01. (UNIOESTE) Em relação à morfologia, anatomia e fisiologia vegetal, escolha a(s) alternativa(s) correta(s).
01. Crescimento aumentado dos entrenós, caule delgado com ápice voltado para baixo, folhas e raízes pouco desenvolvidas, correspondem a fototropismo negativo e geotropismo positivo.
02. As angiospermas constam de indivíduos fotossintetizantes, herbáceos ou lenhosos, com raízes axial ou fasciculada, flores, frutos e sementes.
04. Bulbos, rizomas e estolhos são raízes subterrâneas, caules subterrâneos e raízes aéreas, respectivamente.
08. Uma planta privada de O2 momentaneamente durante a fotossíntese terá a atividade da mitocôndria interrompida e não poderá fixar CO2.
16. Fotossíntese, condução da seiva elaborada e sustentação mecânica relacionam-se com parênquima cortical, xilema e parênquima paliçádico, respectivamente.
32. Alguns frutos podem ser conservados em ambientes saturados de hidrogênio ou nitrogênio sem sofrer danos, porém liberando CO2, indicando a ocorrência de um tipo de respiração.
64. Na parede celular das células da endoderme no cilindro central de uma raiz com estrutura primária, encontram-se acúmulos de suberina formando a estria de Caspary.
Soma das alternativas corretas:
02. (ACAFE) Assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.
A polinização consiste no transporte do grão de pólen desde a antera até o estigma. Quando essa é processada pela ação _________, é denominada polinização _________. Neste caso, as glândulas odoríferas estão _____________ e o nectário está ________________.
a) do vento – anemófila – ausentes – ausente.
b) dos insetos – entomófila – presentes – ausente.
c) dos morcegos – quiropterófila – presente – presente.
d) das aves – falenófila – ausentes – presente.
03. (UEM) As angiospermas, normalmente, constituem a principal fonte de alimento para os seres humanos e para outros animais. Para a alimentação, são utilizados as raízes, os caules, as folhas, as flores e os frutos. Muitas espécies são utilizadas na ornamentação de ambientes, algumas têm aplicações industriais e farmacêuticas. Sobre as angiospermas, assinale o que for correto.
01. As angiospermas são consideradas fanerógamas e traqueófitas por apresentarem flores, sementes e vasos condutores.
02. As flores são as estruturas reprodutoras das angiospermas, onde são produzidos os grãos de pólen ou micrósporos e a oosfera, que constitui o gameta feminino.
04. As angiospermas, assim como as briófitas e as pteridófitas, vivem somente em ambientes muito úmidos e, por isso, apresentam dependência da água para a locomoção dos gametas durante a reprodução.
08. As angiospermas apresentam ciclo de vida com alternância entre uma fase esporofítica mais duradoura e uma fase gametofítica reduzida e passageira.
16. A polinização, que consiste no transporte do grão de pólen desde a antera até o estigma, pode ser processada pela ação do vento, de insetos e de pássaros.
32. Dos frutos produzidos pelas angiospermas, apenas os carnosos são originados do desenvolvimento do ovário e, por isso, são comestíveis.
64. As angiospermas constituem o único grupo de plantas que produzem sementes, originadas a partir do desenvolvimento do óvulo fecundado.
Soma das alternativas corretas:
04. (FEI) Assinale a alternativa que apresenta um cladograma representativo da provável filogenia das plantas:
05. (UNITAU) As raízes representam uma das mais características partes de uma planta, geralmente “escondidas” sob o solo, e são distribuídas em duas principais categorias, as pivotantes ou axiais, e as fasciculadas ou cabeleiras. Alguns tipos desempenham funções determinadas em condições ambientais especiais. Nesse sentido, entre as alternativas abaixo, é correto afirmar que as raízes tabulares são especializadas em:
a) Absorção de umidade.
b) Suporte.
c) Função parasitária.
d) Reserva de alimentos.
e) Fotossíntese.
06. Briófitas e pteridófitas dependem, em maior ou menor grau, da água para completarem seus ciclos reprodutivos. Essa dependência se manifesta pela necessidade de água para a ocorrência de fecundação. É correto concluir que a dependência em relação à água é:
a) Maior nas pteridófitas, porque o gametófito é o prótalo.
b) Menor nas pteridófitas, porque o esporófito é mais desenvolvido e permanente.
c) Menor nas briófitas, porque o esporófito tem curta duração.
d) Maior nas pteridófitas, porque os esporângios só se abrem quando molhados.
e) Maior nas briófitas, porque o gametófito é a própria planta.
07. (UFG) Analise a figura a seguir.
A figura ilustra a curva de crescimento da parte aérea de duas espécies vegetais (A e B) nativas do Cerrado, a partir da germinação da semente, durante o período de um ano. Considere que, nesse período, as condições climáticas e edáficas foram típicas da região e que a taxa de crescimento foi calculada pelo quociente entre a variação da altura (cm) e do tempo (meses do ano). A seta indica a ocorrência de queimada. Os dados apresentados mostram que o hábito de crescimento das duas espécies é distinto, pois, na espécie A:
a) A brotação é inibida pela ocorrência de queimada, enquanto, na espécie B, esse fator destrói a parte aérea preexistente.
b) O crescimento da parte aérea é menos sensível à precipitação, enquanto, na espécie B, esse fator não altera o crescimento.
c) O crescimento da parte aérea é nulo durante o período de dias longos, enquanto, na espécie B, esse fator não altera o crescimento.
d) A germinação da semente é estimulada pela ocorrência de queimada, enquanto, na espécie B, esse processo ocorre devido ao aumento da disponibilidade de água no solo.
e) O aumento da massa fresca é inversamente proporcional à temperatura média mensal, enquanto, na espécie B, esses fatores são diretamente correlacionados.
08. (UNICAMP) Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado abaixo correspondem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais:
a) Angiospermas e gimnospermas.
b) Pteridófitas e gimnospermas.
c) Pteridófitas e briófitas.
d) Gimnospermas e angiospermas.
09. Nas briófitas, os gametas (oosfera e anterozoide) são produzidos:
a) Por mitose na fase transitória.
b) Por meiose na fase transitória.
c) Por mitose na fase permanente.
d) Por meiose na fase permanente.
e) Por meiose nas duas fases.
10. (UEM) Assinale a alternativa correta a respeito dos vegetais.
a) O tecido responsável pela distribuição da seiva elaborada é o lenho ou xilema.
b) Batata-inglesa, cebola e mandioca são exemplos de raízes comestíveis.
c) As auxinas são fitormônios que promovem o crescimento vegetal.
d) Os primeiros vegetais a apresentarem frutos foram as pteridófitas.
e) Além de sementes com um cotilédone, as monocotiledôneas apresentam raízes pivotantes e flores dímeras.
11. Um horticultor deseja obter indivíduos geneticamente idênticos (clones) a uma samambaia comercialmente valiosa. Para alcançar esse objetivo ele deve:
a) Cultivar os esporos produzidos por essa samambaia.
b) Implantar núcleos de esporos dessa samambaia em oosferas anucleadas de outras plantas.
c) Introduzir DNA extraído de folhas dessa samambaia em zigotos de outras plantas.
d) Obter fragmentos de rizoma (caule) dessa samambaia e cultivá-los.
12. (UEPG) Com relação às monocotiledôneas e dicotiledôneas, assinale o que for correto.
01. A raiz das monocotiledôneas é axial, enquanto nas dicotiledôneas é fasciculada.
02. Entre as monocotiledôneas tem-se, como exemplo, o feijão, a ervilha, a soja, o amendoim, etc.
04. As monocotiledôneas apresentam flores tetrâmeras ou pentâmeras, enquanto as dicotiledôneas têm flores trímeras.
08. As monocotiledôneas têm folhas com nervuras paralelas, enquanto as dicotiledôneas apresentam folhas com nervuras ramificadas.
16. Nas monocotiledôneas, os feixes de vasos que levam a seiva estão espalhados pelo caule, enquanto nas dicotiledôneas os feixes estão dispostos em círculos na periferia do caule.
Soma das alternativas corretas:
13. (UFSC) Assinale a alternativa que representa corretamente, no desenho, as letras referentes às partes de uma flor.
a) A-Carpelo, B-Estame, C-Pétala, D-Sépala.
b) A-Estame, B-Carpelo, C-Pétala, D-Sépala.
c) A-Carpelo, B-Estame, C-Sépala, D-Pétala.
d) A-Pétala, B-Sépala, C-Carpelo, D-Estame.
e) A-Sépala, B-Pétala, C-Carpelo, D-Estame.
14. (UEPG) Entre as adaptações das fanerógamas à vida terrestre, assinale o que for correto.
01. As adaptações evolutivas das fanerógamas eliminaram a necessidade de o gameta masculino ser veiculado pela água para encontrar o gameta feminino. Com isso, as fanerógamas tornaram-se altamente especializadas ao ambiente terrestre.
02. A semente é uma das adaptações essenciais para o sucesso das fanerógamas ao ambiente terrestre.
04. Os esporos femininos das gimnospermas são reduzidos, sem acúmulo de substâncias nutritivas, por isso, são chamados de micrósporos.
08. Certas sementes podem aguardar as melhores condições de umidade para a sua germinação.
16. A semente desprovida de reservas alimentares tornou as fanerógamas dependentes da fotossíntese até o aparecimento de raízes e folhas.
Soma das alternativas corretas:
15. (UDESC) Nas angiospermas as sementes são protegidas por estruturas conhecidas como frutos, que apresentam uma ampla diversidade de formas, tamanhos, consistências e cores. Assinale a alternativa correta a respeito da classificação dos tipos de frutos.
a) Frutos partenocárpicos são frutos que se desenvolvem após a fertilização do óvulo, mas não se desenvolvem do ovário.
b) Pseudofrutos se desenvolvem do ovário sem que ocorra a fertilização do óvulo.
c) Frutos partenocárpicos são derivados de vários ovários de uma única flor, após a fertilização do óvulo.
d) Frutos secos podem ser classificados em dois tipos: baga e drupa.
e) Frutos secos deiscentes abrem-se quando amadurecem, liberando as sementes.
16. (UPF) A radiação emitida pela bomba atômica de Hiroshima, no Japão, em 1945, provocou grave destruição. A primeira planta a ressurgir neste caos foi o ginco (Ginkgobiloba). Hoje usado como remédio nos tratamentos do sistema circulatório, essa planta é uma Pinófita (Gimnosperma), caracterizada por apresentar:
a) Habito arbóreo e fruto sem sementes.
b) Flores sem perianto e frutos sem sementes.
c) Flores sem ovário e fruto sem sementes.
d) Flores sem perianto e sementes sem fruto.
e) Folhas com braquiblastos e flores sem perianto.
17. (IFSul). Nas plantas, com exceção das Briófitas, o tecido condutor transporta as substâncias que devem ser trocadas entre os vários órgãos das plantas, como a água, sais minerais e produtos solúveis da fotossíntese. Com relação ao movimento de transporte dessas substâncias, é correto afirmar que:
a) Os vasos lenhosos ou “xilema” transportam a seiva bruta, enquanto que os vasos liberianos ou “floema” transportam a seiva elaborada.
b) A retirada de um anel circular (anel de Malpighi) de um ramo qualquer, de uma dicotiledônea, impede o transporte de seiva e a planta morre.
c) O transporte da seiva elaborada é explicado por fatores como a capilaridade, a pressão positiva da raiz e a sucção pelas folhas.
d) O transporte da seiva bruta ocorre das folhas em direção à raiz, enquanto que o transporte da seiva elaborada ocorre no sentido oposto.
18. (PUC-SP) Na evolução das plantas constata-se uma redução progressiva da fase haploide, o gametófito. Essa fase é a duradoura ou principal em:
a) Musgos e a de curta duração ou transitória em samambaias e em plantas com semente.
b) Samambaias e a de curta duração ou transitória em musgos e em plantas com semente.
c) Musgos e samambaias e a de curta duração ou transitória em plantas com semente.
d) Musgos, samambaias e pinheiros e a de curta duração ou transitória em plantas com flor e fruto.
e) Plantas com semente e a da curta duração em musgos e samambaias.
19. (UFTM) Uma planta herbácea envasada teve o caule seccionado rente ao solo e a ele foi acoplado a um tubo de vidro transparente encurvado, com mercúrio em seu interior, conforme mostra a figura abaixo.
Em condições ideais, com solo bem hidratado e umidade do ar elevada, a coluna de mercúrio subiu após certo tempo. Esse experimento revela que:
a) O ambiente atmosférico promove uma sucção do mercúrio, que por sua vez suga a seiva do caule.
b) Os vasos do xilema contraem-se ritmicamente fazendo a seiva subir da raiz para o caule.
c) O intenso transporte ativo de água para o interior do xilema promove a subida da seiva no caule.
d) A seiva bruta sobe devido à pressão da raiz, desenvolvida por um mecanismo osmótico.
e) A seiva elaborada é deslocada sob pressão positiva existente no interior do vaso xilemático.
20. (UFU) A figura abaixo apresenta o ciclo reprodutivo de uma samambaia.
Em uma aula de Botânica, quatro estudantes fizeram as seguintes afirmações sobre esse ciclo:
Qual estudante fez a afirmação correta sobre o ciclo reprodutivo apresentado?
a) II.
b) I.
c) III.
d) IV.
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