Tecnologia do Blogger.

12 de fev. de 2012

Doenças sexualmente transmissíveis


Gonorreia está se tornando resistente a tratamento padrão com antibióticos
por Christine Gorman
Bactérias causadoras da gonorréia, vistas sob microscópio
cortesia de CDC/Susan Lindsley
A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns do mundo, com cerca de 600 mil casos diagnosticados nos Estados Unidos a cada ano. Há poucos anos, cientistas começaram a ver casos de infecção que não respondiam facilmente ao tratamento com um grupo de fármacos designados cefalosporinas – atualmente a última linha de defesa contra esta infecção específica. Agora, o número de casos resistentes a medicamentos cresceu tanto nos Estados Unidos e em outros locais, que em breve a infecção gonocócica pode se tornar não tratável, de acordo com o que médicos escreveram na edição de ontem do New England Journal of Medicine.

Se você acha que nos últimos anos as más notícias relativas à resistência a antibióticos só se tornam mais comuns e insistentes, você está certo: em janeiro, pesquisadores relataram ter coletado pela primeira vez amostras de E. coli na Antártida, com genes especialmente perigosos e resistentes a antibióticos. A dispersão de genes resistentes por meio da E. coli é particularmente preocupante porque esta vive normalmente no intestino humano com milhares de outras espécies de bactérias. Nesse meio fértil, praticamente não há jeito de deter a ampla disseminação destes genes.

Enquanto isso, surgiram relatos na Índia de vários casos de tuberculose totalmente não tratável, embora estudo mais profundo sugeriu tratar-se “meramente” de episódios muito resistentes a medicamentos. Hospitais em Nova York lutam contra um tipo de pneumonia mortal que resiste a tratamento com antibióticos potentes, usados como último recurso, chamados carbapenemas, relata Maryn McKenna em artigo na SCIENTIFIC AMERICAN. Descobrir como lidar com o problema é o tema de um seminário a ser realizado, sobre resistência a carbapenemas, no New York Academy of Science, em 17 de fevereiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes