades tem ocorrido sem um planejamento adequado, provocando sérias consequências ao meio ambiente, entre elas, a falta de saneamento básico. Nas cidades, o lançamento de dejetos humanos em grande quantidade e sem tratamento nos rios, lagos e mares leva, por exemplo, ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis nesses ambientes. Com isso, ocorre a proliferação de microrganismos aeróbicos que esgotam rapidamente todo o oxigênio dissolvido na água. Consequentemente, todas as formas de vida aquática morrem, incluindo-se aí os próprios microrganismos aeróbicos. Do ponto de vista biológico, qual processo se pode reconhecer no enunciado desta questão?
a) Biodigestão.
b) Eutrofização.
c) Inversão térmica.
d) Chuva ácida.
03. (UFG) A partir da revolução técnico-científica, que ocorreu na segunda metade do século XX, na década de1970, afacilidade de acesso aos bens de consumo gerou o aumento, cada vez mais crescente, do consumo mundial de energia elétrica. Atualmente, o tipo de energia que supre a maior parte desse consumo e o impacto da sua utilização são, respectivamente:
a) Nuclear; riscos à saúde humana e ambiental em caso de acidente.
b) Biomassa; aproveitamento de resíduos orgânicos de origem vegetal.
c) Hidrelétrica; diminuição da biodiversidade na área de instalação.
d) Combustível fóssil; emissão de gases de efeito estufa.
e) Eólica; alto custo de implantação.
04. (UECE) Com relação à radioatividade, analise as afirmativas abaixo e coloque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) A radioatividade, por ser benéfica em determinadas situações, tem sido muito utilizada em diversas áreas como, por exemplo, na medicina, para tratar pacientes com câncer.
( ) Todos nós convivemos diariamente com a radioatividade emitida por fontes naturais como as chuvas de partículas radioativas produzidas pelos testes de armas nucleares.
( ) Os efeitos da radioatividade independem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação, pois qualquer concentração de radiação pode provocar diversos efeitos como lesões no sistema nervoso ou no aparelho gastrintestinal, queimaduras na pele, náuseas, leucemia e má formação, podendo até levar à morte.
( ) A radiação é uma possibilidade para minimizar a infestação de alimentos por microrganismos na produção agrícola.
A sequência correta de cima para baixo é:
a) V, V, F, F.
b) F, V, F, F.
c) V, F, F, V.
d) F, F, V, V.
05. (URCA) Após o terrível acidente nuclear ocorrido no Japão, foram distribuídas cápsulas de iodo para que as pessoas contaminadas por radiação não desenvolvam certo tipo de câncer (Jornal da BAND, 11/03/2011).
Essa medida paliativa visou:
a) Evitar câncer da tireoide com a absorção de iodo não radiativo, já que hormônios produzidos por essa glândula possui iodo na sua composição.
b) Aumentar o nível de iodo no sangue dos contaminados, pois esse elemento se liga a radiação e ajuda a eliminar esta, quando o iodo é excretado.
c) Proteger as gônadas, pois são as partes mais sensíveis a radiação e por conseguinte, aumenta a chance das pessoas terem filhos defeituosos.
d) Aumentar o número de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo.
e) Proteger as suprarenais, produtoras de importantes hormônios controladores de muitas funções do nosso organismo.
06. (UFT) Um dos principais temas discutidos atualmente em conferências e seminários sobre meio ambiente no Brasil e no Mundo é o aquecimento global. Diversos pesquisadores relacionam este fenômeno ao aumento do efeito estufa. Uma reportagem do Globo Rural, de 23 de julho de 2010, destacou que o Estado do Tocantins registrou o maior índice de queimadas desde 2005. As queimadas constituem-se em um dos fatores que contribuem para o aumento do efeito estufa, e consequentemente para o aumento do aquecimento global. Sobre este tema, considere as seguintes assertivas:
I. O desmatamento pode ser uma das causas do aumento do efeito estufa, pois pode ocasionar alterações no ciclo do carbono.
II. Ocorre uma relação inversa entre o aumento da concentração de CO2 na atmosfera e da temperatura média global.
III. O efeito estufa é um fenômeno causado somente pela ação antrópica e tem sido importante para manter a superfície terrestre aquecida, impedindo a perda de calor para o espaço.
IV. O aumento da temperatura média global pode provocar alterações climáticas, podendo levar ao derretimento de calotas polares e geleiras, elevando o nível do mar.
Estão corretas apenas as assertivas indicadas na alternativa:
a) I, II e IV.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) II e III.
e) I, II, III e IV.
07. (IFMG) O pico do monte Kilimanjaro, na Tanzânia, é o ponto mais alto da África e encontra-se atualmente coberto por neve. Contudo, a neve vem diminuindo desde meados do século XIX. A cobertura nevada, que hoje corresponde a menos de 20% da original, deve sumir por volta de2020. Aexplicação para a redução da neve é o aquecimento global. Por sua vez, a principal causa do aquecimento global é:
a) Unicamente o desmatamento de florestas tropicais.
b) O aumento da produção de gás carbônico devido, principalmente, à queima de combustíveis fósseis.
c) A destruição da camada de ozônio do planeta.
d) A eutrofização de rios e lagos.
08. (IFSC) O gráfico abaixo demonstra variações de fatores ambientais durante o período de várias décadas.
Fonte: POSTLETHWAIT, J.H.; HOPSON, J.L. Modern Biology. Texas: Holt, Rinehart and Wiston, 2006.
Sobre o fenômeno ilustrado no gráfico, assinale as proposição(ões) correta(s).
I   II
0  0 – Trata-se de um fenômeno natural que contribui para a manutenção da temperatura média do planeta. Mas, que de acordo com o gráfico, vem sendo intensificado nas últimas décadas.
1  1 – O protocolo de Kyoto é um tratado internacional que visa acabar com o efeito estufa e consequentemente, interromper o aquecimento global.
2  2 – As variações de temperatura e gás carbônico ilustradas no gráfico acima ilustram o fenômeno conhecido, usualmente, como aquecimento global.
3  3 – Analisando o gráfico e baseando-se em seus conhecimentos, pode-se concluir que o aumento de temperatura determina consequentemente, um aumento das concentrações de gás carbônico na atmosfera.
4  4 – O dióxido de carbono não é o único gás com capacidade de reter calor na atmosfera; além do gás carbônico, o metano e o dióxido de nitrogênio também produzem este efeito.
09. (MACK) Em fevereiro e em março de2011, aágua servida à população, proveniente da Represa de Guarapiranga, apresentou cheiro desagradável. A explicação dada por técnicos foi a proliferação anormal de algas, que foi combatida com algumas medidas, como o uso de carvão ativado. O que pode ter causado o crescimento exagerado desses organismos foi o lançamento em grande escala de esgoto:
a) Doméstico, fornecendo elementos como o nitrogênio e o fósforo.
b) Doméstico, fornecendo proteínas e vitaminas.
c) Doméstico, fornecendo carbono, hidrogênio e potássio.
d) Químico, fornecendo carbonatos e nitratos.
e) Químico, fornecendo magnésio e ferro para a síntese de clorofila.
10. (UFT) O maior terremoto da história do Japão, ocorrido recentemente, trouxe à tona a questão do uso da energia nuclear, devido ao vazamento radioativo ocorrido na Usina de Fukushima. Dois outros grandes acidentes nucleares ocorreram, o de Three Mile Island em 1979, nos Estados Unidos e o de Chernobyl, na Ucrânia em 1986. Sobre os efeitos da radiação em células e organismos, é incorreto afirmar que:
a) Podem causar alterações genéticas que prejudiquem o sistema de controle de divisão celular levando a uma multiplicação incontrolada das células predispondo-as ao surgimento de um tumor.
b) Se a radiação afetar apenas as células somáticas de um organismo sexuado, a sua prole, necessariamente, será afetada.
c) Deleções, inversões, duplicações e translocações são alguns tipos de alterações que podem ocorrer no material genético de organismos afetados pelas radiações.
d) Bactérias, vegetais e animais podem estar sujeitos a alterações genéticas espontâneas ou induzidas, as quais podem ser bem toleradas pelo organismo ou dependendo da taxa de contaminação radioativa estas alterações podem ser maléficas e até deletérias.
e) Diversos tipos de tumores podem surgir em um organismo afetado por altas taxas de radiação, se os mesmos ficarem restritos ao local de surgimento são considerados benignos, porém, se tiverem a capacidade de invadir outros tecidos são ditos malignos.
11. (UNIMONTES) O uso de técnicas da biotecnologia geralmente é associado a organismos modificados geneticamente, seres transgênicos e animais ou plantas clonadas. A biorremediação consiste também em utilização da biotecnologia associada a seres vivos para a resolução de problemas. O princípio dessa aplicação é usar microrganismos ou plantas para a limpeza ou descontaminação de áreas ambientais afetadas por poluentes diversos. De acordo com essas informações e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que representa uma situação que não pode ser controlada pelo uso da biorremediação.
a) Liberação de petróleo no mar ou em rios.
b) Contaminação das águas e do solo por substâncias tóxicas.
c) Tratamento de água.
d) Isolamento da área contaminada.
12. (CEFET-SP) O texto a seguir, escrito em 1993, faz um alerta para os perigos do desmatamento da Amazônia. O desmatamento na Amazônia brasileira já representa uma contribuição significativa ao efeito estufa, promovido por alguns gases presentes na atmosfera, entre os quais se destacam o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), todos produzidos pelo desmatamento. Cálculos do IPCC indicam que, se continuarem as tendências atuais de liberação desses gases, a população mundial experimentará, no século XXI, fortes impactos implicando na morte de milhões de pessoas em todos os continentes. O efeito estufa, citado no texto, é um processo que provoca:
a) O aumento da entrada de raios ultravioleta na atmosfera, o que ocasionará uma alta incidência de câncer de pele na população.
b) O aumento da temperatura média global, uma vez que as altas taxas de alguns gases atmosféricos impedirão a saída de calor para o espaço.
c) O aumento da taxa de poluentes, que aumentará a taxa de doenças respiratórias na população, devido à falta das grandes árvores que formam a floresta.
d) A diminuição do nível dos oceanos e dos grandes reservatórios de água doce, o que aumentará a área dos desertos e regiões áridas já existentes.
e) A diminuição das áreas agrícolas disponíveis para a produção de alimentos, pois os solos serão contaminados com os resíduos produzidos pelas constantes chuvas ácidas.
13. (PUC-CAMPINAS) Enquanto os metais pesados têm efeito tóxico aos seres vivos, o lançamento em excesso de matéria orgânica em rios provoca a morte de peixes e outros organismos por:
a) Envenenamento e paralisia.
b) Bactérias patogênicas presentes neste material.
c) Redução da fotossíntese com a turbidez das águas.
d) Proliferação de algumas plantas como os aguapés.
e) Diminuição do oxigênio dissolvido na água.
14. (PUC-RIO) Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):
a) Aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.
b) Aumento da respiração durante o crescimento das plantas.
c) Aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.
d) Utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.
e) Fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.
15. (UPE) O capítulo IV, da Constituição Federal do Brasil, referente ao meio ambiente, no Art. 225, afirma.
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Sobre o cumprimento deste artigo da nossa Constituição, analise as afirmativas abaixo.
I. Para evitar o efeito de eutrofização dos lagos, deve ser proibido o uso de pesticidas e herbicidas nas regiões circunvizinhas.
II. A retirada das espécies predadoras do meio ambiente é importante medida para o equilíbrio das cadeias alimentares nos ecossistemas.
III. Introdução de espécies mais competitivas e resistentes e retirada de espécies parasitas nas regiões de florestas e campos são ações positivas para o aumento da biodiversidade.
IV. Controle da emissão de gases poluentes, como o CO2 e CH4, o que contribui para a diminuição do efeito estufa.
Como mecanismos de ação efetiva para preservação do meio ambiente em território nacional e no mundo, somente está correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I.
e) IV.
16. (UFC) A pesca predatória tem levado os órgãos governamentais a desenvolver estratégias, como o período de defeso, quando é proibida a captura de determinadas espécies marinhas, visando sua proteção na época reprodutiva. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
a) Um grande impacto causado pela pesca advém de alguns equipamentos utilizados, que não
selecionam indivíduos de tamanhos adequados para comercialização.
b) Crustáceos como o caranguejo Ucides cordatus, são mais vulneráveis à pesca predatória, visto que são organismos vivíparos, gerando poucos descendentes.
c) A captura de peixes juvenis, na fase inicial da vida, não causa impactos na população, uma vez que ainda não atingiram a idade reprodutiva.
d) A pesca predatória atinge somente poucas espécies comercialmente importantes, não causando impactos na cadeia alimentar marinha.
e) O defeso da lagosta visa proteger apenas fêmeas, sendo liberada a captura de indivíduos machos.
17. (PUC-CAMPINAS) Os problemas de saúde ocasionados por materiais particulados no ar são agravados quando ocorre:
a) Destruição da camada de ozônio.
b) Inversão térmica.
c) Chuva ácida.
d) Efeito estufa.
e) Ventania forte.
18. (PUC-PR) A humanidade, após a revolução industrial, vem interferindo nos ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio. Como consequências dessas duas alterações, citam-se as seguintes:
I . Aumento da temperatura média do nosso planeta e da penetração de raios ultravioletas.
II . Degelo das regiões polares e aumento do número de câncer de pele.
III. Eutrofização das águas fluviais e aumento das micoses de pele.
Estão corretas:
a) Somente I e II.
b) Somente II.
c) Somente I e III.
d) Somente II e III.
e) I, II e III.
19. (UFLA) É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude do aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, consequência de um desequilíbrio ecológico, decorre de:
a) Aumento da taxa de ozônio na atmosfera, que incrementa a chegada de raios ultravioletas.
b) Emanações de dióxido de enxofre para a atmosfera, que aumentam sua capacidade de reter calor.
c) Redução da taxa de oxigênio na atmosfera, que aumenta os processos de troca de energia.
d) Tempestades solares cada vez mais frequentes, o que tem aumentado o aporte de energia na Terra.
e) Aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera, que incrementa o efeito estufa.
20. (UEBA) Para exterminar ou diminuir a quantidade de pragas da lavoura, os agricultores lançam mão de alguns recursos, entre eles:
I. Uso de inseticidas organoclorados.
II. Emprego de parasitas específicos das pragas.
III. Introdução de população de predadores das pragas.
Em tese, o mais eficiente e menos prejudicial ao ecossistema e o mais prejudicial são, respectivamente:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e I.
d) II e III.
e) III e II.
21. (UFPI)
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE PREENCHE CORRETAMENTE AS LACUNAS DO TEXTO A ABAIXO.
“Ocasionalmente, a proliferação intensa de organismos marinhos (que liberam na água uma potente toxina) ocasiona as ………., um sério problema ambiental. Mariscos podem absorver e concentrar a toxina liberada, a qual afeta seriamente o sistema ………. de muitos animais como peixes ou seres humanos, caso entrem em contato com água ou alimentos contaminados.”  Os organismos responsáveis por esse fenômeno são os (as) ………. .
a) marés pardas – respiratório – acetabulárias.
b) marés pardas – locomotor – poríferos.
c) marés vermelhas – respiratório – macroalgas.
d) marés oleosas – endócrino – diatomáceas.
e) marés vermelhas – nervoso – dinoflagelados.
22. (UEBA) Considere as afirmações:
I. As radiações solares ultravioleta, em grande quantidade, podem produzir câncer de pele e alterações genéticas.
II. A camada de ozônio da atmosfera impede totalmente a passagem das radiações ultravioleta.
III. A camada de ozônio da atmosfera vem sendo progressivamente destruída.
IV. O emprego do gás CFC em aerossóis é uma das causas de destruição da camada de ozônio.
São verdadeiras apenas as afirmações:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
23. (PUCCAMP) Em um rio, tributário de um manguezal, foi lançado, acidentalmente, um líquido tóxico e bastante volátil. Ao chegar ao manguezal, esse líquido provocou a morte dos peixes (de todas as fases de vida) que lá viviam. Um pesquisador estudou o problema e levantou as hipóteses a seguir, referentes a possíveis consequências desse fato.
I. A fauna do manguezal nunca se recupera.
II. Logo após o acidente a população de garças do manguezal diminuirá muito, tendo em vista a escassez de alimento para essas aves.
III. Os cardumes de peixes de valor econômico, das regiões costeiras vizinhas ao manguezal, poderão apresentar forte queda populacional.
É plausível o que se supôs em:
a) I, somente.
b) I e II, somente.
c) I e III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
24. (UFES)   DESASTRE AMBIENTAL NO BRASIL: POLUIÇÃO DO RIO POMBA
                                 Segunda-feira, 31 de março de 2003
O rompimento, na última sexta-feira (28) à noite, de um reservatório da Indústria Cataguazes de Papel, em Cataguazes, na Zona da Mata de Minas Gerais, causou o vazamento de mais de 20 milhões de litros de soda cáustica, chumbo e outros metais, produtos químicos usados na fabricação de papel, no rio Pomba, que corta o norte e o noroeste do Estado do Rio e deságua no rio Paraíba do Sul. De acordo com a Defesa Civil e a Polícia Militar, a vazão atingiu parte da zona rural da cidade e provocou um grande desastre ecológico. Vários animais foram contaminados pelo produto e morreram.
A notícia, que alarmou os fluminenses, mineiros e capixabas, demonstra a ação predatória do homem exercida sobre o meio ambiente, por meio de diferentes tipos de poluentes. Considerando-se as consequências da contaminação causada por chumbo e outros metais, para as cadeias alimentares aquáticas, pode-se afirmar que:
a) Os metais pesados solúveis em água contaminam os lençóis freáticos dos rios, mas não se acumulam nos tecidos animais.
b) O acúmulo dessas substâncias tóxicas, a cada nível trófico, afeta os organismos aquáticos e aqueles que se alimentam desses organismos.
c) A rápida decomposição dessas substâncias (chumbo e metais) presentes na água determina que os danos, a longo prazo, para a população ribeirinha serão mínimos.
d) Os ciclos biogeoquímicos não são alterados, mas a ação desses poluentes sobre o metabolismo dos organismos vegetais destrói esse elo da cadeia alimentar.
e) A ação específica da soda cáustica, do chumbo e dos outros metais determina a mortandade de peixes, mas não interfere nas outras cadeias alimentares.
25. (UFMG) Para minimizar o uso de inseticidas sintéticos na fruticultura e atender às normas de segurança alimentar da FAO (Food and Agriculture Organization), estão sendo implantadas biofábricas de controle de pragas no Nordeste do Brasil. Essas biofábricas podem adotar todas as seguintes tecnologias, exceto:
a) Produção de parasitas das pragas.
b) Extração de inseticidas naturais.
c) Criação de comensais das pragas.
d) Produção de machos estéreis das pragas.
26. (UFJF) “Nova York pode afundar, diz Greenpeace: no ano 2080, Manhattan e Xangai poderão estar debaixo d’água, secas e enchentes serão mais extremas e centenas de milhões de pessoas estarão em risco de fome, falta de água e doenças”.
(Folha de S. Paulo, 28/10/2002, página A12)
Essa previsão é apresentada pela ONG Greenpeace, caso os países não reduzam a emissão de gases que provocam o efeito estufa, que consiste no:
a) Aquecimento global da Terra, provocado pelo aumento da concentração de gases, como o gás carbônico e o oxido nitroso.
b) Aquecimento global da Terra, provocado pelo aumento do buraco na camada de ozônio, que filtra os raios ultravioleta.
c) Derretimento das calotas polares, provocado pela desertificação e pelas queimadas, que liberam anidrido sulfuroso e monóxido de carbono.
d) Aquecimento global da Terra, provocado pelos gases liberados na queima de carvão e petróleo, como os clorofluocarbonos (CFCs).
e) Aquecimento global da Terra, provocado pelo aumento da camada de gases como metano e ozônio, liberados pelas atividades industriais.
27. (UNIFOR) Acredita-se que os gases do tipo CFCs (clorofluocarbonos) estejam relacionados à incidência de câncer de pele em seres humanos porque:
a) Aumenta a taxa de mitose epitelial.
b) Destroem a camada de ozônio.
c) Apresentam ação mutagênica.
d) Acarretam aquecimento da atmosfera.
e) Danificam moléculas de DNA e RNA.
28. (COVEST) Em garimpos clandestinos no Brasil, diferentes quantidades de terra são retiradas das áreas exploradas. Para resgatar pequenas partículas de ouro existentes na lama resultante dos processos de peneiramento e lavagem, utiliza-se o mercúrio. De todo o processo poderão advir como consequências:
I   II
0  0 – Degradação e poluição do solo.
1  1 – Assoreamento de rios e até inundações.
2  2 – Interferência no processo de procriação de certos peixes.
3  3 – Lançamento de poluentes na atmosfera.
4  4 – Destruição da vegetação.
29. (PUC-RS) Se o prefeito eleito de sua cidade prometeu desenvolver um programa com o objetivo de contribuir para a diminuição do efeito estufa em nível local, isso significa que ele pretende incentivar a adoção de medidas de controle da poluição atmosférica através da redução da emissão de …… e ….. pelas atividades humanas.
a) clorofluocarbonetos – óxido sulfúrico
b) clorofluocarbonetos – monóxido de carbono
c) dióxido de carbono – óxido sulfúrico
d) dióxido de carbono – metano
e) monóxido de carbono – metano
30. (UNIFOR) A queima de combustíveis fósseis em grandes e crescentes quantidades nas últimas décadas tem causado preocupação na comunidade científica internacional e nos governos, pois:
a) Os produtos desses combustíveis podem acarretar resfriamento da Terra.
b) Esses combustíveis destroem a camada de O2 atmosférico sobre os polos.
c) Os estoques desses combustíveis já se esgotaram e devem ser substituídos.
d) A manutenção dos ecossistemas naturais depende desses combustíveis.
e) O aumento da concentração de CO2 na atmosfera pode acarretar aquecimento global.
31. (FUVEST) As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são sequestradas pelas formações vegetais. Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas. O papel da vegetação, no sequestro de carbono da atmosfera, é:
a) Diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais.
b) Fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.
c) Converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar.
d) Reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas.
e) Transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.
32.                                               ANALISE A CHARGE.
A seguir, são apontadas possíveis explicações para a ocorrência de enchentes e inundações.
I. Impermeabilização do solo.
II. Erosão do solo.
III. Lançamento de lixo nas ruas das cidades, nas margens ou diretamente nos rios.
IV. Destruição das matas ciliares (vegetação nas várzeas ao longo dos rios ou cursos d’água).
Aponte a alternativa que contém todas as explicações corretas
a) Apenas I e IV.
b) Apenas II e III.
c) Apenas III e IV.
d) Apenas I, II e III.
e) I, II, III e IV.
33. (UEPB) O fenômeno denominado “maré vermelha” ocorre devido à proliferação de algumas espécies de dinoflagelados, que, sob determinadas condições, formam populações extraordinariamente grandes. Essa concentração pode liberar toxinas e provocar a contaminação e a mortalidade em organismos filtradores, peixes e outros vertebrados marinhos. Essa contaminação e mortalidade se devem:
a) À variedade de toxinas produzidas no verão por essas algas.
b) À proliferação excessiva de certas macroalgas.
c) Ao tipo de pigmento de algumas espécies de dinoflagelados.
d) À elevada toxicidade da tetraodontoxina provocada pelos dinoflagelados.
e) À elevada toxicidade da neurotoxina produzida por esses dinoflagelados.
34. (MACK) A emissão excessiva de certos gases, como o CO2, tem sido responsabilizada pelo aumento gradativo da temperatura da superfície terrestre, com graves consequências previstas para o futuro, como inundações de cidades localizadas ao nível do mar. Esse aumento de temperatura é causado pela:
a) Radiação ultravioleta do sol, absorvida pelos gases que estão e excesso na atmosfera.
b) Radiação infravermelha, que, após a absorção da energia solar pelo solo, é irradiada na forma de calor.
c) Radiação ultravioleta do sol, que, devido à destruição da camada de ozônio, chega com maior intensidade à superfície terrestre.
d) Radiação visível do sol, que, devido à destruição da camada de ozônio, chega com maior intensidade à superfície terrestre.
e) Radiação ultravioleta, que é absorvida pelo solo e não é irradiada à atmosfera.
35. (UFRN) Assinale a opção que contém o poluente inodoro e incolor, produzido pela combustão de compostos orgânicos e que, ao ser inspirado, passa dos alvéolos pulmonares para o sangue, penetrando nas hemácias e ligando-se de forma estável à hemoglobina:
a) Monóxido de carbono.
b) Dióxido de carbono.
c) Monóxido de nitrogênio.
d) Dióxido de nitrogênio.
e) Dióxido de enxofre.
36. (PUC-MG) Considere o curso de um rio, de acordo com o esquema a seguir.
O trecho A compreende o curso inicial do rio, cuja calha é rochosa, sem acúmulo de matéria orgânica no fundo. No trecho B, curto, há descarga de esgoto industrial e doméstico. O trecho C se caracteriza pela baixa correnteza. No trecho D, há uma série de cascatas, dado o grande desnível entre o trecho C e E. No trecho E, já há uma maior velocidade da correnteza em relação ao trecho C. Com base na figura e no texto anterior, é correto afirmar que o trecho mais oligotrófico e o mais eutrófico são, respectivamente.
a) A e E.
b) A e C.
c) B e D.
d) E e B.
e) D e A.
37. (UNESP)         LEIA O TEXTO, QUE APRESENTA QUATRO LACUNAS.
Os esgotos são formados, em grande parte, por matéria orgânica, água e energia. Há processos muito antigos de tratamento que permitem o aproveitamento da energia dos compostos orgânicos presentes nos esgotos. São processos de ……………….., onde ocorre a fermentação por atividade de bactérias ……………….., organismos que dispensam a presença de …………….. . Quando fermentada por estas bactérias, a matéria orgânica dá origem a um subproduto, o …………………., inflamável, explosivo e dotado de grande quantidade de energia, que pode ser utilizada em motores a explosão ou até como gás combustível.
As lacunas do texto se referem, pela ordem, aos termos:
a) eutrofização … anaeróbicas … CO2 … gás sulfídrico
b) biodigestão … anaeróbicas … O2 … gás metano
c) biodigestão … aeróbicas … O2 … gás metano
d) decomposição … anaeróbicas … CO2 … gás hélio
e) biodigestão … aeróbicas … nitrogênio … gás metano
38. (COVEST) Com relação a diferentes temas, como poluição e preservação da biodiversidade, é correto afirmar que:
I   II
0  0 – A grande biodiversidade observada em florestas tropicais é importante como fonte de insumos e para a preservação da diversidade genética.
1 1 – O homem provoca a acentuação do efeito estufa e do aquecimento global com a crescente liberação de gás carbônico e de óxido nitroso na atmosfera.
2  2 – Amostras biológicas coletadas no Brasil são constantemente levadas para outros países e, em contrapartida, tem-se uma importante resposta no desenvolvimento científico de nosso país.
3  3 – Na inversão térmica, observa-se a formação de uma camada de ar quente, que se dispõe
sobre uma camada de ar frio, esta última carregada de partículas poluentes.
4  4 – Entre os efeitos causados pelo desmatamento estão o esgotamento de nutrientes do solo e a redução da biodiversidade.
39. (UFOP) O homem deve se conscientizar de que a sua sobrevivência depende da manutenção do equilíbrio ecológico que ele, nos últimos tempos, muito frequentemente, tem postoem risco. Um dos setores que merece destaque especial nesse contexto, em que a ecologia vem assumindo lugar de destaque cada vez maior, é a agricultura, devido aos métodos empregados para combater insetos, bactérias, fungos e vírus. Considere as afirmativas abaixo.
I. O uso repetido de pesticidas pode conduzir a proliferação de formas resistentes.
II. A utilização de queimadas é um recurso que deve ser empregado rotineiramente para eliminar ou destruir as lavouras contaminadas.
III. No controle biológico, podem ser empregados insetos predadores ou parasitas das espécies cujas populações devem ser reduzidas ou mantidas dentro de níveis toleráveis.
IV. A eliminação de uma espécie pode provocar a expansão de outra.
Marque a alternativa correta.
a) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
c) As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
40. Um lago, com uma cadeia alimentar constituída de plâncton, plantas aquáticas, caramujos, pequenos peixes e aves aquáticas carnívoras, teve suas águas contaminadas pelo inseticida DDT, que tem a propriedade de se acumular no corpo dos seres vivos. Em qual dos constituintes da cadeia alimentar espera-se encontrar a maior concentração do inseticida?
a) Aves aquáticas.
b) Caramujos.
c) Peixes.
d) Plâncton.
41. (UNIP-SP) Entre os principais agentes poluidores do ar atmosférico destaca-se o monóxido de carbono (CO), que é um gás venenoso, inodoro e incolor, liberado profusamente pela queima de combustívelem automóveis. Umdos efeitos desse poluente na saúde humana é:
a) Diminuição da capacidade de formação de anticorpos no sangue.
b) Irritação nas mucosas do aparelho respiratório, causando doenças como asma, bronquite e enfisema pulmonar.
c) Asfixia provocada pela “inutilização” da molécula de hemoglobina no transporte dos gases respiratórios.
d) Perturbações cardíacas em casos extremos de exposição prolongada.
e) Aumento da incidência de câncer pulmonar.
42. (VALE DO IPOJUCA) O método utilizado no tratamento do lixo urbano, que pode contribuir para a agricultura, visto que o seu emprego conduz à obtenção de um fertilizante para o solo, e que participa do processo de reciclagem da matéria orgânica, é:
a) A compostagem.
b) O aterro sanitário.
c) A incineração.
d) O lixão.
e) A queimada.
43. (UFSCar) Mais de 500 variedades de plantas estão sendo atacadas na Califórnia, Estados Unidos, por minúsculos insetos, originários do Oriente Médio. Os técnicos americanos não têm obtido sucesso no controle dessa praga. Quatro causas que poderiam favorecer a ocorrência de tal praga foram apresentadas:
I. Inexistência de inimigos naturais desses insetos na Califórnia.
II. Deficiência de defesa naturais das plantas.
III. Uso inadequado de determinados defensivos agrícolas.
IV. Fatores abióticos favoráveis ao desenvolvimento desses insetos na Califórnia.
Par a situação descrita, é possível aceitar.
a) A causa I, apenas.
b) As causas I e II, apenas.
c) As causas I, III e IV, apenas.
d) As causas I, II e III, apenas.
e) As causas I, II, III e IV.
44. (PUC-CAMPINAS) Atualmente a camada de ozônio é uma proteção contra a radiação ultravioleta, porém não estava presente na atmosfera primitiva da Terra. O surgimento da camada de ozônio (O3) pôde ocorrer depois do:
a) Grande aquecimento devido ao vulcanismo.
b) Surgimento dos organismos aeróbicos.
c) Domínio do ambiente terrestre pelas fanerógamas.
d) Grande resfriamento das eras glaciais.
e) Surgimento dos organismos fotossintetizantes.
45. (UNISINOS-RS) O poluente monóxido de carbono (CO), encontrado na atmosfera, é perigoso por:
a) Possuir propriedades cancerígenas.
b) Produzir enfisema pulmonar.
c) Ser a principal causa da inversão térmica.
d) Reduzir sensivelmente a capacidade do sangue em transportar oxigênio.
e) Se transformar em carvão no interior dos alvéolos pulmonares.
46. (UFSC) “Durante 4 horas, um volume estimado em 1,34 milhões de litros de óleo vazou de um duto da refinaria de Duque de Caxias, causando o maior desastre ecológico já ocorrido na Bahia da Guanabara. (…) A mancha de óleo se estendia (…), projetando-se dos manguezais de Duque de Caxias…”
Trecho do artigo: 500 anos de degradação, Revista Ciência Hoje, 27 (158): 2000. p. 42-43.
Assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s) sobre a ação do petróleo e suas consequências com relação ao meio ambiente e aos seres vivos que nele habitam.
I   II
0  0 – A fina camada de óleo sobrenadante, dispersa na superfície da água, reduz a capacidade da absorção de luz na água, afetando significativamente a atividade fotossintetizante das algas.
1  1 – No controle desse poluente, podem ser utilizados detergentes, pois não são nocivos aos organismos marinhos, e servem para dispersar e emulsionar o óleo.
2  2 – A utilização de certas bactérias decompositoras promove a degradação do petróleo, e representa uma das medidas adequadas para a recuperação desse ambiente.
3 3 – A maior parte do petróleo ficou concentrada na zona costeira, principalmente nos manguezais, destruindo esse “berçário de vida”, além de afetar a vida, por exemplo, dos pescadores e catadores de caranguejo da região.
4 4 – Os problemas provocados pelo desastre ecológico, na baía da Guanabara, foram minimizados, pois os técnicos e biólogos se uniram, removendo o poluente em poucas horas.
47. (FATEC) No trajeto do rio Tietê, a cidade de São Paulo (A) é um ponto de grande despejo de esgoto; em Barra Bonita (B) o despejo não é tão intenso, sendo ainda menos intenso na cidade de Pereira Barreto (C). O gráfico que apresenta corretamente a medida do teor de oxigênio das águas do Tietê próximas às cidades A, B e C é:
48. (FAMIH-MG) Fluxo de energia numa cadeia alimentar:
Na cadeia alimentar anterior, contaminada pelo estrôncio90, amaior quantidade de energia disponível para os seres vivos e o maior acúmulo de radioatividade são encontrados, respectivamente, nos níveis tróficos:
a) 1 e 3.
b) 2 e 4.
c) 1 e 5.
d) 3 e 4.
e) 4 e 5.
49. (PUC-RJ) O uso indevido de pesticidas no combate aos parasitas nas plantações, pode criar situações altamente comprometedoras à saúde de quem se vale posteriormente daqueles produtos agrícolas na sua alimentação, já que muitos dos pesticidas são substâncias de efeito residual. Para resolver o problema, ao invés do uso daqueles pesticidas poderia ser usado outro recurso menos comprometedor ao homem:
a) Simplesmente substituir a espécie cultivada por outra mais resistentes ao parasita que está sendo combatido.
b) Proceder a queimadas periodicamente, destruindo e eliminando as lavouras contaminadas.
c) Usar mais de um tipo de pesticida, tornando a mistura menos tóxica.
d) Proceder ao combate biológico, ou seja, colocar na lavoura uma espécie predadora do parasita em quantidade proporcionalmente suficiente.
e) Tratar quimicamente as sementes antes de colocá-las na terra com substâncias que afugentam o parasita.
50. (VUNESP) Nos rios, é lançada, geralmente, grande quantidade de esgotos provocando, em alguns casos, a morte de muitos peixes. Assinale a alternativa que melhor explica a mortandade desses animais.
a) Aumento da quantidade de oxigênio e diminuição na quantidade de bactérias anaeróbicas.
b) Aumento na quantidade de bactérias aeróbicas e consequente aumento na quantidade de oxigênio.
c) Diminuição na quantidade de oxigênio e aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas.
d) Aumento no número de indivíduos herbívoros, que eliminam grande parte do fitoplâncton.
e) Diminuição da quantidade de alimento com consequente mortandade dos peixes, em longo prazo.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
B
B
D
C
A
B
B
VFVFV
A
B
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
D
B
E
A
E
A
B
A
E
C
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
E
D
D
B
C
A
B
VVVVV
D
E
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
C
E
E
B
A
B
B
VVFVV
C
A
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
C
A
E
E
D
VFVVF
D
C
D
C

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes