Lilypad, a cidade flutuante.
Chamada Lilypad, a sua construção foi inspirada num nenúfar gigante descoberto na Amazónia por Thaddeaus Haenke, no início do século XIX. O botânico alemão baptizou-o de Vitória régia, em homenagem à rainha Vitória de Inglaterra...
Pânico ecológico - Humanidade precisará de dois planetas em 2030.
Com o actual ritmo de consumo dos recursos naturais do nosso planeta, segundo o relatório Planeta Vivo de há dois anos - responsabilidade da organização WWF, Sociedade Zoológica de Londres e da Global Footprint Network - precisaríamos de um segundo planeta por volta do ano 2050...
A China vista dos Céus.
A China não cessa de nos surpreender; a fotografia aérea também, ao revelar-nos formas, cores e texturas improváveis que nos dão uma outra noção do espaço. Este conjunto de fotografias aéreas da China põe em evidência o contraste entre a dimensão humana e a vastidão do imenso território chinês...
O Natal, o Papai Noel e a Coca-Cola.
A lenda do Papai Noel (Pai Natal em Portugal) é inspirada no arcebispo São Nicolau Taumaturgo, que viveu na Turquia no século IV. Ele tinha o costume de ajudar os necessitados depositando um pequeno saco com moedas de ouro, entrando nas casas pela lareira...
Publicidade - Os direitos dos animais.
Criatividade e consciencialização são palavras de ordem na nova campanha publicitária realizada pela agência WCRS, que assina Born Free “Keep wildlife in the Wild”. Qualquer um de nós tem consciência da quantidade de pessoas, que por falta de recursos ou alternativas, vivem nas ruas. A última campanha da Born Free, pega nesta ideia e coloca animais selvagens, sem lar, em cenários urbanos...
9 de dez. de 2017
13 de set. de 2017
SLIDES SOBRE SISTEMA NERVOSO
SLIDES PARA O OITAVO ANO DO CEI MIRASSOL.
SLIDES SOBRE SISTEMA ESQUELÉTICO
SLIDES SOBRE ÓRGÃO DOS SENTIDOS
BOA NOITE, aqui estão os slides sobre órgãos dos sentidos - OITAVO ANO - CEI MIRASSOL.
Bons estudos!!
6 de set. de 2017
Por que conseguimos sentir quando alguém nos está observando fixamente?
Como soubemos?
Apesar de que o olhar pode ser de intimidação, admiração ou compaixão, detectá-lo é algo surpreendente, e a ciência tenta encontrar respostas para o que parece ser uma espécie de sexto sentido.
Os resultados, pelo menos até agora, sugerem que pode se tratar de uma habilidade sustentada por uma complexa rede neurológica.
Há vários fatores combinados, como a evolução do olho do humano, a evolução da comunicação humana e mesmo nossos instintos de defesa e sobrevivência.
Olhos humanos
Em contraste com outros animais, o homem tem a parte brancas dos olhos consideravelmente maior. Na maioria das espécies, a pupila toma conta de quase todo o olhos.Isso é útil tanto para não chamar a atenção de predadores, mas também serve para que presas não saibam que predadores as têm na mira.
Em humanos, porém, o branco dos olhos permite rapidamente determinar a direção do olhar de outra pessoa ou animal. Podemos definir com bastante precisão se ela está olhando à direita, esquerda, acima, abaixo ou diretamente para nós.
E não precisamos necessariamente estar de frente: podemos, por exemplo, avaliar, ainda que de forma menos precisa, a direção de um olhar com nossa visão periférica.
Ou sequer precisamos olhar os olhos alheios: a visão periférica leva em consideração a posição da cabeça e o ângulo do corpo para saber se uma pessoa está olhando ou não para nós.
Mas se não estamos certos, nosso cérebro presume que somos alvo do olhar.
Colin Clifford, professor de Psicologia da Universidad de Sidney , na Austrália, explica que um indivíduo vai querer prestar atenção ao que pode ser uma ameaça.
"Simplesmente presumir que a outra pessoa está olhando para nós pode ser a melhor estratégia", diz Clifford.
A linguagem dos olhos
Humanos são muito sensíveis aos olhares alheios. Isso porque a sobrevivência humana ao longo do tempo dependeu muito de nossa cooperação e coordenação com outros indivíduos.Biólogos sugerem que o branco de nossos olhos evoluiu para melhorar nossas habilidades de comunicação.
Ainda que tenhamos desenvolvido uma complexa linguagem falada, um olhar ainda pode expressar muitas coisas que o idioma não consegue. E também comunicar conceitos de forma rápida e mais discreta.
O contato visual direto com outra pessoa é o mais frequente e poderoso sinal não-verbal que temos em nosso repertório. É um fator crucial em situações de intimidade, intimidação e influência social.
Por isso é que é difícil para humanos esconder emoções: olhares expressam uma gama de sentimentos.
É daí que surgem expressões como "mentiu com os olhos", ou "olhar gélido".
E também explica porque estamos sempre conscientes de que alguém nos olha.
Predisposição
E há várias situações que derrubam o mito de um sexto sentido: um estudo publicado pela revista científicaCurrent Biology, em 2013, diz que estamos predispostos a pensar que alguém nos olha. Mesmo que nad
Olhar para alguém é um sinal social que, normalmente, significar que queremos iniciar uma conversa. Mas o fenômeno também poder ser resultado de informações que registramos no nosso entorno.
Uma das primeiras coisas que detectamos em outra pessoa é a posição de sua cabeça e seu corpo. Se algum deles está posicionado em nossa direção e, particularmente, de forma pouco natural, isso é motivo para alerta.
O caso mais óbvio é quando o corpo de alguém está na direção contrária, mas sua cabeça está voltada para nós. Isso faz que prestemos mais atenção aos olhos.
Só que, quando pressentimos essa espiada, levantamos a cabeçca na direção de onde acreditamos estar vindo. E esse movimento pode fazer com que a outra pessoa dirija seu olhar para nós.
Quando os olhos de encontrarem, cada pessoa vai supor que a outra a estava olhando.
E essa sensação perturbadora que sentimos é psicológica.
BBC BRASIL
9 coisas que você provavelmente não sabia que foram inventadas ou descobertas por mulheres
mulheres
Talvez não, mas certamente conhece seus feitos: Anderson patenteou o limpador de para-brisa controlado pelo lado interno do veículo; Tsukamoto desenvolveu um processo para isolar células-tronco humanas.
- Por que conseguimos sentir quando alguém nos está observando fixamente?
- Esquecidas pelos livros, descobertas de astrônomas pioneiras do século 19 são resgatadas em Harvard
Para quem busca uma inspiração, listamos nove mulheres e suas invenções:
1. Softwares de computadores - Grace Hopper
Depois de entrar na Marinha dos EUA, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, a almirante Grace Hopper foi destacada para trabalhar num novo computador chamado Mark 1.Pouco depois, ela já estava na linha de frente da programação de computadores.
Em 1952, ela criou o primeiro compilador, para traduzir um comando textual para uma linguagem em códigos a serem lidos pelo computador. Isso fez com que a programação fosse mais rápida e acabou revolucionando a forma como esses sistemas funcionam.
Hopper também popularizou o termo "debugging", usado para até hoje para descrever o processo que evita e reduz defeitos de softwares, depois que um inseto foi tirado de dentro da máquina dela.
A "Incrível Grace", como ela era conhecida, continuou trabalhando com computadores até se aposentar como a mais velha oficial da Marinha, aos 79 anos.
2. Identificador de chamadas e chamada em espera - Shirley Ann Jackson
Shirley Ann Jackson é uma física cuja pesquisa, nos anos 1970, a levou a criar o identificador de chamadas e a chamada em espera.As invenções de Jackson no campo das telecomunicações também permitiram que outros inventassem o fax portátil, cabos de fibra ótica e células solares.
- Onze meses após ser lançado por Marcela Temer, Criança Feliz começa em só 6% das cidades brasileiras
3. Limpador de para-brisas - Mary Anderson
Em um dia de inverno, em 1903, Mary Anderson visitava Nova York quando percebeu que o motorista era forçado a abrir as janelas do carro toda vez que precisava limpar a neve do vidro da frente.E, toda vez que isso acontecia, os passageiros ficavam com frio. Anderson pensou numa solução: uma lâmina de borracha que poderia ser acionada de dentro do carro. Em 1903 ela patenteou o equipamento.
A invenção, contudo, não agradou as montadoras, que acreditavam que o para-brisa iria distrair os motoristas. Anderson nunca lucrou com sua criação, nem mesmo quando os limpadores se tornaram padrão nos veículos.
4. Bateria de longa duração - Olga D. Gonzalez-Sanabria
Pode até ser que a descoberta de Olga D. Gonzalez-Sanabria não seja a mais empolgante desta lista, mas as baterias de níquel e hidrogênio com longa duração são tão importantes que ajudaram a manter ligada a Estação Espacial Internacional.A porto-riquenha desenvolveu essa tecnologia em 1980. Atualmente, é diretora de engenharia de um dos centros de pesquisa da Nasa em Ohio, nos EUA.
5. Lava-louças - Josephine Cochrane
Josephine Cochrane queria uma máquina que lavasse pratos mais rápido que seus empregados - e que não os quebrassem.Criou, assim, uma máquina cujo motor fazia uma roda girar dentro de uma caldeira de cobre e usava a pressão da água.
Mas o que motivou Cochrane a patentear a invenção em 1886 e a abrir sua própria fábrica de produção foram as dívidas deixadas pelo marido, que era alcoólatra.
6. Sistema de segurança doméstico - Marie Van Brittan Brown
A enfermeira, que passava boa parte do dia sozinha em casa, teve uma ideia para se sentir mais segura. Foi então que, em parceria com o marido, Marie Van Brittan Brown desenvolveu o primeira sistema de segurança doméstico.O equipamento era complicado: uma câmera conectada a um motor se movia para cima e para baixo na porta para registrar imagens por meio de um olho mágico. O monitor, no quarto do casal, estava equipado com um alarme.
7. Isolamento de células-tronco - Ann Tsukamoto
A patente do isolamento de células-tronco de humanos foi concedida em 1991 e, desde então, o trabalho de Ann Tsukamoto já levou a grandes avanços.A descoberta tem ajudado a compreender o sistema sanguíneo de pacientes com câncer, o que faz aumentar as esperanças de se descobrir a cura da doença.
Atualmente, Tsukamoto tem conduzido mais pesquisas sobre o crescimento de células-tronco e é cotitular da patente em sete outras invenções.
8. Fibra Kevlar - Stephanie Kwolek
A química Stephanie Kwolek criou uma fibra leve usada em coletes à prova de balas e armaduras corporais.Desde a sua descoberta, em 1965, o material, que é cinco vezes mais forte que o aço, já salvou milhões de vidas e é usado por milhões de pessoas todos os dias.
É possível encontrar a fibra em produtos que vão desde luvas domésticas a celulares, aviões e pontes suspensas.
9. Monopoly - Elizabeth Magie
A criação de um dos jogos de tabuleiro mais populares da história já foi atribuída a um homem chamado Charles Darrow. Mas as regras do Monopoly, lançado no Brasil como Banco Imobiliário, foram na verdade inventadas por Elizabeth Magie.O objetivo de Magie era demonstrar a acumulação de riqueza com um jogo inovador, no qual os jogadores trocaram dinheiro e propriedade falsos. Ela patenteou em 1904 o "Landlord's Game" ("O jogo do proprietário", em tradução livre).
A versão que conhecemos hoje foi lançada em 1935 pela empresa Parker Brothers. Ao descobrir que Darrow não era o único criador, a companhia comprou a patente de Magie por apenas US$ 500.
EXERCÍCIOS SOBRE GRUPOS SANGUÍNEOS - CEI ZONA SUL
b) MN e Rh–.
c) M MN e Rh–.
d) M MN e Rh+ Rh–.
02. (UECE) Em 1940, num rumoroso processo de paternidade não reconhecida, a atriz Joan Barry incriminou o famoso Charles Chaplin, celebrizado como Carlitos, acusando-o de ser pai de seu filho. No julgamento, Chaplin foi considerado “culpado”. No entanto, o sangue da criança era B, o da mãe (acusadora de Chaplin) era A, e o sangue do grande cineasta era “O”. E agora, José? Baseado neste texto podemos afirmar:
a) O exame dos grupos sanguíneos são meios seguros de garantir a paternidade da descendência.
b) Embora exista uma probabilidade elevada da exclusão da paternidade, Chaplin poderia apresentar o fenótipo Bombaim. Desta forma, poderia ser o pai da criança. O teste do DNA, atualmente é o meio mais seguro de resolver esta polêmica diante da justiça.
c) O teste de DNA é menos preciso do que o teste de exclusão da paternidade, pelo exame de grupo sanguíneo.
d) De nada adiantaria associar-se ao sistema ABO, outros tipos de sistema de classificação do sangue, como o MN, para se excluir a paternidade de um filho.
03. (UECE) Com relação à anemia hemolítica podemos afirmar que é uma doença:
a) Própria de recém-nascidos, adquirida pela incompatibilidade do fator Rh (feto Rh+ e mãe Rh-).
b) Que causa a morte do feto por incompatibilidade ao grupo sanguíneo AB.
c) Própria de recém-nascidos, quando o bebê e a mãe são Rh–.
d) Que causa a destruição dos leucócitos e atrofia as hemácias.
04. (IFSC) O heredograma abaixo se refere à genealogia de uma família. As letras e sinais dentro de cada símbolo representam o tipo sanguíneo de acordo com o sistema ABO e o sistema Rh.
Analise as proposições e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I II
0 0 – A probabilidade de o casal II.1 x II.2 ter um filho (de qualquer sexo) com sangue B+ é de 1/8.
1 1 – A probabilidade de o casal I.3 x I.4 ter um problema de eritroblastose fetal é nula.
2 2 – O indivíduo III.1 tem 25% de probabilidade de ser do sexo masculino e possuir sangue do tipo A com fator Rh–.
3 3 – O indivíduo II.2 é capaz de receber sangue dos indivíduos I.1, I.4 e II.1, pois não apresenta aglutininas dos tipos anti-A, anti-B e anti-Rh.
4 4 – A probabilidade de o indivíduo III.1 poder doar sangue para o próprio pai (II.1) é de 25%.
05. (UEPA) Em um dos vários programas televisivos, onde é muito frequente a presença de pessoas em busca da confirmação da paternidade, surge uma mulher que alega ser a filha de um famoso astro de televisão e requer que a paternidade seja reconhecida. Encaminhada ao tribunal de justiça, o juiz encarregado do caso solicita a retirada de uma amostra de sangue dessa pessoa e do suposto pai. Após a análise da tipagem sanguínea obteve-se o seguinte resultado: a mulher é do tipo AB, Rh negativo e o homem O, Rh positivo. Com base nessas informações o veredicto do juiz sobre essa questão deverá ser que a mulher:
a) Pode ser filha do famoso astro.
b) Com certeza, não é filha do homem citado.
c) Tem 25% de chance de ser filha do suposto pai.
d) Tem 50% de chance de ser filha do suposto pai.
e) Tem 75%de chance de ser filha do suposto pai.
06. (UNIVASF) Pessoas do grupo sanguíneo (AB) apresentam em suas hemácias os aglutinogênios A e B; por outro lado, pessoas do grupo sanguíneo (O) não apresentam aglutinogênios em suas hemácias. Analise as transfusões propostas e identifique as que indicam transfusões recomendadas.
Estão corretas:
a) 2 e 4, apenas.
b) 1, 3 e 4, apenas.
c) 2 e 5, apenas.
d) 1, 2, 3, 4 e 5.
e) 1, 3 e 5, apenas.
07. (UFV) Uma mulher que teve, ao nascer, problemas relacionados com a eritroblastose fetal procurou um geneticista para saber quais eram os riscos de seus filhos virem a apresentar o mesmo problema. Considerando que seu marido é do grupo Rh–, a probabilidade de que o primeiro filho deste casal venha também a apresentar eritroblastose feral é:
a) 1/4.
b) 1/2.
c) zero.
d) 100%.
e) 75%.
08. (UFVJM) Considere esta situação. Uma mulher possui sangue A Rh–, seu marido, B Rh+. O primeiro filho do casal tem sangue B Rh–; o segundo filho, O Rh+. Com base na situação apresentada, preencha os parênteses com V, se a afirmativa for verdadeira e F, se a afirmativa for falsa.
( ) Existe a possibilidade de o casal ter seu terceiro filho com a eritroblastose fetal, caso a mãe não seja imunizada.
( ) A eritroblastose fetal é provocada por anticorpos anti-B da mãe, que atacam as hemácias do feto.
( ) O recém-nascido com eritroblastose fetal apresenta icterícia em decorrência da metabolização da hemoglobina ao ácido úrico, liberada durante a hemólise.
( ) Há para compensar a destruição das hemácias, grande quantidade de eritroblastos na circulação do recém-nascido.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
a) V, F, V, V.
b) F, V, V, F.
c) V, F, V, F.
d) V, F, F, V.
09. Utilizando-se três lâminas de microscopia, foi colocada uma gota de sangue humano em cada uma delas. A cada gota foi juntada igual quantidade de soro anti-A na primeira, soro anti-B na segunda e soro anti-Rh na terceira. Após a mistura do sangue com os respectivos soros, foi observada aglutinação nas duas primeiras lâminas. A partir desses dados podemos afirmar que o indivíduo, quanto aos grupos sanguíneos ABO e fator Rh, é:
a) B e Rh positivo.
b) AB e Rh negativo.
c) A e Rh negativo.
d) AB e Rh positivo.
e) A e Rh positivo.
10. (CEFET-CE) Uma mulher do grupo sanguíneo AB casa-se com um homem de grupo sanguíneo B, filho de pai O. A probabilidade de este casal ter uma filha do grupo B é de:
a) 25%.
b) 100%.
c) 75%.
d) 50%.
e) Zero.
11. (PUC-CAMPINAS) Uma mãe, com tipo sanguíneo O, Rh–, tem um filho O, Rh+, mas tem dúvidas sobre qual dos três namorados é o pai da criança: João tem tipo sanguíneo A, Rh+, José tem tipo AB, Rh+ e Pedro é A, Rh–. O geneticista consultado informou que o pai pode ser:
a) João.
b) José.
c) Pedro.
d) João ou José.
e) José ou Pedro.
12. (FATEC) Paula, portadora do aglutinogênio B e Rh negativo casou-se com João, portador dos aglutinogênios A e B e Rh positivo. Sabendo-se que a mãe de Paula não possui aglutinogênios e que João teve um irmão com doença hemolítica do recém nascido, conclui-se que a probabilidade de o casal ter um filho Rh positivo e sangue tipo A é:
a) 9/16.
b) 3/16.
c) 1/4.
d) 1/8.
e) 1/2.
13. (UNESP) Em um acidente de carro, três jovens sofreram graves ferimentos e foram levados a um hospital, onde foi constatada a necessidade de transfusão de sangue devido a forte hemorragia nos três acidentados. O hospital possuía em seu estoque 1 litro de sangue do tipo AB, 4 litros do tipo B, 6 litros do tipo A e 10 litros do tipo O. Ao se fazer a tipagem sanguínea dos jovens, verificou-se que o sangue de Carlos era do tipo O, o de Roberto do tipo AB e o de Marcos do tipo A. Considerando apenas o sistema ABO, os jovens para os quais havia maior e menor disponibilidade de sangue em estoque eram, respectivamente:
a) Carlos e Marcos.
b) Marcos e Roberto.
c) Marcos e Carlos.
d) Roberto e Carlos.
e) Roberto e Marcos.
14. (PUC-MG) Os esquemas abaixo mostram as possíveis transfusões de sangue tradicionais em relação aos sistemas ABO e Rh.
Pode-se dizer que os tipos sanguíneos mais difíceis e mais fáceis para receber sangue são, respectivamente:
a) O Rh+ e O Rh–.
b) O Rh–, e AB Rh+.
c) A Rh–, e AB Rh+.
d) AB Rh+ e O Rh–.
15. Ao descobrir que seu genótipo era homozigoto, João (indivíduo II.1) elaborou o heredograma abaixo, sobre a herança de grupos sanguíneos do sistema ABO. Considerando a herança clássica do sistema ABO, verifique as proposições a seguir:
I II
0 0 – O indivíduo II.2 é de sangue tipo B.
1 1 – O indivíduo II.5 pode ter aglutininas anti-A e anti-B no seu plasma.
2 2 – O genótipo de III.3 é IBi.
3 3 – O individuo III.5 pode ter aglutininas anti-A e anti-B no seu plasma.
4 4 – O indivíduo III.2 é de sangue tipo A.
16. (CESGRANRIO) O esquema abaixo apresenta as possíveis transfusões entre indivíduos dos grupos sanguíneos do sistema ABO:
A partir dele podemos concluir que:
a) B tem aglutinogênio A e aglutinina B.
b) A tem aglutinogênio A e aglutinina A.
c) O tem aglutinogênios A e B.
d) AB não tem nenhum dos aglutinogênios.
e) AB não tem nenhuma das aglutininas.
17. (PUC-MG) Interpretando a figura a seguir sobre a Doença Hemolítica do recém-nascido (DHR), assinale a afirmativa incorreta.
a) A placenta normalmente funciona como uma barreira que separa as células sanguíneas fetais e maternas.
b) Após a 1a gravidez, os antígenos fetais não serão capazes de induzir a produção de anticorpos anti-Rh pela mãe.
c) Em III, após o contato com o antígeno Rh+, a mãe produz anticorpos anti-Rh que podem ser transferidos para a corrente sanguínea fetal.
d) Se, logo após o parto da 1a gravidez, a mãe recebesse anticorpos anti-Rh, a DHR poderia ser evitada.
18. (PUC-PR) Num laboratório foram realizados, em cinco indivíduos, exames de sangue para a determinação da tipagem sanguínea dos Sistemas ABO e Rh. Foram obtidas reações com a aplicação dos reagentes anti-A, anti-B e anti-Rh. Os resultados obtidos foram:
INDIVÍDUO | SORO ANTI-A | SORO ANTI-B | SORO ANTI-RH |
1 | Aglutinou | Não aglutinou | Não aglutinou |
2 | Aglutinou | Aglutinou | Aglutinou |
3 | Não aglutinou | Aglutinou | Não aglutinou |
4 | Não aglutinou | Não aglutinou | Não aglutinou |
5 | Aglutinou | Aglutinou | Não aglutinou |
a) 4 e 2.
b) 4 e 3.
c) 1 e 5.
d) 2 e 4.
e) 5 e 1.
19. (MACK) Considere o heredograma abaixo, que mostra a tipagem ABO e Rh dos indivíduos. Sabendo que o casal 5 X 6 já perdeu uma criança com eritroblastose fetal, a probabilidade de nascer uma menina do tipo O, Rh+é de:
a) 1/6.
b) 1/8.
c) 1/2.
d) 1/4.
e) 1/3.
20. (UNESP) Observe a genealogia.
Para o casal (5 e 6) que pretende ter muitos filhos, foram feitas as quatro afirmações a seguir.
I. O casal só terá filhos AB e Rh positivo.
II. Para o sistema ABO, o casal poderá ter filhos que não poderão doar sangue para qualquer um dos pais.
III. O casal poderá ter filhos Rh positivo, que terão suas hemácias lisadas por anticorpos anti-Rh produzidos durante a gravidez da mãe.
IV. Se for considerado apenas o sistema Rh, o pai poderá doar sangue a qualquer um de seus filhos.
São corretas, apenas, as afirmações:
a) II e IV.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) I, II e III.
e) I e III.
21. (PUC-MG) No ambulatório de uma pequena cidade do interior estava D. Josefa, que precisava urgentemente de transfusão sanguínea, mas não se sabia o seu grupo sanguíneo. Como faltavam anti-soros para a determinação dos grupos sanguíneos no sistema ABO, Dr. Epaminondas, que é do grupo A, usou de um outro recurso: retirou um pouco de seu próprio sangue do qual separou o soro, fazendo o mesmo com o sangue de D. Josefa. O teste subsequente revelou que o soro do Dr. Epaminondas provocava aglutinação das hemácias de D. Josefa, mas o soro de D. Josefa não era capaz de aglutinar as hemácias do Dr. Epaminondas. A partir dos resultados, Dr. Epaminondas pode concluir que D. Josefa apresentava sangue do grupo:
a) A.
b) B.
c) AB.
d) 0.
22. (UEL) Os tipos sanguíneos do sistema ABO de três casais e três crianças são mostrados a seguir.
CASAIS
I. AB × AB
II. B × B
III. A × O
CRIANÇAS
a. A
b. O
c. AB
Sabendo-se que cada criança é filha de um dos casais, alternativa que associa corretamente cada casal a seu filho é:
a) I – a; II – b; III – c.
b) I – a; II – c; III – b.
c) I – b; II – a; III – c.
d) I – c; II – a; III – b.
e) I – c; II – b; III – a.
23. (MACK) A respeito do heredograma abaixo, que considera o sistema sanguíneo ABO, assinale a alternativa incorreta.
a) O indivíduo 9 pode ser doador universal.
b) O indivíduo 7 pertence ao grupo sanguíneo A.
c) O indivíduo 6 é homozigoto.
d) O indivíduo 1 é receptor universal.
e) O indivíduo 8 é heterozigoto.
24. (COVEST) Na figura abaixo são mostrados os genótipos e fenótipos possíveis, considerando-se os alelos IA, IB e i determinantes dos grupos sanguíneos do sistema ABO no homem. De acordo com a figura, analise as proposições a seguir:
I II
0 0 – Todos os descendentes de um casal de genótipo tipo 2 serão do grupo A e apresentarão em suas hemácias o aglutinogênio A.
1 1 – Indivíduos do grupo sanguíneo B de genótipo 3 ou 4 apresentam na membrana de suas hemácias aglutinogênio B e, no plasma, aglutinina anti-A.
2 2 – Os descendentes de um casal (genótipo 5) do grupo sanguíneo AB serão todos fenotipicamente AB e, como têm em seus genótipos os alelos IA e IB, apresentam, na membrana de suas hemácias, os antígenos A e B.
3 3 – Indivíduos do grupo sanguíneo O de genótipo 6, apresentam aglutinogênios A e B no plasma, mas não têm aglutininas anti-A e anti-B na membrana de suas hemácias.
4 4 – Para a formação dos aglutinogênio A e B é necessária a presença de um antígeno precursor conhecido como antígeno H, que não estará presente nos indivíduos conhecidos como falsos O.
25. (PUC-RS) Uma mulher com sangue do tipo A / Rh+ / MM é casada com um homem com tipo sanguíneo B / Rh+ / NN. Qual das alternativas abaixo indica o tipo sanguíneo de uma criança que nãopoderia ter sido gerada por este casal?
a) A / Rh+ / NN.
b) A / Rh–/ MN.
c) AB / Rh– / MN.
d) O / Rh+ / MN.
e) O / Rh– / MN.
26. (FATEC) Considere os seguintes dados:
– Menino de tipo sanguíneo A, Rh–.
– Mãe de tipo sanguíneo B, Rh–.
– Pai sem aglutininas do sistema ABO no sangue, mas possuidor do antígeno Rh.
A probabilidade de os pais desse menino terem mais um filho com o mesmo fenótipo de seu irmão, levando em conta o sexo, o grupo sanguíneo e o fator Rh é de:
a) 1/16.
b) 1/12.
c) 1/8.
d) 1/4.
e) 1/2.
27. Para se determinar o tipo sanguíneo de uma pessoa, foram colocadas três amostras de seu sangue sobre uma lâmina de vidro, adicionando-se, a cada uma, soros anti-A, anti-Rh e anti-B, conforme o esquema abaixo. Após alguns segundos, notou-se aglomeração de hemácias apenas no local onde havia soros anti-B e anti-A.
Com relação a esses resultados, assinale a opção correspondente ao possível genótipo da pessoa em teste.
a) IAIARR.
b) IAIBrr.
c) IBiRr.
d) IAirr.
e) iiRR.
28. Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros de tipo A, 8 litros B e 2 litros O. Para transfusões em indivíduos O, A, B e AB estão disponíveis, respectivamente:
a) 2, 5, 10 e 18 litros.
b) 2, 3, 5 e 8 litros.
c) 18, 8, 13 e 5 litros.
d) 2, 3, 8 e 16 litros.
e) 2, 5, 18 e 10 litros.
29. (CEFET-AL) A genealogia a seguir mostra os grupos sanguíneos dos sistemas ABO e Rh dos indivíduos de uma família.
Com base nessas informações, analise as alternativas abaixo:
I. A probabilidade de um descendente do casal 7 x 8 ser do grupo B e Rh positivo é 3/16.
II. Um casal 7 x 8 não poderá ter descendente do grupo O e Rh negativo.
III. Se o casal 7 x 8 já tiver uma criança com sangue B e Rh positivo, a probabilidade de ter outra com os mesmos fenótipos sanguíneos é 0%.
IV. O casal 7 x 8 poderá ter descendentes de todos os grupos sanguíneos (ABO e Rh).
Estão corretas:
a) Apenas I e IV.
b) Apenas I e II.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I, II e IV.
e) Apenas I, III e IV.
30. No heredograma a seguir, estão indicados os fenótipos dos grupos sanguíneos ABO e Rh. O indivíduo 6 deverá ser, em relação aos loci dos sistemas ABO e Rh, respectivamente:
a) Heterozigoto – heterozigoto.
b) Heterozigoto – homozigoto dominante.
c) Heterozigoto – homozigoto recessivo.
d) Homozigoto – heterozigoto.
e) Homozigoto – homozigoto dominante.
31. (UFSM) Para os grupos sanguíneos ABO, existem três alelos, comuns na população humana. Dois (alelos IA e IB) são có-dominantes entre si e o outro alelo (i) é recessivo em relação aos outros dois. De acordo com essas informações, pode(m)-se afirmar.
I. Se os pais são do grupo sanguíneo O, os filhos também serão do grupo sanguíneo O.
II. Se um dos pais é do grupo sanguíneo A e o outro do grupo sanguíneo B, todos os filhos serão do grupo sanguíneo AB.
III. Se os pais são do grupo sanguíneo A, os filhos poderão ser do grupo sanguíneo A ou O.
Esta(ão) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
32. Com relação à herança dos tipos sanguíneos ABO e Rh verifique as proposições a seguir:
01. No sistema ABO, o tipo O é muito frequente e, por este motivo, o alelo responsável por sua expressão é dominante sobre os demais.
02. Os indivíduos do sistema ABO classificam-se em um dos quatro genótipos possíveis: tipo A, tipo B, tipo AB e tipo O.
03. No sistema Rh, uma pessoa de sangue Rh+ poderá receber sangue Rh–, sem problemas.
04. A eritroblastose fetal poderá ocorrer quando a mãe Rh+ gerar uma criança Rh–.
05. Se um indivíduo do tipo B for heterozigoto, ele poderá produzir gametas portadores de IB ou de i, nas mesmas proporções.
06. Os indivíduos do tipo sanguíneo O possuem aglutinógenos em suas hemácias, porém não possuem aglutininas no plasma.
Assinale a alternativa com a soma das proposições verdadeiras.
a) 10.
b) 08.
c) 14.
d) 20.
e) 15.
33. (UFC) Na herança do sistema sanguíneo ABO, há três alelos autossômicos principais: IA (para sangue do tipo A), IB (para sangue do tipo B) e i (para sangue do tipo O). Sabe-se, ainda, que IA e IB são co-dominantes, ambos dominando sobre i. Uma mulher do tipo A, casada com um homem do tipo B, teve uma filha do tipo O. O homem não quis reconhecer a paternidade alegando infidelidade por parte da mulher. Como na época em que o fato ocorreu não havia o “exame do DNA”, o Juiz recorreu a um geneticista que lhe apresentou um parecer sobre o caso. Assinale a alternativa que contém a conclusão correta do geneticista.
a) O homem tem razão, pois, por se tratar de um caso de herança ligada ao sexo, a filha dos dois teria que ser, obrigatoriamente, do tipo A.
b) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, quaisquer que sejam seus genótipos, jamais poderiam ter filhos ou filhas do tipo O.
c) O homem não tem razão, pois, pais com tipos A e B, dependendo de seus genótipos, podem ter filhos ou filhas com qualquer um dos tipos sanguíneos (A, B, AB e O).
d) O homem não tem razão, pois, por se tratar de herança autossômica, filhos e filhas teriam que ser, obrigatoriamente, do tipo O.
e) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, só podem ter filhos ou filhas do tipo AB, visto que IA e IB são co-dominantes.
34. (UFRO) O quadro abaixo relaciona os indivíduos com seus respectivos tipos sanguíneos e, baseado nele, é incorreto afirmar que:
NOME | ANTÍGENO | ANTICORPO |
Carla | A | Anti-B |
Tiago | B | Anti-A |
Maura | A e B | – |
Luiz | – | Anti-A e anti-B |
c) Luiz pode doar sangue para Carla, Tiago e Maura.
d) Maura pode receber sangue de Carla, Tiago e Luiz.
e) Se Luiz se casar com Maura, poderão ter filhos com sangue O e AB.
35. (UFMG) Considere os grupos sanguíneos do sistema ABO e suponha que: Andréa e Pedro possuem apenas um aglutinogênio no sangue, mas pertencem a grupos sanguíneos diferentes; Paulo possui duas aglutininas no soro; Monalisa pertence a grupo sanguíneo diferente dos de Andréa, Paulo e Pedro; Cristian pode receber sangue de apenas duas das pessoas citadas. Com esses dados, é correto dizer que Cristian poderia pertencer ao mesmo grupo sanguíneo de:
a) Pedro ou Paulo.
b) Pedro ou Andréa.
c) Só de Paulo.
d) Andréa e Paulo.
e) Paulo e Monalisa.
36. (FUCMT-MS) O avô paterno de uma mulher pertence ao grupo sanguíneo AB e todos os outros avós são do grupo O. Qual a probabilidade de essa mulher ser do grupo AB?
a) Nula.
b) 25%.
c) 50%.
d) 75%.
e) 100%.
37. (FMU/FIAM-SP) Uma pessoa foi informada que não pode doar sangue nem para seu pai, que é do grupo sanguíneo A, nem para sua mãe, que é do grupo B. Podemos concluir que essa pessoa:
a) Pertence ao grupo A.
b) Pertence ao grupo B.
c) Pertence ao grupo AB.
d) Pertence ao grupo O.
e) Possui tanto anticorpos anti-A como anticorpos anti-B.
38. (PUC-PR) Ao ser analisado o sangue dos pais de uma criança, constatou-se serem dos grupos sanguíneos O e AB (sistema ABO). Quanto ao grupo sanguíneo da criança:
a) É impossível prover seu grupo sanguíneo.
b) Poderá ser de qualquer dos grupos sanguíneo: A, B, AB ou O.
c) Será do grupo sanguíneo de um dos pais.
d) Será do grupo sanguíneo A, B ou AB.
e) Será do grupo sanguíneo A ou B.
39. (UFRS) Numa transfusão de sangue, um indivíduo AB, Rh+ recebe sangue de um individuo A, Rh–. Nessa transfusão, espera-se que:
a) Não ocorra choque, pois o soro do receptor não possui aglutininas, e o doador não possui o fator Rh.
b) Ocorra choque, pois as hemácias do doador possuem aglutinogênio A, e o receptor possui o fator Rh.
c) Ocorra choque, pois o soro do doador contém aglutinina anti-B, que aglutinará as hemácias do receptor.
d) Não ocorra choque, pois as hemácias do receptor são indiferentes às aglutininas anti-A do soro do doador.
e) Não ocorra choque, pois o soro do doador não possui aglutininas incompatíveis com os aglutinogênios do receptor.
40. (UFRS) Uma mulher do tipo sanguíneo A gerou uma criança de sangue O. Por se tratar de um caso de paternidade duvidosa, foram investigados os grupos sanguíneos dos três possíveis pais dessa criança, que são os seguintes: homem I – AB; homem II – B; homem III – O. Quais desses homens podem ser excluídos, com certeza, dessa paternidade?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
GABARITO
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 |
C | B | A | VFFVV | B | B | C | D | B | A |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
A | D | D | B | VFVVV | E | B | D | B | A |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
C | E | C | FVFFV | A | A | B | A | A | A |
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |
D | B | C | E | B | A | C | E | A | A |
27 de ago. de 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA - CEI ZONA SUL
a) 15 pretos (9 C- M-, 3 C- mm e 3 ccMm) para 1 dourado (ccmm).
b) 12 pretos (9 C-M- e 3 C-mm) para 4 marrons (3 ccM- e 1 ccmm).
c) 12 pretos (9 C-M- e 3 C-mm) para 3 marrons (ccM-) para 1dourado (ccmm).
d) 9 pretos (C-M-) para 7 marrons (3 C-mm , 3 ccMm e 1 ccmm).
e) 9 pretos (C-M-) para 3 marrons (C-mm) para 4 dourados (3 ccM- e 1 ccmm).
02. (UNISC) No heredograma abaixo, a característica representada em negrito é dominante ou recessiva e qual o genótipo do indivíduo número 6, respectivamente?
a) AA, b) Aa, c) AaBb, d) AABB, e) AABBccDDeeffgg e f) AabbccDdee.
PRIMEIRA COLUNA
1. Genótipo.
2. Fenótipo
3. Alelo dominante
4. Alelo recessivo
5. Cromossomos homólogos
6. Locus gênico
SEGUNDA COLUNA
( ) Expressa-se mesmo em heterozigose.
( ) Pareiam-se durante a meiose.
( ) Conjunto de características morfológicas ou funcionais do indivíduo.
( ) Local ocupado pelos genes nos cromossomos.
( ) Constituição genética dos indivíduos.
( ) Expressa-se apenas em homozigose.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) 4 – 6 – 5 – 2 – 1 – 3.
b) 3 – 5 – 6 – 2 – 1 – 4.
c) 3 – 5 – 1 – 6 – 2 – 4.
d) 3 – 5 – 2 – 6 – 1 – 4.
e) 4 – 3 – 1 – 5 – 6 – 2.
05. (UECE) Analise as seguintes afirmações:
I. Na codominância, os alelos se expressam igualmente, não havendo dominantes ou recessivos.
II. No poliibridismo, está em jogo a expressão de um único par de alelos, constituindo-se na Lei da disjunção dos fatores, ou 1a Lei de Mendel.
III. A síndrome de Down se dá, via de regra, pela trissomia de cromossomo 21.
Está correto o que se afirma em:
a) II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
06. (UNCISAL) “Durante a formação das células reprodutivas, ou gametas, cada par de “fatores” se segrega, ou seja, se separa. Cada gameta recebe apenas um fator de cada par, sendo sempre puro.”
a) 1/1.
b) 1/4.
c) 1/8.
d) 1/16.
e) 1/32.
07. (UEPG) Mendel fez cruzamentos com ervilhas para estabelecer algumas leis da hereditariedade. Assim, em um dos seus experimentos, cruzou ervilhas amarelas e lisas com ervilhas verdes e rugosas. Na geração F1 observou que todos os descendentes possuíam ervilhas amarelas e lisas. Mendel então intercruzou os descendentes da geração F1 e observou na F2 uma proporção de 9/16 amarelas e lisas, 3/16 amarelas e rugosas, 3/16 verdes e lisas, 1/16 verdes e rugosas. Diante do exposto e sobre as leis de Mendel, assinale o que for correto.
01. Esse é um exemplo da segunda lei de Mendel com dominância completa do fenótipo amarelo sobre o fenótipo verde e também do fenótipo liso sobre o fenótipo rugoso.
02. As duas características analisadas nesse exemplo, cor da ervilha e forma da ervilha, correspondem cada uma delas ao controle de um gene.
04. Esses dois genes analisados no exemplo, gene que controla a cor da ervilha e gene que controla a forma da ervilha, obrigatoriamente estão em cromossomos diferentes, fato que define a lei da segregação independente.
08. A proporção observada na F2 de 9:3:3:1 é decorrente da segregação de um gene com dominância incompleta.
16. Esse exercício mostra claramente que os genes para cor da ervilha e formato da ervilha estão no mesmo cromossomo; por isso é chamado de ligação gênica.
Soma das alternativas corretas:
08. (UNIFACS) Para resolver esta questão utilize as informações a seguir:
O diagrama ilustra um experimento realizado por Cuénot logo após o reconhecimento do trabalho de Mendel e, posteriormente, ampliado por outros pesquisadores.
A proporção fenotípica de 2 camundongos amarelos: 1 aguti, em repetidos cruzamentos dessa natureza, tem como explicação:
a) O princípio da segregação é inaplicável aos animais.
b) O gene A se comporta como recessivo na determinação da cor da pelagem.
c) O alelo A, em homozigose, determina a morte dos camundongos.
d) A ocorrência de uma mutação nova gerou um alelo letal para os camundongos.
e) O efeito pleiotrópico do gene a ocorre em qualquer genótipo.
09. (UNIFESP) A síndrome de Gaucher é autossômica e recessiva. Ela consiste na deficiência de uma enzima dos lisossomos, responsável pela digestão de gorduras das células. No caso de pacientes com a síndrome de Gaucher, pode-se afirmar corretamente que:
a) A deficiência da enzima levará ao acúmulo de lipídios no fígado do portador da síndrome.
b) A introdução de cópias do gene normal nas células do fígado evitará a síndrome nos descendentes.
c) A deficiência enzimática e a mutação estão presentes apenas nas células do fígado.
d) Por ser uma anomalia de enzima dos lisossomos, ela não é hereditária.
e) O cruzamento de um homem heterozigótico com uma mulher afetada resulta em 25% de probabilidade de filhos afetados.
10. (UEPG) Com relação à genética, assinale o que for correto.
01. A molécula de DNA é uma dupla cadeia de aminoácidos, onde a base nitrogenada adenina pareia-se com metionina e guanina e faz ligação com citosina.
02. O sistema sanguíneo ABO humano é um exemplo de polialelismo.
04. De acordo com a primeira lei de Mendel, se for realizado um experimento com cobaias, no qual a cor de pelagem preta (B) é dominante sobre a pelagem branca (b), a geração F1 será toda constituída de animais heterozigotos para a cor preta (Bb), se a mãe for homozigota para a cor preta e o pai homozigoto para a cor branca.
08. As mulheres com Síndrome de Turner possuem 3 cromossomos X.
Soma das alternativas corretas:
11. (UFG) Após seu retorno à Inglaterra, Darwin casou-se com sua prima Emma, com quem teve dez filhos, dos quais três morreram. Suponha que uma dessas mortes tenha sido causada por uma doença autossômica recessiva. Nesse caso, qual seria o genótipo do casal para essa doença?
a) aa e aa.
b) AA e aa.
c) AA e Aa.
d) AA e AA.
e) Aa e Aa.
12. (COPERVE) No heredograma abaixo, os símbolos preenchidos (pretos) são de pessoas com uma doença genética em comum, causada pela ação de um gene recessivo, e os não preenchidos (brancos), de indivíduos normais.
Sobre o heredograma acima e de acordo com a 1ª Lei de Mendel, é correto afirmar que:
a) O casal 10 e 11 possui 50% de chance de ter um filho do sexo feminino com a doença em questão.
b) Os indivíduos 01, 04, 05, 07, 08 e 10 possuem genótipo heterozigoto.
c) A doença pode ser considerada uma herança ligada ao sexo.
d) Os indivíduos 01 e 07 são homozigotos dominantes.
e) Não é possível definir o genótipo dos indivíduos 04, 05, 08 e 10.
13. (UFV) Um casal normal tem cinco filhos. Dois deles sofrem de um distúrbio genético raro que tem aparecido esporadicamente nessa família. Qual é o tipo de relação entre os alelos desse gene?
a) Codominância.
b) Dominância completa.
c) Dominância parcial.
d) Ausência de dominância.
14. (IFMG) Considere o heredograma abaixo, no qual as figuras em negro representam indivíduos portadores de uma determinada característica:
Julgue as afirmativas a seguir e identifique a incorreta:
a) Um exemplo de característica que segue esse padrão de transmissão é a polidactilia.
b) Os indivíduos 1 e 2 têm o mesmo genótipo.
c) Pelos dados apresentados é impossível determinar precisamente o genótipo do indivíduo 6.
d) Se 3 se casar com um homem que tenha o mesmo genótipo que seu pai, todos os seus descendentes apresentarão essa característica.
15. O vigor híbrido, muito explorado nos programas de melhoramento, é a medida da superioridade do F1 em relação a seus pais. Vigor híbrido é também conhecido por:
a) Heterose.
b) Seleção.
c) Herdabilidade.
d) Variabilidade.
16. (UFC) Um homem albino com sangue tipo AB casou-se com uma mulher normal também com sangue tipo AB. O casal pretende ter filhos. Qual a probabilidade de nascer uma criança albina do sexo masculino e com tipo sanguíneo AB, sabendo-se que a mãe é normal heterozigótica para albinismo?
a) 1/8.
b) 1/4.
c) 1/2.
d) 1/12.
e) 1/16.
17. (UEPG) O polialelismo, a interação gênica e as heranças ligadas ao sexo são importantes tipos de herança genética. Com relação a esses sistemas de herança genética, assinale o que for correto.
01. Para a herança do grupo sanguíneo ABO, um homem tipo sanguíneo AB (genótipo IAIB) casado com uma mulher homozigota para sangue O (ii) só podem ter descendentes do tipo sanguíneo A ou B.
02. A cor da pelagem dos coelhos é condicionada por 4 alelos, a seguir, em ordem de dominância: C, que determina pelagem selvagem; cch determina chinchila; ch determina himalaio; c determina albino. O cruzamento entre um coelho macho selvagem (genótipo Cc) e uma fêmea chincilha (genótipo cchc) resulta em uma probabilidade fenotípica da prole de 50% selvagem, 25% chinchila e 25% albino.
04. Quando dois ou mais genes (não alelos) determinam uma mesma característica, ocorre a denominada interação gênica.
08. Uma mulher com visão normal, porém portadora do alelo para daltonismo (genótipo XDXd), é casada com homem normal (genótipo XDY). Esse casal terá todos os filhos (meninos) apresentando daltonismo.
16. Um homem hemofílico (genótipo XhY) casado com uma mulher normal (XHXH) terá todos os filhos normais.
Soma das alternativas corretas:
18. (UNIFOR) O albinismo é condicionado por um alelo recessivo e o sistema ABO de grupos sanguíneos por uma série de três alelos. Os genes para essas características são autossômicos e segregam-se independentemente. Um homem com pigmentação normal e do grupo A é casado com uma mulher albina e do grupo B. Esse casal, que já tem um filho albino e do grupo O, quer saber a probabilidade de vir a ter uma criança com pigmentação normal e do grupo AB. Essa probabilidade é:
a) 1/16.
b) 1/8.
c) 3/16.
d) 1/4.
e) 3/4.
19. (PUC-MG) O esquema abaixo representa a reprodução em abelhas.
Sobre ele é correto afirmar, exceto:
a) A formação de gametas pode ocorrer com meiose ou mitose.
b) A probabilidade de maior variabilidade genética pode ocorrer em operárias e rainhas.
c) No esquema apresentado, a partenogênese ocorre apenas nos zangões.
d) Os zangões, por serem Haplóides, não apresentam variabilidade genética.
20. (UEM) Sobre os conceitos utilizados em genética, é correto afirmar que:
01. Na polialelia um caráter é condicionado por três ou mais genes alelos, que surgem por mutação de um gene original; entretanto, cada indivíduo só pode ter dois alelos de cada vez.
02. Codominância é o fenômeno em que os alelos de um gene impedem a expressão dos alelos de outro par, que pode ou não estar no mesmo cromossomo.
04. Penetrância gênica é definida como a porcentagem de indivíduos com determinado genótipo que expressa o fenótipo correspondente.
08. Um único gene que exerce efeito simultâneo sobre várias características do organismo é denominado de pleiotrópico. Um exemplo para o organismo humano é a fenilcetonúria.
16. Herança quantitativa é o termo utilizado para descrever situações em que o fenótipo dos indivíduos heterozigóticos é intermediário, em termos quantitativos, entre os fenótipos dos dois homozigóticos.
Soma das alternativas corretas:
Anúncios