Tecnologia do Blogger.

16 de ago. de 2010

Laqueadura

LAQUEADURA ou LIGADURA DE TROMPAS ou ESTERILIZAÇÃO FEMININA




Trata-se de uma cirurgia feita na mulher, que corta e/ou amarra as suas trompas uterinas, impedindo a passagem do óvulo. Dessa forma, quando ocorre a relação sexual, o espermatozóide não encontra o óvulo, evitando assim a fecundação e gravidez.

Importante:

*

A esterilização cirúrgica exige indicação médica e só pode ser realizada em mulheres com mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos e que já passaram por grupos educativos, pelo menos 60 dias antes de demonstrar desejo de se operar, para conhecer os outros métodos contraceptivos, pois ela é irreversível e não pode ser desfeita.
*

Está regulamentada pela Lei 9.263, de 1996. art.226 da Constituição Federal).
*

A esterilização não poderá ser feita em momentos de aborto ou parto, a menos que novas gestações ofereçam risco de vida para a mulher ou futuros bebês.
*

Este método não é recomendado para mulheres jovens e para aquelas que ainda desejam ter filhos
*

Quando for realizada através de laparoscopia (corte no umbigo da mulher) oferece recuperação mais rápida e menor risco para a mulher.
*

A menstruação continua a ocorrer normalmente após a cirurgia.
*

É necessário procurar ajuda médica em caso de: febre, secreção vaginal mal cheirosa, falta de menstruação e alterações na cicatrização após a cirurgia.

Como Realizar:

Para realizar a laqueadura é necessário procurar um serviço de saúde e passar pelos pré-requisitos necessários a sua realização: idade mínima e/ou quantidade de filhos, reunião de Planejamento Familiar e entrevista com assistente social.

Vantagens:


Desvantagens:

*

A mulher não precisa mais utilizar outros meios para evitar a gravidez.
*

A possibilidade de falha é muito rara.



*

Trata-se de uma cirurgia, portanto com os mesmos riscos que qualquer outra, exigindo exames pré-operatórios, internação e anestesia.
*

A cirurgia é definitiva e irreversível, pois o retorno favorece gravidez nas trompas e não é recomendado.
*

Várias mulheres se arrependem de não poder engravidar mais, anos após a realização da cirurgia, apesar de no momento da operação terem tido certeza da escolha.
*

Este método não protege contra as DST/Aids.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes