Tecnologia do Blogger.

22 de mar. de 2011

Creatina: Um Suplemento Nutricional para Atletas

Todos os esportitas que estão envolvidos em alguma proposta esportiva de competição ou até mesmo os que praticam exercícios sem a finalidade de se tornarem profissionais, somente para perda de peso corporal, por exemplo, já ouviram falar em algum momento nos ambientes esportivos, da creatina, mais conhecida por ser um suplemento nutricional para os atletas em geral. No entanto, será que realmente essa substância pode ser utilizada por todos os praticantes de atividades físicas? Veremos os principais aspectos que envolvem a creatina.

Para entendermos como a creatina atua no organismo humano, primeiro temos que entender o que vem a ser suplemento nutricional. De acordo com especialistas na área, o suplemento nutricional é qualquer substância que não é produzida de forma natural, e sim quimicamente, cuja função principal é complementar o efeito que os alimentos naturais fazem ao corpo da pessoa como fornecer mais energia e força aos indivíduos que o consome.

Por isso, os suplementos nutricionais são muito utilizados por atletas interessados em potencializar seus treinos e conseguir um melhor desempenho em competições esportivas. Esses produtos também são comercializados como substâncias auxilares na redução do peso corporal, em indivíduos que estão fazendo dieta com o objetivo de aumentar a massa muscular.

Vale ressaltar, que nem todo suplemento nutricional é indicado para todas as pessoas. Uma consulta ao profissional especializado em nutrição é sempre aconselhável para que o suplemento seja adequado ao organismo de cada indivíduo, devendo ser enfatizado também de maneira contundente pelo especialista que a alimentação natural consumida diariamente deve ser rica em sais minerais, proteínas e vitaminas. A creatina é um dos suplementos nutricionais mais conhecidos dos atletas.

Creatina: Um suplemento nutricional para atletas

Sintetizada originalmente no pâncreas e fígado através dos aminoácidos metionina, glicina e arginina, a creatina também pode ser encontradas em alimentos como peixes e em pequenas porções, cerca de cinco gramas por quilo de carne vermelha. A creatina é portanto, uma substância natural produzida a partir do próprio organismo humano com a finalidade de proporcionar mais energia aos indivíduos, que em geral produzem de maneira natural cerca de duas gramas da substância diariamente, o que é suficiente para a manutenção de um bom equilíbrio orgânico.

A creatina é de extrema importância na produção de água nas células dos músculos, fazendo com que eles fiquem volumosos e inchados, auxiliando a sintetização das proteínas. Presente na musculatura do esqueleto, a creatina é encontrada também em outros tecidos no corpo humano, como retina, cérebro e músculo do coração, entre outros.

Importância da Creatina no Desempenho do Atleta

Segundo especialistas em nutrição esportiva, para que os músculos de um atleta sejam bem trabalhados é necessário prorporcionar ao organismo dele alguma substância que potencialize seu mecanismo muscular. As células do corpo humano tem uma atuação em um composto de grande energia conhecido como ATP( Trifosfato de adenosina) cuja função é favorecer a contração muscular, transporte de impulsos nervosos e elaboração de outros processos para obtenção de energia celular.

Durante o período de queima de calorias com treinamento de exercícios de peso, o oxigênio disponível fica esgotado para os músculos que estão sendo exercitados naquele momento. É quando uma outra substância conhecida como Fosfato de Creatina é acionado para produzir mais um pouco de energia por alguns segundos. A principal preocupação dos atletas é aumentar suas reservas energéticas e as atuações das dimensões musculares, por essa razão, além da alimentação balanceda que devem ter, utilizam os suplementos alimentares à base de creatina.

Precauções no Uso da Creatina pelo Atleta

Pela capacidade da creatina em drenar água para o interior da célula, e como isso sobrecarregar os rins e fígado das pessoas comprometendo suas funções, os atletas devem fazer um monitoramento contante se sua hidratação está adequada, além de procurar um especialista em medicina, se porventura sentir dor ou desconforto nesses órgãos.

Os especialistas em nutrição alertam que o uso da creatina como suplemento alimentar não deve ser feito pelos indivíduos de maneira indiscriminada, pois essa substância não tem a capacidade de substituir de forma completa uma refeição realizada com os alimentos naturais. Vale ressaltar, que os benefícios da utilização da creatina não são iguais para todas as pessoas, pois nem todas as propiedades desse nutriente presente nos suplementos alimentares foram mensuradas de maneira conclusiva, o que significa que pode haver efeitos colaterais que não compensem a utilização dessa substância mesmo para os atletas que necessitam otimizar seu desempenho nos treinos e competições.

Em caso de dúvida, um profissional da área de saúde ou nutrição deve ser consultado sempre, para orientar melhor como o atleta pode fazer uso da creatina como suplemento alimentar, sem causar riscos à sua saúde.

Por Salete Dias

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes