Tecnologia do Blogger.

6 de ago. de 2010

Nematelmintos



Principais Características
Este filo é formado de vermes cilíndricos afilados nas extremidades sem segmentação e de dimensões muito variadas.

São vermes pois tem o corpo cilíndrico e sem membros.

Ambientes
Existem espécies parasitas, mas a maioria é de vida livre. Os nematelmintos de vida livre habitam o solo úmido, a areia dos desertos e das praias, a água estagnada, o mar. Os parasitas infestam os animais e as raízes, frutos, outras partes das plantas e o homem.

Forma e tipo de alimentação
É o primeiro filo na escala evolutiva a apresentar sistema digestivo completo (com boca e ânus). O alimento é ingerido pela boca (na parte anterior do corpo) e é empurrado por uma faringe curta e musculosa até o intestino, onde os alimentos são semidigeridos e englobados pelas células da parede intestinal, onde terminam de ser digeridos (digestão extra e intracelular). O material não digerido é eliminado pelo ânus.Os que parasitam plantas se alimentam da seiva e do conteúdo das células; e os que parasitam animais destroem células, para nutrirem-se de seu conteúdo, ou retiram alimento do muco do tubo digestivo.

Respiração
Sistema respiratorio ausente. Nas espécies de vida livre a respiração é aeróbia; as trocas são feitas por difusão através da pele. Nos parasitas a respiração é anaeróbia(ocorre na ausência de oxigênio).

Tipo e forma de reprodução
Animais de sexos separados com dimorfismo sexual. Fêmeas com grande fertilidade e existência de estágios larvários.

A reprodução é sexuada
Os espermatozóides, que não têm flagelos, deslocam-se por movimentos amebóides, e a fecundação é interna.

Esqueleto
Há uma ampla cavidade cheia de fluido, que serve como “esqueleto hidrostático”, pois mantém a forma do animal e proporciona sustentação, facilitando ainda a distribuição de substâncias (como nutrientes, resíduos e gases).

Representantes
Os asquelmintos (que já foram classificados como Aschelminthes, Nemathelminthes, Nematelmintos ou Pseudocoelomata)Entre os asquelmintos, o grupo mais numeroso e de maior importância para o homem é a classe Nematoda, à qual muitos autores atribuem a categoria de filo (filo Nematelminthes). Dentre os parasitas podem ser citados a lombriga, o ancislóstomo, o oxiúro, o bicho geográfico e a filária.

Fonte: vestcev.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes