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12 de fev. de 2012

Meninos e Meninas


 biologia pode desempenhar apenas um pequeno papel na desigualdade matemática entre os sexos
por Sharon Begley
Ilustração de Thomas Fuchs
Quando o então reitor da University of Harvard, Lawrence Summers, propôs em 2005 que diferenças inatas entre homens e mulheres podem ser responsáveis pela falta de mulheres nas posições superiores da ciência e engenharia (e posteriormente renunciou), ele estava se referindo à hipótese de maior variabilidade do sexo masculino. Mulheres, a hipótese afirma, são em média tão competentes matematicamente quanto homens, mas há uma maior dispersão inata na habilidade matemática masculina. Em outras palavras, uma proporção maior de homens tem problemas com matemática, mas uma proporção igualmente alta se supera devido a algo na maneira como o cérebro masculino se desenvolve. Isso supostamente explica porque meninos tendem a dominar competições e porque a quantidade de homens é bem maior que a de mulheres em departamentos de matemática em universidades de elite. Desde então, cientistas têm colocado a hipótese de variabilidade em teste e ela tem se mostrado falsa.

No estudo mais ambicioso até o momento, o professor de matemática Jonathan Kane, da University of Wisconsin-Whitewater, e a professora de oncologia Janet Mertz, da University of Wisconsin-Madison, analisaram dados relativos ao desempenho matemático em 52 países, incluindo pontuações de competições de elite como a Olimpíada Internacional de Matemática. Especificamente, eles examinaram a variância – em linhas gerais, se as pontuações são bem espalhadas. Dois padrões emergiram, eles relatam em um artigo da edição de janeiro doNotices of the American Mathematical Society. O primeiro é que a variância dos homens e das mulheres é essencialmente igual em alguns países. O outro é que a razão da variância entre homens e mulheres difere bastante de um país para outro: 0,91 a 1,52 (em que uma razão de 1 indica que a variância dos dois sexos é igual, e um número maior que 1 significa que as pontuações masculinas foram mais dispersas que as femininas).

A descoberta de que a variância dos homens supera a das mulheres em alguns países, mas é menor em outros e que a dispersão de ambos “por toda parte se equivale, sugere que isso não pode ser biologicamente inato, a menos que você queira dizer que a genética humana é diferente em países diferentes”, argumenta Mertz. “A vasta maioria das diferenças entre o desempenho masculino e feminino
deve refletir fatores sociais e culturais.”

Quais? Uma pista vem da descoberta que um índice amplamente utilizado para medir a igualdade entre os sexos em um país, chamado Global Gender Gap Index (Índice Global de Desigualdade de Gênero), se correlaciona com a razão da pontuação de meninos versus meninas nos 5% dos melhores resultados em uma competição internacional de matemática chamada Pisa. Em alguns países, como a República Tcheca, a distribuição de pontuação matemática dos meninos e meninas foi quase idêntica. Outra pista de que diferenças de gênero no desempenho matemático não são inatas vem da diminuição da desigualdade entre os sexos. Nos Estados Unidos, a proporção entre meninos e meninas de pontuações acima de 700 na prova de matemática do SAT caiu de 13:1 nos anos 70 para 3:1 nos
anos 90.

O professor de psicologia Stephen Ceci, da Cornell University, diz que a nova análise é “um argumento muito importante” no debate sobre as fontes de diferenças entre os sexos na carreira matemática. Mas, acrescenta, as descobertas não significam que a biologia não desempenha nenhum papel. Só porque a dieta afeta a altura humana, por exemplo, não significa que “a Natureza não é importante”. Agora que a hipótese de maior variabilidade masculina caiu por terra, a Natureza não parece mais tão importante quanto os cientistas imaginavam no passado.

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