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20 de fev. de 2011

As Profissões Mais Bem Pagas


O quadro econômico mundial atual fez com que muitas pessoas repensassem suas carreiras. Até os vestibulandos estão considerando abandonar a profissão dos sonhos para tentar ingressar nas carreiras com melhores salários. As profissões mais bem pagas tem atraído cada vez mais interessados.É o caso da estudante Cintia Prado que decidiu trocar a carreira de fisioterapeuta para se tornar médica. “Minha mãe sempre quis que eu fizesse medicina, mas apesar de me interessar pela profissão sempre quis ser fisioterapeuta, mas ouvi dizer que o mercado de “fisio” está saturado e não quero me formar apenas para pendurar o diploma na parede.”É fato que as carreiras mais bem pagas sempre foram um grande atrativo, mas houve um tempo em que o medico queria ser medico apenas pelo amor a medicina e não pelo salário. Hoje este quadro mudou, o salário se tornou um dos principais fatores na hora da escolha da profissão.De fato, a faixa salarial é um fator importante a ser levado em conta na hora da escolha da carreira. O estudante, que geralmente passa todo o período de faculdade morando com os pais, precisa levar em conta que ao acabar uma faculdade provavelmente vai querer sair de casa, casar, formar família e certamente sustentar seu novo modo de vida.Nem sempre as profissões mais bem pagas não dão ao estudante a certeza de um alto salário, muito menos de felicidade, por isso é necessário levar em conta outros fatores como satisfação pessoal, interesse pela carreira e possibilidade de contribuição com a sociedade na hora da escolha. Veja abaixo a lista: (ordem: Profissão mais bem paga)
AnestesistaCirurgiao PlasticoDiretor FinanceiroDiretor de MarketingEngenheiro de SoftwareAdministradorAdvogadoCirugiões (outros)Analista de Sistemas e ProgramadorOdontologista
Carreiras com os melhores salários (fonte: FGV)
Medicina Salário médio: R$ 8.977,07 - mestre ou doutor R$ 6.705,82 - graduadoAdministração Salário médio: R$ 8.112,20 - mestre ou doutor R$ 4.006,61 - graduadoDireito Salário médio: R$ 7.490,19 - mestre ou doutor R$ 4.649,63 - graduadoCiências econômicas e contábeis Salário médio: R$ 7.085,24 - mestre ou doutor R$ 4.644,67 - graduadoEngenharia Salário médio: R$ 6.938,39 - mestre ou doutor R$ 4.931,61 - graduadoEngenharia mecânica Salário médio: R$ 5.576,49Engenharia civil Salário médio: R$ 5.476,85Geologia Salário médio: R$ 5.285,77Engenharia elétrica e eletrônica Salário médio: R$5.231,07Militar Salário médio: R$ 5.039,14Ciências agrárias Salário médio: R$ 5.028,37Ciências biológicas e da saúde Salário médio: R$ 4.947,44Engenharia química e industrial Salário médio: R$ 4.844,92Ciências humanas e sociais Salário médio: R$ 4.677,14Agronomia Salário médio: R$ 4.356,56Propaganda e marketing Salário médio: R$ 4.199,05Odontologia Salário médio: R$ 4.075,63Letras e artes Salário médio: R$ 3.864,82Estatística Salário médio: R$ 3.846,21Arquitetura e Urbanismo Salário médio: R$ 3.835,08Medicina Veterinária Salário médio: R$ 3.758,94Física Salário médio: R$ 3.516,52Química Salário médio: R$ 3.516,52Comunicação Social Salário médio: R$ 3.435,09Farmácia Salário médio: R$ 3.381,98Ciências da Computação Salário médio: R$ 3.325,40Outros de Ciências Agrárias Salário médio: R$ 3.278,04Pedagogia Salário médio: R$ 3.219,14Ciências contábeis e atuariais Salário médio: R$ 3.105,60Outros de ciências humanas e sociais Salário médio: R$ 3.099,10

12 boas dicas para ajudar na escolha da profissão


Como escolher a profissão certa? Especialistas mostram como os vestibulandos devem agir na hora de escolher a futura profissão
Foto: Maurício Melo
Procurar um orientador vocacional pode ajudar o estudante a tomar a decisão correta
Vestibular, carreira, profissão, sonho, vocação, metas, aptidão, futuro, realização pessoal... na mente do jovem vestibulando, essas palavras transitam em ritmo frenético, consequência da infalível pergunta que todos fazem ao final do Ensino Médio: que profissão escolher?É raro um estudante que passa ileso por esse questionamento. Em geral, ansiedade, angústias e incertezas marcam o período, o que, na visão de especialistas, nem sempre é prejudicial. "Uma dose de ansiedade pode ser benéfica, uma vez que leva o aluno a se dedicar mais inteiramente ao processo de escolha. Não a ansiedade que paralisa, mas a que mobiliza para a vida", esclarece Alessandra Suplicy Conway, psicóloga em Santos-SP e membro da direção da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais).Na maioria dos casos, esses sentimentos estão presentes porque os jovens pensam que estão fazendo uma escolha para a vida. "E este é um pensamento equivocado", acredita Andréa Godinho de Carvalho Lauro, orientadora vocacional do Colégio Vértice, em São Paulo. "É, sim, uma escolha muito importante, mas não é para toda a vida, porque muita coisa pode mudar pelo caminho", explica. Segundo a orientadora, os jovens não percebem (e, geralmente, por falta de maturidade) que este é só o começo de uma longa carreira que se inicia. "Escolher a profissão não significa definir toda a sua carreira", conclui.Não há como prever todo o futuro só com a escolha da profissão. Regina Sonia Gattás do Nascimento, psicóloga e supervisora de orientação vocacional da clínica da PUC, em São Paulo, concorda: "A profissão é um dos componentes do seu projeto de vida, mas é preciso ter em mente que o mercado muda, as pessoas mudam. É preciso estar preparado para, muitas vezes, ter de ajustar o caminho".O que o jovem vestibulando deve fazer para tomar a decisão mais acertada? Como encontrar a profissão que mais combine com o seu perfil? "Fundamentando sua escolha em muita informação", responde a orientadora Andréa Godinho. "O vestibulando precisa fazer uma busca rigorosa de informação, tanto sobre si próprio, quanto sobre as muitas carreiras existentes, o mercado de trabalho e as muitas frentes em que ele pode atuar".O jovem tem de ter papel ativo na escolha da profissão. "Precisa buscar informações em diferentes fontes: na escola, na família, na universidade que pretende cursar e com profissionais experientes", recomenda a especialista Alessandra Conway. Investir no autoconhecimento é uma boa saída. "Conhecer-se é essencial para tentar se colocar de formar mais inteira na carreira", diz Regina Nascimento.
Leia também:Novas técnicas de orientação vocacional
E faça o teste:Dúvidas com a escolha da profissão? Responda ao teste elaborado com a consultoria do psicólogo Paulo Camargo, especializado em orientação vocacional, e descubra sua área de maior interesseOutras dicas foram levantadas pelo Educar para Crescer com o intuito de ajudar o jovem vestibulando a fazer boas escolhas profissionais. Para ler, clique nos links abaixo:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Identificar a área de interesse na escola
2. Conhecer-se com profundidade
3. Informar-se!
4. Conversar com a família
5. Procurar profissionais do mercado
6. Visitar universidades
7. Diferenciar profissão e carreira
8. Projetar-se no futuro
9. Evitar idealizações
10. Identificar seus pontos fortes e fracos
11. Procurar um orientador vocacional
12. Escolher com calma
EDUCAR PARA CRESCER

O que são cursos superiores de curta duração?

Cursos superiores de curta duração economizam tempo e dinheiro, e formam profissionais diferenciados – muito procurados no mercadoHouve um tempo em que nada poderia ser mais promissor para entrar no mercado de trabalho, em qualquer profissão, que um diploma de bacharelado ou licenciatura. Hoje, as condições desse mercado são bem mais complexas e, dependendo do tipo de atividade que se vai desenvolver, pode ser mais interessante buscar caminhos acadêmicos alternativos.Os cursos superiores de curta duração são uma dessas opções. Por sinal, em alta, pois a cada dia ganham mais adeptos não só no Brasil, mas também na Europa e nos Estados Unidos, onde a procura por eles já é praticamente a mesma verificada em relação ao bacharelado e à licenciatura.O motivo do sucesso é simples: esses cursos são formatados para durar menos tempo – dois a três anos – e ter foco total nas necessidades do mercado de trabalho. Por isso, são invariavelmente voltados para a prática da profissão.Para quem são indicadosEsses cursos são uma opção sob medida, por exemplo, para quem já está no mercado de trabalho e necessita aprofundar conhecimentos ou adquirir o diploma superior na área em que atua para poder crescer na carreira.Mas não são apenas pessoas com esse perfil que têm se interessado. Hoje muitos jovens que acabaram de concluir o ensino médio pensam nos cursos superiores de curta duração – os tecnólogos ou os seqüenciais - como opção de formação superior.Não só para economizar tempo, mas para dedicar-se ao estudo de algo que o mercado está visivelmente necessitado. Isso porque as instituições que oferecem seqüenciais e tecnólogos estão constantemente mapeando demandas novas e específicas nas diversas áreas para atender a essas necessidades de formação, muitas vezes distintas daquelas oferecidas nas graduações tradicionais.“Com isso abre-se um horizonte para que surjam estudantes de diversas faixas etárias, um sistema de educação continuada e de qualificação voltado também para aqueles indivíduos que já possuem um saber prático no mundo do trabalho, mas carecem de uma formação acadêmica”, opina Rubens Martins, coordenador do Departamento de Supervisão da Educação Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu).

Jornalismo - Ainda vale a pena?


Além de lidar com a ansiedade que antecede os vestibulares, estudantes que querem ser jornalistas enfrentam outro fator de apreensão: o fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) este mês, a mudança provoca uma dúvida: vale a pena fazer o curso?“Pensei em desistir, mas resolvi que quero mesmo o curso”, diz Jessica Sumie, de 17 anos. “Apesar de o mercado já estar saturado e ficar mais ainda agora, acho que as empresas continuarão a valorizar profissionais graduados.”A decisão do STF fez Luccianna Souza, de 20, mudar os planos. “Queria fazer Jornalismo e depois História como segundo curso ou pós-graduação. Agora, inverti. Quero trabalhar como jornalista, mas acho que posso conseguir isso com graduação em História.”A mudança deixou em dúvida Maria Esther Fonseca, de 18. “Gosto de Jornalismo, mas acho que vou tentar Direito ou Relações Internacionais. Cursar quatro anos para receber um diploma não exigido... Tem que gostar demais, né?”Naira Juliane, de 17, também ficou indecisa, mas manteve a opção. “Fiz Engenharia Química por 15 dias e larguei, não era o que queria. Acho que vou me realizar na profissão, mas quero investir em idiomas e pós, só faculdade não basta.”A vocação é o que motiva Pedro Tronchin, de 18, a prestar Jornalismo pela segunda vez. “Mesmo se já fosse graduado em outra área ia querer o curso, que vai me dar uma visão mais crítica da profissão.”Em dúvida entre Psicologia, Odontologia e Jornalismo,Ariane Venzon, de 18, se surpreendeu com o fim da exigência – aliás, só soube disso durante a entrevista. “Isso muda tudo! É mais difícil provar ser um bom profissional sem o diploma na mão.”FormaçãoSegundo o Censo da Educação Superior de 2007, há 546 cursos de Jornalismo no País, com 113 mil vagas. A revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso está sendo discutida desde fevereiro por uma comissão que deve entregar as propostas ao Ministério da Educação até agosto.“O diploma não foi abolido, só não será mais obrigatório. Continuaremos com as diretrizes, que visam a definir critérios de qualidade”, diz o ex-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP, José Marques de Melo, que preside a comissão. “Nos Estados Unidos o diploma não é exigido e há quase mil escolas de Jornalismo. O ensino na área vem sendo valorizado no mundo inteiro, e a grande maioria dos profissionais é recrutada nas faculdades.”

Fonte:prévestibularonline

Lista 3 - Genética

Queridos alunos, treinem seus conhecimentos em Genética.

Bons estudos!

Katia Queiroz


1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes é:

a) Dd x dd
b) DD x dd
c) Dd x Dd
d) DD x Dd
e) DD x DD

2) Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:

a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc
b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc
c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC
d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc
e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc

3) De um cruzamento de boninas, obteve-se uma linhagem constituída de 50 % de indivíduos com flores róseas e 50 % com flores vermelhas. Qual a provável fórmula genética dos parentais?

a) VV x BB
b) VB x VB
c) VB x VV
d) VB x BB
e) BB x BB

4) (PUCSP-83) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozóides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?

a) 1/2
b) 1/4
e) 1
c) 1/8
d) 1/3
e) 1

5) (UFC-CE-83) Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de:

a) 25%
b) 50%
c) 0%
d) 100%
e) 75%

6) (FEEQ-CE-79) O heredograma representado abaixo refere-se a uma família com casos de albinismo (anomalia que se caracteriza por total ausência do pigmento melanina na pele).

Baseando-se na genealogia, podemos afirmar:
a) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos homozigotos.
b) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos heterozigotos.
c) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos de números 2 e 6 ( no gráfico ) heterozigotos.
d) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos normais todos heterozigotos.
e) O albinismo é um caráter dominante porque o indivíduo de número 4 é albino e filho de pais normais.

7) (UFPR-83) Um retrocruzamento sempre significa:

a) cruzamento entre dois heterozigotos obtidos em F1.
b) cruzamento entre um heterozigoto obtido em F1 e o indivíduo dominante da geração P.
c) cruzamento de qualquer indivíduo de F2 com qualquer indivíduo de F1.
d) cruzamento entre um heterozigoto de F1 e o indivíduo recessivo da geração P.
e) cruzamento de dois indivíduos de F2.

8) Podemos dizer que o fenótipo de um indivíduo é dado por suas características:

a) unicamente morfológicas.
b) morfológicas e fisiológicas apenas.
c) estruturais, funcionais e comportamentais.
d) herdáveis e não herdáveis.
e) hereditárias

9) (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?

a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos
b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos
c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos
d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos
e) apenas amarelos

10) A 1ª lei de Mendel considera que:

a) os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose.
b) na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.
c) os gametas são puros, ou seja, apresentam apenas um componente de cada par de fatores considerado.
d) o gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.
e) a determinação do sexo se dá no momento da fecundação.

11) Um homem de aspecto exterior normal, casado com uma mulher normal, tem 11 filhos, todos normais. O seu irmão gêmeo, univitelino, tem 6 filhos normais e dois albinos. Qual o genótipo dos dois irmãos e das duas mulheres?

a) irmãos (Aa), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
b) irmãos (AA e Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (Aa ou aa)
c) irmãos (AA), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
d) irmãos (AA), 1ª mulher (AA ou Aa) e 2ª mulher (Aa)
e) irmãos (Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (AA)

12) Quando o heterozigoto apresenta um fenótipo intermediário entre os dois homozigotos, dizemos que houve:

a) mutação reversa
b) não-dominância ou co-dominância
c) recessividade
d) dominância
e) polialelia

13) Identifique entre as características mencionadas abaixo aquela que não é hereditária.

a) cor dos cabelos.
b) conformação dos olhos, nariz e boca.
c) cor dos olhos.
d) deformidade física acidental.
e) hemofilia.

14) (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:

a) Há fatores definidos (mais tarde chamados genes) que determinam as características hereditárias.
b) Uma planta possui dois alelos para cada caráter os quais podem ser iguais ou diferentes.
c) Os alelos se distribuem nos gametas sem se modificarem e com igual probabilidade.
d) Na fecundação, a união dos gametas se dá ao acaso, podendo-se prever as proporções dos vários tipos de descendentes.
e) Os fatores (genes) responsáveis pela herança dos caracteres estão localizados no interior do núcleo, em estruturas chamadas cromossomos.

15) O albinismo, a ausência total de pigmento é devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que você lhes diria se ( a ) embora ambos tenham pigmentação normal, cada um tem um genitor albino; ( b ) o homem é um albino, a mulher é normal mas o pai dela é albino; ( c ) o homem é albino e na família da mulher não há albinos por muitas gerações. As respostas para estas três questões, na seqüência em que foram pedidas, são:

a) 50%; 50%; 100%
b) 25%; 50%; 0%
c) 100%; 50%; 0%
d) 0%; 25%; 100%
"Caminho não se abre, abre-se caminho caminhando"

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