Tecnologia do Blogger.

3 de nov. de 2010

COMO SE DAR BEM NO ENEM - DICAS




Bem antes da prova
1) Mesmo com a reformulção do Enem, a prova não deve fugir tanto dos anos anteriores. Então, faça um simulado por conta própria: pegue as provas dos anos anteriores do Enem e faça-as como se estivesse fazendo a prova no dia original.

2) Como o tempo é um dos grandes inimigos nas provas e vestibulares, é extremamente importante você calcular quanto tempo pode ficar em uma questão. Assim, você ainda pode calcular quanto tempo terá, depois de feito todas questões, para revisar a prova.

3) Seja sincero com você mesmo e conclua quais matérias você se sai melhor. Com isso em mente, você começará a prova por essas questões. Sabe o que isso ajuda? Você faz as questões com mais facilidade, tem maior chance de acerto e menor chance de perder a atenção por estar com a “cabeça fria”. Se você começasse pelas mais difíceis, provavelmente ficaria estressado ou cansado rapidamente, o que comprometeria totalmente o resto da prova.

Na véspera da prova
4) Cada pessoa funciona de um jeito. Umas preferem revisar as matérias até o último minuto antes da prova. Outros preferem relaxar (as vezes até demais!). O mais indicado é relaxar uns dois ou três dias antes da prova, se você estudou MESMO. Saia pra namorar, jogue alguma coisa, vá ao cinema, homenageie alguém… faça coisas que você gosta!

5) Cuide do seu corpo. Imagine o seguinte: você estudou MUITO, MUITO MESMO e pra relaxar um pouco foi comer um X-Tudo no “Zé Lanche’s”. No dia seguinte o resultado do “relaxamento” foi uma boa e constante dor de barriga. Ninguém merece né? Então, dias antes da prova cuide bem do seu corpo. Alimente-se como está acostumado e nada de coisas muito gordurosas. Alimentos leves são essenciais. Lembre-se também de não usar drogas. Até mesmo bebida alcoolica. Deixe a bebida pra comemorar quando passar no vestibular ou se dar bem no Enem! ;)

6) Não desanime. Mesmo que venha aquela depressão maldita em cima de você, NÃO DESANIME! Você estudou e é capaz de mandar bem. Portanto, tente relaxar e esquecer esse stress. Ocupe-se com coisas que te divirta, vai fazer você se sentir melhor.

7) Planeje-se para que nada ocorra contra você. Se você não conhecer onde a prova será aplicada, vá até lá e calcule quanto tempo você precisa pra chegar lá, o melhor caminho etc. Ninguém precisa de um trânsito infeliz, ou se perder uma hora antes da prova. Lembre-se também de separar tudo que você vai precisar para a prova: documentos, lápis, caneta, borracha, régua etc. Imagina se você esquece desses itens?

No dia da prova
8) Durma bem. Mas isso também não significa que você tem que dormir 15 horas. Durma de 8 a 10 horas, mas calcule pra acordar umas 5 horas antes da prova começar. Tome um café da manhã bacana, vá fazer um esporte leve (estudos mostram que isso ajuda a oxigenar o cérebro) e prepare-se para a prova.

9) Leia a prova com muita atenção. O Enem, pelo menos nos anos anteriores, era pura interpretação de texto. Identifique as pegadinhas e faça as questões mais fáceis e menos trabalhosas primeiro, como eu já falei acima.

10) Não perca tempo comendo durante a prova. Isso faz com que você se distraia e atrapalha o seu desempenho. Leve, no máximo, uma garrafa de água e uma barra de cereal.

11) Assim que terminar as questões de uma matéria, passe as respostas para o gabarito. Isso faz com que você prepare o seu cérebro para a próxima bateria de questões.

12) Reserve de 15 a 25 minutos para chutar as questões que você não sabe e passar as respostas para o gabarito.

13) Chute com inteligência. Nunca chute antes de acabar a prova, se você não sabe a questão pule-a e espere concluir todas que você sabe. Isso pode fazer com que você se lembre de algo que ajude a resolver. E, claro, ao chutar, elimine as alternativas que você tem certeza que estão erradas.

14) Normalmente, algumas provas e vestibulares tem os números de respostas muito próximos “a”, “b”, “c”, “d” e “e”. Por exemplo, numa prova de 100 questões: 20 respostas são “a”, 22 “b”, 18 “c”, 25 “d” e 15 “e”. Outra dica também é quando você está em dúvida entre a letra “a” e uma outra qualquer, é não chutar na “a”. Pois, normalmente, a letra “a” é onde os examinadores colocam as pegadinhas para que quando lerem, achrem que é a correta e já partir pra próxima questão.




Dicas para a redação do novo Enem
15) Assim como as questões, leia atentamente o que se pede na redação. O maior caso de redações nota zero é porque fogem do tema. Sempre siga o tema.

16) Pratique sua letra. O mínimo que o examinador espera do concorrente é que sua letra seja legível. Imagina o examinador, depois de 100 provas corrigidas pega a sua com uma letra que mal se consegue ler, você acha que ele vai corrigir com vontade?

17) Lembre-se do básico: título (se for obrigatório), parágrafo, acentos, pontuação e não faça abreviação! Redação em prova e vestibular não é como na internet.

Essas 17 dicas não fará você ir bem sem precisar estudar, mas se você estudou e seguir essas dicas, suas chances de se dar bem no novo Enem 2009 vai aumentar bastante.
BOA PROVA PARA TODOS!
Katia Queiroz

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes