Tecnologia do Blogger.

6 de ago. de 2010

Classe Mamália









Os mamíferos formam o grupo mais importante dos vertebrados e ocupam o lugar mais elevado da escala de evolução zoológica. A classe dos mamíferos é também a mais conhecida pois inclui o homem e possui 4600 espécies diferentes. Os mamíferos descendem dos répteis; surgiram há 195 milhões de anos de um grupo diferente daquele que originou os répteis atuais, o que explica as diferenças. Com o tempo eles passaram a apresentar a mais variada forma de adaptação ao ambiente, como pêlos que ajudam a se protegerem do frio. Suas principais adaptações estão ligadas ao modo de reprodução, ao aleitamento materno e ao cuidado com a prole. Estão distribuídos em praticamente todas as regiões da Terra, porém muitos mamíferos encontram-se ameaçados de extinção em diversas áreas florestais. Os membros se localizam quase sempre na face abdominal do corpo, o que permite ao animal andar ou correr.

Existem representantes tão pequenos quanto os musaranhos e camundongos com menos de 5 cm de comprimento e pesando apenas alguns gramas, e tão grandes quanto o elefante africano (Loxodonta aficana), que pode pesar até 7 toneladas. No mar, a baleia-azul (Balaenoptera musculus), que pode alcançar 31,5 m e 119 toneladas de peso, é o maior animal conhecido. No Brasil, o tamanho varia desde cerca de 5 cm e alguns gramas nos pequenos roedores até aproximadamente 300 kg da anta (Tapirus terrestris).

Todos os mamíferos possuem três características não encontradas em outros animais: · a produção de leite através de glândulas mamárias; · pêlos formados por queratina, e especializados em funções diferentes: proteção contra a insolação, isolamento térmico, sensoriais, camuflagem e defesa; · três ossos no ouvido médio (martelo, bigorna e estribo).

Outras características secundárias encontradas na maior parte dos mamíferos são a presença de dentes diferenciados, uma mandíbula inferior formada por um único osso, a existência do diafragma (músculo que separa a cavidade abdominal da torácica), pulmões revestidos de pleura, epiglote controlando e separando a passagem de alimento e de ar, cérebro altamente desenvolvido, endotermia e homeotermia, sexos diferenciados, sexo do embrião determinado pela presença dos cromossomos X ou Y e fertilização interna.

Além das características gerais é necessário conhecer os seguintes detalhes:

1. Normalmente, os mamíferos utilizam quatro membros para se deslocarem, têm o corpo coberto de pêlos, que mudam periodicamente, uma epiderme queratinizada que protege contra o atrito, impermeabiliza e é uma barreira contra microorganismos, e a temperatura corporal é constante (homeotermos). Os mamíferos são animais de sangue quente; isso requer, então, algum tipo de isolamento térmico que é oferecido pela pele: tecido gorduroso, uma camada de pele externa morta (epiderme) e, principalmente, pêlos. As glândulas sebáceas, embutidas no pele, revestem os pêlos com uma secreção que repele água, e cada pêlo tem um músculo especial (horripilador) que pode deixá-lo eriçado.

2. Por ser o grupo mais complexo, onde o homem está presente, a característica que marca este grupo é a presença de glândulas mamárias para a alimentação de seus filhotes, possuindo outras glândulas tais como: sebáceas (produção de gordura para lubrificar), sudoríparas (produzem suor para manter a temperatura do corpo constante), odoríferas (produzem cheiro para afugentar os inimigos).

3. Todos os mamíferos, sem exceção, possuem pêlos (as baleias, que não tem pêlos quando adultas, nascem com eles; as escamas do pangolim são pêlos modificados, etc.). Os pêlos variam de acordo com o tipo ou animal: porco e javali possuem cerdas; o carneiro, a lã; o porco-espinho possui cerdas longas e rijas chamadas de espinhos.

4. O esqueleto se caracteriza por ter a coluna vertebral dividida em várias partes diferenciadas: região caudal, que pode terminar numa cauda, regiões lombar, dorsal e cervical. O nariz pode ser proeminente. No nariz está alojado o sentido do olfato que se encontra muito desenvolvido em algumas espécies de mamíferos. Possuem quatro extremidades, típicamente terminadas em cinco dedos providos de unhas córneas, garras ou cascos (ainda que ,em alguns casos, as extremidades podem estar mais ou menos atrofiadas como observamos em Cetáceos, baleias e golfinhos, ou em Sirenídeos). Freqüentemente o número de dedos é menor que cinco. Apresentam adaptações para andar, correr, trepar, voar, nadar ou escavar. Os membros, muito modificados nos cetáceos (os braços se tornam nadadeiras), se localizam quase sempre, nos mamíferos terrestres, na face ventral do corpo. Isto permite ao animal andar ou correr. Os membros podem ser terminados em quatro pés (quadrúpedes), dois pés e duas mãos (no homem) ou quatro mãos (nos macacos). Nos ungulados (búfalos), as unhas ficam em contato com o chão e se transformam em cascos. Em geral podemos dizer que temos nos mamíferos terrestres três formas de extremidades para caminhar:

PLANTÍGRADOS: que utilizam toda a palma ou sola do pé para caminhar, como no urso ou no ser humano

DIGITÍGRADOS (digitos:dedo): que caminham apoiados nos dedos, como o cão e o gato.

UNGULADOS: são mamíferos que caminham sobre a unhas, que por este motivo transformaram-se num casco, como ocorre no cavalo e em outros herbívoros.



Seu aparelho respiratório é formado pelos seguintes órgãos: vias aéreas, as narinas, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios e por último os pulmões. Por isso apresentam respiração pulmonar.

Os pulmões apoiam-se no músculo diafragma que auxilia nos movimentos respiratórios (inspiração, que é a entrada de ar, com a cavidade toráxica ampliada, e expiração, com a contração da cavidade toráxica, que é a saída do ar rico em gás carbônico). O diafragma separa o tórax do abdome.

Respiração nos Mamíferos


Cavidade toráxica, que contém os pulmões e o coração. Cavidade abdominal, com os aparelhos digestivo, excretor e reprodutor.No aparelho respiratório possuem laringe para poder emitir sons.


Sistema Respiratório
( Clique para ampliar )

O aparelho circulatório faz o sangue circular pelo corpo com ajuda dos vasos sangüíneos e do coração.O coração é igual ao das aves e crocodilianos, formados por duas aurículas e dois ventrículos, onde do lado direito circula o sangue venenoso e do lado esquerdo o sangue arterial . Os vasos sangüíneos - como artérias e as veias - são tubos por onde o sangue circula. As veias levando o sangue para o coração e as artérias conduzindo o sangue do coração para o corpo.

O coração é composto de dois átrios ou aurículas (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo).Cada átrio comunica-se com o ventrículo do mesmo lado. Os vasos que desembocam nos átrios são chamados VEIAS, bem como os vasos que saem dos ventrículos são as ARTÉRIAS.Portanto, o que identifica um vaso como veia ou artéria não é o tipo de sangue que carrega e sim o sentido em que o sangue circula.


Coração de um Mamífero

Para a transformação e o aproveitamento dos alimentos, os mamíferos apresentam aparelho digestivo formado por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso e ânus. Na boca têm os dentes , diferentes segundo sua utilização, apresentam dentes incisivos para cortar, caninos para desgarrar e premolares e molares para triturar. Não há cloaca , como nas aves , nos placentários .O tubo digestivo é muito variado segundo se trate de carnívoro e omnívoros que o podem apresentar mais curto e simples que o dos herbívoros .

O aparelho excretor tem por finalidade a eliminação dos resíduos líquidos do organismo. Esse aparelho é formado por dois rins (que produzem a urina), dois bacinetes, dois ureteres, uma bexiga que irá armazenar temporariamente a urina, que em seguida será eliminada pela uretra .O principal resíduo nitrogenado é a uréia . Nos Répteis, Aves e Mamíferos os rins são chamados Metanefros, que são rins com muitos glomérulos situados na parte posterior do corpo.

Os mamíferos dispõem de cinco órgãos dos sentido: tato, olfato, paladar, audição e visão. Eles são utilizados para caçar, perceber a presença do inimigo, procurar alimentos, encontrar a fêmea para o acasalamento, proteção, etc . Alguns órgãos dos sentidos são mais apurados em certos animais do que em outros. Olfato bem desenvolvido - no cão, no leão, no elefante, etc., boa visão tem o lince, ótima audição tem o morcego, olfato o gato, tem através de suas vibrissas.

O sistema nervoso é bem desenvolvido , com cérebro e cerebelo grandes e aperfeiçoados. Eles possuem o maior cérebro entre os vertebrados, sendo particularmente bem desenvolvida a camada superficial, o córtex, responsável pela inteligência e memória. Isto dá aos mamíferos uma capacidade maior de aprendizagem que a dos outros vertebrados. Tal capacidade se reflete em variados e complexos padrões de comportamento, como a corte, a defesa de território, a vida em sociedade e a procura de alimento. Graças a eles, fica garantida a sobrevivência .Os hemisférios cerebrais, que são planos nos mamíferos inferiores, cresceram tanto nos superiores que apresentam pregas para entrar no crânio. (chamam-se circunvoluções).

O aparelho reprodutor dos mamíferos é formado das seguintes partes: o feminino é constituído por dois ovários que produzem óvulos, dois ovidutos, um útero, corpo do útero, vagina e abertura urogenital com a presença do clitóris. O reprodutor masculino é assim formado: dentro do escroto estão os testículos que produzem espermatozóides que serão armazenados nos epidídimos, duto deferente, canal inguinal, as glândulas próstata e Cowper fornecem secreção para que o espermatozóide possa nadar e sair pela uretra no meio do órgão copulador, que é o pênis.

A reprodução sempre é precedida de acasalamento verdadeiro. Os mamíferos são vivíparos (os filhotes se desenvolvem dentro do organismo da mãe), exceção feita aos Monotremados. Os monotremados, como o ornitorrinco e o equidna, são ovíparos. Nos marsupiais (canguru, koala), que possuem uma placenta vestigial e o desenvolvimento embrionário subdividido, inicialmente no útero e depois no marsúpio, dobra da epiderme do abdome onde se alojam as glândulas mamárias, a fêmea dá à luz um filhote embrionário que termina seu desenvolvimento na bolsa ventral materna; nestes mamíferos com placenta rudimentar, a bolsa marsupial substitui a placenta. Nos placentários, o embrião se desenvolve inteiramente no útero materno, ao qual se liga pela placenta. Este terá períodos variáveis de gestação; por exemplo: elefoa 20 meses, égua 12 meses, mulher 9 meses, cadela 2 meses, coelha 1 mês. Após esse período os filhotes são expulsos do corpo da mãe, sendo animais vivíparos.


Canguru

Taxonomia ou Sistemática
Os mamíferos são agrupados de acordo com suas semelhanças e separados conforme suas diferenças. Com base nesses procedimentos, os cientistas procuraram dividir os mamíferos em subclasses e várias ordens, entre as quais se destacam:

Subclasse Prototheria, ordem dos Monotremados. Um único orifício para os sistemas digestivo, reprodutor e excretor, a cloaca. Sobrevivem hoje 2 familias e 3 espécies; são os mamíferos mais primitivos que existem, pois botamovos, apresentam bico e patas semelhantes aos patos e os membros anteriores transformados em nadadeiras. O ornitorrinco e equidna (ambos encontrados na Austrália).

Sub-Classe Prototheria: Os Monotremados
Mamíferos com cloaca, uma homeotermia imperfeita e ovíparos


Echidna


Ornitorrinco

Platypus = Ornitorrinco


Ornitorrinco
Mamífero que também põem ovos, possui um bico de pato, com corpo peludo e cauda achatada que funciona como nadadeira. É uma curiosidade da natureza. Os ornitorrincos se alimentam basicamente de minúsculos invertebrados encontrados nos rios, numa dieta semelhante à dos peixes. Além disso, têm um apetite impressionante: consomem cerca de um quarto de seu peso em comida diariamente.

Como um macho adulto pode chegar a pesar 2 quilos, isso significa cerca de 500g de insetos quase microscópicos por dia. Isso faz dos ornitorrincos predadores vorazes, capazes mergulhar até 1000 vezes numa noite e movimentar pedras do tamanho de um melões no fundo dos rios para saciar sua fome.
Sub-Classe Metarheria: os Marsupiais
A placenta é rudimentar e a gestação imcompleta.

Inicia-se no útero e completa-se numa dobra da epiderme do abdome o o marsúpio.

São exemplos:


Canguru (australiano)


Opossum (neártico)


Gambá (neotropical)

Subclasse Theria, infraclasse Eutheria (Placentalia): mamíferos placentários divididos nas seguintes ordens.

Sub-Classe Eutheria: os Placentários
A placenta é desenvolvida e a gestação ocorrerá totalmente no útero materno:

O filhote ao nascer somente diferirá do adulto em volume e maturidade sexual.


Leão

Carnívoros
São os mamíferos que se alimentam de carne, pois apresentam dentes caninos bem desenvolvidos, capazes de dilacerar a carne. São exemplos leão-marinho, leão, lontra, lobo, quati, hiena, urso, onça, tigre, etc.

Cetáceos
São os maiores mamíferos adaptados à vida aquática, pois seus membros anteriores são transformados em nadadeiras; não têm os posteriores, e a forma de seu corpo lembra a de um peixe. Na enorme cavidade bucal, as baleias têm centenas de largas lâminas (barbatanas) que filtram a água do mar, permitindo a retenção do plâncton. No alto da cabeça, a baleia tem um orifício nasal, por onde é realizada a circulação do ar (respiração pulmonar). Os cachalotes, as orcas, os golfinhos e os botos são cetáceos que no lugar das barbatanas apresentam dentes (carnívoros).

Dermópteros
Mamíferos semelhantes a esquilos. São capazes de planar, vivem no Sudeste da Ásia. O principal exemplo é o lêmur-voador.

Edentados
São os mamíferos que apresentam uma dentição incompleta, contendo dentes sem esmaltes e sem raiz. Existem também aqueles que nem dentes têm. Esta ordem também pode ser chamada de Xenatro devido a um tipo de articulação especial das vértebras. A preguiça, tamanduá, tatu, etc.

Escamados
Mamíferos que possuem corpo coberto com grandes placas córneas e língua delgada, usada para pegar insetos. Vivem na África e no Sudeste da Ásia. · Focídeos: animais mamíferos, carnívoros da família Phocideae, pinípedes, desprovidos de orelhas, com orifício auditivo descoberto. Caminham saltando com o ventre, dada a impossibilidade de se levantarem com os membros posteriores e de usá-los para locomoção, vivem a maior parte da vida na água, tendo hábitos anfíbios (ou seja, vive tanto em terra como na água). A foca, o elefante-marinho e o leão-marinho.

Insetívoros
Mamíferos primitivos com focinho longo e pontiagudo. São pequenos e se alimentam de insetos. A toupeira, ouriço e musaranho.

Lagomorfos
A ordem dos lagomorfos é parecida com a dos roedores; a única diferença é que estes têm quatro dentes incisivos no maxilar superior e dois na mandíbula. Os coelhos e lebres.

Primatas: os mamíferos mais avançados. Cérebro grande, 5 dedos nas 4 extremidades. Distribução mundial. 13 familias e umas 200 espécies; são os mamíferos mais inteligentes, cuja cabeça forma um ângulo reto com o pescoço; ossos das pernas separados, livremente articulados, mãos e pés freqüentemente grandes, cada um com cinco dedos bem distintos, com o dedo polegar da mão em forma de alavanca, olhos dirigidos para a frente. Em sua maioria, estão adaptados à vida selvagem, como os macacos e os antropóides - estes desprovidos de cauda. O representante mais importante desse grupo é o homem. Porém, é preciso observar que, embora pertença a esta ordem, o homem está classificado na família dos homínidas. Os representantes dos primatas são o chimpanzé, o gorila, o orangotango, o macaco e o gibão. · Proboscídeos: estes mamíferos apresentam o lábio superior unido ao nariz, formando a tromba. Esta tem muitas utilidades, dentre elas: pegar o alimento e levá-lo à boca, defesa, etc. Nos machos, os dois grandes dentes incisivos no maxilar superior são as presas de marfim, que podem chegar a 2,5m. A cabeça desses animais é grande, com duas largas orelhas abanadoras para se refrescarem. Os elefantes.

Quirópteros
O nome Chiroptera origina-se de chiro= mão e ptero= asa, isto é, animais com a mão transformada em asa. É a segunda ordem em número de espécies, com cerca de 987 formas já conhecidas, cujo número só é superada pela Ordem Rodentia, dos roedores, onde se incluem os ratos, esquilos, cutias, etc. São os únicos mamíferos com capacidade real de vôo, propiciada pela membrana que une 4 dos 5 dedos do membro anterior, formando a asa. Outras espécies, como o esquilo-voador, apenas planam, após saltar de lugares altos. Os morcegos ocorrem em todos os continentes, só não sendo encontrados nos pólos. São em geral pequenos, na grande maioria não excedendo 100 gramas de peso. Apresentam hábitos crepusculares e noturnos e parte significativa das espécies orienta-se pela ecolocalização, emitindo sons de alta freqüência, inaudíveis ao homem, que ao esbarrar em algum objeto, retornam sob a forma de eco. Apresentam os hábitos mais diversos dentro de um único grupo de mamíferos, variando de insetívoros (alimentam-se de insetos), frugívoros (alimentam-se principalmente de frutos), nectarívoros (alimentam-se de néctar), piscívoros (incluem em sua dieta peixes), carnívoros (alimentam-se de pequenos vertebrados), onívoros (alimentam-se de frutos, flores, pequenos vertebrados e frutos) e hematófagos ou sanguívoros (alimentam-se de sangue). Seus olhos são reduzidos e atrofiados, mas a sua audição é perfeita, com a qual eles se orientam (sonar). Durante o dia eles permanecem no teto de cavernas, forros de casas abandonadas ou árvores. Saem à noite, para caçar pequenas presas (ratos, rãs, lagartos) ou até mesmo frutas e néctar de algumas flores.

Roedores
Estes mamíferos apresentam dentes incisivos que não param de crescer. Para que isso não dificulte sua sobrevivência, estes animais roem com grande freqüência para poderem desgastá-los. Não apresentam dentes caninos. A capivara, castor, rato, esquilo, etc.

Sirênios
Estes mamíferos aquáticos vivem em água doce e têm seus membros transformados em nadadeiras, com a cabeça semelhante à do bezerro, herbívoros dóceis e de poucos pêlos cobrindo o corpo. O nome sirênio significa sereia, a figura da lenda, metade peixe e metade mulher. Por sua carne ser muito apreciada estão sendo dizimados. O peixe-boi.

Ungulados
Seus membros apresentam em sua extremidade o casco. Por isso estão divididos em dois grupos: Artiodáctilos e Perissodáctilos.

Artiodáctilos
Significa que esses animais têm um número par de dedos com casco. São exemplos o porco, camelo, dromedário (uma corcova), lhama dos Andes. o Perissodáctilos: significa que esses animais têm um número ímpar de dedos com casco. O cavalo, burro, anta, zebra e o rinoceronte.

Os ungulados podem ser ruminantes, pois o alimento, depois de engolido, é armazenado temporariamente na pança para ser amolecido e vai para o barrete e quando regurgitado, volta à boca para melhor ser mastigado e engolido, passando para o folhoso e logo em seguida coagulador (partes do estômago complexo). São exemplos de ruminantes, o camelo, boi, cabra, girafa, búfalo, etc.

Fonte: www.marcobueno.net

SUPERFAMÍLIA: Hominoidea. Macacos Antropóides e Homem.

FAMÍLIA: Pongidae

Gorilla gorilla (Gorila)


Gorila


Chipanzé

FAMÍLIA: Hominidae

Homo sapiens (espécie humana)

ORDEM: Edentata. Tamanduás, Preguiças, Tatus
FAMÍLIA: Myrmecophagidae. Tamanduás.

Myrmecophaga tridactyla (Tamanduá bandeira)


Tamanduá bandeira

FAMÍLIA: Bradypodidae. Preguiças.

FAMÍLIA: Dasypodidae. Tatus.

ORDEM: Lagomorpha
FAMÍLIA: Leporidae. Lebres e Coelhos.

ORDEM: Rodentia. Roedores
FAMÍLIA: Sciuridae. Esquilos e Marmotas.

FAMÍLIA: Castoridae. Castores.

FAMÍLIA: Erethizontidae. Porco-espinho.

FAMÍLIA: Cricetidae. Ratos, Camundongos e Hamster.

FAMÍLIA: Muridae

Wiedomys pyrrhorhinos (Rato de Fava)


Rato de Fava

FAMÍLIA: Sciuridae

Glaucomys volans (Esquilo Voador)


Esquilo Voador

ORDEM: Cetacea. Baleias, Golfinhos e Botos
FAMÍLIA: Delphinidae

Orcinus orca (Orca)


Orca

Delphinus delphis (Golfinho comum)



ORDEM: Carnivora. Carnívoros
SUBORDEM: Fissipedia. Cães, Gatos, Ursos, etc.

FAMÍLIA: Procyonidae. Panda.

FAMÍLIA: Mustelidae

Meles meles (Texugo)


Texugo

FAMÍLIA: Hyaenidae.
Crocuta crocuta (Hiena malhada)


Hiena malhada

FAMÍLIA: Canidae.
Canis familiares (Pastor, São Bernardo, etc.)
Canis lupus (Lobo)


Lobo

Canis latrans (Coiote)


Coiote

Vulpes vulpes (Raposa)


Raposa

FAMÍLIA: Ursidae. Ursos
Ursus arctos horribilis (Urso-grizzly)


Urso

SUBORDEM: Pinnipedia. Focas e Leões Marinhos.

FAMÍLIA: Odobenidae

Odobenus rosmarus (Morsa)


Morsa

FAMÍLIA: Otariidae

Zalophus californianus (Leão Marinho)


Leão Marinho

ORDEM: Proboscidea. Elefantes.

FAMKLIA: Elephantidea

Loxodonia africana (Elefante africano)


Elefante africano

ORDEM: Perissodactyla. Ungulados de dedos kmpares.

FAMILIA: Rhinocerotidae. Rinocerontes.

FAMILIA: Equidae. Cavalos, asnos e zebras.

Equus caballus (Égua Puro Sangue)

ORDEM: Artiodactyla. Ungulados de dedos pares.
SUBORDEM: Suiformes. Porcos e semelhantes.

FAMILIA: Suidae.

Sus scrofa (Porco)


Porco

FAMILIA: Hippopotamidae. Hipopótamos.
Choeropsis liberiensis (Hipopótamo pigmeu)


Hipopótamo pigmeu

SUBORDEM: Tylopoda.

FAMILIA: Camelidae.
Camelus bactrianus (Camelo bactriano)


Camelo bactriano

SUBORDEM: Ruminantia. Ruminantes. Pés com cascos. Ruminam.

INFRAORDEM: Pecora. Ruminantes Verdadeiros.

FAMILIA: Cervidae. Veados.
FAMILIA: Giraffidae. Girafas.
FAMILIA: Bovidae. Ruminantes com cornos ocos.
Capra hircus (Cabra doméstica)


Cabra doméstica

Bos taurus (Gado doméstico)


Gado Doméstico

Ovis aries (Carneiro)


Carneiro

Fonte: www.umsonhoparamim.hpg.com.br



0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes