Tecnologia do Blogger.

16 de ago. de 2010

MUCO

MUCO ou BILLINGS

É uma forma de evitar a gravidez que observa a umidade natural da vagina, procurando identificar os dias férteis, em que a mulher solta o óvulo. Dessa forma, ela evita ter relação sexual nesse período para que não ocorra gravidez.

Importante:

*

Toda mulher tem normalmente uma lubrificação na vagina que é incolor e tem um cheiro agradável que é natural.
*

Quando há algum corrimento contínuo, ou amarelado ou de qualquer outra cor não é possível verificar o período fértil pelo muco.
*

Além da lubrificação natural, a própria excitação sexual aumenta a lubrificação vaginal, deixando-a mais consistente, por isso o muco observado não deve ser o da calcinha, mas o do próprio corpo em momentos em que não haja excitação sexual.
*

Por ser um método que exige uma atenção constante do próprio corpo e que só deve ser feito em uma situação de plena saúde dos órgão reprodutivos e sexuais, pode causar alguns erros de interpretação, visto que fatores como o uso de calças apertada, calcinhas de laycra e presença de infecções vaginais podem confundir a observação do muco. Por isso é mais utilizado para quem deseja engravidar, para saber exatamente quando manter relações sexuais com maior chance de fecundação.

Como utilizar:

*

Se a mulher passar o dedo na vagina para observar a sua própria umidade, na vagina, diariamente vai perceber que logo após a menstruação, fica "seca", ou seja, apenas com a lubrificação natural da vagina. Depois, acompanhando diariamente, irá perceber que com o passar dos dias, haverá o início de uma umidade com saída de uma espécie de "catarro líquido" (muco cervical). No início este muco é espesso, claro e em pequena quantidade. Vai ficando mais “elástico” à medida em que se aproxima a ovulação, demonstrando que o corpo está no período fértil. Nesse período que dura cerca de 5 dias, ela deve evitar manter relações sexuais para não correr risco de engravidar, ou utilizar camisinha caso veja a ter relações.
*

Todos os meses esse processo se repete no corpo feminino.

Vantagens:


Desvantagens:

*

Este método não tem efeitos colaterais.
*

Permite um melhor conhecimento do corpo feminino e ciclo menstrual e período fértil, além de ensinar a mulher a tocar-se.
*

Favorece a participação do homem no planejamento familiar, fazendo com que ele acompanhe os ciclos de fertilidade e a menstruação da mulher.
*

Este método é muito utilizado por quem deseja engravidar, sendo um método auxiliar no tratamento da infertilidade.



*

Exige disciplina em estar atenta ao próprio corpo e abstenção de relações ou uso de camisinha nos dias que indiquem fertilidade;
*

Mulheres com ciclo menstrual irregular não devem utilizar este método;
*

Mulheres que apresentam inflamações crônicas, com presença constante de corrimento, não têm como verificar de forma correta os dias em que ocorre a presença do líquido (muco);
*

Não previne contra as DST/Aids.
*

Não é recomendado para adolescentes, pois pode ocorrer falhas e gravidez.

OBS: Corrimento (secreção com odor e cor) é sinal de inflamação.
Deve ser avaliado por um especialista de saúde (ginecologista).

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes