Tecnologia do Blogger.

18 de fev. de 2012

Nova Ajuda para Fumantes


Uma vacina contra a nicotina se aproxima da aprovação reguladora
por Jeneen Interlandi
Martin Diebel. Getty Images

Como qualquer fumante pode dizer, parar de fumar é relativamente fácil. O difícil é evitar a recaída – a ânsia de fumar semanas ou mesmo meses após ter supostamente abandonado o hábito. O adesivo, o chiclete e todos os outros truques que fumantes usam para atravessar os primeiros meses, em geral, são inúteis diante dessa compulsão.

É por isso que uma vacina contra a nicotina, que passa por testes clínicos, deixou os funcionários da saúde pública tão animados. Como todas as vacinas a NicVAX, feita pela NABI Biopharmaceuticals, funciona estimulando o sistema imunológico do organismo a produzir anticorpos contra certo alvo: neste caso, a nicotina. Como as respostas imunológicas costumam durar a vida inteira, os fabricantes da vacina argumentam que ela pode servir como um auxílio contra o fumo a longo prazo.

Normalmente, as moléculas de nicotina são tão pequenas que conseguem evitar a detecção pelo sistema imune. São reduzidas o bastante até para passar pela barreira hematoencefálica e se prendem a receptores em células cerebrais, onde deflagram uma cascata química que leva à compulsão. A NicVAX inunda o organismo com moléculas de nicotina que foram ligadas quimicamente a grandes proteínas transportadoras, forçando o sistema imunológico a reconhecer e a organizar anticorpos contra o com­ponente do cigarro. Assim, quando as moléculas comuns de nicotina entram no sistema, esses anticorpos se prendem a elas, tornando-as grandes demais para atravessar a barreira hematoencefálica.

A vacina não funciona para todos. Um experimento anterior mostrou que 16% dos fumantes inveterados vacinados que tiveram altos níveis de anticorpos permaneceram sem fumar um ano após pararem, comparados aos 6% do grupo de placebo. Os que produziram muitos anticorpos, mas não pararam de fumar, cortaram o cigarro pela metade, passando de cerca de 20 unidades por dia para 10. 

Na “fase III” das pesquisas, cientistas recrutaram mil fumantes que consomem pelo menos 10 cigarros por dia. Os voluntários receberam 5-6 injeções no período aproximado de um mês e pediu-se que parassem de fumar após 14 semanas, quando cerca de 80% deles apresentaram altos níveis de anticorpos. (Não está claro por que 20% dos voluntários não produziram resposta alta de anticorpos à vacina.) “A ideia é garantir que quando pedirmos que parem de fumar, eles tenham as ferramentas, os anticorpos, para ajudá-los”, considera Raafat E. F. Fahim, CEO da NABI. Ele e sua equipe ainda têm de determinar por quanto tempo os pacientes devem receber as injeções.

Se os resultados da fase III de testes forem tão bons quanto o esperado, a vacina poderá chegar às prateleiras das farmácias em seguida. Enquanto isso, pesquisadores já estão trabalhando em outras vacinas contra compulsões, inclusive uma contra cocaína, que usa a mesma estratégia da NicVAX.

BBC

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes