Tecnologia do Blogger.

5 de fev. de 2019

EXERCÍCIOS - REPRODUÇÃO - SEGUNDO ANO - MARISTA

01. (UFAL) Durante a fase reprodutiva da mulher, a cada vinte e oito dias, aproximadamente, seu organismo prepara-se para a reprodução, que consiste na produção de óvulo e no desenvolvimento do revestimento da parede uterina, para receber o embrião que eventualmente se forme. Se a fecundação não ocorre, o revestimento do endométrio é eliminado, pela menstruação, e o organismo reinicia outro ciclo de preparação. Com relação aos hormônios que participam desse processo, analise as figuras e as proposições apresentadas.
01
1. Durante o período da menstruação, a hipófise começa a aumentar a produção do hormônio FSH (1), o qual induz o desenvolvimento de alguns folículos ovarianos. A taxa de estrógeno (3) se eleva na circulação sanguínea.
2. A presença do hormônio (3) no sangue começa a induzir o espessamento do endométrio. Quando a taxa desse hormônio atinge um determinado nível, a hipófise é estimulada a liberar grande quantidade de gonadotrofinas (1) e (2).
3. O hormônio LH (2), presente no sangue em taxas elevadas desde a ovulação, induz as células do folículo ovariano rompido a se transformarem no corpo amarelo.
4. Os hormônios sexuais, estrógeno (3) e progesterona (4), atuam em conjunto sobre o útero, continuando sua preparação para uma eventual gravidez. A elevação da taxa desses hormônios exerce um efeito inibidor sobre a hipófise que diminui a produção dos hormônios (1) e (2).
Estão corretas:
a) 1 e 2, apenas.
b) 2 e 3, apenas.
c) 3 e 4, apenas.
d) 12 e 3, apenas.
e) 123 e 4.
02. (UFPB) O esquema a seguir ilustra o processo de formação dos gametas a partir de células germinativas, o que ocorre em indivíduos humanos do sexo masculino (espermatogênese).
02
De acordo com o processo esquematizado, é correto afirmar:
a) As espermatogônias formam-se por divisão meiótica de células da linhagem germinativa.
b) O espermatócito I forma-se por fusão das espermatogônias.
c) Os espermatócitos II formam-se ao final do processo de divisão meiótica.
d) As espermátides formam-se pelo crescimento e diferenciação dos espermatócitos II.
e) Os espermatozoides formam-se pela diferenciação das espermátides, sem que ocorram novas divisões celulares.
03. (COVEST) A reprodução humana envolve aspectos biológicos, culturais e religiosos que são considerados na escolha do casal por ter filhos. Sobre aspectos ligados ao controle da natalidade, pode-se afirmar o que segue.
I    II
0  0 – A pílula-do-dia-seguinte é abortiva, pois a interação de seus princípios ativos com o embrião fertilizado produz a destruição do mesmo.
1  1 – Mulheres com ciclo menstrual regular de 28 a 30 dias podem ter relações sexuais do primeiro ao nono dia do ciclo com chances mínimas de engravidar.
2  2 – Os testes de farmácia para detecção da gravidez identificam a presença do hormônio gonadotrofina coriônica na urina, produzido em maior quantidade em mulheres grávidas.
3  3 – A utilização de “camisinha” somente previne a gravidez se for utilizada em associação com uma pomada espermicida.
4  4 – A promiscuidade e a falta de uso da “camisinha”, além de aumentarem as chances de uma gravidez indesejada, acentuam a probabilidade de incidência do vírus HIV e da AIDS.

04. (UNESP)                 LEIA O TEXTO.

Esqueci a pílula! E agora?
Tomo pílula há mais de um ano e nunca tive horário certo. Em geral, tomo antes de dormir, mas, quando esqueço, tomo de manhã ou, na noite seguinte, uso duas de uma só vez. Neste mês, isso aconteceu três vezes. Estou protegida?
(Carta de uma leitora para a coluna Sexo & Saúde, de Jairo Bouer, Folha de S.Paulo, Folhateen, 29.06.2009.)
Considerando que a pílula à qual a leitora se refere é composta por pequenas quantidades dos hormônios estrógeno e progesterona, pode-se dizer à leitora que:
a) Sim, está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, ainda que em baixa dosagem, induzem a produção de FSH e LH e estes, por sua vez, levam à maturação dos folículos e à ovulação. Uma vez que já tenha ocorrido a ovulação, não corre mais o risco de engravidar.
b) Sim, está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, ainda que em baixa dosagem, induzem a produção de FSH e LH e estes, por sua vez, inibem a maturação dos folículos, o que impede a ovulação. Uma vez que não ovule, não corre o risco de engravidar.
c) Não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, mimetizam a função do FSH e LH, que deixam de ser produzidos. Desse modo, induzem a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.
d) Não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, inibem a produção de FSH e LH os quais, se fossem produzidos, inibiriam a maturação dos folículos. Na ausência de FSH e LH ocorre a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.
e) Não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, não inibem a produção de FSH e LH os quais, sendo produzidos, induzem a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.
05. (COVEST) Com relação a alguns aspectos da reprodução e do desenvolvimento humano, analise o que é afirmado a seguir.
I   II
0  0 – Após a fecundação e subsequentes divisões celulares do zigoto, forma-se a mórula, na qual se observa uma camada externa de células denominadas trofoblastos.
1   1 – Na gravidez, o hormônio que prepara o útero para a nidação é a progesterona.
2  2 – A proliferação do trofoblasto na mucosa uterina dá formação às chamadas vilosidades coriônicas.
3  3 – Enquanto a mulher estiver grávida, o estrógeno e a progesterona mantêm a hipófise inibida, impedindo a liberação de FSH e de LH e, consequentemente, a maturação de folículo ovariano e a ovulação.
4  4 – Nos vertebrados, com exceção dos mamíferos eutérios, os anexos embrionários são formados a partir da blástula.
06. (UNESP) No homem, a cada ejaculação são liberados milhões de espermatozoides, cada um deles carregando um lote haploide de 23 cromossomos. Considerando-se apenas a segregação independente dos cromossomos na prófase I da meiose, podemos afirmar corretamente que, em termos estatísticos, no volume de um ejaculado estarão presentes até:
a) 2 elevado a 23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.
b) 2 elevado a 23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.
c) 23 elevado a 2 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.
d) 23 elevado a 2 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles com apenas um dos homólogos de cada par.
e) 23 x 23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.
07. (UFCG) Importantes segmentos da sociedade, grupos religiosos e científicos, fervorosamente, discutem os diversos métodos contraceptivos. Atualmente, as controvérsias se destacam em relação à ação da pílula do dia seguinte, que funciona como anticoncepcional de emergência. Em relação aos métodos e alternativas de controle da natalidade, analise as afirmativas:
I. O Dispositivo Intra-Uterino (DIU), colocado no útero da mulher, impede que os espermatozóides alcancem o óvulo.
II. O coito interrompido é um método convencional que consiste em evitar a ejaculação dentro da vagina.
III. A vasectomia, como método de esterilização masculina, consiste na secção dos ductos deferentes.
IV. A “camisinha” é um método preservativo usado exclusivamente pelo homem.
V. O diafragma deve ser colocado no pênis antes da relação sexual.
VI. O aborto induzido é liberado no Brasil, quando a mulher apresentar riscos de vida ou gravidez por estupro.
VII. A pílula do dia seguinte contém hormônios que favorecem a fecundação.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
a) IIIIII e VI.
b) IIIIIIV e VII.
c) IVVVI e VII.
d) IIIIV e VI.
e) IIIIVV e VI.
08. (UEMA) O Filo Cnidaria apresenta uma grande diversidade de processos reprodutivos que lhe garante sucesso no povoamento dos ambientes. Com base nos seus conhecimentos e no esquema de reprodução do gênero Obelia, apresentado a seguir, é correto afirmar que nas fases indicadas pelas letras ABC e ocorrem, respectivamente,
08
Adaptada de: AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos organismos. v. 2. São Paulo: Moderna. 1996.
a) reprodução assexuada por estrobilização; reprodução sexuada; fecundação externa e desenvolvimento indireto.
b) reprodução assexuada por brotamento; reprodução sexuada; fecundação interna e desenvolvimento indireto.
c) reprodução assexuada por brotamento; reprodução assexuada; fecundação externa e desenvolvimento indireto.
d) reprodução assexuada por bipartição; reprodução sexuada; fecundação externa e desenvolvimento direto.
e) reprodução assexuada por estrobilização; reprodução sexuada; fecundação interna e desenvolvimento indireto.
09. (PUC-RS) Qual das seguintes alternativas descreve a formação de um zigoto?
a) Fusão de núcleos haploides de duas células compatíveis (cariogamia).
b) Promoção da replicação do DNA e mitose.
c) Sucessão de divisões celulares que forma uma massa sólida de células.
d) Divisão da célula com 46 cromossomos para a formação de células com 23 cromossomos cada.
e) Promoção da transcrição do DNA e meiose.
10. (UFCG) O esquema abaixo representa as fases de fecundação, clivagem, e formação do bastocisto.
10
Os gêmeos resultantes de cada série têm respectivamente:
a) Dois âmnios e duas placentas – Dois âmnios e uma placenta – Um âmnio e uma placenta.
b) Dois âmnios e uma placenta – Dois âmnios e duas placentas – Um âmnio e uma placenta.
c) Dois âmnios e duas placentas – Um âmnio e uma placenta – Dois âmnios e uma placenta.
d) Dois âmnios e duas placentas – Dois âmnios e duas placentas – Dois âmnios e uma placenta.
e) Dois âmnios e uma placenta – Dois âmnios e uma placenta – Dois âmnios e uma placenta.
11. (CEFET-MG) As figuras abaixo representam processos que ocorrem nas gônadas humanas.
11
Os hormônios hipofisários diretamente relacionados aos processos representados na figura 2, são:
a) FSH e LH.
b) HCG e LH.
c) ACTH e LH.
d) ADH e FSH.
e) FSH e ACTH.
12. (UFT) O esquema abaixo mostra a série de transformações que resultam na formação dos gametas maduros durante a gametogênese. Observe o esquema para responder esta questão.
12
Com base no esquema abaixo, assinale a alternativa correta:
a) As espermatogônias são células haplóides que aumentam em número por meio das divisões mitóticas.
b) O espermatócito I sofre divisão mitótica, originando o espermatócito II.
c) As espermátides são produtos da meiose I da gametogênese masculina.
d) Os espermatozoides são produtos da meiose II.
e) O processo de maturação das espermátides em espermatozoides ocorre por divisão meiótica.
13. (UEPG) A gametogênese é um processo que ocorre na espécie humana, assim como em todos os animais, seres que apresentam normalmente reprodução sexuada. Ela consiste na produção de células especiais, os gametas feminino e masculino, que ao fundir-se formam o zigoto, a primeira célula de um novo organismo. A respeito desse processo, assinale o que for correto.
I    II
0  0 – No início da gametogênese, no período de multiplicação, ocorre um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides.
1  1 – No período de crescimento, as gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, denominando-se citos I, ainda diploides. Durante a sua maturação ocorrerá a meiose.
2 2 – A gametogênese masculina e a gametogênese feminina são processos muito semelhantes, diferindo apenas com relação ao tamanho dos gametas. O gameta feminino é microscópico e o gameta masculino é macroscópico.
3  3 – Na ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a maior, o óvulo, é fértil. As outras três menores, os polócitos, são estéreis.
4  4 – Na metáfase originam-se os citos II, e no final, na anáfase, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.
14. (UFPA) O ciclo menstrual feminino é quase mensal e ocorre a partir da interação hormonal entre a hipófise, o ovário o útero, preparando o último para a implantação de um embrião. Entretanto, se houver a fecundação, surgem novas interações hormonais que provocam grandes alterações no organismo materno, preparando para a gravidez. Uma das primeiras mudanças é a inibição da ovulação, que é provocada pelo(a):
a) diminuição dos níveis do hormônio progesterona, que provoca o aumento da produção do hormônio FSH, impedindo a maturação de novos folículos ovarianos.
b) manutenção de altos níveis de progesterona, que impede a secreção do hormônio FSH e, consequentemente, a maturação de novos folículos ovarianos.
c) manutenção de altos níveis de FSH, que impede secreção de progesterona e, consequentemente, a maturação de novos folículos ovarianos.
d) aumento da produção do hormônio LH, que provoca a atrofia do corpo amarelo.
e) elevação da síntese do hormônio FSH, estimulada pelos níveis baixos de progesterona que deixam de ser liberados pela hipófise.
15. (UFPA) As pílulas anticoncepcionais contêm combinações de hormônios que:
a) inibem a ovulação por estimularem a produção de gonadotrofinas.
b) estimulam a produção do hormônio luteinizante (LH), que inibe a ovulação.
c) inibem a produção de progesterona, impedindo a formação da placenta.
d) inibem as gonadotrofinas e, consequentemente impedem a maturação dos folículos e a ovulação.
e) bloqueiam a ação dos estrógenos sobre o endométrio, impedindo a fixação da blástula.
16. (UEPA) O conhecimento científico sobre a “reprodução humana” garante à população a possibilidade de controlar conscientemente sua reprodução, utilizando para isso vários métodos contraceptivos desenvolvidos a partir de tecnologias que agem em diferentes etapas do processo reprodutivo.
(Fonte: Amabis e Martho: Biologia das células, 2004)
Considerando o termo destacado no texto acima, afirma-se que:
I. A ovulogênese tem início antes do nascimento da mulher.
II. Na puberdade surgem as características sexuais secundárias.
III. A pílula do dia seguinte impede tanto a ovulação quanto a implantação do embrião na parede uterina.
IV. Na vasectomia ocorre o seccionamento do ducto deferente, interrompendo a passagem dos espermatozoides.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) III III.
b) IIII e IV.
c) III e IV.
d) IIIII IV.
e) IIIIII e IV.
17. (UNEMAT) A reprodução é o mecanismo responsável pela perpetuação da espécie e consiste fundamentalmente no processo em que um ou dois organismos originam um novo indivíduo. Sobre a reprodução humana e desenvolvimento embrionário, é correto afirmar.
a) Os espermatozoides são produzidos no epidídimo.
b) A fecundação ocorre no útero.
c) É através da placenta que o organismo materno fornece ao embrião nutrientes e oxigênio, e o embrião elimina excretas na circulação materna.
d) Após a formação do zigoto, inicia-se o processo de gastrulação, onde a célula-ovo sofre sucessivas divisões mitóticas, proporcionando um aumento significativo do número de células.
e) A segmentação é o estágio embrionário que se caracteriza pela formação dos folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme.
18. (UFAL) No ser humano, a fecundação, ou fertilização ocorre quando o ovócito e o espermatozoide se encontram na tuba uterina. Dos milhões de espermatozoides lançados na vagina em uma relação sexual, somente algumas centenas costumam chegar ao ponto da tuba uterina em que vai ocorrer a fecundação e a formação de uma célula-ovo ou zigoto. Os espermatozoides produzem enzimas que facilitam o acesso até o óvulo que, por sua vez, produz substâncias que impedem a entrada de outros espermatozoides. O zigoto recém-formado é levado para o útero pelas contrações musculares da tuba e também pelo movimento dos cílios existentes nas células desta região.
18
Sobre a reprodução humana, assinale a opção correta.
a) Se ocorre gravidez, o embrião recém-implantado produz um hormônio denominado prolactina, que estimula a atividade do corpo-amarelo e mantém elevados no sangue da gestante as taxas de estrógeno e de progesterona, o que impede a menstruação.
b) A gravidez ou gestação somente tem início por volta do 7º dia após a concepção, com a implantação do blastocisto na mucosa uterina, fenômeno chamado de nidação.
c) Após a formação do zigoto, ocorre a primeira divisão meiótica, da qual resultarão as duas primeiras células, ou blastômeros, que irão compor a mórula.
d) A placenta promove a comunicação nutricional entre a mãe e o filho, produzindo estrógeno e progesterona, em quantidades cada vez menores, até o final da gravidez.
e) Na 4a semana de vida, o embrião já tem 2,5 cm de comprimento e aparência tipicamente humana, passando a ser chamado de feto.
19. (UEMS) “O declínio dramático de algumas populações de sapos está diretamente ligado ao aquecimento global”, concluiu uma pesquisa publicada na revista científica Nature (13/02/2006). Neste trabalho, uma equipe internacional de cientistas analisou pontos de grande biodiversidade na América Central e na América do Sul e descobriu ligações entre a extinção de sapos e mudanças na temperatura.
Sobre as características reprodutivas dos sapos, pode-se afirmar que possuem:
a) fecundação interna e desenvolvimento indireto.
b) desenvolvimento direto com dimorfismo sexual.
c) vesícula vitelínica, âmnio, cório e alantoide.
d) fecundação externa, desenvolvimento indireto e dimorfismo sexual.
e) fecundação externa, desenvolvimento indireto e sem dimorfismo sexual.
20. (UPE) A perpetuação da vida no nosso planeta deve-se à característica mais típica dos seres vivos, que é a capacidade de reprodução, ou seja, produzir descendentes semelhantes a si mesmos. Identifique, nos esquemas, o tipo de reprodução característico destes organismos.
20
Assinale a alternativa correta.
a) Assexuada por: A– divisão binária; B– brotamento; C- esporulação.
b) Sexuada por: A– mitose; B– brotamento. C– cissiparidade.
c) Assexuada por: A– mitose; B– cissiparidade; C– brotamento.
d) Sexuada por: A– esporulação; B– esporulação; C– mitose.
e) Assexuada por: A– cissiparidade; B– mitose; C– esporulação.
21. (UFT) Com relação à reprodução de elasmobrânquios pode-se afirmar:
I. São animais de sexo separados e apresentam dimorfismo sexual.
II. No macho, a nadadeira pélvica está modificada num órgão copulador, denominado clásper.
III. A fecundação é interna, com desenvolvimento indireto.
IV. Existem espécies ovíparas, ovovivíparas e vivíparas.
Aponte a alternativa que traz as assertivas corretas:
a) IIIIII e IV.
b) III e IV, apenas.
c) IIIII e IV, apenas.
d) I e II, apenas.
e) IIII e IV, apenas.
22. (UFAL) Com relação à atuação dos hormônios no ciclo menstrual feminino, é correto afirmar que:
a) o aumento de progesterona estimula a ovulação.
b) o aumento de estrógeno estimula a formação do corpo lúteo (amarelo).
c) o aumento do hormônio progesterona inibe a produção de hormônio folículo estimulante (FSH) e de hormônio luteinizante (LH).
d) o aumento do hormônio luteinizante (LH) estimula a produção de estrógeno no início do ciclo
menstrual.
e) o aumento de estrógeno no sangue estimula a menstruação.
23. (UEPG) Sobre fecundação, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Em muitos animais, inclusive vertebrados, como peixes e anfíbios, a fecundação é externa, ocorrendo no meio aquático, fora do corpo da fêmea.
1  1 – Em répteis, aves e mamíferos, a fecundação é interna, pois o encontro dos gametas acontece no sistema genital feminino após a cópula.
2  2 – Atualmente, com técnicas especiais, consegue-se a chamada fecundação in vitro em praticamente todas as espécies animais, inclusive no ser humano. O esperma coletado é colocado junto a óvulos preservados em solução fisiológica, numa placa de Petri.
3  3 – Para que haja o encontro dos gametas são necessárias substâncias especiais produzidas pelos óvulos e que atraem os espermatozoides. Estes, por sua vez, dispõem de enzimas que permitem a penetração no óvulo.
4  4 – Os invertebrados, como os insetos, apresentam exclusivamente fecundação externa, já que a fusão dos gametas ocorre obrigatoriamente fora do organismo da fêmea.
24. (UNIFAL-MG) Em relação aos métodos contraceptivos utilizados pela espécie humana, assinale a afirmativa incorreta:
a) O Método da Tabela se fundamenta em evitar manter relações sexuais durante os dias que correspondem ao período considerado fértil da mulher, que abrange cerca de dez dias antes e depois da ovulação.
b) A utilização de preservativos de látex (camisinha) impõe a presença de uma barreira física à passagem do esperma e apresenta a vantagem de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis.
c) A utilização da pílula anticoncepcional necessita de acompanhamento médico, uma vez que a ingestão de hormônios que inibem a ovulação pode conduzir a efeitos colaterais prejudiciais à saúde da mulher.
d) A utilização do Dispositivo Intra-Uterino (DIU) consiste na instalação de uma peça metálica ou de plástico na parede interna do útero, de forma a evitar a instalação do embrião no endométrio.
25. (UNIPAM)
25
Embora muitos pesquisadores acreditem que os estímulos visuais que a mídia e a televisão oferecem às crianças interferem na sua maturação sexual e na idade da primeira menstruação — a menarca —, outros afirmam que o fato da sociedade estar mais erotizada não exerce influência na idade da menarca. Entretanto é consenso que a menarca precoce pode gerar diversos problemas, entre eles, a baixa estatura, a gravidez precoce, a endometriose e o câncer de mama, além das mudanças psicológicas que são seguidas de iniciação sexual precoce.
Considerando o texto e a figura a acima, que apresentam informações acerca do ciclo menstrual, julgue as alternativas abaixo.
I   II
0 0 – É correto inferir do texto que a menarca precoce aumenta a exposição às doenças sexualmente transmissíveis.
1  1 – Em uma terapia que procure evitar a menarca precoce, é correto que se inclua o hormônio folículo estimulante.
2  2 – Entre os hormônios mencionados na figura, o que apresenta a menor variação ao longo do ciclo menstrual é produzido nos ovários.
3  3 – Antes da menarca, o aparelho reprodutor feminino sofre modificações em sua morfologia, que ocorrem de forma periódica.
4  4 – Sabendo-se que os hormônios sexuais são produzidos a partir do colesterol, é correto concluir que as células ovarianas das meninas cuja menarca foi precoce são pobres em retículo endoplasmático liso.
26. (UFCG) Considerando que o esquema abaixo representa a espermatogênese, afirma-se:
26
I. A e B são células com 2n cromossomos.
II. D e E são as mesmas células em fases diferentes da maturação.
III. C e D são células com n cromossomos.
IV. Somente E são células com n cromossomos.
Assinale a alternativa correta:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I e III.
e) IV.
27. (IFSEP) A gametogênese feminina produz as células que devem acessar a tuba uterina (trompa de Falópio) para o processo de fertilização. O ovócito que alcan­ça a tuba uterina da mulher sofreu o processo de:
a) mitose.
b) primeira divisão da meiose.
c) segunda divisão da meiose.
d) expulsão de três corpúsculos polares.
e) divisão binária ou amitose.
28. (IFSUL) A reprodução sexuada começa com a formação dos gametas, processo denominado gametogênese. Neste processo, a formação de óvulos é chamada de ovogênese, enquanto que a formação de espermatozoides é chamada de espermatogênese. Na gametogênese, a partir de um ovócito I e de um espermatócito I, são originados, imediatamente após a meiose I, respectivamente,
a) 1 ovócito II e 1 glóbulo polar; 2 espermatócitos II.
b) 1 óvulo e 3 glóbulos polares; 4 espermatozoides.
c) 2 ovócitos II e 2 glóbulos polares; 4 espermatócitos II.
d) 2 óvulos e 2 glóbulos polares; 4 espermatozoides.
29. (UTFPR) Em organismos eucariontes unicelulares ou multicelulares, a reprodução pode estar associada à mitose. Em alguns fungos, como leveduras, surge por mitose uma célula menor que se destaca da célula inicial originando um novo organismo. Assinale a alternativa correta sobre este tipo de reprodução.
a) É uma reprodução sexuada e os descendentes serão geneticamente iguais entre si e em relação aos ascendentes.
b) É uma reprodução assexuada e denomina-se cissiparidade ou bipartição.
c) É uma reprodução por gemiparidade ou brotamento e os descendentes serão geneticamente idênticos entre si.
d) Esta reprodução denomina-se conjugação e é assexuada.
e) As células menores que surgem por mitose são gametas, portanto é uma reprodução sexuada.
30. (UNIVASF) Abaixo se ilustra o processo da ovulação humana. Correlacionando esse processo com o processo da ovulogênese, analise as proposições dadas.
30
1. No ovário, cada ovócito primário (I) está contido em um folículo (II).
2. A cada ciclo menstrual, um folículo ovariano inicia a maturação, formando um ovócito secundário (III).
3. Na ovulação, um folículo não elimina um óvulo, mas, sim, um ovócito secundário (IV)
4. Após a ovulação, o folículo transforma-se no corpo lúteo ou corpo amarelo (V).
Está(ão) correta(s) apenas:
a) 1 e 4.
b) 2 e 4.
c) 123 e 4.
d) 3 e 4.
e) 1 e 2.

GABARITO

01020304050607080910
EEFVVFVEFVVVFBABAA
11121314151617181920
ADVVFVFBDECBDA
21222324252627282930
BCVVVVFAVFFFFDBACC

25 de out. de 2018

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL








Impressão digital genética, ou genetic fingerprint do inglês, é a característica do DNA que permite diferenciar cada indivíduo, relacionado ou não, a partir de uma amostra qualquer que contenha material genético.
Nos nossos cromossomos temos nosso material genético. Dentro dessa sequência de DNA que compõe o indivíduo, existem certos loci que não são codificadores de proteínas, nestas regiões é bem comum encontrar-se porções que possuam uma sequência de pares de bases (A, T, C, G) que se repitam, com algum padrão, um determinado número de vezes. Por exemplo, do fragmento de DNA:
“ATGCTAGCTCGATCGATCTCTAGCTAGCTAGATCGATCGATCGATCGATATATCGATCGATCGAGCTAGCTAATCTAATCTGCTATCTAGCCCTACTCACTACCCTACTCACTACCCTACTCACTACCCTACTCACTACCCTACTCACTATCTATAGGCTGCTATC” é possível notar que a sequência ‘’CCCTACTCACTA” aparece repetida 5 vezes.
Essas regiões de repetição são chamadas de microssatélites, ou STRs (em inglês, short tandem repeats). Os loci que contém esses STRs são comuns em todos seres humanos, no entanto a sequência de pares de bases e a quantidade de vezes que se repetem é variável o suficiente para ser única para cada indivíduo. É nessa porção dos microssatélites que encontramos as ‘impressões digitais’ do nosso código genético.
Assim como todo conteúdo genético, estes loci são herdados dos pais e, portanto, através deste padrão de repetição também é possível determinar se há vínculo/ parentesco entre dois indivíduos quaisquer. É através de técnicas que utilizam deste princípio que são feitos os testes de paternidade por DNA. A metodologia mais simplificada utilizada nesse contexto é a corrida das amostras de DNA em eletroforese capilar.
Além do uso para identificação de paternidade, o uso do reconhecimento da impressão digital genética também é amplamente usado na ciência forense. Atualmente o que é um procedimento padrão, a coleta de material genético das cenas de crimes vem, há mais de 20 anos, ajudando investigadores a decidir se amostras de DNA de suspeitos e as encontradas no local do crime, proveem do mesmo indivíduo. Atualmente, com os avanços tecnológicos os testes de identificação de DNA podem dar resultados com praticamente 100% de certeza, o que em casos jurídicos, pode ser essencial para determinar os casos criminais.
Referências:

CÉLULAS TRONCO

Células-tronco são células indiferenciadas capazes de autorrenovação e diferenciação, ou seja, podem duplicar-se e transformar-se em outros tipos de células.
As células-tronco podem ser induzidas ou programadas para desenvolverem funções específicas, uma vez que ainda não têm uma especialização, podendo originar tecidos em laboratório ou ainda substituir órgãos e células para tratar uma grande variedade de patologias e distúrbios humanos.
classificação das células-tronco baseia-se nos seus respectivos potenciais de desenvolvimento. Quanto mais primitiva for a sua linha de desenvolvimento embrionário, maior é o potencial de diferenciação da célula-tronco.

Células-Tronco Embrionárias ou Totipotentes 

São as células-tronco presentes nos embriões, resultantes das primeiras divisões celulares que ocorreram após a fecundação. São capazes de se diferenciarem em qualquer tecido do organismo humano. 

Células-Tronco Adultas ou Multipotentes

São células-tronco capazes de se diferenciarem em quase todos os tipos de tecidos humanos, com exceção da placenta e dos anexos embrionários.
Encontram-se, sobretudo, na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, embora cada órgão do corpo possua um pouco de células-tronco para poder renovar as suas células ao longo da vida​.

Células-Tronco Oligopotentes

São células-tronco capazes de diferenciarem-se em poucos tecidos, sendo encontradas em diversos tecidos, como no trato intestinal, por exemplo.

Células-Tronco Unipotentes

São células-tronco que conseguem apenas diferenciarem-se num único tecido, ou seja, o tecido ao qual pertencem.

LISTA DE EXERCÍCIOS - GENÉTICA - NONO ANO MARISTA


LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA 


01. (UPE) Um dado indivíduo heterozigoto para os genes A e B (configuração cis) é submetido a um cruzamento-teste. Se os dois genes forem:
I. Não ligados (segregação independente)
II. Separados por 40 centimorgam (cM)
Que porcentagem da prole desse cruzamento será aabb?
a) I- 50%; II- 40%.
b) I- 20%; II- 50%.
c) I- 25%; II- 30%.
d) I- 40%; II- 20%.
e) I- 30%; II- 25%.
02. (UFSC) O heredograma abaixo mostra uma família onde encontramos indivíduos não afetados (quadrados e círculos brancos) e afetados por uma anomalia (quadrados e círculos pretos).
Segundo a 1a e a 2a lei de Mendel, a análise deste heredograma nos permite concluir corretamente que:
01. O padrão de herança da anomalia é autossômico dominante.
02. O indivíduo III – 4 com certeza é heterozigoto.
04. A chance do indivíduo II – 3 ser heterozigoto é de 50%.
08. Os indivíduos do casal II – 1 e II – 2 são heterozigotos.
16. Trata-se de uma herança, ligada ao sexo, de padrão recessivo.
32. A possibilidade do casal II – 3 e II – 4 ter outra filha afetada pela anomalia é de 25%.
Soma das alternativas corretas:
03. (IFMG) Considere o heredograma abaixo, no qual os indivíduos em negro são portadores de uma determinada característica:
Identifique a afirmativa incorreta:
a) Trata-se de uma característica autossômica recessiva.
b) O genótipo do indivíduo 3 é certamente Aa.
c) Os indivíduos 4 e 7 apresentam os mesmos genótipos e fenótipos.
d) Os indivíduos 1, 2 e 6 têm o mesmo genótipo.
04. (UFV) Um casal normal tem cinco filhos. Dois deles sofrem de um distúrbio genético raro que tem aparecido esporadicamente nessa família. Quais são os genótipos dos genitores?
a) AA e bb.
b) aa e BB.
c) Aa e Bb.
d) aa e bb.
05. (UEM) Com base em conhecimentos genéticos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. Segundo o modelo de equilíbrio de Hardy-Weinberg, as frequências genotípicas se mantêm constantes na ausência dos fatores evolutivos.
02. Genes alelos localizam-se em cromossomos homólogos e atuam sobre diferentes caracteres de um indivíduo.
04. A transcrição gênica, realizada pela polimerase do RNA que transcreve uma das cadeias de DNA, é um processo de expressão do gene.
08. Após a fertilização são produzidos organismos que, geralmente, diferem entre si e de seus pais em uma série de características. Isso é possível devido à segmentação dos blastômeros que resulta na produção de células diferentes.
16. A fenilcetonúria, na espécie humana, é condicionada por genes pleiotrópicos, responsáveis por dois ou mais caracteres.
Soma das alternativas corretas:
06. (UEPG) Em relação aos mecanismos de herança genética, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Na primeira lei de Mendel, com dominância completa de uma característica sobre a outra, será observada uma proporção de 3:1 na geração denominada F2.
1 1 – Na lei de segregação independente, os dois ou mais genes em análise estão em cromossomos diferentes.
2  2 – Na segunda lei de Mendel, quando são analisados 2 genes, observa-se 100% de duplos heterozigotos (dihíbridos) na geração denominada F1.
3 3 – No polialelismo, como no caso do sistema sanguíneo ABO humano, um gene pode apresentar mais de dois alelos.
4 4 – No mecanismo de herança ligada ao cromossomo X humano, o sexo masculino é considerado hemizigótico, enquanto as fêmeas apresentam os dois alelos, podendo ser homozigótica ou heterozigótica.
07. (IFTM) Admita que em ratos, a cor da pelagem é condicionada por gene autossômico, sendo o gene C, dominante, letal em homozigose, responsável pela coloração castanha, e seu alelo c recessivo, responsável pela coloração cinza. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de ratos castanhos heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de ratos de pelagem cinza e castanha, respectivamente:
a) 1/3 e 2/3.
b) 1/4 e 3/4.
c) 2/3 e 1/3.
d) 3/4 e 1/4.
e) 1/2 e 1/3.
08. (UFV) Nas plantas Clarkia elegans, o alelo para flores brancas é recessivo em relação ao alelo para flores rosadas. O pólen de uma flor rosada heterozigota é colocado no pistilo de uma flor branca. Qual é a proporção de fenótipos esperados na prole?
a) 1 rosada : 1 branca.
b) 2 rosada : 1 branca.
c) 1 rosada : 2 branca.
d) 3 rosada : 1 branca.
09. (URCA) Em porquinhos da índia, roedor dos Andes largamente criado em cativeiro por todo o mundo, pelo curto é condicionado por um gene dominante e pelo longo por um par de alelos recessivos. Pelo liso é condicionado por um gene dominante e pelo crespo por um par de genes recessivos. Caso um casal de cobaias heterozigotas para as duas características que envolvem o tipo de pelo sejam cruzadas, qual o percentual de cobaias com fenótipo igual aos pais podemos esperar?
a) 6%.
b) 12%.
c) 25%.
d) 50%.
e) 56%.
10. (UNISC) A síndrome de Down, conhecida também como trissomia do cromossomo 21, é uma condição humana que implica algumas alterações que, embora características da síndrome, podem variar quanto a sua presença e manifestação fenotípica em cada portador. Elas incluem baixa estatura, braquicefalia, pescoço curto, presença de prega epicântica no olho, protrusão da língua, problemas cardíacos e déficit cognitivo. Em relação aos portadores dessa síndrome, pode-se afirmar que:
a) A origem do cromossomo 21 herdado a mais não pode ser determinada geneticamente.
b) O cromossomo 21 extra é sempre de origem materna.
c) A síndrome de Down é um risco somente para casais cuja mãe apresenta idade próxima ou superior aos 40 anos.
d) A melhor representação cariotípica é 3n (47;XX + 21) ou 3n (47;XY + 21).
e) Alguns indivíduos podem ter manifestação fenotípica dos sinais da síndrome de Down muito reduzidos, principalmente quando são do tipo mosaico, isto é, apresentam células normais e células com a trissomia em diferentes tecidos do corpo.
11. (UFV) O esquema abaixo representa duas etapas da via biossintética de uma proteína “M” controlada em dois locos (I e II) presentes em cromossomos diferentes. No loco I, o alelo eL expressa uma enzima que converte o precursor em uma proteína intermediária “L”, que, quando em homozigose recessiva, torna-se de efeito letal no período embrionário. No loco II, o alelo eM expressa outra enzima que converte a proteína “L” em proteína “M” normal. No loco II, alelos em homozigose recessiva expressam a proteína “M” mutante, resultando indivíduo com disfunção metabólica leve.
Considerando um casal de heterozigotos no loco I e com disfunção metabólica leve, assinale a alternativa que apresenta o número de abortos que se espera que a mulher desse casal venha a ter em quatro gestações:
a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 4.
12. (PUC-MINAS) É voz popular que os casamentos entre casais com parentesco bem próximo, geralmente, primos em primeiro grau, podem ter filhos defeituosos. Essa afirmativa não é válida para qual opção abaixo?
a) Isso ocorre porque muitas doenças hereditárias são condicionadas por genes recessivos e estão em heterozigose nos pais.
b) Pelo menos um dos pais deve apresentar a anormalidade para algum dos descendentes também apresentar.
c) Indivíduos aparentados têm mais chances de possuir genes recessivos para uma mesma anomalia.
d) Indivíduos aparentados, por terem genótipos semelhantes, têm grandes chances de possuir genes recessivos para as mesmas anomalias.
13. (MACK) Uma mulher daltônica e pertencente ao tipo sanguíneo B, cujo irmão tem visão normal e pertence ao tipo O, casa-se com um homem de visão normal e pertencente ao tipo sanguíneo AB. A probabilidade de esse casal ter uma criança do sexo feminino, de visão normal e pertencente ao grupo sanguíneo A é de:
a) 1.
b) 1/4.
c) 3/4.
d) 1/2.
e) 1/8.
14. (UFJF) Sequências de DNA, codificantes ou não, têm sido muito utilizadas no melhoramento genético vegetal e animal para marcar um gene de interesse. Uma das vantagens desses marcadores moleculares é que eles acompanham o gene de interesse ao longo de várias gerações. Essa vantagem baseia-se em uma das leis de Mendel. Qual é essa lei e qual sua relação com a meiose?
a) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de gametas na Metáfase I.
b) Primeira lei de Mendel, que afirma que cada caráter é determinado por um par de alelos que se separam independentemente na formação de gametas na Metáfase I.
c) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de gametas na Anáfase II.
d) Primeira lei de Mendel, que afirma que cada caráter é determinado por um par de alelos que se separam independentemente na formação de gametas na Anáfase I.
e) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de gametas na Metáfase II.
15. (UEPG) Na época em que Mendel escreveu suas leis, ainda não eram conhecidos os cromossomos e o fenômeno da meiose. No entanto, ele postulou algumas ideias básicas que sugeriam as etapas da divisão celular. Suas conclusões foram mais tarde transformadas por outros pesquisadores na 1a Lei de Mendel. Sobre as afirmações e o sucesso de Mendel em suas pesquisas, assinale o que for correto.
01. Mendel concluiu que cada caráter hereditário é condicionado por dois fatores que se separam na formação dos gametas, indo apenas um fator para cada gameta.
02. A 1a Lei de Mendel, também conhecida como “Lei da pureza dos gametas”, postula que os gametas têm um só gene, sendo, portanto, sempre puros.
04. O sucesso de sua pesquisa deveu-se a algumas particularidades do método que usava: a escolha do material e a escolha de características contrastantes. Ao contrário de outros pesquisadores que tentavam sem sucesso entender a herança em bloco, isto é, considerando todas as características ao mesmo tempo, ele estudava uma característica de cada vez.
08. Segundo Mendel, os genes não se misturam após a fecundação, eles permanecem lado a lado, independentemente de se manifestarem ou não.
Soma das alternativas corretas:
16. (UFV) Em galinhas, NN é letal (morte no desenvolvimento embrionário), Nn é aleijado e nn é normal. Um grupo de aves aleijadas se acasala. Determine a relação genotípica e a relação fenotípica esperada.
a) 2:1; 2:1.
b) 3:1; 3:1.
c) 2:1; 3:1.
d) 3:1; 2:1.
17. (IFTM) A biotecnologia trabalha para descobrir novas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento de novas doenças. Como exemplo, a fibrose cística que é uma doença autossômica recessiva em que a produção de muco espesso ocorre em vários órgãos e resulta em insuficiência nos pulmões, do fígado e do pâncreas. Pesquisas recentes demonstraram que a substância curcumina, extraída da planta popularmente conhecida como açafrão, pode auxiliar no tratamento dessa doença. Outra doença estudada pela biotecnologia é a miopia, uma herança autossômica recessiva. O míope não enxerga objetos distantes já que a imagem é formada antes da retina, devido a um encurvamento da córnea (lente mais externa do olho). A fibrose cística é determinada por um gene recessivo f e a miopia é devida a um gene recessivo m. Um indivíduo com fibrose cística e visão normal, filho de pai míope, resolve casar-se com uma mulher normal, cuja mãe desenvolveu fibrose cística e era míope. Qual a chance de uma criança desse casal nascer com fibrose cística e míope?
a) 1/8.
b) 1/4.
c) 1/6.
d) 2/3.
e) 3/8.
18. (UERN) As reproduções humanas, como a dos organismos experimentais, fornecem muitos exemplos de herança monogênica. Entretanto, os cruzamentos experimentais controlados não podem ser feitos em humanos e, assim, os geneticistas têm de recorrer aos registros médicos na esperança de que as reproduções informativas que tenham ocorrido possam ser usadas para deduzir herança monogênica. Tal levantamento dos registros de reproduções e chamado de “análise de heredogramas.” O seguinte heredograma típico ilustra o ponto-chave de que crianças afetadas nascem de genitores não afetados. Observe o heredograma a seguir:
Defina o padrão de herança desse heredograma e também calcule a probabilidade da primeira filha do casal ser homozigota dominante para o caráter em questão:
a) Autossômica recessiva – 1/4.
b) Autossômica dominante – 2/3.
c) Autossômica dominante – 1/3.
d) Autossômica recessiva – 1/3.
19. (UFPA) O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que a mutação esteja em homozigose (doença autossômica recessiva). Já o daltonismo é uma doença recessiva ligada ao cromossomo X. Considerando-se um homem daltônico com pigmentação de pele normal (cujo pai era albino), casado com uma mulher duplamente heterozigota para essas duas doenças, a probabilidade de o casal ter uma filha com pigmentação de pele normal e com daltonismo é de:
a) 1/16.
b) 1/8.
c) 1/2.
d) 3/16.
e) 3/8.
20. (UFERSA) Considere uma doença humana autossômica dominante com penetrância completa que afeta indivíduos na idade adulta. Seria correto afirmar que:
a) A proporção genotípica esperada para a prole afetada de um homem homozigoto dominante com a doença é de 50%.
b) A proporção de gametas portadores do alelo para a doença que produzirá uma mulher heterozigota afetada será 100%.
c) Um casal em que ambos são heterozigotos para o alelo que causa a doença poderá ter filhos sadios.
d) Um casal em que apenas um dos cônjuges é heterozigoto para o alelo que causa a doença tem risco de 25% de ter crianças afetadas.

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes