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12 de fev. de 2012

Homens são capazes de identificar mulheres “naqueles dias” pela voz


Vamos combinar: menstruar é bem chato e difícil para as mulheres. Mas também afeta (e dificulta um pouco) a vida dos homens. Mas, ao menos, parece que o sexo masculino, em algum nível e parte do tempo, sabe com o que está lidando.
Em testes feitos na Universidade de Albany-SUNY (EUA), pesquisadores colocaram 3 grupos de homens para ouvir a gravações de 10 mulheres contando de 1 a 5, simples assim — cada uma delas em um ponto diferente do ciclo menstrual.
Eles adivinharam corretamente quais das mulheres estavam, hum, “naqueles dias”, em 35% das vezes — um “resultado significativo”, segundo os cientistas.
Provavelmente, os que acertaram usam essa capacidade para saber quando fugir. Em outro teste, um outro grupo de voluntários — que não sabiam que o estudo tinha algo a ver commenstruação — teve que escolher a voz menos atraente da seleção.
Em 34% dos casos, a voz escolhida como menos atraente foi a da mulher menstruada.
Os participantes disseram que, ouvindo as gravações, conseguiam perceber um pouquinho dohumor (mau, no caso) das mulheres. E outros fatores, como o tom (grave ou agudo) e avelocidade das vozes, influenciaram os palpites, frequentemente certeiros.
Eu acho que não tenho esse talento — ou, pelo menos, nunca me dei conta, mas vou ficar ligado nisso de agora em diante. E vocês, amigos?
Crédito da foto: flickr.com/philippeleroyer

Meninos e Meninas


 biologia pode desempenhar apenas um pequeno papel na desigualdade matemática entre os sexos
por Sharon Begley
Ilustração de Thomas Fuchs
Quando o então reitor da University of Harvard, Lawrence Summers, propôs em 2005 que diferenças inatas entre homens e mulheres podem ser responsáveis pela falta de mulheres nas posições superiores da ciência e engenharia (e posteriormente renunciou), ele estava se referindo à hipótese de maior variabilidade do sexo masculino. Mulheres, a hipótese afirma, são em média tão competentes matematicamente quanto homens, mas há uma maior dispersão inata na habilidade matemática masculina. Em outras palavras, uma proporção maior de homens tem problemas com matemática, mas uma proporção igualmente alta se supera devido a algo na maneira como o cérebro masculino se desenvolve. Isso supostamente explica porque meninos tendem a dominar competições e porque a quantidade de homens é bem maior que a de mulheres em departamentos de matemática em universidades de elite. Desde então, cientistas têm colocado a hipótese de variabilidade em teste e ela tem se mostrado falsa.

No estudo mais ambicioso até o momento, o professor de matemática Jonathan Kane, da University of Wisconsin-Whitewater, e a professora de oncologia Janet Mertz, da University of Wisconsin-Madison, analisaram dados relativos ao desempenho matemático em 52 países, incluindo pontuações de competições de elite como a Olimpíada Internacional de Matemática. Especificamente, eles examinaram a variância – em linhas gerais, se as pontuações são bem espalhadas. Dois padrões emergiram, eles relatam em um artigo da edição de janeiro doNotices of the American Mathematical Society. O primeiro é que a variância dos homens e das mulheres é essencialmente igual em alguns países. O outro é que a razão da variância entre homens e mulheres difere bastante de um país para outro: 0,91 a 1,52 (em que uma razão de 1 indica que a variância dos dois sexos é igual, e um número maior que 1 significa que as pontuações masculinas foram mais dispersas que as femininas).

A descoberta de que a variância dos homens supera a das mulheres em alguns países, mas é menor em outros e que a dispersão de ambos “por toda parte se equivale, sugere que isso não pode ser biologicamente inato, a menos que você queira dizer que a genética humana é diferente em países diferentes”, argumenta Mertz. “A vasta maioria das diferenças entre o desempenho masculino e feminino
deve refletir fatores sociais e culturais.”

Quais? Uma pista vem da descoberta que um índice amplamente utilizado para medir a igualdade entre os sexos em um país, chamado Global Gender Gap Index (Índice Global de Desigualdade de Gênero), se correlaciona com a razão da pontuação de meninos versus meninas nos 5% dos melhores resultados em uma competição internacional de matemática chamada Pisa. Em alguns países, como a República Tcheca, a distribuição de pontuação matemática dos meninos e meninas foi quase idêntica. Outra pista de que diferenças de gênero no desempenho matemático não são inatas vem da diminuição da desigualdade entre os sexos. Nos Estados Unidos, a proporção entre meninos e meninas de pontuações acima de 700 na prova de matemática do SAT caiu de 13:1 nos anos 70 para 3:1 nos
anos 90.

O professor de psicologia Stephen Ceci, da Cornell University, diz que a nova análise é “um argumento muito importante” no debate sobre as fontes de diferenças entre os sexos na carreira matemática. Mas, acrescenta, as descobertas não significam que a biologia não desempenha nenhum papel. Só porque a dieta afeta a altura humana, por exemplo, não significa que “a Natureza não é importante”. Agora que a hipótese de maior variabilidade masculina caiu por terra, a Natureza não parece mais tão importante quanto os cientistas imaginavam no passado.

Doenças sexualmente transmissíveis


Gonorreia está se tornando resistente a tratamento padrão com antibióticos
por Christine Gorman
Bactérias causadoras da gonorréia, vistas sob microscópio
cortesia de CDC/Susan Lindsley
A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns do mundo, com cerca de 600 mil casos diagnosticados nos Estados Unidos a cada ano. Há poucos anos, cientistas começaram a ver casos de infecção que não respondiam facilmente ao tratamento com um grupo de fármacos designados cefalosporinas – atualmente a última linha de defesa contra esta infecção específica. Agora, o número de casos resistentes a medicamentos cresceu tanto nos Estados Unidos e em outros locais, que em breve a infecção gonocócica pode se tornar não tratável, de acordo com o que médicos escreveram na edição de ontem do New England Journal of Medicine.

Se você acha que nos últimos anos as más notícias relativas à resistência a antibióticos só se tornam mais comuns e insistentes, você está certo: em janeiro, pesquisadores relataram ter coletado pela primeira vez amostras de E. coli na Antártida, com genes especialmente perigosos e resistentes a antibióticos. A dispersão de genes resistentes por meio da E. coli é particularmente preocupante porque esta vive normalmente no intestino humano com milhares de outras espécies de bactérias. Nesse meio fértil, praticamente não há jeito de deter a ampla disseminação destes genes.

Enquanto isso, surgiram relatos na Índia de vários casos de tuberculose totalmente não tratável, embora estudo mais profundo sugeriu tratar-se “meramente” de episódios muito resistentes a medicamentos. Hospitais em Nova York lutam contra um tipo de pneumonia mortal que resiste a tratamento com antibióticos potentes, usados como último recurso, chamados carbapenemas, relata Maryn McKenna em artigo na SCIENTIFIC AMERICAN. Descobrir como lidar com o problema é o tema de um seminário a ser realizado, sobre resistência a carbapenemas, no New York Academy of Science, em 17 de fevereiro.

Mãe busca diagnóstico para filha que parou de se desenvolver aos 4 meses


Uma britânica está tentando chamar atenção para uma doença genética que fez com que sua filha praticamente parasse de se desenvolver quando tinha quatro meses de idade e que pode fazer com que ela nunca ande ou fale.
A filha mais jovem de Emma Hawley, Jessica, hoje com um ano e meio, tem uma síndrome que passou a ser descrita pelo termo genérico Swan (sigla em inglês para Síndrome Sem Nome), já que nenhum médico conseguiu fazer um diagnóstico preciso.
Não se sabe exatamente quantas crianças são afetadas por problemas de saúde desconhecidos, mas Hawley está tentando fazer com que médicos e a população em geral discutam mais o assunto.
Ela conta que desde cedo percebeu que havia algo errado com sua filha.
"Jessica simplesmente parou de se desenvolver. Ela começou a despencar nas tabelas de peso e altura e só ficava lá, deitada, em seu próprio mundo. Com quatro ou cinco meses, você espera que o bebê comece a sorrir e seguir você com os olhos..."
"Eu comecei a duvidar das minhas desconfianças e, em família, ninguém gosta de admitir que acha que há algum problema."

'Montanha-russa emocional'

Médicos disseram inicialmente que o bebê tinha refluxo e receitaram remédios, mas, após seis semanas, Jessica ainda não havia melhorado.
Nesta altura, Hawley já estava extremamente preocupada. Como já tinha uma filha mais velha, ela sabia que Jessica não tinha alcançado alguns dos marcos do desenvolvimento dos bebês.
Mesmo após passar por diversos testes e exames, não foi possível descobrir qual era o problema de Jessica.
A família decidiu, então, levar a menina a um médico particular que pediu uma ressonância magnética. O resultado permitiu apenas que o especialista identificasse que havia algo errado e que é possível que a menina nunca ande ou fale normalmente.
Jessica Hawley Foto: Waterbabies
A mãe acredita que a natação ajuda no desenvolvimento físico e mental de Jessica
"Você não tem nenhuma ideia de qual será o futuro da criança", diz Lauren Roberts, da ONG Swan UK, criada para oferecer apoio e informação a famílias de crianças com problemas genéticos não-identificados.
"Se você não tem um diagnóstico, você não sabe se eles alguns dia vão andar, falar, ou qual será sua expectativa de vida. Você passa a sua vida inteira nessa constante montanha-russa emocional de testes e mais testes com resultados negativos e com ninguém sendo capaz de responder suas perguntas."
"Eles podem até mapear todo o seu código genético, sem descobrir a raiz do problema. Isso acontece principalmente porque (a origem do problema) é uma alteração tão mínima no código genético que não aparece nos testes", diz Roberts, que afirma já ter sido procurada por 250 famílias desde a criação da organização há seis meses.
Segundo ela, há estimativas de que algo entre 30 e 50% das crianças com problemas de aprendizado sofrem de uma síndrome desconhecida.
"Quando as famílias nos procuram, são sempre as mesmas questões: elas se sentem extremamente isoladas, sentem como se vivessem em um limbo, porque ninguém consegue lhes dar respostas."

Água

Jessica faz aulas de natação desde as cinco semanas de idade. Como instrutora de natação para crianças, Hawley percebeu que, mesmo sem diagnóstico ou plano de tratamento, o tempo na piscina poderia ser útil para ajudar o desenvolvimento muscular de sua filha.
"Dentro da água, sem sentir seu peso, Jessica consegue flutuar e se movimentar facilmente. Ela tem dificuldade de sustentar peso nas pernas, mas dentro da água, ela é como qualquer criança de sua idade."
"É um alívio tão grande vê-la na água, boiando e se divertindo, sem nenhuma preocupação, como qualquer criança saudável", diz Hawley.
Os pais de Jessica estão começando a se conformar com a possibilidade de que eles podem nunca descobrir o que a menina tem.
Ainda assim, ele se dizem otimistas e vêm buscando chamar atenção para o problema, além de ajudar outras famílias passando por experiências semelhantes.
"Fomos ao Hospital Infantil de Birmingham em dezembro e vimos um pediatra lá. Eu disse: "Ela tem uma síndrome sem nome' e ele respondeu: 'Ah, nunca ouvi falar dessa'."
"No momento, eu não tenho nada para pesquisar... Google é uma coisa ótima, mas também é ruim, porque você acaba se agarrando a qualquer informação."

10 de fev. de 2012



Muito obrigada, meu querido ex aluno Flávio e agora federal.FIQUEI MUITO EMOCIONADA.

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