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29 de mar. de 2009


LipídiosConstituem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Juntamente com as proteínas, ácidos nucléicos e carbo-hidratos, os lipídios são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas.São os principais depósitos de energia. Cada grama de lipídio fornece nove calorias enquanto cada grama de proteínas e de carboidratos nos fornece quatro calorias. Apesar disto, os carboidratos são vistos como a principal e a mais eficiente fonte energética já que necessitam menos oxigênio para a sua oxidação quando comparados a lipídios e proteínas. São os principais componentes das membranas celulares; isto é especialmente importante porque as membranas são um dos maiores componentes estruturais e organizados das células. Presentes na constituição de estruturas celulares (fosfolipídios e colesterol), como a membrana plasmática, do retículo endoplasmático rugoso e liso e membranas dos organóides que as possuem, como mitocôndrias e cloroplastos. O colesterol, presente nas células animais, confere maior grau de rigidez à membrana.Formam uma película protetora (isolante térmico) sobre a epiderme de muitos animais (tecido adiposo). Também funcionam como escudo protetor contra o traumatismo dos órgãos vitais tipo coração, fígado, rins, baço, cérebro e medula espinhal. As vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) são transportadas para o fígado através da linfa como uma parte de lipoproteína e são armazenadas no organismoEntre os esteróides destacam-se o colesterol [constituinte da membrana plasmática], o estrógeno [hormônio feminino que estimula o impulso sexual e o aparecimento de caracteres sexuais secundários, tais como desenvolvimento de seios e pêlos corporais], a progesterona [outro hormônio feminino que prepara o organismo para a gravidez] e a testosterona [hormônio masculino que estimula o impulso sexual e o aparecimento de caracteres sexuais secundários, tais como desenvolvimento de barba, voz grave e pêlos corporais].

LEIS DE MENDEL


1. O que hoje nós conhecemos como meiose o Padre Gregor Mendel, pai da Genética denominou de sua primeira lei ou Lei da Segregação: ”cada caráter é determinado por um par de genes que irão separar-se na formação dos gametas”. Atualizando, diríamos, um par de genes nas células diplóides que se separam na anáfase I quando os cromossomos do mesmo par migram para pólos opostos.2. A segunda Lei de Mendel é a Lei da Independência e nos afirma que os genes para caracteres diferentes transmitem-se independentemente e devem ser analisados separadamente. Observe que acompanhando a transmissão da cor e da superfície da semente juntos o resultado é o mesmo que separadamente, pois 12 amarelos para 4 verdes é a mesma coisa que 3 amarelos para 1 verde, resultado do cruzamento entre dois heterozigóticos para 1 caráter; 12 lisos para 4 rugosos é o mesmo resultado que 3 lisos para um rugoso. O resultado 9/16 de amarelos lisos poderia ser obtido da multiplicação de ¾ para ser amarelo x ¾ para ser liso, o que torna aquele imenso quadro de Pünnet desnecessário. Mas, sabemos hoje, que isto somente é válido para pares de genes que ocorrem em pares de cromossomos diferentes.3. Quando os pares de genes ocorrem no mesmo par de cromossomos as novas combinações gênicas e o seu percentual vão depender da distância entre os genes medida em morganídeos, unidade que corresponde a 1% de crossing-over.4. Quando, por exemplo, os pares AaBb ocorrem no mesmo par de cromossomos, muito próximos entre si, o que impossibilita as combinações Ab e aB, somente teremos as combinações originais AB e ab e chamamos ao caso de Ligação (Linkage) Fatorial completa, exceção não prevista por Mendel

PROTEÍNAS


As substâncias orgânicas mais abundantes da matéria viva são as proteínas; macromoléculas constituídas de unidades menores denominadas aminoácidos.As proteínas são encontradas em abundância em carnes em geral, peixes, leite e seus derivados, ovos e em vários tipos de grãos (feijão, soja), no nosso tubo digestório, as proteínas são digeridas e originam inúmeros aminoácidos livres. Estes são absorvidos pelo organismo e usados na síntese de proteínas específicas, sob o comando dos ácidos nucléicos.A ligação que se estabelece entre dois aminoácidos é chamada ligação peptídica, consiste na união entre o carbono (C) do grupo ácido de um aminoácido e o nitrogênio (N) do grupo amina de outro aminoácido, quando ocorre este tipo de ligação sobra sempre uma molécula de água.Desta forma, as proteínas podem ser definidas como polipeptídios de cadeia longa, resultante da união de cerca de oitenta até centenas de aminoácidos. A hemoglobina é uma proteína que possui uma cadeia peptídica formada por 574 aminoácidos.A seqüência dos aminoácidos determina a forma da molécula protéica. Assim, proteínas diferentes, sendo constituídas por aminoácidos diferentes, deverão ter formas diferentes. Acontece que a forma da proteína está intimamente ligada associada a sua função. Por isso, alterando a seqüência dos aminoácidos de uma determinada proteína, a forma da molécula também se altera e seu papel biológico também.Há casos que a molécula protéica se ?deforma? quando submetida a temperaturas elevadas. A esse fenômeno dá-se o nome de desnaturação. A proteína desnaturada apresenta-se com sua estrutura química alterada, o que explica o fato de ela tornar-se funcionalmente inerte.No organismo humano existem muitos tipos diferentes de proteínas, que executam as mais diversas funções. Mas, basicamente, esses compostos orgânicos podem ser agrupados em cinco categorias, de acordo com sua função: estrutural, hormonal, nutritiva, enzimática e de defesa.

23 de mar. de 2009

EXERCÍCIO - CITOLOGIA


1. (UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar:
a) membrana plasmática e retículo endoplasmático.
b) ribossomos e aparelho de Golgi.
c) mitocôndrias e nucléolo.
d) mitocôndrias e centríolos.
e) membrana plasmática e ribossomos.


2. (Mack-SP) Células animais e vegetais foram colocadas em frascos separados, contendo uma solução de água e NaCl. Após algum tempo, somente as células animais estavam rompidas. Isso permite concluir que a solução era I, provocando II das células animais e III das células vegetais.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os espaços I, II e III.
a) isotônica; deplasmólise; turgência
b) hipotônica; lise; turgência
c) isotônica; lise; plasmólise
d) hipertônica; lise; turgência
e) hipotônica; deplasmólise; plasmólise



4. (UFPI) Que processo provavelmente estaria ocorrendo, em grande extensão, em células com grande quantidade de retículo endoplásmico granular (rugoso)?
X a) Síntese e exportação de proteínas
b) Secreção de hormônios
c) Absorção de proteínas
d) Secreção de esteróides
e) Digestão intracelular


5. (Fuvest-SP) As mitocôndrias são consideradas as “casas de força” das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias
a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão dos alimentos.
b) produzirem ATP com utilização de energia liberada na oxidação de moléculas orgânicas.
c) consumirem moléculas de ATP na síntese de glicogênio ou de amido a partir de glicose.
d) serem capazes de absorver energia luminosa utilizada na síntese de ATP.
e) produzirem ATP a partir da energia liberada na síntese de amido ou de glicogênio.


6. (Fatec-SP) Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que contém os termos que preenchem corretamente os espaços (I), (II), (III) e (IV).
“O controle das características fenotípicas dos seres vivos é feito pelos (I) através do comando da síntese de (II). No processo de elaboração de uma proteína ocorrem as etapas de transcrição e (III). A primeira etapa forma a molécula de (IV) contendo a mensagem genética e a segunda etapa é responsável pela produção da proteína.”
a) ribossomos, proteínas, tradução, RNA transportador.
b) ribossomos, aminoácidos, duplicação, RNA ribossômico.
c) genes, aminoácidos, duplicação, RNA mensageiro.
d) genes, proteínas, tradução, RNA mensageiro.
e) genes, aminoácidos, cópia, RNA ribossômico.


7. (UEM-PR) Os itens de I a VII, abaixo, referem-se a componentes da célula.
I — Retículo endoplasmático
II — Membrana plasmática
III — Mitocôndrias
IV — Parede celular
V — Plastos
VI — Centríolos
VII — Aparelho de Golgi
Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto.
01. I está presente em A e em B.
02. II está presente em A e ausente em B.
04. III está presente em A e ausente em B.
08. IV está presente em A e ausente em B.
16. V está presente em A e ausente em B.
32. VI está presente em A e ausente em B.
64. VII está presente em A e em B.
Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas. 89 (1, 8, 16, 64)
8. (UFRN) Quando há infecção bacteriana, os neutrófilos englobam os patógenos e os destroem. No processo de destruição dessas bactérias, ocorre sucessivamente:
a) endocitose – formação do fagossomo – formação do vacúolo digestivo – degradação bacteriana – clasmocitose.
b) fagocitose – formação do vacúolo autofágico – formação do fagossomo – degradação bacteriana – defecação celular.
c) endocitose – formação do vacúolo autofágico – ataque lisossômico – egestão.
d) pinocitose – ataque lisossômico – formação do vacúolo digestivo – exocitose.


9. (UGF-RJ)
Aposentadoria especial
“O Sindicato dos profissionais que trabalham em minas ou com britadeiras, por aspirarem eles grande quantidade de pó de sílica (principal componente das rochas), pretende entrar com um pedido de aposentadoria especial no Congresso Nacional em que o tempo de serviço deverá passar a ser de dez anos. O Sindicato alega que, por essa causa, a capacidade dos pulmões desses profissionais diminui, caracterizando uma doença chamada de silicose.”
(Notícia divulgada pelo Jornal Nacional, 19 de abril de 1998.)
Na silicose, a membrana de uma determinada estrutura celular perde sua estabilidade e se rompe. A estrutura celular relacionada com essa doença e a função que ela realiza quando sua membrana é rompida são, respectivamente:
a) lisossoma – autólise.
b) mitocôndria – cadeia respiratória.
c) ribossomos – síntese de proteínas.
d) membrana plasmática – permeabilidade seletiva.
e) retículo endoplasmático liso – transporte de substâncias.


10. (UMC-SP) A fórmula abaixo representa a reação simplificada da fotossíntese:
6 CO2 + 6 H2O ® 6 O2 + C6H12O6

Um pesquisador realizou dois experimentos. No primeiro deles, forneceu à planta moléculas de água marcadas com oxigênio radioativo. No segundo, forneceu à planta moléculas de dióxido de carbono marcadas com oxigênio radioativo.
Ao término dos dois experimentos, ele verificou que:
a) o O2 produzido pela planta do experimento 1 era radioativo.
b) o O2 produzido pela planta do experimento 2 era radioativo.
c) o O2 produzido pelas plantas dos dois experimentos era radioativo.
d) a glicose produzida pelas plantas dos dois experimentos era radioativa.
e) tanto o O2 como a glicose produzidos por ambas as plantas eram radioativos.


11. (MACK-SP) O processo de fotossíntese é considerado em duas etapas: a fotoquímica ou fase de claro e a química ou fase de escuro. Na primeira fase não ocorre:
a) produção de ATP.
b) produção de NADPH2.
c) produção de O2.
d) fotólise da água.
e) redução do CO2.


12. (Unesp-SP) Se fôssemos comparar a organização e o funcionamento de uma célula eucarionte com o que ocorre em uma cidade, poderíamos estabelecer determinadas analogias. Por exemplo, a membrana plasmática seria o perímetro urbano e o hialoplasma corresponderia ao espaço ocupado pelos edifícios, ruas e casas com seus habitantes.
O quadro reúne algumas similaridades funcionais entre cidade e célula eucarionte.

Cidade
Célula eucarionte
I Ruas e avenidas
1. Mitocôndrias
II Silos e armazéns
2. Lisossomos
III Central elétrica (energética)
3. Retículo endoplasmático
IV Casas com aquecimento solar
4. Complexo de Golgi
V. Restaurantes e lanchonetes
5. Cloroplastos
Correlacione os locais da cidade com as principais funções correspondentes às organelas celulares e indique a alternativa correta:
a) I-3, II-4, III-1, IV-5 e V-2.
b) I-4, II-3, III-2, IV-5 e V-1.
c) I-3, II-4, III-5, IV-1 e V-2.
d) I-1, II-2, III-3, IV-4 e V-5.
e) I-5, II-4, III-1, IV-3 e V-2.


13. (UFF-RJ) Dois microorganismos, X e Y, mantidos em meio de cultura sob condições adequadas, receberam a mesma quantidade de glicose como único substrato energético. Após terem consumido toda a glicose recebida, verificou-se que o microorganismo X produziu três vezes mais CO2 do que o Y.
Considerando-se estas informações, conclui-se ter ocorrido:
a) fermentação alcoólica no microorganismo X.
b) fermentação lática no microorganismo X.
c) respiração aeróbica no microorganismo Y.
d) fermentação alcoólica no microorganismo Y.
e) fermentação lática no microorganismo Y.


14. (UFCE) Tendo em vista a estrutura e a função dos ácidos nucléicos, é correto afirmar que:
a) todas as trincas da molécula do mRNA especificam algum aminoácido.
b) as moléculas do ácido ribonucléico (RNA) são hélices duplas de polirribonucleotídeos.
c) em todos os organismos, só existe um gene para cada molécula de DNA.
d) as estruturas espaciais e moleculares do DNA e RNA são diferentes.
e) as duas metades da hélice dupla do DNA têm seqüências iguais de bases nitrogenadas.


15. (UFF-RJ) A determinação da seqüência de aminoácidos de todas as proteínas da espécie humana e de outros seres vivos é de extrema importância. A partir da seqüência de aminoácidos de uma proteína, podem-se identificar as possíveis seqüências de DNA que a originaram.
Considere o quadro:
Aminoácidos
Representação
Códons
Asparagina
Asn
AAU
AAC
Cisteína
Cys
UGU
UGC
Fenilalanina
Phe
UUU
UUC
Ácido glutâmico
Glu
GAA
GAG
Metionina
Met
AUG
Tirosina
Tyr
UAU
UAC
Com base no quadro apresentado, indique a opção que traz a seqüência do DNA responsável pela síntese do peptídeo Met-Asn-Glu-Cys-Tyr-Phe.
a) ATG – AAT – GAA – TGT – TAC – TTT
b) ATG – AAC – GAA – TTC – TAC – TTT
c) ATC – AAT – GAA – TGT – TAC – TTT
d) ATG – AAT – GCC – TGT – TAC – TTC
e) ATC – AAT – GAA – TGT – TAC –TTC


16. (PUC-RS) Para fazer o estudo de um cariótipo, qual a fase da mitose que seria mais adequada usar, tendo em vista a necessidade de se obter a maior nitidez dos cromossomos, em função do seu maior grau de espiralização?
a) Prófase.
b) Pró-metáfase.
c) Anáfase.
d) Telófase.
e) Metáfase.


17. (Fuvest-SP) Um cromossomo é formado por uma longa molécula de DNA associada a proteínas. Isso permite afirmar que o núcleo de uma célula somática humana em (A) possui (B) moléculas de DNA. Qual das alternativas indica os termos que substituem corretamente as letras A e B?
a) A: início de intérfase (G1); B: 46.
b) A: fim de intérfase (G2); B: 23.
c) A: início de mitose (prófase); B: 46.
d) A: fim de mitose (telófase); B: 23.
e) A: qualquer fase do ciclo celular; B: 92.


18. (FMU-FIAM-FAAM-SP) Um evento característico da subfase paquíteno, da prófase I da meiose, é a:
a) condensação dos cromossomos homólogos.
b) recombinação genética.
c) terminalização dos quiasmas.
d) formação das tétrades.
e) fragmentação da carioteca.


19. (MACK-SP)
I. A ocorrência de crossing-over durante a meiose I é um dos principais fatores responsáveis pela variabilidade genética em uma espécie.
II. O crossing-over ocorre na prófase I, após o pareamento dos cromossomos homólogos.
III. Os centrômeros representam os locais onde houve a quebra e troca de fragmentos de cromossomos.
IV. Em condições normais, não há separação de cromátides-irmãs durante a meiose I.
Estão corretas apenas as afirmações:
a) I, II e IV.
b) I e IV.
c) II, III e IV.
d) II e III.
e) I, II e III.


GABARITO SERÁ DIVULGADO DIA 28/03

EXERCÍCOS - BIOQUÍMICA CELULAR


A principal substância ORGÂNICA que
encontramos nas células dos seres vivos animais é
(são):
a) a água.
b) gorduras.
c) proteínas.
d) sais.
e) vitaminas.

Questão 2:
(Ufsc 2003) Considere os compostos, apresentados na coluna superior, e as características, apresentadas na coluna inferior e, após, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições
adiante.
(I) água
(II) sal mineral
(III) monossacarídeo
(IV) lipídeo
(V) enzima
(A) biocatalizador de origem protéica
(B) molécula mais abundante na matéria viva
(C) composto orgânico
(D) composto inorgânico
(E) tipo de carboidrato
( ) III - E
( ) II - B
( ) III - C
( ) I - C
( ) IV - C
( ) V - D
( ) V - A

Questão 3:
(Uff 92) Dos vinte aminoácidos constituintes das
proteínas dos vertebrados, alguns são chamados
ESSENCIAIS porque:
a) participam da síntese de proteínas.
b) são importantes como co-enzimas.
c) são precursores na formação de hormônios.
d) não são absorvidos pelo aparelho digestivo.
e) não são sintetizados por esses animais.

