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20 de mar. de 2011

Biólogos
A PROFISSÃO
Os biólogos estudam todas as formas de vida (plantas, animais e outros organismos vivos), com o objetivo de alargar e melhorar o conhecimento científico e fazer a sua aplicação prática em campos como a indústria, medicina, agricultura, silvicultura, pecuária, o meio ambiente ou a biologia marítima.
Na análise que fazem dos seres vivos têm em conta aspectos como a sua origem, estrutura, funções, distribuição, evolução, processos de reprodução e relações com o meio.
Fazem também a categorização dos seres vivos e à sua análise nos vários níveis de organização: moléculas, células, organismos, populações e ecossistemas.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
De um modo geral, as funções que usualmente desempenham são as seguintes:
Estudam os seres vivos no seu meio natural recolhendo, por vezes, alguns exemplares (espécimes) para serem observados e analisados em laboratórios.
Examinam os diversos espécimes com vista à sua identificação, classificação e conservação, utilizando para tal processos e instrumentos vários.
Desenvolvem experiências em laboratório relativas à estrutura, características e desenvolvimento de microrganismos, tais como vírus e bactérias.
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Estudam as relações que se estabelecem entre a vida animal e vegetal.
Analisam os fatores associados ao meio ambiente, isto é, estudam tudo aquilo que pode interferir no ambiente.
Fazem experiências para conhecerem a estrutura e funções das células e a influência dos fatores físicos e químicos sobre células normais e anômalas
Fazem cultura de certas plantas e a criação de animais ou de microrganismos para a realização de trabalhos científicos
Estudam os dados obtidos através das observações e análises que efetuam, recorrendo, por exemplo, a métodos estatísticos e elaboram relatórios e publicações com as conclusões obtidas.
Além destas funções, os biólogos podem desempenhar outras mais específicas, dependendo da sua área de especialização ou área em que estejam a trabalhar. Muitos biólogos optam por lecionar.
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
Língua portuguesa.BiologiaQuímicaInformática (programas específicos)

Glioblastoma

“o Glioblastoma Multiforme de Grau IV é um tipo de tumor primário cerebral formado nas células da Glia, muito maligno, de alta agressividade e letalidade”. Dando esta resposta percebi que na maioria das vezes as pessoas ficavam na mesma, então passei a traduzir.
Tumor: é uma massa formada pelo crescimento de células anormais ou pela proliferação descontrolada de células. Eles podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Tecnicamente ele pode ser decorrente de uma infecção (um abscesso) ou de inflamação, mas o termo habitualmente significa um crescimento anormal (neoplasia) que pode ser maligno (câncer e outros tumores) ou benigno.
Tumor cerebral primário: são aqueles tumores que nascem inicialmente no cérebro, isto é, não são tumores que se originaram da reprodução à distância (metástase) de tumores existentes anteriormente em outros órgãos do corpo.
Existem Vários Tipos primários cerebrais: Astrocitomas; ependimomas; glioblastomas multiformes; gliomas; meduloblastomas; meningiomas; neurogliomas; oligodendrogliomas. (não sei se incluí todos).
Células da Glia: Embora a maioria das pessoas imagine que no cérebro só existem neurônios, isto não é verdade. Existem outras células, que são chamadas genericamente de células da Glia. Estas são responsáveis pela sustentação física e química do tecido nervoso (os neurônios), além de sua proteção e manutenção. Existem quatro tipos de células da Glia: astrócitos, oligodendrócitos, micróglia e células ependimárias.
Glioblastoma: é um tumor que decorre do crescimento anormal das células da Glia.
Multiforme: este tipo de tumor não tem uma forma típica, podendo apresentar os mais diversos formatos.
Grau IV: Os tumores são classificados em graus ou grades que variam de 1 a 4 (I a IV), quanto maior o grau maior a agressivadade e letalidade do tumor.
Maligno: É aquele tumor que pode se disseminar, invadindo e destruindo os tecidos (conjuntos de células) em áreas vizinhas a sua localização inicial. No caso específico de tumores cerebrais não há muito como falar em tumores benignos, pois mesmo que não se dissemina, o simples crescimento provoca danos em uma estrutura que é nobre e essencial à vida. Além disso, pelo fato do crânio ser uma estrutura fechada e rígida, a expansão da massa do tumor pode pressionar e lesar outras partes do cérebro.
Alta Agressividade: Isto diz respeito à velocidade com que um tumor cresce. No caso do Glioblastoma Multiforme de Grau IV há registros de crescimento de 100% da massa tumoral em apenas 23 dias.
Alta Letalidade: Grande capacidade de matar suas vítimas
Mais algumas informações sobre os glioblastomas multiformes:
É classificado pela organização mundial de saúde como astrocitoma grau IV;
É o tumor cerebral mais freqüente no adulto, representando mais ou menos 65% do total;
Ocorre com mais freqüência após os 50 anos, com pico na sexta década de vida.
É raro em crianças, mas também ocorre.
Raramente apresentam metástase fora do cérebro;
96% dos pacientes, mesmo quando tratados, não sobrevivem mais que 2 anos;
A sobrevida média após o diagnóstico é de 11, 9 meses;
Os Sintomas podem incluir: convulsões, cefaléia (dor de cabeça) persistente, sinais de disfunção cerebral, como fraqueza, perda da sensibilidade e uma marcha (a forma de caminhar) instável, lentidão de pensamento, sonolência e coma.
Diagnóstico: Todos os tipos de tumores cerebrais são evidenciados em uma tomografia computadorizada (TC) ou em uma ressonância magnética (RM)
Tratamento: na maioria dos casos inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia

LISTA PARA QUINTA FEIRA

1. A primeira lei de Mendel considera que :
a) os gametas são produzidos por um processo de divisão celular chamado meiose.
b) Na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.
c) Os gametas são puros, ou seja, apresentam um componente de cada par de fatores considerado.
d) O gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.
e) A determinação do sexo se dá no momento da fecundação.

2. Nas experiências clássicas, cruzando-se ervilhas com flores brancas e ervilhas com flores vermelhas, a geração F1 será constituída por flores vermelhas e a F2 terá 1/4 de indivíduos brancos e 3/4 vermelhos. Qual a afirmativa errada ?
a) a cor vermelha é dominante sobre a branca.
b) Cruzando-se os indivíduos vermelhos de F2 entre si, haverá em F3 flores brancas e vermelhas.
c) Todos os indivíduos de F1 têm o gene para branco.
d) Todos os indivíduos de F2 têm o gene para vermelho e branco.
e) Cruzando-se os indivíduos brancos de F2 entre si, os descendentes serão todos brancos.

3. Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à Genética era:
a) a relação entre genes – cromossomos.
b) A existência de cromossomos no núcleo celular.
c) A natureza química dos genes.
d) O processo de reprodução dos vegetais.
e) O processo da meiose.

4. Sabe-se que em determinada raça de gatos a pelagem preta uniforme é condicionada por gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:
a) 75% de gatos pretos e 25% de gatos brancos
b) 25% de gatos pretos, 50% de malhados e 25% de brancos.
c) 100% de gatos pretos
d) 100% de gatos brancos.
e) 100% de gatos malhados.

5. Considerando-se T, G e R genes não-alelos que se segregam independentemente, qual é a proporção esperada de indivíduos TtGGRr resultantes do cruzamento TtGgRR x ttGgrr ?
a) 1/16 b) 1/8 c) 1/4 d) 3/4 e) 9/16

6. Na espécie humana, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante I e a insensibilidade é condicionada pelo alelo recessivo i; a habilidade para o uso da mão direita (destro) é condicionada por um gene dominante E, e habilidade para a mão esquerda (canhoto), pelo alelo recessivo e. Um homem destro, sensível, cuja mãe era canhota, insensível ao PTC, casa-se com uma mulher canhota e sensível ao PTC, cujo pai era insensível. A probabilidade de o casal Ter uma criança destra e sensível é de :
a) 1/2 b) 1/4 c) 3/4 d) 1/8 e) 3/8

7. Em plantas de tomates, folhas lisas (l) são recessivas em relação a folhas recortadas (L) e a forma anã (a) é recessiva em relação à normal (A). Os fenótipos dos descendentes do cruzamento de plantas AALl terão a proporção :
a) 1 : 1 b) 1 : 2 : 1 c) 2 : 1 d) 3 : 1 e) 9 : 3 : 3 : 1

8. Em Drosophila melanogaster , os alelos recessivos dumpy e ebony estão em cromossomos não-homólogos. Do cruzamento entre indivíduos duplamente heterozigotos, a proporção esperada de indivíduos que apresentam ao mesmo tempo os fenótipos dumpy e ebony é de :
a) 1/2 b) 1/4 c) 1/8 d) 1/16 e) 1/32

9. Em um cruzamento de mosca de asa curta e corpo cinzento com mosca de asa longa e corpo ébano (asa longa domina asa curta e corpo cinzento domina corpo ébano), obteve-se o seguinte resultado : duzentas moscas de asa longa e corpo cinzento; 180 de asa curta e corpo cinzento; 180 de asa longa e corpo ébano e 190 de asa curta e corpo ébano. O genótipo provável dos pais será:
a) ccEE x Ccee b) CcEe x CcEe c) ccee x ccee d) ccEe x Ccee
f) CCEE x Ccee

10. A cor preta da pelagem de cães de raça Cocker spaniel é condicionada por um gene dominante B e a cor vermelha pelo seu alelo recessivo b. O padrão uniforme da pelagem é condicionado por um outro gene dominante S, cujo alelo recessivo s condiciona padrão malhado. Ambos os pares de genes são autossômicos. Um cão macho de pelagem preto-uniforme foi cruzado com uma fêmea preto-malhada. Deste cruzamento nasceram 8 filhotes : 3 preto-uniformes e 3 preto-malhados, 1 vermelho- uniforme e 1 vermelho- malhado. Quais os prováveis genótipos dos pais e dos dois filhos que apresentaram pelagem vermelha ?

11. Numa espécie de planta, a cor amarela da semente é dominante sobre a cor verde, e a textura lisa da casca da semente é dominante sobre a rugosa. Os locos dos genes que condicionam esses dois caracteres estão em cromossomos diferentes. Da autofecundação de uma planta duplo-heterozigota, foram obtidas oitocentas plantas. Qual o número esperado de plantas:

a) com sementes verde-rugosas ?
b) com sementes amarelas ?

12. Relacione todos os diferentes gametas que podem ser produzidos pelos seguintes indivíduos :
a) AABBCc b) aaBbCc c) AaBbccDd

13. Entre os galináceos, a presença de crista é produzida pelo gene dominante C e a ausência por seu alelomorfo recessivo c. A cor preta das penas R_ é dominante sobre a cor vermelha rr. Uma ave homozigota de penas pretas, sem crista, é cruzada com uma homozigota de penas vermelhas, com crista. Que proporções fenotípicas e genotípicas poderíamos esperar do cruzamento-teste envolvendo somente aves de F1 pretas e com crista ? Lembre-se de computar as freqüências relativas dos diferentes genótipos desta classe fenotípica.

14. O alelomorfo dominante L condiciona o pêlo curto nas cobaias e seu alelomorfo recessivo l condiciona os pêlos longos. Alelomorfos codominantes em um locus de segregação independente condicionam a cor dos pêlos, tal como CYCY = amarelo, CYCW = creme, e CWCW = branco. Dos acasalamentos entre diíbridos de pêlos curtos, cor creme (LlCYCW) determine a proporção fenotípica esperada entre os descendentes.

18 de mar. de 2011

Nomes científicos

Nome Popular
Nome Científico


Nome Popular
Nome Científico
Abelha
Apis mellifera
Girafa
Giraffa camelopardalis
Barata
Supella longipalpa
Jacaré do Pantanal
Caiman crocodilus
Camelo
Struthio camelus
Leão
Panthera leo
Baleia comum
Balaenoptera physalus
Leopardo
Panthera pardus
Boi
Bos taurus
Lobo
Canis lupus
Burro
Equus asinus
Lontra
Lutra longicaudis
Cão
Canis lupus familiaris
Mosca doméstica
Musca domestica
Camelo
Camelus bactrianus
Onça
Panthera onca
Canguru
Macropus rufus
Orca
Orcinus orca
Cascavel
Crotalus durissus
Porco
Sus domesticus
Chipanzé
Pan troglodytes
Pulga comum
Pulicidae
Crocodilo
Crocodylus acutus
Tubarão branco
Carcharodon carcharias
Elefante Africano
Loxodonta africana
Urubú rei
Sarcorhamphus papa
Galinha
Gallus gallus domesticus
Urso Panda
Ailuropoda melanoleuca
Gato
Felis silvestris catus
Vaca
Bos taurus taurus
Conhecemos muitas espécies de árvores pelo nome comum (popular), ou seja os nomes que as pessoas deram e que foram passando de geração para geração através da cultura popular. Porém, os botânicos (pesquisadores que estudam as espécies do reino vegetal) e outros cientistas que estudam árvores, criaram nomes científicos. Muitos destes nomes possuem significados de acordo com as caractererísticas da árvore ou dos frutos que produz. Veja abaixo alguns exemplos.
Nome Popular
Nome Científico

Nome Popular
Nome Científico
Abacateiro
Persea americana
Fruta-pão
Artocarpus altilis
Amoreira
Morus nigra
Imbuia
Ocotea porosa
Araça
Psidium cattleianum
Ipê Amarelo
Tecoma serratifolia
Araucária
Aruacaria spp
Jabuticabeira
Plinia trunciflora
Cacaoeiro
Theobroma cacao
Jambeiro
Eugenia malaccensis
Cajueiro
Anacardium occidentale
Jasmim
Rudgea jasminoides
Caquizeiro
Diospyros kaki
Jatobá
Hymenaea courbaril
Carvalho
Quercus spp
Jequitibá rosa
Cariniana legalis
Cedro
Cedrus spp
Laranjeira
Citrus sinensis
Chourão
Salix babylonica
Louveira
Cyclolobium vecchi
Cipreste
Cupressus macrocarpa
Macadâmia
Macadamia integrifolia
Embaúba
Cecropia hololeuca
Macieira
Malus sylveltris
Espinheira-Santa
Maytenus ilicifolia
Mamona
Ricinus communis
Eucalipto
Eucalyptus spp
Nogueira
Carya illinoinensis
Figueira
Ficus carica
Oliveira
Olea europaea

14 de mar. de 2011

Imagens exclusivas do desastre no Japão 2 - Biomais HD | Totally Cool Pix


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