Tecnologia do Blogger.

13 de dez. de 2010

Espécies invasoras ameaçam ecossistema no Havaí

Restauração das florestas tropicais para estado histórico nativo não é financeira ou fisicamente viável
por John Platt
Wikipedia
A hele hau ma o (Hibiscus brackenridgei), flor em perigo extinção
As isoladas ilhas havaianas têm grande abundância de biodiversidade. Entretanto, muitas de suas espécies únicas estão desaparecendo. O rápido crescimento das espécies invasoras prejudica as nativas e infelizmente muitas delas são endêmicas. Centenas de espécies de plantas havaianas, junto com dezenas de mamíferos, insetos e outras de animais, já aparecem na lista de espécies ameaçadas dos EUA.

Grande parte da paisagem do Havaí - especialmente as terras baixas próximas à agricultura e às cidades - já foi alterada pela antropização e as espécies nativas estão cada vez mais difíceis de serem observadas.

"Espécies invasoras são predominantes e parece que estamos lutando uma batalha perdida", lamenta Susan Cordell, ecóloga do Serviço Florestal dos Estados Unidos. "A restauração dessas florestas tropicais para um estado histórico nativo não é financeira ou fisicamente viável", acrescenta a pesquisadora.

As invasoras são espécies não-nativas que se dispersam muito rapidamente e entram em competição com as nativas. Nem todas não-nativas são invasoras, mas existem algumas que representam sérias ameaças para todos os tipos de plantas, insetos e animais.

Como o Havaí pode preservar a sua biodiversidade com um inimigo sempre em expansão? Uma nova ideia é tentar desenvolver "ecossistemas híbridos" - espécies nativas e não-nativas misturadas de uma forma biodiversidade nativa não seja prejudicada.

No ano passado, o Havaí lançou um programa com duração de 20 anos para pagar aos agricultores para plantar espécies nativas. Com custo de US$ 67 milhões, esse projeto irá ajudar espécies vegetais, aves, insetos, corais e outros animais.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes