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13 de fev. de 2014

Exercíos - ENEM

01. (ENEM) Em 4 de junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a vigência da Lei 12.684/07, do estado de São Paulo, que proíbe o uso de produtos com amianto. A constitucionalidade dessa lei havia sido contestada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), que alegava confronto com a Lei Federal 9.055/95, que autoriza o uso controlado do amianto no país. Segundo estudos científicos, o amianto pode ocasionar doenças como silicose e câncer. A lei paulista é amparada pela Convenção 162 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário, assumindo o compromisso de proteger o trabalhador do contato com o amianto, até mesmo banindo o uso e a manipulação de materiais produzidos com amianto, substância prejudicial à saúde de pessoas que trabalham na produção de caixas-d’água, telhas e revestimentos. As fibras de amianto, por serem finíssimas, quando inaladas, penetram nos pulmões, alojando-se nas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas.
Adaptado de WWW.abho.org.br
Pelo que se conhece a respeito desse material, sabe-se que o amianto:
a) Causa destruição do diafragma (indicado por IV) e impede a ocorrência dos movimentos respiratórios.
b) Atua diretamente nos bronquíolos (indicados por III), provocando sua destruição.
c) Atua diretamente nos alvéolos pulmonares (indicados por V), onde ocorre a hematose, acarretando dificuldade na realização das trocas gasosas.
d) Atua diretamente na traqueia (indicada por I), destruindo os cílios das células epiteliais e prejudicando a filtração do ar que penetra nas vias aéreas inferiores.
e) Atua simultaneamente em V e IV, impedindo os movimentos respiratórios e a hematose, respectivamente.
02. (ENEM) O aterro sanitário é uma estratégia de saneamento que usa tecnologia para diminuir os impactos ambientais provocados pela acumulação de lixo. Sobre os aterros sanitários instalados de acordo com técnicas adequadas, assinale a alternativa correta:
a) Evitam riscos decorrentes da acumulação de lixo, mas representam uma tecnologia muito cara, não disponível para as cidades brasileiras.
b) Sua eficiência e segurança como forma de acondicionamento do lixo não se aplicam a certos resíduos, como lixo orgânico em geral.
c) São relativamente seguros, reduzem a contaminação dos aquíferos, são concentrados e podem garantir a qualidade ambiental do entorno.
d) São ineficazes, têm capacidade de deposição e não fazem frente ao aumento do consumo da sociedade atual, devendo dar lugar à incineração do lixo.
e) São ideais apenas para cidades que captam água em localidades distantes, pois evitam a degradação ambiental superficial, mas acabam por contaminar os mananciais subterrâneos.
03. (ENEM) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.
TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).
Uma vacina eficiente contra o HIV deveria:
a) Induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
b) Ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
c) Produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
d) Ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
e) Estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.
04. (ENEM) O gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no período de 1988 a 2008.
As informações do gráfico indicam que
a) o maior desmatamento ocorreu em 2004.
b) a área desmatada foi menor em 1997 que em 2007.
c) a área desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001.
d) a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998.
e) o total de área desmatada em 1992, 1993 e 1994 é maior que 60.000 km2.
05. (ENEM) Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo:
“O medicamento atua por inibição da enzima aminoacil RNA-sintetase e impede o encaixe do RNA transportador ao seu aminoácido específico”.
Essa afirmação permite concluir que o antibiótico:
a) Impede a transcrição genética codificada no DNA para o RNA transportador realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não conseguem sintetizar proteínas e morrem.
b) Altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e a reprodução desses organismos.
c) Dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.
d) Elimina os vírus causadores da doença, pois eles não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.
e) Interrompe a síntese de proteína nas bactérias causadoras da doença, o que impede a ocorrência de seu metabolismo com bloqueio das funções vitais, levando-as à morte.
06. (ENEM) A figura abaixo apresenta dados percentuais que integram os Indicadores Básicos para a Saúde, relativos às principais causas de mortalidade de pessoas do sexo masculino.
Com base nos dados, conclui-se que
a) A proporção de mortes por doenças isquêmicas do coração é maior na faixa etária de 30 a 59 anos que na faixa etária dos 60 anos ou mais.
b) Pelo menos 50% das mortes na faixa etária de 15 a 29 anos ocorrem por agressões ou por causas externas de intenção indeterminada.
c) As doenças do aparelho circulatório causam, na faixa etária de 60 anos ou mais, menor número de mortes que as doenças do aparelho respiratório.
d) Uma campanha educativa contra o consumo excessivo de bebidas alcoólicas teria menor impacto nos indicadores de mortalidade relativos às faixas etárias de 15 a 59 anos que na faixa etária de 60 anos ou mais.
e) O Ministério da Saúde deve atuar preferencialmente no combate e na prevenção de doenças do aparelho respiratório dos indivíduos na faixa etária de 15 a 59 anos.

07. (ENEM) A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A. G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).
Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
a) Reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
b) Promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
c) Reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
d) Aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
e) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
08. (ENEM)
CASOS DE LEPTOSPIROSE CRESCEM NA REGIÃO
M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranquilidade e encontrou nos ratos (….) os vilões de sua infância. “Se eu não os matar, ele me matam”, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acumulo de lixo…..
(O estado de S. Paulo. 31/10/1997)
OITO SUSPEITOS DE LEPTOSPIROSE
A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (…..) transmitidas pela urina de ratos contaminados.
(Folha de S. Paulo, 12/02/1999)
As noticias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos:
I. Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os dejetos dos animais que ali vivem.
II. O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.
III. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.
IV. As pessoas que vivem na região associada pela enchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair leptospirose.
A sequência de fatos relacionadas corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores é:
a) I, II, III e IV.
b) I, III, IV e II.
c) IV, III, II e I.
d) II, IV, I e III.
e) II, III, I e IV.
09. (ENEM) Uma das aplicações mais conhecidas da engenharia genética é o processo de identificação pelo DNA, denominado DNA-fingerprint. Ele se baseia na presença de determinadas sequências do DNA, organizadas em um padrão característico para cada indivíduo. Para identificar um homem morto, tornado irreconhecível por queimaduras extensas e que se suspeita ser a vítima de um sequestro, teremos mais segurança no resultado se compararmos o DNA do cadáver com o DNA:
a) Da esposa do sequestrado.
b) De um tio, irmão do pai do sequestrado.
c) De um primo da mãe do sequestrado.
d) De uma avó do sequestrado.
e) De um filho do sequestrado.
10. (ENEM) Analisando-se o DNA de um animal, detectou-se que 40% de suas bases nitrogenadas eram constituídas por Adenina. Relacionando esse valor com o emparelhamento específico das bases, os valores encontrados para as outras bases nitrogenadas foram:
a) T = 40%; C = 20%; G = 40%.
b) T = 10%; C = 10%; G = 40%.
c) T = 10%; C = 40%; G = 10%.
d) T = 40%; C = 10%; G = 10%.
e) T = 40%; C = 60%; G = 60%.
11. (ENEN) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca.
a) Aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.
b) Redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.
c) Redução da produção de carboidratos de origem vegetal.
d) Aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.
e) Redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.
12. (ENEM) A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradores de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais.
RICARDO, B.; CAMPANILI, M. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007 (adaptado).
Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região inclui-se:
a) A poluição da água por metais da usina.
b) A destruição do habitat de animais terrestres.
c) O aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.
d) O consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
e) O aprofundamento no leito do rio, com a menor deposicão de resíduos no trecho de rio anterior à represa.
13. (ENEM) Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles lêem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:
“Jurubatiba será o primeiro parque nacional em áreas de restinga, num braço de areia com 31 quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves de peixes de água doce e salgada. Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para aguentar longas secas, Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido”.
Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características como:
a) Quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos dias chuvoso.
b) Redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas.
c) Caules e folhas, cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a consequente perda de água.
d) Redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas.
e) Crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impedem o ressecamento e consequente perda de água.
14. (ENEM) Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não codificante do DNA.
S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptações).
a) Região não codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém as sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
b) Uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene.
c) Centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
d) Informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de proteínas, interferem no fenótipo.
e) Os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.
15. (ENEM) O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis. A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?
a) HNO3 e HNO2.
b) H2SO4 e H2SO3.
c) H2SO3 e HNO2.
d) H2SO4 e HNO3.
e) H2CO3 e H2SO3.
16. (ENEM) A maior parte dos mamíferos (especialmente os grandes) não pode viver sem água doce. Para os mamíferos marinhos, água doce é ainda mais difícil de ser obtida. Focas e leões-marinhos captam água dos peixes que consomem e alguns comem neve para obtê-la. Os peixes-boi procuram regularmente água doce nos rios. As baleias e outros cetáceos obtêm água de seu alimento e de goladas de água do mar. Para tanto, os cetáceos desenvolveram um sistema capaz de lidar com o excesso de sal associado à ingestão de água marinha.
WONG. K. Os mamíferos que conquistaram os oceanos. In: Scientific American Brasil. Edição Espicial no 5. Dinossauros e Outros Monstros. (adaptado)
A grande quantidade de sal na água do mar:
a) Torna impossível a vida de animais vertebrados nos oceanos.
b) Faz com que a diversidade biológica no ambiente marinho seja muito reduzida.
c) Faz com que apenas os mamíferos adaptados à ingestão direta de água salgada possam viver nos oceanos.
d) Faz com que seja inapropriado seu consumo direto como fonte de água doce por mamíferos marinhos, por exemplo, as baleias.
e) Exige de mamíferos que habitam o ambiente marinho adaptações fisiológicas, morfológicas ou comportamentais que lhes permitam obter água doce.
17. (ENEM) Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu clímax, possui vegetação arbórea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incidência luminosa no solo e nas plântulas. Sabe-se que a incidência de luz, a disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os principais fatores do meio ambiente físico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com condições controladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro condições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombreamento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos. Os resultados obtidos foram os seguintes:

CONDIÇÃO DE LUMINOSIDADE
Espécie
Sol pleno
Sombreamento

30%
50%
90%
1
Razoável Bom Razoável
Ruim
2
Bom Razoável Ruim
Ruim
3
Bom Bom Razoável
Ruim
4
Bom Bom Bom
Bom
5
Bom Razoável Ruim
Ruim
6
Ruim Razoável Bom
Bom
7
Ruim Ruim Ruim
Razoável
8
Ruim Ruim Razoável
Ruim
9
Ruim Razoável Bom
Bom
10
Razoável Razoável Razoável
Bom
Para o reflorestamento da região desmatada:
a) A espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz.
b) Recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5.
c) Sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas.
d) Espécies de comunidade clímax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes.
e) É recomendado o uso de espécies com melhor desenvolvimento à sombra, como as plantas das espécies 4, 6, 7, 9 e 10, pois essa floresta, mesmo no estágio de degradação referido, possui dossel fechado , o que impede a entrada de luz.
18. (ENEM) Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.
Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado)
A produção da insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como conseqüência:
a) O aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
b) A seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
c) O progresso na técnica da síntese química de hormônios.
d) Impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
e) A criação de animais transgênicos.
19. (ENEM) Fenômenos biológicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Assinale a opção que ordena exemplos de fenômenos biológicos, do mais lento para o mais rápido.
a) Germinação de uma semente, crescimento de uma árvore, fossilização de uma samambaia.
b) Fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore, germinação de uma semente.
c) Crescimento de uma árvore, germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia.
d) Fossilização de uma samambaia, germinação de uma semente, crescimento de uma árvore.
e) Germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore.
20. (ENEM) Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não codificante.  Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não codificante do DNA.
S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scietific American Brasil, jun./2008 (com adaptações).
A região não codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contêm:
a) As sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
b) Uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene.
c) Centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
d) Informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de proteínas, interferem no fenótipo.
e) Os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.
21. (ENEM) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum à planta e aos animais vertebrados.
a) Movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) Sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) Aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) Aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em respostas a mudanças ambientais.
e) Recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase de esporulação.
22. (ENEM) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:
a) Os genótipos e os fenótipos idênticos.
b) Os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
c) Diferenças nos genótipos e fenótipos.
d) O mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
e) O mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
23. (ENEM) Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuídos em ampla região na América do Norte. A pelagem de ratos dessa espécie varia do marron claro até o escuro, sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito semelhante. Em geral, a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram, que também apresenta a mesma variação de cor, distribuídas ao longo de um gradiente sul-norte. Na figura abaixo, encontram-se representadas sete diferentes populações de P. polionotus. Cada população é representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posição geográfica no mapa.
MULLEN, L. M.; HOEKSTRA, H. E. Natural selection along an environmental gradiente: a classic cline in mouse pigmentation. Evolution, 2008.
O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é
a) A alimentação, pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores.
b) O fluxo gênico entre as diferentes populações, que mantém constante a grande diversidade interpopulacional.
c) A seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivíduos com características distintas.
d) A mutação genética, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, têm maior ocorrência e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais.
e) A herança de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas características genéticas aos descendentes.
24. (ENEM) O lixo orgânico de casa — constituído de restos de verduras, frutas, legumes, cascas de ovo, aparas de grama, entre outros —, se for depositado nos lixões, pode contribuir para o aparecimento de animais e de odores indesejáveis. Entretanto, sua reciclagem gera um excelente adubo orgânico, que pode ser usado no cultivo de hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais. A produção do adubo ou composto orgânico se dá por meio da compostagem, um processo simples que requer alguns cuidados especiais. O material que é acumulado diariamente em recipientes próprios deve ser revirado com auxílio de ferramentas adequadas, semanalmente, de forma a homogeneizá-lo. É preciso também umedecê-lo periodicamente. O material de restos de capina pode ser intercalado entre uma camada e outra de lixo da cozinha. Por meio desse método, o adubo orgânico estará pronto em aproximadamente dois a três meses.
Como usar o lixo orgânico em casa? Ciência Hoje, v. 42, jun. 2008 (adaptado).
Suponha que uma pessoa, desejosa de fazer seu próprio adubo orgânico, tenha seguido o procedimento descrito no texto, exceto no que se refere ao umedecimento periódico do composto. Nessa situação:
a) O processo de compostagem iria produzir intenso mau cheiro.
b) O adubo formado seria pobre em matéria orgânica que não foi transformada em composto.
c) A falta de água no composto vai impedir que microrganismos decomponham a matéria orgânica.
d) A falta de água no composto iria elevar a temperatura da mistura, o que resultaria na perda de nutrientes essenciais.
e) Apenas microrganismos que independem de oxigênio poderiam agir sobre a matéria orgânica e transformá-la em adubo.
25. (ENEM) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conserva-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a:
a) Lei do uso e desuso.
b) Atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele.
c) Transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes.
d) Futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados.
e) Seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.
26. (ENEM) Algumas doenças que, durante várias décadas do século XX, foram responsáveis pelas maiores percentagens das mortes no Brasil, não são mais significativas neste início do século XXI. No entanto, aumentou o percentual de mortalidade devida a outras doenças, conforme se pode observar no diagrama:
No período considerado no diagrama, deixaram de ser predominantes, como causas de morte, as doenças
a) Infecto-parasitárias, eliminadas pelo êxodo rural que ocorreu entre 1930 e 1940.
b) Infecto-parasitárias, reduzidas por maior saneamento básico, vacinas e antibióticos.
c) Digestivas, combatidas pelas vacinas, vermífugos, novos tratamentos e cirurgias.
d) Digestivas, evitadas graças à melhoria do padrão alimentar do brasileiro.
e) Respiratórias, contidas pelo melhor controle da qualidade do ar nas grandes cidades.
27. (ENEM) Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma — medido pelo número de pares de bases (pb) —, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo.
De acordo com as informações acima:
a) O conjunto de genes de um organismo define o seu DNA.
b) A produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA.
c) O tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo.
d) Quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma.
e) Genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.

28. (ENEM) O cultivo de camarões de água salgada vem se desenvolvendo muito nos últimos anos na região Nordeste do Brasil e, em algumas localidades, passou a ser a principal atividade econômica. Uma das grandes preocupações dos impactos negativos dessa atividade está relacionada à descarga, sem nenhum tipo de tratamento, dos efluentes dos viveiros diretamente no ambiente marinho, em estuários ou em manguezais. Esses efluentes possuem matéria orgânica particulada e dissolvida, amônia, nitrito, nitrato, fosfatos, partículas de sólidos em suspensão e outras substâncias que podem ser consideradas contaminantes potenciais.
CASTRO, C. B.; ARAGÃO, J. S.; COSTA-LOTUFO, L. V. Monitoramento da toxicidade de efluentes de uma fazenda de cultivo de camarão marinho. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006 (adaptado).
Suponha que tenha sido construída uma fazenda de carcinicultura próximo a um manguezal. Entre as perturbações ambientais causadas pela fazenda, espera-se que:
a) A atividade microbiana se torne responsável pela reciclagem do fósforo orgânico excedente no ambiente marinho.
b) A relativa instabilidade das condições marinhas torne as alterações de fatores físico-químicos pouco críticas à vida no mar.
c) A amônia excedente seja convertida em nitrito, por meio do processo de nitrificação, e em nitrato, formado como produto intermediário desse processo.
d) Os efluentes promovam o crescimento excessivo de plantas aquáticas devido à alta diversidade de espécies vegetais permanentes no manguezal.
e) O impedimento da penetração da luz pelas partículas em suspensão venha a comprometer a produtividade primária do ambiente marinho, que resulta da atividade metabólica do fitoplâncton.

29. (ENEM) Quando um macho do besouro-da-cana localiza uma plantação de cana-de-açúcar, ele libera uma substância para que outros besouros também localizem essa plantação, o que causa sérios prejuízos ao agricultor. A substância liberada pelo besouro foi sintetizada em laboratório por um químico brasileiro. Com essa substância sintética, o agricultor pode fazer o feitiço virar contra o feiticeiro: usar a substância como isca e atrair os besouros para longe das plantações de cana.
Folha Ciência. In: “Folha de S. Paulo”, 25/5/2004 (com adaptações).
Assinale a opção que apresenta corretamente tanto a finalidade quanto a vantagem ambiental da utilização da substância sintética mencionada.

FINALIDADE
VANTAGEM AMBIENTAL
a
Eliminar os besouros Reduzir as espécies que se alimentam de cana-de-acúcar
b
Afastar os predadores da plantação Reduzir a necessidade de uso de agrotóxico
c
Exterminar os besouros Eliminar o uso de agrotóxico
d
Dispersar os besouros Evitar a incidência de novas pragas
e
Afastar os predadores da plantação Aumentar as resistências dos canaviais

30. (ENEM) Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal. Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão. Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização:
a) Do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.
b) Do cromossomo X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número superior aos demais.
c) Do cromossomo autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material genético quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt.
d) Do cromossomo Y, pois, em condições normais, este é transmitido integralmente do pai para toda a prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino.
e) De marcadores genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula, e os demais, em apenas uma.

GABARITO


01
02 03 04 05 06 07 08 09
10
C C A D E B C E E
D
11
12 13 14 15 16 17 18 19
20
D
B C D D E B D B
D
21
22 23 24 25 26 27 28 29
30
B
B C C E B C E B
A

Exercícios sobre Biosfera

01. (UDESC) O Brasil se divide em seis grandes biomas, que, em conjunto, abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Analise as descrições abaixo a respeito de cinco biomas brasileiros.
I. Bioma caracterizado pela presença de uma grande diversidade de gramíneas. Estende-se por áreas de planície, apresentando um clima subtropical, com verões quentes e invernos frios. Devido à intensa exploração para a agricultura e a pecuária, apresenta apenas 36% de sua cobertura original.
II. Segundo bioma em extensão do Brasil. Caracteriza-se pelo clima tropical-sazonal, com chuvas concentradas em um período do ano. O solo é ácido e pouco fértil, com plantas adaptadas a estas condições, como árvores de cascas grossas e troncos retorcidos. Dados atuais mostram que o bioma já perdeu quase 50% de sua cobertura original.
III. Maior Floresta Pluvial Tropical do mundo. Caracteriza-se pela presença de um dossel fechado formado por árvores altas e um subdossel onde pode ser identificada uma grande quantidade de lianas e epífitas. Encontra-se ameaçada, tendo perdido aproximadamente 20% de sua cobertura original.
IV. Bioma único no Planeta, tombado como patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Considerado a maior planície inundável do mundo, apresenta uma elevada biodiversidade, onde se destaca a fauna aquática. Dados atuais revelam que o bioma já perdeu aproximadamente 15% de sua cobertura original.
V. Bioma que se estendia, originalmente, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, pela linha costeira do país. Apresenta clima que vai do tropical ao subtropical e uma grande diversidade de ecossistemas, como as Florestas Ombrófilas Densas, as Florestas Ombrófilas Mistas e as formações pioneiras. Apresenta apenas 7% de sua cobertura original.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a descrição do bioma com o seu nome.
a) I. Pampa / II. Caatinga / III. Floresta Amazônica / IV. Pantanal / V. Floresta Atlântica.
b) I. Pampa / II. Floresta Atlântica / III. Pantanal / IV. Floresta Amazônica / V. Cerrado.
c) I. Cerrado / II. Pampa / III. Pantanal / IV. Floresta Amazônica / V. Floresta Atlântica.
d) I. Pantanal / II. Caatinga / III. Floresta Amazônica / IV. Pampa / V. Floresta Atlântica.
e) I. Pampa / II. Cerrado / III. Floresta Amazônica / IV. Pantanal / V. Floresta Atlântica.
02. (UEPB) O Brasil possui cerca de 30% das espécies de plantas e de animais conhecidas no mundo, que estão distribuídas em seus diferentes ecossistemas. A região dos cerrados, com seus 204 milhões de hectares, aproximadamente 25% do território nacional, apresenta grande diversidade faunística e florística em suas diferentes fisionomias vegetais. Apesar de ser uma região de solos pobres e pouco férteis, que não despertavam muito interesse nos agricultores e nos órgãos de defesa ambiental, o bioma abriga uma variedade de espécies, muitas delas endêmicas, conforme tabela abaixo:
TABELA – Número de espécies de vertebrados e plantas que ocorrem no Cerrado, porcentagem de endemismos do bioma e proporção da riqueza de espécies do bioma em relação à riqueza de espécies no Brasil.

NÚMERO % ENDEMISMOS DO CERRADO % ESPÉCIES EM  
RELAÇÃO AO BRASIL
Plantas 7.000 44 12
Mamíferos 199 9,5 37
Aves 837 3,4 49
Répteis 180 17 50
Anfíbios 150 28 20
Peixes 1.200 ? 40
FONTES: (Fonseca et al. 1996; Fundação Pro-Natureza et al. 1999; Aguiar 2000; Colli et al. 2002; Marinho-Filho et al. 2002; Oliveira & Marquis 2002; Aguiar et al. 2004, in Klink & Machado 2005).
Sobre a fauna e flora do Cerrado, é correto afirmar:
a) Entre as 180 espécies de répteis observadas para o Cerrado, há uma grande variedade de anfisbenídeos, répteis squamatos famosos por apresentarem duas cabeças.
b) Entre as 837 espécies de aves do Cerrado encontram-se a Pomba-asa-branca (Columba picazuro), Bico-roxo (Oxyura dominica), Seriema (Cariama cristata) e Arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus).
c) Entre as 7000 espécies de plantas do Cerrado, com quase cerca de 4.400 endêmicas, encontram-se representantes típicos desse bioma com troncos tortuosos e recurvados como capim-flecha (Tristachya leiostachya), o cajueiro do campo (Anacardium humile) e o pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia).
d) Os crescentes avanços nos processos na retirada da vegetação e de outros distúrbios não devem afetar as 1200 espécies de peixes assinaladas para o Cerrado, cujo percentual de endemismo ainda não foi possível avaliar, devido a estes organismos serem encontrados em ambientes aquáticos.
e) Entre as 199 espécies de mamíferos encontradas no Cerrado, encontram-se representantes como os Queixadas (Tayassu pecari), Gato palheiro (Oncifelis colocolo), Cuíca (Gracilinanus microtarsus), Irara (Eira barbara) e outros.
03. (UPE)                      SE UMBUZEIRO FALASSE

CORDEL – A Peleja entre o Umbuzeiro e o Roçador Autor: Marialvo Barreto 
Se você ainda não sabe
Vou lhe dizer o que é
O umbuzeiro é uma planta
Que na(o,s) ….1…. tem pé
Resistente a toda seca
Sagrado pra quem tem fé.
…..
É um símbolo do ….2….
Onde o sol é de rachar
No tabuleiro e na serra
Em todo lugar estar
Só existe no ….2….
Porque este é seu lugar
….
Outras frutas da(o,s) ….1….
Correm o risco de acabar
Já não vejo mais o icó,
Cambuí e cambucá
Ah! Como tenho saudade…
Do gosto do trapiá.


Preencha corretamente as lacunas numeradas neste cordel referentes a (1) um determinado bioma nacional e (2) à região do país onde este é característico e assinale a alternativa correta.
a) 1-Caatinga / 2-Nordeste
b) 1-Mata atlântica / 2-Sudeste
c) 1- Cerrado / 2-Norte
d) 1-Pampas / 2-Sul
e) 1-Pantanal / 2- Centro-oeste
04. (UFPR) Numere a coluna 2, que nomeia vegetações encontradas no Brasil, de acordo com as descrições apresentadas na coluna 1.
COLUNA 1
1. Vegetação que se desenvolve praticamente em toda a costa brasileira, em ambientes alagados, como desembocaduras de rios, onde há água salobra e local abrigado das ações das ondas. Possui raízes aéreas. Os impactos ambientais a ela associados são barragens de rios e urbanização.
2. Desenvolve-se na região Sul do Brasil e em áreas onde o relevo é elevado, com climas frios. Vegetação adaptada ao clima subtropical, possuindo floresta aciculifoliada. Atualmente ainda sofre os impactos de atividades econômicas, como a extração de madeira e a agropecuária.
3. Típica de regiões tropicais, ocorre em solos deficientes em nutrientes e ricos em ferro e alumínio, abrigando plantas de aparência seca, arbustos e gramíneas. Os impactos ambientais a ela associados são a agricultura mecanizada e a pecuária extensiva.
4. Possui floresta fechada, formada de árvores de grande porte, onde vivem espécies animais de médio e pequeno porte, com escassa vegetação rasteira, pouco desenvolvida pela baixa incidência de raios solares no nível do solo. Nela ainda ocorrem o desmatamento ilegal e as queimadas.
COLUNA 2
(  ) Mata de Araucária.
(  ) Cerrado.
(  ) Floresta Amazônica.
(  ) Mangue.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1 32 4.
b) 3412.
c) 2143.
d) 4231.
e) 2341.
05. (UEM) No mapa abaixo, estão demarcados três biomas brasileiros. Sobre eles, identifique o que for correto.
I    II
0   0 – O bioma 1 apresenta maior diversidade biológica do que o bioma 2.
1   1 – O bioma 2 apresenta vegetação arbórea esparsa formada por pequena árvores e arbustos, vários deles com caules tortuosos e casca grossa, sendo que essas características são mais influenciadas pela composição do que pela disponibilidade de água do solo.
2  2 – Uma das características de vários animais e de plantas do bioma 3 é a dependência que apresentam em relação ao regime anual de cheia e de seca dos seus rios.
3   3 – O bioma 1 localiza-se apenas nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
4  4 – Castanheira, mandacaru e tuiuiús são organismos característicos, respectivamente, dos biomas 1, 2 e 3.
06. (UFSM) Considerando os biomas do planeta e os fatores que afetam os ecossistemas, assinale a afirmativa correta.
a) A Corrente do Golfo, uma importante corrente marinha, leva água aquecida da região do equador até a costa pacífica da América do Sul.
b) Nas regiões equatoriais, o ar, fortemente aquecido pelo calor que irradia do sol, sobe e gera uma zona de alta pressão atmosférica, contribuindo para a formação de desertos.
c) Regiões do planeta com alta precipitação e altas temperaturas tendem a apresentar florestas tropicais, como vegetação; um exemplo é a Mata Atlântica na América do Sul.
d) No Brasil, o Cerrado (um tipo de Savana) tem alto índice pluviométrico devido às ‘‘chuvas de encosta’’, causadas pelas montanhas que barram a passagem das nuvens.
e) O bioma Pampa é um tipo de pradaria, com predomínio de gramíneas, que ocorre em áreas de planalto.
07. (UFPB) O mapa, a seguir, apresenta a localização dos principais biomas brasileiros.

Adaptado de PAULINO, Wilson Roberto. Biologia – volume único. São Paulo: Editora Ática, 1998. p. 531.
Uma competição de rali foi realizada e teve um percurso que passou, sequencialmente, pelos biomas indicados por 3, 8, 2, 6 e 5. De acordo com essas informações, a seqüência correta dos biomas percorridos durante o rali foi:
a) Pampa, Mata de Araucárias, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
b) Pampa, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Zona dos Cocais.
c) Mata de Araucárias, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
d) Mata de Araucárias, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Manguezal.
e) Manguezal, Pampa, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
08. (URCA) Ocorre principalmente nos estados do Maranhão e Piauí, sendo constituída por palmeiras, sobretudo babaçu e carnaúba. O babaçu é explorado para produção de óleo e a carnaúba para produção de cera. Essa comunidade fitogeográfica brasileira é denominada de:
a) Floresta Atlântica.
b) Palmeirais.
c) Zona de Cocais.
d) Campos.
e) Estepes.
09. (UFG)                                Observe o mapa a seguir.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/divisao-geoeconomica-do-brasil&gt;. Acesso em: 9 mar. 2010.
As regiões geoeconômicas brasileiras representadas são caracterizadas por inúmeras diversidades, mas que, apesar disso, possuem características em comum, destacando-se, a partir da década de 1990:
a) Redução da densidade populacional nas regiões 1 e 2, o que permitiu o controle da malária.
b) Redução da mortalidade infantil nas regiões 1 e 3 em decorrência da melhoria da qualidade de vida.
c) Elevação da taxa de natalidade nas regiões 1 e 2 por causa da redução do IDH.
d) Expansão da industrialização nas regiões 1 e 3, aumentando a incidência de doenças respiratórias.
e) Intensificação do fluxo de migrantes da região 2 para a 3, aumentando a subnutrição.
10. (FAVIP) Biomas são comunidades clímax, estáveis e bem desenvolvidas, com organismos adaptados às condições ecológicas locais. Com relação aos biomas aquáticos e terrestres, analise as proposições abaixo.
1. O fitoplâncton marinho é o principal responsável pela produção de oxigênio para a atmosfera.
2. São biomas aquáticos os rios e os lagos; os rios, em geral, têm menor quantidade de plâncton que os lagos.
3. Os biomas terrestres são geralmente caracterizados e identificados por suas plantas mais abundantes; entre eles, citam-se floresta tropical, campos e desertos.
4. Uma importante ameaça ecológica aos campos cerrados é o fogo, que pode ocorrer de diversas formas naturais; muitas plantas dos cerrados possuem adaptações, como cascas espessas ou caules subterrâneos.
Está(ão) correta(s):
a) 1, 2 e 4, apenas.
b) 3 e 4, apenas.
c) 1 e 2, apenas.
d) 1 e 3, apenas.
e) 1, 2, 3 e 4.
11. (UNIFAL) O Cerrado é uma região caracterizada pelos solos ácidos, que apresenta clima quente com períodos alternados de inverno seco e verão chuvoso. A vegetação é constituída por árvores esparsas, arbustos e gramíneas, e a fauna apresenta a capivara, que se alimenta de capim, e pode ser o alimento de animais carnívoros, como a onça-pintada. Considerando conceitos ecológicos e as informações apresentadas, assinale a alternativa incorreta.
a) O Cerrado é um ecossistema brasileiro pertencente ao epinociclo, que corresponde ao conjunto de ecossistemas terrestres.
b) As árvores, os arbustos e as gramíneas constituem os organismos produtores do ecossistema.
c) Na cadeia alimentar, a onça-pintada pertence ao nível trófico dos consumidores secundários.
d) Ocorre relação de predatismo entre a capivara (presa) e a onça-pintada (predador).
e) Nesse ecossistema, não ocorrem variações nem influência dos fatores abióticos sobre os organismos.
12. (UFPB) Acerca dos ecossistemas aquáticos, foram feitas as afirmativas abaixo. Identifique com V a(s) verdadeira(s), e com F, a(s) falsa(s):
(  ) Nos rios, a riqueza de organismos planctônicos é maior do que nos lagos.
(  ) Nos mares, a maior diversidade de espécies de vida livre, como os peixes, encontra-se no  domínio bentônico.
(  ) Nos mares, a zona hadal, com biodiversidade pouco conhecida, é também a mais profunda.
( ) Nos lagos e lagoas, o zooplâncton é formado, principalmente, por protozoários, microcrustáceos e larvas de diversos organismos.
(  ) Nos mares, a maior biomassa de fitoplâncton ocorre na zona litoral.
A sequência correta é:
a) FVFVV.
b) VFVFF.
c) VFVFV.
d) FFVVV.
e) FVFVF.
13. (UTFPR) Ao longo de seus 500 anos de existência, o Brasil vem sofrendo desmatamento. No Paraná, estes anos foram marcados na área ambiental pela grande destruição de seus ambientes naturais. Segundo dados fornecidos pelo Instituto SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no Paraná, de seus ambientes originais de florestas, campos naturais e cerrados que ocupavam 99,5% de seu território, restam apenas 8%. Os ambientes originais a que se refere o texto são:
a) Mata de Araucárias e Floresta Amazônica.
b) Mata Atlântica e Pantanal.
c) Mangues e Campos Cerrados.
d) Floresta Atlântica e Campos Limpos.
e) Mata Atlântica e Mata de Araucárias.
14. (UFPel) Os manguezais são biomas litorâneos, desde o Amapá até Santa Catarina. Possuem vegetação arbustiva característica, solo lodoso, onde a água doce se acumula e, por ocasião da maré alta, se mistura com a água do mar. Formam-se junto à desembocadura de rios e em litorais protegidos da ação direta do mar, tais como baías de águas paradas ou litorais guarnecidos por diques de areia.
Baseado no texto e em seus conhecimentos assinale, nas alternativas abaixo, aquela que indica a importância dos Manguezais.
a) São regiões altamente produtivas e economicamente importantes para as populações caiçaras que vivem em suas proximidades.
b) A baixa disponibilidade de nutrientes minerais e de matéria orgânica faz do mangue uma fonte de alimento para diversas espécies marinhas.
c) Grande quantidade de mamíferos terrestres utiliza-se dos manguezais com a finalidade de obtenção de alimentos e proteção contra variações climáticas.
d) São extremamente importantes para animais marinhos que aí obtêm alimentos e condições de reprodução, tais como: lulas, siris, tubarões e camarões.
e) São longas extensões inundáveis que funcionam como verdadeiro “mata-borrão”, absorvendo água quando das enchentes e retendo água quando das secas.
15. (UEPG) A respeito da biosfera terrestre, assinale o que for correto.
I    II
0  0 – Em um ecossistema vivem diversas espécies de seres vivos. O conjunto de todos os indivíduos de uma mesma espécie em uma determinada área geográfica constitui uma comunidade biológica.
1  1 – A partir do estudo dos diversos lugares onde estão os seres vivos, é possível delimitar diversos conjuntos da biosfera: uma floresta, uma lagoa, um rio, um mar, etc. Cada um desses conjuntos constitui um ecossistema, e em todos eles é possível identificar fatores bióticos e fatores abióticos.
2  2 – Em um ecossistema existem diversas populações de espécies distintas, e o conjunto de todas elas constitui um nicho ecológico.
3  3 – Os seres vivos só têm condições favoráveis de sobrevivência no hábitat onde vivem quando conseguem obter a matéria e a energia de que necessitam. Os seres vivos obtêm matéria e energia por meio dos alimentos orgânicos, numa sequência em que um ser vivo serve de alimento para outro. Essa sequência é chamada de cadeia alimentar.
4  4 – Os organismos de cada população ocupam determinado lugar no ecossistema, que vem a ser seu hábitat.
16. (UEG) Nas planícies costeiras brasileiras de baixa altitude a ação das marés permite que a foz dos rios seja invadida pelas águas marinhas, ocorrendo mistura de água doce e salgada. Nessas planícies, a predominância climática é dinamizada pelas massas tropical e equatorial atlântica, quente e úmida, e a formação vegetal arbórea típica caracteriza-se por apresentar plantas:
a) Halófitas com raízes respiratórias.
b) Xerófitas com raízes profundas.
c) Hidrófitas com raízes fasciculadas.
d) Epífitas com raízes aéreas.
e) Mesófitas com raízes tuberosas.
17. (UEPB) A Floresta Atlântica é semelhante fisionomicamente e em composição florística à Floresta Amazônica. São igualmente densas, com árvores altas em setores mais baixos do relevo, apesar de as árvores amazônicas apresentarem em média um maior desenvolvimento. Os troncos são recobertos por uma grande diversidade de epífitas, que é um aspecto típico dessas florestas. A existência de grupos semelhantes de espécies entre a Amazônia e a Mata Atlântica sugere que essas florestas se comunicaram em alguma fase de sua história. No entanto, certos contrastes diferenciam a Floresta Amazônica da Mata Atlântica:
I. A Floresta Amazônica é em geral de planície e a Mata Atlântica, de altitude.
II. Quanto mais distante a Mata Atlântica está da Linha do Equador, mais ela difere da vegetação amazônica.
III. Na Floresta Amazônica, as temperaturas médias são elevadas todo ano, em torno de 26-27°C, indo a máxima absoluta a 38,8°C e a mínima absoluta a 22°C. Já na Mata Atlântica, as temperaturas médias variam 14-21°C, chegando a máxima absoluta a 35°C para menos, não passando a mínima absoluta de 1°C.
Estão corretas as proposições:
a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) III, apenas.
18. (UFPI) A região semi-árida do Brasil, presente quase que exclusivamente nos estados nordestinos, apresenta diferentes formações vegetais, sendo o bioma caatinga o mais predominante nesse contexto. O estado do Piauí possui aproximadamente 50% de sua área coberta pela vegetação de caatinga. Com relação a esta, é correto afirmar que:
a) Apresenta índices pluviométricos baixos, entre 1.500 a 2.200mm anuais; solos pouco profundos e úmidos ao longo do ano.
b) A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, apresentando grande escleromorfismo oligotrófico.
c) Os solos são relativamente férteis, pobres em minerais e com grande quantidade de alumínio, resultando em vegetações esparsas.
d) A fauna inclui animais como: cascavel, gavião-carcará, cutia, tatupeba, asas-brancas, preás, gambás e lagartos.
e) A vegetação de caatinga está presente apenas nos estados nordestinos.
19. (FUVEST) Os biomas do Brasil, cujas condições ambientais estão representadas no gráfico abaixo pelas regiões demarcadas I, II, III e IV, correspondem, respectivamente, a:
a) Cerrado, Caatinga, Floresta Amazônica e Floresta Atlântica.
b) Pampa, Cerrado, Floresta Amazônica e Complexo Pantaneiro.
c) Cerrado, Pampa, Floresta Atlântica e Complexo Pantaneiro.
d) Caatinga, Cerrado, Pampa e Complexo Pantaneiro.
e) Caatinga, Cerrado, Floresta Atlântica e Floresta Amazônica.
20. (UEPB) Sobre os biomas brasileiros é correto afirmar:
a) A floresta amazônica, fisionomicamente, é comparável à floresta de coníferas do norte da Europa.
b) A Caatinga é considerada homogênea, de alta diversidade e de baixo endemismo.
c) A Mata Atlântica foi o primeiro bioma a sofrer degradação através do processo de colonização europeia.
d) O Cerrado constitui-se ainda no bioma mais preservado dos danos provocados pela expansão das fronteiras agrícolas.
e) Manguezais, dunas e restingas são vegetações comparáveis às savanas africanas.
21. (COVEST) A Floresta Amazônica é um ecossistema complexo e de equilíbrio delicado, que abriga cerca de 20% das espécies vivas do planeta. Sobre essa floresta tropical avalie as proposições abaixo:
0  0 – Sendo uma comunidade clímax, ela é estável, auto-regulada e não sofre alterações estruturais significativas de cunho natural.
1  1 – As altas árvores são tão lentas na absorção dos nutrientes, que os solos mantêm-se ricos e com uma grossa camada de húmus.
2  2 – Em caso de desmatamento da densa cobertura vegetal, ocorrerá o impacto das águas da chuva, diminuindo seu efeito erosivo e evitando a lixiviação.
3  3 – A quantidade de oxigênio produzido por fotossíntese pelas plantas é consumida na respiração de toda a comunidade da floresta.
4  4 – As grandes chuvas da região provocam enchentes periódicas, formando igapós, áreas de florestas inundadas, cujas flores e frutos alimentam a fauna aquática.
22. (UNICENTRO) O Manguezal é um ecossistema costeiro, que ocorre entre os ambientes terrestre e marítimo, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito à inundação das marés. O manguezal se enquadra no conceito de ecossistema por:
a) Possuir fluxo de energia bidirecional.
b) Ser um sistema fechado e auto-suficiente.
c) Reunir os organismos em um único nível trófico.
d) Impedir movimentos de imigração e emigração de organismos.
e) Compreender ciclos de materiais entre os componentes bióticos e abióticos.
23. (UDESC) Assinale a alternativa incorreta, quanto aos biomas terrestres.
a) A Taiga se localiza em regiões de clima frio, com invernos rigorosos; nela as coníferas predominam.
b) Nos Desertos, predominam as Savanas, cujos solos áridos permitem a rápida decomposição da matéria orgânica.
c) Nos Campos, devido à quantidade de chuvas intermediária entre o deserto e a floresta, a vegetação que predomina é constituída por gramíneas.
d) As florestas tropicais são caracterizadas por uma vegetação que cresce o ano todo, devido à luminosidade, temperatura elevada e chuvas frequentes.
e) A Tundra se desenvolve no hemisfério Norte; é caracterizada por plantas herbáceas, como o capim, musgos e liquens.
24. (PUC-CAMPINAS) A composição química do solo e o clima seco são os fatores preponderantes na determinação, respectivamente, das características da vegetação:
a) Da Mata Atlântica e da Floresta de Araucárias.
b) Do Cerrado e da Caatinga.
c) Da Mata Amazônica e do Cerrado.
d) Das Dunas e das Savanas.
e) Do Pantanal e das Dunas.
25. (COVEST) Mares e oceanos representam ecossistemas de grande estabilidade. As subdivisões ecológicas do mar podem ser consideradas quanto aos seres vivos existentes, quanto à profundidade e quanto à luminosidade. Considerando esse tema, analise as proposições.
I   II
0   0 – Entre os seres que compõem o bentos, encontram-se moluscos, esponjas, crustáceos e celenterados.
1   1 – A região nerítica apresenta grande riqueza em plâncton e em nécton; trata-se de uma região de grande importância econômica.
2  2 – Na região abissal, são encontrados especialmente os grandes cardumes.
3 3 – A salinidade varia pouco em ecossistemas marinhos, podendo ocorrer maiores variações nas proximidades de estuários.
4 4 – A grande atividade fotossintética e quimiossintética observada na região hadal justificam a sobrevivência dos inúmeros seres da região nerítica.
26. (UFMS) Sobre o Pantanal Sul-Mato-Grossense, analise as afirmações abaixo.
I. As chuvas no Pantanal ocorrem, com maior frequência, nas cabeceiras dos rios que deságuam na planície. Com o início do trimestre chuvoso, a partir de maio, nas regiões altas, sobe o nível de água dos rios, provocando as enchentes. A partir de novembro, inicia-se a “vazante”, e as águas começam a baixar lentamente, quando o terreno volta a secar e permanece, sobre a superfície, uma fina mistura de restos de animais, areia, vegetais, húmus e sementes, que propiciam fertilidade ao solo.
II. Apesar de apresentar pequena diversidade de plantas superiores, como árvores e arbustos, existem mais espécies de aves no Pantanal do que na América do Norte e mais espécies de peixes do que nos rios europeus.
III. A planície pantaneira é circundada por serras e planaltos mais altos, como as Serras da Bodoquena, de Maracaju, de Aquidauana e das Araras.
IV. A vegetação do Pantanal é formada por grande número de espécies vegetais que se encontram presentes também em outros biomas brasileiros, sendo poucas as espécies endêmicas.
V. Na Serra do Urucum, há mineração de ferro, manganês e calcário. Entretanto, seu beneficiamento necessita de carvão vegetal, o que pode levar à destruição de matas nativas.
Assinale a alternativa correta.
a) Todas as afirmações estão corretas.
b) Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
c) Apenas as afirmações III, IV e V estão corretas.
d) Apenas a afirmação II está correta.
e) Apenas as afirmações I e V estão corretas.
27. (UFS) “Tem, ao longo do mar, nalgumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas, delas brancas; e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos.”
Essa é uma descrição que Pero Vaz de Caminha faz na carta que enviou ao rei de Portugal, descrevendo o Brasil. É nesse bioma que eles irão encontrar a árvore que dará nome ao nosso país – o pau-brasil. A que tipo de vegetação Caminha estava se reportando?
a) Amazônia.
b) Cerrado.
c) Mata Atlântica.
d) Caatinga.
e) Pampas.
28. (UNESP) Leia as afirmações seguintes.
I. Ambiente aquático continental, com densidade baixa de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é sustentada pela entrada de matéria orgânica proveniente do ambiente terrestre.
II. Ambiente aquático continental, com densidade elevada de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é sustentada pela produção primária do fitoplâncton.
Escolha a alternativa que relaciona corretamente as afirmações ao tipo de ambiente.
a) I: Rio, pois a correnteza existente nesses ambientes não permite, por muito tempo, o estabelecimento de populações planctônicas. II: Lago, pois a água parada permite às comunidades planctônicas se estabelecerem e aí permanecerem.*
b) I: Rio, pois as comunidades fluviais são muito pobres, seno que os animais precisam se alimentar de matéria orgânica que cai no rio. II: Oceano, que apresenta rica biodiversidade.
c) I: Lago, pois a situação da água parada faz com que esse ambiente seja pobre em nutrientes e em organismos. II: Rio, cuja correnteza faz com que o ambiente seja rico e sustente uma diversificada comunidade planctônica.
d) I: Oceano, cuja elevada profundidade faz com que os nutrientes fiquem concentrados no fundo, não permitindo o estabelecimento das comunidades planctônicas. II: Lago, que normalmente é raso, fazendo com que os nutrientes estejam disponíveis às comunidades planctônicas que aí se estabelecem.
e) I: Rio, pois o sombreamento das matas ciliares não permite o estabelecimento do fitoplâncton. II: Lago, pois a baixa densidade de peixes fluviais nesses locais permite que o plâncton se estabeleça.
29. (UNEMAT) Mato Grosso é um Estado rico em sua biodiversidade, apresentando três importantes biomas existentes no país: Cerrado, Pantanal e a Floresta Amazônica. Com base nesta afirmação assinale a alternativa incorreta.
a) A Floresta Amazônica, denominada também de hileia, corresponde a 40% do território brasileiro.
b) O solo do Cerrado é pobre em nutrientes, porém rico em alumínio.
c) O Pantanal Mato-Grossense está distribuído em boa parte dos Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, estendendo-se a outros países da América do Sul como Paraguai, Uruguai e Bolívia.
d) O Pantanal Mato-Grossense apresenta formações vegetais diversas como campos, cerrados, caatinga e florestas.
e) O Cerrado corresponde a 25% de todo território nacional situado na parte central do Brasil, em Minas Gerais e em parte do Estado de São Paulo.
30. (UEG) Em 1995, foi instituída na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda Constitucional conhecida como PEC 115. Tal proposta objetiva incluir como Patrimônio Nacional os Biomas Cerrado e Caatinga, uma vez que na Constituição Federal esses biomas não foram incluídos. Sobre esse tema, é incorreto afirmar:
a) O Cerrado pode ser utilizado de forma sustentável, mas, para isso, é necessário atenuar as ações que ameaçam a sua biodiversidade. Essas ameaças estão relacionadas a atividades econômicas como a monocultura intensiva de grãos e cana-de-açúcar.
b) A Caatinga é dominada por tipos vegetacionais com características xerofíticas, onde predominam espécies de plantas adaptadas às condições de seca da região, pela presença de caules suculentos e espinhos.
c) O reconhecimento do Cerrado e da Caatinga como patrimônios nacionais irá favorecer a implementação de políticas voltadas à preservação desses biomas, uma vez que são regiões ricas em diversidade biológica.
d) No Cerrado, assim como na Caatinga, a falta de água é o principal fator limitante para o desenvolvimento das plantas, uma vez que nesses ambientes as plantas são de pequeno porte, tortuosas e caracteristicamente xeromórficas.

GABARITO


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
E E A E VFVFV C A C B E
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
E D E A FVFFV A B D E C
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
VFFVV E B B VVFVF C C A C D

Exercícios sobre Reprodução

01. (UEM) Na natureza, existe grande diversidade de organismos classificados em vários grupos taxonômicos. Essa variação pode ser observada em relação ao processo reprodutivo, ocorrendo organismos que apresentam reprodução assexuada, sexuada ou os dois tipos, associados à fecundação externa ou interna. Além disso, em alguns grupos, os organismos são monoicos ou dioicos. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre o número de maneiras existentes para auxiliar a classificação de três organismos, de acordo com os grupos taxonômicos.
I   II
0  0 – Seis maneiras, ao se considerar as três possibilidades de processo reprodutivo.
1  1 – Sessenta e quatro maneiras, ao se considerar os processos reprodutivos assexuados e sexuados e os grupos de organismos monóicos ou dioicos.
2   2 – Doze maneiras, ao se considerar os processos reprodutivos assexuados e sexuados e as duas possibilidades de fecundação.
3  3 – Sessenta e quatro maneiras, ao se considerar as duas possibilidades de fecundação e os grupos de organismos monoicos ou dioicos.
4  4 – Vinte e quatro maneiras, ao se considerar os processos reprodutivos assexuados e sexuados, as duas possibilidades de fecundação e os grupos de organismos monoicos ou dioicos.
 02. (UFV) Abaixo estão representadas etapas da gametogênese e da embriogênese normal humana, com algumas indicações relacionadas (I a VI). Apenas dois cromossomos foram representados.
Assinale a alternativa que contém duas informações incorretas:
a) II indica a ocorrência de fecundação e III o corpúsculo polar primário.
b) IV é um dos pró-núcleos e I resultou da segunda divisão meiótica.
c) VI são ovócitos secundários e III tem 23 cromossomos.
d) V possui 46 cromátides e I está ligado ao ovócito primário.
03. (UNICENTRO) Sobre a figura a seguir, referente ao sistema reprodutor feminino, todas as afirmativas estão corretas exceto:
a) Os ovócitos amadurecem em 1 e são liberados.
b) A fecundação ocorre em 2, seguida da segmentação.
c) O blastocisto implanta-se em 3 onde o desenvolvimento continuará.
d) Durante o parto, 4 sofrerá dilatação para expulsão da criança.
e) Os espermatozoides são depositados em 5 durante a cópula.
04. (PUC-CAMPINAS) Uma característica de espécies de cnidários nas quais ocorre tanto a forma polipoide como a medusoide durante o seu ciclo de vida é a de que:
a) As duas formas têm capacidade de produzir gametas.
b) As duas formas só se reproduzem assexuadamente para produzir clones.
c) As medusas só se reproduzem assexuadamente e os pólipos, sexuadamente.
d) Os pólipos constituem a fase haplóide do ciclo de vida e as medusas, a fase diploide.
e) Os pólipos podem originar outros pólipos, mas também medusas por meio de brotamento.
05. (UFERSA) Considere a figura abaixo, a qual apresenta corte com visão lateral do sistema reprodutor masculino.
A próstata está indicada pela seta de número:
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
06. (UFPI) A esporulação é um tipo de reprodução assexuada, que ocorre em certos fungos e algas, iniciando-se com:
a) Estolões, nos quais se desenvolvem brotos que originam novos indivíduos.
b) Esporos assexuais que são liberados no ambiente e germinam ao encontrar condições favoráveis.
c) A formação de brotos, que ao se separarem do corpo do genitor, passam a ter vida independente.
d) Dois indivíduos geneticamente iguais que se originaram de um indivíduo unicelular.
e) Indivíduos a partir de um precursor único de forma partenogenética.
07. (UFES) A figura abaixo ilustra a variação dos hormônios envolvidos no ciclo menstrual feminino. Sobre os hormônios, é correto afirmar que:
 (Disponível em:http:/ /images.google.com.br. Acesso em: 5 abr 2009.)
a) A fase pré-ovulatória é marcada pela secreção aumentada dos hormônios 1 e 2, ambos produzidos pelos ovários e com ação direta sobre os folículos.
b) O hormônio 1 é o folículo estimulante, e sua produção é feita pela glândula pituitária.
c) Os hormônios 3 e 4 são secretados pelo corpo lúteo e inibem a pituitária anterior, diminuindo a taxa de secreção dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante.
d) Na fase ovulatória, ocorre o aumento do hormônio 4, que é produzido pela hipófise e que determina a involução do corpo lúteo.
e) Na fase pós-ovulatória, a diminuição do hormônio 2 é determinada pela ação dos hormônios luteinizantes, que a partir desse momento promovem a redução do endométrio.
08. (UTFPR) A gametogênese é um processo de formação de gametas que participam dos processos de reprodução sexuada dos seres vivos. Esse processo permite a recombinação genética e, consequentemente, a variabilidade genética dos descendentes, tão importante para a perpetuação das espécies. Assinale a alternativa incorreta sobre esse assunto.    a) Nos mamíferos, o gameta feminino é uma célula grande e imóvel cujo citoplasma aumenta durante a gametogênese.
b) De cada espermatogônia que inicia o processo de espermatogênese formam-se oito espermatozoides.
c) Na ovulogênese, a partir de cada ovogônia, formam-se, ao final do processo, três glóbulos polares e apenas um óvulo.
d) Os gametas são células haplóides, de cuja fecundação forma-se o zigoto que é uma célula diploide.
e) Na formação dos espermatozoides ocorre uma etapa de diferenciação celular, na qual não ocorre nem mitose e nem meiose.
09. (UFPel) As minhocas são animais do Filo Annelida da Classe Oligochaeta. Analise a figura, que representa dois indivíduos em cópula:

Sobre as minhocas, é correto afirmar que elas são
a) Heterossexuais e, para se reproduzirem, realizam a partenogênese.
b) Hermafroditas e, para se reproduzirem, realizam a fecundação cruzada mútua.
c) Assexuadas e, para se multiplicarem, realizam a fissão binária.
d) Monogaméticas, por isso a sua multiplicação pode ocorrer com apenas uma minhoca.
e) Bissexuais e, para se reproduzirem, realizam a autofecundação.
10. (PUC-PR) Considere a alternativa correta com relação à Gametogênese que acontece nos mamíferos:
a) Durante a vida reprodutiva de mamíferos masculinos e femininos, o período de formação e de crescimento das ovogônias acontece de forma idêntica ao das espermatogônias.
b) Na ovulação, o corpúsculo polar é a célula liberada pelo ovário para sofrer a fecundação.
c) Nos mamíferos masculinos, o período germinativo e reprodutivo estende-se por toda a vida, enquanto nos femininos ele termina logo após o nascimento.
d) Nos mamíferos femininos, quando nascem, já apresentam todas as suas células germinativas, os ovócitos, na prófase I da meiose.
e) Os espermatócitos primários, ou de primeira ordem, são as células da linhagem espermatogênica masculina que se transformam diretamente nos espermatozoides.
11. (UEPG) A respeito da reprodução, que é uma característica de todos os seres vivos, assinale o que for correto.
I   II
0 0 – Existem vários tipos de reprodução, que podem ser agrupados em duas grandes categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada.
1  1 – Os indivíduos que surgem por reprodução assexuada são geneticamente idênticos entre si, formando o que se chama de clone.
2 2 – Os indivíduos originados pela reprodução assexuada só terão patrimônio genético diferente se sofrerem mutação gênica, ou seja, alteração na sequência de bases nitrogenadas de uma ou mais moléculas de DNA.
3  3 – A reprodução sexuada está relacionada com processos que envolvem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Os indivíduos formados assemelham-se aos pais, mas não são idênticos a eles.
4  4 – Nos animais, a reprodução sexuada envolve a meiose, cujos produtos são sempre os gametas, células reprodutivas haploides. Os gametas masculinos são os espermatozoides e os femininos, os óvulos.
12. (UFAM) A figura abaixo esquematiza um ciclo menstrual onde (I) representa os níveis de hormônios gonadotrópicos no plasma, (II) o desenvolvimento dos folículos ovarianos e (III) os níveis de hormônios ovarianos.
 Assinale a alternativa correta para as indicações de A a G na figura acima:
a) A, FSH; B, LH; C, ovulação; D, fase folicular; E, fase lútea; F, estrogênio; G, progesterona.
b) A, LH; B, FSH; C, ovulação; D, fase lútea; E, fase folicular; F, progesterona; G, estrogênio.
c) A, FSH; B, LH; C, fecundação; D, fase folicular; E, fase lútea; F, estrogênio; G, progesterona.
d) A, LH; B, FSH; C, fecundação; D, fase lútea; E, fase folicular; F, progesterona; G, estrogênio.
e) A, progesterona; B, estrogênio; C, ovulação; D, fase lútea; E, fase folicular; F, FSH; G, LH.
13. (UPE) Com base no esquema abaixo, que representa diferentes fases da gametogênese, identifique os fenômenos indicados no esquema, conforme a ordem apresentada (A, B, C).
a) Mitose, meiose, espermatogênese.
b) Meiose I, meiose II, espermiogênese.
c) Meiose, mitose, espermatogênese.
d) Divisão reducional, divisão equacional, mitose.
e) Divisão reducional, divisão equacional, espermatogênese.
14. (UNCISAL) Os animais podem realizar a reprodução sexuada e assexuada. Acerca dessas formas reprodutivas, é correto afirmar que:
a) As hidras (cnidários) podem realizar o brotamento, um tipo de reprodução sexuada.
b) Os corais podem realizar a conjugação, um tipo de reprodução assexuada.
c) Os sapos realizam a fecundação externa, modalidade sexuada que promove variabilidade genética.
d) As minhocas podem realizar a regeneração, um tipo de reprodução sexuada com trocas de gametas.
e) Os insetos realizam a bipartição, um tipo de reprodução assexuada muito rápida.
15. (UEPG) A respeito de gêmeos na espécie humana, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Cerca de 75% dos casos de gêmeos são resultado da liberação de mais de um ovócito do ovário da mãe.
1   1 – Os gêmeos fraternos se formam a partir de zigotos distintos.
2  2 – Os gêmeos idênticos, ou seja, univitelinos ou monozigóticos, são provenientes de um mesmo zigoto. Logo, no início do desenvolvimento embrionário, o embrião divide-se em dois.
3  3 – Gêmeos dizigóticos são semelhantes, como irmãos nascidos de gestações distintas, mas não são idênticos e podem ou não ser do mesmo sexo.
4  4 – Gêmeos monozigóticos têm o mesmo patrimônio genético, sendo, portanto, idênticos e do mesmo sexo.
16. (UEG) A reprodução sexual ocorre em organismos diploides, no qual cada célula contém dois conjuntos de cromossomos, cada um herdado do pai e da mãe, respectivamente. Sobre estas células, é correto afirmar:
a) As células germinativas ou gaméticas, na espécie humana, são diploides e contêm 46 cromossomos, no espermatozoide e no óvulo.
b) Em animais, o espermatozoide é uma célula haploide, maior e sem motilidade, e o óvulo, também haploide, é menor e móvel.
c) As células germinativas haploides são geradas quando uma célula diploide inicia o processo de divisão conhecido como meiose.
d) A meiose gera células diploides a partir de células haplóides, enquanto a mitose gera células diploides a partir de células haploides.
17. (UEL) Analise a figura a seguir.

Com base na figura que ilustra a ovulação, fecundação e nidação (ou implantação) na espécie humana e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. As fímbrias da tuba uterina varrem o óvulo para a ampola, onde ele será fecundado.
II. À medidada que um zigoto passa pela tuba em direção ao útero, sofre uma série de divisões mitóticas originando os blastômetros.
III. Logo que se forma uma cavidade na mórula, esta é convertida em um blastômetro que consiste no embrioblasto, numa cavidade blastoocística e num trofoblasto.
IV. O trofoblasto formará a parte embrionária da placenta enquanto o embrioblasto corresponderá à formação do primórdio do embrião.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
18. (FGV) O gráfico mostra os níveis sanguíneos de hormônios sexuais durante o ciclo menstrual.
 Pode-se dizer que as curvas 1 e 2 correspondem, respectivamente:
a) Ao hormônio luteinizante (LH) e ao hormônio folículo estimulante (FSH); a seta indica a ovulação.
b) Ao hormônio folículo estimulante (FSH) e ao hormônio luteinizante (LH); a seta indica a menstruação.
c) À progesterona e aos estrógenos; a seta indica a ovulação.
d) Aos estrógenos e à progesterona; a seta indica a menstruação.
e) Aos estrógenos e à progesterona; a seta indica a ovulação.
19. (MACK) Suponha a existência de dois tipos de uma mesma espécie de verme: um, que se reproduz assexuadamente, por brotamento, e outro, que é sexuado. Ambos vivem em um mesmo lago, também habitado por uma bactéria que provoca uma doença nesses vermes. A espécie assexuada é mais frequentemente atacada por essa bactéria. Após um período de seca, no qual a população desse verme foi drasticamente reduzida, observou-se que os indivíduos sexuados passaram a ser mais atacados pelas bactérias do que os assexuados. Considere as afirmações a seguir.
I. A reprodução sexuada, devido à variabilidade genética que ela proporciona, garantia uma maior resistência à infecção pela bactéria.
II. A diminuição da população de vermes no lago, em consequência da seca, resultou na diminuição dessa variabilidade genética, tornando a população mais vulnerável à infecção pelas bactérias.
III. Com a seca, os indivíduos assexuados se tornaram resistentes à infecção.
Assinale:
a) Se somente I e II forem corretas.
b) Se somente I for correta.
c) Se somente II e III forem corretas.
d) Se somente II for correta.
20. (FGV) Gêmeos univitelinos ou monozigóticos são aqueles formados a partir de um único zigoto, o qual se divide em blastômeros que permanecem separados e se desenvolvem em dois indivíduos. A divisão celular em questão é a:
a) Meiose, e cada blastômero tem a metade do número de cromossomos do zigoto.
b) Meiose, e cada blastômero tem o mesmo número de cromossomos do zigoto.
c) Mitose, e cada blastômero tem a metade do número de cromossomos do zigoto.
d) Mitose, e cada blastômero tem o mesmo número de cromossomos do zigoto.
e) Mitose, e cada blastômero tem o dobro do número de cromossomos do zigoto.
21. (UEPB) Ter filhos exige responsabilidade, e o ideal é que seja feito um planejamento familiar. Infelizmente isto não tem sido a regra. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no dia 20 de abril de 2008 no jornal Folha de S.Paulo, no Brasil quatro em cada dez filhos não foram planejados. Em 56% dos casos, isso acontece entre jovens de16 a 24 anos de idade. Os métodos anticoncepcionais auxiliam uma mulher ou um casal a evitar a gravidez em momentos indesejados. Alguns métodos são reversíveis enquanto outros são irreversíveis, pois interrompem de maneira definitiva a capacidade reprodutora do indivíduo. Dentre os principais métodos contraceptivos, temos:
I. Vasectomia.
II. Camisinha.
III. Laqueadura tubária.
IV. Pílulas anticoncepcionais.
Estes métodos atuam:
A. Impedindo ovulação.
B. Impedindo que o ovócito formado se encontre com o espermatozoide.
C. Impedindo que o zigoto formado se implante no útero.
D. Impedindo a presença de espermatozoide no sêmen.
E. Na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Considerando os métodos e suas atuações, são propostas as seguintes assertivas:
1. I e II são métodos exclusivamente masculinos, que atuam em E e D.
2. III e IV atuam em A e B.
3. III e IV são métodos exclusivamente femininos, que atuam em A, B e D.
4. II é o único que atua em E.
São consideradas como verdadeiras as assertivas
a) 1, 2 e 4.
b) 2 e 3.
c) 2 e 4.
d) 1 e 3.
e) 1 e 2.
22. (CEFET-GO) Na reprodução dos seres vivos, distinguem-se duas formas fundamentais desse fenômeno: reprodução assexuada e reprodução sexuada. Sobre a reprodução, assinale a alternativa correta.
a) Esquizogênese é uma forma de reprodução assexuada na qual há formação de brotos que se destacam do organismo inicial ou ficam grudados a ele.
b) Gemulação é uma forma de reprodução agâmica que consiste na fragmentação traumática, convulsiva, do corpo em segmentos que se regeneram.
c) Pedogênese é uma forma de reprodução gâmica na qual há troca de fragmentos nucleares ou
simplesmente de material genético entre dois indivíduos da mesma espécie.
d) Partenogênese arrenótoca é um tipo de reprodução assexuada que origina apenas organismos fêmeos.
e) Neotenia é um tipo de reprodução sexuada na qual organismos que, ainda na fase de larva, já têm gônadas maduras e podem reproduzir-se por acasalamento.
23. (UEL) Analise a figura abaixo.
                                    (MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p.141.)
Com base na figura e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que caracteriza corretamente as crianças 1 e 2.
a) Os gêmeos originados no esquema são um exemplo de unidade de poliespermia.
b) São gêmeos originados da fecundação de uma célula totipotente por espermatozoide.
c) São gêmeos originados da fecundação de um óvulo por um espermatozoide, e os dois blastômeros iniciais transformam-se em embriões diferentes.
d) Se a criança 1 tivesse uma doença hereditária, a criança 2 não seria acometida pela anomalia.
e) São crianças do mesmo sexo e muito semelhantes no aspecto físico, e a divisão desse tipo de gêmeos ocorre na fase de mórula.
24. (UFMG) “Vocês querem saber o que foi que os mamíferos inventaram, que é ainda melhor do que o ovo que se enterra no chão ou se bota no ninho? Pois os mamíferos [...]”
(Ribeiro, J. U. O sorriso do lagarto.)
A frase poderia ser completada com uma característica que diferenciasse os mamíferos dos outros vertebrados. Essa característica é:
a) Controle da reprodução através de hormônios.
b) Controle da temperatura corporal.
c) Estruturas adaptadas para fecundação interna.
d) Presença de glândulas de secreção.
e) Placenta como órgão de interface materno-fetal.
25. (UEL) “O desenvolvimento humano inicia-se na fertilização, quando um gameta masculino ou espermatozoide se une ao gameta feminino ou ovócito para formar uma única célula – o zigoto. Esta célula totipotente e altamente especializada marca o início de cada um de nós como indivíduo único.
(MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. “Embriologia clínica”. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 18.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O sinciciotrofoblasto produz o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) que entra no sangue materno. A HCG mantém a atividade hormonal do corpo lúteo no ovário, durante o período de gestação, formando a base dos testes para gravidez.
II. Na primeira divisão meiótica, cada cromossomo se divide e cada metade, ou cromátide, é direcionada para um polo diferente. Assim, o número diploide de cromossomos é mantido em cada célula-filha formada por meiose.
III. Nutrientes e oxigênio passam do sangue materno, através do líquido amniótico, para o sangue fetal, enquanto que as excretas de dióxido de carbono passam do sangue fetal para o sangue materno, também através do líquido amniótico.
IV. O líquido amniótico tem por função, por exemplo: agir como uma barreira contra infecções; ajudar a controlar a temperatura corporal do embrião, mantendo uma temperatura relativamente constante; participar da manutenção da homeostasia dos fluídos e eletrólitos.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
26. (FGV)
ESPERMA CONGELADO PODE AJUDAR A REVIVER MAMUTES.
Pesquisadores japoneses conseguiram usar espermatozoides de camundongos congelados há 15 anos – e que, na prática, estavam mortos – para produzir filhotes, sugerindo que o mesmo poderia ser tentado para mamutes e outros mamíferos extintos e preservados no gelo. Embora espermatozoides congelados sejam usados rotineiramente por bancos de esperma e clínicas de fertilização in vitro, a equipe trabalhou com células retiradas de camundongos inteiros congelados. O mais impressionante é que os espermatozoides estavam mortos: sua parede celular estava seriamente danificada, e eles não conseguiriam fertilizar naturalmente os óvulos.
(“Folha de S.Paulo”, 15.08.2006)
O texto apresenta uma incorreção na informação veiculada quando afirma que:
a) Espermatozoides congelados há anos, na prática, estariam mortos.
b) Mamutes e outros mamíferos extintos foram preservados no gelo.
c) A parede celular dos espermatozoides estava seriamente danificada.
d) Espermatozoides congelados são usados rotineiramente por bancos de esperma e clínicas de fertilização in vitro.
e) espermatozoides retirados de um animal congelado não conseguiriam fertilizar naturalmente os óvulos.
27. (PUC-SP)
O TRECHO A SEGUIR FOI EXTRAÍDO DO ARTIGO “DESENCONTROS SEXUAIS”, DE DRAUZIO VARELLA, PUBLICADO NA “FOLHA DE S. PAULO”, EM 25 DE AGOSTO DE 2005.
“Nas mulheres, em obediência a uma ordem que parte de uma área cerebral chamada hipotálamo, a hipófise libera o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante), que agirá sobre os folículos ovarianos, estimulando-os a produzir estrogênios, encarregados de amadurecer um óvulo a cada mês. FSH e estrogênios dominam os primeiros 15 dias do ciclo menstrual com a finalidade de tornar a mulher fértil, isto é, de preparar para a fecundação uma das 350 mil células germinativas com as quais nasceu.”
O trecho faz referência a um grupo de células que a mulher apresenta ao nascer. Essas células são:
a) Ovogônias em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos.
b) Ovócitos em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 46 cromossomos.
c) Ovócitos em fase final de meiose, presentes no interior de folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos.
d) Óvulos originados por meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 23 cromossomos.
e) Ovogônias em início de meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 46 cromossomos.
28. (UEL) De acordo com um estudo realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, o número de plaquetas circulantes no sangue pode ser um pouco menor no primeiro dia da menstruação da mulher, em relação ao dia médio do ciclo menstrual (Pesquisa “Fapesp”, no 87, p. 30, 2003).
Sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Durante a menstruação, o endométrio, a camada superficial interna do útero, desintegra-se e os vasos sanguíneos que o irrigam se rompem.
II. Durante a menstruação, as plaquetas, são responsáveis pelo aumento do sangramento.
III. A menstruação e o aumento progressivo do número de plaquetas favorecem a implantação do óvulo fecundado.
IV. O número de plaquetas é maior no dia médio do período de menstruação, em função do aumento do sangramento, e diminui à medida que o endométrio se reorganiza.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
29. (UFAL) Na mulher, o ciclo menstrual compreende um período de 28 a 30 dias, como ilustrado abaixo, e a ovulação ocorre em torno dos quatorze dias, momento em que as taxas dos hormônios 1, 2 e 3 estão mais elevadas. A alternativa que indica 1, 2 e 3, nessa ordem, é:
a) 1. folículo estimulante, 2. luteinizante e 3. estrógeno.
b) 1. luteinizante, 2. folículo estimulante e 3. progesterona.
c) 1. folículo estimulante, 2. estrógeno e 3. progesterona.
d) 1. estrógeno, 2. progesterona e 3. luteinizante.
e) 1. progesterona, 2. estrógeno e 3. folículo estimulante.
30. (UEPB) Observe o esquema que representa parte do sistema reprodutor feminino e identifique os fenômenos e/ou fases representadas em cada numeral.
a) I- ovulação; II- nidação do blastocisto; III- fecundação; IV- mórula.
b) I- ovulação; II- fecundação; III- mórula; IV- nidação do blastocisto.
c) I- ovulação; II- fecundação; III- blastocisto; IV- nidação da mórula.
d) I- nidação; II- fecundação; III- blastula; IV- nidação da mórula.
e) I- ovulação; II- fecundação; III- mórula; IV- nidação da mórula.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
FVFVF
D
D
E
C
B
C
B
B
D
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20
VVVVV
A
B
C
VVVVV
C
D
E
A
D
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C
E
E
E
B
C
B
B
A
B

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