BIOLOGIA
APRESENTAÇÃO
A compreensão das diversas manifestações da vida no mundo atual pressupõe, antes de tudo, reconhecer
que a vida é um processo complexo, que inclui as relações de um organismo com o ambiente que o cerca e com
os outros seres que compartilham com ele esse ambiente. Além de promover a compreensão e o reconhecimento
das propriedades básicas dos seres vivos (metabolismo, reprodução, herança, variação e seleção), o estudo da
Biologia deve considerar as muitas modificações que a vida sofreu ao longo do desenvolvimento do planeta,
buscando a adaptação a um ambiente variável, o que levou à grande diversidade e complexidade encontradas na
biosfera atual. Além disso, é fundamental considerar o papel desempenhado pela ação da espécie humana, dada
a amplitude e intensidade dos efeitos que a sua intervenção pode ter sobre essa mesma biosfera.
Nessa perspectiva, os conteúdos foram organizados partindo de aspectos macroscópicos (ecologia) para
os microscópicos (a célula). Recomenda-se, pois, que o candidato inicie o seu estudo pela análise das relações
entre os seres vivos e deles com o ambiente (aquilo que vemos) e, passando pela compreensão da organização
dos seres vivos e dos processos vitais, chegue à sede da vida (a célula). O caminho contrário possibilita explicar
os aspectos macroscópicos usando os modelos teóricos da Biologia. Embora estejam incluídos no conjunto dos
conteúdos, preferiu-se destacar em tópicos separados os temas saúde e doença e reprodução humana, dada a
sua importância para a qualidade de vida dos indivíduos, em particular, e da sociedade, em geral.
Em vez de simplesmente citar termos e associá-los a funções, espera-se que o candidato seja capaz de
aplicar os conhecimentos básicos da Biologia, de forma integrada (inclusive com outras ciências), na resolução
de problemas e interpretação de fatos do cotidiano.
OBJETIVOS
Compreender as diversas manifestações da vida e suas interações com o meio ambiente, levando em
consideração os diversos processos de troca de matéria e energia;
reconhecer a biodiversidade como sendo o resultado de transformações adaptativas que aconteceram ao
longo da história evolutiva;
reconhecer o caráter dinâmico da natureza, compreendendo o papel das reações químicas e dos processos
físicos para a manutenção do processo vital;
diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos da Biologia;
avaliar os efeitos da degradação ambiental sobre os seres vivos e, por conseqüência, sobre a saúde
humana, a qual, mais do que ausência de doença, deve ser compreendida como bem-estar físico, social e
psicológico do indivíduo;
reconhecer as contribuições da Biologia na produção e aplicação do conhecimento científico e tecnológico,
levando em consideração os aspectos históricos e éticos.
CONTEÚDOS
I - ECOLOGIA
1. Populações e comunidades
2. Relações entre os seres vivos
3. Cadeias e teias alimentares
4. Transferência de matéria e energia
5. Ciclos biogeoquímicos
6. Efeitos da ação humana sobre o ambiente
II - SERES VIVOS
1. Classificação e características gerais dos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia
2. Vírus e príons
3. Reino Animalia
3.1 Animais invertebrados e vertebrados
3.2 Funções biológicas: digestão, circulação, respiração, controles nervoso e hormonal, excreção,
reprodução, defesa
4. Reino Plantae
4.1 Briófitas, pteridófitas e fanerógamas
4.2 Funções biológicas: fotossíntese, circulação, respiração, transpiração, controle hormonal, reprodução
III - A CÉLULA
1. Química da vida: água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas
2. Parede celular: estrutura e função
3. Membranas: estrutura e função
4. Organelas citoplasmáticas: estruturas, funções e inter-relações
5. Núcleo celular: componentes e funções
6. Material genético: estrutura, duplicação, transcrição e tradução dos ácidos nucléicos
7. Divisão celular: mitose e meiose
IV - GENÉTICA
1. Fenótipo e genótipo
2. Leis de Mendel
3. Hibridismo
4. Descendência e probabilidades
5. Dominância, polialelia, interação gênica, epistasia, pleiotropia, ligação gênica, genes letais
6. Sexo e herança
7. Aberrações cromossômicas
V - EVOLUÇÃO
1. Teorias evolucionistas: lamarckismo, darwinismo e teoria sintética
2. Fatores evolutivos: migração, mutação, seleção natural e recombinação gênica
3. Especiação
VI - REPRODUÇÃO HUMANA
1. Fecundação e gravidez
2. Desenvolvimento embrionário
3. Controle de natalidade
4. Reprodução assistida
VII - SAÚDE E DOENÇA
1. Conceito de saúde
2. Fome e doença
3. Doenças infecciosas e parasitárias: endemias e epidemias
4. Doenças sexualmente transmissíveis
5. Doenças hereditárias
6. Transmissão e prevenção de doenças
VII - BIOTECNOLOGIA
1. Transgênicos, clonagem, testes de DNA, células-tronco, produção de embriões
2. Bioética
APRESENTAÇÃO
A compreensão das diversas manifestações da vida no mundo atual pressupõe, antes de tudo, reconhecer
que a vida é um processo complexo, que inclui as relações de um organismo com o ambiente que o cerca e com
os outros seres que compartilham com ele esse ambiente. Além de promover a compreensão e o reconhecimento
das propriedades básicas dos seres vivos (metabolismo, reprodução, herança, variação e seleção), o estudo da
Biologia deve considerar as muitas modificações que a vida sofreu ao longo do desenvolvimento do planeta,
buscando a adaptação a um ambiente variável, o que levou à grande diversidade e complexidade encontradas na
biosfera atual. Além disso, é fundamental considerar o papel desempenhado pela ação da espécie humana, dada
a amplitude e intensidade dos efeitos que a sua intervenção pode ter sobre essa mesma biosfera.
Nessa perspectiva, os conteúdos foram organizados partindo de aspectos macroscópicos (ecologia) para
os microscópicos (a célula). Recomenda-se, pois, que o candidato inicie o seu estudo pela análise das relações
entre os seres vivos e deles com o ambiente (aquilo que vemos) e, passando pela compreensão da organização
dos seres vivos e dos processos vitais, chegue à sede da vida (a célula). O caminho contrário possibilita explicar
os aspectos macroscópicos usando os modelos teóricos da Biologia. Embora estejam incluídos no conjunto dos
conteúdos, preferiu-se destacar em tópicos separados os temas saúde e doença e reprodução humana, dada a
sua importância para a qualidade de vida dos indivíduos, em particular, e da sociedade, em geral.
Em vez de simplesmente citar termos e associá-los a funções, espera-se que o candidato seja capaz de
aplicar os conhecimentos básicos da Biologia, de forma integrada (inclusive com outras ciências), na resolução
de problemas e interpretação de fatos do cotidiano.
OBJETIVOS
Compreender as diversas manifestações da vida e suas interações com o meio ambiente, levando em
consideração os diversos processos de troca de matéria e energia;
reconhecer a biodiversidade como sendo o resultado de transformações adaptativas que aconteceram ao
longo da história evolutiva;
reconhecer o caráter dinâmico da natureza, compreendendo o papel das reações químicas e dos processos
físicos para a manutenção do processo vital;
diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos da Biologia;
avaliar os efeitos da degradação ambiental sobre os seres vivos e, por conseqüência, sobre a saúde
humana, a qual, mais do que ausência de doença, deve ser compreendida como bem-estar físico, social e
psicológico do indivíduo;
reconhecer as contribuições da Biologia na produção e aplicação do conhecimento científico e tecnológico,
levando em consideração os aspectos históricos e éticos.
CONTEÚDOS
I - ECOLOGIA
1. Populações e comunidades
2. Relações entre os seres vivos
3. Cadeias e teias alimentares
4. Transferência de matéria e energia
5. Ciclos biogeoquímicos
6. Efeitos da ação humana sobre o ambiente
II - SERES VIVOS
1. Classificação e características gerais dos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia
2. Vírus e príons
3. Reino Animalia
3.1 Animais invertebrados e vertebrados
3.2 Funções biológicas: digestão, circulação, respiração, controles nervoso e hormonal, excreção,
reprodução, defesa
4. Reino Plantae
4.1 Briófitas, pteridófitas e fanerógamas
4.2 Funções biológicas: fotossíntese, circulação, respiração, transpiração, controle hormonal, reprodução
III - A CÉLULA
1. Química da vida: água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas
2. Parede celular: estrutura e função
3. Membranas: estrutura e função
4. Organelas citoplasmáticas: estruturas, funções e inter-relações
5. Núcleo celular: componentes e funções
6. Material genético: estrutura, duplicação, transcrição e tradução dos ácidos nucléicos
7. Divisão celular: mitose e meiose
IV - GENÉTICA
1. Fenótipo e genótipo
2. Leis de Mendel
3. Hibridismo
4. Descendência e probabilidades
5. Dominância, polialelia, interação gênica, epistasia, pleiotropia, ligação gênica, genes letais
6. Sexo e herança
7. Aberrações cromossômicas
V - EVOLUÇÃO
1. Teorias evolucionistas: lamarckismo, darwinismo e teoria sintética
2. Fatores evolutivos: migração, mutação, seleção natural e recombinação gênica
3. Especiação
VI - REPRODUÇÃO HUMANA
1. Fecundação e gravidez
2. Desenvolvimento embrionário
3. Controle de natalidade
4. Reprodução assistida
VII - SAÚDE E DOENÇA
1. Conceito de saúde
2. Fome e doença
3. Doenças infecciosas e parasitárias: endemias e epidemias
4. Doenças sexualmente transmissíveis
5. Doenças hereditárias
6. Transmissão e prevenção de doenças
VII - BIOTECNOLOGIA
1. Transgênicos, clonagem, testes de DNA, células-tronco, produção de embriões
2. Bioética
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