Tecnologia do Blogger.

25 de ago. de 2016

membrana plasmática - parte 1

01. (UNESP) Três amostras de hemácias, A, B e C, foram isoladas do sangue de uma mesma pessoa e colocadas em soluções com diferentes concentrações de sal. A figura apresenta as hemácias vistas ao microscópio quando colocadas nas diferentes soluções. Na linha inferior, representação esquemática das células da linha superior. As setas indicam a movimentação de água através da membrana.
01
Pode-se afirmar que, depois de realizado o experimento,
a) a concentração osmótica no interior da célula A é maior que a concentração osmótica no interior da célula B.
b) a concentração osmótica no interior da célula C é maior que a concentração osmótica no interior da célula B.
c) a concentração osmótica no interior das três células é a mesma, assim como também o era antes de terem sido colocadas nas respectivas soluções.
d) a concentração osmótica no interior das três células não é a mesma, assim como também não o era antes de terem sido colocadas nas respectivas soluções.
e) se as células A e B forem colocadas na solução na qual foi colocada a célula C, as três células apresentarão a mesma concentração osmótica.
02. (UFPB) A figura a seguir mostra uma célula eucariótica, com destaque para alguns mecanismos de transporte através de membranas biológicas.
02
Considerando os mecanismos de transporte de substâncias através da membrana, indicados na figura por 1, 2, 3, 4 e 5, bem como sua energética, identifique as afirmativas corretas:
I    II
0   0 – O mecanismo 1 mostra o transporte de água através de osmose, feito sem gasto de energia pela célula.
1  1 – O mecanismo 2 mostra o transporte de moléculas polares através do processo de difusão facilitada, feito sem gasto de energia pela célula.
2  2 – O mecanismo 3 mostra o transporte de íons contra gradientes de concentração, feito por proteínas carreadoras que atuam no bombeamento ativo de íons com consumo elevado de energia.
3  3 – O mecanismo 4 mostra o transporte de proteínas processadas do complexo golgiense para o meio extracelular, feito por vesículas que se desprendem desse compartimento e se fundem à membrana citoplasmática. Esse processo denominado de exocitose independe do gasto de energia pela célula.
4  4 – O mecanismo 5 mostra o transporte de substâncias através dos poros nucleares, feito ativamente por proteínas do poro.
03. (UFAL) Certas pessoas são diabéticas porque possuem células que, em suas membranas plasmáticas, apresentam proteínas que dificultam a passagem de insulina em quantidade suficiente. Outro caso que evidencia a importância de certas proteínas de membrana plasmática está relacionado à rejeição de órgãos: células do sangue do receptor atacam o órgão implantado, uma vez que as proteínas das membranas celulares do doador são estranhas ao organismo do receptor. A diabetes e a rejeição de órgãos apresentadas por essas pessoas devem estar relacionadas com duas das proteínas de membrana, ilustradas na figura abaixo, a saber:
03
a) Proteínas carregadoras, tanto para a diabetes quanto para a rejeição de órgãos.
b) Proteínas de reconhecimento, tanto para a diabetes quanto para a rejeição de órgãos.
c) Proteínas carregadoras, para a diabetes, e proteínas receptoras para a rejeição de órgãos.
d) Proteínas receptoras, para a diabetes, e proteínas de reconhecimento para a rejeição de órgãos.
e) Proteína de reconhecimento, para a diabetes, e proteínas carregadoras para a rejeição de órgãos.
04. (UNESP) Devido à sua composição química – a membrana é formada por lipídios e proteínas – ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. … No entanto, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie de porteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar.
(Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio. 1.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.)
No texto, e na ordem em que aparece, a autora se refere
a) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à difusão e ao transporte ativo.
b) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à osmose e ao transporte passivo.
c) à permeabilidade seletiva da membrana plasmática, ao transporte ativo e ao transporte passivo.
d) aos poros da membrana plasmática, à osmose e à difusão facilitada.
e) aos poros da membrana plasmática, à difusão e à permeabilidade seletiva da membrana.
05. (UNIFAL-MG) As membranas biológicas são fundamentais na estrutura e funcionamento das células. São constituídas por lipídios e proteínas e, em algumas membranas, outros compostos como colesterol e carboidratos podem fazer parte de sua estrutura. Nas células animais, os carboidratos fazem parte do glicocálix, onde exercem uma importante função. Das alternativas relacionadas abaixo, assinale aquela que apresenta uma função atribuída aos carboidratos:
a) Permitem que uma célula reconheça outra e possa interagir com ela.
b) Constituem canais que permitem a passagem de uma grande quantidade de íons.
c) Permitem a ligação com certos componentes do citoesqueleto.
d) Participam do transporte de determinadas moléculas, transportando-as através da membrana.
06. (UFERSA) Avalie a figura da membrana plasmática, abaixo reproduzida, e responda ao que se pede.
06
Um ambiente hidrofílico é encontrado
a) apenas em A e em B.
b) apenas em A e em C.
c) apenas em B e em C.
d) em A, em B e em C.
07. (UNIVASF) Quando é medida, em uma célula viva, a concentração de íons sódio (Na+) e potássio (K+), observa-se maior concentração de íons Na+ no líquido extracelular, enquanto que, no meio intracelular, há maior concentração de íons K+, como ilustrado na figura. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
07
a) Os íons Na+ e K+ atravessam normalmente a membrana celular pelo processo de difusão facilitada.
b) Se não houvesse um processo ativo capaz de manter uma diferença, os íons Na+ e K+ tenderiam a igualar suas concentrações.
c) Bomba de sódio-potássio é a denominação dada ao processo ativo que permite a manutenção da concentração diferencial desses dois íons.
d) O transporte de íons Na+ para fora da célula e o de K+ para dentro da célula são realizados por uma proteína de transporte, com gasto de energia.
e) Os íons Na+ que penetram, normalmente, na célula por transporte ativo são levados para o meio extracelular por difusão.
08. (UFPI) Observe o esquema representativo da membrana plasmática de uma célula eucariótica e marque a alternativa com informações corretas sobre o modelo mosaico fluido.
08
a) O mosaico fluido é descrito como uma bicamada de fosfolipídios (1), na qual as proteínas integrais (4) da membrana atravessam a bicamada lipídica. Os oligossacarídeos (2) estão fixados à superfície somente às proteínas, e o colesterol (5) age somente diminuindo a fluidez da membrana, de forma independente da sua composição em ácidos graxos.
b) As proteínas da membrana (3) estão incrustadas na dupla lâmina de colesterol, aderidas ou atravessando a membrana de lado a lado, como as proteínas transportadoras (4), que facilitam o transporte por difusão facilitada.
c) Os fosfolipídios (1) e os oligossacarídeos (2) que constituam o glicocálix estão associados às proteínas. As proteínas integrais (3) têm regiões polares que penetram na bicamada fosfoliídica, ao contrário das periféricas (4) que apresentam regiões apolares. O colesterol (5) pode somente aumentar a fluidez da membrana, não dependendo de outros fatores como a composição dos ácidos graxos.
d) Os fosfolipídios (1) conferem dinamismo às membranas biológicas e os oligossacarídeos (2) que constituem o glicocálix podem estar associados aos lipídios ou às proteínas. As proteínas integrais (3) têm regiões hidrofóbicas que penetram na bicamada fosfolipídica, ao contrário das periféricas (4) que apresentam regiões polares. O colesterol (5) pode aumentar ou diminuir a fluidez da membrana, dependendo de outros fatores como a composição dos ácidos graxos.
e) As proteínas da membrana estão incrustadas na dupla lâmina de fosfolipídios, aderidas (1) ou atravessando a membrana de lado a lado, como as proteínas periféricas (4), que facilitam o transporte por difusão facilitada. O colesterol (5) não interfere na fluidez da membrana, dependendo de outros fatores, como a composição dos ácidos graxos.
09. (UFPI) Quando as hemácias são colocadas em solução de cloreto de sódio a 9%, elas murcham, porém, quando são colocadas nessa mesma solução a uma concentração de 0,1%, hemolisam. Isso ocorre porque essas soluções, em relação às hemácias, são, respectivamente
a) isotônica; hipertônica.
b) hipotônica; isotônica.
c) hipertônica; isotônica.
d) hipertônica; hipotônica.
e) hipotônica e hipertônica.
