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5 de abr. de 2016

Por que bebês de várias partes do mundo estão dormindo em caixas de papelão?

   

Baby BoxImage copyright Finish Baby Box Company
Image caption Há 75 anos, grávidas recebem gratuitamente caixas do governo finlandês

Uma tradição que remonta à década de 1930 é considerada crucial para que a Finlândia tenha uma das taxas de mortalidade infantil mais baixas do mundo: cada mãe, independentemente de sua origem, recebe gratuitamente uma caixa de papelão com presentes para seu bebê.
Ela contém produtos muito úteis para as primeiras semanas de vida do recém-nascido. Há roupas, inclusive um pijama para protegê-lo do inclemente frio do inverno, um gorro, alguns sapatinhos (tudo em cores neutras), além de fraldas, babadores, produtos de banho, toalhas e um álbum fotográfico - e a própria caixa pode ser usado como o primeiro berço, pois vem com um pequeno colchão.
Há três anos, uma reportagem da BBC sobre as caixas de papelão foi lida por milhões de pessoas e tornou-se viral na internet. E, agora, a ideia finlandesa está se disseminando no mundo, do México ao sul da Ásia, passando por países como África do Sul, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.
Em 2014, três pais finlandeses criaram uma empresa para distribuir estas caixas para clientes em diferentes países. Duas americanas fizeram o mesmo. E existe uma empresa similar no Reino Unido.
E, em agosto do ano passado, o governo da Cidade do México colocou em prática o projeto "Cunas CDMX" (cunas significa "berço" em espanhol), inspirado no modelo finlandês. Seu objetivo era atingir 10 mil mães e acompanhar a gravidez daquelas com menos recursos financeiros para combater a mortalidade infantil.
"Buscamos gerar uma maior proteção para os bebês na Cidade do México, principalmente os que vivem na pobreza", diz Gamaliel Martínez Pachecho, diretor-geral dos Sistema para Desenvolvimento Integral da Família da capital mexicana, departamento encarregado do projeto.

Controle pré-natal

Image caption Em 2014, três pais finlandeses criaram a empresa Finnish Baby Box Company

Como a ideia é bastante simples e aparentemente eficaz, muitos outros profissionais de saúde e empreendedores sociais também querem desenvolvê-la e adaptá-la.
Com frequência, os produtos incluídos na caixa e a forma como ela é distribuída são adequados para problemas locais: desde prevenir infecções até tirar a criança da cama dos pais, onde há um risco de sofrerem asfixia.
Dois empreendedores sul-africanos - Ernst Hertzog, da organização Action Hero Ventures, e o executivo de marketing Frans de Villiers - concluíram, por exemplo, que uma caixa de plástico, que pudesse ser usada como banheira e não tanto como cama, era mais útil para as mães de seu país.
Mas seu objetivo principal ainda é, inclusive na Finlândia, incentivar as mães a comparecer às consultas de controle pré-natal.
De fato, um projeto-piloto realizado pela Universidade de Stellenbosch no ano passado descobriu que, na África do Sul, a caixa Thula Baba aumentava a frequência das mães nos exames pré-natais.
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Thula BabaImage copyright Thula Baba Box
Image caption Caixa foi adaptada para a realidade da África do Sul

Esses controles reduzem, por exemplo, o risco de que uma mãe com HIV morra durante o parto e reduz as possibilidades de que o vírus seja transmitido para o bebê. De Villiers e Hertzog querem agora que o projeto seja ampliado e que um dia se torne um programa nacional.
"A caixa finlandesa foi um exemplo de design que mudou um país. Esperamos que, fazendo alguns ajustes, nosso produto tenha o mesmo impacto", diz Hertzog.
Por sua vez, uma estudante de doutorado da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, teve a ideia de adotar a caixa finlandesa para o sul da Ásia.
Karima Ladhani desenvolveu o projeto "Barakat Bundle" (barakat significa "benção" em alguns idiomas da região), que entrou em vigor em um hospital rural da Índia. A caixa tem ferramentas para prevenir infecções durante o parto ou pouco depois de se dar à luz e também inclui um mosquiteiro para proteger os bebês da malária.
"Queremos oferecer às novas mães soluções de baixo custo para salvar vidas ao combater as causas evitáveis de mortalidade infantil e materna", afirma Ladhani.
BBC
Image caption Programa na Ìndia incluiu mosquiteiro dentre os itens da caixa

No mesmo quarto

A caixa finlandesa não foi replicada apenas em países em desenvolvimento, onde a mortalidade infantil é preocupante. Um projeto-piloto está sendo lançado no hospital Queen Charlotte's and Chelsea, em Londres, no Reino Unido, em colaboração com a empresa americana Baby Box.
Cerca de 600 caixas serão dadas a mulheres que derem à luz neste hospital nos próximos meses. "Partimos do pressuposto de que as pessoas têm dinheiro para comprar um moisés ou um berço, mas nem sempre é o caso", diz a ginecologista Karen Joash, conselheira obstetrícia do programa.
Ela considera que a caixa também fará com que mães e bebês fiquem no mesmo quarto, já que elas são fáceis de carregar. "Isso é bom para estreitar sua ligação."
Image copyright Baby Box Co
Image caption Criada em 2015, empresa britânica foi inspirada em matéria da BBC

Há dezenas de projetos sendo desenvolvidos nos Estados Unidos. O maior será lançado neste ano em Fort Worth, no Estado do Texas, quando quatro hospitais da cidade começarão a entregar as caixas para reduzir a alta taxa de mortalidade local, de 71 a cada 1 mil nascimentos em 2013, acima da média nacional de 59 a cada 1 mil.
A previsão é que sejam entregues cerca de 36 mil caixas nos próximos dois anos. O objetivo é incentivar os pais a não dormir com os bebês na mesma cama.
"A comunidade não estava consciente de que a mortalidade infantil era um grande problema aqui", afirma Dyann Daley, porta-voz do hospital Cook Children's. "Ao entregar uma caixa a cada nascimento, damos aos bebês um lugar seguro para dormir, algo crucial para evitar a morte por asfixia."

Apoio familiar

Há projetos em curso também no Estado australiano de Victoria e na província canadense de Alberta.
Karen Benzies, professora de Enfermagem da Universidade de Calgary, destaca que a intenção original era ajudar as famílias mais vulneráveis, mas seus organizadores se deram conta que "a ideia de vulnerabilidade para a maioria das pessoas se refere a alguém com uma renda baixa, algo que não se aplica necessariamente à realidade de Alberta".
É uma região que se beneficia da indústria petrolífera, e, por isso, quando os homens vão trabalhar nas plataformas, surge um novo tipo de problema: as mães criam seus bebês sozinhas. "O objetivo é dar apoio às famílias na transição da gravidez para a maternidade", diz Benzies.
Um elemento-chave para isso é a mentoria dada aos pais, em que uma pessoa os auxilia, por telefone ou pessoalmente, a partir das 32 semanas de gestação até seis meses após o parto.
"No Canadá, quando alguém da família ou um amigo vê algo de errado, às vezes prefere não dizer nada, é comum que não interfira. Queremos mudar isso", afirma Benzie.
Image copyright Baby Box Co
Image caption Um centro de saúde americano lançou sua versão do projeto no início deste ano

'Assistente de berço'

Outra inovação incorporada pelos canadenses é um "assistente de berço", uma espécie de folheto criado para os homens tenham uma relação mais próxima com seus bebês. Com um estilo parecido com o de um manual de um automóvel, o texto oferece um guia prático.
"Sabia que faz bem para o bebê arrotar algumas vezes?", diz o texto, que ressalta a importância do "combustível", o leite materno, e explica como "checar debaixo do capô", as fraldas no caso, porque "manter seu modelo novo limpo e cômodo é importante".
O governo finlandês destacou estar consciente do interesse global em seu projeto e que com frequência oferece assessoria a outros países. De fato, realiza apresentações em embaixadas. Mas nem todo mundo está convencido de que a caixa é a melhor forma de ajudar.
Colin Pritchard, professor da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, estuda mortalidade infantil e acredita que o sistema tem "sentido teoricamente", por dar ao bebê um local para dormir além da cama dos pais e poder reduzir os casos de morte súbita por asfixia. No entanto, acredita que o efeito é pequeno.
Ele argumenta ser mais importante criar mecanismos para reduzir a pobreza, fazer com que os pais deixem de fumar e melhorar a educação dos pais e os cuidados que eles terão com os filhos para frear a mortalidade infantil.

BBC BRASIL

7 de mar. de 2016

EXCELENTE VÍDEO AULA SOBRE GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS


Queridos alunos, essa vídeo aula está muito boa e didática. Val muito a pena assistir. Bons estudos.




shttps://www.youtube.com/watch?v=s_MhmsJwKPs

4 de mar. de 2016

#SalaSocial Por que milhares de mulheres estão usando as redes sociais para abandonar a pílula

Erick DauImage copyrightErick Dau
Image captionGiovanna Raquel, 17, parou de tomar os comprimidos depois que teve uma embolia pulmonar
"Pare de tomar a pílula/ porque ela não deixa nosso filho nascer." Era 1970 e Odair José cantava sobre os comprimidos que enfim separavam sexo e gravidez. Depois da revolução sexual da década anterior, a pílula significava liberdade para muitas mulheres.
Mais de quarenta anos depois, porém, brasileiras se dizem presas à pílula. Elas fazem parte de um movimento que vem crescendo nas redes sociais e discute como parar de tomar esse anticoncepcional e quais são os métodos alternativos a ele, incluindo a tabelinha. No Facebook, grupos sobre o assunto chegam a ter 25 mil participantes.
Uma página, com 80 mil curtidas, ajuda a explicar o motivo: em "Vítimas de Anticoncepcionais, unidas pela vida", mulheres contam as experiências negativas que tiveram ao tomar os contraceptivos orais.
Os relatos vão de mudanças de humor a enxaquecas diárias e casos de trombose (formação de coágulo dentro de vaso sanguíneo). Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), contraceptivos com drospirenona, gestodeno ou desogestrel levam a um risco 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso em um ano.
Os laboratórios que produzem as pílulas mais populares no país, Bayer (Diane 35, Yaz), Eurofarma (Selene) e Libbs (Elani Ciclo), afirmam que os benefícios para o corpo superam os problemas. Dizem também que os efeitos estão descritos na bula e, com orientação médica, o uso é seguro. Mesmo assim, as participantes dos grupos reclamam que o acompanhamento é insuficiente.
Image copyrightReproducao Facebook
Image captionPáginas no Facebook reúnem mulheres que desistiram ou pretendem desistir da pílula
"Nem todos os efeitos colaterais são falados pelo médico", diz a designer Gabriela, 28, que faz parte de grupos de discussão online. Usuária dos comprimidos desde os 19 anos, ela diz que tinha enxaquecas que duravam semanas.
"Quando as crises pioraram, eu vomitava. No meu aniversário, foi tão forte que, durante uma hora, perdi a visão completa de um olho."
Gabriela foi a vários neurologistas, que a aconselharam a parar com o anticoncepcional oral. Ela poderia ter uma trombose nos olhos. A recomendação é seguida há dez meses.

Mudanças de humor

Outra queixa recorrente são as mudanças de humor, também descritas nas bulas. Distúrbios psiquiátricos e estados depressivos estão nas contraindicações de vários medicamentos.
A relações públicas Carla Costa, 31, tem depressão e diz que, enquanto tomava a pílula, seu quadro piorava. "Em dois períodos do ciclo menstrual ficava muito deprimida, encolhida na cama, chorando sem motivo por horas. Isso parou de acontecer."
Na última cartela de comprimidos, a publicitária Maíra de Azevedo, 27, diz que decidiu parar com os hormônios porque seu emocional é como "um trem desgovernado". "Tenho todos os sintomas: dor de cabeça, enjoo e uma perda total da libido. Nunca quero saber de ninguém."
A ação do estrogênio e progesterona sintéticos - presentes na maioria dos anticoncepcionais hormonais - sobre o cérebro feminino é pouco conhecida.
Image copyrightarquivo pessoal
Image caption'Meninas de 14, 15 anos começam (a ingerir) hormônios e nem entendem como o seu corpo funciona', diz Débora
No ano passado, um trabalho da Universidade da Califórnia em Los Angeles indicou que esses hormônios podem encolher certas regiões do cérebro ligadas ao controle emocional e alterar seu funcionamento.
Uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Nicole Petersen diz que "o mecanismo pelo qual isso pode ocorrer é completamente desconhecido neste momento". Apesar do potencial dano das pílulas, a pesquisadora pondera que algumas mulheres se beneficiam do uso e têm variações positivas de humor.
Professora do departamento de ginecologia da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, Carolina Sales também destaca os benefícios do medicamento, como a redução das possibilidades de câncer de ovário e de intestino. Ela atenta que o uso deve ser acompanhado de um ginecologista. Mas ressalta que nem sempre o profissional tem informações para a paciente.
"Na formação (do médico), há contato com poucos métodos. E as consultas são muitos curtas, o que diminui o tempo de orientação. A pílula é o mais fácil."
Para Sales, a falta de informação vale também para quem está do outro lado da mesa: "há um desconhecimento sobre as classes diferentes de hormônios. Elas colocam tudo no mesmo balaio."

Sem explicações

Todas as mulheres ouvidas pela BBC Brasil disseram procurar os grupos online - atitude geralmente pouco recomendada pelos médicos - porque seus ginecologistas não deram muitas explicações sobre outros métodos ou se recusaram a falar. Lá, trocam experiências sobre deixar a pílula (o que muitas vezes leva aumento de acne, oleosidade da pele e cabelos) e aprendem como funciona o DIU (dispositivo intrauterino), a tabelinha e a camisinha feminina.
"Na última vez, quando tentei largar o anticoncepcional, acabei trocando de pílula. Fui a vários médicos e sempre tenho a percepção de que queriam empurrar outra marca", diz Carla Costa, que abandonou o medicamento em novembro.
Image copyrightarquivo pessoal
Image captionGiovanna Raquel, 17 anos, ficou dois meses internada por causa de uma embolia pulmonar, que começou com uma dor nas pernas após início de consumo da pílula
A ginecologista Halana Faria, do Coletivo Feminista Saúde e Sexualidade, diz que os médicos temem correr riscos, já que métodos como o DIU exigem mais tempo e cuidado. Se não for bem colocado, pode haver perfuração do útero. Além disso, se a mulher não se proteger nas relações, há chances de infecção.
"O médico presume que as mulheres não são capazes de manejar isso nas suas vidas. O discurso é moldado por aquilo que ele considera ser mais confortável. Já ouvi: 'não coloco mais DIU, por que vou me complicar?'".
As comunidades na internet também reúnem muitas reclamações sobre ginecologistas que não pedem exames antes de receitar os comprimidos. As queixas vêm acompanhadas de relatos sobre problemas sérios de saúde.
Um dos depoimentos é da estudante Giovanna Raquel, de 17 anos. Ela ficou dois meses internada por causa de uma embolia pulmonar. Tudo começou com uma forte dor nas pernas, meses após começar com a pílula. Muitas consultas com ortopedistas depois, ela descobriu que tinha trombose.
"Um médico imaginou que fosse uma entorse (lesão nos ligamentos). Outro chegou a me chamar de manhosa. Disse que a dor não existia."
A entrevista com Giovanna foi feita por Facebook, já que ela estava de volta ao hospital. Suspeitava-se que o problema tivesse voltado.
Segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), a obrigatoriedade de exames de rotina para rastreamento de trombofilias não é adequada, por causa da raridade das condições e do custo dos exames.
A BBC Brasil procurou o Conselho Federal de Medicina e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) para saber como os profissionais deveriam proceder nesses casos, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.