Questão 4:
(Cesgranrio 97) Nos laboratórios químicos, a
maneira mais freqüente de ativar uma reação é
fornecendo calor, que funciona como energia de
ativação. Nos seres vivos, isso não é possível, pois
corre-se o risco de as proteínas serem
desnaturadas.
A estratégia desenvolvida pelos seres vivos para
superar a barreira inicial das reações foi a
utilização de:
a) ATP.
b) enzimas.
c) hormônios.
d) glicose.
e) clorofila.
Questão 5:

(Cesgranrio 99) "Cerca de 27 milhões de
brasileiros têm intolerância ao leite por deficiência
na produção de uma enzima do intestino".
(FOLHA DE SÃO PAULO, 09/08/98)
Sobre a enzima citada no artigo, e as enzimas em
geral, podemos afirmar que:
a) aumentam a energia de ativação necessária para
as reações.
b) atuam de forma inversamente proporcional ao
aumento da temperatura.
c) são altamente específicas em função de seu
perfil característico.
d) são estimuladas pela variação do grau de acidez
do meio.
e) são consumidas durante o processo, não
podendo realizar nova reação do mesmo tipo.

Questão 6:
(Mackenzie 2002) Para inibir a ação de uma
enzima, pode-se fornecer à célula uma substância
que ocupe o sítio ativo dessa enzima. Para isso,
essa substância deve:
a) estar na mesma concentração da enzima.
b) ter a mesma estrutura espacial do substrato da
enzima.
c) recobrir toda a molécula da enzima.
d) ter a mesma função biológica do substrato da
enzima.
e) promover a denaturação dessa enzima.

Questão 7:
(Puc-sp 90) O gráfico seguinte relaciona a
velocidade de uma reação química catalisada por
enzimas com a temperatura na qual essa reação
ocorre. Podemos afirmar que:
a) a velocidade da reação independe da
temperatura.
b) existe uma temperatura ótima na qual a
velocidade da reação é máxima.
c) a velocidade aumenta proporcionalmente à
temperatura.
d) a velocidade diminui proporcionalmente à
temperatura.
e) a partir de uma certa temperatura, inverte-se o
sentido da reação.

Questão 8:
(Puc-rio 2004) A Gota é um distúrbio fisiológico
que causa dor e inchaço nas articulações, por
acúmulo de ácido úrico, um resíduo metabólico
nitrogenado. Considerando-se a composição
química dos diferentes nutrientes, que tipo de
alimento um indivíduo com Gota deve evitar?
a) O rico em gordura.
b) O pobre em gordura.
c) O pobre em proteínas.
d) O rico em sais de sódio.
e) O rico em proteínas.

Questão 9:
(Unirio 99) Tomando uma grande dose de
vitamina A, uma pessoa pode suprir suas
necessidades por vários dias; porém, se fizer o
mesmo em relação à vitamina C, não terá o mesmo
efeito, necessitando de reposições diárias dessa
vitamina.
Essa diferença na forma de administração se deve
ao fato de a vitamina:
a) A ser necessária em menor quantidade.
b) A ser sintetizada no próprio organismo.
c) A ser lipossolúvel e ficar armazenada no fígado.
d) C ser mais importante para o organismo.
e) C fornecer energia para as reações metabólicas.

Questão 10:
(Puc-pr) Analise as afirmações sobre avitaminoses
ou doenças de carência, que são formas de estados
mórbidos, ou seja, são doenças causadas pela ou
carência de uma ou mais vitaminas no organismo:
I - O escorbuto é uma doença que se instala pela
falta de Vitamina D.
II - O raquitismo é uma doença que surge pela
falta de Vitamina C.
III - A xeroftalmia, que pode levar à cegueira, é
conseqüência da falta de Vitamina A.
IV - O beribéri é causado pela falta de vitamina do
Complexo B.
Estão corretas as afirmações:
a) Apenas I, II e III.
b) I, II, III e IV.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) Apenas III e IV.

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