Tecnologia do Blogger.

8 de ago. de 2010

01. (Vunesp-SP) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente.a) Qual é o tipo de divisão celular envolvido em cada uma dessas modalidades reprodutivas? b) Qual a importância biológica da reprodução sexuada? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Na reprodução sexuada geralmente ocorre meiose: na assexuada, há apenas mitose.b) A reprodução sexuada permite maior variabilidade genética entre os descendentes. Com isso, também aumenta a variabilidade genética da espécie, permitindo maior probabilidade de adaptação e sobrevivência caso haja ocorra alguma alteração ambiental drástica.
02. (Fuvest-SP) Um organismo apresenta reprodução sexuada durante uma fase da vida e assexuada em outra. Em qual dessas fases os descendentes devem apresentar maior semelhança com seus genitores? Por quê? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] A maior semelhança entre os genitores ocorrerá nos descendentes oriundos da reprodução assexuada. Nesse tipo de reprodução, um único ser vivo, por meio da mitose, origina outros seres vivos geneticamente idênticos a ele. Na reprodução sexuada, há dois seres vivos que, por meiose, produzem gametas. Estes, por fecundação, originam indivíduos geneticamente diferentes.
03. (Unicamp-SP) Em muitos organismos unicelulares, como as amebas, as células-filhas resultantes da divisão mitótica funcionam como organismos independentes; novas plantas podem surgir a partir de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais, como a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento. a) A que tipo de reprodução se referem esses exemplos?b) Cite duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reprodução. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Referem-se à reprodução assexuada. b) Vantagens: na reprodução assexuada, há produção de descendentes em menor tempo (o processo é mais rápido que na reprodução sexuada) e os organismos têm menor gasto energético do que os que realizam a reprodução sexuada. Como a reprodução assexuada produz descendentes geneticamente iguais ao indivíduo que os originou, características previamente selecionadas se mantêm. Isso é importante, por exemplo, no caso de vegetais cultivados que têm características genéticas como resistência a determinadas doenças e maior produtividade, sendo interessante que permaneçam na espécie. Desvantagem: como a reprodução assexuada não produz variabilidade genética, seus descendentes tornam-se mais suscetíveis às variações ambientais. Assim, caso ocorra mudança desfavorável no meio onde vivem, populações inteiras podem morrer, resultando, em último caso, na extinção da espécie.
Teste referente à aula 03 extensivo e a aula 2 semi.04. (Fuvest-SP) Quais organismos têm maior probabilidade de se adaptar a ambientes em contínua modificação: os que se reproduzem por autofecundação ou os que se reproduzem por fecundação cruzada? Por quê? Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] Têm maior probabilidade de adaptação nesses ambientes os organismos que se reproduzem por fecundação cruzada, a qual permite maior variabilidade genética entre os descendentes, porque há "mistura" de material genético. Na autofecundação, por sua vez, todo material genético provém de um só indivíduo. Quanto maior a variabilidade genética dentro da espécie, portanto, maior a capacidade de adaptação ao meio.
05. (Fuvest-SP) Um organismo unicelular pode se reproduzir de duas maneiras: por cissiparidade e por conjugação. Qual desses processos possibilita variabilidade genética? Por quê?Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] A conjugação proporsiona maior variabilidade genética, pois consiste na troca ou passagem de material genético entre dois organismos unicelulares, caracterizando o processo de reprodução sexuada. A cissiparidade, forma assexuada de reprodução, impossibilita a variabilidade genética, pois forma indivíduos idênticos ao original (descartando a possibilidade de mutação).
06. (UFJF-MG) A floresta Amazônica vem sendo gradativamente desmatada, ameaçando de extinção diversas espécies animais. Numa tentativa de preservar esses animais, um grupo de pesquisadores construiu uma grande redoma que reproduz o ambiente amazônico e nela introduziu pequeno número de indivíduos de cada espécie ameaçada de extinção, tanto de animais com reprodução sexuada quanto assexuada. Com base em seus conhecimentos de genética de populações e aceitando a hipótese de que todos os indivíduos conseguiram sobreviver e se reproduzir na redoma, responda às questões.a) O que acontecerá com a variabilidade genética das espécies animais após 10 gerações? Por quê? b) Quais animais serão mais afetados: os com reprodução sexuada ou assexuada? Justifique sua resposta. c) Meiose é um processo celular que confere variabilidade genética aos organismos. Você concorda com essa afirmativa? Explique. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Descartando-se a possibilidade de mutação, em razão da pequena quantidade de seres vivos, a variabilidade deve manter-se "constante", igual à encontrada no grupo inicial. Não se formarão indivíduos com novas características genéticas. b) Os animais resultantes da reprodução assexuada, porque esse tipo de reprodução origina organismos geneticamente idênticos aos ancestrais, ao passo que os resultantes da reprodução sexuada possuem uma maior variabilidade genética. c) Concordo. Meiose é um tipo de divisão celular que, durante a gametogênese (formação de gametas), forma quatro células- filhas geneticamente diferentes da célula mãe. A partir daí, acontece a variabilidade genética graças ao fenômeno do crossing over, que ocorre na meiose I, porque há trocas de partes entre os cromossomos homólogos, misturando o patrimônio genético. Assim, os gametas serão geneticamente diferentes entre si.
07 - (Unicamp-SP) Culturas de cana são obtidas através do plantio de pedaços de colmos, os toletes; culturas de subsistência de milho, pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração do ambiente, como por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno (agente causador de doença)? Justifique sua resposta. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] Comparando as duas plantas, as culturas de milho terão maior potencial para enfrentar as alterações ambientais, pois resultam de reprodução sexuada. Nas plantas de milho ocorre fecundação (a semente origina-se do óvulo vegetal fecundado), portanto apresentam maior variabilidade genética. A cana origina-se de reprodução assexuada, a partir de pequenos pedaços lançados no solo, os quais brotam novos pés. A cana, portanto, apresenta pouca ou nenhuma variabilidade genética.
08 - (Unicamp-SP) O processo de regeneração pode ocorrer tanto em organismos uni como pluricelulares, conforme já demonstrado em vários experimentos. A apresentação do resultado de um desses experimentos pode ser observado na figura A, que mostra a regeneração de apenas um fragmento da alga unicelular acetabulária. A figura B mostra a regeneração de todos os fragmentos de uma planária (platelminto).
a) Por que no experimento com acetabulária não houve regeneração de todos os segmentos?b) Explique por que o processo de regeneração das planárias difere do ocorrido na acetabulária. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) A regeneração da alga acetabulária ocorre apenas no segmento que contém o núcleo. Sendo o núcleo é centro controlador das atividades celulares, o núcleo controla o metabolismo e também orienta a regeneração. Os demais segmentos sem núcleo sobrevivem até as reservas nutritivas do citoplasma se esgotarem.b) A planária é um organismo pluricelular, assim como cada um dos fragmentos formados. Como as células dos fragmentos são nucleadas, o material genético contido no núcleo de cada uma delas controla o metabolismo, orientando o processo de regeneração da planária.
09 - (UNICAMP) A figura abaixo mostra uma situação jocosa referente à fragmentação de um invertebrado hipotético, em que cada um dos fragmentos deu origem a um indivíduo. Um exemplo real muito conhecido é o da fragmentação da estrela-do-mar, cujos fragmentos dão origem a outras estrelas-do-mar.
a) Tanto a figura quanto o caso da estrela-do-mar se referem à reprodução assexuada. Explique em que a reprodução assexuada difere da sexuada.b) Dê uma vantagem e uma desvantagem da reprodução assexuada em relação à sexuada. Justifique. Sugestão de Resposta:
[fechar resposta] a) Na reprodução assexuada não ocorre recombinação genética entre os indivíduos participantes. Na reprodução sexuada ocorre recombinação genética.A reprodução assexuada é mais rápida. Na reprodução sexuada os organismos são gerados num intervalo maior de tempo.Os indivíduos formados por reprodução assexuada não apresentam variabilidade genética.b) Já os indivíduos formados por reprodução sexuada apresentam uma grande variabilidade genética. Em relação à reprodução assexuada podemos citar a seguinte vantagem e desvantagem.Vantagem: em um ambiente estável e favorável a reprodução assexuada produz um grande número de indivíduos geneticamente idênticos em curto prazo de tempo. Desvantagem: caso venha ocorrer uma alteração ambiental, como por exemplo, surgimento de um patógeno, todos os organismos poderão ser eliminados.Em relação à reprodução sexuada destacamos como vantagem e desvantagem.Vantagem: os organismos formados apresentam características genéticas diferentes, isso pode facilitar a sua sobrevivência em ambientes instáveis e desfavoráveis. Desvantagem: o tempo que demora para formar os indivíduos por reprodução sexuada.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes