Tecnologia do Blogger.

20 de mar. de 2011

LISTA PARA QUINTA FEIRA

1. A primeira lei de Mendel considera que :
a) os gametas são produzidos por um processo de divisão celular chamado meiose.
b) Na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.
c) Os gametas são puros, ou seja, apresentam um componente de cada par de fatores considerado.
d) O gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.
e) A determinação do sexo se dá no momento da fecundação.

2. Nas experiências clássicas, cruzando-se ervilhas com flores brancas e ervilhas com flores vermelhas, a geração F1 será constituída por flores vermelhas e a F2 terá 1/4 de indivíduos brancos e 3/4 vermelhos. Qual a afirmativa errada ?
a) a cor vermelha é dominante sobre a branca.
b) Cruzando-se os indivíduos vermelhos de F2 entre si, haverá em F3 flores brancas e vermelhas.
c) Todos os indivíduos de F1 têm o gene para branco.
d) Todos os indivíduos de F2 têm o gene para vermelho e branco.
e) Cruzando-se os indivíduos brancos de F2 entre si, os descendentes serão todos brancos.

3. Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à Genética era:
a) a relação entre genes – cromossomos.
b) A existência de cromossomos no núcleo celular.
c) A natureza química dos genes.
d) O processo de reprodução dos vegetais.
e) O processo da meiose.

4. Sabe-se que em determinada raça de gatos a pelagem preta uniforme é condicionada por gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:
a) 75% de gatos pretos e 25% de gatos brancos
b) 25% de gatos pretos, 50% de malhados e 25% de brancos.
c) 100% de gatos pretos
d) 100% de gatos brancos.
e) 100% de gatos malhados.

5. Considerando-se T, G e R genes não-alelos que se segregam independentemente, qual é a proporção esperada de indivíduos TtGGRr resultantes do cruzamento TtGgRR x ttGgrr ?
a) 1/16 b) 1/8 c) 1/4 d) 3/4 e) 9/16

6. Na espécie humana, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante I e a insensibilidade é condicionada pelo alelo recessivo i; a habilidade para o uso da mão direita (destro) é condicionada por um gene dominante E, e habilidade para a mão esquerda (canhoto), pelo alelo recessivo e. Um homem destro, sensível, cuja mãe era canhota, insensível ao PTC, casa-se com uma mulher canhota e sensível ao PTC, cujo pai era insensível. A probabilidade de o casal Ter uma criança destra e sensível é de :
a) 1/2 b) 1/4 c) 3/4 d) 1/8 e) 3/8

7. Em plantas de tomates, folhas lisas (l) são recessivas em relação a folhas recortadas (L) e a forma anã (a) é recessiva em relação à normal (A). Os fenótipos dos descendentes do cruzamento de plantas AALl terão a proporção :
a) 1 : 1 b) 1 : 2 : 1 c) 2 : 1 d) 3 : 1 e) 9 : 3 : 3 : 1

8. Em Drosophila melanogaster , os alelos recessivos dumpy e ebony estão em cromossomos não-homólogos. Do cruzamento entre indivíduos duplamente heterozigotos, a proporção esperada de indivíduos que apresentam ao mesmo tempo os fenótipos dumpy e ebony é de :
a) 1/2 b) 1/4 c) 1/8 d) 1/16 e) 1/32

9. Em um cruzamento de mosca de asa curta e corpo cinzento com mosca de asa longa e corpo ébano (asa longa domina asa curta e corpo cinzento domina corpo ébano), obteve-se o seguinte resultado : duzentas moscas de asa longa e corpo cinzento; 180 de asa curta e corpo cinzento; 180 de asa longa e corpo ébano e 190 de asa curta e corpo ébano. O genótipo provável dos pais será:
a) ccEE x Ccee b) CcEe x CcEe c) ccee x ccee d) ccEe x Ccee
f) CCEE x Ccee

10. A cor preta da pelagem de cães de raça Cocker spaniel é condicionada por um gene dominante B e a cor vermelha pelo seu alelo recessivo b. O padrão uniforme da pelagem é condicionado por um outro gene dominante S, cujo alelo recessivo s condiciona padrão malhado. Ambos os pares de genes são autossômicos. Um cão macho de pelagem preto-uniforme foi cruzado com uma fêmea preto-malhada. Deste cruzamento nasceram 8 filhotes : 3 preto-uniformes e 3 preto-malhados, 1 vermelho- uniforme e 1 vermelho- malhado. Quais os prováveis genótipos dos pais e dos dois filhos que apresentaram pelagem vermelha ?

11. Numa espécie de planta, a cor amarela da semente é dominante sobre a cor verde, e a textura lisa da casca da semente é dominante sobre a rugosa. Os locos dos genes que condicionam esses dois caracteres estão em cromossomos diferentes. Da autofecundação de uma planta duplo-heterozigota, foram obtidas oitocentas plantas. Qual o número esperado de plantas:

a) com sementes verde-rugosas ?
b) com sementes amarelas ?

12. Relacione todos os diferentes gametas que podem ser produzidos pelos seguintes indivíduos :
a) AABBCc b) aaBbCc c) AaBbccDd

13. Entre os galináceos, a presença de crista é produzida pelo gene dominante C e a ausência por seu alelomorfo recessivo c. A cor preta das penas R_ é dominante sobre a cor vermelha rr. Uma ave homozigota de penas pretas, sem crista, é cruzada com uma homozigota de penas vermelhas, com crista. Que proporções fenotípicas e genotípicas poderíamos esperar do cruzamento-teste envolvendo somente aves de F1 pretas e com crista ? Lembre-se de computar as freqüências relativas dos diferentes genótipos desta classe fenotípica.

14. O alelomorfo dominante L condiciona o pêlo curto nas cobaias e seu alelomorfo recessivo l condiciona os pêlos longos. Alelomorfos codominantes em um locus de segregação independente condicionam a cor dos pêlos, tal como CYCY = amarelo, CYCW = creme, e CWCW = branco. Dos acasalamentos entre diíbridos de pêlos curtos, cor creme (LlCYCW) determine a proporção fenotípica esperada entre os descendentes.

1 comentários:

Nanda Marinho disse...

Aêê, já ia perguntar sobre a lista...obrigada gatíssima. =)

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes