Tecnologia do Blogger.

25 de out. de 2018

LISTA DE EXERCÍCIOS - GENÉTICA - NONO ANO MARISTA


LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA 


01. (UPE) Um dado indivíduo heterozigoto para os genes A e B (configuração cis) é submetido a um cruzamento-teste. Se os dois genes forem:
I. Não ligados (segregação independente)
II. Separados por 40 centimorgam (cM)
Que porcentagem da prole desse cruzamento será aabb?
a) I- 50%; II- 40%.
b) I- 20%; II- 50%.
c) I- 25%; II- 30%.
d) I- 40%; II- 20%.
e) I- 30%; II- 25%.
02. (UFSC) O heredograma abaixo mostra uma família onde encontramos indivíduos não afetados (quadrados e círculos brancos) e afetados por uma anomalia (quadrados e círculos pretos).
Segundo a 1a e a 2a lei de Mendel, a análise deste heredograma nos permite concluir corretamente que:
01. O padrão de herança da anomalia é autossômico dominante.
02. O indivíduo III – 4 com certeza é heterozigoto.
04. A chance do indivíduo II – 3 ser heterozigoto é de 50%.
08. Os indivíduos do casal II – 1 e II – 2 são heterozigotos.
16. Trata-se de uma herança, ligada ao sexo, de padrão recessivo.
32. A possibilidade do casal II – 3 e II – 4 ter outra filha afetada pela anomalia é de 25%.
Soma das alternativas corretas:
03. (IFMG) Considere o heredograma abaixo, no qual os indivíduos em negro são portadores de uma determinada característica:
Identifique a afirmativa incorreta:
a) Trata-se de uma característica autossômica recessiva.
b) O genótipo do indivíduo 3 é certamente Aa.
c) Os indivíduos 4 e 7 apresentam os mesmos genótipos e fenótipos.
d) Os indivíduos 1, 2 e 6 têm o mesmo genótipo.
04. (UFV) Um casal normal tem cinco filhos. Dois deles sofrem de um distúrbio genético raro que tem aparecido esporadicamente nessa família. Quais são os genótipos dos genitores?
a) AA e bb.
b) aa e BB.
c) Aa e Bb.
d) aa e bb.
05. (UEM) Com base em conhecimentos genéticos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. Segundo o modelo de equilíbrio de Hardy-Weinberg, as frequências genotípicas se mantêm constantes na ausência dos fatores evolutivos.
02. Genes alelos localizam-se em cromossomos homólogos e atuam sobre diferentes caracteres de um indivíduo.
04. A transcrição gênica, realizada pela polimerase do RNA que transcreve uma das cadeias de DNA, é um processo de expressão do gene.
08. Após a fertilização são produzidos organismos que, geralmente, diferem entre si e de seus pais em uma série de características. Isso é possível devido à segmentação dos blastômeros que resulta na produção de células diferentes.
16. A fenilcetonúria, na espécie humana, é condicionada por genes pleiotrópicos, responsáveis por dois ou mais caracteres.
Soma das alternativas corretas:
06. (UEPG) Em relação aos mecanismos de herança genética, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Na primeira lei de Mendel, com dominância completa de uma característica sobre a outra, será observada uma proporção de 3:1 na geração denominada F2.
1 1 – Na lei de segregação independente, os dois ou mais genes em análise estão em cromossomos diferentes.
2  2 – Na segunda lei de Mendel, quando são analisados 2 genes, observa-se 100% de duplos heterozigotos (dihíbridos) na geração denominada F1.
3 3 – No polialelismo, como no caso do sistema sanguíneo ABO humano, um gene pode apresentar mais de dois alelos.
4 4 – No mecanismo de herança ligada ao cromossomo X humano, o sexo masculino é considerado hemizigótico, enquanto as fêmeas apresentam os dois alelos, podendo ser homozigótica ou heterozigótica.
07. (IFTM) Admita que em ratos, a cor da pelagem é condicionada por gene autossômico, sendo o gene C, dominante, letal em homozigose, responsável pela coloração castanha, e seu alelo c recessivo, responsável pela coloração cinza. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de ratos castanhos heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de ratos de pelagem cinza e castanha, respectivamente:
a) 1/3 e 2/3.
b) 1/4 e 3/4.
c) 2/3 e 1/3.
d) 3/4 e 1/4.
e) 1/2 e 1/3.
08. (UFV) Nas plantas Clarkia elegans, o alelo para flores brancas é recessivo em relação ao alelo para flores rosadas. O pólen de uma flor rosada heterozigota é colocado no pistilo de uma flor branca. Qual é a proporção de fenótipos esperados na prole?
a) 1 rosada : 1 branca.
b) 2 rosada : 1 branca.
c) 1 rosada : 2 branca.
d) 3 rosada : 1 branca.
09. (URCA) Em porquinhos da índia, roedor dos Andes largamente criado em cativeiro por todo o mundo, pelo curto é condicionado por um gene dominante e pelo longo por um par de alelos recessivos. Pelo liso é condicionado por um gene dominante e pelo crespo por um par de genes recessivos. Caso um casal de cobaias heterozigotas para as duas características que envolvem o tipo de pelo sejam cruzadas, qual o percentual de cobaias com fenótipo igual aos pais podemos esperar?
a) 6%.
b) 12%.
c) 25%.
d) 50%.
e) 56%.
10. (UNISC) A síndrome de Down, conhecida também como trissomia do cromossomo 21, é uma condição humana que implica algumas alterações que, embora características da síndrome, podem variar quanto a sua presença e manifestação fenotípica em cada portador. Elas incluem baixa estatura, braquicefalia, pescoço curto, presença de prega epicântica no olho, protrusão da língua, problemas cardíacos e déficit cognitivo. Em relação aos portadores dessa síndrome, pode-se afirmar que:
a) A origem do cromossomo 21 herdado a mais não pode ser determinada geneticamente.
b) O cromossomo 21 extra é sempre de origem materna.
c) A síndrome de Down é um risco somente para casais cuja mãe apresenta idade próxima ou superior aos 40 anos.
d) A melhor representação cariotípica é 3n (47;XX + 21) ou 3n (47;XY + 21).
e) Alguns indivíduos podem ter manifestação fenotípica dos sinais da síndrome de Down muito reduzidos, principalmente quando são do tipo mosaico, isto é, apresentam células normais e células com a trissomia em diferentes tecidos do corpo.
11. (UFV) O esquema abaixo representa duas etapas da via biossintética de uma proteína “M” controlada em dois locos (I e II) presentes em cromossomos diferentes. No loco I, o alelo eL expressa uma enzima que converte o precursor em uma proteína intermediária “L”, que, quando em homozigose recessiva, torna-se de efeito letal no período embrionário. No loco II, o alelo eM expressa outra enzima que converte a proteína “L” em proteína “M” normal. No loco II, alelos em homozigose recessiva expressam a proteína “M” mutante, resultando indivíduo com disfunção metabólica leve.
Considerando um casal de heterozigotos no loco I e com disfunção metabólica leve, assinale a alternativa que apresenta o número de abortos que se espera que a mulher desse casal venha a ter em quatro gestações:
a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 4.
12. (PUC-MINAS) É voz popular que os casamentos entre casais com parentesco bem próximo, geralmente, primos em primeiro grau, podem ter filhos defeituosos. Essa afirmativa não é válida para qual opção abaixo?
a) Isso ocorre porque muitas doenças hereditárias são condicionadas por genes recessivos e estão em heterozigose nos pais.
b) Pelo menos um dos pais deve apresentar a anormalidade para algum dos descendentes também apresentar.
c) Indivíduos aparentados têm mais chances de possuir genes recessivos para uma mesma anomalia.
d) Indivíduos aparentados, por terem genótipos semelhantes, têm grandes chances de possuir genes recessivos para as mesmas anomalias.
13. (MACK) Uma mulher daltônica e pertencente ao tipo sanguíneo B, cujo irmão tem visão normal e pertence ao tipo O, casa-se com um homem de visão normal e pertencente ao tipo sanguíneo AB. A probabilidade de esse casal ter uma criança do sexo feminino, de visão normal e pertencente ao grupo sanguíneo A é de:
a) 1.
b) 1/4.
c) 3/4.
d) 1/2.
e) 1/8.
14. (UFJF) Sequências de DNA, codificantes ou não, têm sido muito utilizadas no melhoramento genético vegetal e animal para marcar um gene de interesse. Uma das vantagens desses marcadores moleculares é que eles acompanham o gene de interesse ao longo de várias gerações. Essa vantagem baseia-se em uma das leis de Mendel. Qual é essa lei e qual sua relação com a meiose?
a) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de gametas na Metáfase I.
b) Primeira lei de Mendel, que afirma que cada caráter é determinado por um par de alelos que se separam independentemente na formação de gametas na Metáfase I.
c) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de gametas na Anáfase II.
d) Primeira lei de Mendel, que afirma que cada caráter é determinado por um par de alelos que se separam independentemente na formação de gametas na Anáfase I.
e) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de gametas na Metáfase II.
15. (UEPG) Na época em que Mendel escreveu suas leis, ainda não eram conhecidos os cromossomos e o fenômeno da meiose. No entanto, ele postulou algumas ideias básicas que sugeriam as etapas da divisão celular. Suas conclusões foram mais tarde transformadas por outros pesquisadores na 1a Lei de Mendel. Sobre as afirmações e o sucesso de Mendel em suas pesquisas, assinale o que for correto.
01. Mendel concluiu que cada caráter hereditário é condicionado por dois fatores que se separam na formação dos gametas, indo apenas um fator para cada gameta.
02. A 1a Lei de Mendel, também conhecida como “Lei da pureza dos gametas”, postula que os gametas têm um só gene, sendo, portanto, sempre puros.
04. O sucesso de sua pesquisa deveu-se a algumas particularidades do método que usava: a escolha do material e a escolha de características contrastantes. Ao contrário de outros pesquisadores que tentavam sem sucesso entender a herança em bloco, isto é, considerando todas as características ao mesmo tempo, ele estudava uma característica de cada vez.
08. Segundo Mendel, os genes não se misturam após a fecundação, eles permanecem lado a lado, independentemente de se manifestarem ou não.
Soma das alternativas corretas:
16. (UFV) Em galinhas, NN é letal (morte no desenvolvimento embrionário), Nn é aleijado e nn é normal. Um grupo de aves aleijadas se acasala. Determine a relação genotípica e a relação fenotípica esperada.
a) 2:1; 2:1.
b) 3:1; 3:1.
c) 2:1; 3:1.
d) 3:1; 2:1.
17. (IFTM) A biotecnologia trabalha para descobrir novas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento de novas doenças. Como exemplo, a fibrose cística que é uma doença autossômica recessiva em que a produção de muco espesso ocorre em vários órgãos e resulta em insuficiência nos pulmões, do fígado e do pâncreas. Pesquisas recentes demonstraram que a substância curcumina, extraída da planta popularmente conhecida como açafrão, pode auxiliar no tratamento dessa doença. Outra doença estudada pela biotecnologia é a miopia, uma herança autossômica recessiva. O míope não enxerga objetos distantes já que a imagem é formada antes da retina, devido a um encurvamento da córnea (lente mais externa do olho). A fibrose cística é determinada por um gene recessivo f e a miopia é devida a um gene recessivo m. Um indivíduo com fibrose cística e visão normal, filho de pai míope, resolve casar-se com uma mulher normal, cuja mãe desenvolveu fibrose cística e era míope. Qual a chance de uma criança desse casal nascer com fibrose cística e míope?
a) 1/8.
b) 1/4.
c) 1/6.
d) 2/3.
e) 3/8.
18. (UERN) As reproduções humanas, como a dos organismos experimentais, fornecem muitos exemplos de herança monogênica. Entretanto, os cruzamentos experimentais controlados não podem ser feitos em humanos e, assim, os geneticistas têm de recorrer aos registros médicos na esperança de que as reproduções informativas que tenham ocorrido possam ser usadas para deduzir herança monogênica. Tal levantamento dos registros de reproduções e chamado de “análise de heredogramas.” O seguinte heredograma típico ilustra o ponto-chave de que crianças afetadas nascem de genitores não afetados. Observe o heredograma a seguir:
Defina o padrão de herança desse heredograma e também calcule a probabilidade da primeira filha do casal ser homozigota dominante para o caráter em questão:
a) Autossômica recessiva – 1/4.
b) Autossômica dominante – 2/3.
c) Autossômica dominante – 1/3.
d) Autossômica recessiva – 1/3.
19. (UFPA) O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que a mutação esteja em homozigose (doença autossômica recessiva). Já o daltonismo é uma doença recessiva ligada ao cromossomo X. Considerando-se um homem daltônico com pigmentação de pele normal (cujo pai era albino), casado com uma mulher duplamente heterozigota para essas duas doenças, a probabilidade de o casal ter uma filha com pigmentação de pele normal e com daltonismo é de:
a) 1/16.
b) 1/8.
c) 1/2.
d) 3/16.
e) 3/8.
20. (UFERSA) Considere uma doença humana autossômica dominante com penetrância completa que afeta indivíduos na idade adulta. Seria correto afirmar que:
a) A proporção genotípica esperada para a prole afetada de um homem homozigoto dominante com a doença é de 50%.
b) A proporção de gametas portadores do alelo para a doença que produzirá uma mulher heterozigota afetada será 100%.
c) Um casal em que ambos são heterozigotos para o alelo que causa a doença poderá ter filhos sadios.
d) Um casal em que apenas um dos cônjuges é heterozigoto para o alelo que causa a doença tem risco de 25% de ter crianças afetadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes