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13 de abr. de 2011

REPRODUÇÃO



01. (Vunesp-SP) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente.

a) Qual é o tipo de divisão celular envolvido em cada uma dessas modalidades reprodutivas?
b) Qual a importância biológica da reprodução sexuada?

Sugestão de Resposta:


a) Na reprodução sexuada geralmente ocorre meiose: na assexuada, há apenas mitose.

b) A reprodução sexuada permite maior variabilidade genética entre os descendentes. Com isso, também aumenta a variabilidade genética da espécie, permitindo maior probabilidade de adaptação e sobrevivência caso haja ocorra alguma alteração ambiental drástica.


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02. (Fuvest-SP) Um organismo apresenta reprodução sexuada durante uma fase da vida e assexuada em outra. Em qual dessas fases os descendentes devem apresentar maior semelhança com seus genitores? Por quê?

Sugestão de Resposta:


A maior semelhança entre os genitores ocorrerá nos descendentes oriundos da reprodução assexuada. Nesse tipo de reprodução, um único ser vivo, por meio da mitose, origina outros seres vivos geneticamente idênticos a ele. Na reprodução sexuada, há dois seres vivos que, por meiose, produzem gametas. Estes, por fecundação, originam indivíduos geneticamente diferentes.


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03. (Unicamp-SP) Em muitos organismos unicelulares, como as amebas, as células-filhas resultantes da divisão mitótica funcionam como organismos independentes; novas plantas podem surgir a partir de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais, como a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento.
a) A que tipo de reprodução se referem esses exemplos?
b) Cite duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reprodução.

Sugestão de Resposta:


a) Referem-se à reprodução assexuada.

b) Vantagens: na reprodução assexuada, há produção de descendentes em menor tempo (o processo é mais rápido que na reprodução sexuada) e os organismos têm menor gasto energético do que os que realizam a reprodução sexuada. Como a reprodução assexuada produz descendentes geneticamente iguais ao indivíduo que os originou, características previamente selecionadas se mantêm. Isso é importante, por exemplo, no caso de vegetais cultivados que têm características genéticas como resistência a determinadas doenças e maior produtividade, sendo interessante que permaneçam na espécie.

Desvantagem: como a reprodução assexuada não produz variabilidade genética, seus descendentes tornam-se mais suscetíveis às variações ambientais. Assim, caso ocorra mudança desfavorável no meio onde vivem, populações inteiras podem morrer, resultando, em último caso, na extinção da espécie.


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Teste referente à aula 03 extensivo e a aula 2 semi.

04. (Fuvest-SP) Quais organismos têm maior probabilidade de se adaptar a ambientes em contínua modificação: os que se reproduzem por autofecundação ou os que se reproduzem por fecundação cruzada? Por quê?

Sugestão de Resposta:


Têm maior probabilidade de adaptação nesses ambientes os organismos que se reproduzem por fecundação cruzada, a qual permite maior variabilidade genética entre os descendentes, porque há "mistura" de material genético. Na autofecundação, por sua vez, todo material genético provém de um só indivíduo. Quanto maior a variabilidade genética dentro da espécie, portanto, maior a capacidade de adaptação ao meio.


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05. (Fuvest-SP) Um organismo unicelular pode se reproduzir de duas maneiras: por cissiparidade e por conjugação. Qual desses processos possibilita variabilidade genética? Por quê?


Sugestão de Resposta:


A conjugação proporsiona maior variabilidade genética, pois consiste na troca ou passagem de material genético entre dois organismos unicelulares, caracterizando o processo de reprodução sexuada. A cissiparidade, forma assexuada de reprodução, impossibilita a variabilidade genética, pois forma indivíduos idênticos ao original (descartando a possibilidade de mutação).


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06. (UFJF-MG) A floresta Amazônica vem sendo gradativamente desmatada, ameaçando de extinção diversas espécies animais. Numa tentativa de preservar esses animais, um grupo de pesquisadores construiu uma grande redoma que reproduz o ambiente amazônico e nela introduziu pequeno número de indivíduos de cada espécie ameaçada de extinção, tanto de animais com reprodução sexuada quanto assexuada. Com base em seus conhecimentos de genética de populações e aceitando a hipótese de que todos os indivíduos conseguiram sobreviver e se reproduzir na redoma, responda às questões.

a) O que acontecerá com a variabilidade genética das espécies animais após 10 gerações? Por quê?
b) Quais animais serão mais afetados: os com reprodução sexuada ou assexuada? Justifique sua resposta.
c) Meiose é um processo celular que confere variabilidade genética aos organismos. Você concorda com essa afirmativa? Explique.

Sugestão de Resposta:


a) Descartando-se a possibilidade de mutação, em razão da pequena quantidade de seres vivos, a variabilidade deve manter-se "constante", igual à encontrada no grupo inicial. Não se formarão indivíduos com novas características genéticas.

b) Os animais resultantes da reprodução assexuada, porque esse tipo de reprodução origina organismos geneticamente idênticos aos ancestrais, ao passo que os resultantes da reprodução sexuada possuem uma maior variabilidade genética.

c) Concordo. Meiose é um tipo de divisão celular que, durante a gametogênese (formação de gametas), forma quatro células- filhas geneticamente diferentes da célula mãe. A partir daí, acontece a variabilidade genética graças ao fenômeno do crossing over, que ocorre na meiose I, porque há trocas de partes entre os cromossomos homólogos, misturando o patrimônio genético. Assim, os gametas serão geneticamente diferentes entre si.


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07 - (Unicamp-SP) Culturas de cana são obtidas através do plantio de pedaços de colmos, os toletes; culturas de subsistência de milho, pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração do ambiente, como por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno (agente causador de doença)? Justifique sua resposta.

Sugestão de Resposta:




Comparando as duas plantas, as culturas de milho terão maior potencial para enfrentar as alterações ambientais, pois resultam de reprodução sexuada. Nas plantas de milho ocorre fecundação (a semente origina-se do óvulo vegetal fecundado), portanto apresentam maior variabilidade genética. A cana origina-se de reprodução assexuada, a partir de pequenos pedaços lançados no solo, os quais brotam novos pés. A cana, portanto, apresenta pouca ou nenhuma variabilidade genética.


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Brancos e índios unem-se para desvendar o passado



A quem pertencem os mortos? Nos Estados Unidos, essa pergunta tem sido fonte de tensão entre arqueólogos e povos indígenas nativos

Wikimedia Commons



Por Kate Wong

No entanto, alguns encontraram meios para trabalharem em conjunto. Os exemplos de cooperação estiveram em foco na sessão de abertura do encontro anual da Society for American Archaeology no fim de março.

A última primavera marcou o 20º aniversário do Ato para a Proteção e Repatriação dos Túmulos Nativos Americanos (NAGPRA – sigla em inglês para Native American Graves Protection and Repatriation Act), criado para facilitar o retorno de material cultural dos povos nativos – incluindo restos mortais humanos e objetos sacros – aos indígenas, que poderão ser novamente enterrados caso queiram. A lei exige que museus e outras instituições devolvam somente restos que possam ser encaminhados às tribos reconhecidas federalmente. Em maio passado, entretanto, regras adicionais entraram em vigor permitindo que tribos reivindiquem também restos não-identificados. Essas novas regras geraram críticas por parte dos arqueólogos e antropólogos que temem potenciais perdas no campo científico. Há ainda a preocupação de que as regras criadas possam impedir a repatriação correta ao longo do processo, e também que novas técnicas para estabelecer a afiliação cultural sejam disponibilizadas.

Em um encontro em Sacramento, pesquisadores fizeram referências à “apreensão” em torno das novas regras da NAGPRA, mas focaram no quanto os arqueólogos e os povos indígenas nativos podem se ajudar. A arqueóloga Wendy Teeter, da University of California, em Los Angeles, e a arqueóloga Desiree Martinez, membro da tribo Tongva, falaram sobre seus trabalhos na ilha Santa Catalina, perto da costa de Los Angeles, onde estudaram sítios arqueológicos datando 9 mil anos. Os antigos residentes da ilha participaram de uma extensiva rede de trocas de mercadorias que abrangiam o sul e sudeste da Califórnia. Teeter afirma que seu grupo está incorporando idéias dos atuais moradores da ilha e membros do povoado de Tongva na interpretação de dados, com uma abordagem mais “holística” para entender a relação entre os Tongva da Ilha Catalina e os Tongva continental. Martinez, explica que os dois povos Tongvas não são reconhecidos federalmente, embora haja uma campanha de longa data para seu reconhecimento ─ e o trabalho na Ilha Santa Catalina está os auxiliando a documentar sua cultura.

Outro exemplo de “simbiose intelectual” veio do arqueólogo Alstom Thoms da Texas A&M University e Ramon Vasquez, diretor executivo da organização “American Indians in Texas at Spanish Colonial Missions,” que discursaram sobre seus trabalhos no sítio localizado ao longo do Rio Medina, em San Antonio. Thoms estuda o padrão de utilização do solo e a caça dos povos que ali moraram cerca de 10 mil anos atrás. Ele contou que aprender as técnicas tradicionais de cozinhar dos índios nativos o ajudou a entender as estratégias de subsistência da tribo. Vasquez, nota que o conhecimento arqueológico sobre o que os ancestrais comiam levou à reintrodução de alguns desses alimentos em nossa dieta nos dias de hoje.

Membros da Nação Tap Pilam Coahuiltecan, que se consideram descendentes destes índios nativos, têm a esperança de diminuir suas altas taxas de diabetes e outras doenças que os aflige.

“O quanto mais os arqueólogos mantiverem contato com os indígenas,” Thom observou, “mais benefícios teremos todos nós”.

REINOS

01. A vida surgiu na Terra há mais de três bilhões de anos. Uma das primeiras formas de vida foram os procariotos primitivos, que eram organismos unicelulares, formados por uma membrana e protoplasma. Esses procariotos, através do tempo, foram incorporando DNA, mitocôndrias, alguns incorporaram núcleo e outros incorporaram cloroplastos, como mostra a seqüência abaixo. Atualmente os seres vivos são classificados em cinco reinos;



1) Monera (bactérias e cianobactérias)
2) Protista ( algas e protozoários)
3) Fungi (fungos)
4) Animália (animais)
5) Plantae (plantas)

a) As três formas da figura (procarioto , eucarioto A e eucarioto B) deram origem aos cinco reinos acima citados. Identifique os reinos originados por cada uma dessas três formas. Justifique sua resposta.

b) Com base nos dados da figura, qual seria a melhor característica para separar procariotos e eucariotos? Justifique sua resposta.

Sugestão de Resposta:


a) O ser procariótico originou os organismos do Reino Monera (bactérias e cianobactérias), cuja principal característica é a presença de célula procariontes, caracterizada pela ausência de organelas membranosas e membrana nuclear (carioteca).
O ser eucariótico A originou os protistas heterótrofos (protozoários), os representantes do Reino Fungi e os do Reino Animalia, pois todos esses organismos possuem células eucariontes e são heterótrofos.
O ser eucariótico B originou os protistas autótrofos (algas) e os representantes do reino Plantae, uma vez que possuem cloroplastos e são autótrofos fotossintetizantes.

b) A melhor característica seria a presença ou a ausência da membrana nuclear (carioteca) e organelas membranosas (mitocôndria, cloroplastos e outras). Os organismos eucarióticos apresentam membrana nuclear e organelas membranosas em suas células enquanto que os procarióticos não.


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02. (UFJF-MG) Quantos e quais são os reinos dos organismos vivos? Caracterize estes táxons.

Sugestão de Resposta:



São cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae ou Metaphyta e Animália ou Metazoa.

Reino Monera - fazem parte as bactérias e cianobactérias, organismos unicelulares e procariontes. Autótrofos ou heterótrofos.
Reino Protista (Protoctista) - fazem parte as algas e os protozoários, organismos unicelulares ou pluricelulares e eucariontes. Autótrofos ou heterótrofos.
Reino Fungi - fazem parte os fungos (cogumelos, mofos, bolores, orelhas-de-pau, leveduras), organismos unicelulares ou pluricelulare e eucariontes. Heterótrofos por absorção.
Reino Plantae - organismos pluricelulares, eucariontes e autótrofos.
Reino Animalia - organismos pluricelulares, eucariontes e heterótrofos por ingestão.


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03. (UFPA) Artigos publicados recentemente na revista Science, baseados em análise molecular, sugerem que os fungos deveriam ser incluídos no Reino Animal. É interessante por que há muito que se sabe que os fungos possuem algumas características típicas do Reino Animal. Cite algumas dessas características.

Sugestão de Resposta:

Assim como os animais, os fungos são organismos heterótrofos e aclorofilados.


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04. (UEM) Considerando a classificação dos seres vivos e os tipos fundamentais de células estabeleça:

a) a principal diferença entre os tipos de células.
b) a relação entre os tipos de células e os cinco reinos.

Sugestão de Resposta:


a) Há dois tipos de células: procarióticas e eucarióticas. Os organismos procariontes, como bactérias e cianobactérias, possuem células do tipo procarióticas. Essas células caracterizam-se pela ausência de membrana nuclear e de organelas membranosas. Os organismos eucariontes possuem células do tipo eucarióticas, caracterizadas pela presença de membrana nuclear e organelas membranosas como R.E, mitocôndrias, aparelho de Golgi, etc.

b) Os organismos pertencentes ao Reino Monera possuem células do tipo procarióticas. Os demais reinos (Protista, Fungi, Metazoa ou Animalia e Metafita ou Plantae) possuem células do tipo eucarióticas.


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05. (UEM) A idéia de parentesco evolutivo entre as espécies foi uma concepção de Darwin. Os conhecimentos atuais dão suporte à idéia de que todos os seres vivos compartilham ancestrais comuns que viveram há mais de 3 bilhões de anos. Atuando continuamente, o processo de evolução resultou na biodiversidade observada nos dias de hoje. A despeito dessa biodiversidade, um dos sistemas de classificação reúne os seres vivos em cinco reinos, a partir das seguintes características: unicelulares e multicelulares; procarióticos e eucarióticos; autotróficos e heterotróficos. Com base nessas características e nos cinco reinos, responda as questões propostas abaixo.

a) Qual das características é exclusiva dos indivíduos de um único reino e qual é esse reino?
b) Qual reino ou quais reinos têm
b1) espécies unicelulares e autotróficas?
b2) espécies unicelulares e heterotróficas?
b3) espécies multicelulares e autotróficas?
b4) espécies multicelulares e heterotróficas?

Sugestão de Resposta:

a) A característica é procariótico. O único reino que possui organismos com essa característica é o Monera.

b1) Espécies unicelulares e autotróficas são encontradas nos reinos Monera (algumas bactérias e Cianobactérias) e Protista (algas unicelulares).

b2) Espécies unicelulares e heterotróficas são encontradas nos reinos Monera (bactérias), Protista (protozoários) e Fungi (fungos).

b3) Espécies multicelulares e autotróficas são encontradas nos reinos Protista (algas pluricelulares) e Plantae (plantas).

b4) Espécies multicelulares e heterotróficas são encontradas nos reinos Fungi (fungos pluricelulares) e Metazoa ou Animalia (animais).


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06. VUNESP) O que divide os especialistas não é mais se o aquecimento global se abaterá sobre a natureza daqui a vinte ou trinta anos, mas como se pode escapar da armadilha que criamos para nós mesmos nesta esfera azul, pálida e frágil, que ocupa a terceira órbita em torno do Sol - a única, em todo o sistema, que fornece luz e calor nas proporções corretas para a manutenção da vida baseada no carbono, ou seja, nós, os bichos e as plantas.

(Veja 21.06.2006.)

Na expressão vida baseada no carbono, ou seja, nós, os bichos e as plantas estamos contemplados dois reinos: Animalia (nós e os bichos) e Plantae (plantas). Que outros reinos agrupam organismos com vida baseada no carbono?
Que organismos fazem parte desses reinos?

Sugestão de Resposta:


Além dos reinos Animalia e Plantae existem outros três reinos: o reino Monera (bactérias e cianobactérias), o reino Protista (protozoários e algas) e o reino Fungi (fungos).

Taxonomia

Instruções:
Leia atentamente os exercícios e tente resolvê-los.
A sugestão de resposta elaborada pelo professor você irá encontrar clicando no link "Sugestão de Resposta" situado logo abaixo da pergunta.



01. (Unicamp) De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico Felis catus aplica-se a todos os gatos domésticos, como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma ou suçuarana (Felis concolor) são espécies relacionadas ao gato.
a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados?
b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico?

Sugestão de Resposta:


[fechar resposta]

a) Pertencem ao gênero Felis.

b)Porque todos pertencem à mesma espécie.



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02. (VUNESP) - Em uma mata, encontramos vários animais pertencentes à classe dos insetos. Dentre esses, os o grilo e o gafanhoto da ordem dos ortópteros, a cigarra e o vagalume, respectivamente, das ordens dos homópteros e dos coleópteros. Com base nessas informações, em qual dos grupos (grilo-gafanhoto ou cigarra-vagalume) encontradas maiores semelhanças? Justifique sua resposta.

Sugestão de Resposta:


tre o grilo e o gafanhoto, pois, conforme o texto, pertencem à mesma ordem (ortópteros). De acordo com os critérios de classificação dos seres vivos, organismos que possuem à mesma unidade de classificação são mais aparentados e semelhantes entre si do que, organismos que possuem unidade de classificação diferente. Assim como o grilo e o gafanhoto pertencem a uma mesma ordem, possuem mais semelhanças, enquanto a cigarra e o vagalume pertencentes a ordens distintas, deverão apresentar menor número de semelhanças.


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03. (Vunesp - SP) Alunos de uma escola, em visita ao zoológico, deveriam escolher uma das espécies em exposição e pesquisar sobre seus hábitos, alimentação, distribuição, etc. No setor dos macacos um dos alunos ficou impressionado com a beleza e agilidade dos macacos-pregos. No recinto desses animais havia uma placa com a identificação: Nome vulgar: Macaco-prego (em inglês) Raing-tail Monkeys ou Weeping cupuchins). Ordem: primates; Família Cebidae; Espécie: Cebus apella.
Esta foi a espécie escolhida por esse aluno. Chegando em casa, procurou um site de busca e pesquisa na Internet. O aluno deveria digitar até duas palavras-chaves e iniciar a busca.
a) Que palavras o aluno deve digitar para obter informações apenas sobre a espécie escolhida?
b) Justifique a sua sugestão.

Sugestão de Resposta:


[a) O aluno deve digitar as palavras Cebus apella.

b) Os dois nomes citados, gênero Cebus e espécie Cebus apella, indicam unicamente o macaco-prego. Quaisquer outros nomes irão fornecer informações generalizadas e desnecessárias. Nomes populares, como macaco-prego, por exemplo, são diferente de uma região para outra, portanto, não é aconselhável usá-los nesse caso. Como uma ordem é formada por várias famílias, cada família é formada de um ou mais gêneros: e cada gênero pode ser formado por várias espécies. Assim, o aluno deve usar o nome científico do macaco-prego, pois ele deseja obter informações específicas sobre esse animal.


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Teste referente à apostila 01 do Extensivo aula 01.

04. (Unicamp - SP) Leptodactylus labyrinthicus é um nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre em brejos do Estado de São Paulo. Justifique o uso do nome científico em vez de, simplesmente, "rã-pimenta", como dizem os pescadores.

Sugestão de Resposta:


O nome científico padroniza a nomenclatura,permitindo que cientistas do mundo inteiro o utilizem nos seus trabalhos, e facilita sua localização e identificação.


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05. (UFRJ) Considere dois animais A e B, e dois outros, C e D. Os animais A e B pertencem a gêneros diferentes de uma mesma família, enquanto os animais C e D pertencem à mesma ordem, mas a famílias diferentes, Você espera encontrar maior grau de semelhança entre A e B ou entre C e D? Por quê?

Sugestão de Resposta:

Os animais A e B devem apresentar maior grau de semelhanças e parentesco genético, uma vez que pertencem à mesma família. Eles têm em comum,portando, o reino, o filo, a classe, a ordem é a família: diferem apenas no gênero e na espécie. Os animais C e D, por sua vez, pertencem à mesma ordem, tendo em comum o reino, o filo, a classe e a ordem, diferem na família, no gênero e na espécie.


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06. (UFF-RJ) Identifique a categoria taxonômica a que se refere cada um dos nomes citados, de acordo com as regras de nomenclatura zoológica, e justifique sua resposta.

a) Rattus
b) Ascaris lumbricoides
c) Homo sapiens

Sugestão de Resposta:


]

a) Rattus - pertence à categoria taxonômica gênero. Nome escrito em latim, em itálico ou grifado, com inicial maiúscula.

b) e c) Ascaris lumbricoides e Homo sapiens - espécie; nomenclatura binomial, latinizada, escrita em itálico, sendo o primeiro nome está escrito com letra inicial maiúscula e o segundo com inicial minúscula

Cultura de doenças

Uso criativo de células-tronco pode acelerar o desenvolvimento de drogas para enfermidades debilitantes
por Stephen S. Hall
Em 26 de junho de 2007, Wendy Chung, diretora de genética clínica da Columbia University, foi ao bairro nova-iorquino de Queens com um pedido delicado para duas irmãs croatas, de 82 e 89 anos: a doação de algumas células de sua pele para um experimento ambicioso e incerto. Se fosse bem-sucedido, o teste prometia uma dupla compensação. Primeiro, poderia acelerar a busca por tratamentos para a doença incurável que afeta a família das irmãs. Segundo, permitiria estabelecer um novo e valioso uso para as células-tronco – células não especializadas capazes de originar vários tipos diferentes de células no corpo. “Tivemos um almoço muito agradável e voltamos para casa para fazer as biópsias”, lembra Chung.

As irmãs sofriam de esclerose lateral amiotrófica (ELA), distúrbio neurodegenerativo e lentamente paralisante, também conhecido como doença de Lou Gehrig (referência ao jogador de beisebol americano, vítima da doença em 1939, morto dois anos depois). A mais velha mostrava poucos sinais da doença, mas a outra tinha dificuldade para andar e deglutir. Embora os casos de ELA não sejam, em sua maioria, hereditários, vários membros dessa família foram afetados, pois herdaram a mutação de uma forma mais branda da doença, de lento progresso. Chung rastreou-a por várias gerações da família na Europa e nos Estados Unidos. “A doença de Lou Gehrig não é uma maneira bonita de morrer”, conta. “Cada vez que a família se reunia nos funerais, os membros da geração mais nova pensavam se seriam os próximos.”

Em poucos minutos, Wendy realizou a biópsia – duas fatias de pele, com 3 milímetros de diâmetro cada, da parte interna do braço. As células dessas amostras, assim como a de dezenas de outros doadores com ELA e voluntários saudáveis, foram quimicamente tratadas para formar células-tronco pluripotentes induzidas (iPS). Ou seja, transformaram-se em neurônios motores, células nervosas que controlam os músculos e são afetadas pela ELA. As culturas de tecidos produzidas mostraram os mesmos defeitos moleculares que fi zeram seus doadores adoecer.

Em outras palavras, os pesquisadores tinham recriado a doença em uma placa de Petri. Com isso, poderiam estudar o que ocorre nas células nervosas dos pacientes e tentar desenvolver drogas eficientes. Se bem-sucedido, o cultivo das células em laboratório permitiria compreender melhor diversas doenças e encontrar medicamentos mais eficazes. Isso porque seria possível testá-las em culturas feitas sob medida e verificar sua toxicidade. As células-tronco induzidas estão sendo também usadas para mimetizar dezenas de enfermidades, incluindo a anemia falciforme, diversas doenças hemáticas e o Parkinson. Pesquisadores alemães já criaram células cardíacas que batem irregularmente, imitando vários tipos de arritmia cardíaca. Indústrias farmacêuticas, já atentas às células-tronco como empreendimento comercial, começam a mostrar maior interesse, porque o desenvolvimento de doenças na placa de Petri complementa a forma tradicional da descoberta de drogas industriais.

O primeiro fruto do experimento com ELA foi publicado em 2008. Como na maioria dos casos de inovação, o sucesso dependia não apenas de a ideia ser boa, mas de as pessoas certas aderirem a ela. Nesse caso, a equipe, além de Wendy, incluía Lee L. Rubin, egresso da indústria de biotecnologia que se tornou chefe de medicina translacional do Instituto de Células-Tronco de Harvard, e Kevin C. Eggan, pesquisador de células-tronco de Harvard que colaborava com Christopher E. Henderson e outros especialistas em neurônios motores na Columbia University.


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