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13 de fev. de 2014

Exercícios de Reprodução

01. (UFMS) O nosso cérebro nem sempre pode aumentar o desempenho conforme o desejado, pois nossas características resultam dos genes e também de fatores ambientais que atuam sobre o nosso desenvolvimento. Considerando que a formação do indivíduo depende da combinação dos gametas masculino e feminino, pode-se afirmar:
a) A meiose ocorre em indivíduos de reprodução sexuada, nos quais há a união dos gametas 2n.
b) Durante o processo meiótico, ocorre a recombinação genética, permitindo que os novos indivíduos sejam todos iguais aos parentais.
c) A fecundação tem por função formar indivíduos n.
d) A espermatogênese e a ovulogênese humanas têm por finalidade a formação de gametas 2n.
e) A espermatogênese ocorre em indivíduos de reprodução sexuada para formar gametas n.
 02.  (UNIOESTE) O esquema abaixo representa a formação dos espermatozoides.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A célula numero 1 e uma espermatôgônia e a célula número 2 e um espermatófito primário.
II. A célula numero 3, resultante da primeira divisão mitótica, e haploide e denomina-se espermatófito secundário.
III. A celula numero 4 denomina-se espermátide e apresenta cromossomos com uma única cromátide.
IV. O processo de formação da celula numero5 apartir da celula numero 4 recebe o nome de espermiogênese.
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Apenas I as afirmativas I e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
03. (UENP) Quando um espermatócito primário com genótipo AaBbCcDd entra em  meiose, qual a chance de serem produzidos gametas com o genótipo aBCd? Assinale a alternativa que contém a resposta correta.
a) 50%.
b) 25%.
c) 12,5%.
d) 6,25%.
e) 3,125%.
04. (UEPG) Sobre a gametogênese, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – No período de crescimento, essas gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, passando a citos de primeira ordem, ou citos I, ainda diploides.
1  1 – No início, o período de multiplicação caracteriza-se por um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides.
2  2 – A gametogênese masculina, denominada espermiogênese, e a gametogênese feminina, denominada ovogênese, são processos muito semelhantes, diferindo basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das mitoses, ao final do processo.
3  3 – No período de maturação, ocorre a meiose. Na telófase I originam-se os citos de segunda ordem ou citos II, e, no final, na telófase II, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.
4  4 – No caso da ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a grande é o óvulo, fértil; as outras três, pequenas, são os corpúsculos polares, estéreis. No caso da espermatogênese, as espermátides são células imóveis que se transformarão em espermatozoides flagelados, capazes, portanto, de fecundar.
05. (UNIMONTES) A tabela a seguir mostra os principais hormônios atuantes no ciclo reprodutivo feminino. Analise-a.
GLÂNDULA
HORMÔNIO
ÓRGÃO-ALVO
PRINCIPAIS AÇÕES
Hipófise

1
Ovário
Estimula o desenvolvimento do folículo, a secreção de estrógeno e a ovulação.
2
Ovário
Estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo amarelo.
3
Mamas
Estimula a produção de leite.
Ovário

4
Diversos
Crescimento do corpo e desenvolvimento dos órgãos sexuais; preparação do útero para a gravidez.
5
Útero e mamas
Completa a preparação da mucosa uterina e a mantém preparada para a gravidez. 
Considerando as informações contidas na tabela e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
a) Para que ocorra a ovulação, é necessário ocorrer diminuição do hormônio 2.
b) Durante a gravidez, as taxas de 3 e 4 diminuem.
c) A pílula anticoncepcional é constituída principalmente dos hormônios 4 e 5.
d) O aumento nos níveis de 1 e 2 induz a menstruação.
06. (UEPA) Os padrões dominantes de produção e de consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, e atentando para o controle da taxa de reprodução humana a fim de amenizar a superpopulação.
                 Adaptado do Texto Carta da Terra modificado; http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.htm, consulta setembro/2010.
Quanto às palavras destacadas, afirma-se que:
I. Nos testículos do embrião encontram-se os espermatócitos primários.
II. Na espermiogênese, as espermátides se transformam em espermatozoides.
III. Próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais são glândulas anexas do aparelho reprodutor masculino.
IV. Na fecundação, o espermatozoide fornece ao zigoto o núcleo e o centríolo, suas mitocôndrias desintegram-se no citoplasma do óvulo e, por isso, todas as mitocôndrias do novo indivíduo são de origem materna.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) I e II.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
07. (UEM) Na natureza, existe grande diversidade de organismos classificados em vários grupos taxonômicos. Essa variação pode ser observada em relação ao processo reprodutivo, ocorrendo organismos que apresentam reprodução assexuada, sexuada ou os dois tipos, associados à fecundação externa ou interna. Além disso, em alguns grupos, os organismos são monoicos ou dioicos.
Considerando os diferentes grupos de organismos e as informações do texto, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Nos protozoários e nas algas, ocorre reprodução assexuada por divisão binária.
1  1 – Em poríferos e cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brotamento.
2 2 – Entre os platelmintos, as planárias e os cestoides são monoicos, e os tremátodos são dioicos.
3  3 – Nos moluscos, ocorre somente reprodução asssexuada e os organismos são dioicos.
4  4 – Entre os artrópodos, os aracnídeos e os insetos são dioicos e apresentam fecundação interna.
08. (UESPI) O nascimento de gêmeos monozigóticos é um evento raro. Contudo, em casos mais raros ainda, irmãos gêmeos nascem unidos por uma parte do corpo. Sobre este assunto, é correto afirmar:
a) Gêmeos monozigóticos podem ser formados após a divisão da mórula, sendo os dois blastocistos implantados em áreas diferentes do útero.
b) Gêmeos unidos nascem quando dois ovócitos independentes são fecundados formando dois zigotos que se implantam na mesma área do útero.
c) Em casos mais raros, gêmeos monozigóticos podem ser formados tardiamente após o terceiro mês de gestação.
d) Gêmeos monozigóticos apresentam genótipo e fenótipo idênticos, independente de fatores ambientais.
e) Quando um zigoto origina dois ou mais indivíduos, têm-se gêmeos dizigóticos.
09. (UEPB) Jovens adolescentes vivem sem medo do perigo, do futuro, do imprevisto. Não é uma regra, mas há muitos casos relatados de adolescentes grávidas no país. Só no Estado de Pernambuco foram registrados 26 mil casos de adolescentes grávidas no ano de2009. A adolescência é um período de mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que separam a criança do adulto, prolongando-se dos 10 aos 20 anos incompletos, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou dos 12 aos 18 anos de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil. É nessa fase de transição fisiológica que o organismo da mulher começa a receber dosagens de hormônios que permitem que elas gerem vidas. Ao contrário do que as crianças acreditavam antigamente, inclusive algumas vovós ou bisavós de muitos de nós, os bebês não são trazidos pelas cegonhas, e sim, gerados no corpo da mulher, que dará à luz depois de nove meses de gestação. Baseando-se no contexto acima, é correto afirmar:
a) O hormônio estrógeno estimula as glândulas do endométrio a secretarem seus produtos, mantendo esse órgão bem desenvolvido dentro do útero, garantindo o sucesso da fixação do embrião dentro do órgão.
b) Os hormônios progesterona e LH em altas concentrações influenciam na ovulação da mulher, permitindo, no caso de uma relação sexual, que a adolescente engravide.
c) No período crítico do ciclo menstrual os níveis dos hormônios LH e estrógeno estão em concentração elevada permitindo que a mulher engravide, pois estará no período de ovulação.
d) Durante o período pós-ovulatório, o aumento da concentração de progesterona aumenta a produção de LH pela hipófise.
e) O ciclo menstrual é formado por três fases: a hormonal, a uterina e a ovariana, nessa ordem.
10. (UNIOESTE) O gráfico abaixo mostra as variações dos hormônios FSH (Hormônio Folículo Estimulante), LH (Hormônio Luteinizante), Progesterona e Estrógeno ao longo de ciclo ovariano de 28 dias de uma mulher sadia e que não faz uso de nenhuma medicação. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. No dia 14, por influencia do pico de LH, ocorre a menstruação.
II. O aumento de Estrógeno induz o pico de LH que estimula a ocorrência da ovulação aproximadamente dois dias apos este pico.
III. A Fase 1 ou proliferativa, caracteriza-se pela multiplicação das células do endométrio, influenciada pelo Estrógeno, promovendo a regeneração desta camada do útero apos a menstruação anterior; nesta fase ocorre também o desenvolvimento folicular, influenciado pelo FSH.
IV. Se ocorresse uma gravidez, em situação normal, observaríamos um aumento nos hormônios Estrógeno e Progesterona na metade da Fase 2 ou secretora.
V. O inicio da Fase 2 ou secretora, caracteriza-se pela diminuição do suprimento sanguineo no endométrio causando isquemia e consequente escamação desta camada, resultando na liberação de fragmentos deste tecido com sangue, através do fluxo menstrual que ocorre na metade da Fase 2.
a) Apenas as afirmativas I e VI estão corretas.
b) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
11. (PUC-RIO) “A frequência do câncer da próstata na espécie humana aumentou de forma explosiva nos últimos anos. Notícias e reportagens inundaram os meios de comunicação, mas informações desencontradas têm gerado aflições indevidas pela importância funcional deste órgão.”
      Adaptado: http://www.uronline.unifesp.br/uronline/ed1098/ caprostata.htm
Quanto à função da próstata, é correto afirmar que é:
a) uma glândula exócrina responsável pela produção de um fluido cuja alcalinidade ajuda a neutralizar o pH do trato vaginal, prolongando a vida dos espermatozoides.
b) um órgão sexual localizado abaixo da bexiga urinária cuja principal função é produzir líquido seminal responsável pelo movimento das espermátides.
c) uma glândula endócrina responsável pela produção de hormônios que estimulam a maturação das espermatogônias em espermatozoides.
d) uma parte modificada da uretra cuja principal função é armazenar espermatozoides maduros até a ejaculação do sêmen.
e) um órgão do aparelho genito-urinário masculino, protegido por uma bolsa externa ao corpo e responsável pela produção de testosterona.
12. (UFPel) Com base em seus conhecimentos e na figura abaixo, é correto afirmar que:
a) Os ovócitos são produzidos no órgão 2 e fecundados no mesmo órgão, e o blastocisto é implantado no endométrio do órgão 4.
b) Os ovócitos são produzidos no órgão 1 e fecundados no órgão 2, e a mórula é implantada no endométrio do mesmo órgão.
c) O espermatozoide entra no aparelho reprodutor feminino pelo órgão 4 e se locomove até o órgão 3, onde fecunda o óvulo, este se locomove ate o órgão 2, onde inicia sua divisão.
d) O espermatozoide entra no aparelho reprodutor feminino pelo órgão 4 e se locomove até o órgão 1, onde os óvulos são produzidos. Após a fecundação, o embrião se desloca do órgão 1 até o endométrio do órgão 2.
e) Os ovócitos são produzidos no órgão 1 e fecundados no órgão 3, e o blastocisto é implantado no endométrio do órgão 2.
13. (UFV) Quanto à reprodução, é incorreto afirmar que:
a) Na sexuada, duas células haploides se fundem formando uma célula diploide denominada zigoto.
b) Na sexuada, duas células, de um ou de dois progenitores, se fundem para gerar um novo indivíduo.
c) Tanto na sexuada como na assexuada é formado um indivíduo geneticamente idêntico ao progenitor.
d) Na assexuada, uma ou mais células se desprendem de um indivíduo e se desenvolvem em um novo ser.
14. (UEPG) Dos aproximadamente 300 milhões de espermatozoides eliminados na ejaculação, apenas cerca de 200 atingem a tuba uterina e um só fecunda o ovócito II. Nesse contexto, assinale o que for correto, no que se refere ao fenômeno da fecundação.
I   II
0  0 – Há muitas doenças causadas por mutações no DNA mitocondrial paterno quando em contato com o citoplasma do óvulo e que são transmitidas aos seus descendentes. Além disso, a análise do DNA mitocondrial tem sido usada em testes de paternidade, para verificar quem é o pai de uma criança.
1  1 – São exemplos de doenças humanas causadas por mutações no DNA mitocondrial: Alzheimer, oftalmoplegia crônica progressiva, diabetes melito, distonia, síndrome de Leigh, atrofia óptica de Leber e epilepsia.
2  2 – Na fecundação, o espermatozoide fornece para o zigoto o núcleo com o material genético paterno, o centríolo e as mitocôndrias.
3  3 – Quando liberado do ovário, o ovócito encontra-se envolto pela zona pelúcida, formada por uma rede de filamentos glicoproteicos. Externamente à zona pelúcida há a corona radiata formada por células foliculares, derivadas do ovário.
4  4 – Na fecundação, o espermatozoide passa pela corona radiata e, ao atingir a zona pelúcida, perfura-a graças à liberação de enzimas do capuz acrossômico. A seguir, a membrana do espermatozoide funde-se à membrana do ovócito. Nesse momento, a zona pelúcida sofre alterações, formando a membrana de fecundação, que impede a penetração de outros espermatozoides no ovócito.
15. (UFPI) Na maioria dos protozoários, ocorre reprodução assexuada por mitose, e este é o único modo de reprodução conhecido em algumas espécies. A divisão do organismo em duas ou mais células-filhas é chamada de fissão. Quando esse processo resulta em duas células-filhas semelhantes, ele é chamado de fissão binária; quando uma célula-filha é muito menor do que a outra, o processo é chamado de:
a) Brotamento.
b) Cissiparidade.
c) Estrobilização.
d) Gemiparidade.
e) Esporulação.
16. (UFRN) O esquema abaixo representa duas possibilidades de não disjunção dos cromossomos durante a formação de espermatozoides.

Ao término da meiose, na espermatogênese A foram gerados os espermatozoides 1, 2, 3 e 4 e, na B, os espermatozoides 5, 6, 7 e 8. Considerando as não disjunções de cromossomos ocorridas nas meioses que estão representadas nas figuras A e B, a fecundação de um óvulo normal pelo espermatozoide:
a) 7 pode provocar um crossing over, gerando um indivíduo normal.
b) 5 pode formar um indivíduo com número de cromossomos inalterado.
c) 4 pode dar origem um indivíduo, apresentando trissomia.
d) 2 pode gerar um indivíduo portador de monossomia.
17. (UEM) Sobre a reprodução e o desenvolvimento dos artrópodes, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Zoea e Misis são fases de vida de aracnídeos.
1  1 – A maioria dos crustáceos é monoica, sempre com desenvolvimento direto.
2  2 – Os aracnídeos são dioicos, a fecundação é interna e a fêmea deposita os ovos dentro de um casulo de seda tecido por ela, chamado de ovissaco.
3  3 – Insetos são dioicos. Ocorre cópula e os espermatozoides passam para um reservatório denominado espermateca.
4  4 – Em alguns insetos, a porção terminal do abdome da fêmea forma uma projeção denominada de ovopositor, que lhe permite perfurar o solo, frutas ou mesmo o corpo de outros animais para a postura dos ovos.
18. (UFPel) Analise as figuras abaixo.
http://www.grupoescolar.com/materia/as_formas_de_reproducao.htm http://www.pauloferraz.com.br/trab_reproducaodasplantas.htm LOPES, Sonia. Bio: Volume Único. 2ª Ed. São Paulo: Editora Saraiva. 2008.
Com base em seus conhecimentos e nas figuras acima, é correto afirmar que a reprodução assexuada está exemplificada nas figuras:
a) A e B.
b) A e D.
c) B e C.
d) C e D.
e) B e D.
19. (UFOP) Vários testes de gravidez disponíveis no mercado têm a finalidade de detectar a presença de um hormônio cuja produção está elevada no sangue da mulher no início da gestação. Marque a alternativa que cita esse hormônio.
a) Gonadotrofina Coriônica Humana.
b) Estrógeno.
c) Hormônio Folículo Estimulante.
d) Progesterona.
20. (UNIOESTE) Sobre as formas de reprodução presentes nos diferentes organismos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As bacterias e a maioria dos protozoários de vida livre apresentam reprodução assexuada por divisão binária.
II. Nos “fungos verdadeiros” (Zigomicetos, Ascomicetos e Basidiomicetos), durante o processo de reprodução sexuada ocorre fusão de núcleos celulares haploides com formação de zigotos diploides.
III. Algumas Angiospermas são capazes de reproduzir-se assexuadamente, em um processo denominado de propagacao vegetativa.
IV. As planarias reproduzem-se exclusivamente assexuadamente por fragmentação do corpo.
V. Os Moluscos possuem reprodução sexuada com desenvolvimento direto ou indireto, dependendo da espécie.
a) Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
21. (UNESP) Paula não toma qualquer contraceptivo e tem um ciclo menstrual regular de 28 dias exatos. Sua última menstruação foi no dia 23 de junho. No dia 06 de julho, Paula manteve uma relação sexual sem o uso de preservativos. No dia 24 de julho, Paula realizou um exame de urina para verificar se havia engravidado. Em função do ocorrido, pode-se dizer que, no dia 06 de julho, Paula:
a) Talvez ainda não tivesse ovulado, mas o faria um ou dois dias depois. Considerando que o espermatozoide pode permanecer viável no organismo feminino por cerca de dois dias, há a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese, indicando altos níveis de gonadotrofina coriônica.
b) Já teria ovulado, o que teria ocorrido cerca de dois dias antes. Contudo, considerando que depois da ovulação o óvulo permanece viável no organismo feminino por cerca de uma semana, há a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese, indicando redução no nível de estrógenos.
c) Já teria ovulado, o que teria ocorrido há cerca de uma semana. Portanto não estaria grávida, o que poderia ser confirmado pelo exame de urina, que indicaria altos níveis de estrógenos e LH.
d) Estaria ovulando e, portanto, é quase certo que estaria grávida. Com a implantação do embrião no endométrio, ocorre um aumento na secreção de LH e diminuição nos níveis de gonadotrofina coriônica, o que poderia ser detectado pelo exame de urina já na semana seguinte à nidação.
e) Ainda não teria ovulado, o que só iria ocorrer dias depois. Portanto, não estaria grávida, o que poderia ser confirmado pelo exame de urina, que indicaria altos níveis de gonadotrofina coriônica.
22. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.
CORAIS
Recifes de corais artificiais estão sendo usados para acelerar o processo de restauração dos recifes naturais. Para isso, a Biorock Inc. utiliza armações de aço que são energizadas por uma corrente elétrica de baixa voltagem. Isto faz com que os minerais da água do mar nelas se prendam, formando uma fina camada de calcário. Desse modo, pode-se prender pequenos pedaços de coral nas armações, que ficam seguras devido ao calcário acumulado.
                                                                                                                                                      (BBC Knowledge, outubro de 2009, p. 9)
Alguns tipos de corais podem se reproduzir assexuadamente por brotamento. Esse tipo de reprodução requer o processo de:
a) Meiose.
b) Mitose.
c) Formação de células haploides.
d) Gametogênese.
e) Formação de blástula.
23. (UNIMONTES) Eventualmente, na espécie humana, ocorrem as gestações gemelares ou múltiplas. A figura abaixo representa um dos processos que leva à formação de gêmeos do sexo masculino. Analise-a.
As afirmativas abaixo se referem aos gêmeos apresentados. Analise-as e assinale a alternativa incorreta.
a) As diferenças fenotípicas entre eles devem-se principalmente ao genótipo.
b) Quanto maior for a discordância de caracteres entre eles, maior a interferência do ambiente.
c) As filhas desses indivíduos herdarão alelos presentes no cromossomo X do óvulo apresentado na figura.
d) Os gêmeos apresentados são do tipo monozigóticos.
24. (UEPG) Os anfíbios são animais extremamente dependentes do ambiente aquático, em especial, na fase reprodutiva. Sobre a reprodução desses animais, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Seus ovos sem casca, apenas com envoltório gelatinoso, só se mantém viáveis em meio aquático. A fecundação é externa, como na maioria dos peixes.
1  1 – Os machos, em cópula, despejam seu líquido seminal sobre um cordão gelatinoso que envolve os óvulos à medida que eles saem pela cloaca da fêmea. Uma vez fecundados, os ovos recebem diferentes cuidados. Em algumas espécies, eles se desenvolvem nos sacos vocais, em reentrâncias da pele dorsal, enrolados nas pernas ou simplesmente enovelados, aos milhares, em plantas aquáticas. Em pouco tempo surgem as larvas, que nos anuros são os girinos.
2  2 – Antes da metamorfose, os girinos aumentam muito de tamanho. A primeira modificação marcante é o aparecimento das pernas posteriores. Em seguida amplia-se a boca, atrofiam-se as brânquias, surgem as pernas anteriores, menores, e acentua-se a regressão da cauda, que desaparece rapidamente. As substâncias da cauda são reabsorvidas e reaproveitadas para a sequência do desenvolvimento.
3  3 – Não é de se estranhar que o estágio com pernas e cauda seja de curta duração, pois é um período crítico da vida desse anfíbio. Isso porque o desajeitado animal aquático tem dificuldade em nadar com as pernas e não salta bem na terra porque a cauda atrapalha. Torna-se, portanto uma presa fácil para os predadores.
4  4 – A metamorfose dos anfíbios é controlada pelos hormônios tireoidianos.
25. (UFAC) Na maior parte das fecundações em humanos, o encontro dos gametas masculino e feminino se dá no terço distal das tubas uterinas. Após ocorrer a fecundação, o zigoto percorre um longo caminho até alcançar o útero, local apropriado para o desenvolvimento gestacional. Ao processo de fixação do zigoto no endométrio dá-se o nome de:
a) Gastrulação.
b) Nidação.
c) Ovulação.
d) Fertilização.
e) Captação.
26. (UFAM) Na reprodução humana, o processo da “ovogênese” ou oogênese é a formação do gameta feminino ou do “óvulo”, processo que ocorre nos folículos ovarianos, localizados na região periférica do ovário. Tais folículos contêm gametos em vários estágios de desenvolvimento. Observe as afirmações abaixo:
I. Os ovócitos secundários desenvolvem-se durante a fase germinativa e de crescimento.
II. As ovogônias multiplicam-se durante a fase de maturação.
III. Os ovócitos primários multiplicam-se durante a fase germinativa.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão erradas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão erradas.
27. (IFMT) Com relação ao tema abordado na tirinha abaixo, é correto afirmar que:
Disponível em: <http://adtiras.blog.uol.com.br/images/aline2183rh.gif&gt;.Acesso em: 23 mar. 2010.
a) Os métodos mais comuns de esterilização são: vasectomia, nos homens; ligadura das tubas uterinas e implante de DIU, nas mulheres.
b) Ao cortar o canal deferente, a vasectomia inibe a espermatogênese.
c) Ligadura das tubas uterinas é um método contraceptivo que utiliza uma barreira física e que impede, também, a transmissão de DSTs.
d) Ligadura das tubas uterinas é o método mais adequado para mulheres que estão iniciando a vida sexual.
e) O ideal, nesse caso, seria o uso de uma esterilização temporária com o uso de pílulas anticoncepcionais pela “moça”, que agem impedindo a maturação do folículo ovariano e inibindo a secreção dos hormônios FSH e LH.
28. (UFT) O esquema abaixo mostra a série de transformações que resultam na formação dos gametas maduros durante a gametogênese. Observe o esquema para responder esta questão.
Sobre a estrutura do espermatozoide pode-se considerar que:
a) Na espermiogênese ocorre redução do citoplasma, formação do acrossomo, aumento do número de mitocôndrias e aparecimento do flagelo.
b) Na cabeça do espermatozóide situa-se o acrossomo, que contém os cromossomos que transmitem a informação hereditária.
c) O movimento do flagelo que forma a cauda do espermatozóide se dá pela interação dos filamentos de actina e miosina.
d) Na peça intermediária do espermatozóide existe uma bolsa de enzimas digestivas com função de perfurar os envoltórios do óvulo durante a fecundação.
e) As mitocôndrias, responsáveis pela liberação de energia, estão localizadas na cauda do espermatozoide.
29. (IFSEP) A fertilização humana representa a penetração de um espermatozoide no ovócitosecundário que so­freu a primeira divisão meiótica. Com esta conside­ração, pode-se reconhecer que o núcleo da célula feminina, no momento da fertilização, apresenta.
a) Uma carga diploide de cromossomos simples da mãe.
b) Um número reduzido e simples de cromosso­mos.
c) Carga haploide de cromossomos duplicados.
d) Carga haploide de cromossomos simples.
e) Carga diploide de cromossomos duplicados.
30. (UFMG) Um estudo chinês vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento de um anticoncepcional para homens. O tratamento, com eficácia de 99%, consiste em aplicar-se, no interessado, uma injeção mensal de testosterona.

                                                          Folha de S.Paulo, 8 maio 2009. (Adaptado)
Analise estas figuras:
Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que a testosterona injetada:
a) Age sobre os túbulos seminíferos, inibindo a espermatogênese.
b) Bloqueia diretamente as funções das células de Leydig.
c) Inibe a liberação dos hormônios LH e FSH pela hipófise.
d) Reduz a produção de gonadotrofinas na glândula pineal

 GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
E
E
D
VVFVV
C
D
VFVFV
A
C
C
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
A
E
C
FFVVV
A
B
FFVVV
B
A
A
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
A
B
A
VVVVV
B
E
E
A
C
C

Exerc´cios Genética molecular

01. (UFV) Na célula representada abaixo, os números I, II, III e IV indicam a ocorrência de alguns dos processos característicos do início da expressão gênica ao produto final. As letras Z e X representam dois tipos diferentes de segmentos presentes nos ácidos nucleicos.

Utilizando o esquema como base, assinale a afirmativa correta:
a) O RNA maduro que codifica um polipeptídio é menor que o inicialmente transcrito.
b) A replicação, transcrição e tradução correspondem, respectivamente, a I, II e III.
c) O processo de tradução proteica também pode ser representado por II ou III.
d) Os segmentos X e Z contêm informações genéticas que fazem parte do polipeptídio.
e) O RNA maduro está representado entre I e II, e o polipeptídio inicial entre III e IV.
02. (UFMG) A composição de bases nitrogenadas do DNA total isolado de células de tecido epitelial de um vertebrado apresenta estes percentuais:

A = 20%

T = 20%

G = 30%

C = 30%

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que essa composição de bases nitrogenadas:
a) É igual à de outras células somáticas.
b) Permanece inalterada ao longo da vida.
c) Se reduz à metade nos gametas.
d) Varia entre indivíduos de espécies diferentes.
03. (UNESP) Algumas células de cultura de tecido foram deixadas em um meio contendo um precursor radioativo de RNA. Posteriormente, essas células foram transferidas para um meio sem essa substância. Após 3 minutos, algumas células foram fixadas e radioautografadas. Esse procedimento se repetiu após 15 e após 90 minutos. Os esquemas representam as células radioautografadas nos três momentos, revelando a distribuição do precursor radioativo nelas.
Esses resultados ocorrem porque:
a) o RNA transportador leva o isótopo até o nucléolo, e posteriormente ao núcleo e ao citoplasma celular.
b) a substância, ao ser deixada em situação de desequilíbrio osmótico em relação à cultura sem isótopo, dirige-se gradativamente para o citoplasma celular, buscando a situação de equilíbrio.
c) a síntese de RNA, que se intensifica aos 90 minutos, esgota toda a substância presente no núcleo, restando apenas no citoplasma.
d) a produção de RNA, que ocorre inicialmente no núcleo celular, prossegue posteriormente no citoplasma da célula.
e) a síntese de RNA ocorre no núcleo, sendo que posteriormente o RNA aí produzido migra para o citoplasma celular.
04. (UEPB) O aumento da variabilidade genética nas bactérias ocorre por mutação ou por transmissão de material genético. A transmissão pode-se dar pelos seguintes mecanismos:
a) Transformação, transdução e conjugação.
b) Conjugação, cissiparidade e transformação.
c) Bipartição, transdução e conjugação.
d) Transformação, transdução e bipartição.
e) Transformação, tradução e conjugação.
05. (OBJETIVO-SP) A molécula do DNA é uma longa sequência de moléculas menores e complexas conhecidas como nucleotídeos, formando uma figura parecida com uma escada de corda, torcida e em forma helicoidal. O peso molecular do DNA de um nucleoide bacteriano é de cerca de 3 x 109. O peso molecular de um único par de nucleotídeos é cerca de 660. Quantos pares de nucleotídeos esse DNA bacteriano apresenta?
a) 450.
b) 975.
c) 3.850.
d) 4.550.
e) 4.500.000.
06. (ANGLO-SP) Nas células vivas em geral, sejam elas de eucariontes ou de procariontes, o mecanismo da síntese de proteínas tem especial importância. Entre as diversas moléculas e estruturas que participam da formação das proteínas, estão o DNA, os vários tipos de RNA e os ribossomos, nos quais ocorre a tradução da informação e a reunião dos aminoácidos, resultando na síntese de proteínas propriamente dita.
A figura acima mostra a estrutura de um RNA transportador (tRNA), responsável pela condução do aminoácido até o ribossomo. A alça do anticódon permite a ligação com o códon do RNA mensageiro (mRNA), possibilitando o mecanismo de tradução. A informação hereditária para formar cada proteína é determinada pela seqüência de bases de um determinado DNA, que é transcrita numa molécula de mRNA. Todos os seres vivos de organização celular possuem os mesmos tRNA e usam os mesmos aminoácidos para formar suas proteínas. O sistema de correspondência entre DNA, RNA e aminoácidos constitui o código genético, praticamente universal. Considerando esses dados e os seus conhecimentos sobre o metabolismo da célula, você poderia afirmar que:
a) Cada tipo de tRNA conduz sempre o mesmo tipo de aminoácido, permitindo a especificidade do processo de tradução.
b) O código genético é diferente para cada espécie de ser vivo, permitindo a formação de proteínas diferentes.
c) Um determinado tRNA pode conduzir vários aminoácidos diferentes, dependendo da informação contida no mRNA.
d) As proteínas são transportadas para o interior dos ribossomos pela ação combinada dos tRNA citoplasmáticos.
e) Os tRNA transportam os anticódons para o DNA, que os utiliza para formar as seqüências de bases do mRNA.
07. (UFOP) Um cientista analisou o conteúdo de bases nitrogenadas de uma amostra pura de DNA codificador, correspondente a um determinado gene, chegando aos resultados abaixo.
TIPO DE BASE
Adenina
Citosina
Timina
Guanina
NÚMERO DE BASES
257
485
113
270
Com base nesses resultados, é correto afirmar que:
a) Cerca de 53% da amostra é de bases purinas (púricas).
b) Pode se tratar de um genoma retroviral.
c) A transcrição incorrerá em formação de RNA com cerca de 22% de uracila.
d) O DNA codificador será capaz de produzir 395 códons, no mínimo 375 aminoácidos e, com certeza, 374 ligações peptídicas.
08. (UFPB) Considere três diferentes tipos de moléculas de ácido ribonucleico (RNA) que ocorrem em organismos eucariotos: RNA ribossômico (RNAr), RNA transportador (RNAt), RNA mensageiro (RNAm). Sobre os distintos tipos de RNA citados, é correto afirmar que as moléculas de:
a) RNAr recém sintetizados se unem a proteínas específicas vindas do citoplasma, para formarem os nucléolos, estruturas nucleares responsáveis pela síntese de proteínas.
b) RNAt têm, em uma de suas extremidades, uma trinca de bases, o anticódon, por meio do qual  se liga ao RNAm.
c) RNAt, independente do seu anticódon, possuem uma região molecular que se liga a um aminoácido qualquer e o transporta para os ribossomos.
d) RNAm têm a informação para a síntese de proteínas codificada na forma de pares de bases nitrogenadas denominadas códon.
e) RNAt com anticódon UAC ligam-se ao códon ATG do RNAm.
09. (PUC-MG) A figura abaixo mostra as quatro etapas do experimento de transformação bacteriana realizado por Griffth em 1928.
Analisando os resultados acima de acordo com seus conhecimentos, é incorreto afirmar:
a) As bactérias não capsuladas poderiam estar mais susceptíveis ao sistema imunológico do camundongo sendo, por isso, menos virulentas.
b) As bactérias não capsuladas foram transformadas em bactérias virulentas ao absorverem as glicoproteínas das capsuladas.
c) A inativação pelo calor foi capaz de desnaturar enzimas necessárias ao crescimento bacteriano, mas não destruiu o material genético das bactérias.
d) Seria possível recuperar bactérias capsuladas vivas dos camundongos mortos na etapa 4 do experimento.
10. (UFOP) O esquema apresentado a seguir mostra um processo importante que ocorre no citoplasma das células eucariotas.
Observe as estruturas indicadas por I, II, III e IV e assinale a alternativa incorreta:
a) O esquema representa o processo de transcrição dos RNAs ou síntese proteica.
b) I indica o RNA mensageiro contendo os códons de 3 nucleotídeos cada.
c) II indica o ribossomo, composto fundamentalmente por RNA ribossomal e proteínas.
d) III representa um peptídeo que começa a ser sintetizado e IV indica o aminoácido metionina.
11. (PUC-CAMINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.
No início do processo, as duas fitas de DNA são separadas por aquecimento. Depois, pequenos primers (segmentos de oligonucleotídeos) são acrescentados e, por meio de resfriamento, emparelham-se com as fitas de DNA. Esses primers são complementares às extremidades do DNA selecionado para a amplificação. Após o emparelhamento dos primers com o DNA, a Taq polimerase começa a sintetizar o novo DNA. A quantidade de DNA continua a duplicar em ciclos subsequentes de amplificação, obtendo-se milhões de cópias do segmento de DNA desejado, geralmente com comprimento de umas poucas centenas de pares de base.
                              (Adaptado de M. K. Campbell; S. O. Farrel. Bioquímica, v. 2, Biologia Molecular, São Paulo: Thomson Learning, 2007. p. 416)
O processo de amplificação do DNA descrito no texto é semelhante ao que ocorre no interior das células. No ciclo celular normal, o processo de formação de fitas complementares do DNA ocorre:
a) Na fase S da interfase.
b) Na prófase da meiose.
c) Na metáfase da mitose.
d) Na segunda divisão meiótica.
e) No paquíteno da prófase.
12. (UFPB) Nos seres humanos, uma única célula, o zigoto, dá origem a muitos tipos celulares que podem ser tão diferentes quanto, por exemplo, uma célula epitelial de revestimento e um neurônio qualquer. Essas diferenças se estabelecem principalmente porque, em cada um dos tipos celulares distintos, são também diferentes:
a) As moléculas de DNA.
b) As sequências gênicas.
c) Os genes que se expressam.
d) O código genético.
e) Os mecanismos envolvidos na síntese de proteínas.
13. (UEL) Considere a sequência de bases da fita não molde do DNA de um organismo procarioto: – AAT CCG ACG GGA. Quais seriam as sequências de bases da fita complementar do DNA, que serve de molde para transcrição, e da fita simples de RNAm transcrito?
a) Fita molde – 3′ – TTA GGC TGC CCT- 5′ e RNAm 5′ - UUT CCG UCG GGU – 3′.
b) Fita molde – 3′ - UUA GGC UGC CCU – 5′ e RNAm 5′ – TTA GGC TGC CCT- 3′.
c) Fita molde – 3′ – AAT CCG ACG GGA – 5′ e RNAm 5′- UUA GGC UGC CCU – 3′.
d) Fita molde – 3′ - TTA GGC TGC CCT- 5′ e RNAm 5′ – AAU CCG ACG GGA – 3′.
e) Fita molde – 3′ – AAU CCG ACG GGA - 5′ e RNAm 5′ –TTA GGC TGC CCT – 3′.
14. (UFF) A descoberta de um fóssil de bebê mamute, extremamente bem preservado nas estepes congeladas da Rússia, oferece aos pesquisadores melhor oportunidade de obter o genoma de uma espécie extinta.
                                           (O Globo, Ciências, 12 de Julho de 2007).
A técnica de PCR vem sendo utilizada para a amplificação do DNA nestes estudos. Para a realização desta técnica, deve-se empregar além do DNA extraído do mamute usado, como molde, as seguintes moléculas:
a) Nucleotídeos de Uracila, Citosina, Guanina, Adenina, DNA polimerase e primers de DNA.
b) Nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, DNA polimerase e primers de DNA.
c) Nucleotídeos de Uracila, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e primers de DNA.
d) Nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e primers de DNA.
e) Nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e DNA polimerase.
15. (FUVEST) Um argumento correto que pode ser usado para apoiar a ideia de que os vírus são seres vivos é o de que eles:
a) Não dependem do hospedeiro para a reprodução.
b) Possuem número de genes semelhante ao dos organismos multicelulares.
c) Utilizam o mesmo código genético das outras formas de vida.
d) Sintetizam carboidratos e lipídios, independentemente do hospedeiro.
e) Sintetizam suas proteínas independentemente do hospedeiro.
16. (UFPR) Como se formam as cadeias de RNAmensageiro dentro da célula?
a) Formam-se no núcleo celular copiando a sequência de bases de uma cadeia do DNA, apenas substituindo uma uracila no lugar onde deveria se encaixar uma timina.
b) Formam-se no citoplasma à custa da membrana do retículo endoplasmático granular.
c) Formam-se fora da célula e posteriormente são incluídas no citoplasma.
d) Formam-se na lâmina externa da membrana nuclear dupla, substituindo as bases pirimídicas por outras que se adaptam para a síntese proteica celular.
e) São produtos da atividade ribossômica.
17. (UECE) Analise as seguintes afirmativas sobre a síntese de proteínas:
I. O código genético é “degenerado” por apresentar um códon codificando mais de um aminoácido.
II. O RNA ribossômico, além de funcionar como molécula estrutural, age como catalisador no processo.
III. A subunidade menor do ribossomo é o sítio de ligação do RNA transportador ao RNA mensageiro.
São corretas:
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e III.
d) I, II e III.
18. (PUC-CAMPINAS) Considere uma sequência de DNA que codifica um polipeptídeo, e uma mutação que ocorre na região central dessa sequência. Espera-se que a mutação com menor efeito na cadeia polipeptídica resultante seja a:
a) Deleção de um nucleotídeo.
b) Deleção de dois nucleotídeos.
c) Inserção de um nucleotídeo.
d) Inserção de dois nucleotídeos vizinhos.
e) Substituição de um nucleotídeo.
19. (UECE) Os termos “exon” e “splicing”, derivados do inglês, se referem, respectivamente, a:
a) Regiões do DNA transcrito que não são traduzidas em proteínas; formação do RNAm por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão traduzidos em aminoácidos pertencentes à proteína.
b) Regiões do DNA transcrito que são traduzidas em proteínas; formação do RNAm por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão traduzidos em aminoácidos pertencentes à proteína.
c) Regiões do DNA transcrito que não são traduzidas em proteínas; formação do RNAr por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão usados no transporte de aminoácidos para formar a proteína.
d) Regiões do DNA transcrito que são traduzidas em proteínas; formação do RNAr por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão usados no transporte de aminoácidos para formar a proteína.
20. (UNIFESP) Com a finalidade de bloquear certas funções celulares, um pesquisador utilizou alguns antibióticos em uma cultura de células de camundongo. Entre os antibióticos usados, a tetraciclina atua diretamente na síntese de proteína, a  mitomicina inibe a ação das polimerases do DNA e a estreptomicina introduz erros na leitura dos códons do RNA mensageiro. Esses antibióticos atuam, respectivamente, no:
a) Ribossomo, ribossomo, núcleo.
b) Ribossomo, núcleo, ribossomo.
c) Núcleo, ribossomo, ribossomo.
d) Ribossomo, núcleo, núcleo.
e) Núcleo, núcleo, ribossomo.
21. (UEA) No DNA da bactéria Escherichia coli foram encontrados 26% de adenina (A), e, no da Mycobacterium tuberculosis, 35,4% de citosina (C). De posse desses dados, é correto concluir que a porcentagem de citosina (C) em Escherichia coli e a de adenina (A) em Mycobacterium tuberculosis são respectivamente:
a) 12% e 7,3%.
b) 24% e 14,6%.
c) 17,7% e 13%.
d) 32,3% e 74%.
e) 35,4% e 26%.
22. (PUC-CAMPINAS) A única diferença entre os alelos HbA e HbS é uma mutação em um par de bases do gene que codifica a hemoglobina. Comparação da sequência de aminoácidos dessas duas hemoglobinas mostrou que elas diferem em apenas um aminoácido, o sexto da cadeia polipeptídica. Isso significa que a mutação que transformou a hemoglobina normal (A) em siclêmica (S) alterou:
a) Somente o DNA, mas não o RNA mensageiro.
b) Somente o DNA, mas não a proteína.
c) Um único códon do RNA mensageiro.
d) Três códons consecutivos do RNA mensageiro.
e) O sexto par de bases do gene da hemoglobina.
23. (ANGLO-SP) “A suposição prevalecente, segundo a qual a forma original da vida teria sido uma molécula de DNA, implicava uma contradição inescapável. O DNA não é capaz de formar a si próprio; proteínas são necessárias para tal. Mas então o que veio antes? As proteínas, que não possuem nenhum meio conhecido de duplicar informações, ou o DNA, que pode duplicar informações, mas apenas na presença de proteínas? O problema era insolúvel: não pode haver DNA sem proteínas nem proteínas sem DNA. O RNA, porém, sendo um equivalente do DNA (pode armazenar e replicar informações genéticas) e também um equivalente das proteínas (pode catalisar reações químicas cruciais), fornecia a resposta. Na verdade, num ‘mundo feito de RNA’, o problema do ovo e da galinha simplesmente desaparece. O RNA é ao mesmo tempo ovo e galinha.”
                                   (James D. Watson, DNA — o segredo da vida)
A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a) O DNA duplica as proteínas necessárias à transmissão da informação.
b) O RNA forma o ovo no interior da galinha, graças a sua ação catalisadora.
c) A forma original de vida deve ter apresentado RNA como material genético.
d) As proteínas armazenam e replicam o DNA por meio da síntese de RNA.
e) O RNA é um equivalente do DNA, porque ambos são formados pela reunião de aminoácidos.
24. (ECMAL/UNCISAL) A figura abaixo esquematiza uma etapa no mecanismo em que ocorre o fluxo de informação genética.
A análise do diagrama passa pela compreensão de que:
I   II
0  0 – A montagem do polirribossomo está associada à dinâmica da tradução.
1  1 – O fluxo genético se iniciou com a replicação da molécula do DNA.
2  2 – O processo descreve a transcrição de um gene.
3  3 – O processo da tradução resulta na liberação de RNAs catalíticos.
4  4 – A informação de um mesmo RNAm pode ser traduzida, normalmente, em muitas cadeias polipeptídicas diferentes.
25. (UMC-SP) Em um laboratório, ao tentar realizar, experimentalmente, a síntese in vitro de uma proteína, um grupo de pesquisadores verificou que dispunha, no laboratório, de ribossomos de sapo, de RNA mensageiro de rato, de RNAs transportadores de hamster e de uma solução de diversos aminoácidos de origem bacteriana. Ao fim do experimento, ao analisar a estrutura primária (sequência de aminoácidos) da proteína obtida, os pesquisadores deverão encontrar maior similaridade com uma proteína de:
a) Bactéria.
b) Sapo.
c) Rato.
d) Hamster.
e) Várias das espécies acima.
26. (CESGRANRIO) A análise do conteúdo de bases nitrogenadas de uma amostra pura de DNA revelou os valores mostrados na tabela abaixo:
TIPOS DE BASES
ADENINA
CITOSINA
TIMINA
GUANINA
Quantidade de bases
182
186
85
372
A observação desses resultados permitiu deduzir que a amostra de DNA analisada é formada por apenas uma cadeia (um filamento). Essa conclusão baseou-se no fato de que a(s) quantidade(s) de:
a) Guanina era o dobro da quantidade de adenina.
b) Guanina era a mais alta de todas.
c) Citosina e adenina eram iguais.
d) Timina era muito baixa.
e) Adenina e timina eram diferentes.
27. (UFMG) Considere a célula de um eucariota pluricelular em que a relação das bases nitrogenadas de um de seus tipos de ácidos nucleico seja:

A + T/C + G = 0,46

(A = adenina, T = timina, C = citosina e G = guanina)

A partir desses dados, pode-se dizer que:
a) A célula não tem uracila.
b) A pentose do ácido nucleico é a ribose.
c) A relação A/T é menor do que 1.
d) O ácido nucleico da célula apresenta 460 x 10-3 nucleotídeos.
e) O ácido nucleico apresenta mais guanina do que adenina.
28. (P.M.ABC-SP) Numa molécula de DNA, a quantidade de:
a) Adenina mais timina é igual à de citosina mais guanina.
b) Citosina mais uracila é igual à de timina mais adenina.
c) Uracila mais adenina é igual à de citosina mais guanina.
d) Guanina mais timina é igual à de citosina mais uracila.
e) Adenina mais citosina é igual à de guanina mais timina.
29. (UFPB) Considere duas substâncias I e II, que apresentam ação antibiótica. A substância I inibe a ação da polimerase do DNA, e a substância II leva a uma leitura errada dos códons do RNAm. A partir dessas informações, é correto afirmar que a(s) substância(s)
a) I impede a tradução do RNAm.
b) II não interfere na tradução do RNAm.
c) I impede a duplicação do DNA.
d) I impede a síntese de proteínas.
e) I e II impedem o processo de transcrição.
30. (UEL) A teoria “Um Gene uma Enzima” propunha que cada gene era responsável pela síntese de uma enzima, que expressava uma determinada característica biológica. Hoje, sabe-se que a partir de um gene é produzida uma cadeia polipeptídica. Indique a afirmativa cuja sequência de eventos resulta na produção de cadeias polipeptídicas.
a) Descondensação dos cromossomos, tradução do RNAm e transcrição da cadeia polipeptídica no citoplasma.
b) Leitura da sequência de DNA no citoplasma, transcrição no núcleo, tradução no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.
c) Leitura da sequência de DNA específica, transcrição no citoplasma, tradução do RNAm imaturo no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.
d) Leitura da sequência de DNA específica, transcrição do DNA no citoplasma, processamento do RNAm no núcleo, síntese polipeptídica no núcleo e maturação da proteína no citoplasma.
e) Leitura da sequência de DNA específica, produção de RNAm heterogêneo no núcleo, saída do RNAm do núcleo e síntese da cadeia polipeptídica no citoplasma.
31. (PUC-MG) Observe o esquema a seguir, que representa o famoso experimento de Fred Griffith, que provou a existência de várias linhagens da bactéria Diplococcus pneumoniae (atualmente classificado como Streptococcus pneumoniae). Algumas linhagens causam pneumonia e são consideradas virulentas; outras não, e são não virulentas. A bactéria virulenta possui uma capa polissacarídica e, quando cultivada numa placa de ágar, cria colônias com um aspecto liso e são denominadas bactérias S. Já as não virulentas não têm essa capa, e suas colônias são de aspecto rugoso, portanto são denominadas bactérias R. Analise o esquema a seguir, que representa o experimento com as bactérias S e R.
O experimento demonstra que entre as bactérias ocorreu, exceto:
a) Transformação bacteriana.
b) Absorção de material genético.
c) Alteração genotípica e fenotípica.
d) Ação viral na transdução bacteriana.
32. (UNIFESP) O gráfico mostra o espectro de absorção de raios ultravioleta (UV) por uma proteína e por um ácido nucleico.
Considerando a ação desses raios na célula, o comprimento de onda em que será obtida maior taxa de mutação é:
a) 2.400 Angstrons.
b) 2.500 Angstrons.
c) 2.600 Angstrons.
d) 2.700 Angstrons.
e) 2.800 Angstrons.
33. (UERJ) Um RNA-mensageiro bacteriano é formado pela polimerização de 5292 nucleotídeos e contém três códons de iniciação de leitura e três de terminação. Admita que todos os demais nucleotídeos formam códons que correspondem a aminoácidos encontrados na estrutura primária das proteínas após serem sintetizadas. Esse RNA é traduzido em três diferentes proteínas, contendo, respectivamente, um número X, Y e Z de aminoácidos. Sabe-se que X < Y < Z e que esses valores formam uma progressão aritmética. Portanto, o valor de Y equivale a:
a) 826.
b) 706.
c) 586.
d) 466.
34. (UFC) O pesquisador Gustavo obtém pectinase, no meio de cultura líquido, produzida pelo fungo Aspergillus niger, para ser empregada na indústria de sucos. Gustavo não precisa destruir o fungo para obter a enzima; ele simplesmente separa o meio de cultura do microrganismo e isola a enzima desse meio. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a) O Aspergillus niger é um organismo que possui mesossomo; dessa forma, a síntese da enzima ocorre nas membranas do mesossomo e depois ela é secretada para o meio de cultura.
b) O caminho da produção da pectinase começa com a transcrição, no citoplasma, do seu RNAm, que é traduzido por ribossomos e depois é ancorado nas membranas do retículo endoplasmático rugoso, onde a tradução é concluída.
c) A síntese da pectinase começa no citoplasma e termina nas membranas do retículo endoplasmático rugoso. Em seguida, essa enzima passa para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
d) A síntese da pectinase começa no núcleo e termina nas membranas do retículo endoplasmático liso. Em seguida, esta enzima passa para o lisossomo, depois para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
e) A síntese da pectinase começa no mesossomo e termina nas membranas do retículo endoplasmático rugoso. Em seguida, essa enzima passa para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
35. (FGV) A Rifampicina é um dos antibióticos utilizados para o tratamento da tuberculose. Seu mecanismo de ação consiste na inibição da transcrição nas células de Mycobacterium tuberculosis. Sob ação do antibiótico, nas células bacterianas haverá comprometimento:
a) Exclusivamente da produção de proteínas.
b) Exclusivamente da produção de DNA.
c) Exclusivamente da produção de RNA.
d) Da produção de RNA e de proteínas.
e) Da produção de DNA e RNA.
36. (UFRN) Devido à maior proximidade da linha do Equador, o Nordeste do Brasil recebe uma elevada incidência de radiação ultravioleta (UV), o que torna a população dessa região mais propensa ao câncer de pele. Essa doença ocorre porque as células do tecido epitelial multiplicam-se com muita frequência, ficando mais vulneráveis à ação dos raios UV existentes na luz solar. Essa maior vulnerabilidade decorre da:
a) Replicação acentuada do DNA, tornando-o mais susceptível às mutações.
b) Inserção de nucleotídeos no genoma, retardando a duplicação do DNA.
c) Inversão de bases no DNA, prejudicando a transcrição para RNA.
d) Substituição de nucleotídeos no RNA, impedindo a formação de radicais livres.
37. (PUC-MG) A figura abaixo mostra cinco tipos de moléculas de grande importância para uma célula animal.
Analise o esquema, reflita sobre esse assunto e assinale a afirmativa incorreta.
a) Uma das moléculas apresentadas pode fornecer informações para a produção de uma outra representada.
b) Uma das moléculas representadas no desenho não é normalmente encontrada no citoplasma celular.
c) Apenas uma das moléculas indicadas na figura pode ser quebrada e fornecer energia para as células.
d) Uma das moléculas representadas pode favorecer a captação do carboidrato indicado no esquema.
38. (PUC-RS)
Técnica para extrair o DNA de dentro das células da cebola:
I. Preparar uma mistura com:
- uma cebola pequena bem ralada.
- meio copo de água bem quente.
- três colheres de sal.
- duas colheres de detergente de cozinha.
II. Mexer bem.
III. Deixar a mistura descansar até esfriar.
IV. Filtrar a mistura em um filtro de papel.
V. Acrescentar um copo de álcool ao produto filtrado.
VI. “Pescar” o DNA que aparece no produto filtrado e no álcool com um garfo.
Pela análise dos passos da técnica, conclui-se que estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:
a) Ao ralar a cebola, a estrutura do tecido vegetal é destruída.
b) A água quente ajuda a desnaturar as proteínas presentes nas células.
c) A solução salina induz a passagem de água para dentro da célula por osmose.
d) O detergente serve para desfazer a membrana plasmática, que é composta por lipídeos.
e) As moléculas de DNA são menores que os poros do filtro de papel.
39. (UPE) Ao final da década de 70, um grupo de cientistas postulou a hipótese de que a origem da vida está no RNA. Um RNA diferente e capaz de se duplicar sem ajuda de enzimas. A proposta do estudo “O mundo do RNA” vem ganhando apoio, embora não tenha uma ampla aceitação. Sobre essa molécula, assinale a alternativa que descreve corretamente a sua estrutura.
a) O RNA é uma molécula grande, formada de nucleotídeos e com os mesmos constituintes fundamentais do DNA.
b) Um nucleotídeo de RNA é formado por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar, que é a desoxirribose, e uma base nitrogenada.
c) As bases nitrogenadas do RNA são as mesmas do DNA: adenina, guanina, timina e citosina.
d) A molécula de RNA possui aspecto de dupla hélice, e, tal como ocorre no DNA, as duas cadeias de nucleotídeos são mantidas unidas por pontes de hidrogênio.
e) O RNA origina-se por um processo de transcrição, no qual o trecho da molécula de DNA, que contém um gene a ser transcrito, se abre pela ação da enzima DNA polimerase.
40. Hershey e Chase utilizaram isótopos radioativos para marcar os componentes das partículas virais e seguir a trajetória de cada uma delas no processo de infecção da bactéria. Que isótopos eles utilizaram para distinguir as substâncias virais?
a) Isótopo de nitrogênio para marcar as proteínas e de enxofre para marcar o DNA.
b) Isótopo de nitrogênio para marcar as proteínas e de fósforo para marcar o DNA.
c) Isótopo de enxofre para marcar as proteínas e de fósforo para marcar o DNA.
d) Isótopo de enxofre para marcar as proteínas e de nitrogênio para marcar o DNA.
e) Isótopo de fósforo para marcar as proteínas e de enxofre para marcar o DNA.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
C
E
A
E
A
C
B
B
A
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
A
C
D
B
C
A
C
E
B
B
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
B
C
C
FVVVV
C
E
E
E
C
E
31
32
33
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A
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Exercíos - ENEM

01. (ENEM) Em 4 de junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a vigência da Lei 12.684/07, do estado de São Paulo, que proíbe o uso de produtos com amianto. A constitucionalidade dessa lei havia sido contestada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), que alegava confronto com a Lei Federal 9.055/95, que autoriza o uso controlado do amianto no país. Segundo estudos científicos, o amianto pode ocasionar doenças como silicose e câncer. A lei paulista é amparada pela Convenção 162 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário, assumindo o compromisso de proteger o trabalhador do contato com o amianto, até mesmo banindo o uso e a manipulação de materiais produzidos com amianto, substância prejudicial à saúde de pessoas que trabalham na produção de caixas-d’água, telhas e revestimentos. As fibras de amianto, por serem finíssimas, quando inaladas, penetram nos pulmões, alojando-se nas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas.
Adaptado de WWW.abho.org.br
Pelo que se conhece a respeito desse material, sabe-se que o amianto:
a) Causa destruição do diafragma (indicado por IV) e impede a ocorrência dos movimentos respiratórios.
b) Atua diretamente nos bronquíolos (indicados por III), provocando sua destruição.
c) Atua diretamente nos alvéolos pulmonares (indicados por V), onde ocorre a hematose, acarretando dificuldade na realização das trocas gasosas.
d) Atua diretamente na traqueia (indicada por I), destruindo os cílios das células epiteliais e prejudicando a filtração do ar que penetra nas vias aéreas inferiores.
e) Atua simultaneamente em V e IV, impedindo os movimentos respiratórios e a hematose, respectivamente.
02. (ENEM) O aterro sanitário é uma estratégia de saneamento que usa tecnologia para diminuir os impactos ambientais provocados pela acumulação de lixo. Sobre os aterros sanitários instalados de acordo com técnicas adequadas, assinale a alternativa correta:
a) Evitam riscos decorrentes da acumulação de lixo, mas representam uma tecnologia muito cara, não disponível para as cidades brasileiras.
b) Sua eficiência e segurança como forma de acondicionamento do lixo não se aplicam a certos resíduos, como lixo orgânico em geral.
c) São relativamente seguros, reduzem a contaminação dos aquíferos, são concentrados e podem garantir a qualidade ambiental do entorno.
d) São ineficazes, têm capacidade de deposição e não fazem frente ao aumento do consumo da sociedade atual, devendo dar lugar à incineração do lixo.
e) São ideais apenas para cidades que captam água em localidades distantes, pois evitam a degradação ambiental superficial, mas acabam por contaminar os mananciais subterrâneos.
03. (ENEM) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.
TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).
Uma vacina eficiente contra o HIV deveria:
a) Induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
b) Ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
c) Produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
d) Ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
e) Estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.
04. (ENEM) O gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no período de 1988 a 2008.
As informações do gráfico indicam que
a) o maior desmatamento ocorreu em 2004.
b) a área desmatada foi menor em 1997 que em 2007.
c) a área desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001.
d) a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998.
e) o total de área desmatada em 1992, 1993 e 1994 é maior que 60.000 km2.
05. (ENEM) Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo:
“O medicamento atua por inibição da enzima aminoacil RNA-sintetase e impede o encaixe do RNA transportador ao seu aminoácido específico”.
Essa afirmação permite concluir que o antibiótico:
a) Impede a transcrição genética codificada no DNA para o RNA transportador realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não conseguem sintetizar proteínas e morrem.
b) Altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e a reprodução desses organismos.
c) Dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.
d) Elimina os vírus causadores da doença, pois eles não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.
e) Interrompe a síntese de proteína nas bactérias causadoras da doença, o que impede a ocorrência de seu metabolismo com bloqueio das funções vitais, levando-as à morte.
06. (ENEM) A figura abaixo apresenta dados percentuais que integram os Indicadores Básicos para a Saúde, relativos às principais causas de mortalidade de pessoas do sexo masculino.
Com base nos dados, conclui-se que
a) A proporção de mortes por doenças isquêmicas do coração é maior na faixa etária de 30 a 59 anos que na faixa etária dos 60 anos ou mais.
b) Pelo menos 50% das mortes na faixa etária de 15 a 29 anos ocorrem por agressões ou por causas externas de intenção indeterminada.
c) As doenças do aparelho circulatório causam, na faixa etária de 60 anos ou mais, menor número de mortes que as doenças do aparelho respiratório.
d) Uma campanha educativa contra o consumo excessivo de bebidas alcoólicas teria menor impacto nos indicadores de mortalidade relativos às faixas etárias de 15 a 59 anos que na faixa etária de 60 anos ou mais.
e) O Ministério da Saúde deve atuar preferencialmente no combate e na prevenção de doenças do aparelho respiratório dos indivíduos na faixa etária de 15 a 59 anos.

07. (ENEM) A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A. G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).
Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
a) Reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
b) Promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
c) Reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
d) Aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
e) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
08. (ENEM)
CASOS DE LEPTOSPIROSE CRESCEM NA REGIÃO
M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranquilidade e encontrou nos ratos (….) os vilões de sua infância. “Se eu não os matar, ele me matam”, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acumulo de lixo…..
(O estado de S. Paulo. 31/10/1997)
OITO SUSPEITOS DE LEPTOSPIROSE
A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (…..) transmitidas pela urina de ratos contaminados.
(Folha de S. Paulo, 12/02/1999)
As noticias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos:
I. Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os dejetos dos animais que ali vivem.
II. O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.
III. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.
IV. As pessoas que vivem na região associada pela enchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair leptospirose.
A sequência de fatos relacionadas corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores é:
a) I, II, III e IV.
b) I, III, IV e II.
c) IV, III, II e I.
d) II, IV, I e III.
e) II, III, I e IV.
09. (ENEM) Uma das aplicações mais conhecidas da engenharia genética é o processo de identificação pelo DNA, denominado DNA-fingerprint. Ele se baseia na presença de determinadas sequências do DNA, organizadas em um padrão característico para cada indivíduo. Para identificar um homem morto, tornado irreconhecível por queimaduras extensas e que se suspeita ser a vítima de um sequestro, teremos mais segurança no resultado se compararmos o DNA do cadáver com o DNA:
a) Da esposa do sequestrado.
b) De um tio, irmão do pai do sequestrado.
c) De um primo da mãe do sequestrado.
d) De uma avó do sequestrado.
e) De um filho do sequestrado.
10. (ENEM) Analisando-se o DNA de um animal, detectou-se que 40% de suas bases nitrogenadas eram constituídas por Adenina. Relacionando esse valor com o emparelhamento específico das bases, os valores encontrados para as outras bases nitrogenadas foram:
a) T = 40%; C = 20%; G = 40%.
b) T = 10%; C = 10%; G = 40%.
c) T = 10%; C = 40%; G = 10%.
d) T = 40%; C = 10%; G = 10%.
e) T = 40%; C = 60%; G = 60%.
11. (ENEN) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca.
a) Aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.
b) Redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.
c) Redução da produção de carboidratos de origem vegetal.
d) Aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.
e) Redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.
12. (ENEM) A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradores de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais.
RICARDO, B.; CAMPANILI, M. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007 (adaptado).
Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região inclui-se:
a) A poluição da água por metais da usina.
b) A destruição do habitat de animais terrestres.
c) O aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.
d) O consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
e) O aprofundamento no leito do rio, com a menor deposicão de resíduos no trecho de rio anterior à represa.
13. (ENEM) Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles lêem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:
“Jurubatiba será o primeiro parque nacional em áreas de restinga, num braço de areia com 31 quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves de peixes de água doce e salgada. Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para aguentar longas secas, Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido”.
Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características como:
a) Quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos dias chuvoso.
b) Redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas.
c) Caules e folhas, cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a consequente perda de água.
d) Redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas.
e) Crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impedem o ressecamento e consequente perda de água.
14. (ENEM) Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não codificante do DNA.
S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptações).
a) Região não codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém as sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
b) Uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene.
c) Centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
d) Informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de proteínas, interferem no fenótipo.
e) Os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.
15. (ENEM) O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis. A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?
a) HNO3 e HNO2.
b) H2SO4 e H2SO3.
c) H2SO3 e HNO2.
d) H2SO4 e HNO3.
e) H2CO3 e H2SO3.
16. (ENEM) A maior parte dos mamíferos (especialmente os grandes) não pode viver sem água doce. Para os mamíferos marinhos, água doce é ainda mais difícil de ser obtida. Focas e leões-marinhos captam água dos peixes que consomem e alguns comem neve para obtê-la. Os peixes-boi procuram regularmente água doce nos rios. As baleias e outros cetáceos obtêm água de seu alimento e de goladas de água do mar. Para tanto, os cetáceos desenvolveram um sistema capaz de lidar com o excesso de sal associado à ingestão de água marinha.
WONG. K. Os mamíferos que conquistaram os oceanos. In: Scientific American Brasil. Edição Espicial no 5. Dinossauros e Outros Monstros. (adaptado)
A grande quantidade de sal na água do mar:
a) Torna impossível a vida de animais vertebrados nos oceanos.
b) Faz com que a diversidade biológica no ambiente marinho seja muito reduzida.
c) Faz com que apenas os mamíferos adaptados à ingestão direta de água salgada possam viver nos oceanos.
d) Faz com que seja inapropriado seu consumo direto como fonte de água doce por mamíferos marinhos, por exemplo, as baleias.
e) Exige de mamíferos que habitam o ambiente marinho adaptações fisiológicas, morfológicas ou comportamentais que lhes permitam obter água doce.
17. (ENEM) Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu clímax, possui vegetação arbórea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incidência luminosa no solo e nas plântulas. Sabe-se que a incidência de luz, a disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os principais fatores do meio ambiente físico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com condições controladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro condições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombreamento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos. Os resultados obtidos foram os seguintes:

CONDIÇÃO DE LUMINOSIDADE
Espécie
Sol pleno
Sombreamento

30%
50%
90%
1
Razoável Bom Razoável
Ruim
2
Bom Razoável Ruim
Ruim
3
Bom Bom Razoável
Ruim
4
Bom Bom Bom
Bom
5
Bom Razoável Ruim
Ruim
6
Ruim Razoável Bom
Bom
7
Ruim Ruim Ruim
Razoável
8
Ruim Ruim Razoável
Ruim
9
Ruim Razoável Bom
Bom
10
Razoável Razoável Razoável
Bom
Para o reflorestamento da região desmatada:
a) A espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz.
b) Recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5.
c) Sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas.
d) Espécies de comunidade clímax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes.
e) É recomendado o uso de espécies com melhor desenvolvimento à sombra, como as plantas das espécies 4, 6, 7, 9 e 10, pois essa floresta, mesmo no estágio de degradação referido, possui dossel fechado , o que impede a entrada de luz.
18. (ENEM) Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.
Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado)
A produção da insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como conseqüência:
a) O aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
b) A seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
c) O progresso na técnica da síntese química de hormônios.
d) Impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
e) A criação de animais transgênicos.
19. (ENEM) Fenômenos biológicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Assinale a opção que ordena exemplos de fenômenos biológicos, do mais lento para o mais rápido.
a) Germinação de uma semente, crescimento de uma árvore, fossilização de uma samambaia.
b) Fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore, germinação de uma semente.
c) Crescimento de uma árvore, germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia.
d) Fossilização de uma samambaia, germinação de uma semente, crescimento de uma árvore.
e) Germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore.
20. (ENEM) Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não codificante.  Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não codificante do DNA.
S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scietific American Brasil, jun./2008 (com adaptações).
A região não codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contêm:
a) As sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
b) Uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene.
c) Centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
d) Informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de proteínas, interferem no fenótipo.
e) Os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.
21. (ENEM) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum à planta e aos animais vertebrados.
a) Movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) Sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) Aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) Aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em respostas a mudanças ambientais.
e) Recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase de esporulação.
22. (ENEM) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:
a) Os genótipos e os fenótipos idênticos.
b) Os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
c) Diferenças nos genótipos e fenótipos.
d) O mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
e) O mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
23. (ENEM) Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuídos em ampla região na América do Norte. A pelagem de ratos dessa espécie varia do marron claro até o escuro, sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito semelhante. Em geral, a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram, que também apresenta a mesma variação de cor, distribuídas ao longo de um gradiente sul-norte. Na figura abaixo, encontram-se representadas sete diferentes populações de P. polionotus. Cada população é representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posição geográfica no mapa.
MULLEN, L. M.; HOEKSTRA, H. E. Natural selection along an environmental gradiente: a classic cline in mouse pigmentation. Evolution, 2008.
O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é
a) A alimentação, pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores.
b) O fluxo gênico entre as diferentes populações, que mantém constante a grande diversidade interpopulacional.
c) A seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivíduos com características distintas.
d) A mutação genética, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, têm maior ocorrência e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais.
e) A herança de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas características genéticas aos descendentes.
24. (ENEM) O lixo orgânico de casa — constituído de restos de verduras, frutas, legumes, cascas de ovo, aparas de grama, entre outros —, se for depositado nos lixões, pode contribuir para o aparecimento de animais e de odores indesejáveis. Entretanto, sua reciclagem gera um excelente adubo orgânico, que pode ser usado no cultivo de hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais. A produção do adubo ou composto orgânico se dá por meio da compostagem, um processo simples que requer alguns cuidados especiais. O material que é acumulado diariamente em recipientes próprios deve ser revirado com auxílio de ferramentas adequadas, semanalmente, de forma a homogeneizá-lo. É preciso também umedecê-lo periodicamente. O material de restos de capina pode ser intercalado entre uma camada e outra de lixo da cozinha. Por meio desse método, o adubo orgânico estará pronto em aproximadamente dois a três meses.
Como usar o lixo orgânico em casa? Ciência Hoje, v. 42, jun. 2008 (adaptado).
Suponha que uma pessoa, desejosa de fazer seu próprio adubo orgânico, tenha seguido o procedimento descrito no texto, exceto no que se refere ao umedecimento periódico do composto. Nessa situação:
a) O processo de compostagem iria produzir intenso mau cheiro.
b) O adubo formado seria pobre em matéria orgânica que não foi transformada em composto.
c) A falta de água no composto vai impedir que microrganismos decomponham a matéria orgânica.
d) A falta de água no composto iria elevar a temperatura da mistura, o que resultaria na perda de nutrientes essenciais.
e) Apenas microrganismos que independem de oxigênio poderiam agir sobre a matéria orgânica e transformá-la em adubo.
25. (ENEM) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conserva-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a:
a) Lei do uso e desuso.
b) Atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele.
c) Transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes.
d) Futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados.
e) Seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.
26. (ENEM) Algumas doenças que, durante várias décadas do século XX, foram responsáveis pelas maiores percentagens das mortes no Brasil, não são mais significativas neste início do século XXI. No entanto, aumentou o percentual de mortalidade devida a outras doenças, conforme se pode observar no diagrama:
No período considerado no diagrama, deixaram de ser predominantes, como causas de morte, as doenças
a) Infecto-parasitárias, eliminadas pelo êxodo rural que ocorreu entre 1930 e 1940.
b) Infecto-parasitárias, reduzidas por maior saneamento básico, vacinas e antibióticos.
c) Digestivas, combatidas pelas vacinas, vermífugos, novos tratamentos e cirurgias.
d) Digestivas, evitadas graças à melhoria do padrão alimentar do brasileiro.
e) Respiratórias, contidas pelo melhor controle da qualidade do ar nas grandes cidades.
27. (ENEM) Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma — medido pelo número de pares de bases (pb) —, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo.
De acordo com as informações acima:
a) O conjunto de genes de um organismo define o seu DNA.
b) A produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA.
c) O tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo.
d) Quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma.
e) Genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.

28. (ENEM) O cultivo de camarões de água salgada vem se desenvolvendo muito nos últimos anos na região Nordeste do Brasil e, em algumas localidades, passou a ser a principal atividade econômica. Uma das grandes preocupações dos impactos negativos dessa atividade está relacionada à descarga, sem nenhum tipo de tratamento, dos efluentes dos viveiros diretamente no ambiente marinho, em estuários ou em manguezais. Esses efluentes possuem matéria orgânica particulada e dissolvida, amônia, nitrito, nitrato, fosfatos, partículas de sólidos em suspensão e outras substâncias que podem ser consideradas contaminantes potenciais.
CASTRO, C. B.; ARAGÃO, J. S.; COSTA-LOTUFO, L. V. Monitoramento da toxicidade de efluentes de uma fazenda de cultivo de camarão marinho. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006 (adaptado).
Suponha que tenha sido construída uma fazenda de carcinicultura próximo a um manguezal. Entre as perturbações ambientais causadas pela fazenda, espera-se que:
a) A atividade microbiana se torne responsável pela reciclagem do fósforo orgânico excedente no ambiente marinho.
b) A relativa instabilidade das condições marinhas torne as alterações de fatores físico-químicos pouco críticas à vida no mar.
c) A amônia excedente seja convertida em nitrito, por meio do processo de nitrificação, e em nitrato, formado como produto intermediário desse processo.
d) Os efluentes promovam o crescimento excessivo de plantas aquáticas devido à alta diversidade de espécies vegetais permanentes no manguezal.
e) O impedimento da penetração da luz pelas partículas em suspensão venha a comprometer a produtividade primária do ambiente marinho, que resulta da atividade metabólica do fitoplâncton.

29. (ENEM) Quando um macho do besouro-da-cana localiza uma plantação de cana-de-açúcar, ele libera uma substância para que outros besouros também localizem essa plantação, o que causa sérios prejuízos ao agricultor. A substância liberada pelo besouro foi sintetizada em laboratório por um químico brasileiro. Com essa substância sintética, o agricultor pode fazer o feitiço virar contra o feiticeiro: usar a substância como isca e atrair os besouros para longe das plantações de cana.
Folha Ciência. In: “Folha de S. Paulo”, 25/5/2004 (com adaptações).
Assinale a opção que apresenta corretamente tanto a finalidade quanto a vantagem ambiental da utilização da substância sintética mencionada.

FINALIDADE
VANTAGEM AMBIENTAL
a
Eliminar os besouros Reduzir as espécies que se alimentam de cana-de-acúcar
b
Afastar os predadores da plantação Reduzir a necessidade de uso de agrotóxico
c
Exterminar os besouros Eliminar o uso de agrotóxico
d
Dispersar os besouros Evitar a incidência de novas pragas
e
Afastar os predadores da plantação Aumentar as resistências dos canaviais

30. (ENEM) Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal. Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão. Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização:
a) Do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.
b) Do cromossomo X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número superior aos demais.
c) Do cromossomo autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material genético quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt.
d) Do cromossomo Y, pois, em condições normais, este é transmitido integralmente do pai para toda a prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino.
e) De marcadores genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula, e os demais, em apenas uma.

GABARITO


01
02 03 04 05 06 07 08 09
10
C C A D E B C E E
D
11
12 13 14 15 16 17 18 19
20
D
B C D D E B D B
D
21
22 23 24 25 26 27 28 29
30
B
B C C E B C E B
A

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