Tecnologia do Blogger.

25 de ago. de 2016

membrana plasmática parte 2

01. (FUVEST) Uma das extremidades de um tubo de vidro foi envolvida por uma membrana semipermeável e, em seu interior, foi colocada a solução A. Em seguida, mergulhou-se esse tubo num recipiente contendo a solução B, como mostra a Figura 1. Minutos depois, observou-se a elevação do nível da solução no interior do tubo de vidro (Figura 2).
01
O aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro é equivalente:
a) À desidratação de invertebrados aquáticos, quando em ambientes hipotônicos.
b) Ao que acontece com as hemácias, quando colocadas em solução hipertônica.
c) Ao processo de pinocitose, que resulta na entrada de material numa ameba.
d) Ao processo de rompimento de células vegetais, quando em solução hipertônica.
e) Ao que acontece com as células-guarda e resulta na abertura dos estômatos.
02. (UEL) Analise as figuras a seguir.
02
As figuras I, II e III dizem respeito, respectivamente, à:
a) Deplasmólise; plasmólise; célula vegetal em meio isotônico.
b) Plasmólise; deplasmólise; célula vegetal em meio isotônico.
c) Célula vegetal em meio isotônico; plasmólise; deplasmólise.
d) Célula vegetal em meio isotônico; deplasmólise; plasmólise.
e) Deplasmólise; célula vegetal em meio isotônico; plasmólise.
03. (UFU) As hemácias são usadas para se entender e verificar o transporte de nutrientes através de membranas. A fim de demonstrar o processo de osmose, uma professora levou seus alunos ao laboratório e colocou algumas hemácias em três tubos de ensaio contendo uma solução de NaCl com diferentes concentrações. A seguir, está descrito o que ocorreu com as hemácias transcorrido um determinado tempo.
Tubo I: enrugadas.
Tubo II: normais.
Tubo III: rompidas.
A partir dessas informações, assinale a alternativa que expressa corretamente a concentração da solução de NaCl nos três tubos de ensaio.
a) Tubo I – solução hipotônica; Tubo II – solução isotônica; Tubo III – solução hipertônica.
b) Tubo I – solução hipertônica; Tubo II – solução isotônica; Tubo III – solução hipotônica.
c) Tubo I – solução hipertônica; Tubo II – solução hipotônica; Tubo III – solução isotônica.
d) Tubo I – solução hipotônica; Tubo II – solução hipertônica; Tubo III – solução isotônica.
04. (UECE) A membrana plasmática tem como principal função selecionar as substâncias e partículas que entram e saem das células. Para sua proteção, a maioria das células apresenta algum tipo de envoltório. Nos animais esse envoltório é denominado glicocálix e nos vegetais é denominado parede celulósica. Em relação às células animais, é correto afirmar-se que o glicocálix:
a) Compreende o conjunto de fibras e microvilosidades que revestem as células das mucosas.
b) É representado pelo arranjo de estruturas como interdigitações e desmossomos fundamentais à dinâmica celular.
c) É composto exclusivamente pelos lipídios e proteínas presentes nas membranas dessas células.
d) Pode ser comparado a uma manta, formada principalmente por carboidratos, que protege a célula contra agressões físicas e químicas do ambiente externo.
05. (UFT) As membranas biológicas são estruturas dinâmicas e desempenham suas funções vitais, permitindo que as células interajam umas com as outras e com as moléculas de seu ambiente. Sobre a membrana celular é incorreto afirmar que:
a) Apresenta uma constituição fundamentalmente lipoproteica, ou seja, formada por fosfolipídios e proteínas.
b) Na membrana plasmática, as proteínas inseridas na bicamada fosfolipídica, integrais ou periféricas, desempenham diferentes funções tais como o transporte de substâncias, recepção de sinais e reconhecimento celular.
c) Diferentes substâncias podem atravessar as membranas biológicas por transporte passivo, sem gasto energético, e por transporte ativo, com aporte energético.
d) A osmose é um caso especial de transporte passivo, onde o soluto se difunde através da membrana semipermeável das células se deslocando de um meio hipertônico para um meio hipotônico.
e) É por meio da exocitose que certos tipos de células eliminam os restos da digestão intracelular.
06. (CEFET-MG) A figura abaixo mostra a ultramicroscopia de células sanguíneas.
06
A única molécula não encontrada na membrana plasmática dessas células é a(o):
a) Proteína.
b) Colesterol.
c) Fosfolipídio.
d) Glicoproteína.
e) Ácido nucleico.
07. (UDESC) Assinale a alternativa correta quanto aos mecanismos de transporte de substâncias pela membrana da célula.
a) A difusão facilitada é a passagem de substâncias não lipossolúveis pela membrana da célula com auxílio de proteínas.
b) Moléculas muito pequenas e apolares (gás carbônico e oxigênio) não passam através da membrana plasmática.
c) O movimento de substâncias no transporte ativo ocorre de onde estão mais concentradas de soluto para onde estão menos concentradas e é realizado com gasto de energia.
d) Na osmose ocorre a passagem de solvente da solução mais concentrada para a menos concentrada de soluto.
e) A glicose é uma molécula grande e polar que atravessa diretamente a membrana plasmática, ou seja, por difusão simples.
08.  (UFT) A membrana plasmática ou celular é considerada uma das “barreiras” que separa o meio intracelular do extracelular e também é responsável pelo controle de todas as substâncias ou partículas que entram ou saem da célula. A respeito da Membrana Plasmática é incorreto afirmar:
a) As membranas plasmáticas apresentam constituição lipoproteica.
b) A membrana plasmática permite a passagem livre de água e pequenas moléculas e dificulta ou impede a passagem de moléculas grandes.
c) As trocas que ocorrem entre o meio intracelular e extracelular podem ser classificadas como: transporte ativo, transporte passivo, endocitose e exocitose.
d) As células vivas são delimitadas por membrana plasmática e estão sujeitas a sofrerem osmose, caracterizada pela passagem de soluto de uma região de menor concentração para a de maior concentração.
e) A fagocitose é um processo pelo qual uma célula engloba partículas grandes, sendo que em protozoários tem a função de alimentação.
09. (UFMS) A membrana plasmática da célula desempenha diversas funções, apresentando importantes especializações além de capacidade seletiva. Em relação à membrana plasmática, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
I   II
0 0 – Estruturas lipídicas, ligadas à membrana citoplasmática com função de redução da coesão entre as células, são denominadas desmossomos.
1  1 – Hemácias humanas, mergulhadas em meio hipotônico, apresentam redução de volume.
2  2 – Osmose é a passagem de soluto de um meio hipertônico para um meio hipotônico por uma membrana permeável.
3 3 – As microvilosidades são especializações da membrana plasmática que aumentam a superfície de absorção celular, a exemplo das células de revestimento da mucosa intestinal.
4 4 – Na difusão facilitada, ocorre a passagem de soluto sem “gasto” de energia pela membrana, do meio mais concentrado para o menos concentrado com o auxílio de permeases presentes na membrana plasmática.
10. (FCMS-SP) Medindo-se os componentes osmóticos de uma célula vegetal, a PT (pressão de turgor) ou M (resistência da membrana) mostrou um valor igual a 19,7 atm e a PO (pressão osmótica do vacúolo) ou Si (sucção interna) mostrou um valor idêntico. Com base nesses dados, podemos afirmar que:
I   II
0  0 – A célula em questão está túrgida.
1  1 – A célula em questão  apresenta um  valor de DPD  (ou Sc) igual a 1 (um).
2  2 – A célula em questão está a caminho de uma plasmólise.
3  3 – Para que o valor de PT passe a zero é necessário  colocar a célula em  um meio de concentração maior do que a do seu suco vacuolar, no momento em que foram feitas as medidas.
4  4 – Para que o valor de  PT passe a zero é  necessário deslocar  a célula  do ambiente em que estava, quando foram feitas  as medidas (qualquer  que seja este ambiente) para um outro ambiente saturado de vapor d¢água.
11. (PUC-CAMPINAS) Os lipídios apresentam uma variedade de funções no organismo. Entre eles os fosfolipídios são moléculas essenciais para o funcionamento normal das células porque:
a) Facilitam o transporte passivo nas membranas.
b) São os principais componentes das membranas.
c) São importantes constituintes da bomba sódio-potássio.
d) São os receptores específicos de hormônios das células.
e) Facilitam o transporte ativo nas membranas.
12. (UCPel) As moléculas, para penetrarem e saírem das células, vencem obstáculos e atravessam membranas. Uma molécula para ir do interior de um cloroplasto para o interior de uma mitocôndria, atravessaria _________ membrana(s); para sair do interior do complexo Golgiense e ir para fora da célula atravessaria _______ membrana(s) e para sair de um ribossomo para outro atravessaria _______ membrana(s). A resposta correta é:
a) 4, 2 e 0.
b) 0, 2 e 4.
c) 3, 2 e 1.
d) 0, 4 e 2.
e) 2, 3 e 1.
13. (CEFET-CE) Processo no qual uma célula vegetal, quando colocada em solução hipertônica, perde muita água, o que provoca desligamento entre a membrana plasmática e a parede celular:
a) Desplasmólise.
b) Hemólise.
c) Plasmoptise.
d) Plasmólise.
14. (UPE) A vida originou-se como uma célula simples na Terra primitiva, há, aproximadamente, 3,8 bilhões de anos. No momento em que a primeira célula ganha uma membrana plasmática, a identidade celular é estabelecida. Presente em todos os tipos celulares atuais, à membrana plasmática compete algumas funções. Em relação à passagem de substâncias do meio externo para dentro da célula, a membrana tem permeabilidade:
a) À água, apenas.
b) A substâncias orgânicas, apenas.
c) Somente à água e a sais minerais.
d) A todas as substâncias.
e) Seletiva.
15. (UEA) A digestão intracelular é precedida da ingestão de partículas alimentares que, depois, são digeridas no interior do vacúolo digestivo. A ingestão de tais partículas alimentares resulta de um processo de:
a) Difusão.
b) Osmose.
c) Transporte ativo.
d) Clasmocitose.
e) Fagocitose.
16. (UFAC) As algas são organismos que não apresentam vasos condutores de seiva. Portanto o transporte de substâncias é realizado através de:
a) Fagocitose.
b) Pinocitose.
c) Difusão.
d) Exocitose.
17. (UEL) Considere os seguintes componentes químicos:
I. Lipídios.
II. Açúcares.
III. Proteínas.
IV. Ácidos nucleicos.
Assinale a alternativa que identifica corretamente os componentes básicos de cada estrutura considerada.
1. MEMBRANA PLASMÁTICA
2. PAREDE CELULAR
a) (1) I e II, (2) III e IV.
b) (1) I e III, (2) II.
c) (1) I e IV, (2) II.
d) (1) II, (2) II e III.
e) (1) III, (2) I e III.
18. (UMC-SP) Medidas feitas em uma célula nervosa mostraram significativas variações na concentração dos íons sódio no interior e no exterior da célula. Essa diferença é mantida à custa do transporte ativo de íons através da membrana. Essa célula foi, então, tratada com uma determinada substância, que fez com que a concentração intracelular e a extracelular se igualassem, após alguns minutos. Essa substância é provavelmente:
a) Um inibidor de transcrição.
b) Um inibidor de mitose.
c) Um inibidor de tradução.
d) Um inibidor de cadeia respiratória.
e) Um inibidor de crescimento celular.
19. Sobre a fagocitose, é incorreto afirmar que:
a) É uma forma de obtenção de alimento para certas células.
b) Consiste no englobamento de partículas líquidas.
c) O material capturado nesse processo transforma-se nos fagossomos.
d) Constitui-se numa forma de defesa do organismo.
e) O fenômeno da digestão do material englobado inicia-se com a formação dos vacúolos digestivos.
20. (UNIFOR) Cada esquema a seguir representa uma célula vegetal antes e depois de ter sido mergulhada em uma solução.
20
Com base no esquema, é correto afirmar que, em relação ao suco vacuolar, as soluções I e II são, respectivamente:
a) Hipertônica e hipotônica.
b) Hipertônica e isotônica.
c) Isotônica e hipotônica.
d) Hipotônica e isotônica.
e) Hipotônica e hipertônica.
21. (UFAL) A capacidade de eliminação de substâncias processadas no interior da célula através de vesículas que se aproximam da membrana plasmática e se abrem, expurgando seu conteúdo para o exterior, denomina-se:
a) Osmose.
b) Clasmocitose.
c) Transporte ativo.
d) Endomitose.
e) Fagocitose.
22. (FEMPAR) Nas membranas das células do tecido epitelial, encontramos especializações, ricas em substâncias adesivas e fios de proteínas, que aumentam muito a aderência entre as células; e em certas células que revestem o intestino, encontramos outras especializações de membranas que aumentam a superfície de absorção dos alimentos. Estas descrições referem-se, respectivamente, aos seguintes tipos de especializações:
a) Plasmodesmos e glicocálix.
b) Desmossomos e microvilosidades.
c) Invaginações e desmossomos.
d) Glicocálix e microvilosidades.
e) Microvilosidades e plasmodesmos.
23. (UEL) Uma alga marinha unicelular é transferida para água de lago. Embora não possa sobreviver nesse meio, num primeiro momento ela “tentará” entrar em equilíbrio com ele:
a) Formando vacúolos contráteis.
b) Perdendo água.
c) Absorvendo água.
d) Sofrendo hemólise.
e) Entrando em plasmólise.
24. (UFPA) Em certas condições, uma célula vegetal pode sofrer o fenômeno da plasmólise. Isso acontece porque:
a) Em meio hipotônico, a célula perde água.
b) Em meio hipertônico, a célula absorve água.
c) Em meio hipotônico, a célula absorve água.
d) Em meio hipertônico, a célula perde água.
e) Em meio isotônico, a célula perde eletrólitos.
25. (PUC-SP) Uma célula vegetal colocada em um meio A sofreu plasmólise e em um meio B sofreu desplasmólise. Pode-se dizer que, em relação à concentração do suco celular, os meios A e B são, respectivamente:
a) Hipotônico e hipertônico.
b) Hipertônico e hipotônico.
c) Isotônico e hipotônico.
d) Hipertônico e hipertônico.
e) Hipotônico e isotônico.
26. (UNIFOR) Quando hemácias são deixadas em água destilada, elas:
a) Murcham levemente.
b) Não alteram seu volume.
c) Murcham completamente.
d) Incham até estourar.
e) Incham levemente.
27. (UVA-CE) A membrana plasmática é um complexo lipoproteico, seletivo, que possibilita as diferentes concentrações e trocas iônicas entre os meios intra e extracelular. É correto afirmar:
a) Lipossolubilidade e gradiente de concentração são fatores inerentes ao transporte passivo.
b) Na difusão simples quanto maior a molécula do soluto mais rápido será seu transporte pela membrana.
c) A concentração de soluto determina o fenômeno osmótico pela maior permeabilidade da membrana.
d) Na difusão simples a taxa de transporte pela membrana corresponde à mesma taxa comparada à difusão facilitada.
28. Existem estruturas da membrana plasmática que permitem que células vizinhas fiquem bem aderidas uma à outra. Essas estruturas são denominadas.
a) Desmossomos.
b) Microvilosidades.
c) Cílios.
d) Centríolos.
e) Plasmalemas.
29. (COVEST) Considerando os diferentes processos de passagem através da membrana plasmática, analise as proposições seguintes.
I   II
0  0 – Fagocitose é um tipo de endocitose onde ocorre o englobamento de partículas sólidas. Nos protozoários, serve para obtenção de alimentos; em nosso organismo, está envolvida nos mecanismos de defesa.
1 1 – Transporte ativo utiliza proteínas presentes nas membranas que agem como transportadoras de moléculas, tais como a glicose.
2  2 – Osmose é a passagem de moléculas de água através da membrana, do meio mais concentrado para o menos concentrado, garantindo, assim, o equilíbrio osmótico entre diferentes compartimentos do organismo.
3  3 – Difusão facilitada envolve um sistema enzimático complexo que necessita de gasto de energia, pois atua contra um gradiente de concentração.
4  4 – Exocitose permite que substâncias inúteis à célula sejam eliminadas com o auxílio dos centríolos.
30. (UESPI) Quando se faz o salgamento de carnes, sabe-se que os microrganismos que “tentarem” se instalar morrerão por desidratação. Conclui-se assim, que em relação ao citoplasma dos microrganismos, essas carnes constituem um meio:
a) Isotônico.
b) Hipotônico.
c) Hipertônico.
d) Lipídico.
e) Plasmolisado.
31. (UEPA) “A E. histolytica é o agente etiológico da amebíase, importante problema de saúde pública que leva ao óbito anualmente cerca de 100.000 pessoas. (…) Os trofozoitos da E. histolytica vivem, normalmente, à luz do intestino grosso podendo, ocasionalmente, penetrar na mucosa e produzir ulcerações intestinais ou em outras regiões do organismo, como o fígado, pulmão, rim e, mais raramente no cérebro. (…) A locomoção se dá através de pseudópodes e a ingestão de alimento pela …… de partículas sólidas tais como hemácias, bactérias ou restos celulares, bem como por …… ou seja, a ingestão de partículas líquidas.”
(Adaptado de: Neves, D. P. Parasitologia Humana. São Paulo: Atheneu, 2002)
As opções que completam o texto acima, preenchendo corretamente as lacunas são, respectivamente:
a) Pinocitose e clasmocitose.
b) Pinocitose e fagocitose.
c) Clasmocitose e fagocitose.
d) Fagocitose e pinocitose.
e) Difusão e osmose.
32. (UNIFOR) “O meio iônico intracelular, isto é, a composição de íons e água no interior das células, é completamente diferente do meio extracelular. Por exemplo: o íon sódio (Na+) é cerca de 14 vezes mais abundante no meio extracelular do que dentro da célula. Com o íon potássio (K+), dá-se o inverso: é cerca de 56 vezes mais abundante no espaço intracelular do que fora da célula. O íon cálcio (Ca++), por sua vez, é cerca de 50.000 vezes mais concentrado numa fibra muscular que no meio extracelular que a rodeia”.
(Ciência hoje. v.4, n. 21)
As diferenças de concentração dos íons K+ e Ca++ nos meios intracelular e extracelular é mantida por:
a) Endocitose.
b) Osmose.
c) Difusão simples.
d) Difusão facilitada.
e) Transporte ativo.
33. (FAAP-SP) Alguns protozoários de água doce apresentam uma concentração de solutos em seu interior muito maior que do meio exterior. Devido a essa concentração maior, a água entra com muita facilidade para o interior da célula desses protozoários. Com a entrada constante de água para a célula, esperava-se que os protozoários arrebentassem as suas membranas. Isso não ocorre devido a:
a) Resistência da membrana plasmática dos protozoários, que apresenta dupla camada lipídica.
b) Presença de vacúolos pulsáteis ou contráteis que bombeiam o excesso de água constantemente para fora da célula.
c) Presença de solutos que se combinam com a água, reduzindo o volume do citoplasma.
d) Presença de proteínas controladoras que não permitem a entrada de água em excesso.
e) Presença de parede celular típica dos vegetais superiores.
34. (UFMG) Um estudante colocou na geladeira folhas de três verduras: alface, cebolinha e couve. Após uma semana, verificou que o grau de murchamento da alface era maior que o da cebolinha e o da couve. A alternativa que não apresenta uma explicação provável para esse fato é a:
a) Diferença da área foliar das verduras utilizadas.
b) Diferença de espessura da cutícula da folha de cada verdura.
c) Quantidade diferente de clorofila nas folhas das verduras utilizadas.
d) Diferença de concentração de sal em cada tipo de verdura.
35. (PUC-MG) Uma característica das células vivas é a sua habilidade de regular o que entra e sai de seu citoplasma. Assinale a afirmativa incorreta.
a) Essa é a função da membrana plasmática, que é composta de uma bicamada lipídica associada a proteínas.
b) A membrana sem proteína tem a sua permeabilidade restringida a uns poucos solutos.
c) A membrana plasmática realiza transporte ativo “gastando” energia e contrariando o gradiente de concentração.
d) A permeabilidade da membrana plasmática a solutos pode ser observada apenas em células eucariotas animais.
36. (PUC-RIO) Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que:
a) Todas as células dos seres vivos têm parede celular.
b) Somente as células vegetais têm membrana celular.
c) Somente as células animais têm parede celular.
d) Todas as células dos seres vivos têm membrana celular.
e) Os fungos e bactérias não têm parede celular.
37. (UNIFOR) Através da membrana viva que separa o meio intracelular do meio extracelular, ocorrem os seguintes transportes:
I. Moléculas de água passam do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
II. Moléculas de O2 e de CO2 entram ou saem da célula, obedecendo ao gradiente de concentração.
III. Íons K+ e íons Na+ movimentam-se contra o gradiente de concentração, fazendo com que a concentração de K+ seja maior no interior da célula e a de Na+ seja maior no meio extracelular.
Os movimento I, II e III devem-se, respectivamente, à:
a) Osmose, difusão, transporte ativo.
b) Osmose, difusão, difusão facilitada.
c) Osmose, osmose, difusão facilitada.
d) Difusão, difusão facilitada, transporte ativo.
e) Difusão, transporte ativo, transporte ativo.
38. (PUC-MG) Observe o desenho a seguir, referente ao esquema ultra-estrutural da membrana celular. A natureza química dos componentes 1, 2 e 3, respectivamente, é:
38
a) Lípides, proteínas e proteínas.
b) Proteínas, lípides e proteínas.
c) Proteínas, proteínas e lípides.
d) Lípides, lípides e proteínas.
e) Proteínas, lípides e lípides.
39. (USF-SP) A tetrodotoxina (TTX) é um veneno extraído do peixe baiacu, considerado no Japão como uma delícia culinária. Essa substância liga-se fortemente aos canais de Na+ situados na membrana do axônio, bloqueando sua função. A ação do veneno pode levar o indivíduo à morte por paralisia respiratória porque:
a) Aumenta a positividade interna do axônio pelo bloqueio do fluxo de Na+.
b) Aumenta, nas sinapses, a liberação de neurotransmissores, determinando a fadiga muscular.
c) Inibe o fluxo de Na+ para o interior do axônio, impedindo que se estabeleça o impulso nervoso.
d) Favorece a entrada de K+, diminuído a positividade interna do neurônio.
e) Intensifica o uso da bomba de sódio e potássio, exigindo maior gasto de ATP.
40. (UFPEL) Sabe-se que, para as células exercerem suas funções, é necessário haver um controle da concentração interna de água e íons. Em 2003, o prêmio Nobel de química foi justamente para dois médicos norte-americanos que estudaram de que forma a água é transportada através da membrana celular de alguns tipos de tecidos, como o epitélio das glândulas lacrimais. Eles descobriram proteínas (aquaporinas), ao nível da membrana plasmática, que formam poros passivos para a água se movimentar. O sentido do movimento é dado pelo gradiente osmótico e a seleção das moléculas de água é feita pelo seu tamanho e carga elétrica.
Ciência Hoje, no 200, 2003 (adaptação.)
40
Com base no texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta.
a) O processo de difusão de moléculas, representado nas figuras, é chamado de osmose. Em células vegetais, na condição 2, ocorre a plasmólise.
b) Uma das formas de diferenciar o transporte ativo do passivo é quanto ao “gasto” de energia (ATP) e direção do transporte (contra ou a favor do gradiente eletroquímico).
c) Células animais e vegetais, na condição 1, absorvem água, por isso “incham”, o que pode levar ao rompimento celular.
d) Na difusão facilitada, um tipo de transporte passivo, as proteínas de membrana transportam substâncias do meio mais concentrado para o menos concentrado.
e) Baseado nas figuras, pode-se considerar que, na condição 1, o meio é hipotônico e, na condição 2, é hipertônico em relação à célula.
41. (UFAC) Estudos experimentais realizados com membranas celulares possibilitaram a descoberta de uma grande variedade de proteínas. Algumas dessas proteínas se organizam na membrana plasmática para formarem poros ou canais, os quais possibilitam a livre passagem de certas moléculas e íons, por tal membrana. O impedimento da formação de tais canais específicos para o trânsito de determinados íons pode se refletir como uma doença hereditária. No caso da fibrose cística, indique em qual das alternativas consta o íon que está impedido de transitar pela membrana plasmática.
a) Sódio.
b) Potássio.
c) Cloro.
d) Gás carbônico.
e) Gás oxigênio.
42. (PUC-SP) Uma célula vegetal flácida foi colocada em um determinado meio e adquiriu o aspecto mostrado abaixo:
42
A célula está:
a) Túrgida e foi colocada em meio hipotônico.
b) Túrgida e foi colocada em meio hipertônico.
c) Plasmolisada e foi colocada em meio hipotônico.
d) Plasmolisada e foi colocada em meio hipertônico.
e) Murcha e foi colocada em meio hipotônico.
43. (UFPR) A seguir, pode-se observar a representação esquemática de uma membrana plasmática celular e de um gradiente de concentração de uma pequena molécula “X” ao longo dessa membrana.
43
Com base nesse esquema, considere as seguintes afirmativas:
I. A molécula “X” pode se movimentar por difusão simples, através dos lipídios, caso seja uma molécula apolar.
II. A difusão facilitada da molécula “X” acontece quando ela atravessa a membrana com o auxílio de proteínas carreadoras, que a conduzem contra seu gradiente de concentração.
III. Se a molécula “X” for um íon, ela poderá atravessar a membrana com o auxílio de uma proteína carreadora.
IV. O transporte ativo da molécula “X” ocorre do meio extracelular para o citoplasma.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Somente a afirmativa III é verdadeira.
44. (VALE DO IPOJUCA) Quando temperamos uma salada de alface com um molho caseiro, composto de sal, limão e azeite, após algum temo, o alface fica murcho. Isso acontece porque estamos submetendo as células da alface a:
a) Um meio isotônico.
b) Um meio hipertônico.
c) Um meio hipotônico.
d) Uma reação de fagocitose.
e) Uma reação de clasmocitose.
45. (FUVEST) Medidas da concentração de íons de sódio (Na+) e de potássio (K+), dentro e fora dos neurônios gigantes de lula, revelaram:
ÍON
CONCENTRAÇÃO CITOPLASMÁTICA
CONCENTRAÇÃO NO MEIO EXTRACELULAR
Na+
50
440
K+
400
20
 Se os neurônios são expostos a um bloqueador respiratório, como o cianeto, a concentração de sódio rapidamente se iguala dentro e fora da célula, o mesmo ocorrendo com o potássio. Em condições normais, qual o mecanismo responsável pela manutenção da diferença entre as concentrações iônicas dentro e fora do neurônio?
a) Difusão, pelo qual, íons podem atravessar a membrana espontaneamente.
b) Osmose, pelo qual, apenas a água atravessa a membrana espontaneamente.
c) Transporte ativo, pelo qual, íons atravessam a membrana com “gasto” de energia.
d) Fagocitose, pelo qual, a célula captura partículas sólidas.
e) Pinocitose, pelo qual, a célula captura gotículas.
46. (FATEC-SP) Os esquemas abaixo representam células nas quais há passagem de substâncias através de suas membranas:
46
Os fenômenos representados em A, B e C são, respectivamente:
a) Fagocitose, pinocitose e transporte ativo.
b) Pinocitose, difusão e transporte ativo.
c) Difusão, transporte ativo e osmose.
d) Osmose, transporte ativo e difusão.
e) Pinocitose, fagocitose e difusão.
47. (UECE) Considerando-se uma solução de NaCl a 0,9% isotônica para hemácias humanas, quando essas hemácias forem colocadas em solução hipertônica de NaCl a 1,1%, espera-se:
a) Nenhuma modificação da forma e volume das células.
b) Um pequeno aumento no volume das hemácias.
c) Um rompimento (hemólise) de todas as células.
d) Uma redução no volume das células.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
48. (COVEST) Medindo-se a concentração de dois importantes íons, Na+ e K+, observa-se maior concentração de íons Na+ no meio extracelular do que no meio intracelular. O contrário acontece com os íons K+. Íons de Na+ são capturados do citoplasma para o meio extracelular, e íons de potássio (K+) são capturados do meio extracelular para o meio intracelular, como mostrado na figura abaixo. Este processo é conhecido como:
48
a) Difusão facilitada por permeases intracelulares.
b) Osmose em meio hipertônico.
c) Difusão simples.
d) transporte ativo.
e) Transporte por poros da membrana plasmática.
49. (COVEST) Analise as alternativas abaixo, relacionadas à especialização da membrana plasmática, e assinale as corretas e incorretas.
I   II
0  0 – Pseudópodes  são expansões  citoplasmáticas que  se formam na  superfície externa de certas células, através das quais a célula pode englobar e incorporar grandes moléculas  sólidas,  materiais estranhos e bactérias, que posteriormente serão digeridos.
1  1 – Quando uma célula precisa se descartar de uma estrutura, ela engloba essa estrutura, formando  um vacúolo  autofágico,  dentro  do  qual ocorrerá digestão graças à ação de enzimas lisossômica.
2  2 – Microvilosidades   são  prolongamentos   da   membrana   plasmática    de determinadas células e têm a finalidade de aumentar a superfície livre da célula e, consequentemente, a sua capacidade de absorção.
3  3 – Os desmossomos  são frequentes  em células epiteliais e reforçam a  união dessas células entre si.
4  4 – Tanto em células animais, quanto em células vegetais é comum encontrar-se interrupções na membrana, denominadas plasmodesmos, que funcionam como verdadeiras pontes citoplasmáticas, possibilitando a comunicação entre os citoplasmas de células contíguas.
50. Observe os esquemas abaixo.
50
Baseado neles e nos seus conhecimentos, marque a alternativa correta.
a) A seta 1 assinala uma proteína periférica da membrana celular que atua permitindo a passagem de certos íons, para o meio intracelular.
b) A seta 2 mostra uma proteína integral não transmembrana, que funciona como carreadora, ou seja, ligam-se seletivamente a pequenas moléculas (glicose, aminoácidos) e depois sofrem alterações conformacionais.
c) A proteína da alternativa anterior funciona como uma enzima facilitadora da passagem de moléculas específicas através da membrana, em processo de antiporte, simporte ou uniporte.
d) A seta 1 indica uma proteína de canal (multipasso), formando poros hidrofílicos através dos quais, alguns íons de tamanho apropriado (Na+, K+) e a água podem atravessar a membrana.
e) A seta 1 assinala uma lipoproteína da membrana celular que atua como um canal, permitindo a passagem de certos íons para o meio intracelular.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
E
C
B
D
D
E
A
D
FFFVV
VFFVF
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
B
A
D
E
E
C
B
D
C
E
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
B
B
C
D
B
D
A
A
VFFFF
C
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
D
E
B
C
D
D
A
D
C
C
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
C
A
C
B
C
D
D
D
VVVVF
C

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes