Tecnologia do Blogger.

24 de fev. de 2016

lista de zoologia

01. (UNIFESP) Cobras, em geral, ingerem uma grande quantidade de alimento, mas apenas de tempos em tempos. Gaviões, comparativamente, ingerem alimento em pequenas quantidades, porém diariamente e várias vezes ao dia. Conhecendo as principais características dos grupos a que esses animais pertencem, pode-se afirmar corretamente que isso ocorre porque:
a) A digestão nas cobras é mais lenta e isso fornece energia aos poucos para seu corpo. Nos gaviões, a necessidade de fornecimento maior e mais rápido de energia condicionou o comportamento de tomada mais frequente de alimento.
b) As cobras, por ingerirem as presas inteiras, demoram mais tempo digerindo pelos e penas. Os gaviões, por ingerirem as presas aos pedaços, já começam a digestão a partir do tecido muscular da presa.
c) Os órgãos sensoriais das cobras são bem menos desenvolvidos que os dos gaviões. Por isso, ao conseguirem alimento, ingerem a maior quantidade possível como forma de otimizar o recurso energético.
d) Sendo ectotérmicas (pecilotérmicas), as cobras possuem um período de busca de alimento restrito aos horários mais quentes do dia e, por isso, ingerem tudo o que encontram. Já os gaviões, que são endotérmicos (homeotérmicos), são ativos tanto de dia quanto à noite.
e) As escamas e placas epidérmicas do corpo das cobras dificultam sua locomoção rápida, o que influencia o comportamento de caça e tomada de alimento. Os gaviões, nesse sentido, são mais ágeis e eficientes, por isso caçam e comem mais.
02. (UPE) Quando se fazem referências a peixes, erroneamente se pode achar que a única diferença encontrada entre eles é o habitat, uma vez que alguns habitam águas doces e outros, águas salgadas. No entanto, são muitas as características que os diferenciam. Observe as afirmativas a seguir:
I. O peixe-bruxa é um representante atual de peixes primitivos, que, por não possuírem mandíbulas, não podem se alimentar de presas maiores nem mastigar partes duras dessas presas.
II. O tubarão representa uma classe de peixes, o qual possui um esqueleto firme, porém adaptável, denominado cartilaginoso, e nadadeiras articuladas de amplo movimento.
III. Os peixes ósseos primitivos desenvolveram bolsas de gás, que suplementaram a ação das brânquias e aperfeiçoaram o controle da flutuação, encontradas, atualmente, apenas, nos peixes pulmonados.
IV. Descendentes de peixes com nadadeiras articuladas tornaram-se, com o tempo, mais adaptados à vida na terra, o que deu origem aos tetrápodes.
Estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) III e IV.
03. (UECE) Os animais possuem estruturas locomotoras, característica que lhes possibilita procurar alimentação. Estas estruturas estão adaptadas ao seu nicho ecológico e recebem variadas denominações. A esse respeito, é correto afirmar-se que parapódios e pés ambulacrais são encontrados, respectivamente, em:
a) Platelmintos e nematelmintos.
b) Anelídeos e equinodermos.
c) Nematelmintos e anelídeos.
d) Equinodermos e platelmintos.
04. Metameria é uma característica de espécies de alguns filos animais. Ela representa a divisão do corpo em segmentos e está relacionada à repetição de estruturas internas, incluindo órgãos excretores e sistema nervoso. A metameria está associada a especializações de partes do corpo, através de um processo conhecido como tagmatização, que pode representar a especialização ou a fusão de segmentos de uma região corporal para a realização de funções específicas. Sobre metameria e tagmatização, considere as seguintes afirmativas:
1. Cordados apresentam metameria especialmente visível na musculatura corporal.
2. Nos anelídeos, a segmentação é bastante evidente, formando anéis do corpo, e a tagmatização pode existir, como no caso do clitelo em minhocas.
3. Nos artrópodes, a segmentação existe, mas a tagmatização é observada apenas nos insetos (ex. tórax).
4.  Moluscos apresentam segmentação e tagmatização limitadas às regiões localizadas no interior de suas conchas.
Assinale a alternativa correta.
a) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
05. Observe o esquema abaixo que mostra os principais grupos animais.
05
Associe as características gerais na coluna 1, com os grupos animais na coluna 2.
COLUNA 1
I. Apresentam o corpo crivado de numerosos e pequeninos poros. São animais aquáticos, em sua maioria marinhos, cuja forma lembra um vaso ou um saco. Vivem fixos em rochas, na areia e em outros objetos encontrados no ambiente aquático.
II. Triblásticos, celomados, simetria bilateral. Corpo segmentado e dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome; pode ocorrer fusão da cabeça com o tórax e, no caso, o corpo apresenta-se dividido em duas partes: cefalotórax e abdome ou cabeça e tronco. Dotados de exoesqueleto resistente que contém quitina.
III. O crânio protege a extremidade anterior do tubo neural, que, nesses animais, desenvolve-se muito, originando um encéfalo. A esse encéfalo estão associados órgãos dos sentidos especializados, representados pelos olhos, ouvidos e narinas.
IV. Corpo alongado, cilíndrico e segmentado. Triblástico e celomados. Sistema circulatório fechado pelo qual corre sangue portador de hemoglobina. Em sua maioria apresentam respiração cutânea; em alguns a respiração é branquial.
V. Corpo achatado dorsoventralmente. Vida livre, em água doce, salgada ou em terras úmidas. Alguns são parasitas.
VI. Corpo cilíndrico e afilado nas extremidades. Vida livre, habitando a terra úmida, a areia e a água estagnada. Parasitas de plantas e animais. Corpo revestido por uma cutícula resistente. Abaixo dessa cutícula, presença de musculatura. Apresentam tubo digestivo completo com boca e ânus.
COLUNA 2
A. Grupo 1
B. Grupo 2
C. Grupo 3
D. Grupo 4
E. Grupo 5
F. Grupo 6
G. Grupo 7
H. Grupo 8
I. Grupo 9
a) I-A; II-E; III-G; IV-D; V-B; VI-H.
b) I-A; II-G; III-F; IV-D; V-B; VI-C.
c) I-A; II-E; III-F; IV-H; V-D; VI-C.
d) I-C; II-H; III-F; IV-D; V-B; VI-A.
e) I-A; II-E; III-F; IV-D; V-B; VI-C.
06. (COVEST) Um estudante de Biologia recebeu a incumbência de identificar os filos aos quais pertencem os animais mostrados na figura. Após a devida análise, apresentou a tabela a seguir:
06
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 3.
b) 2, 3 e 4.
c) 3, 4 e 5.
d) 1, 2 e 4.
e) 1, 2, 4 e 5.
07. (UNICAMP) O estudo do desenvolvimento embrionário é importante para se entender a evolução dos animais. Observe as imagens abaixo.
07
Assinale a alternativa correta.
a) O animal A apresenta simetria bilateral e é celomado.
b) O animal B apresenta simetria radial e é celomado.
c) O animal A apresenta simetria radial e é acelomado.
d) O animal B apresenta simetria bilateral e é acelomado.
08. Os animais são comumente divididos em dois grupos: vertebrados e invertebrados. Os invertebrados representam cerca de 97% de todas as espécies de animais, no entanto costumam ser menos conhecidos do que os vertebrados. Sobre os animais vertebrados e invertebrados, é correto afirmar que:
a) Com frequência as águas-vivas causam acidentes aos banhistas durante o verão. Os tentáculos desses animais possuem células urticantes que causam a sensação de queimaduras e podem desencadear reações alérgicas graves.
b) Os artrópodes apresentam um esqueleto externo que não acompanha o crescimento do animal. Para crescer o indivíduo troca seu exoesqueleto de tempos em tempos buscando a “casca” abandonada por um indivíduo maior procarionte.
c) Os equinodermos, como as estrelas-do-mar, possuem esqueleto calcário e apesar de não possuírem vértebras podem ser considerados animais vertebrados.
d) Mexilhões, ostras e mariscos são muito utilizados como fonte de alimento em regiões litorâneas. Estes moluscos possuem o corpo segmentado com uma concha protetora espiralada.
e) As aranhas e escorpiões estão entre os principais representantes dos insetos. Estes animais podem produzir veneno para caçar e, eventualmente, causam acidentes ao homem.
09. (UFSJ) A quitina é um polissacarídeo formado por várias moléculas de glicose e por grupo amina. Ela pode ser encontrada na natureza na parede celular dos fungos e em alguns animais. Dentre os animais dos quais podemos encontrar quitina, estão os:
a) Crustáceos, esponjas e peixes.
b) Artrópodes, equinodermos e nematoides.
c) Insetos, nematoides e anfioxos.
d) Aracnídeos, moluscos e anelídeos.
10. (UDESC) Assinale a alternativa correta, quanto aos poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos.
a) As esponjas pertencem ao filo dos poríferos. Possuem constante movimentação através de cílios e apresentam digestão exclusivamente extracelular.
b) As águas vivas e as anêmonas pertencem ao filo dos cnidários. Apresentam digestão intracelular (células digestivas) da gastroderme e extracelular no tubo digestório incompleto, pois não têm ânus.
c) Os Ascaris lumbricoides são vermes que pertencem ao filo dos platelmintos. Possuem corpos achatados com simetria bilateral e sua digestão é incompleta, pois não têm ânus.
d) A Taenia saginata é um verme pertencente ao filo dos nematelmintos, pois seu corpo é achatado com simetria bilateral. Sua digestão é completa, pois tem ânus.
e) Os corais pertencem ao filo dos poríferos. Possuem corpos com esqueleto calcário e sua digestão é completa, pois têm ânus.
11. (UFPR) Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura máxima de um tecido capaz de sustentar suas células se o mecanismo de transporte é realizado apenas por difusão. Células, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxigênio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e gás carbônico para poderem realizar suas funções vitais adequadamente. O principal sistema que provê essas condições nos cordados vertebrados é o sistema circulatório. Inegável reconhecer que, graças a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos tão grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo não apresentando um sistema circulatório completo, com coração e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:
1. Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, não são capazes de desenvolver órgãos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas. Assim, poríferos são animais para os quais a regra do 1 mm é efetivamente aplicável, e por isso nenhuma espécie desse grupo atinge esse tamanho.
2. Alguns cnidários (celenterados) podem atingir grandes dimensões. As soluções para o problema do 1 mm são variáveis e geralmente baseadas em duas características: a) esses animais são diblásticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontram diretamente em contato com a água externa ou com a água da gastroderme); b) o aumento corporal está associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas células, denominada mesogleia.
3. Animais pseudocelomados (também denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocéfalos e rotíferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais.
4. Apesar de serem acelomados e de não apresentarem um sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. É o caso das planárias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tênias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos específicos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem através do trato digestivo e pela superfície corporal desses animais, com um processo de difusão eficiente.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
12. (UEPB) As características morfológicas: I) nadadeiras caudal do tipo heterocerca, clásper e escamas placoides, e II) escamas ctenoides, cicloides e ganoides, além de bexiga natatória, opérculo, nadadeiras homocercas e dificercas, pertencem, respectivamente, aos grupos:
a) Osteictes e Condrictes.
b) Lampreias, Actnopeterygii.
c) Condrictes e Osteíctite
d) Feiticeiras e Sarcoperygii.
e) Lampreias e Feiticeras.
13. (UEL) Nematódeos são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem. Sobre as características presentes em nematódeos, considere as afirmativas a seguir.
I. Corpo não segmentado coberto por cutícula.
II. Trato digestório completo.
III. Órgãos especializados para circulação.
IV. Pseudoceloma.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
14. (UFPB) Os poríferos são considerados os representantes mais simples entre todos do reino Animalia. Sobre os representantes desse grupo, é correto afirmar que possuem:
a) Um estádio larval durante seu desenvolvimento.
b) Sistema nervoso simples e difuso pelo corpo.
c) Representantes protostômios.
d) Representantes diploblásticos.
e) Digestão extracelular.
15. (UFRGS) A restrição do tamanho e da forma em planárias está diretamente relacionada:
a) À ausência de um sistema circulatório.
b) Ao sistema nervoso difuso.
c) À presença de protonefrídeos.
d) Ao hermafroditismo.
e) À possibilidade de regeneração.
16. (UFF) Os platelmintos pertencem ao primeiro grupo de animais a possuir um sistema excretor. Este é bastante primitivo, formado por células-flama. A principal função destas células é:
a) Remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sangue e lançá-los para o intestino.
b) Remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sistema circulatório e lançá-los para o exterior.
c) Remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do tecido epitelial e lançá-los para o intestino.
d) Remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do ectoderma e lançá-los para os túbulos de Malpighi.
e) Remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do mesoderma e lançá-los para o exterior.
17. (UECE) Diversos caracteres mais aproximam aves de crocodilos do que de mamíferos. Portanto, os mamíferos possuem um ancestral comum mais distante, com esses dois táxons. A estrutura que une os três táxons considerados em um único ancestral comum é o(a):
a) Âmnio.
b) Homeotermia.
c) Apodismo.
d) Osso pneumático.
18. (UPE) A piranha, a preguiça e a capivara são animais registrados no Guiness Book (Livro do Recordes), respectivamente, como o peixe mais feroz, o mamífero mais lento e o maior roedor do mundo. Sobre essas espécies da fauna brasileira, assinale a alternativa correta.
a) A piranha pertence à classe Osteicties, apresentando bexiga natatória, boca ventral e intestino longo com válvula em espiral.
b) A preguiça e a capivara são, respectivamente, mamíferos pertencentes às ordens Edentata ou Xenartra e Rodentia.
c) Esses animais são classificados como Eutheria e Methateria em função da reprodução.
d) As três espécies mencionadas distribuem-se na Região Neotrópica, em florestas tropicais, como a Mata Atlântica e a Mata de Araucária.
e) A dentição desses animais é bem desenvolvida e adaptada ao hábito alimentar.
19. (PUC-PR) Em relação ao Phylum Cnidária, foram feitas as seguintes proposições:
I. Os cnidários são aquáticos, diblásticos e com simetria radial, sendo encontrados em duas formas: pólipos (fixos) e medusa (livres).
II. A digestão nos cnidários é extra e intracelular e não há aparelho respiratório, circulatório ou excretor e o sistema nervoso é difuso.
III. Nos cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brotamento ou estrobilização.
IV. Os corais e a anêmona-do-mar são exemplos da classe dos cifozoários.
Assinale a alternativa correta:
a) Todas estão incorretas.
b) Apenas III e IV estão corretas.
c) Apenas I está correta.
d) Todas estão corretas.
e) Apenas I e II estão corretas.
20. (PUCCAMP) Considere o texto a seguir.
“Talvez a maior de todas as inovações surgidas durante a história evolutiva dos vertebrados tenha sido o desenvolvimento da mandíbula que, manipulada por músculos e associada a dentes, permitiu aos peixes primitivos arrancar com eficiência grandes pedaços de algas e de animais, tornando disponível para si uma nova fonte de alimento. Os cordados sem mandíbula estavam restritos à filtração, à sucção do alimento ou à captura de pequenos animais. Os primeiros vertebrados mandibulados tornaram-se predadores, permitindo-lhes grande aumento no tamanho.”
(Sônia Lopes. BIO. v.2. São Paulo: Saraiva, 1997. p.361-2)
Analisando o texto e aplicando seus conhecimentos sobre os animais relacionados com o fato descrito, um estudante apresentou os seguintes comentários:
I. Lampreias são ectoparasitas de peixes e baleias, e feiticeiras alimentam-se de vermes marinhos ou de peixes moribundos.
II. Os agnatos têm desvantagens em relação aos gnatostomados quanto à obtenção de alimento.
III. Atualmente, o número de espécies de agnatos é muito menor do que o dos peixes gnatostomados, fato provavelmente ocasionado pela ausência de mandíbula.
IV. As mandíbulas não se limitam à captura de alimento, mas também podem manipular objetos e cavar buracos.
São corretos os comentários
a) I, II, III e IV.
b) II, III e IV, somente.
c) I, III e IV, somente.
d) I, II e IV, somente.
e) I, II e III, somente.
21. (UPE) O professor de Biologia levou para a sala de aula quatro exemplares de animais aquáticos, com a finalidade de os estudantes conhecerem mais sobre esses animais. Para isso, distribuiu entre as equipes informações sobre os filos desses animais e solicitou que elas lessem e anotassem as características deles. Na elaboração, os estudantes descreveram os seguintes aspectos:
Exemplar 1: Eumetazoário, prostostômio, triploblástico, esquizocelomado, bilatério. Pode ser de vida livre (errante) e séssil (fixado); carnívoro ou filtrador. Apresenta tubo digestivo completo e digestão extracelular. Corpo alongado e cilíndrico com segmentações externa e interna bem nítidas. Apresenta reprodução sexuada e reprodução assexuada. Apresenta desenvolvimento indireto, é dioico e de fecundação externa.
Exemplar 2: Eumetazoário, deuterostômio, triploblástico, enterocelomado, bilatério. De vida livre, pelágico e nectônico. Apresenta tubo digestivo completo e digestão extracelular. É predador ativo, alimentando-se, sobretudo, de invertebrados e pequenos peixes ósseos. É vivíparo, apresenta sexo separado, desenvolvimento direto e fecundação interna.
Exemplar 3: Parazoário, diploblástico, radiado ou assimétrico. É animal séssil e pode viver isoladamente ou em colônia. Não apresenta sistema digestivo, entretanto, digestão intracelular. É animal filtrador, embora existam espécies carnívoras. Apresenta reprodução sexuada e assexuada. Há espécies monoicas (a maioria) e dioicas. Apresenta fertilização interna ou externa.
Exemplar 4: Eumetazoário, prostostômio, diploblástico, esquizocelomado, radiado. Algumas espécies estão aderidas a um suporte, ao passo que outras são de natação livre. É carnívoro, alimenta-se de pequenos peixes e zooplâncton. A reprodução pode ser tanto sexuada como assexuada, dependendo da espécie. Há espécies dioicas e monoicas. Apresenta fertilização interna ou externa, com ou sem incubação (dentro ou fora do corpo).
Com base na descrição dos exemplares 1, 2, 3 e 4, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, os animais.
a) Anfioxo, tubarão, anêmona-do-mar e esponja.
b) Poliqueta, tubarão, esponja e anêmona-do-mar.
c) Anêmona-do-mar, tubarão, ostra e esponja.
d) Anêmona-do-mar, tubarão, ostra e anfioxo.
e) Ouriço-do-mar, tubarão, coral, anêmona-do-mar.
22. (UNIOESTE) Quanto ao processo de desenvolvimento, os insetos que evoluem através dos estágios ovo, larva, pupa e imago são:
01. Gafanhotos, libélulas, cupins.
02. Moscas, formigas, pulgas.
04. Barbeiros, pulgões, efêmeras.
08. Borboletas, abelhas, besouros.
16. Cigarras, grilos, percevejos.
32. Vagalumes, mosquitos, mariposas.
Soma das alternativas corretas:
23. (UNIMONTES) Categorias Taxonômicas são agrupamentos de seres vivos segundo a filogenia entre eles. O quadro a seguir apresenta características de seres vivos pertencentes a diferentes filos. Analise-o.
23
Considerando o quadro e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que representa um exemplo do filo indicado em IV.
a) Aedes aegypti.
b) Taenia saginata.
c) Biomphalaria glabrata.
d) Giraffa camelopardalis.
24. (FEI) Na evolução dos mamíferos, ocorreu grande diversificação das estruturas envolvidas na apreensão de alimentos e digestão. Os mamíferos (I) possuem dentes com formatos diferentes e funções distintas, como o (II). Após a apreensão do alimento na boca, o alimento caminha pelo (III), sofrendo sucessivas alterações químicas até ser eliminado na forma de fezes. Exceto no grupo dos (IV), o trato digestório dos mamíferos termina no ânus. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas I, II, III e IV, respectivamente:
a) Heterodontes, gato, trato digestório, monotremados.
b) Homodontes, tatu, intestino, marsupiais.
c) Heterodontes, golfinho, esôfago, marsupiais.
d) Homodontes, homem, estômago, placentários.
e) Heterodontes, cão, reto, monotremados.
25. (FEI) Um animal pseudocelomado, triblástico, protostômio e hematófago intestinal pode ser um:
a) Turbelário, como por exemplo, planária.
b) Tremátoda, como por exemplo, Schistosoma mansoni.
c) Cestódeo, como por exemplo, Taenia solium.
d) Nematódeo, como por exemplo, Ancylostoma duodenale.
e) Hirudíneo, como por exemplo, sanguessuga.
26. (UNICENTRO) Um estudante, em uma aula de campo, encontrou um artrópode com as seguintes características: cabeça, tórax, abdômen, um par de antenas e três pares de pernas unirremes. Com base nessa morfologia externa, o estudante concluiu que esse artrópode possui:
a) Cérebro bipartite.
b) Excreção por túbulos de Malpighi.
c) Cordão nervoso dorsal.
d) Sistema circulatório fechado.
27. (UEM) Considerando a morfologia e a fisiologia dos animais, assinale a alternativa correta.
a) O saco visceral dos moluscos, que aloja os órgãos internos, é revestido pelo manto, que produz a concha.
b) A função realizada pelos metanefrídios nos aracnídeos é de responsabilidade das glândulas coxais nos anelídeos.
c) As pedicelárias dos equinodermatas servem para capturar o alimento.
d) Anfíbios e répteis reproduzem-se da mesma forma, com fecundação externa e desenvolvimento direto.
e) Os mamíferos, a depender do hábitat aquático ou terrestre, variam o tipo de sistema respiratório e a forma de reprodução.
28. Observando-se abelhas, gafanhotos, formigas e pulgas, verifica-se que são animais:
a) Tetrápodes, com o corpo dividido em duas partes.
b) Hexápodes, com o corpo dividido em duas partes.
c) Hexápodes, com o corpo dividido em três partes.
d) Octópodes, com o corpo dividido em duas partes.
e) Decápodes, com o corpo dividido em três partes.
29. (IFSul) O filo Arthropoda está distribuído praticamente em todos os ambientes, formando um dos mais numerosos e diversificados filos do reino Animalia, com mais de um milhão de espécies descritas. De acordo com as características embrionárias presentes nesse filo, esses animais são considerados:
a) Diploblásticos, acelomados, protostômios e ametaméricos.
b) Diploblásticos, pseudocelomados, deuterostômios e metaméricos.
c) Triploblásticos, celomados, protostômios e ametaméricos.
d) Triploblásticos, celomados, deuterostômios e ametaméricos.
30. (UEPG) Com relação às características anatômicas dos artrópodes, assinale o que for correto:
01. A muda ou ecdise ocorre uma única vez durante toda a vida do animal, a qual consiste da substituição do exoesqueleto de queratina.
02. O tagma denominado cefalotórax, que ocorre em alguns crustáceos, é resultante da fusão dos metâmeros anteriores e intermediários.
04. Os apêndices articulados dos artrópodes estão ancorados ao abdome do animal e são organizados sempre em dois pares.
08. Os artrópodes são animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral, sistema digestório completo e corpo segmentado.
Soma das alternativas corretas:
gab
 

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes