Tecnologia do Blogger.

22 de mar. de 2011

Dicas para Emagrecer com Exercício Físico

Verão está aí e você quer ficar em forma para curtir suas férias como merece? Confira então nossas dicas para emagrecer com exercício físico!

Exposição Corporal

O Brasil é um país que tem uma extensa área litorânea, e talvez por isso, e pelas altas temperaturas principalmente no verão, comuns em quase todos os seus estados, grande parte da população brasileira tem por hábito expor seus corpos, enquanto passeiam pela orla marítima.

No entanto, para que isso aconteça bem e não passarem por frustrações devido a uma “barriguinha não bem definida” ou “uns quilinhos a mais”, as pessoas começam uma busca pelo “Santo Graal”: um corpo magro, esbelto e livre de gorduras. Algo bastante complicado principalmente nesta época de fim de ano, onde a tradição convida todos a abusarem de alimentos muitas vezes gordurosos ou muito doces, as pessoas costumam correr para asacademias de ginástica na esperança de emagrecer rapidamente, com uma série intensa de exercício físico.

Opinião de Especialistas

Os especialistas em Nutrição e profissionais de Educação Física, orientam que a prática de ginástica e de exercíco físico para emagrecimento deve ser considerada um hábito, e não somente atitudes ocasionais, para modelar rapidamente o corpo com o objetivo de exibi-lo, somente na estação do verão nas praias brasileiras.

As atividades físicas feitas com o objetivo de emagrecimento, devem ser feitas frequentemente, pois são hábitos saudáveis muito importantes para o organismo humano,em especial para o sistema cardiorespiratório, as articulações e os músculos do indivíduo.

Portanto, além do emagrecimento que os exercícios físicos promovem no corpo das pessoas, também auxiliam na melhora do bem-estar das pessoas em geral.

Os profissionais especialistas na área, desaconselham a prática repentina de exercício físico de grande impacto em pessoas que ficaram muito tempo inativas, sob pena decausarem algum tipo de lesão muscular, em virtude do grande esforço que os músculostem fazer para realizar o treino.

Programa Norte-Americano

Um programa de queima de calorias, e consequentemente emagrecimento corporal foi recomendado por especialistas dos Estados Unidos e consistia em realizar por quatro vêzes na semana, durante trinta minutos mais ou menos,atividades cardiovasculares ondea pessoa tinha a opção de escollher o exercício de cardio, que mais lhe agradasse, comonatação, caminhada, corrida , patinação, ciclismo, entre outras.

Esse projeto desenvolvido alcançou ótimos resultados, pois a pessoa era orientada aseguir o seu ritmo corporal. Um exemplo, para conhecer se realmente um exercício físico está sendo eficaz na queima de calorias e no emagrecimento corporal, é quando o indivíduo perde um pouco do fôlego, e não consegue estabelecer uma conversa com outrapessoa, de acordo com especialistas, esse é um sinal de que as calorias estão sendoqueimadas com a prática daquele exercício.

Outras Sugestões para Prática de Exercícios

Outras sugestões apontadas como benéficas para quem quer emagrecer com exercício físico, é intensificá-lo em alguns momentos, com esforços adicionais para potencializarseu efeito, com posterior retorno a intensidade inicial.

Os cinco primeiros minutos iniciais do exercício físico, deve ser de práticas paraaquecimento corporal, só depois é que a pessoa deve começar seu treino preferido, comocorrer, nadar ou caminhar. sendo que a intensidade dessas atividades devem seraumentadas duas vêzes por cerca de noventa minutos mais ou menos.

Os exercício físico usado como forma de emagrecimento, podem ser feitos por todos, inclusive os que não tem condições financeiras para frequentar academias de ginástica.

Algumas atividades podem ser realizadas no dia a dia com essa finalidade, como porexemplo,quando passar por uma ladeira ou local inclinado tentar subi-lo a pé, ou saltar doônibus algumas quadras antes da residência, para praticar a caminhada.

Frequência do Exercício Físico

Para quem deseja perder peso, os profissionais especializados, orientam a prática deexercício físico pelo menos quatro vezes por semana, para que haja um efeito realmente efetivo. No entanto, não basta somente se exercitar para emagrecer,a alimentação que é consumida,também é muito importante nesse processo.

Para acelerar o processo de emagrecimento, os especialistas orientam às pessoas, areduzir ou eliminar o consumo de carboidratos refinados, como os derivados da farinha,bem como alimentos ricos em açúcares.

Para aqueles que gostam de bebidas alcoólicas, o ideal é substituí-las pela ingestão constante de água, preferencialmente gelada. Reduzir a quantidade de sal na comida é outra sugestão, além disso comer bastante alimentos abase de fibras, como aveia por exemplo. A Ingestão de verduras, legumes e frutas estão liberadas sem restrinções.

Exercício e Alimentação

Os especialistas em educação física e nutrição, orientam que adotando uma dietabalanceada em conjunto a prática de exercício físico, é possivel conseguir o tão almejado emagrecimento, e um corpo esbelto.

Os alimentos com alta taxa de glicemia como pães e açúcares, por exemplo devem ser evitados, pois se transformam em gordura na regiãoabdominal.

Já os que são ricos em fibras, encontrados nos legumes, frutas e verduras, proporcionam uma sensação de saciedade, reduzindo a quantidade de alimentos calóricos consumidos (ver artigo: A Importância dos Exercícíos Físicos Aliados à Alimentação).

Para quem deseja eliminar o acúmulo de gordura abdominal, os exercícios nessa reagião são muito importantes, porém o ideal é fazer poucas repetições, mas com pesos para potencializar os resultados.

Os profisisonais de educação física, alertam para a postura nahora de executar esse exercício, pois se realizados de maneira inadequada, podem trazer sérios problemas à saúde do indivíduo.

Em caso de dúvidas sobre as atividades é sempre bom seguir um programa de exercícios, orientados por um profissional especializado.

Por Salete Dias

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes