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13 de fev. de 2014

Exercícios sobre ciclos biogeoquímicos

1.(UNIFEI-MG) De posse do esquema representativo de compartimentos e transformações biológicas do nitrogênio, assinale a alternativa que relaciona corretamente os números com os respectivos processos.
01a) 43251.
b) 13 - 254.
c) 412- 53.
d) 15234.
02. (UEPG) Com auxílio dos decompositores, a matéria circula nos ecossistemas do meio abiótico para o meio biótico e vice versa, descrevendo os ciclos. Com relação aos ciclos da matéria, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – No ciclo da água, o calor do sol promove a evaporação dos oceanos, rios e lagos. A água passa então a fazer parte da atmosfera. Com a chuva, ela retorna aos rios, lagos, oceanos e solo, podendo alcançar até os lençóis subterrâneos.
1  1 – Algumas espécies fixadoras de nitrogênio vivem em nódulos presentes nas raízes das plantas, principalmente leguminosas como o feijão, a soja e a ervilha.
2  2 – No ciclo do nitrogênio, o processo de formação de nitratos no solo é denominado nitrificação e ocorre graças à ação de bactérias quimiossintetizantes, genericamente chamadas de bactérias nitrificantes.
3  3 – O ciclo do oxigênio está estreitamente relacionado ao do carbono. Ele é produzido durante a síntese de moléculas orgânicas pela fotossíntese e consumido quando essas moléculas são oxidadas pela respiração ou combustão.
4  4 – Sob ação dos raios ultravioleta, os clorofluorcarbonos (CFC) liberam átomos de cloro, que reagem com o ozônio auxiliando na destruição da camada.
03. (UFPA) Os elementos químicos que os organismos necessitam em grande quantidade – carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre – circulam dentro dos organismos, e desses para o ambiente físico e vice-versa. Esse padrão de movimentação de elementos químicos por meio dos organismos e dos compartimentos do ambiente físico é chamado de ciclo biogeoquímico. A respeito dos ciclos desses elementos, é correto afirmar:
a) No ciclo do carbono, o dióxido de carbono atmosférico é fonte imediata de carbono para os organismos terrestres, já que a maior parte do carbono da Terra é encontrada na atmosfera.
b) Embora o nitrogênio represente 78% da atmosfera da Terra, apenas umas poucas bactérias, fungos e cianobactérias podem convertê-lo em formas biológicas úteis.
c) A precipitação ácida, uma importante consequência regional das modificações humanas dos ciclos do nitrogênio e enxofre, produz chuvas com pH ácido pela presença de ácido sulfúrico e ácido clorídrico.
d) O ciclo do fósforo difere dos ciclos biogeoquímicos do carbono, enxofre e nitrogênio por não possuir uma fase gasosa: o fósforo existe, principalmente, como fosfato ou compostos semelhantes, mas a maioria dos seus depósitos é de origem marinha.
e) Além das erupções vulcânicas, as únicas fontes de compostos de enxofre voláteis são certas algas marinhas que produzem grandes quantidades de dimetil-sulfeto (CH3SCH3).
04. (UNIMONTES) Um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta é o de continuar produzindo alimentos para um número cada vez maior de pessoas sem causar a exaustão dos recursos naturais como o solo e a água. Muitos agricultores têm realizado a adubação verde, que consiste no plantio de determinadas plantas, de forma alternada, com as culturas de interesse econômico ou plantadas na mesma época em linhas intercaladas. São exemplos de plantas que podem ser utilizadas como adubo verde, visando à fixação do nitrogênio atmosférico:
a) Arroz e milho.
b) Cana e trigo.
c) Centeio e ervilha.
d) Feijão e soja.
05. (FATEC) Sabendo-se que:
- O maior reservatório de nitrogênio do planeta é a atmosfera, onde esse elemento químico se encontra na forma de nitrogênio molecular (N2).
- Apenas umas poucas espécies de bactérias, conhecidas genericamente como fixadoras de nitrogênio são capazes de utilizar diretamente o N2, incorporando esses átomos em suas moléculas orgânicas.
- Algumas bactérias do gênero Rhizobium (rizóbios), fixadoras de N2, vivem no interior de nódulos formados em raízes de plantas leguminosas, como a soja e o feijão.
- A soja e o feijão, graças à associação com os rizóbios, podem viver em solos pobres de compostos nitrogenados.
É correto concluir que, sobre o ciclo do nitrogênio na natureza:
a) Os rizóbios recebem nitrogênio molecular das leguminosas.
b) As plantas fixam o nitrogênio molecular ao fazerem fotossíntese.
c) Os herbívoros obtêm nitrogênio na natureza ao comerem as plantas.
d) O nitrogênio atmosférico pode ser absorvido pelas folhas das leguminosas.
e) As leguminosas usadas na recuperação de solos pobres fixam diretamente o nitrogênio molecular.
06. (UESC) O esquema a seguir representa de forma parcial o ciclo do nitrogênio presente na natureza com alguns dos seus componentes bióticos.
06A respeito da dinâmica desse ciclo e das informações obtidas no esquema, é correto afirmar:
a) As plantas convertem o componente inorgânico em moléculas orgânicas que contém nitrogênio, que poderá ser transferido para os outros níveis tróficos através das cadeias alimentares.
b) As bactérias desnitrificantes convertem o nitrogênio molecular, presente na atmosfera, fixando-o ao solo na forma orgânica.
c) A reciclagem dos resíduos nitrogenados pelos consumidores permite a reutilização desses compostos pelas bactérias nitrificantes.
d) O nitrato fixado pelas bactérias desnitrificantes deve ser convertido inicialmente em nitrito e finalmente em amônia para que possam estar acessíveis aos vegetais.
e) Consumidores e decompositores que consomem matéria nitrogenada se posicionam invariavelmente no 1o nível trófico das cadeias alimentares.
07. (MACK) O esquema abaixo representa o ciclo geral do nitrogênio.
07I, II, III , IV e V correspondem, respectivamente, aos processos de:
a) Decomposição, fixação, nitrosação, nitratação e desnitrificação.
b) Desnitrificação, decomposição, nitrosação, nitratação e fixação.
c) Decomposição, nitrosação, nitratação, fixação e desnitrificação.
d) Decomposição, nitrosação, nitratação, desnitrificação e fixação.
e) Desnitrificação, nitrosação, nitratação, fixação e decomposição.
08. (UFPR) “Os elementos químicos, inclusive todos os elementos essenciais ao protoplasma, tendem a circular na biosfera em vias característica, do ambiente ao organismo, e destes, novamente, ao ambiente. Essas vias mais ou menos circulares se chamam de ciclos biogeoquímicos”.
    (ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1988. p.111)
Em relação ao exposto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0   0 – Os elementos químicos constituem a “matéria-prima” básica formadora dos organismos vivos, e a energia solar proporciona o “combustível” necessário para acionar os processos fundamentais relacionados à incorporação desses elementos.
1   1 – Gases liberados pela queima de combustíveis fósseis, como gasolina e óleo diesel, e pelas queimadas em florestas tropicais são responsáveis pelo grave impacto ambiental denominado “efeito estufa”.
2   2 – As água das regiões polares não participam do ciclo global da água na natureza.
3   3 – No ciclo do nitrogênio, determinados  grupos de  bactérias têm papel fundamental, pois são os responsáveis pela conversão de nitrogênio atmosférico em formas utilizáveis pelas plantas.
4  4 – A manutenção  de  concentrações de  gás carbônico e de gás oxigênio  adequadas à sobrevivência dos seres vivos depende de dois processos básicos, denominados fotossíntese de respiração.
09. (UFVJM) Considere estas afirmativas sobre os ciclos biogeoquímicos.
I. As plantas obtêm fosfatos dissolvidos na água que retiram do solo; os animais obtêm fosfatos da água e do alimento que ingerem.
II. O ciclo do nitrogênio consiste na passagem de átomos de nitrogênio de substâncias orgânicas do meio físico para moléculas inorgânicas constituintes dos seres vivos e vice-versa.
III. As diversas formas da água do planeta relacionam-se entre si por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento, num movimento cíclico que se denomina ciclo da água.
IV. O gás oxigênio, o gás carbônico e a água constituem as três principais fontes inorgânicas de átomos de oxigênio para os seres vivos, estão constantemente trocando átomos entre si durante os processos metabólicos da biosfera.
Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas verdadeiras.
a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
10. (UFSCar) A prática agrícola de rotação de culturas indica que, ao intercalar a cultura do milho com a cultura de leguminosas, há melhora na qualidade do solo, levando a uma maior produção na próxima safra de milho. Esse aumento produtivo se deve ao fato de que as leguminosas:
a) Competem com as plantas invasoras, diminuindo sua existência na área.
b) Possuem raízes que atraem um maior número de anelídeos, o que aumenta a aeração do solo.
c) Fornecem maior quantidade de matéria orgânica ao solo na decomposição de suas partes aéreas.
d) São mais eficientes na realização da fotossíntese, sendo capazes de fixar maior quantidade de carbono.
e) Possuem, em suas raízes, bactérias fixadoras de nitrogênio, o que leva ao enriquecimento do solo para a próxima cultura.
11. (UPE) Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a manutenção de todos os elementos na natureza e, por meio desses, é que os elementos químicos e compostos químicos são  transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta. Entretanto, as atividades humanas alteraram profundamente os ciclos biogeoquímicos, despejando grande quantidade de nitrogênio, fósforo, carbono e outros elementos no solo, no ar e na água. Analise as afirmativas a seguir acerca do impacto das atividades humanas sobre os ciclos biogeoquímicos:
I. O aumento da temperatura pode causar alterações no Ciclo da Água, principalmente na fusão das camadas de gelo polar, e seu degelo altera o nível do mar, causando inundação e submersão de ilhas e terras baixas, reduzindo as áreas disponíveis para a ocupação e atividade humanas.
II. A queima de combustível fóssil, principalmente petróleo e carvão, e mudanças do uso do solo lançaram, na atmosfera, grande quantidade de CO2, gás do efeito estufa, aumentando a temperatura da Terra.
III. A fotossíntese é o principal processo responsável pela manutenção do oxigênio na atmosfera e transforma dióxido de carbono e água em oxigênio e açúcar. As florestas tropicais são responsáveis por mais de 95% do oxigênio atmosférico do planeta, e o desmatamento acarreta impactos consideráveis sobre o estoque desse gás na atmosfera.
IV. O uso de fertilizantes na agricultura libera grande quantidade de nitrogênio no solo e na água.
V. O fósforo retirado da rocha é processado para a produção de fertilizantes utilizados na agricultura. Essa prática de mineração e do processamento desse elemento tem acelerado o aquecimento global.
Estão corretas, apenas:
a) II e IV.
b) I, II e IV.
c) II, IV e V.
d) I e II.
e) III, IV e V.
12. (UCS) Os átomos dos elementos químicos são assimilados e transferidos continuamente entre os organismos e o ambiente, e a ciclagem desses elementos é denominada Ciclo Biogeoquímico. Considere o Ciclo Biogeoquímico do Carbono representado na figura abaixo.
12Analise as afirmações a seguir, de acordo com a figura acima apresentada.
I. O processo I corresponde à assimilação pela fotossíntese.
II. O processo II corresponde à respiração.
III. O processo III corresponde à assimilação pela decomposição.
Das afirmações acima:
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
13. (UEMA) O Nitrogênio é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, pois faz parte da composição de substâncias importantes como os ácidos nucleicos. Como esse elemento químico está presente na atmosfera na forma N2, não pode ser usado diretamente, devendo ser convertido à amônia (NH3).
LINHARES, S.; GEWANDSNAJDER, F. Biologia hoje. v. 3. São Paulo: Ática, 2011.
A formação da amônia presente no solo, processo conhecido por amonificação, é feita a partir da:
a) Oxidação de nitrito por bactérias nitrosas.
b) Redução de resíduos líquidos por fermentação.
c) Decomposição de matéria orgânica por fungos e bactérias.
d) Decomposição de glicídios com liberação de N2.
e) Fermentação anaeróbia de nitratos por bactérias nítricas.
14. (UNCISAL) A figura a seguir ilustra que tipo de ciclo biogeoquímico?
14a) Ciclo de carbono na natureza.
b) Ciclo de nitrogênio na natureza.
c) Ciclo de cálcio na natureza.
d) Ciclo de oxigênio na natureza.
e) Ciclo de água na natureza.
15. Com relação ao ciclo do nitrogênio, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0  0 – As bactérias que transformam nitritos em nitratos respondem pela devolução do N2 à atmosfera.
1  1 – As bactérias nitrificantes convertem a amônia em nitrato.
2 2 – Nitrosomonas e Nitrobacter são bactérias que participam da fase conhecida como nitrificação.
3  3 – Quando  produtores e consumidores morrem, seus compostos orgânicos nitrogenados são transformados em nitratos, que são convertidos em nitritos e a seguir em amônia, graças à ação de certas bactérias desnitrificantes.
4  4 – No esquema a seguir, I, II e III representam, respectivamente, bactérias decompositoras, nitrificantes e desnitrificantes.
15
16. (PUCCAMP) Verificou-se que as raízes de leguminosas cultivadas em solo adubado com produtos químicos ricos em nitrogênio não apresentam nódulos formados por bactérias. Nesse caso, adubação prejudicou as bactérias que transformam:
a) Nitrogênio em amônia.
b) Amônia em nitritos.
c) Nitritos em nitratos.
d) Nitratos em nitritos.
e) Amônia em nitrogênio.
17. (UFOP) Em um aquário, em que há plantas, observamos que o ciclo do nitrogênio se faz presente (figura abaixo).
17Analise a figura e assinale a opção correta.
a) Os resíduos orgânicos do peixe são primeiramente decompostos em nitratos.
b) As bactérias nitrificantes nitrosas são responsáveis pela transformação de nitrito em amônia.
c) As plantas utilizam-se dos nitratos que são resultado da oxidação dos nitritos pelas bactérias nitrificantes nítricas.
d) Os nitratos serão utilizados pelas plantas para fornecer energia imediata para a realização da fotossíntese, liberando no meio o O2 que será utilizado pelo peixe.
18. (UFBA) A análise das vias de incorporação e utilização do nitrogênio pelo mundo vivo permite afirmar.
I   II
0  0 – A incorporação do nitrogênio atmosférico e seu retorno à atmosfera podem ser efetivados por procariotos.
1  1 – A presença de amônia e nitrato nos solos decorre da decomposição de substratos rochosos.
2  2 – A disponibilidade de compostos nitrogenados para o reino animal depende dos produtores.
3  3 – Bactérias nitrificantes e desnitrificantes são exemplos de organismos mutualistas.
4  4 – A formação do húmus resulta da atividade específica das bactérias fixadoras de nitrogênio.
19. (STA. CASA-SP) O ciclo do carbono, representado abaixo, está errado. Para que fique correto, basta inverter o sentido das setas:
19a) 1 e 3.
b) 2 e 4.
c) 3 e 5.
d) 1 e 4.
e) 2 e 5.
20. (UFLA) Durante o ciclo do nitrogênio, verifica-se a participação de vários organismos, como bactérias e fungos, por exemplo. Com relação às bactérias chamadas desnitrificantes, podemos afirmar que:
a) Transformam a amônia em nitrato.
b) Liberam o nitrogênio dos aminoácidos existentes nas raízes.
c) Convertem os nitratos em nitrogênio gasoso (N2).
d) Utilizam o nitrogênio gasoso para produzir nitrato.
e) Transformam nitratos em nitritos.
21. (FUVEST) Certa raça de gado, quando criada em pastagens argentinas, apresenta ganho de peso corpóreo relativamente maior, em mesmo período de tempo, do que quando criada no Brasil. A explicação para essa diferença é que o solo argentino é mais rico em:
a) Ácidos, o que melhora a digestão dos ruminantes e o aproveitamento calórico da pastagem.
b) Dióxido de carbono, o que aumenta a quantidade de carboidratos da pastagem.
c) Nitrogênio, o que aumenta o valor proteico da pastagem.
d) Sais minerais, o que aumenta a quantidade de carboidratos da pastagem.
e) Sódio, o que aumenta o valar calórico da pastagem.
22. (UFMS) Várias espécies de roedores silvestres foram infectadas por uma virose, causando a morte de centenas de indivíduos. Na carcaça desses roedores, há compostos nitrogenados. Sobre o destino desses compostos nitrogenados no meio ambiente, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
I   II
0  0 – Os compostos nitrogenados do corpo dos roedores são transformados em amônia por ação de fungos e bactérias decompositores.
1  1 – A amônia é transformada em nitrito por ação de enzimas digestivas de minhocas que se alimentam de amônia e excretam nitrito.
2 2 – O nitrito é transformado em nitrato por bactérias quimiossintetizantes do gênero Nitrobacter.
3  3 – O nitrato absorvido pelas raízes das plantas transforma-se novamente em amônia e é consumido por animais pastadores.
4 4 – A amônia, formada por ação de fungos e bactérias decompositoras, pode ser transformada em nitrogênio por bactérias desnitrificantes e retornar à atmosfera.
23. (UFMG) Observe esta figura abaixo:
23
Os nódulos formados nas raízes das leguminosas resultam da colonização por bactérias fixadoras de nitrogênio. Devido à presença desses nódulos nas raízes, as sementes de leguminosas – como a soja, por exemplo – são boas armazenadoras de:
a) Amido.
b) Carboidratos.
c) Lipídios.
d) Proteínas.
24. (PUCCAMP) Leguminosas, como a soja, são cultivadas com diversas finalidades. Uma delas deve-se a sua importância no ciclo do nitrogênio (N2) uma vez que, em suas raízes, instalam-se bactérias que:
a) Fixam o gás nitrogênio.
b) Transformam amônia em nitritos.
c) Enriquecem o solo em amônia.
d) Transformam nitritos em nitratos.
e) Eliminam N2 para o solo.
25. (PUC-PR) Uma das possíveis aplicações da engenharia genética é produzir variedades de microrganismos capazes de fixar o nitrogênio de que as plantas necessitam para produzir moléculas orgânicas. O objetivo dessas pesquisas é melhorar a eficiência dos microrganismos que vivem no solo e que fazem a fixação do nitrogênio usado pelas plantas. Analise as proposições a seguir:
I    II
0   0 – As nitrobactérias Nitrosomonas transformam o nitrito (NO2-) em amônia (NH3).
1   1 – Os microrganismo fixadores de nitrogênio são algumas espécies de bactérias, como as do gênero Rhizobium e certas cianobactérias.
2   2 – As bactérias do gênero Rhizobium associam-se com as raízes de plantas do grupo das leguminosas (feijão, soja, ervilha, etc.).
3  3 – O nitrogênio é utilizado na síntese de bases nitrogenadas (adenina, guanina, uracil e citosina) que entram na formação do DNA.
4  4 – O nitrogênio entra na estrutura dos aminoácidos no radical amina.
26. (UFF) Certas atividades humanas vêm provocando alteração no nível de nitrogênio do solo. Uma dessas atividades consiste na substituição da vegetação natural por monoculturas de leguminosas como, por exemplo, a soja. As leguminosas alteram o nível de nitrogênio do solo porque possuem, em suas raízes, bactérias com capacidade de:
a) Sintetizar amônia, utilizando o nitrogênio atmosférico.
b) Transformar ureia em amônia.
c) Decompor substâncias nitrogenadas das excretas.
d) Eliminar nitrito do solo.
e) Transformar amônia em nitrato.
27. (UFG) O uso intensivo do solo pela atividade agrícola, sem manejo apropriado, reduz drasticamente a fertilidade edáfica, o que pode ser minimizado por meio de:
a) Rotatividade de culturas.
b) Expansão da fronteira agrícola.
c) Prática de queimadas.
d) Controle biológico de pragas.
28. (UNIOESTE) Relativo aos ciclos biogeoquímicos, é correto afirmar que:
I   II
0  0 – O ciclo do nitrogênio não envolve microrganismos e sua principal reserva encontra-se na água.
1  1 – A decomposição de esqueletos e conchas constitui parte do ciclo do cálcio na natureza.
2  2 – Bactérias do gênero Rhizobium são muito importantes no ciclo do fósforo.
3  3 – O ciclo do nitrogênio compreende a transformação do N2 atmosférico em nitratos que são assimilados pelas plantas.
4  4 – Os sais de fósforo não passam aos animais através das cadeias alimentares, o que permite o não estabelecimento do ciclo do fósforo.
29. (UNIP-SP) O desenho ao lado representa, de maneira simplificada, o ciclo do nitrogênio. As bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter agem, respectivamente, em:
29a) I e II.
b) II e III.
c) IV e III.
d) V e IV.
e) VI e VII.
30. (UENP) “Cada elemento segue uma trajetória única, determinada por suas transformações bioquímicas particulares no seu ciclo, através do ecossistema. Sistemas vivos transformam elementos nos seus compostos para fornecer nutrientes que vão construir as estruturas e transportar a energia requerida por todos os processos vitais”.
(Ricklefs, R. A economia da natureza. 5a Ed. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2001. Página 101
Sobre os ciclos biogeoquímicos, assinale a afirmativa incorreta.
a) A ação do ser humano pode acelerar o movimento de muitos materiais e com isso os ciclos tendem a se tornar imperfeitos (acíclicos), tanto pela carência quanto pelo excesso de algum elemento.
b) Existe correlação direta entre o fluxo de energia e de matéria, pois os organismos, ao consumirem matéria, garantem energia para sua sobrevivência, a qual poderá ser passada para outro nível ou ser perdida na forma de calor.
c) O ciclo da água é conduzido pela energia solar através da evapotranspiração e isso condiciona características climáticas que atuam na distribuição dos seres vivos sobre a crosta terrestre.
d) O desequilíbrio do ciclo natural do nitrogênio pode ter implicações na alteração do chamado “efeito estufa”, com consequente aumento na temperatura global da Terra.
e) Os nitratos podem ser obtidos por meio da ação de bactérias fixadoras de nitrogênio e das descargas elétricas que ocorrem na atmosfera na fase do ciclo que chamamos de fixação do nitrogênio.
31. (FAAP) É normal, na agricultura, fazer rotação de culturas vegetais, alternando leguminosas (feijão, soja) com outro tipo de plantação. Este procedimento ocorre devido a:
a) As leguminosas recuperam o prejuízo do agricultor.
b) As leguminosas evitam a erosão do solo.
c) As leguminosas têm a capacidade de fixar carbono no solo, deixando-o mais fértil.
d) As leguminosas apresentam bactérias associadas às suas raízes que fixam nitrogênio no solo, deixando-o mais fértil.
e) As leguminosas impedem o aparecimento de substâncias tóxicas no solo
32. (UFPI) O nitrogênio é um elemento indispensável na vida dos seres vivos, fazendo parte da composição química de moléculas como aminoácidos, proteínas, ácidos nucleicos, etc. Com relação ao ciclo do nitrogênio, é incorreto afirmar:
a) A fixação do N2 consiste na conversão desse elemento em sulfato de amônia, sendo nesta forma absorvido por alguns vegetais e utilizado para a síntese dos compostos nitrogenados.
b) A nitrificação é o processo no qual algumas  bactérias transformam a amônia em nitrito (NO2-) e nitrato (NO3-), sendo estas substâncias utilizadas pelos vegetais para a elaboração de seus compostos orgânicos nitrogenados.
c) A desnitrificação é o processo realizado por algumas bactérias que transformam nitratos em N2, devolvendo, assim, o nitrogênio gasoso (N2) para a atmosfera.
d) As bactérias do gênero Rhizobium, que vivem em mutualismo com leguminosas, como o feijão, são bactérias fixadoras de N2.
33. (FCC) Em um campo onde a produção de milho foi pobre durante muitos anos, plantou-se feijão. Após a colheita, voltou-se a cultivar milho, verificando-se um aumento de produção, provavelmente porque o solo:
a) Ficou mais arejado.
b) Teve sua granulação alterada.
c) Sofreu menos os efeitos da erosão.
d) Ficou mais ácido.
e) Teve o seu teor de nitrogênio aumentado.
34. (PUC-SP) O trecho a seguir compreende para do ciclo do nitrogênio.
“No solo, compostos nitrogenados provenientes da excreção de certos animais são convertidos amônia. Essa substância é em seguida transformada em I e depois em II por ação de III. Isso possibilita às plantas a síntese de IV e V, que através das cadeias alimentares, chegarão aos consumidores”.
Os números I, II, III, IV e V poderão ser substituídos correta e, respectivamente, por:
a) Ácido úrico, ureia, bactérias, aminoácidos e proteínas.
b) Nitrito, nitrato, bactérias, aminoácidos e proteínas.
c) Sal, ácido nítrico, produtores, glicose e amido.
d) Ácido úrico, ureia, produtores, glicose e amido.
e) Aminoácidos, proteínas, bactérias, glicose e amido.
35. (UFSE) O esquema abaixo representa, de forma simplificada, os ciclos do carbono e do nitrogênio.
35Indique a(s) proposição(ões) correta(s).
I   II
0  0 - I e II representam, respectivamente, o O2e o CO2.
1  1 – O oxigênio se encontra no meio abiótico como integrante do ar atmosférico, ou no meio biótico como constituinte das moléculas orgânicas dos seres vivos.
2  2 – Praticamente, todo o oxigênio livre da atmosfera e da hidrosfera tem origem biológica, no processo de fotossíntese.
3 3 – Alguns fatores, como excessivas combustões sobre a superfície da Terra, têm determinado aumento gradativo de CO2 na atmosfera.
4  4 – A manutenção das taxas de oxigênio e gás carbônico, no ambiente, depende de dois processos opostos: a fotossíntese e a respiração.
36. (PUC-SP) No ciclo do carbono, quais os processos metabólicos que ocorrem em 1 e 2?
36a) Respiração em 1 e fotossíntese em 2.
b) Respiração em 1 e decomposição em 2.
c) Decomposição em 1 e respiração em 2.
d) Decomposição em 1 e fotossíntese em 2.
e) Fotossíntese em 1 e decomposição em 2.
37. (UFMG) O esquema abaixo representa o ciclo do carbono. Analise-o, a seguir, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o nome correto dos processos A, B e C.
37a) A, respiração; B, fotossíntese; C, decomposição.
b) A, respiração; B, decomposição; C, fotossíntese.
c) A, fotossíntese; B, respiração; C, decomposição.
d) A, decomposição; B, fotossíntese; C, respiração.
e) A, decomposição; B, respiração; C, fotossíntese.
38. (FCC) Os processos numerados a seguir fazem parte do ciclo biológico do nitrogênio:
I. Fixação do nitrogênio do ar.
II. Devolução do nitrogênio para o ar.
III. Transformação de compostos orgânicos nitrogenados em amônia.
IV. Transformação de amônia em nitritos e nitratos.
As bactérias são capazes de realizar:
a) Apenas os processos I e II.
b) Apenas os processos III e IV.
c) Apenas os processos I, II e III.
d) Apenas os processos I, II e IV.
e) Os processos I, II, III e IV.
39. (UNIP-SP) O esquema abaixo representa o ciclo do nitrogênio num ecossistema terrestre:
39As bactérias realizam:
a) Apenas a etapa I.
b) Apenas a etapa II.
c) Apenas a etapa III.
d) Apenas as etapas I e II.
e) As etapas I, II e III.
40. (UFMT) Baseando-se no esquema abaixo, que é uma simplificação do ciclo do carbono, pode-se afirmar que A, B e C representam, respectivamente:
40a) Respiração, respiração e fotossíntese.
b) Respiração, fotossíntese e respiração.
b) Fotossíntese, respiração e respiração.
d) Respiração, fotossíntese e fotossíntese.
e) Respiração, fotossíntese e transpiração.
41. (UFJF) Considere as afirmativas abaixo a respeito dos ciclos biogeoquímicos do carbono e do nitrogênio:
I. Os ciclos do carbono e do nitrogênio estão inter-relacionados, pois ambos estão diretamente associados com a fotossíntese e a respiração.
II. No ciclo do nitrogênio, os seres que devolvem nitrogênio à atmosfera são as bactérias desnitrificantes.
III. A decomposição dos corpos de animais e de plantas libera carbono e nitrogênio para o solo e para a água.
IV. O gás carbônico é captado pelos seres heterotróficos, e seus átomos são utilizados na síntese de moléculas inorgânicas, cujo constituinte fundamental é o carbono.
V. Uma das formas de enriquecer o solo com nitrogênio é plantando leguminosas.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e V.
b) II, III e V.
c) I, III e V.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
42. (UFSC) Na natureza, há um constante ciclo de elementos e compostos químicos que passam dos seres vivos ao ambiente e deste aos seres vivos. Com relação ao cálcio e o seu ciclo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
I   II
0  0 – Nos seres vivos, o cálcio se apresenta, principalmente, na forma de carbonatos e fosfatos.
1  1 – Com a morte dos animais que possuem esse elemento em sua constituição, e com a decomposição das estruturas dos mesmos, os sais de cálcio se dissolvem na água e no solo.
2  2 – Os sais de cálcio são encontrados na organização do corpo de esponjas e corais.
3  3 – O cálcio integra as conchas de moluscos e os esqueletos de vertebrados.
4  4 – Ele é um elemento químico importante na constituição das moléculas orgânicas, como as proteínas e os lipídeos.
43. Apesar do interesse médico-veterinário pelas bactérias causadoras de doenças, muitas delas são extremamente úteis ao homem e à natureza. Podem-se citar, por exemplo, aquelas usadas para a degradação do petróleo e as utilizadas nos controles biológicos de pragas, tanto vegetais como animais. São importantes também as bactérias que vivem associadas às raízes de plantas leguminosas, úteis à natureza porque:
a) Facilitam a aeração do solo.
b) Permitem uma maior permeabilidade do solo, umidificando-o.
c) Desenvolvem resistências orgânicas contra patógenos que poderiam atacar a planta leguminosa.
d) Fixam o nitrogênio do ar, transformando-o em sais nitratos e nitritos que são aproveitados tanto pelas bactérias como pela planta leguminosa que as abriga.
e) Favorecem a fixação do oxigênio no solo que possa ser utilizado na respiração de organismos subterrâneos como as minhocas, larvas de insetos, fungos e bactérias aeróbicas.
44. (ANGLO) O ciclo da água, na natureza, depende de vários aspectos físicos do ambiente — como a temperatura, por exemplo — e de fenômenos como a evaporação e a condensação. Por outro lado, os seres vivos, devido a sua dependência da água para vários processos biológicos, têm uma ativa participação nesse ciclo. Considere os seguintes processos e mecanismos presentes nos seres vivos:
I. A locomoção dos animais terrestres.
II. A respiração celular nos seres vivos em geral.
III. A “transpiração” nos organismos terrestres.
IV. A transmissão da informação genética.
V. A fotossíntese.
VI. A coordenação nervosa.
VII. A excreção.
Escolha, entre as alternativas abaixo, aquela que contém um conjunto de processos em que os organismos retiram água do ambiente ou a devolvem a ele:
a) I, II, III e IV.
b) II, III, V e VII.
c) II, III, IV e V.
d) III, V, VI e VII.
e) III, IV, V e VI.
45. (UEL) Considere as seguintes etapas do ciclo biogeoquímico do nitrogênio e os microrganismos que delas participam:
1. Transformação do nitrogênio atmosférico em amônia.
2. Transformação da amônia em nitritos e nitratos.
3. Transformação de substâncias nitrogenadas em amônia.
4. Transformação da amônia em nitrogênio.
a. Bactérias e fungos decompositores.
b. Bactérias quimiossintetizantes.
c. Bactérias desnitrificantes.
d. Bactérias em associação mutualista com raízes.
A associação correta é:
a) 1 – a 2 – d3 – c4 – b.
b) 1 – c2 – b3 – a4 – d.
c) 1 – c 2 – d 3 – b4 – a.
d) 1 – d2 – a3 – b4 – c.
e) 1 – d 2 – b3 – a4 – c.
46. (UFRGS) A associação entre bactérias e plantas é um fenômeno que permite, em última análise, a entrada do nitrogênio nos sistemas eucariontes, na forma de compostos nitrogenados. Isso é possível porque as bactérias fixam o nitrogênio e os vegetais apresentam enzimas que usam este nitrogênio para gerar um aminoácido chamado glutamato. Este, por transaminação dos grupamentos nitrogenados para cadeias carbonadas, gera outros aminoácidos, muitos deles essenciais aos animais, que não os sintetizam. Se quiséssemos gerar uma planta que fosse ela mesma capaz de fixar o nitrogênio inorgânico e sintetizar compostos nitrogenados permanentemente sem a presença de bactérias, deveríamos agir de que maneira?
a) Inserir nas células das raízes das plantas os RNAs transportadores presentes nas bactérias e responsáveis pelo processo de fixação de nitrogênio.
b) Inserir nas células das raízes das plantas os genes responsáveis pelo processo de fixação de nitrogênio, presentes nas bactérias.
c) Inserir nas células das raízes das plantas os RNAs mensageiros, responsáveis por codificar as enzimas nas bactérias.
d) Inserir nas células das raízes das plantas as enzimas responsáveis pelo processo de fixação do nitrogênio nas bactérias.
e) Inserir nas células das raízes das plantas os RNAs ribossômicos, responsáveis pelo processo de fixação do nitrogênio nas bactérias.
47. (FPS) Os ciclos biogeoquímicos reciclam os compostos químicos necessários ao funcionamento de todos os organismos vivos. Sobre este assunto, considere as proposições abaixo.
1. A utilização de carvão mineral pelo homem libera CO2 na atmosfera, que é captado da atmosfera por seres autotróficos e transferido aos animais herbívoros, seus consumidores primários.
2. A água absorvida no solo pelas plantas é utilizada como fonte de moléculas de hidrogênio, presentes em carboidratos, e de gás oxigênio liberado na atmosfera como produto da respiração aeróbia.
3. A fixação de nitrogênio pelas plantas depende de processos de nitrificação no solo desenvolvidos por bactérias que realizam a oxidação da amônia, produzindo nitrito.
Está(ão) correta(s):
a) 1 e 2, apenas.
b) 2, apenas.
c) 2 e 3, apenas.
d) 1 e 3, apenas.
e) 1, 2 e 3.
48. (UPE) A figura abaixo se refere ao ciclo do nitrogênio.
48Sobre ela, podemos afirmar, corretamente.
I    II
0   0  – A etapa 1 pode ser  realizada por bactérias  como as Pseudomonas que,  em condições de anaerobiose, atacam a amônia.
1  1 – A etapa 2 está  relacionada com as Nitrosomonas que  utilizam a amônia  para a quimiossíntese, liberando energia e produzindo NO2- (nitritos).
2   2 – A etapa 3 pode ser a fixação biológica que é a  captação do  nitrogênio  pelas bactérias e cianobactérias.  
3  3 -  Os nitritos são utilizados por bactérias do gênero Rhizobium para a quimiossíntese, como ocorre em 4.
4  4 – O húmus sofre a ação de bactérias fixadoras de vida livre, como as Azotobacter e Clostridium, é o que ocorre em 5.
49. (FUVEST) O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema a seguir.
49As etapas I e II podem ser, respectivamente:
a) Fotossíntese e quimiossíntese.
b) Decomposição e queima de combustíveis.
c) Fotossíntese e queima de combustíveis.
d) Quimiossíntese e fotossíntese.
e) Fermentação e respiração.
50. (PUC-CAMPINAS) Entre os microrganismos do solo estão os que atuam no ciclo do nitrogênio, como é o caso das bactérias que se associam às raízes das leguminosas. Elas:
a) Devolvem N2 para o ar.
b) Absorvem N2 do ar.
c) Liberam amônia no solo.
d) Transformam amônia em nitritos.
e) Transformam nitritos em nitratos.

GABARITO

01
02
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A
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D
D
C
A
D
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A
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A
A
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C
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D
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A
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C
B

Concentração perdida com uso de tecnologia 'pode ser recuperada'


Concentração perdida com uso de tecnologia 'pode ser recuperada' 

 

 

Atualizado em  26 de novembro, 2013 - 06:57 (Brasília) 08:57 GMT

Chineses com seus tablets e smartphones em Pequim, em foto de arquivo (AP)
Nosso apego aos aparelhos tecnológicos nos torna mais distraídos de outras tarefas, diz pesquisador
Você já se distraiu de uma tarefa para checar seu perfil nas redes sociais? Ou perdeu uma conversa na mesa do restaurante porque estava respondendo mensagens no smartphone?
Para Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia e pesquisador da chamada "psicologia da tecnologia", você não está sozinho: a capacidade média de concentração dos participantes de suas pesquisas é de apenas 3 a 5 minutos. Depois disso, eles se distraem, sem conseguir terminar seus estudos ou trabalhos.
O problema tende a se acentuar à medida que nos tornamos cada vez mais inseparáveis de tablets e smartphones - e as consequências podem ser ruins para nossa capacidade de ler, aprender e executar tarefas.
"Se ficamos trocando de tarefa, nunca passamos tempo o bastante para nos aprofundarmos em nenhuma delas. Três minutos certamente não bastam para estudar", diz Rosen, autor de livros sobre o impacto social da tecnologia. Sua próxima obra, em conjunto com um neurocientista, se chamará justamente The Distracted Mind (A Mente Distraída, em tradução livre).
Em entrevista à BBC Brasil, ele sugere técnicas simples para "reprogramar" o cérebro a reconquistar essa habilidade de prestar atenção.
E, no caso de adolescentes, não adianta vetar a tecnologia - mas sim estimulá-la em horas certas. Confira:
BBC Brasil - Nossa capacidade de concentração está diminuindo?
Larry Rosen - Certamente está cada vez menor, e em diversos níveis. Pesquisas mostram que nossa concentração média é de 3 a 5 minutos antes que acabemos nos distraindo, no estudo ou no trabalho. A maioria dessas distrações são tecnológicas – alertas de mensagem, e-mails etc.
Culturalmente, seguimos essa tendência. Até TV mudou. Em programas de TV dos anos 1980 e 1990, o tempo de cada cena era muito maior do que é nos programas atuais, que se adaptaram à nossa atenção mais curta. Revistas também fazem reportagens cada vez mais curtas.
BBC Brasil - Isso é um problema?
Rosen - Se ficamos trocando de tarefa, nunca passamos tempo o bastante para nos aprofundarmos em nenhuma, e tudo fica superficial. Três minutos certamente não bastam para estudar, por exemplo.
O segundo problema é que, terminada a distração, não voltamos imediatamente à tarefa que interrompemos. Precisamos de um tempo para lembrar onde estávamos. No caso de um livro, temos de reler alguns parágrafos, realocar nosso cérebro.
"Não é um vício – se fosse, teríamos sensação de prazer ao checar nosso celular. E a maioria de nós não estamos obtendo prazer, estamos apenas tentando reduzir a ansiedade e a sensação de não sabermos se estamos perdendo algo (uma mensagem ou informação)"
Em uma pesquisa com estudantes universitários, tiramos seus telefones, os dividimos em três grupos - de uso leve, moderado e extremo - e medimos sua ansiedade.
Os usuários leves tiveram pouca alteração em seus níveis de ansiedade; os moderados rapidamente ficaram ansiosos, até que esses níveis caíram. Mas as pessoas que usavam muito seus smartphones ficavam mais e mais ansiosas. E neste último grupo estavam justamente as crianças e os jovens adultos. Temos de ensiná-los a evitar essa ansiedade.
BBC Brasil - Será um reflexo disso o fato de as pessoas lerem pouco ou não terminarem muitas leituras?
Rosen - Muitas pessoas já não conseguem mais ler integralmente, elas passam o olho. Percebo isso como professor: ao mandar um e-mail aos alunos, que respondem com dúvidas. Mas essas dúvidas estavam respondidas no e-mail original. Daí eles dizem, 'desculpe, eu só li as primeiras linhas'.
Tudo fica mais superficial, mas também mais estressante. Quanto mais trocamos de tarefas, mais damos para o nosso cérebro monitorar.
BBC Brasil - Alguns estudos mostram que isso afeta o desempenho de estudantes e profissionais. Há exagero?
Rosen - Em outra pesquisa, assisti a estudantes durante seus estudos. Pedíamos que eles estudassem matérias importantes, para ver como se concentravam. E vimos que eles só conseguiam manter sua atenção por uma média de 3 minutos.
O interessante é que os que conseguiam se concentrar mais tinham notas melhores na escola, e não apenas naquela matéria que estavam estudando. Ou seja, se concentrar melhora o desempenho, na escola, no trabalho e até nos relacionamentos pessoais.
Larry Rosen
Larry Rosen estuda a 'psicologia da tecnologia'
BBC Brasil - Como recuperamos esse poder de concentração?
Rosen - É possível aprender técnicas simples para aumentar a capacidade de focar e não se distrair.
Imaginemos, por exemplo, a hora do jantar de uma família comum. Hoje em dia, todos jantam tendo seus celulares consigo. A sugestão é, no início do jantar, que todos possam checar seus celulares por um ou dois minutos. Mas depois têm de silenciá-los e virar seu visor para baixo, para não ver as mensagens chegando.
Após 15 minutos marcados no relógio, todos recebem permissão para checar o telefone novamente, por um minuto. À medida que a família se acostuma com isso, aumenta-se gradualmente esse período de 15 para 20 e 30 minutos.
E assim cria-se tempo para conversas familiares ininterruptas por 30 minutos, seguido de um minuto para checar o celular. É uma forma de treinar o cérebro a não se distrair, e isso é essencial.
BBC Brasil - É uma reprogramação do cérebro?
Rosen - Você está reprogramando a parte química envolvida no estresse do seu cérebro.
Porque o que começamos a ver é: se impedimos as pessoas de checarem seus celulares ou dispositivos tecnológicos, elas ficam ansiosas, (o que produz) alterações químicas.
BBC Brasil - É como um vício?
Rosen - O engraçado é que não é um vício – se fosse, teríamos sensação de prazer ao checar nosso celular.
E a maioria não está obtendo prazer, apenas tentando reduzir a ansiedade e a sensação de não saber se está perdendo algo (na internet ou nas redes sociais).
BBC Brasil - O que podem fazer os professores que querem recuperar a atenção de seus alunos?
Rosen - Em geral, eles terão de usar a própria tecnologia, seja permitindo que os alunos usem seus próprios dispositivos ou trazendo dispositivos à aula.
Por exemplo, com vídeos curtos, que costumam atrair os estudantes. Aqui nos EUA, algumas escolas particulares também têm usado mais tecnologias, como iPads e Apple TV, na sala de aula. Isso certamente torna a educação mais atraente.
"Se você veta o uso da tecnologia, os estudantes vão ficar o tempo todo pensando no que estão deixando de ver (no celular), nos comentários que a sua foto no Instagram estará recebendo. E, assim, não vão prestar atenção na aula de qualquer maneira"
Em escolas que proíbem os aparelhos móveis, os estudantes os levam escondidos e ficam trocando mensagens debaixo da carteira. É melhor, então, que os professores os deixem checar em determinados momentos – por exemplo, a cada meia hora por um ou dois minutos.
Se você veta o uso da tecnologia, os estudantes vão ficar o tempo todo pensando no que estão deixando de ver (no celular), nos comentários que a sua foto no Instagram estará recebendo. E, assim, não vão prestar atenção na aula de qualquer maneira.
BBC Brasil - Você vê alguma vantagem no fato de estarmos fazendo diversas tarefas ao mesmo tempo?
Rosen - Em geral, não – a tentativa de fazer muita coisa junta impacta seus relacionamentos. Se você tenta falar com seu marido ou mulher à noite e cada um está vidrado em seu celular, que conversa vai ter?
Se você está com seus amigos num restaurante, mas fica no celular, que interação fará com eles?
E fico pensando como será quando as pessoas começarem a usar o Google Glass - você vai achar que (seu amigo) está olhando para você, mas ele estará, na verdade, olhando para o que estiver aparecendo nos óculos.
BBC Brasil - Mas tem gente que pode ter uma performance melhor nesse novo ambiente de estímulo constante?
Rosen - Pesquisas mostram que uma parcela bem pequena das pessoas é capaz de funcionar bem nesse tipo de ambiente. Não vi pesquisas de longo prazo a respeito disso, mas imagino que isso seja algo estressante. E no longo prazo isso não é bom para o corpo.
BBC Brasil - As pessoas conseguem definir regras para si mesmas, limitando o próprio uso da tecnologia?
Rosen - Eu costumava enlouquecer com meu feed no Twitter, até decidir checá-lo uma vez só por dia.
Uma das regras que recomendo é: tire seu celular ou notebook do quarto uma hora antes de ir dormir e não se permita checá-los até o dia seguinte.
Hoje, nossos estudos mostram que a maioria dos adolescentes e jovens adultos dorme ao lado dos seus telefones e acorda no meio da noite para checá-los. Isso é péssimo para o seu cérebro, que precisa de blocos longos e consistentes de sono. E também prejudica o aprendizado.
Acho que isso ainda vai piorar, até que as pessoas percebam o efeito negativo sobre sua saúde. E daí começarão a pensar: será que eu realmente preciso checar meu feed de Twitter 20 vezes por dia? Será que realmente preciso estar em sete redes sociais diferentes?
Mas no momento estamos tão empolgados com a tecnologia que somos como crianças em uma loja de doces: queremos experimentar tudo.

Vitamina C injetável pode ajudar no tratamento contra o câncer, diz estudo

Vitamina C vem sendo usada há tempos como terapia alternativa ao tratamento contra câncer, mas eficácia não é comprovada
Altas doses de vitamina C podem aumentar a eficácia dos tratamentos de quimioterapia em pacientes com câncer, sugerem pesquisadores da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos.
O estudo, divulgado na publicação científica Science Translational Medicine, afirma que doses injetáveis de vitamina C podem ser um coadjuvante eficiente, seguro e barato no tratamento de mulheres com tumor nos ovários.
Na década de 70, o químico Linus Pauling defendeu que a administração intravenosa de vitamina C poderia ser eficiente contra o câncer.
No entanto, testes clínicos em que a vitamina era ingerida pela boca falharam em replicar o mesmo efeito e as pesquisas foram abandonadas.
Hoje se sabe que o corpo humano expele rapidamente a vitamina C quando ingerida pela boca.
Na pesquisa, os especialistas injetaram vitamina C em células cancerígenas do ovário em laboratório. Eles também repetiram o experimento em camundongos e em 22 pacientes com câncer de ovário.
Eles observaram que as células cancerígenas que receberam vitamina C em laboratório reagiram à substância, enquanto as células normais não foram afetadas.
Em camundongos, a vitamina C reduziu o crescimento do tumor e os pacientes com câncer que receberam injeções com a substância disseram ter sofrido menos dos efeitos colaterais da quimioterapia.

Sem patente

A pesquisadora Jeanne Drisko disse que há um interesse crescente entre oncologistas de testar o poder da vitamina C no tratamento contra o câncer.
"Pacientes estão buscando opções eficientes e mais baratas de melhorar os efeitos do tratamento", disse ela à BBC News.
"E a vitamina C intravenosa tem esse potencial, como indica nossa pesquisa científica e resultados dos primeiros testes".
Um possível obstáculo ao avanço das pesquisas é falta de disposição das empresas farmacêuticas em financiar testes, porque não há como patentear a vitamina C - um produto natural.
"Como a vitamina C não tem potencial para patente, seu desenvolvimento não deverá ser apoiado pelas farmacêuticas", disse o pesquisador Qi Chen.
"Mas acho que chegou a hora de as agências de pesquisa apoiarem de forma vigorosa os testes clínicos com essa vitamina".
A médica Kat Arney, da instituição Cancer Research UK, disse que há uma longa história de pesquisas sobre os efeitos da vitamina C sobre o tratamento contra o câncer.
"É difícil dizer com uma pesquisa tão pequena (com apenas 22 pacientes) se altas doses da vitamina podem aumentar os índices de sobreviência ao câncer. Mas já é interessante o fato de que diminuíram os efeitos colaterias da quimioterapia".

Conheça cinco alimentos que 'escondem' açúcar

Atualizado em  11 de fevereiro, 2014 - 07:57 (Brasília) 09:57 GMT

Pão | Crédito: AP
Pão é um dos alimentos ricos em açúcar, grande parte do qual natural, resultado do processo de fermentação
É consenso entre médicos e pacientes que a ingestão excessiva de açúcar é extremamente prejudicial para a saúde.
Porém, o que pouca gente sabe é que alimentos que aparentemente são vendidos como "saudáveis", na verdade, contêm altas doses da matéria-prima.
Segundo uma pesquisa realizada por cientistas americanos e publicada em 2012, o consumo mundial do açúcar triplicou nos últimos 50 anos e está ligado a inúmeras doenças, como obesidade, diabetes e câncer.
Uma nova campanha da ONG Action on Sugar elaborou uma lista em que figuram alguns alimentos que "escondem" grandes quantidades de açúcar.
O objetivo, além de conscientizar o público, é pressionar os fabricantes a reduzir a quantidade do subproduto da cana.
Conheça, a seguir, cinco desses alimentos.

1 - Alimentos com 0% de gordura

Alimentos com 0% de gordura não possuem, necessariamente, 0% de açúcar. Este é o caso dos iogurtes.
Nesses alimentos, o açúcar normalmente é adicionado para dar sabor e cremosidade ao produto quando a gordura é removida.
Um iogurte de 150 gramas com 0% de gordura pode ter, por exemplo, até 20 gramas de açúcar – o equivalente a cinco colheres de chá, alerta a Action on Sugar.
Esse valor equivale à metade da quantidade diária de açúcar recomendada para mulheres, que é de 50 gramas. Nos homens, a taxa diária é um pouco superior, de 70 gramas.
"O problema é que as pessoas que compram comida com 0% de gordura querem consumir um alimento com um gosto semelhante ao de 100% de gordura", afirma a nutricionista Sarah Schenker.
"Para adequar seus produtos ao paladar dos clientes, os fabricantes adicionam açúcar quando a gordura é retirada. Se as pessoas querem alimentos mais saudáveis, precisam aceitar que eles tenham uma aparência e um gosto um pouco diferente", acrescenta Schenker.

2 – Polpa de tomate

Uma polpa de tomate feita a partir de tomates frescos possui inúmeros nutrientes, mas aquelas compradas em mercados, normalmente enlatadas, podem ser cheias de açúcar.
O ingrediente é normalmente adicionado para que a polpa fique menos ácida. Um terço de uma lata de 150 gramas, por exemplo, pode ter até 13 gramas de açúcar, valor equivalente a três colheres de chá.

3 – Maionese

Produtos que contenham maionese são inimigos de quem quer combater o consumo excessivo de açúcar. Uma colher pode conter até quatro gramas do ingrediente.
"Molhos, em geral, contêm grande quantidade de açúcar", afirma Schenker.

4 – Água

Depende do tipo. Alguns tipos de "águas vitaminadas" têm adição de açúcar. Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá, diz a Action on Sugar.

5 - Pão

O pão é um dos alimentos que mais "escondem" açúcar, destaca a ONG. Uma fatia de pão processado pode ter, em média, até três gramas de açúcar.
O açúcar presente no pão, aliás, é normalmente formado no processo natural de fermentação, mas também pode ser adicionado durante a fabricação do alimento.
"Não é porque o alimento é salgado que ele tem baixo teor de açúcar", lembra Schenker.

BBC BRASIL

23 de jan. de 2014

Cientistas associam luminosidade do solo a terremotos - SCIENTIFIC AMERICAN

Cientistas associam luminosidade do solo a terremotos

É muito provável que grandes falhas geológicas gerem luzes estranhas

 

Downing Street/Flickr
Luzes foram relatadas pouco antes de um terremoto devastador atingir L’Aquila, na Itália, em 2009. Imagem: Flickr/Downing Street
Por Alexandra Witze e Revista Nature

Um novo catálogo de luzes de terremotos – brilhos misteriosos que às vezes são relatados antes ou durante movimentos sísmicos – descobriu que elas aparecem com mais frequência em ambientes com fendas geológicas, onde o solo está se afastando. O trabalho é a abordagem mais recente dessas luzes enigmáticas, que são descritas há séculos por testemunhas oculares mas que ainda não foram totalmente explicadas por cientistas.

O estudo, publicado no volume de janeiro/fevereiro do periódico Seismological Research Letters, reúne vários campos de pesquisa para propor um mecanismo de emissão das luzes. Os autores sugerem que, durante um terremoto, o estresse do atrito entre rochas produz cargas elétricas, que viajam ao longo das falhas geológicas quase verticais que são comuns em áreas com fendas. Quando as cargas atingem a superfície da Terra e interagem com a atmosfera, elas geram luminosidade.

“Luzes de terremotos são um fenômeno real – elas não são OVNIs”, explica o principal autor do estudo, Robert Thériault, geólogo do Ministério de Recursos Naturais do Quebec, em Quebec City, no Canadá. “podem ser explicadas cientificamente”.

Na fronteira

Um dos problemas de estudar luzes de terremotos é que relatos legítimos se misturam com relatos imprecisos. Algumas testemunhas descrevem coisas improváveis, como chamas e fumaça saindo do solo; outras mencionam nuvens brilhantes que poderiam ser uma aurora, ou faixas de fogos celestes que poderiam ser meteoros.

Mas alguns relatos não podem ser explicados com facilidade, observa John Ebel, geofísico do Boston College em Massachusetts. Em 1727, por exemplo, um homem da Nova Inglaterra passeando com seu cachorro em uma tarde de outubro sentiu o chão começar a tremer e observou uma bola de luz atingir seu animal, que começou a latir.

“Estamos todos interessados em descobrir mais sobre luzes de terremotos”, declara Ebel, não envolvido no novo estudo. “Essa só não é uma área comum de pesquisa científica porque não há como fazer experimentos”.

A equipe de Thériault decidiu compilar todos os relatos confiáveis que conseguiram encontrar, desde o ano 1600 até os dias de hoje. Eles se concentraram em 27 terremotos das Américas e 38 da Europa, e descartaram muitas histórias bizarras. Na costa peruana, em agosto de 2007, um pescador relatou que o céu se tornou violeta durante alguns minutos antes de o mar começar a tremer. Perto de Ebingen, na Alemanha, em novembro de 1911, uma mulher relatou ver luzes no solo que se moviam “como cobras” no início de um terremoto.

Dos 65 terremotos estudados, 56 ocorreram ao longo de uma área com fendas ativas ou antigas. E 63 dos 65 terremotos ocorreram onde as falhas geológicas que se romperam eram quase verticais – em contraste com os ângulos mais rasos de muitas grandes falhas.

De acordo com Thériault e seus colegas, essa geometria aguda poderia explicar o aparecimento de luzes de terremotos. Um dos membros da equipe, Friedemann Freund, físico mineral do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa em Moffett Field, Califórnia, suspeita que tudo isso comece com defeitos em uma rocha, onde átomos de oxigênio dentro da estrutura química do mineral tenham um elétron faltando. Quando o estresse de um terremoto atinge a rocha, isso quebra as ligações químicas envolvidas nesses defeitos, criando buracos com carga elétrica positiva. Esses “buracos p” podem fluir verticalmente para a superfície, disparando fortes efeitos de campos elétricos que podem gerar luz.

Espremendo

Experimentos em laboratório mostraram que campos elétricos podem ser gerados ao espremer alguns tipos de rocha. Mas a ideia de Freund é apenas um de muitos mecanismos possíveis para explicar luzes de terremotos. “Isso faz bastante sentido, mas não significa que esteja certo”, observa Ebel.

O catálogo fornece outras ideias para o estudo de luzes de terremotos, conta Thériault. Sismólogos que monitoram falhas ativas, por exemplo, podem procurar mudanças na condutividade elétrica do solo imediatamente antes ou durante um terremoto.

De maneira mais geral, disseminar ideias sobre essas luzes poderia aumentar a consciência de que elas podem sinalizar terremotos, observa Thériault. O fenômeno já alertou pessoas no passado: perto de L’Aquila, na Itália, em abril de 2009, um homem viu o reflexo de luzes brancas nos móveis de sua cozinha nas primeiras horas da manhã e tirou sua família de casa por precaução. Duas horas depois, um terremoto devastador atingiu a cidade.

Este artigo foi reproduzido com permissão da revista Nature. O artigo foi publicado pela primeira vez em 2 de janeiro de 2014.

 

14 de jan. de 2014

2014 muito estudo!!!

Queridos educandos do Pre Enem do Cei, espero que saibam da responsabilidade emdedicacao que terao que desenvolver ou melhorar do decorrer deste ano letivo.Para que tenham um bom rendimento, revisarei algumas dicas importantes: 1. Estudem todos os dias, pois o habito de estudo diario e muito importante, 2. Nao acumulem assuntos, 3. Resolvam todas as listas que forem entregues, 4. Tire suas duvidas, sempre que possivel, com o professor, 5. Trace metas, o que quer esse ano e quais renuncias tera que fazer para alcancar a tao sonhada vaga, 6. Tente praticar um esporte para desopilar, 7. Nada de se encher de isolados e nao deixar tempo para estudar em casa, visto que essa parte e muito importante para seu sucesso, 8. Lembre- se que quem acretida e batalha sempre alcanca. Grande beijo no coracao, estamos juntos nessa batalha. Bons estudos. Katia Queiroz.

8 de jan. de 2014

Vacina 'erradica' vírus semelhante ao HIV em estudo em macacos

Uma pesquisa publicada na revista Nature mostrou que uma vacina que age contra um vírus semelhante ao HIV que atinge macacos parece ter conseguido erradicá-lo.
Segundo cientistas americanos, nove dos 16 macacos vacinados durante o estudo e infectados depois aparentaram posteriormente não ter mais o vírus da imunodeficiência símia (SIV, na sigla em inglês).
"É sempre difícil afirmar que houve uma erradicação total – sempre pode haver uma célula que não analisamos e que pode conter o vírus. Mas, de uma maneira geral, usamos critérios bem rigorosos e podemos dizer que não havia vírus no corpo desses macacos", disse o coordenador da pesquisa, Louis Picker, do Instituto de Vacinas e Terapia Genética no Universidade de Saúde e Ciência do Oregon.
Os estudiosos disseram que agora eles querem usar uma metodologia semelhante para testar uma vacina contra o HIV em humanos.

Pesquisar e destruir

Os pesquisadores analisaram uma forma agressiva do vírus SIV, que chega a ser cem vezes mais letal que o HIV.
Normalmente, os macacos infectados costumam morrer em dois anos. Mas, no teste, o vírus não se fixou nos animais que receberam a vacina.
A vacina é feita a partir de outro vírus chamado citomegalovírus, que tem semelhanças com o da herpes.
O medicamento usou o poder de infecção do citomegalovírus para fazer uma espécie de varredura no corpo. Mas, ao invés de causar doenças, o vírus foi modificado para estimular o sistema imunológico e combater o SIV.
"Ela (a vacina) mantém uma força armada, que patrulha todos os tecidos do corpo, o tempo todo, indefinidamente", explica Picker.
Vírus HIV (SPL)
Vírus erradicado com vacina é equivalente ao HIV em macacos
Os pesquisadores vacinaram macacos rhesus e, em seguida, os infectaram com o SIV. Eles descobriram que, primeiro, a infecção começou a se manifestar e a se espalhar. Mas, em seguida os corpos dos macacos começaram a reagir, procurando e destruindo todos os sinais dos vírus.
Os macacos que responderam bem à vacina permaneceram livre da infecção entre um ano e meio e três anos depois da aplicação.

Teste em humanos

Picker disse que sua equipe ainda está tentando descobrir por que a vacinação funcionou em apenas pouco mais da metade dos macacos.
"Pode ser pelo fato de o SIV ser tão patogênico que isso talvez seja o melhor que se consiga", disse o pesquisador ."Há uma batalha em curso e em metade do tempo a vacina vence e no restante, perde."
O cientista ressaltou que, "para fazer uma versão para humanos da vacina, precisamos ter certeza de que ela é absolutamente segura".
"Nós já criamos um citomegalovírus que gera uma resposta imune semelhante (em humanos), mas que foi atenuado ao ponto em que acreditamos que ele é totalmente seguro."
Tal vacina teria que receber o respaldo das autoridades regulatórias. O pesquisador disse que, se isso ocorrer, espera que os primeiros testes clínicos em humanos aconteçam nos próximos dois anos.
Andrew Freedman, médico da Universidade de Medicina de Cardiff, vê com otimismo a nova vacina.
"O teste sugere que vacinas profiláticas – criadas para prevenir uma infecção – que usam vetores de citomegalovírus podem se revelar abordagens promissoras para combater o HIV."

"Apesar de não prevenir a infecção inicial, ela pode levar a uma erradicação posterior, em vez de termos um estabelecimento crônico da infecção."
BBC

Blitz de saúde' pode retardar envelhecimento das células, diz estudo

Cientistas de uma universidade americana descobriram que uma mudança completa de estilo de vida pode reverter o envelhecimento das células.
Eles encontraram indícios de que uma rotina rígida de exercícios físicos, dieta e meditação podem reduzir o ritmo de envelhecimento celular.
A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
O estudo foi publicado na revista científica Lancet Oncology.
Os cientistas afirmaram, contudo, que as conclusões ainda não são definitivas.
A pesquisa avaliou 35 homens com câncer de próstata. Aqueles que mudaram seu estilo de vida apresentaram células mais novas em termos genéticos.

Estudo

Os pesquisadores observaram mudanças visíveis nas células de um grupo de 10 homens que adotou uma dieta à base de vegetais e seguiu à risca uma rotina recomendada de exercícios físicos.
Eles também passaram a fazer meditação e ioga, com o intuito de se livrar do estresse.
Segundo os cientistas, as mudanças estão relacionadas às capas protetoras nas extremidades dos cromossomos, chamadas telômeros.
O papel desses dispositivos é proteger a extremidade do cromossomo e prevenir a perda de informação genética durante a divisão celular.
À medida que o ser humano envelhece e suas células se dividem, os telômeros diminuem de tamanho – sua estrutura fica enfraquecida, enviando uma espécie de "mensagem" às células para que elas parem de se dividir e morram.
Os pesquisadores sempre se questionaram se esse processo seria inevitável ou poderia ser interrompido ou mesmo revertido.
O professor Dean Ornish e sua equipe mediram a extensão dos telômeros no começo do estudo e depois de cinco anos.
No grupo de 10 homens com baixo risco de câncer de próstata que mudou o estilo de vida, o comprimento dos telômeros aumentou cerca de 10%.
Comparativamente, a extensão dos telômeros diminuiu, em média, 3% no grupo restante de 25 homens que não adotaram qualquer mudança em seus hábitos.

Envelhecimento celular

Telômeros menores estão associados a uma ampla gama de doenças relacionadas à idade, incluindo cardiopatias e vários tipos de câncer.
O estudo não analisou se as mudanças no estilo de vida e no comprimento dos telômeros tiveram um impacto na evolução do câncer, mas os pesquisadores afirmam que isso ainda será objeto de investigação.
Segundo Ornish, "as implicações desse estudo podem ir além de homens com câncer de próstata. Se validado por estudos controlados feitos de forma aleatória em larga escala, essas mudanças de estilo de vida podem reduzir significativamente o risco de uma grande variedade de doenças e de mortalidade precoce".
"Nossos genes, e nossos telômeros, são uma predisposição, mas não necessariamente o nosso destino".
Lyn Cox, especialista em bioquímica na Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmou que não foi possível chegar a nenhuma conclusão a partir do estudo, mas acrescentou: "No geral, no entanto, as descobertas desse relatório de que as mudanças no estilo de vida podem ter um efeito positivo nos marcadores da idade amparam os benefícios pela adoção de hábitos de vida mais saudáveis".
Especialistas afirmam que a redução do comprimento dos telômeros não é a única explicação para o envelhecimento humano.
Humanos, por exemplos, têm telômeros mais curtos do que primatas e ratos, mas vivem mais.
Estudos realizados anteriormente mostraram que pessoas que levam uma vida sedentária podem envelhecer mais rápido, uma vez que seus telômeros diminuem de tamanho a um ritmo também mais veloz.

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