Tabu

Quando conseguem informações e decidem parar a pílula, as mulheres têm que explicar sua decisão para médicos, amigos e família. E esclarecer que isso não significa um bebê a caminho.
Em uma consulta, a estudante de relações públicas Nathalia Lira, 21, ouviu de sua médica que, sem os comprimidos, "logo logo engravidaria".
"Quando eu dizia que estava satisfeita só com o preservativo, ela pedia um exame Beta hCG, porque aparentemente eu poderia estar grávida a qualquer momento."
Image copyrightarquivo pessoal
Image captionNathalia desistiu dos comprimidos, mas ouviu da médica que logo engravidaria
As amigas da assistente administrativa Renata Peixer, 25, ficaram apavoradas. "Elas perguntaram: 'Como você faz com seu namorado?' Você fala de DIU e elas não conhecem."
Prevendo as perguntas que viriam, a designer Gabriela preferiu não falar. "As pessoas te julgam muito. Na minha família ninguém sabe, nem na do meu namorado. Elas acham que vou engravidar e aí a responsabilidade vai ser minha."
Para quem escolhe os chamados métodos comportamentais, como a tabelinha (abstinência durante o período fértil) e a observação do muco vaginal (que vai mudando a cada fase do ciclo), a discussão é ainda maior.
Isso porque, segundo Febrasgo, OMS e Ministério da Saúde, esses métodos têm porcentagem de falha entre 1% a 25%. O da pílula vai de 0,1 a 8%.
Por isso, a ginecologista Halana Faria recomenda o uso combinado com a camisinha ou o DIU.
É o que faz a funcionária pública Debora Londero, 26. Apesar de conhecer os aplicativos para celular lançados com o mesmo propósito, ela é adepta de riscar as folhas do calendário.
"Notei esses pequenas mudanças no corpo, que nunca tinha percebido. As meninas de 14, 15 anos começam (a ingerir) hormônios e nem entendem como o seu corpo funciona."
Halana Faria vê que a discussão cresceu nos últimos anos, num ambiente mais aberto às questões feministas e ao controle do próprio corpo.
"Os médicos dizem 'você está louca, sua mãe usava isso, você é moderna'. Mas não somos as mulheres que éramos antes. Estamos usando aplicativos para melhorar as coisas que as nossas avós já faziam."

Mito ou verdade: transtornos mentais melhoram a criatividade?

  • 3 março 2016
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Image captionApesar de casos famosos nas artes, cientistas ainda tentam ligar criatividade a transtornos mentais
Todos nós somos capazes de citar pessoas famosas que, como Vincent Van Gogh, Virginia Woolf ou Robin Williams, são excepcionalmente criativas mas também sofrem de distúrbios mentais.
São tantos os exemplos que parece óbvio existir uma relação entre as duas características. Mas será que a ciência comprova isso?
Bem, a realidade é que existem pouquíssimos bons estudos sobre o assunto. Uma revisão de 29 pesquisas realizadas antes de 1998 mostrou que 15 delas não encontraram nenhuma ligação entre os distúrbios mentais e a criatividade, enquanto nove encontraram uma ligeira relação e outros cinco foram inconclusivas.
E algumas dessas análises eram apenas estudos de caso, e não um experiência aprofundada.

Procurando a ligação

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Image captionSegundo alguns cientistas, distúrbios como a depressão podem inibir a motivação
Uma das dificuldades é que ainda não é fácil definir ou medir a criatividade de um indivíduo. Por isso, pesquisadores geralmente usam recursos como a profissão de voluntários para catalogá-los em níveis de criatividade.
Um estudo de 2011 na Suécia descobriu que pessoas com transtorno bipolar tinham 1,35 mais chances de trabalharem em áreas mais “criativas”, como as artes, a fotografia, o design e a ciência. Mas a mesma pesquisa indicou que não havia diferenças quando se tratava de casos de ansiedade, depressão ou esquizofrenia.
Como a gama de profissões incluída no estudo era bastante restrita, a realidade é que suas conclusões não nos revelam se profissionais das áreas mais criativas têm mais chances ou não de desenvolver o transtorno bipolar do que aqueles que atuam em campos mais exatos.
Entre as pesquisas mais citadas quando se tenta estabelecer uma relação entre criatividade e distúrbios mentais está uma realizada pela Universidade de Iowa, nos anos 80. O estudo comparou 30 escritores com o mesmo número de profissionais que não escreviam, durante um período de 15 anos. O primeiro grupo apresentou mais propensão ao transtorno bipolar do que o segundo. Mas, apesar de popular, essa análise sempre foi bastante criticada no meio científico.
Mas mesmo que os resultados não sejam precisos, há um importante elemento de causalidade. Será que os supostos benefícios criativos do transtorno bipolar tornaram os escritores mais propensos a escolher essa profissão, ou será que os sintomas os impediram de seguir carreiras mais “convencionais”? É difícil saber a resposta.
Estudar pessoas famosas ou personalidades de destaque em suas áreas de atuação é um recurso muito usado por pesquisadores que tentam encontrar a relação entre transtornos mentais e a criatividade. Há registros de análises feitas no início do século 20 – e que não conseguiram estabelecer essa ligação.

Em que acreditamos?

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Image captionO principal problema da ciência é encontrar uma maneira de medir a criatividade
Então, se os indícios são tão duvidosos ou sequer existem, por que temos a percepção de que a genialidade está atrelada a algum distúrbio mental?
Um dos motivos é, na realidade, uma intuição de que pensar de maneira diferente ou vivenciar a energia e a determinação durante um episódio de mania podem ajudar a aumentar a criatividade.
Alguns cientistas argumentam que essa relação é ainda mais complexa, e que esses transtornos permitem que os pacientes pensem de uma maneira mais criativa, mas que fases mais agudas de um distúrbio na realidade até inibem a criatividade. A depressão, por exemplo, é algo que pode “sugar” a motivação.
Muitos estudiosos, no entanto, argumentam que a ligação entre criatividade e doenças mentais é algo muito evidente quando ocorre. Histórias como a de Van Gogh decepando a própria orelha em um momento de loucura (e décadas de especulação sobre se isso realmente aconteceu) tornam o caso vívido em nossas mentes. Não somos alimentados com imagens de artistas criando obras geniais e sendo felizes ao mesmo tempo.
E mais: existem até potenciais desvantagens em se acreditar que uma mente atormentada é mais criativa. Alguns indivíduos que acreditam que seus distúrbios mentais os tornam mais produtivos deixam de tomar seus medicamentos, por exemplo. Há ainda o risco de essas pessoas creditarem seu sucesso a alguma doença e não a seu próprio talento.
E aquelas que sofrem de algum transtorno e não encontram um talento excepcional? Será que não suportam uma pressão maior do que deveriam?
Certamente, a ideia de que um problema mental tem um lado positivo é bastante reconfortante. Mas talvez essa noção persista no imaginário coletivo simplesmente porque é o que queremos acreditar.

1 de mar. de 2016

Exercicios - EMBRIOLOGIA

01. (UFV) A figura abaixo representa a segmentação da célula-ovo em quatro diferentes organismos (IIIIII e IV).
01
Assinale a alternativa que contém as quatro associações corretas:
a) I – inseto, II – anfíbio, III – ave, IV – mamífero.
b) I – anfíbio, II – mamífero, III – inseto, IV – réptil.
c) I – mamífero, II – anfíbio, III – réptil, IV – inseto.
d) I – réptil, II – ave, III – mamífero, IV – inseto.
02. (ASCES) Considerando aspectos do desenvolvimento embrionário animal, podemos afirmar que:
a) Tem início com a divisão mitótica do zigoto, ou seja, a gastrulação.
b) A mórula representa um aglomerado de células com uma cavidade central.
c) A fase de segmentação culminará com a formação da blástula.
d) A gástrula se caracteriza pela presença de um único folheto germinativo, o ectoderma.
e) A diferenciação de tecidos e órgãos antecede a etapa de gastrulação.
03. (UEPG) Sobre embriologia animal, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – A ectoderme dará origem à epiderme e seus anexos (pelos, glândulas, etc.), à derme e aos sistemas nervoso e muscular.
1  1 – Durante o estágio de nêurula, no dorso do embrião dos cordados, a ectoderme forma um sulco que se aprofunda, originando a notocorda que persiste até a vida adulta dando suporte ao tubo nervoso.
2  2 – Durante a gastrulação são observados os primeiros tecidos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme.
3  3 – As células iniciais do embrião são denominadas de blastômeros. Após sucessivas clivagens dessas células, o embrião adquire a forma de uma estrutura maciça de células, a mórula.
4  4 – Na fase de blástula, ocorre o aparecimento de uma cavidade cheia de líquido no interior da estrutura, a blastocela, e a camada de células que a delimita é a blastoderme.
04. (PUC-PR) Na formação do tubo neural no embrião de mamífero, a ectoderme dorsal da gástrula sofre um achatamento originando primeiramente a placa neural, que, por invaginação, dará origem ao tubo neural, o qual no futuro formará:
a) Arquêntero.
b) Blastóporo.
c) Notocorda.
d) Sistema nervoso.
e) Celoma.
05. (UEPG) Durante o seu desenvolvimento, os embriões dos vertebrados apresentam algumas membranas anexas, originadas por folhetos embrionários que desempenham importantes funções. Sobre essas estruturas, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – O saco vitelino, que tem origem a partir do ectoderme, envolve todo o vitelo, ou seja, o material nutritivo dos ovos e através de seus vasos sanguíneos absorve os nutrientes que serão consumidos pelo embrião em desenvolvimento. É um anexo exclusivo dos peixes.
1  1 – O alantoide, além de possuir função excretora, possui uma rede de vasos sanguíneos que possibilita a troca de gases respiratórios, através da casca porosa do ovo, nas aves e répteis. Essa membrana bem vascularizada e ligada ao cório forma o alantocório, muito usado em laboratório para cultura de vírus atenuados, na produção de vacinas.
2  2 – A placenta, que tem origem do ectoderme e mesoderme, é responsável pela fixação do embrião no útero e por todas as trocas metabólicas entre a mãe e o embrião. A placenta é uma região especial do cório, com aspecto esponjoso, com muitas vilosidades, rica em capilares sanguíneos, que garantem uma grande superfície para trocas de água, gases respiratórios, hormônios, enzimas e muitas outras substâncias. É um anexo embrionário dos mamíferos vivíparos.
3  3 – O âmnio, que tem origem do mesoderme, trata-se de uma membrana que envolve completamente o corpo do embrião, delimitando uma câmara (cavidade amniótica) cheia de líquido. Ele protege o embrião contra choques mecânicos que ocorrem em peixes, anfíbios e répteis.
4  4 – O alantoide, que tem origem do endoderme, é uma espécie de vesícula que cresce muito, ocupando os espaços entre outros anexos e servindo de depósito de excretas produzidas pelo embrião dos anfíbios.
06. (UFAM) Durante a gastrulação nos vertebrados os três folhetos germinativos são formados. Esses se diferenciam em massas de células primordiais e, então, em órgãos e tecidos específicos. Durante este processo, células tornam-se incrivelmente comprometidas em tomar direções especificas em sua diferenciação. Esses três folhetos são a ectoderme, a mesoderme e a endoderme. Sobre as estruturas derivadas desses folhetos é correto afirmar que:
a) Pulmões, fígado e pâncreas surgem da porção anterior do tubo digestivo primitivo, certamente de origem endodermal.
b) Os músculos e as glândulas epiteliais têm origem ectodermal.
c) O tegumento (pele) e suas estruturas associadas têm origem mesodermal.
d) As 2ª, 3ª e 4ª bolsas branquiais contribuem para a formação do ureter, rins e gônadas, certamente de origem mesodermal.
e) O cérebro é de origem endodermal, assim como os vasos e a medula óssea.
07. (UEPG) A aquisição de uma cavidade digestiva e a diversificação dos tecidos são adaptações que surgiram no início das linhagens evolutivas dos animais. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
I   I
0  0 – Os cnidários são diblásticos e possuem apenas dois folhetos germinativos: ectoderma e endoderma.
1 1 – Animais em que o blastóporo dá origem a boca e posteriormente surge o ânus são denominados deuterostômios.
2  2 – O celoma é uma cavidade corporal totalmente revestida por mesoderma.
3  3 – As esponjas possuem cavidade digestiva completa, com boca, cavidade e ânus.
4  4 – O arquêntero, dependendo do grupo de animais, dá origem à boca ou ao ânus.
08. (UNEMAT) Após aproximadamente 30 horas da fecundação, o ovo inicia a primeira divisão, dando origem a dois blastômeros. Entre o terceiro e o quarto dia após a fecundação, o embrião apresenta-se no estagio de mórula. Posteriormente, forma-se a blástula, também chamada de blastocisto. O texto em questão refere-se à blástula que aparece em:
a) Embriologia de peixes.
b) Embriologia de répteis.
c) Embriologia de anfíbios
d) Embriologia de mamíferos.
e) Embriologia de aves.
09. (UFGD) A figura a seguir representa o corte de um embrião de vertebrado na fase de neurulação. As estruturas I, IIIII e IV representam, respectivamente:
09
a) O tubo neural, notocorda, celoma e arquênteron.
b) A notocorda, endoderma, celoma e mesoderma.
c) A endoderma, celoma, tubo neural e notocorda.
d) A mesoderma, celoma, arquênteron e endoderma.
e) O tubo neural, notocorda, celoma e mesoderma.
10. (UEPG) A respeito dos anexos embrionários, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – O saco vitelino é uma bolsa que abriga o vitelo e que participa no processo de nutrição do embrião, sendo bem desenvolvido nos peixes, répteis, aves e mamíferos.
1  1 – O âmnio é uma membrana que envolve o embrião, delimitando a cavidade amniótica, que contém o líquido amniótico, cuja principal função é a de proteger o embrião contra choque mecânico e dessecação.
2  2 – O alantoide é um anexo que deriva da porção posterior do intestino do embrião, tendo como função, nos répteis e nas aves, armazenar excretas nitrogenadas e participar das trocas gasosas.
3  3 – A placenta é uma estrutura embrionária formada pela interação entre tecidos maternal e fetal.
4  4 – O cório é uma membrana que envolve o embrião e todos os demais anexos embrionários. É o anexo embrionário mais externo e, nos ovos de répteis e aves, fica sob a casca, participando das trocas gasosas entre o embrião e o meio.
11. (URCA) Um pesquisador ao observar o desenvolvimento de ovos de um determinado grupo de animais, encontrou as seguintes características:
I. Presença de âmnion e alantoide.
II. Grande quantidade de vitelo.
III. Fragmento de casca calcária.
IV. Acido úrico armazenado em alantoide.
Baseado nessas características, o pesquisador concluiu que os ovos estudados poderiam ser de:
a) Peixe ou anfíbio.
b) Ave ou réptil.
c) Réptil ou anfíbio.
d) Peixe ou réptil.
e) Ornitorrinco ou anfíbio.
12. (ASCES) Correlacione o tecido ou órgão humano com sua origem embrionária, na tabela abaixo, e aponte a alternativa correta:
TECIDO/ÓRGÃOORIGEM EMBRIONÁRIA
a
Encéfalo
Ectoderma
b
Epiderme
Mesoderma
c
Intestino
Ectoderma
d
Músculo
Endoderma
e
Osso
Endoderma
13. (UEPG) A aquisição de uma cavidade digestiva e a diversificação dos tecidos são adaptações que surgiram no início das linhagens evolutivas dos animais. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
I   II
0 0 – Os cnidários são diblásticos e possuem apenas dois folhetos germinativos: ectoderma e endoderma.
1  1 – Animais em que o blastóporo dá origem a boca e posteriormente surge o ânus são denominados deuterostômios.
2  2 – O celoma é uma cavidade corporal totalmente revestida por mesoderma.
3  3 – As esponjas possuem cavidade digestiva completa, com boca, cavidade e ânus.
4  4 – O arquêntero, dependendo do grupo de animais, dá origem à boca ou ao ânus.
14.  (UNIOESTE) O desenvolvimento embrionário dos cordados e caracterizado por estágios semelhantes nos diversos grupos. Sobre estas etapas, assinale a alternativa em que as todas as correlações estão corretas.
I. Blastômeros
II. Mórula
III. Gástrula
IV. Blastocisto
V. Segmentação
VI. Neurulação
A. Estágio caraterizado por mitoses sucessivas que, a partir do zigoto, originam células idênticas.
B. Estágio embrionário em que se diferenciam endoderma, ectoderma e mesoderma.
C. Estágio embrionário pluricelular, compacto e de forma aproximadamente esférica.
D. Células resultantes das primeiras divisões mitóticas do zigoto.
E. Estágio da organogênese embrionária que tem como resultado principal o início da formação do sistema nervoso.
F. Estágio embrionário em que uma fina camada de blastômeros envolve uma pequena cavidade central, a blastocele.
a) I-A, II-D, III-B, IV-C, V-F, VI-E.
b) I-D, II-A, III-E, IV-F, V-C, VI-B.
c) I-C, II-A, III-F, IV-E, V-D, VI-B.
d) I-D, II-C, III-B, IV-F, V-A, VI-E.
e) I-D, II-C, III-B, IV-A, V-F, VI-E.
15. Observe o esquema do embrião de um cordado, em corte transversal, e analise as afirmativas a seguir.
15
I   II
0   0 – O número 6 representa a endoderme e 7 o arquêntoron.
1   1 – Os pulmões originam-se do folheto 6, enquanto os discos vertebrais e a derme surgem do folheto 5.
2   2 – O elemento 4 origina-se do folheto 2.
3   3 – O coração forma-se a partir do folheto indicado por 2.
4   4 – Alterações no folheto 1 podem afetar a formação dos anexos epidérmicos.
16. (UCPel) Um feto de cão apresentava má-formação da medula espinhal. O problema teve origem na fase inicial da organogênese. A estrutura do embrião que deve ter sido afetada foi:
a) A notocorda.
b) A placa neural.
c) O blastômero.
d) O arquêntero.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
17. (UEPG) Sobre embriologia animal, assinale o que for correto.
I   II
0 0 – A ectoderme dará origem à epiderme e seus anexos (pelos, glândulas, etc.), à derme e aos sistemas nervoso e muscular.
1  1 – Durante o estágio de nêurula, no dorso do embrião dos cordados, a ectoderme forma um sulco que se aprofunda, originando a notocorda que persiste até a vida adulta dando suporte ao tubo nervoso.
2  2 – Durante a gastrulação são observados os primeiros tecidos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme.
3  3 – As células iniciais do embrião são denominadas de blastômeros. Após sucessivas clivagens dessas células, o embrião adquire a forma de uma estrutura maciça de células, a mórula.
4  4 – Na fase de blástula, ocorre o aparecimento de uma cavidade cheia de líquido no interior da estrutura, a blastocela, e a camada de células que a delimita é a blastoderme.
18. (UESPI) A figura abaixo mostra um dos estágios do desenvolvimento embrionário observado em vários grupos animais. Sobre este tema é correto afirmar que:
18
a) Nesse estágio, é definido o plano corporal do organismo.
b) O blastóporo (1) dará origem ao ânus nos vertebrados.
c) A figura mostra a blástula, estágio em que a blastocela (2) está repleta de líquido.
d) O arquêntero (2) originará a boca nos moluscos e artrópodes.
e) As células que originarão o sistema nervoso migram da periferia (3) para o interior do embrião.
19. (UFV) No desenvolvimento embrionário, os folhetos germinativos ectoderma, mesoderma e endoderma são formados durante a:
a) Espermatogênese.
b) Segmentação.
c) Organogênese.
d) Gastrulação.
20. (UDESC) Analise cada proposição em relação ao processo de embriogênese e assinale a(s) correta(s).
I    II
0  0 – A fecundação é a união entre os gametas masculino e feminino, que são haploides, para formar um zigoto (diploide).
1   1 – Quando vários espermatozoides se aproximam do óvulo, ocorre o processo chamado de ativação.
2   2 – A monospermia ocorre quando o espermatozoide é formado por apenas um flagelo.
3   3 – A anfimixia consiste na formação do tubo polínico nas plantas superiores.
4  4 – A partenogênese é o desenvolvimento de um embrião sem fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Esse processo ocorre, por exemplo, nas abelhas.
21. (UDESC) Complete o texto com as palavras propostas nas alternativas. “A primeira fase do desenvolvimento embrionário dos mamíferos, ou seja, ovo ____, é a fase de ___, onde no zigoto ocorrem consecutivas ____ em que as células filhas dividem entre si o vitelo da célula mãe. O nome das células que resultam das primeiras divisões no embrião são os blastômeros. O zigoto é transformado em uma massa compacta de células chamada ____, que passa a envolver uma cavidade interna cheia de líquido, passando a ser denominada ____.” Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de palavras que completam o texto acima.
a) oligolécito; segmentação; meioses; blástula; mórula.
b) oligolécito; gastrulação; meioses; mórula; gástrula.
c) megalécito; gastrulação; meioses; mórula; gástrula.
d) megalécito; segmentação; mitoses; mórula; blástula.
e) oligolécito; segmentação; mitoses; mórula; blástula.
22. (UFLA) O esquema abaixo representa o desenvolvimento de um embrião humano:
22
Com base no esquema, marque a alternativa correta:
a) O esquema representa o surgimento de uma gestação de gêmeos univitelinos pela formação de dois embrioblastos.
b) No estágio em que o embrião se encontra, não é possível concluir que se trata de gestação de gêmeos.
c) No estágio em que o embrião se encontra, não é possível concluir se a gestação é de gêmeos univitelinos ou bivitelinos.
d) O embrião se formou a partir da fecundação de um único ovócito por dois espermatozoides.
23. (UEM) No que se refere ao desenvolvimento embrionário dos animais, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Os poríferos são os únicos animais que não formam gástrula, nem folhetos germinativos.
1  1 – Nos nematódeos (vermes cilíndricos), o mesoderma cresce aderido ao ectoderma, deixando um espaço entre si e o endoderma. Esse espaço é chamado de pseudoceloma.
2  2 – Moluscos, anelídeos e os artrópodes apresentam celoma enterocélico e por isso são chamados enterocelomados.
3  3 – Aqueles animais em que o blastóporo dá origem à boca são chamados protostômios.
4  4 – Equinodermos e cordados são deuterostômios.
24. (UNICENTRO) Características relacionadas ao processo de desenvolvimento embrionário dos animais são utilizadas pelos zoólogos para classificar os representantes de diferentes filos. Considerando essas características e os filos nos quais os animais podem ser enquadrados, identifique as afirmativas verdadeiras:
I. Os cnidários são considerados diploblásticos, pois só formam dois folhetos germinativos (ectoderma e endoderma).
II. Os equinodermos são animais acelomados, pois não possuem cavidades corporais além da cavidade digestória.
III. Os cordados são classificados como deuterostômios, pois nesses animais o blastóporo origina o ânus.
IV. Platelmintos e nematódeos são considerados animais triploblásticos, pois a gástrula compõe-se de três folhetos germinativos.
V. Os moluscos são considerados animais diploblásticos, celomados, deuterostômios e não segmentados.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:
a) III e IV.
b) IIII e IV.
c) IIIII e V.
d) IIIV e V.
e) IIIIV e V.
25. “Entre os cerca de 75 trilhões de células existentes em um homem adulto são encontrados em torno de 200 tipos celulares distintos. Todos eles derivam de células precursoras, denominadas células-tronco. A célula-tronco prototípica é o óvulo fertilizado (zigoto). Essa única célula é capaz de gerar todos os tipos celulares existentes em um organismo adulto (…). As células-tronco embrionárias são estudadas desde o século XIX, mas há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja, cultivá-las indefinidamenteem laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celular interna de blastocitos (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos”. Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:
I   II
0   0 – O zigoto ou ovo resultante da fertilização deve sofrer uma série de divisões celulares, que se iniciam no processo de clivagem para originar um organismo multicelular complexo.
1   1 – O blastocisto corresponde à fase de blástula no mamífero e contém células capazes de originar diferentes tipos celulares.
2   2 – Uma célula-tronco embrionária é aquela que pode se diferenciar em um único tipo celular durante o processo de desenvolvimento.
3  3 – O zigoto pode ser considerado uma célula totipotente, pois pode dar origem a todos os tipos celulares de um organismo, inclusive os gametas.
4  4 – Os mieloblastos são células totipotentes encontradas nos tecidos hematopoiéticos, a partir das quais se originam todos os glóbulos brancos.
26. (UEPG) A respeito da embriologia, assinale a alternativa correta.
a) A primeira transformação do zigoto se dá com a primeira divisão meiótica, da qual resultarão as duas primeiras células embrionárias.
b) O núcleo diploide do zigoto é formado pelo núcleo haploide do óvulo fundido ao núcleo haploide do espermatozoide no momento da fecundação.
c) A segmentação é uma série de divisões meióticas do zigoto que leva à formação de um grupo maciço de células denominado blastômero.
d) Na fase de mórula o embrião cresce bastante, originando a blástula com uma cavidade interna denominada blastocisto.
e) Na organogênese inicia-se a diferenciação celular, ocorrendo a formação dos folhetos embrionários, que darão origem aos tecidos do indivíduo.
27. (COVEST) Sobre o desenvolvimento embrionário do zigoto, derivado da reprodução sexuada de vários grupos animais e do homem, observe a figura abaixo e considere as afirmativas que se seguem.
27
I  II
0  0 – A sequência de eventos mostrados de A a G representa o processo de segmentação
holoblástica que resultará na formação de células-tronco, chamadas blastômeros.
1 1 – Na reprodução humana, após a formação da mórula, mostrada em H, ocorre a compactação a fim de evitar a separação entre essas células no aparelho reprodutor feminino.
2  2 – Após a formação de dezenas de células, visível em H, é originada uma cavidade, preenchida de líquido, chamada blastocele (I); o embrião, nessa condição, é chamado de gástrula.
3  3 – Na gastrulação, as células que darão origem aos músculos do animal migram para o interior do embrião; as células que darão origem à pele migram para a superfície.
4  4 –  A notocorda, presente nos cordados, é formada a partir da organização ântero-posterior de células do mesoderma do embrião, na forma de um bastão, e tem o papel de orientar a diferenciação do sistema nervoso.
28. (UFV) Uma das principais características que permitiram aos vertebrados a ocupação do ambiente terrestre foi o desenvolvimento de um ovo cleidoico que permite o desenvolvimento do embrião independentemente do ambiente aquático. Assinale a alternativa que contém estruturas do ovo cleidoico dos vertebrados terrestres:
a) Membrana vitelínica, vitelo e alantoide.
b) Córion, âmnion e vitelo.
c) Córion, âmnion e alantoide.
d) Membrana vitelínica, âmnion e vitelo.
29. (UFAM) Uma vez que ocorre a fecundação, o zigoto inicia o processo de clivagem ou segmentação. Observando a sequência de clivagem (em humanos) abaixo, é correto afirmar que:
29
a) 1 e 2 representam os blastocistos.
b) 3 e 4 representam os blastocistos.
c) 5 representa a mórula.
d) 6 representa a mórula.
e) 7 representa a mórula.
30. (UEPG) A respeito do desenvolvimento embrionário humano, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – Após aproximadamente 72 horas da fecundação, o ovo inicia a primeira divisão originando dois blastocistos. Entre o terceiro e quarto dia após a fecundação, o embrião apresenta-se no estágio de mórula. Posteriormente, forma-se a blástula, também chamada de blastômero, que chega ao útero.
1  1 – O blastocisto implanta-se na parede uterina por volta do décimo quarto dia após a fecundação. As células do trofoblasto dividem-se rapidamente e produzem enzimas que digerem a parede uterina, permitindo a penetração do embrião. Por volta do décimo quinto dia, o embrião encontra-se totalmente envolto pelo tecido uterino.
2  2 – Enquanto está sendo conduzido da tuba uterina para o útero, o blastocisto fica envolto pela zona pelúcida. Essa proteção impede a adesão do blastocisto à parede da tuba uterina. O blastocisto libera-se da zona pelúcida apenas quando chega ao útero.
3  3 – Em alguns casos, a liberação do blastocisto de dentro da zona pelúcida ocorre na tuba uterina e ele se adere à parede dessa estrutura, provocando o que se chama gravidez tubária, um dos casos de gravidez ectópica.
4  4 – O blastocisto apresenta-se como uma esfera formada por uma camada de células denominadas trofoblastos, envolvendo uma cavidade interna, em que se observa um acúmulo de células, denominado botão embrionário ou embrioblasto. Os trofoblastos participam da formação do âmnio, do cório, da placenta e do saco vitelínico; o botão embrionário dá origem ao embrião propriamente dito.
31. (UECE) Ingressão é o nome dado à migração de células da camada celular na superfície do embrião para sua parte interna. Esse tipo de movimento na gastrulação acontece na formação das células nervosas de drosófila. Sabe-se que nos insetos e na maioria dos artrópodes, o zigoto é classificado como uma célula-ovo do tipo:
a) Centrolécito.
b) Telolécito.
c) Heterolécito.
d) Isolécito.
32. (UNICENTRO) No desenvolvimento embrionário de cordados após ocorrer a fecundação do óvulo pelo espermatozoide forma-se o zigoto que passa por processos de segmentação resultando na formação da mórula e do blastocisto. O blastocisto sofre uma invaginação e vai formar a gástrula onde se reconhecem dois folhetos embrionários. Se uma mulher grávida for exposta à ação de um agente teratogênico nesta fase do desenvolvimento embrionário e o mesmo agir no folheto mais externo poderá haver má formação em qual dos sistemas abaixo?
a) Sistema esquelético.
b) Sistema circulatório.
c) Sistema digestório.
d) Sistema urogenital.
e) Sistema nervoso.
33. (UNICENTRO) Sobre o desenvolvimento embrionário animal, assinale a alternativa correta.
a) As fases da gastrulação são duas, a mórula e a blástula.
b) Os folhetos germinativos ou embrionários são: ectoderma, mesoderma e endoderma, sendo o animal que os possui diblástico.
c) Durante o desenvolvimento embrionário as células passam por diferenciação celular, cujo resultado são tecidos com distintas funções.
d) Os animais que o blastóporo dá origem à boca são chamados de deuterostômios, e os animais que o blastóporo origina o ânus são os protostômios.
e) Um feto que apresente má formação da medula espinhal provavelmente teve problemas no desenvolvimento da endoderme.
34. (IFSEP) No embrião de mamífero, a fase de flexão captura uma parte do saco vitelínico que fica incorporada no corpo embrionário. Esta porção deve desenvolver:
a) A bolsa amniótica que protege o embrião em seu desenvolvimento.
b) O tubo neural que dá origem ao sistema nervoso central e periférico.
c) A notocorda que induz a formação da coluna vertebral e costelas.
d) A cadeia de somitos que participam da formação músculo-esquelética.
e) O intestino primitivo que forma o forro mucoso dos sistemas digestório e respiratório.
35. (UFPI) Os folhetos germinativos tomam forma e posições específicas no desenvolvimento embrionário. Assinale a alternativa que contém somente órgãos/sistemas de origem ectodérmica em vertebrados.
a) Ossos, notocorda, cartilagens, gônadas, músculos, coração, rins e sistema circulatório.
b) Cérebro, revestimento da cavidade oral e nasal, ouvido interno e sistema nervoso.
c) Fígado, pâncreas, trato respiratório, bexiga e tireoide.
d) Cabelos, unhas, pulmões e sistema circulatório.
e) Ossos, cartilagem, notocorda e vasos sanguíneos.
36. (UFT) Relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa que apresenta a sequência numérica correta com relação ao desenvolvimento embrionário humano.
COLUNA I
1. Blastocisto
2. Hipoblasto
3. Epiblasto
4. Sinciciotrofoblasto
5. Citotrofoblasto
COLUNA II
(   ) Participa da formação da vesícula vitelínica e da alantoide.
(   ) Estágio de desenvolvimento da blástula nos mamíferos.
(   ) Participa da formação do âmnio e de todo o corpo do embrião.
(  ) Camada de células ainda individualizadas do trofoblasto que envolve o embrião.
(   ) Massa citoplasmática contendo inúmeros núcleos.
a) 21354.
b) 31254.
c) 21345.
d) 53214.
e) 3254-1.
37. (UFU) São exemplos de animais que apresentam ovos ricos em vitelo e com segmentação meroblástica superficial:
a) Galinhas e perus.
b) Borboletas e libélulas.
c) Estrelas-do-mar e anfioxos.
d) Tartarugas e rãs.
38. (UFV) A figura abaixo representa o ciclo de vida de um sapo, da fertilização (I) ao estágio adulto (VI).
38
Assinale a afirmativa incorreta:
a) V representa os estágios de pré-adulto, os quais possuem respiração pulmonar.
b) II representa a segmentação, que é o período no qual se forma a blástula.
c) IV representa a organogênese, na qual se diferenciam os tecidos do organismo.
d) III representa a gastrulação, na qual se formam os três folhetos germinativos.
39. (UFPI) Considerando-se o desenvolvimento tanto anatômico quanto funcional das estruturas extraembrionárias dos répteis e dos mamíferos placentários, a estrutura que, comparativamente, apresenta menores modificações nos dois grupos de animais citados é:
a) O saco vitelínico.
b) O alantoide.
c) O cório.
d) O âmnio.
e) A casca do ovo.
40. (UFPI) O folheto germinativo que dá origem à epiderme e estruturas que se originam dela, como pelos, unhas, garras, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, chama-se:
a) Ectoderma.
b) Endoderma.
c) mesoderma.
d) Endoderma e ectoderma.
e) Mesoderma e endoderma.
41. (UECE) Considerando a origem embrionária dos tipos de tecidos epiteliais que constituem a epiderme e o forramento das cavidades internas do tubo digestivo podemos afirmar que eles se originam, respectivamente, na:
a) Endoderme e mesoderme.
b) Ectoderme e endoderme.
c) Ectoderme e mesoderme.
d) Endoderme e ectoderme.
42. (UNICENTRO) Assinale a alternativa que contenha apenas animais triblásticos, celomados e protostômios.
a) Platelmintos, Nematelmintos e Anelídeos.
b) Artrópodes, Moluscos e Equinodermos.
c) Moluscos, Anelídeos e Artrópodes.
d) Nematelmintos, Equinodermos e Cordados.
e) Cnidários, Platelmintos e Artrópodes.
43. (UTFPR) Os vertebrados apresentam um embrião frágil, que não se sustenta a não ser em um ambiente protegido, com temperatura estável e adequada. Seu desenvolvimento é facilitado pela presença dos anexos embrionários. A membrana que envolve completamente o embrião, delimitando uma cavidade que contém um líquido cuja função é proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação é:
a) Saco vitelínico.
b) Cório.
c) Âmnio.
d) Alantoide.
e) Placenta.
44. Observe os blastômeros abaixo.
44
Não será correto afirmar que:
a) A segmentação é meroblástica discoidal.
b) O tipo de segmentação é devido à distribuição do vitelo.
c) Ocorre em ovos de anfíbios.
d) Formará uma mórula com macrômeros e micrômeros.
e) A segmentação observada teve início num zigoto proveniente de ovo heterolécito.
45. (UNEMAT) Os somitos são blocos de células resultantes da segmentação da massa mesodérmica dorsal. Embora todos os somitos pareçam iguais, originam-se de diferentes estruturas nas diversas partes do organismo. De acordo com o texto, assinale a alternativa em que as estruturas originam-se dos somitos.
a) Formação das vértebras, dos nervos e dos músculos.
b) Revestimento dos ductos respiratórios e dos pulmões em anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
c) Formação da epiderme.
d) Formação das estruturas glandulares associadas à digestão.
e) Formação dos sistemas respiratórios.
46. (CEFET-PI) O córtex da supra renal, a tireoide e a córnea possuem origem:
a) Mesodérmica, ectodérmica e endodérmica, respectivamente.
b) Ectodérmica, mesodérmica e endodérmica, respectivamente.
c) Mesodérmica, endodérmica e ectodérmica, respectivamente.
d) Ectodérmica, endodérmica e mesodérmica, respectivamente.
e) Endodérmica, ectodérmica e mesodérmica, respectivamente.
47. (UFV) A figura abaixo representa alguns estágios em ordem do desenvolvimento embrionário humano:
47
Em relação à figura, é incorreto afirmar que:
a) Os estágios de I a III representam a sequência inicial de desenvolvimento embrionário que ocorre na tuba uterina.
b) Até o estágio IV os blastômeros ficam unidos frouxamente e a partir daí estabelecem contato mais íntimo, formando a mórula (V).
c) A blástula, estágio VI, é delimitada por uma camada de células que normalmente se dividem para formar os gêmeos dizigóticos.
d) A segmentação é holoblástica e igual, ou seja, o zigoto divide-se totalmente, e a primeira clivagem, indicada em III, é meridional.
48. (PUC-CAMINAS) Os ovos do gafanhoto, como os da maioria dos insetos, sofrem clivagem do tipo apresentado na figura abaixo.
48
(J. M. Amabis e G. R. Martho. Biologia das células. São Paulo: Moderna, 2004. p. 385)
Essa clivagem é …I.. característica de ovos …II… . A frase se tornará correta se I e IIforem substituídos, respectivamente, por:
a) holoblástica igual e oligolécitos.
b) holoblástica desigual e heterolécitos.
c) holoblástica subigual e oligolécitos.
d) meroblástica discoidal e telolécitos.
e) meroblástica superficial e centrolécitos.
49. (UFPI) Várias membranas extra-embrionárias, que se originam do embrião, mas não fazem parte dele, têm papel essencial no desenvolvimento embrionário. A interação entre os tecidos mesodérmico e trofoblástico origina o cório, que, juntamente com outros tecidos da parede uterina em mamíferos, dão origem (à) (ao):
a) Saco vitelínico.
b) Placenta.
c) Âmnio.
d) Cavidade do alantoide.
e) Cordão umbilical.
50. (UESPI) Na reprodução humana, a ordem correta dos eventos que se seguem à fecundação é a formação de:
a) Zigoto, mórula, blastômero, blástula, gástrula.
b) Zigoto, blastômero, blástula, mórula, gástrula.
c) Zigoto, blastômero, mórula, gástrula, blástula.
d) Zigoto, mórula, blástula, blastômero, gástrula.
e) Zigoto, blastômero, mórula, blástula, gástrula.
51. (UEPA) Tecnologias avançadas de reprodução humana assistida envolvem “ovulação múltipla e transferência de embrião”. Nesses procedimentos ocorre a estimulação hormonal para maturação e liberação de um número considerável de óvulos, os quais podem ser submetidos à fertilização artificial. Em uma única mulher é possível a implantação de vários embriões
       (Fonte:Modificado de http://www. biotecpragalera. org.br/dicionario.php? busca=%F3vulo acesso em 18/09/2009)
Sobre a palavra destacada no texto acima, afirma-se que:
I. Sua proteção contra o ressecamento e choques mecânicos é realizada pela bolsa amniótica.
II. Ao atingir a fase de mórula, ocorre o seu ingresso na cavidade uterina onde surge o blastocisto.
III. Na fase de trofoblasto, apresenta o blastocisto que é responsável pela penetração do embrião no endométrio.
IV. Os blastômeros resultam de divisões mitóticas que, na evolução embrionária, irão compor a mórula, blástula e gástrula.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) I e III.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) IIIII e IV.
e) IIIIII e IV.
52. (PUC-MG) A figura representa sequências de eventos de parte do desenvolvimento embrionário de um mamífero eutério.
52
Com base em seus conhecimentos, assinale a afirmativa incorreta.
a) Nas etapas 5 e 6, pode ocorrer a formação de gêmeos monozigóticos através da separação e desenvolvimento independente da massa celular D.
b) Na etapa 5, aletra B representa blastocele que dará origem ao intestino primitivo.
c) O componente A representa uma barreira que foi transposta pelo espermatozoide para fecundar o ovócito.
d) Na etapa 1, aseparação das células pode levar à formação de dois indivíduos idênticos genotipicamente.
53. (CEFET-PR) Relacione a coluna I à coluna II: em seguida, indique a alternativa cuja sequência numérica está correta:
COLUNA I
1. Ovo oligolécito
2. Ovo heterolécito
3. Ovo telolécito
4. Ovo centrolécito
COLUNA II
(  ) Répteis
(  ) Equinodermos
(  ) Insetos
(  ) Anfíbios
a) 1 – 4 – 3 – 2.
b) 2 – 1 – 3 – 4.
c) 3 – 1 – 4 – 2.
d) 4 – 2 – 3 – 1.
e) 3 – 4 – 2 – 1.
54. (UEPB) A figura abaixo representa os anexos embrionários dos vertebrados. Assinale a alternativa correta que identifica quais os táxons que possuem essas estruturas:
54
FAVARETTO, José Arnaldo; MERCADANTE, Clarinda. Biologia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
a) Peixes, répteis e mamíferos.
b) Peixes, anfíbios e répteis.
c) Anfíbios, répteis e aves.
d) Mamíferos, anfíbios e répteis.
e) Répteis, aves e mamíferos.
55. (UERJ) Em uma experiência que procurava estudar a participação dos tecidos embrionários na formação dos órgãos primitivos, um embriologista transplantou o lábio dorsal do blastóporo de uma gástrula para a região ventral de outra, conforme demonstra o esquema abaixo:
55
A partir do implante, um novo embrião se desenvolveu. Esse resultado pode ser atribuído ao seguinte fator:
a) Existência da placa neural no lábio dorsal transplantado.
b) Presença de célula germinativa já fecundada no transplante.
c) Atuação do lábio dorsal sobre os tecidos do organismo receptor.
d) Fornecimento de abundante material nutritivo pelo tecido transplantado.
56. Os folhetos embrionários através de processos de desenvolvimento e diferenciação darão origem a diferentes estruturas nos indivíduos adultos. Considere as afirmações abaixo relacionadas ao desenvolvimento embriológico dos vertebrados.
I. O ectoderma origina a medula espinhal.
II. Do miótomo mesodérmico origina-se o tecido muscular visceral.
III. O endoderma origina as fendas brânquiais.
IV. A somatopleura e a esplancnopleura originam-se do mesoderma em conjunto com o endoderma e ectoderma, respectivamente.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas II e IV.
d) Apenas I e III.
e) I, IIIII e IV.
57. (UFPI) A figura a seguir mostra o desenvolvimento embrionário de diferentes vertebrados. Observando-a com atenção, pode-se concluir corretamente que:
57
a) Existe uma grande semelhança no desenvolvimento embrionário dos diferentes animais, sobretudo nos primeiros estádios.
b) A presença de cauda é uma característica comum nos estádios finais do desenvolvimento dos diferentes animais.
c) Os estádios jovens do desenvolvimento embrionário de um animal são bastante diferentes dos estádios jovens do desenvolvimento embrionário de seus ancestrais.
d) Uma ancestralidade comum não pode ser evidenciada através da observação do desenvolvimento embrionário.
e) Quanto mais diferentes são os organismos, maior a semelhança embrionária entre eles.
58. (URCA) No desenvolvimento embrionário dos animais o primeiro estágio de células indiferenciadas que se formam é denominado de:
a) Mórula.
b) Blástula.
c) Gástrula.
d) Nêurula.
e) Epigênese.
59. (UEPB) Observe o esquema abaixo que representa um tipo de segmentação de ovos de animais.
58
Assinale a alternativa que contém as informações corretas quanto ao tipo de ovo, tipo de segmentação e exemplo de ser vivo onde ocorre.
a) Ovo isolécito, segmentação holoblástica igual, ocorre em mamíferos.
b) Ovo telolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em anfíbios.
c) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica superficial, ocorre em insetos.
d) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em répteis e aves.
e) Ovo heterolécito, segmentação holoblástica desigual, ocorre em anfíbios.
60. (UFSM) Sobre a organização morfológica dos filos invertebrados, assinale a alternativa correta.
a) Os poríferos são exemplos de animais diblásticos, e os cnidários são exemplos de animais triblásticos.
b) Os nematódeos apresentam celoma verdadeiro preenchido por líquido onde se alojam diversos órgãos.
c) Nos invertebrados protostômios, o blastóporo dá origem à boca, sendo exemplos os anelídeos, os moluscos e os equinodermos.
d) A metameria ou segmentação corporal está presente nos moluscos, nos anelídeos e nos artrópodes.
e) A tendência de concentração de órgãos dos sentidos e células nervosas na região anterior do corpo é chamada “cefalização”.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
C
C
FFVVV
D
FVVFF
A
VFVFF
D
A
FVVVV
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B
A
VFVFF
D
VVFFV
B
FFVVV
B
D
VVFFV
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E
A
VVFVV
B
VVFVF
B
VVFVV
C
C
FFVVV
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A
E
C
E
B
A
B
A
D
A
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B
C
C
A
A
C
C
E
B
E
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C
B
C
E
C
D
A
A
C

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