Tecnologia do Blogger.

6 de set. de 2017

EXERCÍCIOS SOBRE GRUPOS SANGUÍNEOS - CEI ZONA SUL

01. (UFV) Os grupos sanguíneos M, MN e N são determinados por dois alelos. O grupo sanguíneo Rh+ é determinado por um alelo dominante de um outro gene. Um homem do grupo MN e Rh casa-se com uma mulher do grupo M e Rh. Que tipo de filhos esse casal pode ter?
a) M N e Rh+ Rh.
b) MN e Rh.
c) M MN e Rh.
d) M MN e Rh+ Rh.
02. (UECE) Em 1940, num rumoroso processo de paternidade não reconhecida, a atriz Joan Barry incriminou o famoso Charles Chaplin, celebrizado como Carlitos, acusando-o de ser pai de seu filho. No julgamento, Chaplin foi considerado “culpado”. No entanto, o sangue da criança era B, o da mãe (acusadora de Chaplin) era A, e o sangue do grande cineasta era “O”. E agora, José? Baseado neste texto podemos afirmar:
a) O exame dos grupos sanguíneos são meios seguros de garantir a paternidade da descendência.
b) Embora exista uma probabilidade elevada da exclusão da paternidade, Chaplin poderia apresentar o fenótipo Bombaim. Desta forma, poderia ser o pai da criança. O teste do DNA, atualmente é o meio mais seguro de resolver esta polêmica diante da justiça.
c) O teste de DNA é menos preciso do que o teste de exclusão da paternidade, pelo exame de grupo sanguíneo.
d) De nada adiantaria associar-se ao sistema ABO, outros tipos de sistema de classificação do sangue, como o MN, para se excluir a paternidade de um filho.
03. (UECE) Com relação à anemia hemolítica podemos afirmar que é uma doença:
a) Própria de recém-nascidos, adquirida pela incompatibilidade do fator Rh (feto Rh+ e mãe Rh-).
b) Que causa a morte do feto por incompatibilidade ao grupo sanguíneo AB.
c) Própria de recém-nascidos, quando o bebê e a mãe são Rh.
d) Que causa a destruição dos leucócitos e atrofia as hemácias.
04. (IFSC) O heredograma abaixo se refere à genealogia de uma família. As letras e sinais dentro de cada símbolo representam o tipo sanguíneo de acordo com o sistema ABO e o sistema Rh.
04
Analise as proposições e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0  0 – A probabilidade de o casal II.1 x II.2 ter um filho (de qualquer sexo) com sangue B+ é de 1/8.
1  1 – A probabilidade de o casal I.3 x I.4 ter um problema de eritroblastose fetal é nula.
2  2 – O indivíduo III.1 tem 25% de probabilidade de ser do sexo masculino e possuir sangue do tipo A com fator Rh.
3  3 – O indivíduo II.2 é capaz de receber sangue dos indivíduos I.1, I.4 e II.1, pois não apresenta aglutininas dos tipos anti-A, anti-B e anti-Rh.
4  4 – A probabilidade de o indivíduo III.1 poder doar sangue para o próprio pai (II.1) é de 25%.
05.  (UEPA) Em um dos vários programas televisivos, onde é muito frequente a presença de pessoas em busca da confirmação da paternidade, surge uma mulher que alega ser a filha de um famoso astro de televisão e requer que a paternidade seja reconhecida. Encaminhada ao tribunal de justiça, o juiz encarregado do caso solicita a retirada de uma amostra de sangue dessa pessoa e do suposto pai. Após a análise da tipagem sanguínea obteve-se o seguinte resultado: a mulher é do tipo AB, Rh negativo e o homem O, Rh positivo. Com base nessas informações o veredicto do juiz sobre essa questão deverá ser que a mulher:
a) Pode ser filha do famoso astro.
b) Com certeza, não é filha do homem citado.
c) Tem 25% de chance de ser filha do suposto pai.
d) Tem 50% de chance de ser filha do suposto pai.
e) Tem 75%de chance de ser filha do suposto pai.
06. (UNIVASF) Pessoas do grupo sanguíneo (AB) apresentam em suas hemácias os aglutinogênios A e B; por outro lado, pessoas do grupo sanguíneo (O) não apresentam aglutinogênios em suas hemácias. Analise as transfusões propostas e identifique as que indicam transfusões recomendadas.
06
Estão corretas:
a) 2 e 4, apenas.
b) 1, 3 e 4, apenas.
c) 2 e 5, apenas.
d) 1, 2, 3, 4 e 5.
e) 1, 3 e 5, apenas.
07. (UFV) Uma mulher que teve, ao nascer, problemas relacionados com a eritroblastose fetal procurou um geneticista para saber quais eram os riscos de seus filhos virem a apresentar o mesmo problema. Considerando que seu marido é do grupo Rh, a probabilidade de que o primeiro filho deste casal venha também a apresentar eritroblastose feral é:
a) 1/4.
b) 1/2.
c) zero.
d) 100%.
e) 75%.
08. (UFVJM) Considere esta situação. Uma mulher possui sangue A Rh, seu marido, B Rh+. O primeiro filho do casal tem sangue B Rh; o segundo filho, O Rh+. Com base na situação apresentada, preencha os parênteses com V, se a afirmativa for verdadeira e F, se a afirmativa for falsa.
( ) Existe a possibilidade de o casal ter seu terceiro filho com a eritroblastose fetal, caso a mãe não seja imunizada.
( ) A eritroblastose fetal é provocada por anticorpos anti-B da mãe, que atacam as hemácias do feto.
( ) O recém-nascido com eritroblastose fetal apresenta icterícia em decorrência da metabolização da hemoglobina ao ácido úrico, liberada durante a hemólise.
(  ) Há para compensar a destruição das hemácias, grande quantidade de eritroblastos na circulação do recém-nascido.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
a) V, F, V, V.
b) F, V, V, F.
c) V, F, V, F.
d) V, F, F, V.
09. Utilizando-se três lâminas de microscopia, foi colocada uma gota de sangue humano em cada uma delas. A cada gota foi juntada igual quantidade de soro anti-A na primeira, soro anti-B na segunda e soro anti-Rh na terceira. Após a mistura do sangue com os respectivos soros, foi observada aglutinação nas duas primeiras lâminas. A partir desses dados podemos afirmar que o indivíduo, quanto aos grupos sanguíneos ABO e fator Rh, é:
a) B e Rh positivo.
b) AB e Rh negativo.
c) A e Rh negativo.
d) AB e Rh positivo.
e) A e Rh positivo.
10. (CEFET-CE) Uma mulher do grupo sanguíneo AB casa-se com um homem de grupo sanguíneo B, filho de pai O. A probabilidade de este casal ter uma filha do grupo B é de:
a) 25%.
b) 100%.
c) 75%.
d) 50%.
e) Zero.
11. (PUC-CAMPINAS) Uma mãe, com tipo sanguíneo O, Rh, tem um filho O, Rh+, mas tem dúvidas sobre qual dos três namorados é o pai da criança: João tem tipo sanguíneo A, Rh+, José tem tipo AB, Rh+ e Pedro é A, Rh­. O geneticista consultado informou que o pai pode ser:
a) João.
b) José.
c) Pedro.
d) João ou José.
e) José ou Pedro.
12. (FATEC) Paula, portadora do aglutinogênio B e Rh negativo casou-se com João, portador dos aglutinogênios A e B e Rh positivo. Sabendo-se que a mãe de Paula não possui aglutinogênios e que João teve um irmão com doença hemolítica do recém nascido, conclui-se que a probabilidade de o casal ter um filho Rh positivo e sangue tipo A é:
a) 9/16.
b) 3/16.
c) 1/4.
d) 1/8.
e) 1/2.
13. (UNESP) Em um acidente de carro, três jovens sofreram graves ferimentos e foram levados a um hospital, onde foi constatada a necessidade de transfusão de sangue devido a forte hemorragia nos três acidentados. O hospital possuía em seu estoque 1 litro de sangue do tipo AB, 4 litros do tipo B, 6 litros do tipo A e 10 litros do tipo O. Ao se fazer a tipagem sanguínea dos jovens, verificou-se que o sangue de Carlos era do tipo O, o de Roberto do tipo AB e o de Marcos do tipo A. Considerando apenas o sistema ABO, os jovens para os quais havia maior e menor disponibilidade de sangue em estoque eram, respectivamente:
a) Carlos e Marcos.
b) Marcos e Roberto.
c) Marcos e Carlos.
d) Roberto e Carlos.
e) Roberto e Marcos.
14. (PUC-MG) Os esquemas abaixo mostram as possíveis transfusões de sangue tradicionais em relação aos sistemas ABO e Rh.
14
Pode-se dizer que os tipos sanguíneos mais difíceis e mais fáceis para receber sangue são, respectivamente:
a) O Rh+ e O Rh­.
b) O Rh,­ e AB Rh+.
c) A Rh,­ e AB Rh+.
d) AB Rh+ e O Rh.
15. Ao descobrir que seu genótipo era homozigoto, João (indivíduo II.1) elaborou o heredograma abaixo, sobre a herança de grupos sanguíneos do sistema ABO. Considerando a herança clássica do sistema ABO, verifique as proposições a seguir:
15
I   II
0  0 – O indivíduo II.2 é de sangue tipo B.
1  1 – O indivíduo II.5 pode ter aglutininas anti-A e anti-B no seu plasma.
2  2 – O genótipo de III.3 é IBi.
3  3 – O individuo III.5 pode ter aglutininas anti-A e anti-B no seu plasma.
4  4 – O indivíduo III.2 é de sangue tipo A.
16. (CESGRANRIO) O esquema abaixo apresenta as possíveis transfusões entre indivíduos dos grupos sanguíneos do sistema ABO:
16
A partir dele podemos concluir que:
a) B tem aglutinogênio A e aglutinina B.
b) A tem aglutinogênio A e aglutinina A.
c) O tem aglutinogênios A e B.
d) AB não tem nenhum dos aglutinogênios.
e) AB não tem nenhuma das aglutininas.
17. (PUC-MG) Interpretando a figura a seguir sobre a Doença Hemolítica do recém-nascido (DHR), assinale a afirmativa incorreta.
17
a) A placenta normalmente funciona como uma barreira que separa as células sanguíneas fetais e maternas.
b) Após a 1a gravidez, os antígenos fetais não serão capazes de induzir a produção de anticorpos anti-Rh pela mãe.
c) Em III, após o contato com o antígeno Rh+, a mãe produz anticorpos anti-Rh que podem ser transferidos para a corrente sanguínea fetal.
d) Se, logo após o parto da 1a gravidez, a mãe recebesse anticorpos anti-Rh, a DHR poderia ser evitada.
18. (PUC-PR) Num laboratório foram realizados, em cinco indivíduos, exames de sangue para a determinação da tipagem sanguínea dos Sistemas ABO e Rh. Foram obtidas reações com a aplicação dos reagentes anti-A, anti-B e anti-Rh. Os resultados obtidos foram:
INDIVÍDUO SORO ANTI-A SORO ANTI-B SORO ANTI-RH
1 Aglutinou Não aglutinou Não aglutinou
2 Aglutinou Aglutinou Aglutinou
3 Não aglutinou Aglutinou Não aglutinou
4 Não aglutinou Não aglutinou Não aglutinou
5 Aglutinou Aglutinou Não aglutinou
Com base no quadro, conclui-se que são classificados, respectivamente, como receptor e doador universal:
a) 4 e 2.
b) 4 e 3.
c) 1 e 5.
d) 2 e 4.
e) 5 e 1.
19. (MACK) Considere o heredograma abaixo, que mostra a tipagem ABO e Rh dos indivíduos. Sabendo que o casal 5 X 6 já perdeu uma criança com eritroblastose fetal, a probabilidade de nascer uma menina do tipo O, Rh+é de:
19
a) 1/6.
b) 1/8.
c) 1/2.
d) 1/4.
e) 1/3.
20. (UNESP) Observe a genealogia.
20
Para o casal (5 e 6) que pretende ter muitos filhos, foram feitas as quatro afirmações a seguir.
I. O casal só terá filhos AB e Rh positivo.
II. Para o sistema ABO, o casal poderá ter filhos que não poderão doar sangue para qualquer um dos pais.
III. O casal poderá ter filhos Rh positivo, que terão suas hemácias lisadas por anticorpos anti-Rh produzidos durante a gravidez da mãe.
IV. Se for considerado apenas o sistema Rh, o pai poderá doar sangue a qualquer um de seus filhos.
São corretas, apenas, as afirmações:
a) II e IV.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) I, II e III.
e) I e III.
21. (PUC-MG) No ambulatório de uma pequena cidade do interior estava D. Josefa, que precisava urgentemente de transfusão sanguínea, mas não se sabia o seu grupo sanguíneo. Como faltavam anti-soros para a determinação dos grupos sanguíneos no sistema ABO, Dr. Epaminondas, que é do grupo A, usou de um outro recurso: retirou um pouco de seu próprio sangue do qual separou o soro, fazendo o mesmo com o sangue de D. Josefa. O teste subsequente revelou que o soro do Dr. Epaminondas provocava aglutinação das hemácias de D. Josefa, mas o soro de D. Josefa não era capaz de aglutinar as hemácias do Dr. Epaminondas. A partir dos resultados, Dr. Epaminondas pode concluir que D. Josefa apresentava sangue do grupo:
a) A.
b) B.
c) AB.
d) 0.
22. (UEL) Os tipos sanguíneos do sistema ABO de três casais e três crianças são mostrados a seguir.
CASAIS
I. AB × AB
II. B × B
III. A × O
CRIANÇAS
a.  A
b. O
c.  AB
Sabendo-se que cada criança é filha de um dos casais, alternativa que associa corretamente cada casal a seu filho é:
a) I – a;    II – b;   III – c.
b) I – a;    II – c;   III – b.
c) I – b;    II – a;   III – c.
d) I – c;    II – a;   III – b.
e) I – c;   II – b;   III – a.
23. (MACK) A respeito do heredograma abaixo, que considera o sistema sanguíneo ABO, assinale a alternativa incorreta.
23
a) O indivíduo 9 pode ser doador universal.
b) O indivíduo 7 pertence ao grupo sanguíneo A.
c) O indivíduo 6 é homozigoto.
d) O indivíduo 1 é receptor universal.
e) O indivíduo 8 é heterozigoto.
24. (COVEST) Na figura abaixo são mostrados os genótipos e fenótipos possíveis, considerando-se os alelos IA, IB e i determinantes dos grupos sanguíneos do sistema ABO no homem. De acordo com a figura, analise as proposições a seguir:
24
I   II
0   0 – Todos os descendentes de um casal de genótipo tipo 2 serão do grupo A e apresentarão em suas hemácias o aglutinogênio A.
1  1 – Indivíduos do grupo sanguíneo B de genótipo 3 ou 4 apresentam na membrana de suas hemácias aglutinogênio B e, no plasma, aglutinina anti-A.
2 2 – Os descendentes de um casal (genótipo 5) do grupo sanguíneo AB serão todos fenotipicamente AB e, como têm em seus genótipos os alelos IA e IB, apresentam, na membrana de suas hemácias, os antígenos A e B.
3  3 –  Indivíduos do grupo sanguíneo O de genótipo 6, apresentam aglutinogênios A e B no plasma, mas não têm aglutininas anti-A e anti-B na membrana de suas hemácias.
4  4 – Para a formação dos aglutinogênio A e B é necessária a presença de um antígeno precursor conhecido como antígeno H, que não estará presente nos indivíduos conhecidos como falsos O.
25. (PUC-RS) Uma mulher com sangue do tipo A / Rh+ / MM é casada com um homem com tipo sanguíneo B / Rh+ / NN. Qual das alternativas abaixo indica o tipo sanguíneo de uma criança que nãopoderia ter sido gerada por este casal?
a) A / Rh+ / NN.
b) A / Rh/ MN.
c) AB / Rh / MN.
d) O / Rh+ / MN.
e) O / Rh/ MN.
26. (FATEC) Considere os seguintes dados:
– Menino de tipo sanguíneo A, Rh.
– Mãe de tipo sanguíneo B, Rh­.
– Pai sem aglutininas do sistema ABO no sangue, mas possuidor do antígeno Rh.
A probabilidade de os pais desse menino terem mais um filho com o mesmo fenótipo de seu irmão, levando em conta o sexo, o grupo sanguíneo e o fator Rh é de:
a) 1/16.
b) 1/12.
c) 1/8.
d) 1/4.
e) 1/2.
27. Para se determinar o tipo sanguíneo de uma pessoa, foram colocadas três amostras de seu sangue sobre uma lâmina de vidro, adicionando-se, a cada uma, soros anti-A, anti-Rh e anti-B, conforme o esquema abaixo. Após alguns segundos, notou-se aglomeração de hemácias apenas no local onde havia soros anti-B e anti-A.
27
Com relação a esses resultados, assinale a opção correspondente ao possível genótipo da pessoa em teste.
a) IAIARR.
b) IAIBrr.
c) IBiRr.
d) IAirr.
e) iiRR.
28. Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros de tipo A, 8 litros B e 2 litros O. Para transfusões em indivíduos O, A, B e AB estão disponíveis, respectivamente:
a) 2, 5, 10 e 18 litros.
b) 2, 3, 5 e 8 litros.
c) 18, 8, 13 e 5 litros.
d) 2, 3, 8 e 16 litros.
e) 2, 5, 18 e 10 litros.
29. (CEFET-AL) A genealogia a seguir mostra os grupos sanguíneos dos sistemas ABO e Rh dos indivíduos de uma família.
29
Com base nessas informações, analise as alternativas abaixo:
I. A probabilidade de um descendente do casal 7 x 8 ser do grupo B e Rh positivo é 3/16.
II. Um casal 7 x 8 não poderá ter descendente do grupo O e Rh negativo.
III. Se o casal 7 x 8 já tiver uma criança com sangue B e Rh positivo, a probabilidade de ter outra com os mesmos fenótipos sanguíneos é 0%.
IV. O casal 7 x 8 poderá ter descendentes de todos os grupos sanguíneos (ABO e Rh).
Estão corretas:
a) Apenas I e IV.
b) Apenas I e II.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I, II e IV.
e) Apenas I, III e IV.
30. No heredograma a seguir, estão indicados os fenótipos dos grupos sanguíneos ABO e Rh. O indivíduo 6 deverá ser, em relação aos loci dos sistemas ABO e Rh, respectivamente:
30
a) Heterozigoto – heterozigoto.
b) Heterozigoto – homozigoto dominante.
c) Heterozigoto – homozigoto recessivo.
d) Homozigoto – heterozigoto.
e) Homozigoto – homozigoto dominante.
31. (UFSM) Para os grupos sanguíneos ABO, existem três alelos, comuns na população humana. Dois (alelos IA e IB) são có-dominantes entre si e o outro alelo (i) é recessivo em relação aos outros dois. De acordo com essas informações, pode(m)-se afirmar.
I. Se os pais são do grupo sanguíneo O, os filhos também serão do grupo sanguíneo O.
II. Se um dos pais é do grupo sanguíneo A e o outro do grupo sanguíneo B, todos os filhos serão do grupo sanguíneo AB.
III. Se os pais são do grupo sanguíneo A, os filhos poderão ser do grupo sanguíneo A ou O.
Esta(ão) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
32. Com relação à herança dos tipos sanguíneos ABO e Rh verifique as proposições a seguir:
01. No sistema ABO, o tipo O é muito frequente e, por este motivo, o alelo responsável por sua expressão é dominante sobre os demais.
02. Os indivíduos do sistema ABO classificam-se em um dos quatro genótipos possíveis: tipo A, tipo B, tipo AB e tipo O.
03. No sistema Rh, uma pessoa de sangue Rh+ poderá receber sangue Rh, sem problemas.
04. A eritroblastose fetal poderá ocorrer quando a mãe Rh+ gerar uma criança Rh.
05. Se um indivíduo do tipo B for heterozigoto, ele poderá produzir gametas portadores de IB ou de i, nas mesmas proporções.
06. Os indivíduos do tipo sanguíneo O possuem aglutinógenos em suas hemácias, porém não possuem aglutininas no plasma.
Assinale a alternativa com a soma das proposições verdadeiras.
a) 10.
b) 08.
c) 14.
d) 20.
e) 15.
33. (UFC) Na herança do sistema sanguíneo ABO, há três alelos autossômicos principais: IA (para sangue do tipo A), IB (para sangue do tipo B) e i (para sangue do tipo O). Sabe-se, ainda, que IA e IB são co-dominantes, ambos dominando sobre i. Uma mulher do tipo A, casada com um homem do tipo B, teve uma filha do tipo O. O homem não quis reconhecer a paternidade alegando infidelidade por parte da mulher. Como na época em que o fato ocorreu não havia o “exame do DNA”, o Juiz recorreu a um geneticista que lhe apresentou um parecer sobre o caso. Assinale a alternativa que contém a conclusão correta do geneticista.
a) O homem tem razão, pois, por se tratar de um caso de herança ligada ao sexo, a filha dos dois teria que ser, obrigatoriamente, do tipo A.
b) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, quaisquer que sejam seus genótipos, jamais poderiam ter filhos ou filhas do tipo O.
c) O homem não tem razão, pois, pais com tipos A e B, dependendo de seus genótipos, podem ter filhos ou filhas com qualquer um dos tipos sanguíneos (A, B, AB e O).
d) O homem não tem razão, pois, por se tratar de herança autossômica, filhos e filhas teriam que ser, obrigatoriamente, do tipo O.
e) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, só podem ter filhos ou filhas do tipo AB, visto que IA e IB são co-dominantes.
34. (UFRO) O quadro abaixo relaciona os indivíduos com seus respectivos tipos sanguíneos e, baseado nele, é incorreto afirmar que:
NOME ANTÍGENO ANTICORPO
Carla A Anti-B
Tiago B Anti-A
Maura A e B
Luiz Anti-A e anti-B
a) Carla possui sangue tipo A.
b) Luiz é doador universal.
c) Luiz pode doar sangue para Carla, Tiago e Maura.
d) Maura pode receber sangue de Carla, Tiago e Luiz.
e) Se Luiz se casar com Maura, poderão ter filhos com sangue O e AB.
35. (UFMG) Considere os grupos sanguíneos do sistema ABO e suponha que: Andréa e Pedro possuem apenas um aglutinogênio no sangue, mas pertencem a grupos sanguíneos diferentes; Paulo possui duas aglutininas no soro; Monalisa pertence a grupo sanguíneo diferente dos de Andréa, Paulo e Pedro; Cristian pode receber sangue de apenas duas das pessoas citadas. Com esses dados, é correto dizer que Cristian poderia pertencer ao mesmo grupo sanguíneo de:
a) Pedro ou Paulo.
b) Pedro ou Andréa.
c) Só de Paulo.
d) Andréa e Paulo.
e) Paulo e Monalisa.
36. (FUCMT-MS) O avô paterno de uma mulher pertence ao grupo sanguíneo AB e todos os outros avós são do grupo O. Qual a probabilidade de essa mulher ser do grupo AB?
a) Nula.
b) 25%.
c) 50%.
d) 75%.
e) 100%.
37. (FMU/FIAM-SP) Uma pessoa foi informada que não pode doar sangue nem para seu pai, que é do grupo sanguíneo A, nem para sua mãe, que é do grupo B. Podemos concluir que essa pessoa:
a) Pertence ao grupo A.
b) Pertence ao grupo B.
c) Pertence ao grupo AB.
d) Pertence ao grupo O.
e) Possui tanto anticorpos anti-A como anticorpos anti-B.
38. (PUC-PR) Ao ser analisado o sangue dos pais de uma criança, constatou-se serem dos grupos sanguíneos O e AB (sistema ABO). Quanto ao grupo sanguíneo da criança:
a) É impossível prover seu grupo sanguíneo.
b) Poderá ser de qualquer dos grupos sanguíneo: A, B, AB ou O.
c) Será do grupo sanguíneo de um dos pais.
d) Será do grupo sanguíneo A, B ou AB.
e) Será do grupo sanguíneo A ou B.
39. (UFRS) Numa transfusão de sangue, um indivíduo AB, Rh+ recebe sangue de um individuo A, Rh. Nessa transfusão, espera-se que:
a) Não ocorra choque, pois o soro do receptor não possui aglutininas, e o doador não possui o fator Rh.
b) Ocorra choque, pois as hemácias do doador possuem aglutinogênio A, e o receptor possui o fator Rh.
c) Ocorra choque, pois o soro do doador contém aglutinina anti-B, que aglutinará as hemácias do receptor.
d) Não ocorra choque, pois as hemácias do receptor são indiferentes às aglutininas anti-A do soro do doador.
e) Não ocorra choque, pois o soro do doador não possui aglutininas incompatíveis com os aglutinogênios do receptor.
40. (UFRS) Uma mulher do tipo sanguíneo A gerou uma criança de sangue O. Por se tratar de um caso de paternidade duvidosa, foram investigados os grupos sanguíneos dos três possíveis pais dessa criança, que são os seguintes: homem I – AB; homem II – B; homem III – O. Quais desses homens podem ser excluídos, com certeza, dessa paternidade?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
C B A VFFVV B B C D B A
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
A D D B VFVVV E B D B A
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
C E C FVFFV A A B A A A
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
D B C E B A C E A A

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes