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16 de ago. de 2010

MUCO

MUCO ou BILLINGS

É uma forma de evitar a gravidez que observa a umidade natural da vagina, procurando identificar os dias férteis, em que a mulher solta o óvulo. Dessa forma, ela evita ter relação sexual nesse período para que não ocorra gravidez.

Importante:

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Toda mulher tem normalmente uma lubrificação na vagina que é incolor e tem um cheiro agradável que é natural.
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Quando há algum corrimento contínuo, ou amarelado ou de qualquer outra cor não é possível verificar o período fértil pelo muco.
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Além da lubrificação natural, a própria excitação sexual aumenta a lubrificação vaginal, deixando-a mais consistente, por isso o muco observado não deve ser o da calcinha, mas o do próprio corpo em momentos em que não haja excitação sexual.
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Por ser um método que exige uma atenção constante do próprio corpo e que só deve ser feito em uma situação de plena saúde dos órgão reprodutivos e sexuais, pode causar alguns erros de interpretação, visto que fatores como o uso de calças apertada, calcinhas de laycra e presença de infecções vaginais podem confundir a observação do muco. Por isso é mais utilizado para quem deseja engravidar, para saber exatamente quando manter relações sexuais com maior chance de fecundação.

Como utilizar:

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Se a mulher passar o dedo na vagina para observar a sua própria umidade, na vagina, diariamente vai perceber que logo após a menstruação, fica "seca", ou seja, apenas com a lubrificação natural da vagina. Depois, acompanhando diariamente, irá perceber que com o passar dos dias, haverá o início de uma umidade com saída de uma espécie de "catarro líquido" (muco cervical). No início este muco é espesso, claro e em pequena quantidade. Vai ficando mais “elástico” à medida em que se aproxima a ovulação, demonstrando que o corpo está no período fértil. Nesse período que dura cerca de 5 dias, ela deve evitar manter relações sexuais para não correr risco de engravidar, ou utilizar camisinha caso veja a ter relações.
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Todos os meses esse processo se repete no corpo feminino.

Vantagens:


Desvantagens:

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Este método não tem efeitos colaterais.
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Permite um melhor conhecimento do corpo feminino e ciclo menstrual e período fértil, além de ensinar a mulher a tocar-se.
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Favorece a participação do homem no planejamento familiar, fazendo com que ele acompanhe os ciclos de fertilidade e a menstruação da mulher.
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Este método é muito utilizado por quem deseja engravidar, sendo um método auxiliar no tratamento da infertilidade.



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Exige disciplina em estar atenta ao próprio corpo e abstenção de relações ou uso de camisinha nos dias que indiquem fertilidade;
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Mulheres com ciclo menstrual irregular não devem utilizar este método;
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Mulheres que apresentam inflamações crônicas, com presença constante de corrimento, não têm como verificar de forma correta os dias em que ocorre a presença do líquido (muco);
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Não previne contra as DST/Aids.
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Não é recomendado para adolescentes, pois pode ocorrer falhas e gravidez.

OBS: Corrimento (secreção com odor e cor) é sinal de inflamação.
Deve ser avaliado por um especialista de saúde (ginecologista).

TABELINHA ou OGINO-KNAUSS

É um método que calcula pela contagem dos dias, o período em que a mulher estará fértil, ou seja, o período em que ela ovulará. Neste período ela deve evitar ter relações sexuais ou tê-las usando a camisinha para não correr o risco de engravidar.






Atenção:

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Este método necessita de controle constante das datas de menstruação que devem ser anotadas, em calendário, todos os meses, por um período mínimo de 6 (seis) meses, para conhecer o ciclo menstrual. Esse método não pode ser feito quando a mulher está usando qualquer contraceptivo hormonal, que faz alterar o ciclo menstrual e fértil da mulher.
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Nos 2 primeiros anos de início de menstruação não deve ser um método adotado por adolescentes, pois elas ainda estão com o ciclo menstrual inconstante e em fase de regularização.



Como utilizar:

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A mulher deve marcar num calendário o dia que começa sua menstruação por 6 ou 7 meses. Dessa forma poderá contar o número de dias de seu ciclo menstrual, ou seja, quantos dias se passam entre uma menstruação e outra.
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Esse número de dias dividido por 2, indicará o meio do ciclo. Assim, se a mulher tiver um intervalo entre as menstruações de 30 dias, o meio de seu ciclo será com 15 dias do início da menstruação, se seu ciclo for de 34 dias, o meio será com 17 dia, se seu ciclo for de 28 dias, o meio será 14 dias, e assim por diante. Cada mulher tem um ciclo diferente.
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Então a mulher deve marcar em um calendário, contando os dias e somando os dias do seu ciclo, as datas em que deverá menstruar novamente. Também deve marcar em outra cor a data de meio do ciclo e sublinhar os três dias antes e depois desse meio de ciclo.
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Nesses 7 dias, os 6 que sublinhou, mais a data de meio do ciclo, não deve ter relações sexuais, ou tê-las usando camisinha, pois estará no período fértil. Nesse período o óvulo está sendo liberado e pode ser fecundado gerando a gravidez. Assim, todo mês ela poderá saber quando estará em risco de gravidez.

Vantagens: Desvantagens:

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Este método favorece o conhecimento dos períodos de menstruação e fertilidade de cada mulher.
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Não apresenta efeitos colaterais.




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Este método exige disciplina da mulher nas anotações mensais de seu ciclo menstrual e necessita de abstinência ou uso de camisinha nos dias férteis.
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Não deve ser utilizado no período em que a mulher estiver amamentando, pois a menstruação desregula a ovulação e o período fértil.
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Este método necessita de treinamento para cálculo do período fértil por no mínimo 6 meses para que não haja tanto risco de gravidez,
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Não previne contra as DST/Aids.
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Não é recomendado para adolescentes, pois pode ocorrer falhas e gravidez.

CONTRACEPTIVOS




Passados mais de 40 anos sobre o início da comercialização da pílula, as opções em termos de contracepção são múltiplas. Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma e descubra qual a mais adequada para si. A escolha de um método contraceptivo eficaz e de confiança deve ser feita de acordo com as necessidades do casal, que podem variar ao longo da vida. Se quer ter a certeza de que está a utilizar o método certo, confira aqui no site ou peça ajuda no fórum.

Os métodos contraceptivos dividem-se em cinco grandes grupos:

1. Métodos de barreira
2. Métodos hormonais
3. Dispositivos intra-uterinos (DIU)
4. Método sintotérmico
5. Esterilização



Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contacto com o óvulo e de haver fecundação. Em Portugal, estão disponíveis dois tipos:
Espermicidas (sob a forma de óvulos, creme ou espuma)

Utilização: aplicação vaginal antes do início da relação sexual.
Probabilidade de engravidar: no índice de Pearl (número de gravidezes indesejadas, em 100 mulheres, durante 1 ano de uso do método), tem uma taxa de falha entre 7 a 10.
Vantagens: não precisam de receita médica.
Desvantagens: têm baixa eficácia quando utilizados isoladamente e não protegem das doenças sexualmente transmissÍveis (DST), pelo que devem ser associados ao uso do preservativo; podem causar irritações ou alergias em ambos os parceiros.
Preservativo masculino

Utilização: um por cada relação.
Probabilidade de engravidar: índice de Pearl: 4,5 a 6.
Vantagens: é o único método indicado para a prevenção das DST; não precisa de receita médica.
Desvantagens: no caso de má colocação ou rotura durante o acto sexual, perde a sua eficácia; ocasionalmente, pode causar alergia.

Actuam inibindo a estimulação do ovário, não permitindo a ovulação.
Probabilidade de engravidar: índice de Pearl: inferior a 1.
Vantagens: além da óptima eficácia contraceptiva, desempenham um papel protector contra várias doenças (em particular, doenças benignas da mama e do ovário e osteoporose); ajudam a regularar ciclos menstruais e minimizam as dores pré-menstruais (dismenorreia); diminuem o risco de cancro do ovário e do endométrio; melhoram a acne.

Em Portugal, estão disponíveis cinco tipos:
Pilula oral

Utilização: 3 semanas de 1 comprimido diário, 1 semana de descanso sem terapêutica.
Desvantagens: fácil esquecimento; influência medicamentosa; vómitos ou diarreias.
Adesivo dérmico

Utilização: 1 por semana durante 3 semanas. Deve ser colocado na face externa e superior do braço ou aplicado acima da linha dos pêlos púbicos.
Vantagem adicional: não obriga a um cuidado diário.
Desvantagem: é preciso ter cuidado na frequência de saunas e banhos turcos ou com a aplicação de cremes na pele, para evitar o descolamento do adesivo.
Anel vaginal

Utilização: anel flexível contendo uma baixa dosagem hormonal que a própria mulher aplica na vagina só uma vez por mês e retira ao fim de três semanas.
Vantagem adicional: muito prático; existe um serviço gratuito de alertas via sms para lembrar o dia de aplicar e retirar o anel, o que diminui o risco de esquecer o seu uso.
Desvantagens: receio da mulher em saber aplicá-lo.
Implante subdérmico

Utilização: bastonete de plástico com 4 cm de comprimento por 2 mm de diâmetro que é colocado na face interna do braço, por baixo da pele, assegurando uma eficácia contraceptiva durante três anos. A sua colocação exige o recurso a anestesia local e é aplicado, pelo médico, através duma agulha.
Vantagem adicional: elimina o risco de esquecimento; indicado para mulheres com história de anemia e de menstruações abundantes e para as que não podem ou não querem usar estrogénios.
Desvantagens: algumas mulheres (cerca de 20%) podem manter-se sem menstruação durante algum tempo (muitas delas consideram uma vantagem); o implante pode ser sentido através duma palpação digital.
Injecção trimestral

Utilização: Injecção de hormonas sexuais femininas, com duração de eficácia contraceptiva de três meses.
Vantagem adicional: elimina o risco de esquecimento.
Desvantagens: a sua acção não só não pode ser interrompida como pode prolongar-se para além dos 3 meses (até 12 meses), não permitindo retomar de imediato a capacidade reprodutiva quando desejada; ciclo menstrual irregular e amenorreia (ausência de menstruação).

DIU
Utilização: são colocados, pelo médico, dentro da cavidade uterina para impedir que haja fecundação e que o óvulo fecundado se implante na parede do útero. Podem ser medicados com uma espiral de cobre ou com uma hormona (progesterona), aumentando a sua eficácia. Têm duração entre três a cinco anos.
Probabilidade de engravidar: índice de Pearl: 1,2 a 1,7.
Vantagens: alternativa para mulheres que não possam ou não queiram utilizar contracepção hormonal e que desejem uma contracepção prolongada.
Desvantagens: provoca fluxos menstruais mais abundantes e ligeiro aumento de dores pré-menstruais nas mulheres com essa propensão.

Tendo por base os conhecimentos sobre a fisiologia feminina (temperatura basa!, tipo de ciclo menstrua!, avaliação das caracteristicas do muco cervical), procura-se saber quando é o período fértil da mulher, para haver abstinência sexual no casal.
Probabilidade de engravidar: índice de Pearl: entre 4 e 16%, dependendo da motivação do casal.
Vantagem: método mais fisiológico Desvantagens: não sendo muito eficaz, necessita de grande motivação, rigor nos cálculos e colaboração do casal.

Pequena intervenção cirúrgica sobre as trompas, interrompendo o canal que dá passagem aos óvulos na mu Iher (Laqueação de trompas) e dos espermatozóides no canal deferente do homem (Vasectomia). É um método definitivo, pelo que deve ser muito bem ponderado pelo casal. Probabilidade de engravidar: método muito eficaz.
Vantagens: liberta a mulher da preocupação de uso de contraceptivos. Desvantagens: é muito difícil de recuperar a capacidade reprodutora, no caso do casal mudar de ideias em relação à sua reproclução.

Vitória alada

Vitória alada
Acreditava-se que as aves modernas surgiram após a extinção dos dinossauros, mas os dois foram contemporâneos
por Gareth Dyke
É DEZEMBRO EM MOSCOU, e a temperatura cai para 15o Celsius negativos. Os aquecedores do bar não funcionam bem. Estou sentado com um casaco pesado e luvas, bebendo vodca, enquanto reflito sobre os fósseis de aves. É 2001, e Evgeny N. Kurochkin, da Academia Russa de Ciências, e eu passamos horas no museu de paleontologia como parte de nosso trabalho de levantamento de todos os fósseis de aves já coletados por expedições conjuntas mongol-soviéticas. Entre os restos está uma asa desenterrada no deserto de Gobi em 1987. Se comparada a esqueletos de dinossauros espetacularmente preservados em coleções do museu, essa minúscula asa com os ossos delicados misturados e esmagados não demonstra nenhum glamour. Porém, oferece um forte indício de que uma opinião generalizada sobre a evolução das aves está equivocada.

Hoje, mais de 10 mil espécies de aves povoam a Terra. Algumas estão adaptadas a viver distantes, em mar aberto, outras sobrevivem em desertos áridos ou habitam as montanhas cobertas de neve. Aliás, de todas as classes de vertebrados terrestres, a que inclui as aves é, de longe, a mais variada. Os biólogos evolucionistas já há muito tempo supunham que os ancestrais das aves de hoje devem o seu sucesso ao impacto de um asteroide que extinguiu os dinossauros e muitos outros vertebrados terrestres há cerca de 65 milhões de anos. Seu raciocínio era simples: apesar de as aves terem evoluído antes dessa catástrofe, as variedades anatomicamente modernas surgiram em registros fósseis somente após esse acontecimento. O aparecimento de patos, cucos, beija-flores e outras formas modernas, que juntas compõem a linhagem das neornithes (“aves novas”), parecia ser um caso clássico de explosão evolutiva em resposta à abertura de novos nichos ecológicos provocados por um evento de extinção. Nesse caso, os nichos foram ocupados por dinossauros, répteis voadores conhecidos como pterossauros e aves primitivas.

Durante a última década, no entanto, evidências crescentes a partir de registros fósseis – inclusive aquela asa esmagada – e de análises do DNA de aves vivas revelaram que as aves neornithes provavelmente se diversificaram antes de 65 milhões de anos atrás. As descobertas acabaram com a visão tradicional da evolução das aves e suscitaram novas questões importantes sobre como esses animais ascenderam até as alturas evolutivas.

12 de ago. de 2010

AS MELHORES FRASES DO PIORES ALUNOS



Isto é mesmo incrivel, são as pérolas da escrita dos vossos colegas. LoL
*O metro é a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre e para o cálculo dar certo arredondaram a Terra! **O cérebro humano tem dois lados, um para vigiar o outro.**O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.**Quando o olho vê, não sabe o que está a ver, então ele amanda uma foto eléctrica para o cérebro que lhe explica o que está a ver.**O nosso sangue divide-se em glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e até verdes! *
*Nas olimpíadas a competição é tanta que só cinco atletas chegam entre os dez primeiros.**O piloto que atravessa a barreira do som nem percebe, porque não ouve mais nada.*
*O teste do carbono 14 permite-nos saber se antigamente alguém morreu. *
*Antes mesmo da guerra a mercedes já fabricava volkswagen. *
*Pedofilia é o nome que se dá ao estudo dos pêlos. *
*O pai de D. Pedro II era D. Pedro I, e de D. Pedro I era D. Pedro 0**Nos aviões, os passageiros da primeira classe sofrem menos acidentes que os da classe económica. **O índice de fecundidade deve ser igual a 2 para garantir a reprodução das espécies, pois precisa-se de um macho e uma fêmea para fazer o bebé. Podem até ser 3 ou 4, mas chegam 2.*
*O homossexualismo, ao contrário do que todos imaginam, não é uma doença, mas ninguém quer tê-la. **Em 2020 a caixa de previdência já não tem dinheiro para pagar aos reformados, graças à quantidade de velhos que não querem morrer.*
*O verme conhecido como solitária é um molusco que mora no interior, mas que está muito sozinho. *
*Na segunda guerra mundial toda a Europa foi vítima da barbie (queria dizer, decerto, barbárie) nazi. *
*O Convento dos Capuchos foi construído no século 16 mas só no século 17 foi levado definitivamente para o alto do monte.**A História divide-se em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje**A Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos.* *As aves teem na boca um dente chamado bico.*
*A Terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados do mundo.*
*Cada vez mais as pessoas querem conhecer a sua família através da árvore ginecológica. **O hipopótamo comanda o sistema digestivo e o hipotálamo é um bicho muito perigoso. **A Terra vira-se nela mesma, e esse difícil movimento chama-se arrotação. *
*Lenini e Stalone eram grandes figuras do comunismo na Rússia. **Uma tonelada pesa pelo menos 100Kg de chumbo. **Quando os egípcios viam a morte a chegar, disfarçavam-se de múmia. *
*Uma linha recta deixa de ser recta quando encontra uma curva. *
*O aço é um metal muito mais resistente do que a madeira. *
*O porco é assim chamado porque é nojento. **A fundação do Titanic serve para mostrar a agressividade dos icebergs. *
*Para fazer uma divisão basta multiplicar subtraindo. **A água tem uma cor inodora. *
*O telescópio é um tubo que nos permite ver televisão de muito longe. **O Marechal António Spínola é conhecido principalmente por estar no dicionário. **A idade da pedra começa com a invenção do Bronze. **O sul foi posto debaixo do norte por ser mais cómodo. *
*Os rios podem escolher desembocar no mar ou na montanha. *
*A luta greco-romana causou a guerra entre esses dois países. *
*Os escravos dos romanos eram fabricados em África, mas não eram de boa qualidade. **O tabaco é uma planta carnívora que se alimenta de pulmões. *
*Na Idade Média os tractores eram puxados por bois, pois não tinham gasolina. **A baleia é um peixe mamífero encontrado em abundância nos nossos rios.*
*Quando dois átomos se encontram, vai dar uma grande mer.da.**Princípio de Arquimedes: qualquer corpo mergulhado na água, sai completamente molhado. **Newton foi um grande ginecologista e obstetra europeu que regulamentou a lei da gravidez e estudou os ciclos de Ogino-Knaus. **Pergunta: Em quantas partes se divide a cabeça? Resposta: Depende da força da cacetada. **A trompa de Eustáquio é um instrumento musical de sopro, inventado pelo grande músico belga Eustáquio, de Bruxelas. **Parasitismo é o facto de um gajo não trabalhar e viver à ‘pala’ dos outros, de dinheiro, cigarros e outros bens materiais.*
*Ecologia é o estudo dos ecos, isto é, da ida e vinda dos sons. **A Biologia é o estudo da saúde. E para beneficiar a saúde é que foi inventado o biotónico.**As constelações servem para clareficar a noite.*
*Ao princípio os índios eram muito atrasados mas com o tempo foram-se sifilizando.*

9 de ago. de 2010

bissexualidade

A bissexualidade consiste na atracção fisica, emocional e espiritual por pessoas tanto do mesmo sexo quanto do oposto, com níveis variantes de interesse por cada um, e à identidade correspondente a esta orientação sexual.
Bissexual é portanto o termo aplicado a seres e, mais comumente, pessoas, que se sentem atraídos por ambos os sexos, servindo portanto de um quase meio-termo entre o hetero e o homossexual. O número de indivíduos que apresentam comportamentos e interesses de teor bissexual é maior do que se suporia à primeira impressão, devendo-se a pouca discussão desta situação essencialmente a uma tendência geral para a polarização da análise da sexualidade, tanto em nível académico como, muito mais marcadamente, em nível popular, entre a heterossexualidade e a homossexualidade.

assexual

Assexualidade é a ideia de orientação sexual caracterizada pela indiferença à prática sexual, ou seja, o assexual é um indivíduo que não sente atração sexual, tanto pelo sexo oposto quanto pelo sexo igual. Algumas pessoas acreditam que a assexualidade não é uma orientação sexual mas uma disfunção sexual. E também existem algumas pessoas que não acreditam na existência da assexualidade.

terceiro sexo

Os termos terceiro gênero e terceiro sexo descrevem indivíduos que não são considerados nem homens nem mulheres, em uma categoria social presente naquelas sociedades que reconhecem três ou mais gêneros.
O estado de ser nem macho nem fêmea pode ser entendido em relação ao sexo biológico do indivíduo, ao seu papel social de gênero, à identidade de gênero, ou à orientação sexual. Para indivíduos ou culturas diferentes, um terceiro sexo ou gênero pode representar um estado intermediário entre homens e mulheres, um estado onde são ambos (como "o espírito de um homem no corpo de uma mulher"), o estado de ser neutro, a capacidade de cruzamento ou de trocar sexos, ou outra categoria totalmente independente do masculino e feminino. Esta última definição é favorecida por aqueles que postulam por uma interpretação estrita do conceito de "terceiro sexo".
O termo tem sido utilizado para descrever Hijras da Índia e Paquistão[1], Fa'afafine da Polinésia, e virgens juramentadas dos Balcãs[2][3], entre outros, e também é usado por muitos desses grupos e indivíduos para descrever a si próprios.
O termo "terceiro" é geralmente entendido no sentido de "outro"; alguns antropólogos e sociólogos têm descrito um quarto[4], quinto[5] e muitos[6] gêneros.

Pansexualidade

Pansexualidade é uma orientação sexual, distinta da bissexualidade e caracterizada por atração estética potencial, amor romântico e desejo sexual por qualquer um, incluindo aquelas pessoas que não se encaixam na binária de gênero macho/fêmea implicado pela atração bissexual. Algumas vezes é descrito como a capacidade de amar uma pessoa de forma romântica, independente do gênero. Alguns autores contemporâneos afirmam ainda que o pansexual pode ter a capacidade de fazer sexo com animais pois seriam capazes de sentir atração pelos tais. Alguns indivíduos que se dizem pansexuais chegam a afirmar que gênero, sexo e espécie não têm importância para eles.
A palavra pansexual deriva do prefixo Grego pan-, que significa "tudo" ou no caso, "todos". "Todos" é uma referência específica aos gêneros (masculino, feminino) em humanos. Em sua forma mais simples, pansexualidade denota o potencial de atração sexual por todos os sexos, ou gêneros. Usa-se para negar a ideia de dois gêneros, ou sexos (como expressado pelo prefixo bi-).
Algumas pessoas trans e intersexuais se descrevem como "pansexuais", tendo uma percepção íntima que existem muitos níveis entre o masculino e o feminino. Contudo isto não deve ser visto como generalização, já que as pessoas trans podem se identificar como heterossexuais, bissexuais ou homossexuais baseado em sua identidade de gênero, e pessoas cisgêneros (não-trans) podem também se ver atraídas por indivíduos em todo o espectro sexual. Foi também usado, com debates, para descrever aqueles com orientação pedofílica que não tem uma atração exclusiva por crianças. O que significaria que a atração sexual é sentida pelo pedossexual em níveis de intensidade variados tanto para crianças quanto adultos do gênero oposto, mesmo gênero ou ambos.
Como o prefixo pan- refere-se apenas aos gêneros em seres humanos, e não à práticas sexuais, pansexualidade não implica atração automática por todas as pessoas. Da mesma forma, também não implica aceitação de todos os comportamentos sexuais, como as parafilias (por exemplo: incesto, bestialidade, ou necrofilia) ou fetiches. Como as identidades sexuais mais comuns como homossexualidade e heterossexualidade, a pansexualidade refere-se ao papel do gênero na atração sexual, e não ao papel dos atos e comportamentos sexuais.
Pansexualidade versus Bissexualidade
Os termos "pansexual" e "bissexual" não são mutuamente exclusivos. Bissexualidade pode ser contida na Pansexualidade (atração por humanos "masculinos" e "femininos"), mas Pansexualidade inclui adicionalmente atração por outros gêneros e sexos como os daqueles que se identificam como transgênero, Drag Queen, ou intersexo. Neste sentido, o termo necessariamente rejeita o conceito de gênero como um binário, algo que alguns bissexuais podem não rejeitar. Pansexualidade já foi descrita como um "meio de evitar os polos binários e o essencialismo do 'bi'

8 de ago. de 2010

01. (Vunesp-SP) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente.a) Qual é o tipo de divisão celular envolvido em cada uma dessas modalidades reprodutivas? b) Qual a importância biológica da reprodução sexuada? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Na reprodução sexuada geralmente ocorre meiose: na assexuada, há apenas mitose.b) A reprodução sexuada permite maior variabilidade genética entre os descendentes. Com isso, também aumenta a variabilidade genética da espécie, permitindo maior probabilidade de adaptação e sobrevivência caso haja ocorra alguma alteração ambiental drástica.
02. (Fuvest-SP) Um organismo apresenta reprodução sexuada durante uma fase da vida e assexuada em outra. Em qual dessas fases os descendentes devem apresentar maior semelhança com seus genitores? Por quê? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] A maior semelhança entre os genitores ocorrerá nos descendentes oriundos da reprodução assexuada. Nesse tipo de reprodução, um único ser vivo, por meio da mitose, origina outros seres vivos geneticamente idênticos a ele. Na reprodução sexuada, há dois seres vivos que, por meiose, produzem gametas. Estes, por fecundação, originam indivíduos geneticamente diferentes.
03. (Unicamp-SP) Em muitos organismos unicelulares, como as amebas, as células-filhas resultantes da divisão mitótica funcionam como organismos independentes; novas plantas podem surgir a partir de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais, como a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento. a) A que tipo de reprodução se referem esses exemplos?b) Cite duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reprodução. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Referem-se à reprodução assexuada. b) Vantagens: na reprodução assexuada, há produção de descendentes em menor tempo (o processo é mais rápido que na reprodução sexuada) e os organismos têm menor gasto energético do que os que realizam a reprodução sexuada. Como a reprodução assexuada produz descendentes geneticamente iguais ao indivíduo que os originou, características previamente selecionadas se mantêm. Isso é importante, por exemplo, no caso de vegetais cultivados que têm características genéticas como resistência a determinadas doenças e maior produtividade, sendo interessante que permaneçam na espécie. Desvantagem: como a reprodução assexuada não produz variabilidade genética, seus descendentes tornam-se mais suscetíveis às variações ambientais. Assim, caso ocorra mudança desfavorável no meio onde vivem, populações inteiras podem morrer, resultando, em último caso, na extinção da espécie.
Teste referente à aula 03 extensivo e a aula 2 semi.04. (Fuvest-SP) Quais organismos têm maior probabilidade de se adaptar a ambientes em contínua modificação: os que se reproduzem por autofecundação ou os que se reproduzem por fecundação cruzada? Por quê? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] Têm maior probabilidade de adaptação nesses ambientes os organismos que se reproduzem por fecundação cruzada, a qual permite maior variabilidade genética entre os descendentes, porque há "mistura" de material genético. Na autofecundação, por sua vez, todo material genético provém de um só indivíduo. Quanto maior a variabilidade genética dentro da espécie, portanto, maior a capacidade de adaptação ao meio.
05. (Fuvest-SP) Um organismo unicelular pode se reproduzir de duas maneiras: por cissiparidade e por conjugação. Qual desses processos possibilita variabilidade genética? Por quê?Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] A conjugação proporsiona maior variabilidade genética, pois consiste na troca ou passagem de material genético entre dois organismos unicelulares, caracterizando o processo de reprodução sexuada. A cissiparidade, forma assexuada de reprodução, impossibilita a variabilidade genética, pois forma indivíduos idênticos ao original (descartando a possibilidade de mutação).
06. (UFJF-MG) A floresta Amazônica vem sendo gradativamente desmatada, ameaçando de extinção diversas espécies animais. Numa tentativa de preservar esses animais, um grupo de pesquisadores construiu uma grande redoma que reproduz o ambiente amazônico e nela introduziu pequeno número de indivíduos de cada espécie ameaçada de extinção, tanto de animais com reprodução sexuada quanto assexuada. Com base em seus conhecimentos de genética de populações e aceitando a hipótese de que todos os indivíduos conseguiram sobreviver e se reproduzir na redoma, responda às questões.a) O que acontecerá com a variabilidade genética das espécies animais após 10 gerações? Por quê? b) Quais animais serão mais afetados: os com reprodução sexuada ou assexuada? Justifique sua resposta. c) Meiose é um processo celular que confere variabilidade genética aos organismos. Você concorda com essa afirmativa? Explique. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Descartando-se a possibilidade de mutação, em razão da pequena quantidade de seres vivos, a variabilidade deve manter-se "constante", igual à encontrada no grupo inicial. Não se formarão indivíduos com novas características genéticas. b) Os animais resultantes da reprodução assexuada, porque esse tipo de reprodução origina organismos geneticamente idênticos aos ancestrais, ao passo que os resultantes da reprodução sexuada possuem uma maior variabilidade genética. c) Concordo. Meiose é um tipo de divisão celular que, durante a gametogênese (formação de gametas), forma quatro células- filhas geneticamente diferentes da célula mãe. A partir daí, acontece a variabilidade genética graças ao fenômeno do crossing over, que ocorre na meiose I, porque há trocas de partes entre os cromossomos homólogos, misturando o patrimônio genético. Assim, os gametas serão geneticamente diferentes entre si.
07 - (Unicamp-SP) Culturas de cana são obtidas através do plantio de pedaços de colmos, os toletes; culturas de subsistência de milho, pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração do ambiente, como por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno (agente causador de doença)? Justifique sua resposta. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] Comparando as duas plantas, as culturas de milho terão maior potencial para enfrentar as alterações ambientais, pois resultam de reprodução sexuada. Nas plantas de milho ocorre fecundação (a semente origina-se do óvulo vegetal fecundado), portanto apresentam maior variabilidade genética. A cana origina-se de reprodução assexuada, a partir de pequenos pedaços lançados no solo, os quais brotam novos pés. A cana, portanto, apresenta pouca ou nenhuma variabilidade genética.
08 - (Unicamp-SP) O processo de regeneração pode ocorrer tanto em organismos uni como pluricelulares, conforme já demonstrado em vários experimentos. A apresentação do resultado de um desses experimentos pode ser observado na figura A, que mostra a regeneração de apenas um fragmento da alga unicelular acetabulária. A figura B mostra a regeneração de todos os fragmentos de uma planária (platelminto).
a) Por que no experimento com acetabulária não houve regeneração de todos os segmentos?b) Explique por que o processo de regeneração das planárias difere do ocorrido na acetabulária. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) A regeneração da alga acetabulária ocorre apenas no segmento que contém o núcleo. Sendo o núcleo é centro controlador das atividades celulares, o núcleo controla o metabolismo e também orienta a regeneração. Os demais segmentos sem núcleo sobrevivem até as reservas nutritivas do citoplasma se esgotarem.b) A planária é um organismo pluricelular, assim como cada um dos fragmentos formados. Como as células dos fragmentos são nucleadas, o material genético contido no núcleo de cada uma delas controla o metabolismo, orientando o processo de regeneração da planária.
09 - (UNICAMP) A figura abaixo mostra uma situação jocosa referente à fragmentação de um invertebrado hipotético, em que cada um dos fragmentos deu origem a um indivíduo. Um exemplo real muito conhecido é o da fragmentação da estrela-do-mar, cujos fragmentos dão origem a outras estrelas-do-mar.
a) Tanto a figura quanto o caso da estrela-do-mar se referem à reprodução assexuada. Explique em que a reprodução assexuada difere da sexuada.b) Dê uma vantagem e uma desvantagem da reprodução assexuada em relação à sexuada. Justifique. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Na reprodução assexuada não ocorre recombinação genética entre os indivíduos participantes. Na reprodução sexuada ocorre recombinação genética.A reprodução assexuada é mais rápida. Na reprodução sexuada os organismos são gerados num intervalo maior de tempo.Os indivíduos formados por reprodução assexuada não apresentam variabilidade genética.b) Já os indivíduos formados por reprodução sexuada apresentam uma grande variabilidade genética. Em relação à reprodução assexuada podemos citar a seguinte vantagem e desvantagem.Vantagem: em um ambiente estável e favorável a reprodução assexuada produz um grande número de indivíduos geneticamente idênticos em curto prazo de tempo. Desvantagem: caso venha ocorrer uma alteração ambiental, como por exemplo, surgimento de um patógeno, todos os organismos poderão ser eliminados.Em relação à reprodução sexuada destacamos como vantagem e desvantagem.Vantagem: os organismos formados apresentam características genéticas diferentes, isso pode facilitar a sua sobrevivência em ambientes instáveis e desfavoráveis. Desvantagem: o tempo que demora para formar os indivíduos por reprodução sexuada.

MALÁRIA

MALÁRIAEm 1999, a população das Américas passava de 818 milhões de habitantes, dos quais quase 299 milhões (36,5%) viviam em zonas com condições ecológicas propicias para a transmissão da malaria. Dos 35 paises e territórios membros da Organização Pan-americana de Saúde, 21 apresentam zonas com transmissão ativa da doença. Todos eles (Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Suriname e Venezuela) redefiniram seus programas de controle à doença de acordo com o que foi delineado pela Estratégia Mundial para o Controle da Malaria (EMCM), definida em Amsterdã em 1992.A Estratégia Global representou uma mudança de ênfase, abandonado o enfoque tradicional, que visava apenas à luta antievetorial (ou seja, erradicar o inseto transmissor que é o vetor da doença), para centrar-se no manejo da ocorrência da enfermidade.
1.
diagnostico rápido e tratamento imediato;
2.
aplicação de medidas de proteção e prevenção para o individuo, a família e a comunidade incluindo se ai a luta antivetorial;
3.
desenvolvimento da capacidade para predizer e conter epidemias desde o principio;
4.
fortalecimento da capacidade local em investigação básica e aplicada para permitir e promover a avaliação regular da situação da malaria em um país, tendo em conta os fatores ecológicos, sociais e econômicos que determinam a enfermidade.Como primeiro passo na adoção da EMCM, os países das Américas redefiniram suas zonas maláricas sobre a base de distintos níveis de exposição ao risco de transmissão. O risco de exposição, dentro de uma zona ecologicamente propícia, esta relacionado com fatores como os deslocamentos individuais e coletivos que promovem a disseminação da malaria. A intensidade de transmissão da doença, produto da inter-relação destes fatores, reflete-se no índice parasitário anual (IPA) e pode ser modificada pelo acesso a serviços de diagnostico e tratamento adequados. Este índice é a variável básica usada para a estratificação epidemiológica da malaria endêmica.No Brasil, a transmissão da malaria esta basicamente restrita à Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins). Nos estados do sudeste e do Sul a transmissão é esporádica.Pessoas que viajam para as áreas de risco devem procurar serviços de saúde para avaliar a possibilidade do uso de medicamentos antimaláaricos preventivos (quimioprofilaxia). A seleção das drogas para o esquema profilático mais adequados determinada área depende do grau do risco existente, das espécies de Plasmodium predominantes e da sua resistência às drogas, alem do risco de efeitos colaterais.A quimioprofilaxia em geral deve ser iniciada uma semana antes da entrada em área de transmissão, para a detecção de possíveis efeitos colaterais, e mantidas por quatro semanas após o retorno. Não obstante todas as medidas de prevenção, inclusivamente a utilização de medicamentos profiláticos, a malaria pode ser contraída. Deve-se lembrar que a quimioprofilaxia pode prolongar o período de incubação da malaria por muitos meses.

ANTICONCEPCIONAIS

ALGUNS DOS PRINCIPAIS MÉTODOS CONCEPCIONAISO Brasil e uma nação em desenvolvimento que ainda não sente diretamente o problema da superpopulação e que não possui um programa oficial de controle de natalidade, como ocorre em alguns paises (China, por exemplo). O que existe em nosso país e uma grande pobreza e uma péssima distribuição da renda. Vários são os fatores que interferem nessa realidade, e não vamos resolvê-lo só com o controle de natalidade. Mas um planejamento familiar adequado pode ajudar.Isso pode ser conseguido oferecendo-se melhores condições de educação, pois, quanto mais esclarecidos formos, mais teremos condições de julgar e optar. Cada casal pode ter a liberdade de decidir quantos filhos que ter, mas nessa decisão deve pensar que qualidade de vida poderá dar aos filhos. Deve pesar também a sua responsabilidade frente ao problema da superpopulação mundial. Ter filhos deve ser uma decisão responsável.Vamos ver alguns dos principais métodos anticoncepcionais.Existem métodos reversíveis e métodos irreversíveis para se evitar a concepção. Reversível é o método que só evita a gestação enquanto estiver sendo utilizado, mas que permite o retorno a fecundidade quando se deixa de utiliza-lo; irreversível e aquele que, uma vez utilizado, faz cessar definitivamente a capacidade reprodutora.O texto a seguir foi escrito pela Professora Doutora Ceci Mendes Carvalho Lopes, ginecologista do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo.
Métodos reversíveis1. Coito interrompidoSe o homem souber controlar o momento da ejaculação, pode remover o pênis da vagina pouco antes de ejacular. Com esse procedimento, evita que os espermatozóides penetrem no corpo feminino. Porem, há dois riscos: primeiro, pode ser que o homem não consiga faze-1o a tempo; segundo, antes da ejaculação pode ocorrer liberação de pequenas quan¬tidades de fluido seminal e há indícios de que essas pequenas quantidades já contem espermatozóides. Portanto, pode não ser um método muito eficiente. 2. Abstinência periódica ou método do ritmoA mulher pode identificar a época de sua ovulação e, assim, adotar métodos para evitar a gravidez.Há várias maneiras para isso. Uma delas e fazer a chamada "tabelinha".Os ciclos menstruais duram em geral 28 dias, e a ovulação ocorre por volta do 14° dia. Considerando que o ovócito e o espermatozóide permanecem viáveis por certo período de tempo, as relações sexuais devem ser evitadas cerca de 3 dias antes e 3 dias depois da data prevista para a ovulação. No caso, o período fértil poderia ser considerado do 11° ao 17° dia do ciclo.O problema e que os ciclos variam de mulher para mulher, e poderá variar ate na mesma mulher, por inúmeras razões, até mesmo por fatores de ordem emocional. Assim, a data da ovulação pode não ser o 14º dia.Uma maneira de fazer a "tabelinha" é a mulher anotar por vários meses a duração de seus ciclos menstruais, cada um deles contado do primeiro dia de um ciclo ao primeiro dia do ciclo seguinte.Para fazer a "tabelinha", deve-se considerar a duração do ciclo mais curto e a do ciclo mais longo. A ovulação geralmente ocorre cerca de 14 dias antes da próxima data prevista para a menstruação.Supondo que o ciclo mais curto tenha sido de 26 dias e o mais longo, de 30 dias, o calculo e feito da seguinte maneira:
subtraem-se 14 dias do tempo de duração do ciclo mais curto: no exemplo teríamos 26 -14 = 12; portanto a ovulação ocorreria no 12º dia do ciclo mais curto;
subtraem-se 14 dias do tempo de duração do ciclo mais longo: no exemplo teríamos 30 - 14 = 16; portanto a ovulação ocorreria no 16° dia do ciclo mais longo;subtraem-se pelo menos 3 dias da data de ovulação do ciclo mais curto e somam-se 3 dias a data da ovulação prevista no ciclo mais longo. O período que correspondera à fase provavelmente fértil no exemplo dado será do 9° ao 19° dia de qualquer ciclo menstrual. Os dias restantes serão os dias não-férteis. O grande inconveniente do método de controle da fertilidade pela abstinência sexual nos dias férteis e haver grande risco de erro de calculo, podendo ocorrer uma gravidez não-planejada. Quanto menos regular for o ciclo menstrual da mulher, maior será a possibilidade de o erro acontecer. 3. Camisinha ou condomA camisinha atua como uma "luva" que se veste sobre o pênis ereto e que serve para reter a ejaculação. Ela deve ser colocada antes da penetração do pênis, recobrindo-o totalmente. E importante deixar uma pequena folga sem ar no fun¬do da camisinha. Apos a ejaculação, o pênis deve ser retirado do corpo feminino enquanto ainda estiver ereto. Bem empregado, pode ser um bom método anticoncepcional, alem de diminuir o risco de contágio de algumas doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, sífilis e outras. A camisinha tem de ser de boa qualidade, e uma vez utilizada deve ser descartada e nunca reaproveitada.
4. Camisinha feminina ou femidomTrata-se de um dispositivo feito de polipropileno (menos alergênico do que o látex dos condoms) que parece um pequeno saco, com um aro na borda e outro aro solto no fundo. Esse dispositivo deve ser introduzido na vagina, deixando o aro da borda para fora; o aro do fundo serve como "lastro", ou seja, mantém o preservativo no lugar.O pênis deve penetrar no dispositivo. Ao término do ato sexual, gira-se o aro externo, prendendo o conteúdo dentro do preservativo, que então pode ser retirado e jogado fora. A camisinha feminina também protege contra doenças sexualmente transmissíveis, pois impede o contato das secreções dos parceiros 5. Diafragma vaginalO diafragma e uma cúpula de látex ou de silicone, com um aro elástico na borda, que se coloca dentro da vagina, formando uma barreira que bloqueia a passagem dos espermatozóides. E aplicado pela mulher, antes da relação sexual, e deve ser retirado algumas horas depois. Geralmente, e utilizada também uma geléia espermicida, da qual falaremos em seguida. 0 diafragma, desde que utilizado corretamente, na medida adequada e estando em boas condições, tem boa eficiência. 6. EspermicidasVarias substâncias químicas podem agir bloqueando a atividade dos espermatozóides, por isso são chamadas espermicidas. Eles podem ser utilizados na forma de geléias, comprimidos ou espumas que se aplicam na vagina antes da relação sexual. Existem camisinhas que já são vendidas com lubrificante espermicida, o que aumenta sua eficiência. Os espermicidas não são muito eficientes se forem utilizados como único método anticoncepcional, mas têm a vantagem de serem também anti-sépticos, diminuindo o risco de infecções transmitidas sexualmente. 7. Dispositivo intra-uterino (DIU)O DIU e um dispositivo de plástico ou metal, aplicado pelo medico dentro do útero. Esse dispositi¬vo parece provocar uma hostilidade no interior do útero, o que impede a fecundação e a implantação do óvulo, caso este seja fecundado. A eficiência do DIU e bastante alta. O inconveniente e que ele pode fazer a menstruação ficar mais abundante e pode causar cólicas menstruais.
8. Anticoncepcionais hormonaisOs hormônios femininos, em doses adequadas, podem agir impedindo a ovulação. Por isso, são os mais eficientes métodos anticoncepcionais reversíveis que existem ate hoje, e sua indicação deve ser feita a critério medico. O tipo mais conhecido e o que se apresenta sob a forma de comprimido: a pílula anticoncepcional ou simplesmente pílula.Outro tipo de contraceptivo hormonal e o injetável. Existem varias formulações, tanto para use mensal (uma injeção ao mês) como para uso trimestral (uma injeção a cada 3 meses). Seu efeito e muito semelhante ao da pílula.Existe ainda um contraceptivo hormonal de longa duração implantado sob a pele. Tem de ser aplicado e retirado por um medico, por meio de um pequeno procedimento cirúrgico normalmente realizado no próprio consultório. E sugerido principalmente para mulheres que já tenham tido os filhos desejados, pois se trata de um método para use prolongado.
Métodos ireversíveisMuitas vezes, as pessoas procuram um método que as torne definitivamente estéreis. Isso também pode ser indicado em certas doenças, como as cardíacas, em que há risco para a saúde da mulher se ela ficar grávida. Há muitos métodos que normalmente exigem algum tipo de cirurgia. Os mais comuns são a laqueadura tubária e a vasectomia, que devem ser considerados métodos definitivos. Porem, em determinados casos pode haver a possibilidade de se fazer outra cirurgia para reverter o estado de esterilidade, nem sempre se obtendo bons resultados. 1. Laqueadura tubáriaLaqueadura ou ligadura tubária e um procedimento cirúrgico em que se interrompe a permeabilidade das tubas uterinas (há varias maneiras de fazê-lo). Com essa interrupção, não há mais a passagem do ovócito, não mais ocorrendo o encontro dele corn os espermatozóides. Por isso não há fecundação e o ovócito e reabsorvido, embora continue sendo produzido normalmente.
2. VasectomiaÉ uma cirurgia em que se secciona o duto deferente, interrompendo o caminho que é normalmente percorrido pelos espermatozóides. De fácil realização, essa cirurgia pode ser feita ate em consultório com anestesia local. A produção hormonal e todos os de¬mais detalhes do funcionamento do sistema genital masculino permanecem inalterados.
Um pouco sobre a eficiência dos métodos anticoncepcionais Os métodos mais eficientes de todos são os irreversíveis, mas eles devem ser utilizados apenas em algumas situações especiais. Dentre os reversíveis, os mais eficazes são os hormonais, depois o DIU, seguido dos métodos de barreira (condom, camisinha feminina é diafragma), e, por ultimo, os comportamentais ("tabelinha" e coito interrompido).Esse texto foi extraído do livro Bio: volume único – p. 138-141 - 1ª ed. - Sonia Lopes da editora Saraiva 2004 – São Paulo.

01. A vida surgiu na Terra há mais de três bilhões de anos. Uma das primeiras formas de vida foram os procariotos primitivos, que eram organismos unicelulares, formados por uma membrana e protoplasma. Esses procariotos, através do tempo, foram incorporando DNA, mitocôndrias, alguns incorporaram núcleo e outros incorporaram cloroplastos, como mostra a seqüência abaixo. Atualmente os seres vivos são classificados em cinco reinos;
1) Monera (bactérias e cianobactérias) 2) Protista ( algas e protozoários) 3) Fungi (fungos) 4) Animália (animais) 5) Plantae (plantas) a) As três formas da figura (procarioto , eucarioto A e eucarioto B) deram origem aos cinco reinos acima citados. Identifique os reinos originados por cada uma dessas três formas. Justifique sua resposta.b) Com base nos dados da figura, qual seria a melhor característica para separar procariotos e eucariotos? Justifique sua resposta. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) O ser procariótico originou os organismos do Reino Monera (bactérias e cianobactérias), cuja principal característica é a presença de célula procariontes, caracterizada pela ausência de organelas membranosas e membrana nuclear (carioteca).O ser eucariótico A originou os protistas heterótrofos (protozoários), os representantes do Reino Fungi e os do Reino Animalia, pois todos esses organismos possuem células eucariontes e são heterótrofos.O ser eucariótico B originou os protistas autótrofos (algas) e os representantes do reino Plantae, uma vez que possuem cloroplastos e são autótrofos fotossintetizantes.b) A melhor característica seria a presença ou a ausência da membrana nuclear (carioteca) e organelas membranosas (mitocôndria, cloroplastos e outras). Os organismos eucarióticos apresentam membrana nuclear e organelas membranosas em suas células enquanto que os procarióticos não.
02. (UFJF-MG) Quantos e quais são os reinos dos organismos vivos? Caracterize estes táxons. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] São cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae ou Metaphyta e Animália ou Metazoa. Reino Monera - fazem parte as bactérias e cianobactérias, organismos unicelulares e procariontes. Autótrofos ou heterótrofos. Reino Protista (Protoctista) - fazem parte as algas e os protozoários, organismos unicelulares ou pluricelulares e eucariontes. Autótrofos ou heterótrofos. Reino Fungi - fazem parte os fungos (cogumelos, mofos, bolores, orelhas-de-pau, leveduras), organismos unicelulares ou pluricelulare e eucariontes. Heterótrofos por absorção. Reino Plantae - organismos pluricelulares, eucariontes e autótrofos. Reino Animalia - organismos pluricelulares, eucariontes e heterótrofos por ingestão.
03. (UFPA) Artigos publicados recentemente na revista Science, baseados em análise molecular, sugerem que os fungos deveriam ser incluídos no Reino Animal. É interessante por que há muito que se sabe que os fungos possuem algumas características típicas do Reino Animal. Cite algumas dessas características. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] Assim como os animais, os fungos são organismos heterótrofos e aclorofilados.
04. (UEM) Considerando a classificação dos seres vivos e os tipos fundamentais de células estabeleça: a) a principal diferença entre os tipos de células. b) a relação entre os tipos de células e os cinco reinos. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Há dois tipos de células: procarióticas e eucarióticas. Os organismos procariontes, como bactérias e cianobactérias, possuem células do tipo procarióticas. Essas células caracterizam-se pela ausência de membrana nuclear e de organelas membranosas. Os organismos eucariontes possuem células do tipo eucarióticas, caracterizadas pela presença de membrana nuclear e organelas membranosas como R.E, mitocôndrias, aparelho de Golgi, etc. b) Os organismos pertencentes ao Reino Monera possuem células do tipo procarióticas. Os demais reinos (Protista, Fungi, Metazoa ou Animalia e Metafita ou Plantae) possuem células do tipo eucarióticas.
05. (UEM) A idéia de parentesco evolutivo entre as espécies foi uma concepção de Darwin. Os conhecimentos atuais dão suporte à idéia de que todos os seres vivos compartilham ancestrais comuns que viveram há mais de 3 bilhões de anos. Atuando continuamente, o processo de evolução resultou na biodiversidade observada nos dias de hoje. A despeito dessa biodiversidade, um dos sistemas de classificação reúne os seres vivos em cinco reinos, a partir das seguintes características: unicelulares e multicelulares; procarióticos e eucarióticos; autotróficos e heterotróficos. Com base nessas características e nos cinco reinos, responda as questões propostas abaixo.a) Qual das características é exclusiva dos indivíduos de um único reino e qual é esse reino?b) Qual reino ou quais reinos têm b1) espécies unicelulares e autotróficas? b2) espécies unicelulares e heterotróficas? b3) espécies multicelulares e autotróficas? b4) espécies multicelulares e heterotróficas? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) A característica é procariótico. O único reino que possui organismos com essa característica é o Monera. b1) Espécies unicelulares e autotróficas são encontradas nos reinos Monera (algumas bactérias e Cianobactérias) e Protista (algas unicelulares).b2) Espécies unicelulares e heterotróficas são encontradas nos reinos Monera (bactérias), Protista (protozoários) e Fungi (fungos).b3) Espécies multicelulares e autotróficas são encontradas nos reinos Protista (algas pluricelulares) e Plantae (plantas).b4) Espécies multicelulares e heterotróficas são encontradas nos reinos Fungi (fungos pluricelulares) e Metazoa ou Animalia (animais).
06. VUNESP) O que divide os especialistas não é mais se o aquecimento global se abaterá sobre a natureza daqui a vinte ou trinta anos, mas como se pode escapar da armadilha que criamos para nós mesmos nesta esfera azul, pálida e frágil, que ocupa a terceira órbita em torno do Sol - a única, em todo o sistema, que fornece luz e calor nas proporções corretas para a manutenção da vida baseada no carbono, ou seja, nós, os bichos e as plantas.
(Veja 21.06.2006.)Na expressão vida baseada no carbono, ou seja, nós, os bichos e as plantas estamos contemplados dois reinos: Animalia (nós e os bichos) e Plantae (plantas). Que outros reinos agrupam organismos com vida baseada no carbono? Que organismos fazem parte desses reinos? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] Além dos reinos Animalia e Plantae existem outros três reinos: o reino Monera (bactérias e cianobactérias), o reino Protista (protozoários e algas) e o reino Fungi (fungos).

01. (Unicamp) De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico Felis catus aplica-se a todos os gatos domésticos, como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma ou suçuarana (Felis concolor) são espécies relacionadas ao gato. a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados? b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Pertencem ao gênero Felis.b)Porque todos pertencem à mesma espécie.
02. (VUNESP) - Em uma mata, encontramos vários animais pertencentes à classe dos insetos. Dentre esses, os o grilo e o gafanhoto da ordem dos ortópteros, a cigarra e o vagalume, respectivamente, das ordens dos homópteros e dos coleópteros. Com base nessas informações, em qual dos grupos (grilo-gafanhoto ou cigarra-vagalume) encontradas maiores semelhanças? Justifique sua resposta. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] Entre o grilo e o gafanhoto, pois, conforme o texto, pertencem à mesma ordem (ortópteros). De acordo com os critérios de classificação dos seres vivos, organismos que possuem à mesma unidade de classificação são mais aparentados e semelhantes entre si do que, organismos que possuem unidade de classificação diferente. Assim como o grilo e o gafanhoto pertencem a uma mesma ordem, possuem mais semelhanças, enquanto a cigarra e o vagalume pertencentes a ordens distintas, deverão apresentar menor número de semelhanças.
03. (Vunesp - SP) Alunos de uma escola, em visita ao zoológico, deveriam escolher uma das espécies em exposição e pesquisar sobre seus hábitos, alimentação, distribuição, etc. No setor dos macacos um dos alunos ficou impressionado com a beleza e agilidade dos macacos-pregos. No recinto desses animais havia uma placa com a identificação: Nome vulgar: Macaco-prego (em inglês) Raing-tail Monkeys ou Weeping cupuchins). Ordem: primates; Família Cebidae; Espécie: Cebus apella.Esta foi a espécie escolhida por esse aluno. Chegando em casa, procurou um site de busca e pesquisa na Internet. O aluno deveria digitar até duas palavras-chaves e iniciar a busca. a) Que palavras o aluno deve digitar para obter informações apenas sobre a espécie escolhida? b) Justifique a sua sugestão. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) O aluno deve digitar as palavras Cebus apella. b) Os dois nomes citados, gênero Cebus e espécie Cebus apella, indicam unicamente o macaco-prego. Quaisquer outros nomes irão fornecer informações generalizadas e desnecessárias. Nomes populares, como macaco-prego, por exemplo, são diferente de uma região para outra, portanto, não é aconselhável usá-los nesse caso. Como uma ordem é formada por várias famílias, cada família é formada de um ou mais gêneros: e cada gênero pode ser formado por várias espécies. Assim, o aluno deve usar o nome científico do macaco-prego, pois ele deseja obter informações específicas sobre esse animal.
Teste referente à apostila 01 do Extensivo aula 01.04. (Unicamp - SP) Leptodactylus labyrinthicus é um nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre em brejos do Estado de São Paulo. Justifique o uso do nome científico em vez de, simplesmente, "rã-pimenta", como dizem os pescadores. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] O nome científico padroniza a nomenclatura,permitindo que cientistas do mundo inteiro o utilizem nos seus trabalhos, e facilita sua localização e identificação.
05. (UFRJ) Considere dois animais A e B, e dois outros, C e D. Os animais A e B pertencem a gêneros diferentes de uma mesma família, enquanto os animais C e D pertencem à mesma ordem, mas a famílias diferentes, Você espera encontrar maior grau de semelhança entre A e B ou entre C e D? Por quê? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] Os animais A e B devem apresentar maior grau de semelhanças e parentesco genético, uma vez que pertencem à mesma família. Eles têm em comum,portando, o reino, o filo, a classe, a ordem é a família: diferem apenas no gênero e na espécie. Os animais C e D, por sua vez, pertencem à mesma ordem, tendo em comum o reino, o filo, a classe e a ordem, diferem na família, no gênero e na espécie.
06. (UFF-RJ) Identifique a categoria taxonômica a que se refere cada um dos nomes citados, de acordo com as regras de nomenclatura zoológica, e justifique sua resposta. a) Rattusb) Ascaris lumbricoides c) Homo sapiens Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Rattus - pertence à categoria taxonômica gênero. Nome escrito em latim, em itálico ou grifado, com inicial maiúscula.b) e c) Ascaris lumbricoides e Homo sapiens - espécie; nomenclatura binomial, latinizada, escrita em itálico, sendo o primeiro nome está escrito com letra inicial maiúscula e o segundo com inicial minúscula

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