Tecnologia do Blogger.

26 de ago. de 2011

Câncer de pele





Câncer de pele é o mais comum de todos os cânceres humanos. Mais de um milhão de pessoas são diagnosticadas anualmente.No Brasil a estimativa do INCA para 2008 é de 55.890 casos em homens e 59.120 casos novos em mulheres de câncer de pele não melanoma.

Casos de melanoma para 2008 ficam em torno de 2.950 casos em homens e 2.970 entre as mulheres. A maioria destes casos é o carcinoma de células basais (CBC) e o carcinoma de células escamosas (CEC) vem em segundo lugar entre os cânceres de pele.

O melanoma maligno tem um número pequeno mas importante nos cânceres de pele. Melanoma maligno é uma forma altamente agressiva que pode ser fatal se não tratado cedo. Recentes estudos demonstram que o número de casos de câncer de pele no Brasil está crescendo a uma taxa alarmante. Felizmente, consciência aumentada por parte da população e entre os médicos, resultaram em diagnóstico mais cedo e melhores resultados com menor morbimortalidade.


Causas


Exposição aos raios ultravioleta da luz solar é a maior causa de câncer de pele.

Outras causas importantes de câncer de pele incluem o seguinte:

Câmaras de bronzeamento


Imunossupressão (quando o sistema que protege o corpo de substâncias estranhas, como germes ou agentes que causam uma reação alérgica, está inibido)


Exposição níveis altos de radiação ionizante ( RX, RXT


Contato com certas substâncias químicas (os mineiros que são expostos ao arsênio; exposição a hidrocarbonetos como piche, óleos, e fuligem podem elevar as taxas de carcinoma de células de escamosas


Quem são as pessoas de maior risco?


Pessoas com pele clara, cabelo claro e olhos azuis


Certas desordens genéticas (alguns exemplos são as pessoas que têm baixos níveis de pigmento de pele com albinismo e xeroderma pigmentoso


Pessoas que já foram tratadas para câncer de pele


Pessoas com numerosas verrugas, verrugas grandes que estavam presente desde nascimento


Pessoas com familiares próximos que desenvolveram melanoma


Sinais e Sintomas

Carcinoma Basocelular (CBC). Normalmente se observa uma lesão nodular, bem circunscrita, translúcida, lisa, perolada, às vezes pigmentada (cor escurecida) na pele exposta ao sol da cabeça, pescoço ou ombros. Vasos sangüíneos pequenos podem ser visíveis dentro do tumor (teleangectasias). Pode formar uma depressão central com crosta que sangra facilmente. Freqüentemente confundido com uma ferida que não cura.

Carcinoma de Células Escamosas (CEC). Geralmente é uma ferida bem definida, tipo placa ou nódulo, com variados graus de crosta e coloração avermelhada, em pele exposta ao sol. Semelhante ao CBC, podem ocorrer ulceração e hemorragia. Quando não tratado o CEC como CBC podem desenvolver em uma grande massa tumoral.



Melanoma

A maioria dos melanomas maligno são lesões pigmentadas variando do marrom para preto. Sinais de atenção incluem mudança em tamanho, forma, cor ou elevação verrucosa. O aparecimento de elevação verrucosa durante maioridade, dor, coceira, ulceração ou sangramento devem ser conferidos.

Um fácil lembrete constitui no "ABCD" do melanoma, que é útil para identificar melanoma maligno:

A - Assimetria: Um lado completamente diferente do outro


B -Borda irregular: Podem ser margens entalhadas ou irregulares


C -Cor: Freqüentemente uma mistura de preto, bronzeado, marrom, azulada, vermelho ou branco


D -Diâmetro: Normalmente maior que 6 mm (maior que o tamanho de uma borracha de um lápis) e qualquer mudança em tamanho.


Quando Procurar o Médico

Faça uma consulta com seu médico ou um especialista de pele (o dermatologista) para avaliar qualquer verruga ou mancha suspeita em sua pele caso você notar qualquer mudança no tamanho, forma, cor, ou textura de áreas pigmentadas (áreas mais escuras de pele ou verrugas).

Diagnóstico

O médico examinará qualquer lesão em questão e, em muitos casos, a superfície de pele inteira. Lesões que são difíceis de identificar ou são suspeitas de ser câncer de pele, realiza-se então uma biópsia de pele com anestesia local e uma amostra será levada para o patologista examinar em um microscópio.

Tratamento

Remoção cirúrgica é o esteio de terapia para CBC e CEC.

Podem ser removidos tumores pequenos por uma variedade de técnicas que incluem excisão simples (retirada cirúrgica), eletro dissecção e curetagem (queimando o tecido com uma agulha elétrica), e criocirurgia (congelando a área com nitrogênio líquido).


Tumores maiores, lesões em locais de alto risco, tumores recidivados, e lesões em áreas esteticamente sensíveis são retiradas através de cirurgia com seguintes objetivos:
Retirada da lesão com margens oncológicas
Preservação do tecido sadio
Preservação da função
Melhor resultado estético (retalhos, enxertos livre ou micro-cirúrgico)


As pessoas que são candidatos a cirurgia e não operáveis (sem condição de suportar uma cirurgia) podem ser tratadas através de terapia de radiação externa (Radioterapia).


Melanoma maligno é tratado mais agressivamente. Necessita de melhor abordagem assim como diagnóstico e tratamento.


Tratamento da lesão primária do melanoma:


Lesão primária é a lesão comprovada não ser metastática, ou seja, de nenhum outro melanoma da pele.

Após a devida avaliação clínica e exame dermatoscópico, procede-se a:

Biópsia excisional (retirada de toda lesão primária), com margens de 1 a 2,0 mm, com tecido celular subcutâneo.

Realiza-se o estadiamento (extensão da doença) através do anatomopatológico da lesão pelos critérios de Breslow (espessura do tumor) e exame físico, de sangue, ultra-sonografia de abdome e Rx de tórax.

Dependendo do estadiamento clínico, realiza-se nova cirurgia de ampliação de margens da lesão anteriormente retirada e se avalia a possibilidade de realizar linfonodo sentinela com linfocintilografia e azul patente para achar possível linfonodo comprometido pela doença.

Em doença mais avançada realiza-se linfadenectomia e também tratamento com quimioterapia, terapia imune e radioterapia, tudo dependendo do estadiamento clínico.

Por causa da complexidade destas decisões, pessoas com melanoma maligno beneficiam-se de uma equipe médica multidisciplinar combinadas com dermatologista, cirurgião plástico, cirurgião oncológico, e um oncologista clínico (especialistas em câncer).

Prognóstico

Embora o número de cânceres de pele no Brasil continue subindo, a população está procurando mais precocemente atendimento médico por lesões de pele. Desta maneira o tratamento torna-se mais fácil e o índice de mortalidade por câncer de pele tem diminuído.

Quando tratado corretamente, a taxa de cura para CBC e CEC chega a 99%. Menos de 1% dos CEC esparramará (metástases) eventualmente em outro lugar no corpo, principalmente em linfonodos.

O resultado de melanoma maligno depende em a maioria dos casos da espessura do tumor e estadiamento. Lesões precoces e finas quase sempre são curadas só através de cirurgia simples. Lesões mais grossas (critério de Breslow) podem dar metástases para outros órgãos e piorar a sobrevida.

Prevenção

Exposição solar limitada. Tente evitar os intensos raios do sol entre 10 até 16hs.


Aplique protetores solares com fator de proteção de solar (FPS) pelo menos 15 minutos antes exposição de sol.


Se você queima facilmente ao sol de sol, use mangas longas e um chapéu de aba larga.


Evite câmaras de bronzeamento artificial.


Faça auto-exames periódicos. Com ajuda de espelhos e familiares, o auto-exame mensal lhe ajudará a reconhecer qualquer área de lesão nova ou variável.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes