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3 de mar. de 2011

BIOMEDICINA

ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO

Análises Clínicas
Realizar exames de Análises Clínicas;

Assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos;

Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais;

Assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;


Análises Ambientais
Realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.


Indústrias
Atuar em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas e reagentes.


Análises Bromatológicas
Realizar análises para aferição de qualidade dos alimentos.


Biologia Molecular
Realizar coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos.


Genética
Participar de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe;

Realizar exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), realizando as culturas, preparações citológicas e análises;

Assumir a responsabilidade técnica, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético.


Reprodução Humana
Atuar em Identificação e Classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching;

Atuar em Embriologia. Realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões.


Citologia Oncótica
Realizar colheita de material cérvico vaginal e leitura da respectiva lâmina, exceto a colheita de material através da técnica de Punção Biópsia Aspirativa por Agulha Fina (PAAF);

Realizar a leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, através da metodologia de Papanicolaou;

Atuar no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, referente ao diagnóstico citológico;

Assumir responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos.


Banco de Sangue
Executar o processamento de sangue e suas sorologia;

Realizar exames pré e pós transfusionais;

Assumir chefias técnicas, assessorias e direção de unidades;

Manusear equipamentos de auto-transfusão;

O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e / ou Hematologia.
Acupuntura
Realizar atendimento em consultório voltado à atividade e procedimentos de Acupuntura;

Aplicar o diagnóstico energético (complementar ao diagnóstico clínico nosológico);

Aplicar procedimentos técnicos para promoção do equilíbrio energético - orgânico;

Exercer atividades ligadas à docência e pesquisa.


Imagenologia
Atuar em Tomografia computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT), ultra-sonografia (USG) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos. No que se refere à Tomografia Computadorizada e à Ressonância Magnética, as áreas mais significativas são:
Operação de equipamentos;

Desenvolvimento de protocolos de estudo e examinação;

Desenvolvimento de novas técnicas

Coordenação de grupos de colaboradores, administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores.
Atuar em exame de ultra-sonografia. Por ser um exame praticamente médico dependente (o laudo será elaborado pelo executante do exame) tem poucos Biomédicos atuando neste seguimento quando comparado a TC e RM;
Atuar no campo da Informática Médica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas. Os sistemas HIS (Hospital Information System), RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving in Communication System) estão sendo implantados nos centros de diagnósticos e necessitam de profissionais Biomédicos para atuar neste seguimento.


Coleta de materiais
Realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Excetuam-se as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação.
** No exercício das atribuições acima indicadas, poderá o Biomédico assumir a responsabilidade técnica, quer de Laboratórios, quer de indústrias, firmando os respectivos laudos ou pareceres.
** Para a realização dessas atividades o biomédico deverá ter o reconhecimento de habilitação na área específica.
** Para o exercício de quaisquer das atividades referidas, torna-se indispensável a prévia inscrição do Biomédico neste Conselho.

Enfermagem

Campo de atuação
Serviços de Saúde Pública e Comunitária, em Unidades de Saúde da Família – USF – como membro atuante da equipe dos Programas de Saúde da Família – PSF – que envolve o indivíduo em seu processo do ciclo vital compreendendo a manutenção da saúde através de medidas preventivas.
Instituições hospitalares gerais e especializadas, desenvolvendo a assistência e assegurando a prevenção das complicações e seqüelas, bem como a recuperação do indivíduo em sua integralidade.
Ambulatórios das Secretarias da Saúde de Estados, Municípios e da rede privada.
Instituições de ensino de Enfermagem, formando auxiliares e técnicos de Enfermagem, e Instituições de Ensino Superior – IES, assegurando o processo de formação do bacharel em Enfermagem.
Centros de convivência, assegurando a saúde da criança, do adolescente e do idoso.
Departamentos médicos e de Enfermagem de empresas em geral, assegurando a saúde do trabalhador.
Organizações não-governamentais, desenvolvendo o trabalho de Enfermagem na assistência individual e coletiva das populações.
Serviços de atendimento domiciliar, “Home care”, garantindo cuidados de enfermagem na atenção à saúde da família.
Clínicas de Enfermagem, desenvolvendo atividades de assistência à saúde, consultoria, assessoria e auditoria de Enfermagem.
Casas de parto: na atenção à saúde da mulher e obstetrícia.
Serviços de atendimento pré-hospitalar, Unidade de Terapia Intensiva – UTI, terapia complementar (alternativa), enfermagem geriátrica e oncológica.
Serviços de Atendimento Móvel de Urgência.
Institutos de Tecnologia e Pesquisa: Atividade científica de Enfermagem - elaboração, acompanhamento e realização de projetos, que vão direcionar a qualidade da prática profissional e a qualidade de vida da população

1 de mar. de 2011

Antes dos exercícios, carboidratos.

O consumo de carboidratos antes da atividade física é fundamental para manter os níveis adequados de glicogênio muscular e hepático (relacionado ao fígado), preservando o rendimento do praticante durante e após a atividade.

Ouço muitos frequentadores de academia, inclusive praticantes de corrida, dizerem que o consumo de ovo cru, após acordar e antes dos exercícios físicos, é suficiente para ter energia e resistência durante horas de treino. É um erro fatal para quem pensa dessa forma. O ovo é formado predominantemente de proteínas e contém pouco carboidrato.

Quem não se recorda, o glicogênio é um carboidrato complexo formado por inúmeras unidades de glicose, unidas entre si, considerada o combustível preferencial do nosso corpo. Falo para os alunos do ensino médio que a glicose é comparável à gasolina do automóvel: é queimada para fornecer energia ao motor para o movimento do veículo; no caso dos seres vivos, a glicose é queimada através da nossa respiração, e a energia é liberada. Por isso, sentimos aquela sensação de bem-estar após uma longa caminhada, devido a essa energia produzida em nosso interior.

A massa muscular de um adulto armazena em média 450g de carboidrato e o fígado, em média, 70g.

A glicose que chega às células via corrente sanguínea vem desse estoque de glicogênio muscular e hepático.

Por isso os atletas, tanto amadores quanto os profissionais, devem incluir no cardápio frutas, legumes, verduras e cereias, não esquecendo também de ingerir quantidades adequadas de água.

Estudo indica que telefone celular altera atividade cerebral


Um estudo americano sugere que o uso de telefones celulares por um período prolongado pode afetar o funcionamento de nossos cérebros, ainda que não haja conclusões sobre os efeitos disso na saúde.

Os cientistas dos Centros Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) notaram que, após 50 minutos de conversa no celular, havia 7% mais consumo de açúcar no cérebro nas regiões próximas à antena do aparelho. A presença de glicose é um sinal de aumento na atividade cerebral.

A pesquisa, feita com 47 pessoas e publicada no periódico Journal of the American Medical Association, é uma das primeiras a investigar os efeitos fisiológicos do celular ao observar os efeitos de seus campos magnéticos.

Os participantes do estudo ficaram com dois celulares colados a seus ouvidos, um desligado e um ligado (mas sem volume, para que eles não notassem a diferença entre cada aparelho). Durante 50 minutos, os pesquisadores monitoraram, com um scanner, a diferença nos níveis de glicose e observaram que, no lado do cérebro próximo ao telefone ligado, a presença de açúcar era maior.

Saúde

Mas o estudo não oferece nenhuma conclusão sobre possíveis riscos para a saúde contidos no uso do celular. “Esses resultados não provam potenciais efeitos cancerígenos (do celular) ou a ausência deles”, diz a pesquisa.

Um amplo estudo de 2006 sobre o mesmo tema, com 42 mil usuários de celulares na Dinamarca, tampouco obtivera evidências de relações entre o uso do celular e a incidência de câncer.

Para o professor Patrick Haggard, do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade College London, o estudo americano traz conclusões interessantes, mas lembra que “flutuações muito maiores nas taxas metabólicas do cérebro ocorrem naturalmente, por exemplo enquanto bebemos”.

“No entanto, se próximos estudos confirmarem que o sinal do celular tem um efeito direto no metabolismo, daí será importante investigar se esses efeitos terão implicações na nossa saúde”, agregou Haggard.

“Não podemos determinar a relevância clínica do estudo, mas nossos resultados mostram que o cérebro humano é sensível aos efeitos dos campos magnéticos em exposições (prolongadas)”, disse ao site especializado MedPage Today Gene-Jack Wang, um dos responsáveis pela pesquisa americana.

Mas Wang adverte que “mais estudos são necessários para avaliar se os efeitos que observamos podem ter consequências potenciais de longo prazo”.

Estudo associa sonambulismo a cromossomo defeituoso


Cientistas dizem ter descoberto o código genético responsável pelo sonambulismo.

Os pesquisadores, da Washington University School of Medicine, em St. Louis, Missouri, Estados Unidos, estudaram quatro gerações de uma família de sonâmbulos e encontraram uma mutação em uma seção do cromossomo 20.

Em artigo publicado na revista Neurology, eles afirmam que para sofrer de sonambulismo, basta que a pessoa carregue uma cópia do DNA defeituoso.

A equipe disse esperar que a descoberta abra caminho para tratamentos para a condição, que afeta até 10% das crianças e um em cada 50 adultos.

Na maioria dos casos, o sonambulismo é uma condição benigna, que passa com a idade.

Em muitos casos, crianças sonâmbulas se levantam da cama em estado de transe e saem caminhando pela casa.

Mas casos mais extremos podem ser problemáticos e até perigosos, particularmente quando a condição persiste até a idade adulta.

Estresse

Sonâmbulos podem fazer ações complexas, como encontrar a chave do carro, destrancar portas e dirigir.

Há casos graves, de sonâmbulos que cometeram crimes durante um surto.

Apesar disso, sabe-se pouco sobre o fenômeno.

O sonambulismo tende a se propagar em famílias, de uma geração para outra. Algumas pessoas são particularmente suscetíveis.

E fatores como cansaço e estresse podem desencadear surtos.

Os surtos tendem a acontecer cedo, assim que a pessoa adormece, no estágio de sono profundo e sem sonhos, conhecido como Non Rapid Eye Movement, (ou NREM, quando não há movimentos rápidos do olho).

Pela manhã, a pessoa não terá qualquer lembrança do surto.

Família de sonâmbulos

Em seu estudo, a cientista Christina Gurnett e seus colegas da Washington University School of Medicine observaram uma grande família de sonâmbulos.

A família tinha sido referida aos especialistas porque um dos seus membros mais jovens, uma menina chamada Hannah, de 12 anos, tinha vivenciado surtos preocupantes de sonambulismo, em que ela regularmente saía de casa e vagava noite adentro.

Em quatro gerações da família, dos bisavós até os netos, nove membros de um total de 22 eram sonâmbulos.

Um dos integrantes da família, um tio de Hannah, frequentemente acorda com oito pares de meias nos pés.

Outros parentes da menina sofreram ferimentos como, por exemplo, fraturas nos dedos dos pés, durante surtos.

A partir de amostras de saliva do grupo, os pesquisadores analisaram o DNA da família para entender a raiz genética da condição.

Uma busca em todo o genoma revelou que o problema estava localizado em códigos genéticos presentes no cromossomo 20, e que o código tinha sido passado de uma geração para outra.

Se uma pessoa possui o gene, a probabilidade de que ela o passe adiante é de 50%.

E qualquer indivíduo que possua a cópia defeituosa do gene sofrerá de sonambulismo - os pesquisadores concluíram.

Embora ainda não tenham identificado exatamente o gene ou genes envolvidos - há 28 suspeitos - os cientistas dizem suspeitar de que o responsável seja o gene responsável pela enzima conhecida como adenosina deaminase.

Esse gene já é conhecido por sua associação à fase do sono em que ocorre o sonambulismo.

"É provável que vários genes estejam envolvidos. O que descobrimos é o primeiro local genético para o sonambulismo", disse Gurnett.

Ela explica que ainda não se sabe qual dos genes naquela área do cromossomo 20 serão responsáveis.

"Até que encontremos o gene, não saberemos se isto se aplica a várias famílias ou a um grande número de famílias que sofrem de sonambulismo".

"Mas encontrar esses genes pode ajudar a identificar e tratar a condição".

Zinco pode ser usado para tratar refriados, diz estudo


Tomar zinco em forma de xarope ou comprimidos pode diminuir a gravidade e a duração dos resfriados comuns, afirma um estudo científico.

Um estudo publicado no site Cochrane Reviews afirma que a administração de zinco até um dia depois do início dos sintomas do resfriado acelera a recuperação.

A substância também pode ajudar na prevenção dos resfriados, afirmam os autores do estudo, que inclui informações de 15 testes feitos com 1.360 pessoas.

Os autores do estudo afirmam que o zinco pode encobrir os vírus do resfriado e impedi-los de entrar no organismo por meio da mucosa do nariz.

O zinco também aparentemente impede o vírus de se duplicar, pelo menos nos testes de laboratório, além de auxiliar o sistema imunológico e reduzir as reações desagradáveis do corpo à infecção.

Em um período de sete dias, a maioria dos pacientes que tomaram zinco a cada duas horas ficaram livres dos sintomas, se comparados com aqueles que tomaram placebos.

Já as crianças que tomaram 15 mg de zinco em forma de xarope ou comprimidos por cinco meses ou mais pegaram menos resfriados e ficaram menos tempo fora da escola.

No entanto, os 15 testes realizados no estudo usaram diferentes dosagens e períodos de medicação, impossibilitando um consenso sobre o uso do zinco contra resfriados.

Além disto, o artigo afirma que o zinco não pode ser usado no longo prazo, devido ao risco de intoxicação. Grandes quantidades da substancia podem causar náusea, vômitos, dores abdominais e diarreia.

Durante os testes, as pessoas que usaram zinco tiveram mais efeitos colaterais, tais como um gosto desagradável ou náuseas, do que o grupo que tomou placebo.

Os especialistas afirmam que é necessário pesquisar mais para determinar a dose exata requerida no tratamento.

Dúvidas

O coordenador da pesquisa, Meenu Singh, do Instituto de Pós-Graduação em Educação Médica e Pesquisa de Chandigarh, na Índia, afirma que o trabalho reforça as indicações de que o zinco pode tratar a gripe, mas diz que ainda é difícil fazer recomendações gerais sobre o caso.

Já o professor Ronald Eccles, diretor do Centro de Combate a Resfriados da Universidade de Cardiff, se diz ainda em dúvida sobre os benefícios do zinco como tratamento para o resfriado. Ele disse à BBC que a toxicidade da substância ainda é uma grande preocupação nestes casos.

Estima-se que adultos peguem de dois a quatro resfriados por ano, enquanto crianças podem pegar até dez. Os vírus responsáveis pela doença são tão comuns que não há muito a se fazer para combater a infecção.

Os vírus do resfriado podem ser contraídos não somente por meio da tosse e dos espirros de outras pessoas, mas também ao tocar superfícies contaminadas, como maçanetas. Ainda não existe um tratamento comprovado contra a doença.

20 de fev. de 2011

Primeiro colocado no Vestibular da UFRN é eliminado


Aprovado em primeiro lugar no Curso de Medicina, após prestar o Vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utilizando o Argumento de Inclusão, o estudante Antônio Gomes da Silva Filho foi desclassificado por fraude. Embora tenha cursado o ensino fundamental e médio na rede privada (Colégio Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha), o estudante – que já era aluno da UFRN no Curso de Odontologia – apresentou à Comissão Permanente de Vestibular um certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio por meio de exames supletivos na rede pública (EJA), para se beneficiar do Argumento de Inclusão.O mesmo aconteceu com o aluno do Curso de Ciências e Tecnologia, Pedro Hugo Alves Fontes, que também apresentou documentação de sua condição de aluno da rede pública (supletivo) para se beneficiar do Argumento de Inclusão para o Curso de Medicina. Este aluno, no entanto, não ficou entre os 100 classificados (número de vagas oferecidas pela UFRN).Denunciada a fraude à UFRN ainda em janeiro, foi aberto processo de sindicância, que constatou os fatos. O aluno Antônio Gomes da Silva Filho perdeu o cadastro e a matrícula no Curso de Medicina e ainda vai ter que responder a processo administrativo disciplinar no seu curso de Odontologia. O aluno de Ciências e Tecnologia, Pedro Hugo Alves Fontes, responderá apenas a processo administrativo disciplinar, já que sua classificação (402ª) não lhe permitiu matricular-se no Curso de Medicina. A UFRN também enviará o processo para o Ministério Público, que fará a investigação criminal.Essas informações foram prestadas pela vice-reitora, Ângela Paiva Cruz, em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, 18 de fevereiro, que informou sobre mais quatro processos que estão sendo investigados, na mesma condição.

Algumas dicas para a Escolha Profissional (Orientação Vocacional)

Início de ano letivo, para muitos o ano que vai conduzir ao(s) primeiro(s) vestibular(es). Hora de se dedicar aos estudos para enfrentá-lo, porém há uma pergunta, que apesar de ter imensa importância, pode não ter sido respondida:
Que curso eu vou fazer?
Uma questão dessas a esta altura do campeonato pode parecer bobagem, mas muita gente (e talvez você também) começa a se preparar para o vestibular sem saber em qual curso vai disputar uma vaga. Há ainda quem chegue ao dia da inscrição sem ter certeza do que vai querer fazer!!! Como penso que estudar já tendo um objetivo claro na cabeça seria muito mais motivante vou tentar sugerir algumas dicas para ajudar na escolha profissional.
Dicas para fazer uma escolha profissional:
Antecipo que uma fórmula para fazer a escolha certa não existe. Também é bom ter em mente que também não será o fim do mundo se, no futuro, você estiver num curso que não é o que esperava e optar por tentar outro. Mas é justamente para tentarevitar essa frustração que as seguintes dicas devem ajudar.
Tentar conhecer melhor a si mesmo:
Você já deve ter alguma idéia das áreas que tem maior afinidade e interesse. Com esse passo você pode separar o que gosta de fazer como lazer e ter noção da área que poderia encarar como profissão.
- Artes
- Ciências (Biológicas, Exatas, Humanas, Rurais, Saúde, Sociais)
- Comunicação
- Educação
- Engenharias
- Tecnologia
Conversar com profissionais e estudantes da área pretendida:
É muito importante conhecer como é o dia-a-dia da profissão que você pretende seguir. Assim você poderá ver o que há por trás das impressões que determinada função dá às pessoas que observam de fora (que às vezes podem ser muito diferentes do que acontece realmente). Além de conhecer os pontos positicos e negativos do ramo.
Também é de grande importância conversar com pessoas que estão cursando o curso que você pretende fazer (de preferência na mesma universidade que você escolheu). Saber que características são imprescindíveis para a sua área (Gostar de Ler, Gostar de Cálculos, por exemplo).
Seria interessante conversar com mais de um profissional e um estudante, assim não se corre o risco de ser influenciado negativamente por alguém que fez uma escolha frustrada.
Dicas para encontrar esse pessoal:
- Sites de Relacionamento (orkut, por ex.): sempre há comunidades para determinado curso, de determinada profissão. No caso de alunos é bastante comum uma comunidade para cada curso da maioria das universidades. Achando uma é só abrir um tópico e caprichar nas perguntas ; )
- Feiras de Profissões: são eventos criados justamente para este fim. Se tiver como ir a uma aproveite!
- Sites: procure o site da universidade. Nela provavelmente haverá uma página específica para o curso. Tente pegar o e-mail de algum aluno ou da cordenadoria do curso e peça informações, isso provavelmente lhe renderá dicas valiosas.

As Profissões Mais Bem Pagas


O quadro econômico mundial atual fez com que muitas pessoas repensassem suas carreiras. Até os vestibulandos estão considerando abandonar a profissão dos sonhos para tentar ingressar nas carreiras com melhores salários. As profissões mais bem pagas tem atraído cada vez mais interessados.É o caso da estudante Cintia Prado que decidiu trocar a carreira de fisioterapeuta para se tornar médica. “Minha mãe sempre quis que eu fizesse medicina, mas apesar de me interessar pela profissão sempre quis ser fisioterapeuta, mas ouvi dizer que o mercado de “fisio” está saturado e não quero me formar apenas para pendurar o diploma na parede.”É fato que as carreiras mais bem pagas sempre foram um grande atrativo, mas houve um tempo em que o medico queria ser medico apenas pelo amor a medicina e não pelo salário. Hoje este quadro mudou, o salário se tornou um dos principais fatores na hora da escolha da profissão.De fato, a faixa salarial é um fator importante a ser levado em conta na hora da escolha da carreira. O estudante, que geralmente passa todo o período de faculdade morando com os pais, precisa levar em conta que ao acabar uma faculdade provavelmente vai querer sair de casa, casar, formar família e certamente sustentar seu novo modo de vida.Nem sempre as profissões mais bem pagas não dão ao estudante a certeza de um alto salário, muito menos de felicidade, por isso é necessário levar em conta outros fatores como satisfação pessoal, interesse pela carreira e possibilidade de contribuição com a sociedade na hora da escolha. Veja abaixo a lista: (ordem: Profissão mais bem paga)
AnestesistaCirurgiao PlasticoDiretor FinanceiroDiretor de MarketingEngenheiro de SoftwareAdministradorAdvogadoCirugiões (outros)Analista de Sistemas e ProgramadorOdontologista
Carreiras com os melhores salários (fonte: FGV)
Medicina Salário médio: R$ 8.977,07 - mestre ou doutor R$ 6.705,82 - graduadoAdministração Salário médio: R$ 8.112,20 - mestre ou doutor R$ 4.006,61 - graduadoDireito Salário médio: R$ 7.490,19 - mestre ou doutor R$ 4.649,63 - graduadoCiências econômicas e contábeis Salário médio: R$ 7.085,24 - mestre ou doutor R$ 4.644,67 - graduadoEngenharia Salário médio: R$ 6.938,39 - mestre ou doutor R$ 4.931,61 - graduadoEngenharia mecânica Salário médio: R$ 5.576,49Engenharia civil Salário médio: R$ 5.476,85Geologia Salário médio: R$ 5.285,77Engenharia elétrica e eletrônica Salário médio: R$5.231,07Militar Salário médio: R$ 5.039,14Ciências agrárias Salário médio: R$ 5.028,37Ciências biológicas e da saúde Salário médio: R$ 4.947,44Engenharia química e industrial Salário médio: R$ 4.844,92Ciências humanas e sociais Salário médio: R$ 4.677,14Agronomia Salário médio: R$ 4.356,56Propaganda e marketing Salário médio: R$ 4.199,05Odontologia Salário médio: R$ 4.075,63Letras e artes Salário médio: R$ 3.864,82Estatística Salário médio: R$ 3.846,21Arquitetura e Urbanismo Salário médio: R$ 3.835,08Medicina Veterinária Salário médio: R$ 3.758,94Física Salário médio: R$ 3.516,52Química Salário médio: R$ 3.516,52Comunicação Social Salário médio: R$ 3.435,09Farmácia Salário médio: R$ 3.381,98Ciências da Computação Salário médio: R$ 3.325,40Outros de Ciências Agrárias Salário médio: R$ 3.278,04Pedagogia Salário médio: R$ 3.219,14Ciências contábeis e atuariais Salário médio: R$ 3.105,60Outros de ciências humanas e sociais Salário médio: R$ 3.099,10

12 boas dicas para ajudar na escolha da profissão


Como escolher a profissão certa? Especialistas mostram como os vestibulandos devem agir na hora de escolher a futura profissão
Foto: Maurício Melo
Procurar um orientador vocacional pode ajudar o estudante a tomar a decisão correta
Vestibular, carreira, profissão, sonho, vocação, metas, aptidão, futuro, realização pessoal... na mente do jovem vestibulando, essas palavras transitam em ritmo frenético, consequência da infalível pergunta que todos fazem ao final do Ensino Médio: que profissão escolher?É raro um estudante que passa ileso por esse questionamento. Em geral, ansiedade, angústias e incertezas marcam o período, o que, na visão de especialistas, nem sempre é prejudicial. "Uma dose de ansiedade pode ser benéfica, uma vez que leva o aluno a se dedicar mais inteiramente ao processo de escolha. Não a ansiedade que paralisa, mas a que mobiliza para a vida", esclarece Alessandra Suplicy Conway, psicóloga em Santos-SP e membro da direção da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais).Na maioria dos casos, esses sentimentos estão presentes porque os jovens pensam que estão fazendo uma escolha para a vida. "E este é um pensamento equivocado", acredita Andréa Godinho de Carvalho Lauro, orientadora vocacional do Colégio Vértice, em São Paulo. "É, sim, uma escolha muito importante, mas não é para toda a vida, porque muita coisa pode mudar pelo caminho", explica. Segundo a orientadora, os jovens não percebem (e, geralmente, por falta de maturidade) que este é só o começo de uma longa carreira que se inicia. "Escolher a profissão não significa definir toda a sua carreira", conclui.Não há como prever todo o futuro só com a escolha da profissão. Regina Sonia Gattás do Nascimento, psicóloga e supervisora de orientação vocacional da clínica da PUC, em São Paulo, concorda: "A profissão é um dos componentes do seu projeto de vida, mas é preciso ter em mente que o mercado muda, as pessoas mudam. É preciso estar preparado para, muitas vezes, ter de ajustar o caminho".O que o jovem vestibulando deve fazer para tomar a decisão mais acertada? Como encontrar a profissão que mais combine com o seu perfil? "Fundamentando sua escolha em muita informação", responde a orientadora Andréa Godinho. "O vestibulando precisa fazer uma busca rigorosa de informação, tanto sobre si próprio, quanto sobre as muitas carreiras existentes, o mercado de trabalho e as muitas frentes em que ele pode atuar".O jovem tem de ter papel ativo na escolha da profissão. "Precisa buscar informações em diferentes fontes: na escola, na família, na universidade que pretende cursar e com profissionais experientes", recomenda a especialista Alessandra Conway. Investir no autoconhecimento é uma boa saída. "Conhecer-se é essencial para tentar se colocar de formar mais inteira na carreira", diz Regina Nascimento.
Leia também:Novas técnicas de orientação vocacional
E faça o teste:Dúvidas com a escolha da profissão? Responda ao teste elaborado com a consultoria do psicólogo Paulo Camargo, especializado em orientação vocacional, e descubra sua área de maior interesseOutras dicas foram levantadas pelo Educar para Crescer com o intuito de ajudar o jovem vestibulando a fazer boas escolhas profissionais. Para ler, clique nos links abaixo:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Identificar a área de interesse na escola
2. Conhecer-se com profundidade
3. Informar-se!
4. Conversar com a família
5. Procurar profissionais do mercado
6. Visitar universidades
7. Diferenciar profissão e carreira
8. Projetar-se no futuro
9. Evitar idealizações
10. Identificar seus pontos fortes e fracos
11. Procurar um orientador vocacional
12. Escolher com calma
EDUCAR PARA CRESCER

O que são cursos superiores de curta duração?

Cursos superiores de curta duração economizam tempo e dinheiro, e formam profissionais diferenciados – muito procurados no mercadoHouve um tempo em que nada poderia ser mais promissor para entrar no mercado de trabalho, em qualquer profissão, que um diploma de bacharelado ou licenciatura. Hoje, as condições desse mercado são bem mais complexas e, dependendo do tipo de atividade que se vai desenvolver, pode ser mais interessante buscar caminhos acadêmicos alternativos.Os cursos superiores de curta duração são uma dessas opções. Por sinal, em alta, pois a cada dia ganham mais adeptos não só no Brasil, mas também na Europa e nos Estados Unidos, onde a procura por eles já é praticamente a mesma verificada em relação ao bacharelado e à licenciatura.O motivo do sucesso é simples: esses cursos são formatados para durar menos tempo – dois a três anos – e ter foco total nas necessidades do mercado de trabalho. Por isso, são invariavelmente voltados para a prática da profissão.Para quem são indicadosEsses cursos são uma opção sob medida, por exemplo, para quem já está no mercado de trabalho e necessita aprofundar conhecimentos ou adquirir o diploma superior na área em que atua para poder crescer na carreira.Mas não são apenas pessoas com esse perfil que têm se interessado. Hoje muitos jovens que acabaram de concluir o ensino médio pensam nos cursos superiores de curta duração – os tecnólogos ou os seqüenciais - como opção de formação superior.Não só para economizar tempo, mas para dedicar-se ao estudo de algo que o mercado está visivelmente necessitado. Isso porque as instituições que oferecem seqüenciais e tecnólogos estão constantemente mapeando demandas novas e específicas nas diversas áreas para atender a essas necessidades de formação, muitas vezes distintas daquelas oferecidas nas graduações tradicionais.“Com isso abre-se um horizonte para que surjam estudantes de diversas faixas etárias, um sistema de educação continuada e de qualificação voltado também para aqueles indivíduos que já possuem um saber prático no mundo do trabalho, mas carecem de uma formação acadêmica”, opina Rubens Martins, coordenador do Departamento de Supervisão da Educação Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu).

Jornalismo - Ainda vale a pena?


Além de lidar com a ansiedade que antecede os vestibulares, estudantes que querem ser jornalistas enfrentam outro fator de apreensão: o fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) este mês, a mudança provoca uma dúvida: vale a pena fazer o curso?“Pensei em desistir, mas resolvi que quero mesmo o curso”, diz Jessica Sumie, de 17 anos. “Apesar de o mercado já estar saturado e ficar mais ainda agora, acho que as empresas continuarão a valorizar profissionais graduados.”A decisão do STF fez Luccianna Souza, de 20, mudar os planos. “Queria fazer Jornalismo e depois História como segundo curso ou pós-graduação. Agora, inverti. Quero trabalhar como jornalista, mas acho que posso conseguir isso com graduação em História.”A mudança deixou em dúvida Maria Esther Fonseca, de 18. “Gosto de Jornalismo, mas acho que vou tentar Direito ou Relações Internacionais. Cursar quatro anos para receber um diploma não exigido... Tem que gostar demais, né?”Naira Juliane, de 17, também ficou indecisa, mas manteve a opção. “Fiz Engenharia Química por 15 dias e larguei, não era o que queria. Acho que vou me realizar na profissão, mas quero investir em idiomas e pós, só faculdade não basta.”A vocação é o que motiva Pedro Tronchin, de 18, a prestar Jornalismo pela segunda vez. “Mesmo se já fosse graduado em outra área ia querer o curso, que vai me dar uma visão mais crítica da profissão.”Em dúvida entre Psicologia, Odontologia e Jornalismo,Ariane Venzon, de 18, se surpreendeu com o fim da exigência – aliás, só soube disso durante a entrevista. “Isso muda tudo! É mais difícil provar ser um bom profissional sem o diploma na mão.”FormaçãoSegundo o Censo da Educação Superior de 2007, há 546 cursos de Jornalismo no País, com 113 mil vagas. A revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso está sendo discutida desde fevereiro por uma comissão que deve entregar as propostas ao Ministério da Educação até agosto.“O diploma não foi abolido, só não será mais obrigatório. Continuaremos com as diretrizes, que visam a definir critérios de qualidade”, diz o ex-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP, José Marques de Melo, que preside a comissão. “Nos Estados Unidos o diploma não é exigido e há quase mil escolas de Jornalismo. O ensino na área vem sendo valorizado no mundo inteiro, e a grande maioria dos profissionais é recrutada nas faculdades.”

Fonte:prévestibularonline

Lista 3 - Genética

Queridos alunos, treinem seus conhecimentos em Genética.

Bons estudos!

Katia Queiroz


1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes é:

a) Dd x dd
b) DD x dd
c) Dd x Dd
d) DD x Dd
e) DD x DD

2) Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:

a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc
b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc
c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC
d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc
e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc

3) De um cruzamento de boninas, obteve-se uma linhagem constituída de 50 % de indivíduos com flores róseas e 50 % com flores vermelhas. Qual a provável fórmula genética dos parentais?

a) VV x BB
b) VB x VB
c) VB x VV
d) VB x BB
e) BB x BB

4) (PUCSP-83) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozóides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?

a) 1/2
b) 1/4
e) 1
c) 1/8
d) 1/3
e) 1

5) (UFC-CE-83) Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de:

a) 25%
b) 50%
c) 0%
d) 100%
e) 75%

6) (FEEQ-CE-79) O heredograma representado abaixo refere-se a uma família com casos de albinismo (anomalia que se caracteriza por total ausência do pigmento melanina na pele).

Baseando-se na genealogia, podemos afirmar:
a) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos homozigotos.
b) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos heterozigotos.
c) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos de números 2 e 6 ( no gráfico ) heterozigotos.
d) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos normais todos heterozigotos.
e) O albinismo é um caráter dominante porque o indivíduo de número 4 é albino e filho de pais normais.

7) (UFPR-83) Um retrocruzamento sempre significa:

a) cruzamento entre dois heterozigotos obtidos em F1.
b) cruzamento entre um heterozigoto obtido em F1 e o indivíduo dominante da geração P.
c) cruzamento de qualquer indivíduo de F2 com qualquer indivíduo de F1.
d) cruzamento entre um heterozigoto de F1 e o indivíduo recessivo da geração P.
e) cruzamento de dois indivíduos de F2.

8) Podemos dizer que o fenótipo de um indivíduo é dado por suas características:

a) unicamente morfológicas.
b) morfológicas e fisiológicas apenas.
c) estruturais, funcionais e comportamentais.
d) herdáveis e não herdáveis.
e) hereditárias

9) (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?

a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos
b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos
c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos
d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos
e) apenas amarelos

10) A 1ª lei de Mendel considera que:

a) os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose.
b) na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.
c) os gametas são puros, ou seja, apresentam apenas um componente de cada par de fatores considerado.
d) o gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.
e) a determinação do sexo se dá no momento da fecundação.

11) Um homem de aspecto exterior normal, casado com uma mulher normal, tem 11 filhos, todos normais. O seu irmão gêmeo, univitelino, tem 6 filhos normais e dois albinos. Qual o genótipo dos dois irmãos e das duas mulheres?

a) irmãos (Aa), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
b) irmãos (AA e Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (Aa ou aa)
c) irmãos (AA), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
d) irmãos (AA), 1ª mulher (AA ou Aa) e 2ª mulher (Aa)
e) irmãos (Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (AA)

12) Quando o heterozigoto apresenta um fenótipo intermediário entre os dois homozigotos, dizemos que houve:

a) mutação reversa
b) não-dominância ou co-dominância
c) recessividade
d) dominância
e) polialelia

13) Identifique entre as características mencionadas abaixo aquela que não é hereditária.

a) cor dos cabelos.
b) conformação dos olhos, nariz e boca.
c) cor dos olhos.
d) deformidade física acidental.
e) hemofilia.

14) (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:

a) Há fatores definidos (mais tarde chamados genes) que determinam as características hereditárias.
b) Uma planta possui dois alelos para cada caráter os quais podem ser iguais ou diferentes.
c) Os alelos se distribuem nos gametas sem se modificarem e com igual probabilidade.
d) Na fecundação, a união dos gametas se dá ao acaso, podendo-se prever as proporções dos vários tipos de descendentes.
e) Os fatores (genes) responsáveis pela herança dos caracteres estão localizados no interior do núcleo, em estruturas chamadas cromossomos.

15) O albinismo, a ausência total de pigmento é devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que você lhes diria se ( a ) embora ambos tenham pigmentação normal, cada um tem um genitor albino; ( b ) o homem é um albino, a mulher é normal mas o pai dela é albino; ( c ) o homem é albino e na família da mulher não há albinos por muitas gerações. As respostas para estas três questões, na seqüência em que foram pedidas, são:

a) 50%; 50%; 100%
b) 25%; 50%; 0%
c) 100%; 50%; 0%
d) 0%; 25%; 100%
"Caminho não se abre, abre-se caminho caminhando"

19 de fev. de 2011

Conceitos gerais em Genética


Conceitos básicos em Genética
GENE = Fragmento de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína.
DNA = Ac nucléico formado por 2 fitas de nucleotídeos unidas por pontes de hidrogênio.
CROMOSSOMO= estrutura nuclear formada pela molécula de DNA mais proteínas (histonas) de forma espiralizada, contendo uma sucessão linear de genes e só podendo ser vista durante a divisão celular.
LOCUS GÊNICO = local do cromossomo ocupado por um gene.
CÉLULAS HAPLÓIDES OU GAMETAS = são as células QUE SOFRERAM MEIOSE E POSSUEM APENAS METADE DA GARGA GENÉTICA DO INDIVÍDUO, responsáveis pela formação dos gametas.
CÉLULAS SOMÁTICAS = todas as células corporais ( 2N) que possuem o cariótipo completo.
CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS = são cromossomos que apresentam o mesmo tamanho, mesma posição do centrômero e a mesma seqüência gênica (Um de origem materna e outro, paterna).
GENES ALELOS: são genes situados no mesmo lócus de cromos homólogos, responsáveis pela determinação de um mesmo caráter.
LINHAGEM: conjunto de indivíduos que descendem de um ancestral comum.
LINHAGEM PURA: quando os indivíduos apresentam os caracteres em homozigose.
HOMOZIGOTO: genes alelos iguais, dominantes ou recessivos "AA ou aa".
HETEROZIGOTOS: genes alelos diferentes Aa, VB.
PERISTASE: é a manifestação de um caráter diferente daquele que havia sido programado pelo genótipo.
GERAÇÃO PARENTAL: primeiros indivíduos cruzados de uma prole em estudo.
GERAÇÃO F1: os primeiros descendentes da geração parental.
GERAÇÃO F2: resultado da autofecundação da geração F1.
RETROCRUZAMENTO: é o cruzamento entre um indivíduo de F1 x P.
CRUZAMENTO TESTE: cruzamento entre o indivíduo de F1 x P (recessivo)
GENEALOGIAS OU HEREDOGRAMAS As genealogias são representações, por meio de símbolos convencionados, dos indivíduos de uma família, de maneira a indicar o sexo, a ordem do nascimento, o grau de parentesco etc.
Abaixo temos a legenda dos símbolos mais utilizados na construção de heredogramas.
FENÓTIPO: é o resultado da interação do genótipo + influência do meio ambiente.

Primeira Lei de Mendel






Mendel conclui que os fatores (genes) seriam transmitidos aos descendentes através dos gametas. Entretanto, esses “fatores” separar-se-iam durante processo de formação dos gametas de forma que cada gameta herdaria apenas um “fator” de cada par.
Nome da Lei: Lei da pureza dos gametas, Lei da Segregação dos fatores ou monoibridismo.
Enunciado
“Cada caráter é condicionado por 2 fatores, que se separam na formação dos gametas, passando apenas um fator por gameta”.
Por que Mendel escolheu plantas de ervilha para as suas pesquisas?
a) trata-se de uma planta de fácil cultivo em canteiros;
b) apresenta uma série de características bem contrastantes e de fácil observação;
c) são plantas de ciclo vital curto e produzem um grande número de sementes (descendentes) por exemplar. Desse modo, foi possível estudar várias gerações de plantas em um tempo relativamente curto;
d) as flores de ervilhas reproduzem-se predominantemente por autofecundação, pois são monóclinas (bissexuais), e seus órgãos reprodutores encontram-se protegidos no interior das pétalas. Portanto, as linhagens encontradas na natureza são puras.
Observação: A manifestação rugosa não apareceu em nenhum indivíduo de F1, mas reapareceu na progênie de F2, quando descendiam apenas de sementes lisas.
Mendel concluiu que:
Cada planta transmite, através de seus gametas, apenas um fator (gene) ao descendente. Em F1, todos os indivíduos eram de sementes lisas, sendo filhos de plantas puras de sementes lisas e de plantas puras de sementes rugosas. Mendel denominou a característica lisa de dominante e a característica rugosa de recessiva, pois esta não se manifestou em F1. No entanto, a característica rugosa voltou a se manifestar em F2. Mendel concluiu, portanto, que todos os indivíduos de
F1 eram híbridos de constituição Rr. Se cada indivíduo produz gametas R e r, os gametas podem combinar-se como mostra a descendência.
Os descendentes, na geração F2, serão:
1/4 ou 25% RR (lisas - puras)
F2: 2/4 ou 50% Rr (lisas - impuras)
1/4 ou 25% rr (rugosas)
Portanto:
3/4 ou 75% com sementes lisas
1/4 ou 25% com sementes rugosas
1ª Lei de Mendel
Toda característica do indivíduo apresenta, no mínimo, duas variedades, cada uma é determinada por um gene. Por exemplo: a textura do cabelo pode ser lisa ou crespa, etc. Os genes que determinam variedades diferentes do mesmo caráter são denominados alelos. Cada gene ocupa um local específico (lócus genético) no cromossomo.
Os genes alelos expressam o genótipo de um indivíduo, ou seja, sua constituição genética para uma determinada característica. O genótipo, influenciado pelas interferências do meio ambiente, expressa-se no fenótipo, que representa o somatório de todas as características observáveis em um indivíduo. Quando um determinado caráter é condicionado por alelos iguais, o indivíduo denomina-se homozigoto. Se os alelos forem diferentes, denomina-se heterozigoto. O alelo dominante é representado por uma letra maiúscula; o recessivo é representado por letra minúscula.
AA - Fenótipo dominante
Aa - Fenótipo dominante
aa - Fenótipo
HERANÇA SEM DOMINÂNCIA
Algumas flores apresentam duas ou mais colorações, como, por exemplo, vermelho e branco, o alelo para a cor vermelha é V e para a cor branca, B. Quando a planta apresenta os dois alelos V e B simultaneamente, suas flores apresentam coloração rósea. A diferença entre a dominância completa e a herança sem dominância reside no efeito fisiológico que os genes produzem nos indivíduos heterozigotos. Na dominância completa, o gene dominante, quando em dose simples, produz o mesmo efeito fenotípico como se estivesse em dose dupla.
Na herança sem dominância, os dois alelos interagem de modo que o heterozigoto apresenta um caráter fenotípico intermediário entre os apresentados pelos indivíduos parentais. Em certos casos, os descendentes heterozigotos assemelham-se mais a um dos tipos parentais que a outro, mas essa semelhança não é completa. O fenômeno é denominado, então, de dominância incompleta.
Cruzamento entre "MARAVILHAS", ilustrando um caso de Codominância
VV X BB
Gametas V e B
F1- VB- 100% Fenótipo- 100% de flores rosa












F1- VV 25% - VB- 50% - vv 25% Fenótipo- 25% de flores brancas; 50% de flores rosa e 25% de flores vermelhas.
Em F1 o fenótipo das flores é intermediário: rosa. Efetuando-se o cruzamento entre duas plantas híbridas de F1, observa-se que os fenótipos parentais reaparecem.
Em F2, a proporção fenotípica é de 1:2:1.
Fonte: www.biomania.com.br

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