10. (IFSUL) No citoplasma das células vegetais, existe uma organela denominada vacúolo. Dentro do vacúolo, o qual ocupa grande parte do citoplasma celular, existe solução aquosa com uma concentração semelhante à do restante do citoplasma e de extrema importância nos processos osmóticos celulares. Se tirarmos uma célula vegetal de um meio isotônico e a colocarmos em um meio hipertônico, esta célula sofrerá:
a) turgescência.
b) plasmólise.
c) flacidez.
d) crenagem
11. (UEPG) No que respeita ao fenômeno da osmose, assinale a alternativa correta.
a) A osmose é a difusão da água através de uma membrana permeável, do local de maior concentração de água para o local de menor concentração. O tamanho dos poros dessa membrana permite a passagem das moléculas de água e de soluto.
b) Uma solução será isotônica conforme desenvolva, respectivamente, maior ou menor força osmótica do que as soluções a ela comparadas.
c) A membrana plasmática é uma membrana semipermeável perfeita, já que ela não admite a passagem de soluto e, portanto, ocorre osmose através dela.
d) Diz-se que uma solução é hipotônica em relação a outra quando ambas desenvolvem iguais valores de força osmótica. Isso ocorre quando suas concentrações, em partículas e soluto, são as mesmas.
e) Osmose trata-se da passagem de água do local de menor concentração de soluto (que é, justamente, o mais concentrado em água) para o local de maior concentração de soluto (que é o menos concentrado em água).
12. (UEPG) As células, independente de revestirem o corpo ou comporem tecidos mais internos, precisam trocar constantemente matéria com o meio externo, e essa troca está sempre relacionada com as propriedades da membrana plasmática, estrutura que as delimita. A respeito do revestimento celular, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Apresentam parede celular as células de plantas, de certos protistas, de fungos e da maioria dos procariontes.
1  1 – As células procarióticas apresentam parede celular formada por peptidoglicano, uma substância constituída pela associação de um carboidrato com um protídio.
2  2 – A parede celular dos protistas que a apresentam tem composição química que varia muito entre os diferentes grupos, sendo em alguns formada basicamente por celulose e em outros, por sílica. Em todos os casos a parede é permeável.
3  3 – A parede celular da maioria dos fungos é constituída principalmente de quitina.
4  4 – A parede celular pode sofrer impregnações que diminuem sua permeabilidade e aumentam sua resistência mecânica. A impregnação de lignina impermeabiliza a célula, que acaba morrendo.
13. (UPE) As proteínas da membrana plasmática exercem várias funções, agem como transportadoras, receptoras, dentre outras. Na coluna I, estão esquematizados modelos de transporte através de proteínas; na coluna II, o tipo de proteína, e, na coluna III, a descrição desse transporte. Estabeleça a correta associação entre as três colunas.
13
Assinale a que apresenta a associação correta.
a) 1 D IV / 2 C II / 3 A III / 4 B I.
b) 1 A II / 2 B III / 3 C I / 4 D IV.
c) 1 C IV / 2 B I / 3 A III / 4 D II.
d) 1 D IV / 2 A III / 3 C I / 4 B II.
e) 1 B I / 2 C III / 3 D II / 4 A IV.
14. (UEPA) O desenvolvimento de ferramentas tecnológicas avançadas, como a microscopia eletrônica, promoveu o incremento das pesquisas biológicas, possibilitando um estudo mais detalhado da superfície externa e interna da célula, como apresentado na figura a seguir:
14
Sobre a estrutura de número 4, na figura do texto acima, afirma-se que:
I. No transporte ativo, por difusão simples, muitas substâncias entram e saem da célula espontaneamente.
II. É capaz de englobar partículas líquidas pelo processo de pinocitose.
III. As moléculas de lipídios ficam imersas na camada fluida de proteínas.
IV. É uma estrutura lipoproteica, constituída principalmente de fosfolipídios e proteínas.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) II e III.
e) II e IV.
15. (UEPB) Singer e Nicholson, em 1972, propuseram o modelo de estrutura da membrana plasmática aceito atualmente, denominado “modelo do mosaico fluido”. Observe o esquema representativo deste modelo e em seguida analise as proposições abaixo:
15
I. Em 1 estão indicadas moléculas proteicas fixas, que atuam como elementos estruturais, compondo o citoesqueleto.
II. Em 3 está representado um fosfolipídio, molécula que, apresenta uma cauda hidrofóbica e uma cabeça hidrofílica. A cauda é representada por um fosfato unido a um pequeno grupo polar e a cabeça por um lipídio – glicerol + ácido graxo.
III. Em 2 está representada a bicamada lipídica, que, devido à polaridade das moléculas que a constituem, forma sempre compartimentos fechados e, quando por qualquer motivo essas membranas são separadas, elas tendem a se unir novamente.
IV. Em 1 estão representadas as proteínas globulares, que podem exercer várias funções, como, por exemplo, transporte de certas substâncias através da bicamada lipídica; captam sinais químicos do meio extracelular e os transmitem para o meio intracelular; atuam como enzimas, catalisando reações específicas.
V. A permeabilidade seletiva da membrana plasmática é uma consequência das características estruturais e funcionais das camadas de fosfolipídios e das proteínas de transporte nelas imersas.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):
a)II, III e V.
b)II, III, IV e V.
c)III, IV e V.
d)I e III.  e) II.
16. (UNCISAL) Osmorregulação é um processo fisiológico importante no controle da concentração osmótica do meio interno em relação ao meio externo. Assinale a alternativa correta.
a) Todos os invertebrados são osmorreguladores.
b) Rim é um órgão osmorregulador importante nos mamíferos.
c) Brânquias nos peixes não participam da osmorregulação.
d) Rato do deserto não bebe água e elimina urina diluída.
e) Peixes de água doce fazem sua osmorregulação bebendo água e urinando pouco.
17. (UERJ) No fígado, o transporte de glicose é realizado por difusão passiva mediada por proteínas transportadoras da membrana plasmática. Em um experimento, cuja base consistiu em cultivar células hepáticas em um meio adequado, foram seguidos os seguintes passos:
– adicionar ao meio de cultivo uma concentração de glicose suficiente para manter, já no primeiro minuto, seu transportador saturado;
– medir, a partir do primeiro minuto de incubação, a velocidade V do transporte de glicose para o interior dos hepatócitos;
– bloquear, após três minutos de incubação, o metabolismo da glicose já absorvida, por meio da adição de um inibidor da enzima glicoquinase.
Nos gráficos abaixo, os valores de V são medidos em função do tempo de incubação:
17
O resultado do experimento descrito está representado na curva do gráfico indicado por:
a) W.
b) X.
c) Y.
d) Z.
18. (UNESP) Devido à sua composição química – a membrana é formada por lipídios e proteínas – ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. … No entanto, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie de porteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar.
(Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio.1.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.)
No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere:
a) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à difusão e ao transporte ativo.
b) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à osmose e ao transporte passivo.
c) à permeabilidade seletiva da membrana plasmática, ao transporte ativo e ao transporte passivo.
d) aos poros da membrana plasmática, à osmose e à difusão facilitada.
e) aos poros da membrana plasmática, à difusão e à permeabilidade seletiva da membrana.
19. (UEAP) Sabemos que o nosso corpo tem uma capa protetora que é a epiderme. A célula também tem a sua proteção que é a membrana plasmática que, além da função de proteção, controla a entrada ou saída de substâncias na célula. A figura abaixo representa o modelo da configuração molecular da referida membrana celular, segundo Singer e Nicholson. Acerca do modelo proposto, assinale a alternativa cuja informação é incorreta.
19
a) O algarismo 4 assinala uma molécula de proteína que faz parte do glicocálix.
b) O algarismo 1 assinala a extremidade polar (hidrófila) das moléculas lipídicas.
c) O algarismo 2 assinala a extremidade apolar (hidrófoba) das moléculas lipídicas.
d) O algarismo 3 assinala uma molécula de proteína.
e) O algarismo 5 assinala uma proteína extrínseca à estrutura da membrana.
20. (CEFET-MG) A concentração interna de NaCl nos glóbulos vermelhos situa-se em torno de 0,9%. Para ocorrer a hemólise, é necessário que a concentração do meio seja ______ a da célula, situação que provocará a passagem ______ do através da membrana, fenômeno denominado  ______. Os termos que completam, correta e respectivamente, as lacunas são:
a) menor que, soluto, osmose.
b) maior que, solvente, osmose.
c) menor que, solvente, osmose.
d) igual, solvente, difusão simples.
e) maior que, soluto, difusão simples.
21. (UFRR) As membranas biológicas são estruturas dinâmicas nas quais as proteínas nadam em um mar de lipídios. Sobre as membranas biológicas é incorreto afirmar:
a) Tanto as proteínas como os lipídios de membranas apresentam uma estrutura dinâmica.
b) São um elemento mediador da comunicação entre a célula e o seu meio externo.
c) Os componentes lipídicos formam a barreira de permeabilidade, e as proteínas agem como sistema de transporte, bombas, canais, receptores.
d) As proteínas, de acordo com sua localização na membrana plasmática, são classificadas em integrais e periféricas.
e) Formam parte da composição dos ribossomos, microtúbulos e grânulos de glicogênio nas células eucarióticas.
22. (UEFS) A respeito da ultraestrutura presente na parede celular ilustrada na figura abaixo, pode-se afirmar que:
22
a) o reforço de quitina garante a espessura e a resistência das paredes celulares da célula vegetal representada.
b) a presença dos plasmodesmos tem como função aumentar a aderência presente entre células
contíguas do tecido vegetal.
c) o retículo endoplasmático granuloso encontrado associado aos plasmodesmos favorece o transporte de substâncias que ocorrem entre os citoplasmas de células vizinhas.
d) a parede celular presente nos fungos é constituída por longas e resistentes microfibrilas de celulose que, junto com a lignina, reforça a estrutura esquelética da célula.
e) a estrutura primária da parede celular deve ser elástica o suficiente para permitir o crescimento e, ao mesmo tempo, fornecer toda a sustentação esquelética necessária para manter a célula vegetal.
23. (UNCISAL)Observe o modelo da membrana plasmática elaborado por Singer e Nicholson em 1972. Nesse modelo podem ser encontradas várias moléculas orgânicas, indicadas por I, II e III.
23
Dentre elas, pode-se afirmar que a estrutura apontada por
a) I representa a dupla camada de proteínas, onde estão inseridas moléculas de fosfolipídios.
b) II representa uma molécula de fosfolipídio que se movimenta entre as moléculas de proteínas.
c) III representa a molécula de glicoproteína que faz comunicação entre as moléculas de lipídio.
d) I representa a dupla camada de fosfolipídios que permite a mobilidade de certas moléculas de proteína.
e) II representa uma molécula de proteína que é ancorada em um único ponto específico da membrana plasmática.
24. (IFAL) Para conservar a carne comestível por mais tempo, os povos antigos salgavam-na. Esse é, ainda hoje, um dos métodos utilizados para a sua conservação. A carne demora a apodrecer porque:
a) suas células perdem água, pois o sal torna o meio hipertônico e, assim, não há proliferação de bactérias.
b) suas células ganham água, pois o sal torna o meio isotônico e, assim, não há proliferação de bactérias.
c) suas células ganham água, pois o sal torna o meio hipotônico e, assim, não há proliferação de bactérias.
d) suas células perdem água, pois o sal torna o meio hipotônico e, assim, não há proliferação de bactérias.
e) suas células ganham água, pois o sal torna o meio hipertônico e, assim, não há proliferação de bactérias.
25. (UEG) A difusão é o processo de troca entre a célula e o meio externo. Para ocorrer é necessário que aconteça o movimento de partículas do local onde elas estão mais concentradas para onde estão menos concentradas. Para isso, as partículas possuem uma determinada velocidade ao se transferirem de uma célula para outra. Sobre o processo de difusão e suas características, é correto afirmar:
a) Na célula, para ocorrer a difusão de moléculas de água, é necessário um gasto energético das membranas semipermeáveis.
b) O gás oxigênio penetra nas células por difusão porque sua concentração é maior fora delas do que dentro.
c) Através da membrana plasmática das células, há difusão de moléculas como proteínas e lipídeos.
d) A velocidade pela qual o gás oxigênio penetra nas células é a mesma em relação à sua saída.
26. (UFMT)Nas moneras aquáticas, a água, quando entra em seu organismo pelo processo osmótico, aumenta a pressão do citoplasma sobre a Membrana Plasmática, entretanto esta resiste mantendo o equilíbrio. Tal fato ocorre devido
a) à presença de Parede Celular junto à Membrana Plasmática.
b) às características físico-químicas das bactérias.
c) à ausência de Núcleo nesse grupo de seres vivos.
d) ao fenômeno de fissão binária.
e)à presença de pilosidade em todos os organismos monera.
27. (UEMS) Toda célula apresenta uma estrutura altamente organizada denominada membrana plasmática, cuja função, dentre outras, destaca-se o transporte de substâncias. Em relação a isso, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.
a) O transporte através da membrana em que o fluxo maior de moléculas da região mais concentrada para a menos concentrada, a favor de um gradiente de concentração, com tendência ao equilíbrio, é característico da difusão.
b) O aumento do volume da célula vegetal, quando essa passa de uma solução hipertônica para hipotônica, é chamado de plasmólise.
c) A passagem de substâncias não lipossolúveis pela membrana celular com a ajuda de proteínas é denominada inclusão.
d) Uma “célula” animal, no caso uma hemácia, quando colocada em solução hipertônica, absorverá água e poderá estourar; este processo é o que chamamos de hemólise.
e) Na difusão facilitada, a passagem da água através da membrana permeável é otimizada pela saída de H+ com baixo consumo de ATP.
28. (UEL) Analise a figura abaixo.
28
(Adaptado de: ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 2ª Ed. Porto Alegre: ARTMED. 2006.p. 391)
Com base na figura acima e nos seus conhecimentos sobre transporte através de membrana, considere as afirmativas abaixo.
I. As membranas celulares são constituídas por três camadas de moléculas lipídicas, com as cadeias polares (hidrofóbicas) colocadas no interior da membrana e as extremidades apolares (hidrofílicas) voltadas para as superfícies da membrana.
II. Quanto menor a molécula e quanto menores forem suas interações favoráveis com a água, ou seja, quanto menos polar ela for, mais rapidamente a molécula se difundirá através da bicamada lipídica.
III. Moléculas apolares pequenas, tais como oxigênio molecular (O2) e dióxido de carbono (CO2), prontamente se dissolvem nas bicamadas lipídicas e, dessa forma, rapidamente se difundem através delas. As células requerem essa permeabilidade aos gases para o processo de respiração celular.
IV. Moléculas apolares não carregadas também se difundem rapidamente através de uma bicamada, se são suficientemente pequenas. Por exemplo, a água e o etanol se difundem com dificuldade, ao passo que o glicerol e a glicose se difundem rapidamente, pois são importantes fontes de energia para as células.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
29. (UFCG) A membrana plasmática é o limitante entre o ambiente interno celular e o meio externo e participa efetivamente na seleção de elementos que entram e saem da célula com a finalidade de manutenção da homeostase. Escolha a afirmação incorreta:
a) A membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva, no entanto, se um aminoácido estiver ligado à molécula de água, poderá passar livremente através da mesma em função da passagem livre de água através de canais iônicos.
b) As partículas em constante movimento tendem a realizar uma trajetória partindo de uma área de maior concentração para outra com concentração inferior, processo denominado difusão simples.
c) A bomba de sódio e potássio presente na membrana plasmática direciona a saída do sódio citoplasmático e captura íon potássio do ambiente externo, encaminhando para o ambiente interno celular.
d) As proteínas transportadoras da membrana plasmática dependem da energia fornecida pelo ATP para realizar os movimentos de transporte ativo.
e) Na difusão facilitada, as permeases participam do transporte de substâncias através da membrana plasmática sem a necessidade de gasto de energia.
30. (PUC-RIO)Células de determinada linhagem foram colocadas em meios com diferentes concentrações osmóticas. As curvas identificadas pelas letras Z, J, Y e W se referem a cada um desses meios e representam o comportamento desse tipo de célula ao longo do tempo em cada um deles.
30
A partir das curvas desse gráfico, podemos concluir corretamente que:
a) Z é o mais hipertônico dos meios observados.
b) Y é um meio isotônico em relação à linhagem celular testada.
c) Y é um meio mais hipotônico do que Z.
d) W é um meio hipotônico em relação à linhagem celular testada.
e) J é um meio isotônico em relação à linhagem celular testada.

GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
E VVVFV D A A B E D D B
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
E VVVVV D E C B A A A C
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E C D A B A A B A E

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes