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8 de fev. de 2011

Lista básica - PRÉS -CIC/CELM/CDF

Água e sais minerais

Parte I: Água e Sais Minerais

Queridos, uma lista bem fácil para começar!

1) 0 constituinte inorgânico mais abundante na matéria viva é:

a) a água .
b) a proteína.
c) o sal de sódio .
d) o lipídio .
e) o glucídio .

2) Os valores pH = 2, pH = 7 e pH = 9 são, respectivamente, de soluções:

a) ácidas, básicas e neutras.
b) básicas, ácidas e neutras.
c) neutras, ácidas e básicas.
d) ácidas, neutras e básicas.
e) neutras, ácidas e ácidas.

3) 0 pH da água pura é:

a) zero.
b) 7
c) 14
d) 1
e) 10

4) Dentre as propriedades fisico-químicas da água, com grande importância sob o ponto de vista biológico, podem-se citar:

a) o alto calor específico, o pequeno poder de dissolução e a grande tensão superficial.
b) o baixo calor específico, o grande poder de dissolução e a pequena tensão superficial.
c) o baixo calor específico, o pequeno poder de dissolução e a pequena tensão superficial.
d) o alto calor específico, o alto poder de dissolução e a pequena tensão superficial.
e) o alto calor específico, o alto poder de dissolução e a grande tensão superficial.

5) (CESESP-PE) São funções da água no protoplasma celular:

I - atuar como dissolvente da maioria das substâncias
II - não atuar na manutenção do equilíbrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente
III - constituir o meio dispersante dos colóides celulares
IV - participar das reações de hidrólise
V - agir como ativador enzimático
A alternativa que contém as funções verdadeiras é:

a) I, II, III
b) III, IV, V
c) I, III, IV
d) V, II, III
e) III, II, I

6) (EFOA-MG). "A taxa de água varia em função de três fatores básicos: atividade do tecido ou órgão (a quantidade de H2O é diretamente proporcional à atividade metabólica do órgão ou tecido em questão); idade (a taxa de água decresce com a idade) e a espécie em questão (homem 63%, fungos 83%, celenterados 96% etc.)". Baseado nestes dados,o item que representa um conjunto de maior taxa hídrica é:

a) coração, ancião, cogumelo
b) estômago, criança, abacateiro
c) músculo da perna, recém-nascido, medusa
d) ossos, adulto, "orelha-de-pau"
e) pele, jovem adolescente, coral

7) (UFBA-BA). A quantidade de água nas células e nos tecidos:

a) tende a diminuir com o aumento da idade
b) tende a aumentar com o aumento da idade
c) permanece constante com o aumento da idade
d) não tem qualquer relação com a idade
e) tem relação com a idade mas é a mesma em qualquer espécie

8) (UFPR-PR). Com relação ao papel desempenhado pela água nas estruturas celulares dos seres vivos, qual das afirmações não é correta?

a) É o veículo de eliminação dos excretas provenientes do metabolismo celular.
b) Age como catalisador enzimático de numerosas reações intracelulares.
c) Oferece grandes condições de estabilidade aos colóides protoplasmáticos.
d) Tem participação direta nos fenômenos osmóticos entre a célula e o meio extracelutar.
e) Participa das reações de hidrólise.

9) (CESGRANRIO-RJ). A percentagem de água é progressivamente decrescente nos seguintes tecidos:

a) adiposo, muscular, substância cinzenta do cérebro
b) muscular, tecido nervoso de embrião, tecido nervoso de adulto
c) muscular, ósseo e adiposo
d) epitelial, ósseo e nervoso
e) nervoso, adiposo e muscular

10) (UFES-80) Dos componentes da matéria viva, quais deles existem em maior proporção em qualquer célula?

a) proteínas
b) hidratos de carbono
c) lipídios
d) água
e) eletrólitos

11) (UFCE-CE). Das alternativas abaixo, referentes à química da célula viva, escolha as que são corretas:
(O1) Das substâncias orgânicas que constituem a célula, podemos citar: carboidratos, lipídios, aminoácidos, proteínas e ácidos nuclêicos.
(02) Dos componentes inorgânicos presentes na célula, a água é o mais abundante, tendo como função, entre outras, a de solvente de íons minerais e de muitas substâncias orgânicas.
(04) Além de favorecer a ocorrência de reações químicas, a água é indispensável no transporte de substâncias.
(08) Os sais minerais existentes na célula estão sob duas formas: imobilizados como componentes de estruturas esqueléticas e dissolvidos na água na forma de íons.
(16) Quanto ao íon Mg + + (magnésio) é certo que tem papel importante na coagulação do sangue.

Dê como resposta a soma dos números das alternativas corretas.

a) 3 d) 15
b) 10 e) 47
c) 12

12) (FCMSC-SP) Pode-se dizer corretamente que o teor de água nos tecidos animais superiores:

a) é maior quanto maior o seu metabolismo e diminui com o aumento da idade:
b) é maior quanto maior o seu metabolismo e aumenta com o aumento da idade.
c) é maior quanto menor o seu metabolismo e diminui com o aumento da idade.
d) é maior quanto menor o seu metabolismo e aumenta com o aumento da idade.
e) apresenta variações diferentes das citadas nas alternativas anteriores.

13) (F.Lusíada-Santos) A taxa de água em um organismo pode variar de acordo com alguns fatores. São eles:

a) espécie, enzimas e proteínas.
b) idade, espécie e proteínas.
c) atividade, idade e espécie.
d) atividade, enzimas e proteínas.
e) idade, enzimas e proteínas.

14) A respeito da água como constituinte celular, foram formuladas as seguintes afirmações:
I- A água age como solvente natural dos íons e outras substâncias encontradas nas células.
II- A água geralmente se encontra dissociada ionicamente mantendo o pH e a pressão osmótica das células.
III- A água funciona como enzima em muitas reações intracelulares.
IV- A água é indispensável para a atividade celular, visto que os processos fisiológicos só ocorrem em meio aquoso.
Estão corretas as afirmações:

a) I e II d) I e IV
b) I e Ill e) III e IV
c) lI e lIl

15) A água participa em todos os fenômenos abaixo, exceto:

a) Manutenção da temperatura corpórea.
b) Participação em reações metabólicas
c) Transporte de substâncias
d) Transporte de energia
e) Manutenção da vida em regiões geladas

16) Não é correto afirmar que os sais minerais:

a) estão, na maioria das vezes, no meio intracelular, dissociados em íons.
b) na sua fórmula integral, participam com função estrutural da natureza de alguns tecidos, como por exemplo os sais de cálcio no tecido ósseo.
c) têm papel importante no fenômeno da osmose.
d) controlam a respiração celular.
e) ajudam a manter constante o pH da célula.

17) O papel dos íons fosfato e carbonato no organismo é:

a) facilitar a osmose através da membrana celular.
b) quebrar as moléculas orgânicas maiores em moléculas orgânicas menores.
c) atuar como componente de estruturas de sustentação.
d) proceder como catalisadores em reações metabólicas intracelula­res.
e) regular a transmissão do impulso nervoso.

18) (PUC-SP) Dietas pobres em alimentos que são fontes de sais de ferro para o nosso organismo poderão ocasionar:

a) anemia.
b) dificuldade de coagulação do sangue.
c) distúrbios nervosos.
d) sangramento das mucosas.
e) raquitismo.

19) (PUC-SP) 0 papel principal do íon P04- na célula é:

a) manter o equilíbrio osmótico.
b) formar ligações de alta energia.
c) atuar como oxidante energético.
d) regular o equilíbrio ácido-base.
e) atuar como catalisador em reações metabólicas.

20) (PUCSP) 0 papel principal dos íons CO3 na célula é:

a) manter o equilíbrio osmótico
b) formar ligações de alta energia
c) atuar como oxidante energético
d) regular o equilíbrio ácido-básico mantendo o pH neutro da célula
e) atuar como catalisador em reações metabólicas intracelulares

6 de fev. de 2011

Como passar no vestibular.


Vestbular Mail



Por: DicasDeEstudo.cjb.net
Um guia de estudo para se fazer um bom ensino médio (e fundamental também).
Introdução: Este texto não apresenta nenhuma fórmula mágica sobre como passar no vestibular, ele é apenas uma reunião de procedimentos comuns nos alunos que tiveram sucesso no vestibular. A prática diária e constante destes procedimentos deve ser exercida o mais cedo possível, não deixando para serem utilizados apenas no último ano. Este texto é dedicado a todos os alunos, independente de série ou curso, qualquer comentário exclusivo aos alunos pré-vestibulandos será devidamente identificado. Alunos que já terminaram o segundo grau, mas não passaram no vestibular (ou nem tentaram) também podem utilizar este texto, mas ele é mais destinado para quem ainda está no colégio. Várias dicas deste texto podem já ser conhecidas do leitor, mas o que determinará quem passará ou não no vestibular é o nível de comprometimento (dedicação) com estas dicas. O importante é saber quem se dedicará mais. Quem se dedicar mais passará no vestibular. Algumas das dicas são importantes em vários itens e dependem uma das outras, mas não seremos repetitivos ao ponto de as ficar repetindo toda hora, então cumpra todos os itens rigorosamente.
Desenvolvimento: Passar no vestibular consiste basicamente em ser um bom aluno. Fingir ser um bom aluno não é o suficiente. Muitos apenas fingem prestar atenção às aulas e fazer os exercícios e acabam enganando até mesmo a si próprios. Também não se deve pensar que um bom aluno é alguém que fica o dia inteiro estudando, o que um bom aluno faz não é nada de anormal, é apenas cumprir suas obrigações.
Estar entre os melhores da sua turma, é uma necessidade para ser considerado um bom aluno, mas apenas isso não significa ser um bom aluno no que se refere ao vestibular. Em resumo, um bom aluno é quem passa no vestibular, na faculdade e no curso que desejou.Se você estuda em um colégio de nível médio (ou seja não é muito fácil; difícil não existe pois reprovaria a maioria dos alunos), uma boa maneira de saber se você é um bom aluno é fazendo o cálculo: Se seu curso são 25 candidatos/vaga e sua turma 50 alunos, você tem que ser o no mínimo o segundo melhor da turma, e essa posição tem que ser absoluta (você tem que ter certeza dela). Se sua turma tem 37 alunos você tem que ser o melhor da turma.
Mas não basta ser o melhor da turma apenas no começo do ano, em uma matéria ou época específica, deve-se ser no geral, pois o vestibular cobrará todas as matérias do ano inteiro.O estudo consiste em duas etapas: o estudo na escola e o estudo em casa, e assim que dividiremos este texto. Não existe bom aluno que não seja bom simultaneamente nestes dois aspectos.
Estudo na Escola:
(Obs: As partes iniciais podem parecer exclusiva à pré-vestibulandos, mas todos devem ler para irem se preparando)
1)Escolha da escola 1.1)Escolha sua escola observando os seguintes requisitos: - famosa pela boa educação. - facilidade de acesso, proximidade de casa (não é um aspecto fundamental, você pode estudar um pouco longe se a escola for muito boa, mas as apenas boas estão no mesmo nível e não vale a pena gastar horas para chegar num colégio quando outro do mesmo nível está bem mais perto) - maior número de aulas por dia (média de 6 aulas de 50 minutos por dia). - maior número de aulas por semana (no caso de pré-vestibular). Alguns pré-vestibulares/integrado tem aula sábado, mas confirme com ex-alunos se é todo sábado mesmo, alguns é só em um sábado por mês, o que não diferencia muito (sendo mais uma estratégia de marketing). - quantidade de alunos que passaram direto no vestibular. É estatística, não falha. Se em uma escola, 4 em cada 6 alunos que tentaram passaram em determinado curso (da faculdade mais disputada), mas em outra escola 1 em cada 4 passou, saiba que a estatística não falha e que os alunos da primeira escola tem, com certeza absoluta, mais chances de passar neste mesmo curso. Para conseguir estas informações (quantos que passaram na faculdade que queriam) procure ex-alunos (ou algumas universidades que divulgam estes dados) mas não nas escolas pois estas costumam mascarar os resultados.
- consiga informações com ex- ou atuais estudantes das escolas: pois, como foi dito, as escolas tendem a mascarar os resultados, somente os alunos da escola te darão as informações reais (no caso do resultado do vestibular, só os ex-alunos). Comece a perguntar o tão cedo possível não deixando para a última hora (próximo ao terceiro ano) pois senão, conforme for, você não terá tempo de trocar de escola. Pressione quem você for conversar pois (ex-)alunos não gostam de dizer que a escola que estudaram é ruim, pois não querem se desvalorizar dizendo que estudaram em uma escola ruim. Saiba fazer as perguntas certas para extrair as informações, ex: "Quantos tentaram tal curso?" e depois: "Quantos passaram?". Pergunte todos os itens listados aqui e se possível divulgue o resultado da pesquisa (entre seus colegas ou em algum site) para que todos tenham conhecimento.
- a escola permite o esquema de dependência? Algumas escolas funcionam da seguinte maneira: os alunos podem passar de ano mesmo que tenham sido reprovados em no máximo 2 matérias, cursando-as em outro turno, enquanto cursam o ano seguinte regularmente. Isto é muito útil, principalmente para alunos que mudam de uma escola fraca (mesmo particulares) para uma mais exigente e acabam sendo reprovados (muitas vezes em alguma matéria banal como inglês) ou mesmo sendo alunos razoáveis (não sendo maus alunos) são reprovados em apenas uma matéria e desperdiçam um ano de suas vidas. Conheço alunos que eram para ter sido reprovados, mas devido ao sistema de dependência não perderam nenhum ano e até se tornaram melhores alunos, enquanto outros do mesmo nível ou melhores mas que não estudavam em escolas com este sistema acabaram desperdiçando um ano de vida. Estou dizendo isso apenas como dica para caso você ache que corre algum risco, não tem nada a ver com estudar para vestibular ou ser um bom aluno. E caso você acha que corre risco o melhor seria você mudar seus métodos de estudo imediatamente.
- Pesquise o maior número de escolas possíveis.
1.1)Caso a escola seja particular, leve em consideração mais os seguintes itens: - veja se ela tem terceiro ano integrado ao vestibular?(além do conteúdo normal do terceiro ano são dadas aulas de revisão) - o integrado é dividido por categorias de cursos (exatas, biológicas, humanas, contábeis)? - no integrado quantos dias por semana se tem aula em horário integral (manhã e tarde) também chamadas de aulas adicionais?
2) Devo fazer algum curso preparatório para o vestibular?
A resposta única é sim, mas existem dois caminhos:
2.1) Fazer somente o terceiro integrado. O terceiro ano integrado é dado em escolas particulares onde além do conteúdo normal são dadas aulas preparatórias para o vestibular (revisão). Essa é a melhor opção, pois no integrado há uma integração maior entre alunos, professores e escola. É mais fácil conseguir estudar o que os professores pedem pois eles pensam (ou deveriam pensar) nos seus horários. Obs.: O integrado não é tão mil maravilhas como alguns podem pensar, você pode e deve fazer sugestões para melhorá-lo, mas é bem melhor do que o cursinho separado. No cursinho não há cobrança sobre o que você aprende para verificar se você realmente aprendeu e te incentivar (mesmo que obrigado) a estudar. No integrado há bem menos pessoas por turma e isso é bem importante para que você fique a vontade entre todos os seus colegas e para falar com o professor As pessoas do integrado são mais motivadas (e acabam passando esta motivação para você), elas estão "frescas" e empolgadas. Quem faz integrado fez uma escolha, está motivado, muitos dos que fazem cursinho fazem apenas porque "é o que tem que fazer". No cursinho as pessoas são diferentes, estudam ou estudaram em diferentes colégios, por isso no integrado o ensino fica bem mais personalizado. Se você já estuda em escola particular o melhor a fazer é o integrado, se estiver com medo de não acompanhar o ritmo de estudo, saiba que o integrado não é nada demais para quem quer estudar para passar no vestibular. Se o integrado do colégio de sua preferência estiver muito caro (inacessível) procure o de outro colégio ou dê um jeito (item 2.3).
2.2)A segunda opção é fazer escola pública (ou uma particular bem barata) e cursinho juntos, o ano inteiro. Existem cursinhos populares a partir de R$80/mês, pesquise. Você deve fazer cursinho o ano inteiro e não apenas um semestre ou ficará em desvantagem com outros concorrentes e desperdiçará 6 meses de tempo de estudo.
2.3)Não tenho condições financeiras de pagar o integrado ou cursinho. Tire seu irmão da escola particular, comece a poupar no início do segundo grau, diga a seus pais o quanto é importante (e realmente é muito importante), cancele a internet e tv a cabo, venda doces/salgados no colégio, peça (implore) um desconto no colégio, etc. Use o jeitinho brasileiro e raciocine. Se parar um pouco para pensar a solução virá.
3)Qual é o melhor horário para estudar (na escola)?
Definitivamente de manhã, quem estuda neste horário, entre muitas outras vantagens, aproveita melhor o tempo (desperdiça menos). Existem vários outras vantagens, cerca de 12 (pois escrevi uma vez um texto relacionado ao assunto) mas não acho necessário citá-las aqui para não ocupar muito espaço. Saiba apenas que estudar de manhã é bem melhor. Se você não pode estudar de manhã, mas estuda em outro turno, se for bem organizado não háverá muitos problemas. Mas se possível prefira mudar para de manhã e saiba que você precisará ser muito dedicado caso estude à tarde. Se você não quiser mudar pois todos seus amigo(a)s do colégio estudam à tarde, conveça-os a mudar de turno, dizendo como estudar de manhã é bem melhor.
Alguns cursinhos (os mais caros) dão descontos de até 50 reais por mês para quem estuda de tarde (pelo fato do turno da manhã ser mais procurado), se seus pais estão apertados acho que vale a pena fazer um esforço e estudar a tarde.
3.1) Se você for fazer só cursinho, faça de manhã. Se for fazer aula e cursinho, faça preferivelmente aula de manhã e cursinho a tarde, se não for possível o contrário, mas evite estudar de noite.
3.2)Dicas sobre como estudar no turno da tarde: Apesar de não recomendar estudar à tarde, muitos já estudam ou foram obrigados a estudar à tarde. Para estudar de tarde e aproveitar tão bem o tempo quanto os alunos da manhã, siga o seguinte conselho: - Durma cedo e acorde cedo. Deite antes de 23:00 e não acorde depois de 8:00.
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3.2.1)"Mas não consigo deitar cedo": Não existe praticamente nada para se fazer de madrugada e quando se faz algo normalmente se é menos produtivo. O único motivo para não dormir cedo é assistir tv, programe o seu vídeo para gravar os programas que você gosta e os assista depois.
3.3.2)"Não consigo acordar cedo" Arrume algum compromisso para fazer de manhã. Faça algum curso que te obrigue acordar cedo e/ou faça seus exercícios de casa na parte da manhã.
(Observação sobre os itens 1 a 3.1.: Se já está no terceiro ano e já escolheu sua escola, não há razão para ficar se arrependendo, saiba usar o que tem)
4)Devo fazer outros cursos (inglês, academia, vôlei, natação ...) junto com o terceiro integrado (ou "escola e cursinho")?
Não é recomendado, mas pessoas muito organizadas conseguem conciliar estes cursos com o integrado. É uma escolha pessoal. Se for fazer tente fazer tudo em apenas um dia e horário. Ex.: faça sábado/domingo de manhã (se você não tiver aula sábado) e você aproveitará este horário que muitos desperdiçam. Entrar para o time do colégio nem pensar. É altamente não recomendado fazer estes cursos na proximidade do vestibular (cerca de 4 meses antes).
Feita a matrícula no colégio ...
5)O que comprar/fazer antes de começarem as aulas.
5.1)Livros e Apostilas: Compre todos que o professor recomendar, você os utilizará durante um ano inteiro, dizer que não utilizará não é desculpa, mesmo que não use é um ano inteiro sem ter que comprar livros. Se você normalmente tem problemas financeiros para comprar os livros, lembre os seus pais quando ainda estiverem fazendo compras de natal (com o décimo terceiro) que logo terão que pagar Ipva, Iptu, livros da escola, ... Ao contrário do que diz o título desta seção, em caso de dúvidas, deixe para comprar os livros após o professor recomendar em sala de aula, perguntando suas dúvidas sem receio.
5.2)Cadernos: Compre no mínimo 2 cadernos (96 folhas é o suficiente, pode-se comprar de mais folhas mas eles são meio pesados) e no primeiro dia de aula (ou antes) divida-os igualmente entre as matérias. Durante o ano se a parte de alguma matéria acabar, compre outro caderno e divida-o em 3 ou 4, utilizando uma dessas partes para cada matéria. Não aproveite o espaço vazio reservado a uma matéria (de pouco conteúdo) com conteúdo de outra pois seu caderno ficará muito desorganizado e o estudo das matérias se tornará muito difícil. Outras opções são fichário ou caderno 200 folhas, mas considero a opção sugerida acima a melhor. Carregue sempre todos os cadernos que precisar. Não economize caderno, não querendo escrever algo para "economizar" ou deixando o caderno bagunçado (quando estiver quase cheio) por não querer comprar outro . Não ponha em risco seus estudos por causa dos alguns reais que custa um caderno (o preço de um lanche).
5.2.1) Compre uma pasta com divisórias Durante a aula os professores entregam listas de exercícios e textos complementares. Guarde-os em uma pasta com divisórias, utilizando uma divisória por disciplina.
5.3)Relógio Por mais romântico que possa ser não ter um relógio (por parecer ser um pessoa livre de horários e preocupações) não é nada interessante pois, sem relógio, você acabará desperdiçando uma enormidade de tempo útil. Vá em uma relojoalheria e compre o mais barato, ou pergunte a algum parente se ele tem um que não usa. Compre o mais barato para poder usar em qualquer situação ou lugar sem se preocupar com assaltos ou em causar inveja.
5.3.1)Não fique estressado (preocupado) por causa do relógio. A única função dele é evitar abusos e desperdicios de tempo, não é para te estressar. Não fique olhando para o relógio, e evite olhar as horas, só olhando quando for extremamente necessário. Exemplo: Não fique olhando se a aula vai acabar ou está acabando. Só verifique o relógio quando a aula já estiver acabado, nunca antes.
5.4)Agenda Compre uma agenda qualquer, não compre agenda grande nem cara, para não pesar a mochila nem gastar muito dinheiro. 5.4.1)Escreva todos os compromissos na hora que eles forem comunicados pelo professor. 5.4.2)Embora você possa anotar os compromissos no caderno ele não deve ser sua única fonte de referência, anote também na agenda. 5.4.3)Agenda não é para se distrair ou ficar abrindo na sala de aula, só abra quando necessário. 5.4.4)Agenda digital também pode servir, mas é melhor evitar pois corre-se o risco de perder os dados (bateria) além do mais a agenda em papel é de mais fácil manuseio. Sendo bem mais fácil encontrar, lembrar e escrever compromissos. 5.4.5)Verifique sua agenda diariamente ao chegar em casa. Veja o que tem para fazer antes de começar (para não esquecer nada).
5.5)Guarda-chuva (sombrinha) Compre um pequeno e barato no camelô e não tire nunca da mochila, principalmente nas épocas de chuva. É comum pessoas serem pegas de surpresa por uma chuva ou esquecerem o guarda-chuva em casa, principalmente no período de chuva, quando chove quase todo dia. É muito chato ter que ficar esperando a chuva passar (quando poderia já estar em casa estudando) ou se molhar na volta pra casa e ficar chateado (não conseguir se concentrar bem nos estudos) Sempre que usar recentemente verifique se ele ainda está na mochila.
5.6)Chaves de casa: Carregue sempre todas as chaves necessárias para entrar na sua casa, não carregue apenas a chave do portão ou da porta. Não deixe as chaves em casa só porque você acha que terá alguém em casa quando chegar. É muito desagrdável ficar do lado de fora esperando por cerca de uma hora para ver se aparece alguém para abrir a porta. Seja responsável.
5.7)Mochila Use mochila. Evite "bolsas estilo carteiro" pois podem causar problemas de coluna. Nunca use bolsa (bolsinha) ou carregue o material na mão, você vai acabar sendo incentivado a deixar algo importante em casa, pois não caberá na bolsa ou será muita coisa para carregar. Obs.: No entanto apenas carregar um monte de livros pra lá e pra cá (apenas fingindo ser estudioso) não torna ninguém mais inteligente. Se você tiver que carregar mais de um livro na mão, pois a mochila está muito pesada, arrume uma pasta para carregá-los.
5.8)Escova e pasta de dente: - Se você lancha ou almoça na escola, tenha uma escova e pasta de dente exclusivas para o colégio. - Elas devem ficar na mochila o tempo todo. - Caixinhas para escova são vendidas junto com algumas escovas, procure. - Escove os dentes sempre que comer algo.
5.9)Rádio Relógio (despertador) Essencial para quem estuda de manhã, de tarde ou de noite. Ajuda a evitar o desperdício de tempo ou se atrasar na hora de sair. No primeiro toque acorde, levante logo da cama e vá logo fazer alguma coisa. Sempre levante imediatamente no primeiro toque. Podem existir outras técnicas, utilizando o despertador, para se acordar no horário, mas elas só funcionarão temporariamente (com o tempo você passa a trapaceá-las). A única definitiva é levantar no primeiro toque. Nunca coloque o despertador perto da cama, você corre o risco de voltar a dormir. Só desligue o despertador após ter aberto a janela e levantado da cama. Se você tem dificuldades em acordar no primeiro toque algumas dicas podem te ajudar: - Marque o despertador para despertar somente na hora que você realmente necessita. Alguns programam o despertador um pouco mais cedo do que o necessário para dar tempo de se espreguiçarem, mas fazendo isso corre-se o risco de voltar a dormir. - Durma mais cedo, a mesma determinação que se deve ter para levantar no primeiro toque é a determinação para renunciar a tudo e ir dormir no horário.
Mesmo que você não tenha compromissos pela manhã, marque sempre um horário fixo para acordar e consequentemente um horário fixo para ir dormir. Não durma mais que 8:00 por dia. Dormir menos que isso é prejudicial, mas dormir mais também. Não fique preocupado se você não conseguir dormir (tiver insônia), será meio difícil levantar no outro dia, mas pelo menos na noite seguinte você estará com sono e dormirá bem.
5.10)Se você ainda não tem, não assine tv a cabo. Ela é um dos grandes motivos de distração dos estudos, principalmente se você nunca tiver tido, vai desperdiçar muito tempo até se adaptar (se isto acontecer a tempo). Se tem vontade deixe para assinar depois de terminado o período do vestibular. Saiba que o que é anunciado sobre tv a cabo nos comerciais e comentários de outros não é tão bom assim. Se você já tem tv a cabo, não assine o pacote de filmes ou outros pacotes novos (mesmo motivo acima).
5.11)Não assine jornais ou revistas. Também são dois grandes motivos de distração. Se quiser lê-los, leia na biblioteca (com tempo previamente estipulado: veja logo mais abaixo no texto). As matérias sobre atualidade que caem no vestibular (universidades públicas) só são relacionadas a fatos acontecidos até a metade do ano, pois a construção da prova é algo demorado e no meio do ano as prováveis questões já estão definidas. Portanto não é recomendado ler revistas e jornais depois deste período, você só estará desperdiçando tempo. Algumas questões podem falar sobre coisas mais recentes (até 3 meses antes) mas só quando o assunto é muito importante.
Começadas as aulas...

Dicas de estudo


Muitas pessoas vêem o estudo como algo complicado, difícil, e até chato, e isso faz com que passamos a ter dificuldades na hora de estudar, como por exemplo, a falta de concentração, mas muitos fatores podem ajudar na hora do estudo, como o horário, o ambiente, e até mesmo uma boa alimentação antes do estudo pode ajudar para que ele se torne mais agradável. Abaixo temos algumas sugestões: * Primeiramente defina um horário do seu dia para se dedicar aos estudos, não existe um horário melhor ou pior, isso vai variar de pessoa para pessoa, e quem vai descobrir qual o melhor horário é você mesmo. O ideal é fazer isso todos os dias, não deixar tudo para estudar um dia antes da prova, pois assim não irá aprender nada. O tempo ideal para cada dia também dependerá de você, tudo vai depender da sua dedicação, uma dica é em uma hora de estudo, fazer um intervalo de dez minutos. * No ambiente de estudo é essencial que seja um local calmo, claro e bem ventilado, e de preferência que seja do seu agrado. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a sua atenção, como rádio, televisão, telefone, computador. Jamais estude deitado, na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta, para não perder a concentração. * Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos de você. Faça também um planejamento de tudo que tem que estudar para não esquecer de nada. * É importante que na hora de estudar você esteja bem alimentado, a fome prejudica os estudos, o raciocínio, e o entendimento do conteúdo, mas não fique comendo ao mesmo tempo em que estiver estudando, faça as refeições antes e depois dos estudos. Quando fizer refeições muito pesadas, dê um tempo de uma hora para a comida fazer a digestão. * Tente se concentrar o máximo possível, procure se interessar mais pelo o que você estuda. Mas a concentração tem um limite, e quando o limite dela é ultrapassado, a pessoa perde totalmente a concentração nos estudos, e neste caso é melhor parar, relaxar, para depois retomar, se for o caso. * Deixe o seu sono em dia, durma no mínimo 8 horas por dia. * Pratique atividades físicas, e mantenha a boa alimentação, pois um corpo saudável reflete em uma mente saudável.

Estudo mostra relação entre câncer e solidão


Um estudo feito nos Estados Unidos reforça teorias de que a solidão tornaria o câncer mais provável e mais letal.
O trabalho, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Science, demonstrou que ratos isolados socialmente e submetidos a situações estressantes desenvolveram mais tumores da mama - e de um tipo mais letal - do que os animais que permaneceram em grupos.
Os pesquisadores atribuem os resultados ao estresse e dizem ser possível que o mesmo ocorra em seres humanos.
Especialistas em câncer dizem que mais estudos são necessários para provar a associação entre a doença e a solidão.
O líder da equipe de pesquisadores, Gretchen Hermes, da Yale University, em Connecticut, disse: "Existe um interesse crescente na relação entre doenças, o meio ambiente e as emoções".
"Esse estudo oferece pistas sobre como o mundo social penetra na pele".
Estresse
Os especialistas já sabem que pacientes com câncer que estão deprimidos tendem a ter sobrevida menor.
E pesquisas anteriores indicam que o apoio social pode melhorar os resultados de tratamentos em pacientes que tiveram câncer da mama.
No novo estudo, os pesquisadores constataram que o isolamento e o estresse multiplicaram os riscos de câncer da mama em ratos Norway, ou ratos castanhos, tidos como bastante sociáveis.
Os ratos haviam sido programados geneticamente para desenvolver câncer da mama.
Além de isolados, os animais também foram submetidos a situações estressantes: eles foram expostos ao cheiro de predadores, e temporariamente imobilizados.
Como resultado, os indivíduos isolados desenvolveram 84 vezes mais tumores do que os que viviam em comunidades coesas. Os tumores eram de tipos mais agressivos.
Os animais também apresentaram índices maiores de um hormônio associado ao estresse chamado corticosterona e levaram mais tempo para se recuperar de situações estressantes do que os ratos deixados em grupo.
Os pesquisadores dizem ter esperanças de que o trabalho ajude pacientes com câncer.
Estilo de Vida
Ed Yong, representante da entidade britânica de fomento à pesquisa sobre o câncer Cancer Research UK, ressaltou que o estudo foi feito com ratos.
"Pesquisas em humanos não indicam uma associação direta entre o estresse e o câncer da mama", disse Yong.
"Mas é possível que situações estressantes tenham um efeito indireto sobre os riscos de incidência do câncer ao tornar as pessoas mais inclinadas a adotar comportamentos pouco saudáveis que aumentam os riscos, como comer demais, beber de mais ou fumar".

Britânico com câncer de mama faz campanha sobre a doença


Um homem de 58 anos que foi diagnosticado com câncer de mama está fazendo uma campanha na Grã-Bretanha para conscientizar as pessoas sobre a incidência da doença também em homens.
O designer gráfico Steve McAllister, da cidade de Cardiff, no País de Gales, foi operado e está se recuperando bem da doença, que tende a ser associada às mulheres.
McAllister, que decidiu fazer um registro fotográfico de sua luta contra o câncer, quer que sejam oferecidos melhores serviços de apoio a homens com a doença.
Ele vem pedindo aos homens que não tenham vergonha de ir ao médico se suspeitarem que podem ter esse câncer.
O designer disse também que espera desenvolver material informativo sobre a doença direcionado especificamente a esse grupo.
Estigma
Em média, um em cada cem pacientes com câncer de mama é homem.
"Muitas pessoas ficam surpresas ao ouvir que homens também sofrem de câncer de mama. Até o farmacêutico perguntou por que haviam me receitado remédios para câncer de mama", disse McAllister.
Ele explicou que, na maioria dos casos, quando um homem encontra um nódulo na região do peito próxima dos mamilos, tende a não dar atenção ao fato.
"Eles pensam que é um cisto, não imaginam que pode ser câncer de mama", disse.
"Se encontrarem um nódulo ou algo estranho, é importante que aquilo seja checado."
"Você tem de ir ao seu clínico geral, não há estigma. Isso pode salvar sua vida."
Após visitar o médico reclamando de um nódulo no lado esquerdo do peito e de desconforto, McAllister foi submetido a uma mamografia.
O exame identificou o câncer que estava, na verdade, no lado direito do seu peito.
Para mulheres
McAllister diz que se preocupa com o fato de que, após ser diagnosticado, recebeu folhetos informativos escritos exclusivamente para mulheres.
"Não tenho problemas em mostrar minha cicatriz a qualquer um", disse. "Isso torna todos com quem falo mais conscientes sobre os riscos de câncer de mama (em homens)."
O especialista em câncer de mama Sumit Goyal, do University Hospital Llandough, no País de Gales, aplaudiu a campanha de McAllister para que haja mais apoio a homens afetados pela condição.
"Muitos teriam dificuldade em falar publicamente sobre uma condição que, para a maioria das pessoas, estaria associada apenas às mulheres".
Segundo o especialista, homens com idade em torno de 50 anos precisam estar conscientes dos riscos de câncer de mama.
"Câncer de mama também mata homens", disse Goyal

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